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quinta-feira, 28 de abril de 2022

O Tech Center da Umicore já está acreditado pelo INMETRO para realizar ensaios de Emissões. PROCONVE L8 e P8 (EURO VI). Multinacional belga recebe selo de qualidade reconhecido internacionalmente

 

Filtro de partículas

O Tech Center da Umicore, grupo de tecnologia de materiais e reciclagem, foi acreditado recentemente na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, ou usualmente NBR 17025, recebendo a Acreditação N° CRL-1593. A certificação rege os sistemas de gestão da qualidade, operações técnicas e administrativas em laboratórios e confere reconhecimento internacional às análises realizadas.

A norma traz as especificações e requisitos gerais para procedimentos de ensaios e/ou calibrações. Para que uma empresa receba a acreditação, ela deve apresentar: implantação de um sistema de gestão da qualidade; competência técnica; rastreabilidade; avaliação de conformidade; padrão de ensaio/calibração de equipamentos; monitoramento do ambiente; validação técnica de metodologia; equipe treinada e capacitada para tais atividades, que são alguns dos elementos mais importantes a serem incorporados nos laboratórios que almejam um status de excelência.



Há trinta anos, o Tech Center da Umicore trabalha com as normas relativas a esses ensaios em veículos e motores, sendo pioneiro no Brasil na realização de ensaios de deterioração de emissões segundo ciclo  SBC (Standard Bench Cycle) e no segmento de pesados, HDD (Heavy Duty Diesel), na realização de ensaios nível EURO VI. “Receber a Acreditação demonstra que os processos de desenvolvimento dos produtos da nossa organização atendem às especificações internas e externas de desempenho e segurança, sendo reconhecidos internacionalmente.”, ressalta Edson Paixão, Gerente do Tech Center da Umicore,

O especialista afirma que receber o certificado do laboratório em um determinado método de ensaio pode ser uma decisão estratégica no mercado em que atua. “Estamos contentes pelo reconhecimento pelo INMETRO  da capacidade gerencial e técnica do laboratório”, complementa Edson.



Ensaios acreditados

Os ensaios realizados no Tech Center da Umicore, acreditados pelo INMETRO são:

Ensaios em Veículos: Ensaios de emissões pelo escapamento conforme legislação PL7 e PL8

Ensaios em Motores HDD: Ensaios de emissões pelo escapamento conforme legislação PP8 (EURO VI)

Ensaios em Motores OTTO: Ensaios de deterioração do sistema pós tratamento através do ciclo SBC, conforme legislação PL7 – PL8

 


Connection potencializará a relação do setor audiovisual com o turismo. Turismo cinematográfico e film commissions estarão na pauta dos debates; confira entrevista com o cineasta gaúcho Zeca Brito





Mais de 10 produtoras cinematográficas estarão participando do Connection, evento internacional que acontece de 11 a 13 de maio, em Gramado. Cultura e Turismo sempre estiveram entrelaçados, mas agora essa relação poderá ser potencializada gerando benefícios para os dois setores. Para isso, o Connection ampliará os debates sobre temas como turismo cinematográfico e film commissions, buscando fomentar este mercado em solo gaúcho e brasileiro.

A programação de conteúdo do evento, que no primeiro dia homenageará os 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, acontecerá no icônico Palácio dos Festivais. Para falar sobre a importância dos festivais para o desenvolvimento de destinos, se apresentarão Rosa Helena Volk (Festival de Cinema Gramado) e Jorge Cespedes (Festival de Cine de Punta Del Este).

As film commissions também ganharão espaço na grade temática com a participação de André Faria (Diretor Executivo da Rede Brasileira de Film Commissions), Joana Braga (Porto Alegre Film Commission), Vanessa Lombardi e Raquel Pellegrini (Santos Criativa). Durante o Connection também será nomeada a Gramado Film Commission, marcando um importante passo do destino para se tornar um polo do audiovisual.

Nos debates sobre turismo cinematográfico estarão os atores Thiago Lacerda e Werner Schunemann - que possuem um forte vínculo cultural com os locais em que realizaram gravações - Cláudia Mara Borges (Turismo do Estado do Rio Grande do Sul) e Carlos Alves (Diretor Presidente do Grupo Record RS). O cineasta Zeca Brito, com vasta experiência em produções audiovisuais, será um dos moderadores do evento.

Mais informações sobre o Connection e compra de ingressos podem ser feitas pelo site www.festurisgramado.com/connection.

Entrevista

"O audiovisual tem muito a oferecer na consolidação de destinos e na divulgação de cenários"

Para expandir o tema, conversamos com Zeca Brito, que além de cineasta é diretor do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (Iecine). Zeca dirigiu e roteirizou curtas e longas-metragens exibidos no Brasil e no exterior. Seu curta Aos Pés foi escolhido Melhor Filme Júri Popular no Festin Lisboa 2009, e seu primeiro longa-metragem, O Guri, foi exibido em festivais internacionais e no Canal Brasil.

Mais recentemente, o cineasta dirigiu trabalhos como o documentário A vida Extra-Ordinaria de Tarso de Castro (2017) e o longa-metragem de ficção Legalidade (2019), premiado na “Mostra: Brazilian Film Series” em Chicago, nos Estados Unidos. 

Confira a entrevista na íntegra:

Qual a importância e interesse de mais de 10 produtoras cinematográficas do RS estarem participando do Connection?

Zeca Brito - "É muito importante essa aproximação, são produtoras que se legitimaram através de obras audiovisuais de muito sucesso comercial e artístico. São produtoras que conhecem o território do RS e seu potencial para o desenvolvimento de uma indústria criativa sólida, longeva, com garantia de geração de empregos. O Connection vai oportunizar o debate e o planejamento de ações que possam potencializar o audiovisual em consonância com o setor turístico."

