A poucos dias das tradicionais
viagens em família, lembrando que é natural enfrentar engarrafamentos e calor que podem causar, por exemplo, super aquecimento do motor, nada melhor do que fazer uma revisão do carro para garantir uma viagem tranquila e segura.
"Não importa o percurso que você vai fazer e nem as condições das estradas. Antes, de mais nada, é indispensável cuidar da manutenção correta de seu carro e fazer a checagem de todos os itens, do motor aos limpadores dos pára-brisas. Afinal, segurança na estrada é fundamental", lembra Caio Soares, gerente-geral da Líder, concessionária Chevrolet no Recreio dos Bandeirantes.
Por isso, a concessionária preparou
pacotes completos de revisão adequada do seu
carro.
Pacotes de
revisão a partir de R$ 212,00 para modelos de entrada.
A promoção conta ainda
troca de óleo e a higienização do ar condicionado a partir de R$ 210,00; limpeza dos bicos injetores a partir de R$ 150,00 e alinhamento e balanceamento
a partir de R$ 90,00.
Para Caio Soares, a checagem completa
no carro é tão importante quando a reserva do hotel e a definição do programa
de viagem.
Ela deve contemplar a vistoria dos principais itens de segurança,
como pneus, freios, amortecedores, luzes, limpador do pára-brisas, ente outros.
Cuidados
especiais com seu carro
Segundo ele o
superaquecimento é um dos maiores inimigos do motor. Por isso, antes de viajar,
observe os níveis de água e óleo.
Para uma checagem perfeita, mantenha o carro
em um terreno plano e com o motor frio. O nível do óleo deve estar
rigorosamente entre o limite máximo e mínimo da vareta de medição (em geral,
são dois pequenos traços no final da vareta).
O Manual do Proprietário Chevrolet traz
a quilometragem ideal para a troca rotineira do óleo e dos filtros.
Sempre que
possível, faça a substituição completa. Evite misturar óleos de marcas
distintas ou com tempo de uso diferente. Com o passar do tempo, o óleo perde
parte de suas propriedades anticorrosivas e antitérmicas.
Cuidado com o filtro.
Se estiver muito contaminado, vai "sujar" o novo óleo que passa a
circular no motor.
Água, item vital para o
motor.
Motores que não utilizam radiadores selados precisam de verificação
constante. No mercado, há o aditivo ACDelco, para radiadores que evita, não
apenas a corrosão e o superaquecimento, mas até o congelamento, dica importante para
quem pretende rodar por lugares com temperaturas muito baixas.
Faróis
e lanternas
Faróis, lanternas e limpador de
pára-brisas em mau estado, além de gerarem multas prejudicam seriamente a direção segura.
Uma lâmpada de pisca-pisca queimada, ou o esquecimento de ligar a seta numa manobra de conversão, pode causar um acidente desnecessário.
Testar os faróis, nas posições de alto e baixo, é imprescindível, lembrando que eles devem estar regulados para evitar ofuscar o motorista do carro que em sentido contrário ou a má iluminação da estrada.
E não esqueça de verificar o estado do limpador de para-brisas, dianteiro e traseiro, quando o houver.
Freios
Se você costuma rodar com seu carro em
grandes centros urbanos o ano inteiro, todos os dias da semana, é bom avaliar o
estado das lonas, pastilhas de freio e fluido.
Nos congestionamentos,
acionamos diversas vezes os freios, o que reduz a vida útil desses componentes.
Mesmo quem conta com o moderno sistema
ABS no carro, deve estar atento à sua manutenção.
Uma dica para quem já
providenciou a substituição das lonas ou pastilhas dos freios, e deseja que
mantenham o máximo de eficiência, é utilizar o freio do motor (marcha reduzida)
principalmente em descidas de serra.
Também é bom lembrar que os freios ABS servem
para manter a dirigibilidade e não apenas para parar mais rápido.
Diminuir a velocidade do veículo
utilizando a redução racional das marchas é sinônimo de economia e segurança.
Tentar manter a velocidade constante ao longo do trajeto (evitando arrancadas
fortes e frenagens bruscas) poupa o sistema de freios e a suspensão de maiores
esforços.
Pneus
Uma falha na calibragem, a banda de
rodagem meio gasta e até a escolha errada da roda podem representar o fracasso
das férias.
Portanto, antes de pegar a estrada, faça uma checagem rigorosa das
condições dos pneus de seu veículo.
Normalmente, a pressão dos pneus deve
ser ligeiramente maior quando o veículo roda com sua capacidade total de carga
e passageiros.
Se o pneu costuma esvaziar com freqüência,
é sinal de algum dano na roda (pneus sem câmara) ou da presença de algum objeto
perfurante.
Nesses casos, jamais tente contornar o problema aplicando maior
pressão no pneu avariado para mantê-lo "cheio por mais tempo".
Lembre-se: a calibragem deve ser equilibrada.
Procure manter os quatro pneus com o
mesmo desenho da banda de rodagem e com o mesmo tipo de roda. Dessa forma, o
desempenho do veículo se manterá linear.
Com pneus cheios demais, o carro vibra
excessivamente e apresenta desgaste precoce da suspensão e da parte central da
banda de rodagem.
Pneus com baixa pressão fazem o carro gastar mais combustível
e desgastar as laterais da banda de rodagem.
Faça, sempre que houver necessidade, o
alinhamento e o balanceamento das rodas.
De nada adianta comprar pneus novos
para seu carro se todo o conjunto restante (rodas, amortecedores, suspensão,
freios etc) estiver com problemas.
A boa dirigibilidade de um veículo depende
do equilíbrio entre todos os componentes.
Quase sempre escondido sob a bagagem
de toda a família, o estepe deve receber a mesma atenção dedicada aos demais
pneus, principalmente na hora de fazer o rodízio.
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