Na sua visão, de que forma o cinema pode usufruir da riqueza e potencial turístico de diferentes regiões? Qual peso o local/destino tem nas produções audiovisuais?

Zeca Brito - "É uma relação de troca, onde se estabelece um ecossistema de produção artística ligada ao turismo. O audiovisual tem muito a oferecer na consolidação de destinos, na divulgação de cenários, paisagens e locações. É importante frisar que regiões que já dispõe de infraestrutura turística estão mais próximas da realização cinematográfica. A produção audiovisual se vale da mesma cadeia de serviços do setor turístico: hotelaria, alimentação, transporte, segurança e infraestrutura. Por esse motivo, territórios que já possuem esses serviços consolidados estão mais próximos da atração da indústria do audiovisual."

Em Legalidade, uma de suas produções, o longa explora muito a cultura e história gaúcha, inclusive com cenas gravadas no interior. Além do produto final em si, estão entre os legados das suas produções a preservação da memória e estímulo à cultura e turismo?

Zeca Brito
- "Acredito que sim, a memória e a cultura também são elementos que agregam na implementação de um ambiente favorável ao turismo. O turismo cultural, que passa pelas datas festivas, pelas atrações de caráter regional, tradições e folclore, perpetua valores ao mesmo tempo que gera empregos e serviços. O interior tem muito a ser explorado ainda em obras audiovisuais, e essa aproximação com a cadeia turista é estratégica para o desenvolvimento de ambos os setores."

Guarulhos /Uruguaiana – GOL faz voos diretos inaugurais e conecta seu novo destino do interior gaúcho com o mundo




Voo G3 8068 partiu de Guarulhos na última terça-feira (26/04) rumo à cidade gaúcha, com o governador Ranolfo Vieira Júnior. Já o G3 8069 destinou-se a São Paulo após cerimônia inaugural no aeroporto Rubem Berta

 Novo destino da GOL é operado em parceria com a VOEPASS e é o segundo dos quatro planejadas para 2022 no RS, reforçando a expansão regional da Companhia e promovendo maior conectividade do interior gaúcho com o País e o mundo

Seguindo a agenda de compromissos da GOL Linhas Aéreas com o Estado do Rio Grande do Sul, a Companhia líder no mercado doméstico brasileiro realizou na última terça-feira (26/04) o seu voo inaugural ligando Guarulhos (GRU) a Uruguaiana (URG), mais novo destino da Companhia no País. O voo G3 8068, operado em parceria com a VOEPASS, partiu às 14h19 e pousou na cidade gaúcha às 17h35. Na sequência, a mesma aeronave realizou o primeiro voo entre URG-GRU (G3 8069).

Em novembro de 2021, Paulo Kakinoff, presidente da GOL, anunciou junto às autoridades locais no Palácio Piratini, em Porto Alegre, os investimentos da Companhia no estado previstos para 2022. Depois de Pelotas (PET), nova base já operando voos da GOL desde janeiro, chegou a vez de Uruguaiana (URG) receber os voos da Companhia.

O voo inaugural Guarulhos-Uruguaiana teve a presença de Ranolfo Vieira Júnior, governador do estado do Rio Grande do Sul, do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, do comandante Alberto Fajerman, conselheiro do presidente da Companhia e do deputado estadual Frederico Antunes, presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional na Assembleia Legislativa. 

Houve cerimônia de corte de faixas antes do embarque para inaugurar o novo destino. O batismo da aeronave, alinhado com as práticas sustentáveis da Companhia, foi realizado de forma digital por meio do filtro Batismo Sustentável, do Instagram GOL, simulando os tradicionais jatos de água, simbólicos na aviação comercial.

“Hoje, a GOL dá mais um passo importante em nossa história, com um voo direto entre São Paulo e Uruguaiana. É muito bom poder levar mais pessoas para este importante destino no interior do Rio Grande do Sul, bem como facilitar a conexão de gaúchos dessa região com todo o Brasil e o mundo através das nossas conexões em Guarulhos”, comentou Alberto Fajerman, responsável pelo discurso a bordo do primeiro voo.

Este novo e relevante destino é fruto da parceria entre a GOL e a VOEPASS. São três frequências semanais disponíveis aos Clientes: às terças, quintas e sábados, tanto a ida quanto a volta. Os bilhetes de e para Uruguaiana podem ser adquiridos exclusivamente pelos canais de venda da GOL e são operados pela companhia parceira com a aeronave ATR-72, com capacidade para 68 passageiros.

“Nosso Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS) fez com que o RS seja o Estado com mais voos regionais e com mais voos ligando municípios do interior a São Paulo. A partir do segundo semestre de 2022, serão sete cidades com ligação com o Estado de SP. Isso representa desenvolvimento regional e econômico para o RS”, destacou o governador Ranolfo Vieira Júnior. 

“A partir de hoje, Uruguaiana e a região da Fronteira Oeste estão ligadas diretamente ao aeroporto de Guarulhos. SP está a uma escala do mundo, e também podemos fazer o raciocínio inverso: Paris está a uma escala de Uruguaiana!”, brincou Ranolfo.

“A inauguração de mais uma rota da GOL entre Guarulhos e o interior gaúcho valoriza a aposta da Companhia na expansão regional como forma de promover o desenvolvimento e contribuir para a geração de riquezas. As projeções para este novo destino são promissoras ao atender não só Clientes da região de Uruguaiana como do interior argentino que deseja chegar mais rápido a São Paulo e outras localidades brasileiras e internacionais”, aposta Ciro Camargo, gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Internacional da GOL, que recebeu os passageiros do voo inaugural no desembarque em Uruguaiana.

“O voo entre Uruguaiana e São Paulo representa desenvolvimento e transformação. Nossa terra passa a ter um espaço especial no mapa oficial de investimentos e negócios”, completou Ronnie Mello, prefeito da cidade gaúcha.

Além de encurtar distâncias entre o extremo oeste do Rio Grande do Sul e a capital paulista, a nova rota traz um benefício inédito e vantajoso aos Clientes: a partir de agora, todos que voarem de/para Uruguaiana com passagem adquirida junto à GOL, é permitido acumular milhas – e resgatar bilhetes – no programa de fidelidade Smiles em todos os trechos. 

Exemplo: uma viagem de Uruguaiana para Fortaleza, com conexão em Guarulhos, vale milhas Smiles desde a origem até o destino final, mesmo que a operação no primeiro trecho seja realizada pela VOEPASS.

“É muito gratificante poder operar novos destinos em parceria com a GOL, participando desse projeto de reescrever a malha aérea regional do Brasil dentro do modelo de compra de capacidade, tão utilizado na Europa e América do Norte. A GOL mais uma vez sai à frente, iniciando novas e importantes operações, como é o caso do voo ligando Uruguaiana a Guarulhos”, comenta Eduardo Busch, CEO da VOEPASS.

Próximos destinos no RS: Santo Ângelo e Santa Maria
Em sua extensa malha aérea, a Companhia já contempla as cidades gaúchas de Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas. Com Uruguaiana, são hoje cinco destinos atendidos no Rio Grande do Sul. Ao longo do ano, esse número saltará para sete cidades, com o início das operações em Santo Ângelo e Santa Maria.

Além de Uruguaiana, a parceria entre a GOL e a VOEPASS vai estabelecer a rota Santa Maria (RIA)-Guarulhos a partir de 1º de novembro de 2022 – as passagens já estão à venda e são comercializadas com exclusividade pela GOL. Já a cidade de Santo Ângelo (GEL) receberá voos diretos para São Paulo/Guarulhos operados pela GOL com o Boeing 737-700, também a partir do segundo semestre.

“É uma parceria com a GOL que já deu certo. Começamos a operação com o voo Guarulhos — Pelotas que hoje tem altos índices de ocupação de assentos. A partir de hoje, temos o voo Guarulhos — Uruguaiana, ligando a Fronteira do Rio Grande do Sul. Em pouco mais de três horas, o passageiro poderá decolar de Uruguaiana e pousar em São Paulo, em voo direto, ligando a fronteira entre o Brasil e a Argentina com o coração econômico do Brasil. E, ainda nesse ano, teremos mais duas ligações diretas entre São Paulo e as cidades de Santo Ângelo e Santa Maria”, comemora o presidente da Frente Parlamentar da Aviação do Rio Grande do Sul, deputado Frederico Antunes, que é natural de Uruguaiana.

Em todos esses destinos, os horários dos voos são planejados para que os Clientes tenham acesso rápido em Guarulhos às conexões disponibilizadas pela GOL para todo o País e o exterior, e, aos brasileiros dos mais diversos estados, para que possam destinar-se às cidades do interior do Rio Grande do Sul com agilidade e conforto.

“A GOL valoriza as riquezas culturais e econômicas do interior do País e busca promover cada vez mais a conexão entre essas cidades e a capital financeira, São Paulo, e outros grandes centros urbanos. A possibilidade de os Clientes de Uruguaiana e região chegarem com agilidade e Segurança aos mais diferentes cantos do País e ao exterior com a GOL, a partir de Guarulhos, nos enche de orgulho e satisfação”, afirma Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha Aérea da GOL.

Os bilhetes para Uruguaiana podem ser adquiridos no site e no aplicativo da Companhia, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem. Confira, abaixo, as frequências e horários para Uruguaiana (RS):

ORIGEM DESTINO FREQUÊNCIA
Guarulhos (GRU)14h30Uruguaiana (URG)17h50Terça, quinta e sábado
Uruguaiana (URG)18h20Guarulhos (GRU)21h25Terça, quinta e sábado

 

Honda CB 500F e CB 500X 2023 trazem importantes novidades técnicas para evoluir em performance e segurança. Reconhecidas pelo desempenho e versatilidade, a naked CB 500F e a aventureira CB 500X -- modelos considerados porta de entrada para o mundo das motocicletas de alta cilindrada -- foram atualizadas através de fundamentais melhorias nas suspensões, freios, iluminação e diversos aspectos técnicos. Preços a partir de R$ 39.100



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https://youtu.be/S8yrIWgdFXQ


https://youtu.be/vlZ2P-kozZU



As Honda CB 500F e CB 500X ocupam um posto de indiscutível unanimidade entre motociclistas brasileiros, sendo apreciadas por múltiplas qualidades que as colocaram como campeãs de preferência em seus respectivos segmentos. 


De fato, tal sucesso simplesmente repete o que ocorre em todos os mercados mundiais nos quais estas 500 são vendidas, um reconhecimento global que espelha o acerto de escolhas técnicas e de estilo. 


À distância de quase uma década do lançamento mundial, são os pontuais e rotineiros aperfeiçoamentos como estes ora aplicados na linha CB 500 2023 que tornam tais modelos ainda plenamente atuais.
 



Presentes no mercado nacional desde 2014, as CB 500F e CB 500X são o passaporte de diversos motociclistas para o mundo das motocicletas de alta cilindrada, conciliando custos de aquisição e manutenção acessíveis a uma performance capaz de atender as expectativas de quem vem de modelos menores e deseja um upgrade. 


Por outro lado, mesmo motociclistas experientes e habituados a modelos de elevada potência serão atendidos pelo desempenho das CB 500F e CB 500X, que exaltam a pilotagem em múltiplas situações de uso, tendo como base de apoio uma excelente relação peso-potência que se reverte em grande agilidade.


 


Nesta mais recente atualização, tanto a naked CB 500F como a aventureira CB 500X preservam a consagrada motorização, o bicilindro DOHC de 471 cc e arrefecimento a líquido, que esbanja torque desde as mais baixas rotações e é capaz de entregar potência surpreendente quando levado às altas rotações. 


No âmbito da ciclística, grandes novidades técnicas certamente posicionarão a experiência de pilotagem de ambas em um degrau acima do já elevado patamar dos modelos anteriores.


 


Generalidades dos modelos

Grande destaque nesta nova geração das CB 500F e CB 500X é a adoção da suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP USD, evolução importante que veio acompanhada do aperfeiçoamento na frenagem dianteira, agora atributo de um par de discos tipo Wave de 296 mm de diâmetro em substituição ao disco simples de 310 mm, também tipo Wave.
 

A redução de peso nas rodas e novos cálipers de freio -- de quatro pistões e fixação radial na CB 500F, de dois pistões e fixação axial na CB 500X -- permitiram incrementar a segurança e a maneabilidade dos modelos, aspecto que foi favorecido também pela balança de suspensão traseira redesenhada, novo ajuste do conjunto mola-amortecedor traseiro e diferente distribuição do peso entre roda dianteira e traseira.
 

A iluminação full-LED teve o farol dianteiro de ambas CB 500 aperfeiçoado visando uma melhor distribuição do facho de luz baixo e alto, e veio acompanhada de novos piscas dianteiros, mudanças estas complementadas por cores inéditas para a naked CB 500F e aventureira CB 500X.


 


Características principais

Estilo & ciclística

  • Suspensão dianteira invertida, Showa SFF-BP de 41 mmØ
  • Disco de freio duplo na dianteira, com 296 mm de diâmetro
  • Nova balança de suspensão traseira, 1,1 kg mais leve
  • Farol alto/baixo de LED e piscas mais eficientes

O chassi de tubos de aço de 35 mm, reconhecido pela resistência e leveza, permaneceu inalterado tanto na CB 500F como na CB 500X, que receberam uma inédita suspensão dianteira invertida com tubos de 41 mm de diâmetro, realizada pela Showa com a consagrada tecnologia SFF-BP -- Separated Function Fork Big Piston, a mesma usada nas Honda CB 650R e CBR 650R. A fixação desta nova suspensão à coluna de direção das CB 500X e CB 500F exigiu novo par de mesas, exclusivas para cada um dos modelos.
 

O funcionamento da suspensão SFF-BP -- Separated Function Fork Big Piston, tem a vantagem -- como o próprio nome indica -- de separar as funções em cada um dos lados da suspensão dianteira. A função de amortecimento hidráulico (Big Piston) está localizada em uma bengala de suspensão enquanto na outra fica o mecanismo da mola. Com isso a reação do sistema às imperfeições do piso foi apurada, o que se traduziu em melhoria da pilotagem.


 

Na suspensão traseira, o conjunto único de mola-amortecedor continua com cinco níveis de regulagem na carga da mola, mas seu ajuste foi modificado para melhor se adequar à nova suspensão dianteira e balança de suspensão traseira redesenhada, que agora dispõe de travessa de reforço transversal. 


A nova balança de suspensão traseira está mais leve pela alteração no material com o qual é construída, chapa de aço de espessura de 2 mm (em vez de 2,3 mm). Apesar do menor peso, a balança de suspensão traseira está mais resistente à torção, mas com maior flexibilidade lateral o que permitiu melhora na maneabilidade.
 

Na CB 500F as novas rodas, agora mais leves, tem cinco raios em formato de Y e são calçadas com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira. Na CB 500X apenas a roda dianteira, agora mais leve graças a adoção de raios mais estreitos, foi modificada para poder receber o par de discos de freio de 296 mm de diâmetro que substituíram o disco único de 310 mm.




Importante ressaltar que o pequeno aumento de peso resultante da troca do disco simples pelo par de discos foi plenamente compensado pela redução de pressão exigida na alavanca do freio, assim como a roda dianteira de menor peso reduziu a massa não suspensa, beneficiando a maneabilidade. Em relação aos pneus da CB 500X, permaneceram os modelos mistos on-off, sem alterações nas medidas, 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás.
 

Como já mencionado, a naked CB 500F 2023 traz frenagem com dois cálipers Nissin de quatro pistões e fixação radial, um conjunto ideal para uma naked leve, compacta e agressiva, de excelente desempenho dinâmico. 


Na aventureira CB 500X a opção foi por duas cálipers Nissin de pistão duplo e fixação axial, mais consoante com as necessidades de frenagem de um modelo que permite uso mais eclético, tanto rodoviário como também em pisos de baixa aderência.


 


As intervenções na ciclística da família CB 500 2023 resultaram em alterações positivas na distribuição de peso entre roda dianteira e traseira. Na CB 500F houve leve incremento na massa que grava sob o eixo dianteiro. 


O percentual de distribuição de peso agora passou a ser de 49,7% na dianteira e 50,3% na traseira (antes 46,8/53,2%), o que melhorou a maneabilidade da motocicleta e a aderência do pneu dianteiro. A distância entreeixos permaneceu em 1.409 mm e o cáster e trail são de 25,5º e 102 mm respectivamente. 


Na CB 500X a distribuição de peso entre roda dianteira e traseira também foi levemente modificada. Agora o percentual entre frente e traseira é de 48,7/51,3% (antes 48/52%). A distância entreixos permaneceu de 1.443 mm, com cáster e trail de 27,5º/108 mm.


 


A natureza agressiva da naked CB 500F foi exaltada com o novo farol dianteiro, agora com LEDs mais potentes assim como os piscas dianteiros. O posicionamento do painel Blackout LCD, o assento baixo, a apenas 789 mm do solo, as novas pedaleiras de alumínio e o guidão cônico resultam em uma postura do piloto que favorece a pilotagem agressiva. 


O desenho interligado das aletas laterais ao tanque, que com 17,1 litros de capacidade proporciona autonomia superior a 450 km, dá total destaque ao motor, enquanto as tampas laterais formam um conjunto com o assento que ressalta o estilo anguloso e muscular. O compacto para-lamas dianteiro deriva diretamente do que equipa a CB 650R.
 

A CB 500X tem um marcante estilo direcionado para a aventura, que se percebe pelas longas aletas laterais do tanque, que protegem o novo radiador e proporcionam um conjunto que se une de maneira harmoniosa ao banco, laterais e rabeta. 


Destaque merece a carenagem frontal e para-brisa, este regulável em duas posições de altura, que oferece a devida proteção contra as intempéries e “quebra” a pressão aerodinâmica sobre o piloto em trechos rodoviários realizados em velocidades elevadas. O novo farol, de LEDs mais potentes, assim como os piscas, resulta em plena melhoria da visibilidade. 


O banco, situado a 834 mm do solo, tem conformação que favorece a movimentação do condutor e o alcance dos pés no solo, e também ajuda nas manobras de estacionamento o amplo ângulo de rotação do guidão, de 76º de batente a batente.
 

A posição de pilotagem ereta, decorrente de um apurado estudo ergonômico que teve como meta unir conforto e a sensação de controle típica das motocicletas aventureiras, é em parte atributo do guidão cônico e exata triangulação entre ele, assento e pedaleiras. 


O resultado prático é a perfeita visibilidade tanto dos caminhos percorridos quanto do painel LCD, que como na CB 500F é dotado de indicador de marcha engatada e da possibilidade de ajuste a luz indicadora de troca de marchas Shift-Up, cuja regulagem de fábrica é em 8.750 rpm, mas que pode ser alterada em intervalos de 250 rpm dos 5.000 aos 8.750 rpm. Na CB 500X a capacidade do tanque de combustível, de 17,7 litros, o que permite autonomia próxima aos 480 km.


 


Motor

  • Bicilindro DOHC de 471 cc, arrefecimento líquido
  • Potência de 50,2 cv e torque de 4,54 kgf.m
  • Sistema de injeção eletrônica PGM-FI com novo ajuste
  • Novo radiador, mais leve
  • Embreagem deslizante de acionamento assistido

O bicilindro paralelo arrefecido a líquido que equipa as Honda CB 500F e CB 500X é um DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) no qual o acionamento das quatro válvulas de cada cilindro se dá por meio de balancins roletados. Os comandos, por sua vez, são movimentados por corrente com tratamento da superfície em Vanádio, que garante grande durabilidade.
 

O novo ajuste do sistema de injeção PGM-FI melhorou a sensação de torque e o caráter do motor sem comprometer o desempenho. A potência e o torque máximo permaneceram inalterados: 50,2 cv a 8.500 rpm e 4,54 kgf.m a 7.000 rpm. Idem com relação às medidas fundamentais, diâmetro e curso de 67 x 66,8 mm e a capacidade cúbica é de exatos 471 cc.


 


A taxa de compressão é de 10,7:1 e o virabrequim tem moentes a 180º, com eixo balanceiro posicionado na parte de trás dos cilindros. O formato dos pistões foi cuidadosamente projetado para redução de ruído em altas rotações. O atrito foi reduzido por estrias na saia dos pistões, que aumentaram a área da superfície e ainda favoreceram o acúmulo do óleo para melhor lubrificação.
 

Reconhecido por ser um motor compacto, tal qualidade deriva em parte de paredes do cárter fundidas por centrifugação, com design interno que visou reduzir perdas por bombeamento. O reservatório de óleo profundo reduz o movimento do lubrificante em curvas fechadas e frenagens, o que beneficia o motor em termos de durabilidade. 


A capacidade de óleo é de 3,2 litros. A caixa de câmbio de seis marchas é gerenciada por uma embreagem assistida e deslizante, o câmbio tem seis velocidades e a transmissão final é por corrente vedada tipo 520. Fixado ao chassi de arquitetura tipo Diamond por quatro pontos de ancoragem, o motor é elemento estrutural, contribuindo para a rigidez do conjunto e consequente maneabilidade.
 



Preço, cores, garantia

A Honda CB 500F e CB 500X 2023 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de maio de 2022. 

O preço sugerido para a CB 500F 2023 é de R$ 39.100,00. 


Para a CB 500X 2023 o preço sugerido é de R$ 41.600,00, ambos base Brasília/DF.
 

Cores disponíveis:

Honda CB 500F: Vermelho, Prata Metálico e Cinza Fosco.

Honda CB 500X: Vermelho, Prata Metálico e Verde Fosco



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Nova Harley-Davidson Pan America™ 1250 Special estreia no Brasil. Construída para resisitir, desenhada para explorar e projetada para aventuras


São Paulo - A motocicleta Pan America™ é a máquina da Harley-Davidson feita para explorar qualquer lugar, para motociclistas que buscam aventura -- na estrada e fora dela. Este veículo multiuso é robusto, poderoso e tecnologicamente avançado foi projetado do zero para inspirar a confiança do motociclista e alimentar o espírito de aventura, onde quer que a estrada possa levá-lo.

A Harley-Davidson aproveitou suas capacidades de design e engenharia de ponta para criar a Pan America™ 1250 Special, nova motocicleta adventure touring, projetada com recursos premium, excelente desempenho e tecnologia inovadora.

 

"Desde sua criação, há mais de um século, quando muitas estradas eram pouco mais do que trilhas de terra, a Harley-Davidson tem representado a aventura. Então, estou muito orgulhoso de apresentar a Pan America™ como a primeira motocicleta adventure touring projetada e construída na América", disse Jochen Zeitz, presidente e CEO da Harley-Davidson. "A Pan America™ exala esse espírito de ir a qualquer lugar, compartilhado hoje por motociclistas nos Estados Unidos e em todo o mundo, que querem explorar o mundo em uma motocicleta."

 

A Pan America™ 1250 Special é alimentada pelo novo motor Revolution® Max 1250, de 150 cv, um V-Twin de 1.250 cc refrigerado a água, projetado para oferecer uma ampla faixa de força que se constrói rapidamente e desenvolve potência de altas rotações. Para minimizar o peso geral da motocicleta, o motor Revolution® Max é integrado ao veículo como o membro central do chassi. (Veja o press release sobre o motor Revolution® Max 1250 para obter detalhes técnicos completos).


A motocicleta Pan America™ é equipada com tecnologias projetadas para melhorar a experiência de pilotagem, incluindo vários modos de pilotagem controlados eletronicamente, além de Aprimoramentos da Segurança do Piloto para Curvas (Cornering Rider Safety Enhancements). 


Este amplo conjunto de tecnologias foi projetado para combinar o desempenho da motocicleta com a tração disponível durante a aceleração, desaceleração e frenagem. A Pan America™ 1250 Special é equipada com suspensão dianteira e traseira semiativa, ajustável eletronicamente. 


Como uma inovação inédita do setor, a Pan America™ pode ser equipada opcionalmente com o Adaptive Ride Height (ARH), um novo sistema revolucionário de suspensão que, automaticamente, alterna entre uma posição mais baixa (quando a moto está parada) e a altura ideal de pilotagem quando a motocicleta está em movimento.

 

As equipes de design e engenharia da Harley-Davidson colaboraram durante todo o processo de criação e refinamento da Pan America™ 1250 Special com uma visão guiada pela utilidade: a função direciona a forma dessa Harley-Davidson®. 


De alças a suportes integrados de bagagem, até um farol horizontal configurado para iluminar melhor uma trilha off-road, a função define o estilo. Inspirado no espírito de versatilidade off-road norte-americana robusta, a Pan America™ 1250 Special se destaca visualmente na paisagem de motos de aventura, com design que reflete a capacidade da motocicleta.


As concessionárias Harley-Davidson® oferecerão uma linha completa de acessórios para a Pan America™ 1250 Special, incluindo três sistemas de bagageiros, além de novos equipamentos de pilotagem para homens e mulheres desenvolvidos em colaboração com a renomada marca de vestuário para motociclistas, REV'IT!.

 

A Pan America™ chegará às concessionárias Harley-Davidson do Brasil no segundo semestre de 2022, sendo comercializada no país apenas em sua versão mais completa -- a Pan America™ 1250 Special.

 

Com um projeto desenvolvido para definir a nova geração de motocicletas adventure touring, impulsionada pelo completamente novo e moderno motor Revolution® Max, e carregada de ítens de segurança e tecnologia de série, a Pan America™ 1250 Special com o inovador opcional ARH tem preço regular de R$ 143.800, na cor Vivid Black.

 

Exclusivamente para o lançamento e como uma forma de estimular os clientes a experimentar a tecnologia inovadora do sistema Adaptive Ride Height -- ARH, venderemos as unidades do estoque de lançamento da Pan America™ 1250 Special com o opcional ARH pelo preço especial de R$ 143.800 por R$ 139.995, na cor Vivid Black.

 


MODELO PAN AMERICA™ 1250 SPECIAL

A Harley-Davidson® Pan America™ 1250 Special é uma motocicleta multiuso robusta, poderosa e tecnologicamente avançada, projetada para pilotos prontos para abraçar a aventura da vida real. A experiência de pilotagem é intuitiva, em uma motocicleta que mantem o piloto confiante onde quer que sua aventura o leve.

 

A Pan America™ 1250 Special é uma motocicleta premium de turismo de aventura carregada com as seguintes características:

 

Chassi otimizado

O foco no desempenho e na minimização do peso impulsionou tanto a arquitetura do veículo quanto do motor, as escolhas do material e a otimização agressiva do design de componentes, tudo com o objetivo de alcançar uma relação peso-potência desejável. 


powertrain é um membro do chassi, eliminando o chassi tradicional. Três elementos distintos -- o chassi frontal, o chassi central e a seção da rabeta -- são parafusados diretamente no powertrain. Este design reduz o peso da motocicleta e resulta em um chassi rígido que contribui para uma dirigibilidade mais precisa. 


A balança traseira de alumínio fundido minimiza o peso não suspenso. O chassi foi projetado com uma distância entre-eixos de 1585mm, ideal para viagens (especialmente com um passageiro e bagagem carregada) e manuseio ágil necessário para pilotagem off-road.

 

As rodas de alumínio fundido (dianteira de 19 polegadas e traseira de 17 polegadas) foram projetadas para serem fortes, mas leves, destinadas a serem usada em estradas pavimentadas e superfícies não pavimentadas, como estradas de cascalho e estradas de terra. Harley-Davidson e Michelin projetaram de forma colaborativa um pneu Scorcher Adventure para a Pan America™ para atender às demandas associadas ao adventure touring. 


Os pneus Michelin Anakee Wild com um padrão agressivo de banda de rodagem específica para trilhas serão oferecidos através da Harley-Davidson® Genuine Motor Parts & Accessories para pilotos que buscam tração off-road máxima e um perfil de estilo ousado.




Freios Brembo®

A Harley-Davidson e a Brembo colaboraram em um novo sistema de frenagem para a Pan America™, que foi projetado para fornecer ao piloto uma excelente sensação de frenagem e desempenho. 


Uma nova pinça monobloco radial de quatro pistões (30 mm) aproveita ao máximo as características do material para aumentar a rigidez e, ao mesmo tempo, reduzir o peso geral. 


O freio dianteiro conta com disco duplo de 320 mm de diâmetro; o freio traseiro possui um único disco de 280 mm de diâmetro. Um novo e levíssimo cilindro de freio dianteiro oferece uma resposta de alavanca ajustável.

 

Suspensão dianteira e traseira semiativa com controle de carga do veículo

A Pan America™ 1250 Special é equipada com suspensão dianteira e traseira semiativa ajustável eletronicamente. Utilizando dados fornecidos por sensores na motocicleta, este sistema de suspensão controla automaticamente o amortecimento para se adequar às condições de pilotagem. 

Estes componentes de suspensão são fornecidos pela Showa, enquanto o software de controle foi desenvolvido pela Harley-Davidson. O sistema de controle de carregamento do veículo detecta o peso do piloto, do passageiro e da bagagem para selecionar o modo de suspensão ideal, ajustando automaticamente a pré-carga traseira.
 

O curso das suspensões dianteira e traseira é de 190 mm. A suspensão dianteira é uma SHOWA® invertida 1 por 1 de 47mm.

(Veja o press release sobre a Tecnologia da Pan America™ 1250 Special para obter detalhes técnicos completos)

 

Adaptive Ride Height (Opcional)

A Harley-Davidson é a primeira a oferecer essa tecnologia na indústria de motocicletas, e o sistema de ajuste adaptativo da altura da suspensão Adaptive Ride Height (ARH) está disponível como equipamento opcional apenas para o modelo Pan America™ 1250 Special. 

O ARH desbloqueia a confiança que você pode sentir em diferentes cenários, permitindo uma altura mais baixa do assento quando a motocicleta está em repouso, sem comprometer a altura em relação ao solo quando em movimento.
 

Este sistema de suspensão revolucionário alterna automaticamente a motocicleta entre uma posição baixa (quando parada) e a altura ideal de pilotagem quando a motocicleta está em movimento. 

O sistema permite que o piloto monte na Pan America™ 1250 Special com facilidade, além de facilitar a colocação dos pés no chão em uma parada, baixando a altura do assento de 2,0 a 5,0 cm (dependendo da pré-carga traseira selecionada automaticamente, que determina a altura de pilotagem quando a moto está em movimento). 

Com o ARH, a altura do assento com a moto não carregada é de 830mm na posição baixa e 855mm na posição alta. O ARH retém todas as características da suspensão dianteira e traseira semiativa.

 

O ARH não compromete o curso da suspensão -- o curso completo é sempre mantido -- e não compromete o ângulo de inclinação, a altura em relação ao solo ou a qualidade da pilotagem.


Existem quatro sub-modos selecionáveis de altura adaptável:

  • Modo Automático: O sistema determina a rapidez com que a suspensão reduz a suspensão com base no quão agressiva é a ação de frenagem, com o objetivo de ter a suspensão totalmente
    reduzida quando a moto chega a uma parada.

  • Modos de atraso curto e longo atraso: Nestes modos, a função de rebaixamento é adiada até que a motocicleta pare, de modo que a altura total de pilotagem seja mantida, enquanto a
    motocicleta está se movendo em baixas velocidades, como numa manobra de estacionamento.

  • Modo bloqueado: O sistema de altura de pilotagem adaptativo sempre manterá a altura normal de pilotagem e não baixa em uma parada. Este modo pode ser selecionado por um piloto alto que não
    precisa do sistema Adaptive Ride Height para colocar o pé completamente no chão em uma parada, ou para andar off-road quando a altura total de pilotagem é desejável em baixas velocidades.

Amortecedor de direção

Um amortecedor de direção melhora o desempenho dinâmico durante a pilotagem off-road agressiva.

 

Aprimoramentos da Segurança do Piloto para Curvas (Cornering Rider Safety Enhancements)

A Pan America™ 1250 Special é equipada com Aprimoramentos de Segurança de Piloto para Curvas, um conjunto de tecnologias projetadas para aumentar a confiança do motociclista durante situações inesperadas ou más condições de estrada.

 

Os sistemas são eletrônicos e utilizam o mais avançado controle de chassi, controle eletrônico de freio e tecnologia de powertrain. A tecnologia aprimorada para curvas utiliza uma unidade de medição inercial, a IMU, para uma intervenção ideal quando a motocicleta é inclinada em comparação com quando a motocicleta está reta.

 

Os elementos de Aprimoramentos da Segurança do Piloto em Curvas para a Pan America™ 1250 Special incluem: Frenagem Eletronicamente Vinculada aprimorada para Curvas (C-ELB), Sistema de Frenagem Antitravamento aprimorado para Curvas (C-ABS), Sistema de Controle de Tração aprimorado para Curvas (C-TCS), Sistema de Controle de Deslizamento de Arrasto aprimorado para Curvas (C-DSCS) e Controle de Partida em Rampa (HHC -- Hill Hold Control).  

(Veja o press release sobre a Tecnologia da Pan America™ 1250 Special para obter detalhes técnicos completos)

 

Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS)

O TPMS exibe a pressão atual dos pneus dianteiro e traseiro no painel de instrumentos e mostra um indicador para alertar o piloto quando a pressão dos pneus está baixa e deve ser verificada. Manter a pressão adequada do ar dos pneus é importante tanto para o desempenho do veículo quanto para a vida útil dos pneus.


Modos de Pilotagem

Os modos de pilotagem selecionáveis controlam eletronicamente as características de desempenho da motocicleta e o nível de intervenção tecnológica.

 

Cinco modos pré-programados estão disponíveis na Pan America™ 1250 Special, além de três modos adicionais que podem ser personalizados pelo proprietário. Os modos de pilotagem pré-programados incluem Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus. 


Cada modo de pilotagem consiste em uma combinação específica de entrega de potência, frenagem do motor, Sistema de Frenagem Antitravamento aprimorado para curvas (C-ABS) e configurações do Sistema de Controle de Tração aprimorado para curvas (C-TCS). 


O piloto pode usar o botão MODE no punho direito para alterar o modo de condução ativo enquanto pilota a motocicleta ou quando parado, com algumas exceções.


(Veja o press release sobre a Tecnologia da Pan America™ 1250 Special para obter detalhes técnicos completos)

 

Farol Adaptativo Daymaker® Signature

A tecnologia Advanced Daymaker® Adaptive Headlamp utiliza a central IMU para determinar o ângulo de inclinação da motocicleta e projeta automaticamente luz adicional em cantos para iluminar áreas da estrada que podem não ser iluminadas por um farol LED sem essa tecnologia. Isso proporciona mais confiança ao piloto em estradas escuras.

 

O sistema inclui três elementos LED de cada lado, localizados logo acima do farol principal Daymaker. As lâmpadas adaptativas se iluminam em sequência, com base no ângulo de inclinação da motocicleta, a 8 graus, 15 graus e 23 graus.


Em vez de apenas ligar e desligar, os elementos adaptativos aumentam gradualmente para que a iluminação adicional seja progressiva e pareça quase perfeita para o piloto.
 

O sistema funciona quando o farol está no 

modo de farol alto ou de farol baixo.

 

Tela sensível ao toque

Todas as funções de instrumentação e infotainment são exibidas em uma tela sensível ao toque TFT de 6,8 polegadas (transistor de filme fino, um tipo de display de cristal líquido conhecido pela alta qualidade de imagem e contraste). Sua cobertura de vidro não reflexiva torna mais fácil de visualizar na maioria das condições de iluminação. 


A função touchscreen é desativada quando a motocicleta está em movimento, mas o piloto pode usar controles manuais para gerenciar muitas funções do display da tela quando a motocicleta está em movimento.

 

O display suporta infotainment gerado pelo dispositivo móvel do piloto equipado com Bluetooth, incluindo música e chamadas telefônicas. A navegação é fornecida pelo aplicativo gratuito Harley-Davidson® para iOS ou Android.

(Veja o press release sobre a Tecnologia da Pan America™ 1250 Special para obter detalhes técnicos completos)

 

Cavalete central

O cavalete central apoia a motocicleta estacionada em uma posição vertical. Com o cavalete central acionado a motocicleta ocupa menos espaço do que se estivesse em seu descanso lateral, um benefício quando o espaço da garagem é apertado. O cavalete também levanta a roda traseira do chão para facilitar a manutenção e troca de pneus, em casa ou na trilha.


 


Pedal de freio traseiro multi-posição

Sem usar ferramentas, a altura do pedal de freio traseiro pode ser alterada entre duas posições para melhorar o controle e o conforto quando o piloto estiver em pé. Ficar em pé enquanto anda pelo terreno off-road pode melhorar o controle da motocicleta e aumentar a visão do piloto sobre a trilha à frente.

 

Protetores tubulares

Os protetores tubulares de aço são projetados para proteger o radiador e ajudar a apoiar a motocicleta em um eventual tombamento.

 

Protetor inferior do motor em alumínio

Esta placa robusta foi projetada para proteger o cárter do motor contra impactos.

 

Manoplas aquecidas e Defletores de Vento para a mão

Ambos proporcionam mais conforto ao pilotar em tempo frio. As manoplas aquecidas têm três configurações de temperatura, selecionadas com um botão no punho.

 

Características adicionais

  • O sistema de escape leve é fabricado a partir de aço inoxidável 304, resistente à corrosão e projetado para atender às emissões globais (incluindo o Euro V) e regulamentos
    de ruídos sem comprometer a durabilidade ou o desempenho experimentado pelo piloto. O catalisador está localizado o mais próximo possível do motor para minimizar seu tamanho e peso, além de manter
    o calor longe do piloto. Um par de silenciadores -- um abaixo do motor e o segundo no lado direito da motocicleta -- adiciona volume ao sistema de escape, o que permite um abafamento de som eficaz sem gerar contrapressão no escapamento, o que melhora o
    desempenho. O sistema de escape foi projetado para criar espaço sob a motocicleta para limitar danos potenciais de impacto durante a condução off-road, e para não comprometer o ângulo de inclinação.
  • O banco do piloto tem duas posições, alta e baixa, que permitem ao piloto obter um melhor ajuste na motocicleta. O ajuste da altura do assento não requer ferramentas e permite uma
    variação de 2,5cm entre a posição baixa e a posição alta.
  • O para-brisas, com quatro posições pode ser ajustado com uma mão, usando uma alavanca ao lado do painel, com uma variação de altura de 45mm para melhor adequar à estatura do piloto, preferência ou mudança de condições climáticas.
  • O Controle de Velocidade de Cruzeiro (Cruise Control) é equipamento de série.
  • O tanque de combustível de alumínio leve contém 21 litros para um longo alcance de pilotagem. O bocal para abastecer de combustível está localizado na parte superior do tanque, para que
    não seja coberto pela maioria das malas de tanque, facilitando o abastecimento com uma mala no lugar. O tanque de combustível é moldado para otimizar a capacidade da caixa de ar de entrada do motor, que está localizada abaixo do tanque.
  • A Pan America™ 1250 Special possui iluminação all-LED projetada para oferecer estilo de assinatura, excelente desempenho e com foco adicional na durabilidade robusta no ambiente off-road.
    O farol led Daymaker® Signature foi projetado usando uma nova tecnologia de análise fotométrica para produzir um excelente impacto na estrada, com uma propagação muito homogênea de luz, eliminando "pontos quentes".
  • As setas dianteiras são posicionadas para serem protegidas durante a condução off-road.
  • Cores: Vivid Black; Gauntlet Gray Metallic; Fastback Blue/White Sand.

Saiba mais sobre a Pan America™ 1250 Special em site Harley-Davidson.

 

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