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domingo, 11 de dezembro de 2016

A Alemanha mantem a perspectiva de até 2030, ano das emissões zero, todos os carros que circularem no país terão motor elétrico, e a Mercedes aposta valiosas fichas nessa meta: já produz todas as baterias do Smart, depois de aplicar € 1 bilhão no projeto e anunciou o investimento de mais € 500 milhões para ampliar a fábrica. O problema ainda é a autonomia oferecida pelas baterias, mas essa é uma questão de tempo para se chegar a uma bateria com mais capacidade. Hoje, o Smart elétrico custa € 22 mil


Silva Pires

Silva Pires
Jornalista


Um automóvel elétrico assim é coisa que todos aceitam. Pensado e feito para a cidade, tem autonomia suficiente para evitar o stress que ainda representa ver baixar o indicador da carga.

O Smart Fortwo Electric Drive é para o que é quase perfeito e chega em abril.

Nove anos depois, o Smart Fortwo elétrico chega à quarta geração e agora sobre a nova plataforma, desenvolvida pela Renault. 


E a parceria franco-germânica parece cada vez mais séria, quando se atenta ao fato de haver o símbolo da marca gaulesa gravado no bloco do motor…

Esta “invulgaridade” num produto associado à Mercedes-Benz contempla outro pormenor curioso. 

As baterias do Smart são produzidas pela própria Mercedes que investiu 1 bilhão de euros e vai gastar mais 500 milhões para alargar a fábrica que esta produzindo a alimentação para todos os automóveis elétricos com o símbolo da estrela de três pontas – e, muito provavelmente, não apenas estes… É o primeiro construtor a dar este passo.


Muito de novo, portanto, na aposta da quarta geração daquele que, por excelência, parece, no momento atual, o mais lógico dos automóveis elétricos, mas nem por isso é o mais vendido. E aí está a Mercedes a antecipar 2030, o ano das emissões zero na perspetiva alemã.

Sobre as particularidade do Smart está tudo dito. As suas capacidades mantêm-se e enquanto citadino elétrico ficaram naturalmente a ganhar. 

Não apenas porque as baterias – com as mesmas dimensões – continuam a baixar o centro de gravidade e com isso a favorecer o comportamento, mas também porque os resultados em performance e consumos (12,9 kW/100 km) são melhores e a autonomia estendida aos 160 km. 


Óbvio que estes números contemplam sempre algum otimismo, mas um primeiro contacto, pelas ruas e vias rápidas de Los Angeles – respeitando os limites de velocidade norte-americanos – alimentou a ideia de que pode não ser muito difícil rodar 120/130 quilômetros com uma carga de bateria e a ajuda de um sistema inteligente de recuperação de energia através dos momentos de frenagem. 

Um resultado simpático para quem pretenda fazer com o Smart o quotidiano para que, afinal, ele foi pensado e tem sido utilizado por dois milhões de pessoas – tantas são as unidades produzidas.

A bateria, revestida a aço – os especialistas da Mercedes entendem que apostar no alumínio não compensa – pesa agora 160 kg (-20) e é constituída por três módulos iguais que somam 96 células. A capacidade passou a 17,6 kWh e tem uma garantia de 8 anos ou 100 mil quilômetros.


O motor trifásico, síncrono e com uma velocidade, debita 81 cv e 160 Nm de binário, suficiente para uma condução divertida, o que pode avaliar-se pelos 4,9 segundos necessários para acelerar dos 0 aos 60 km/h (11,5 s nos 0-100). 

Nos semáforos é sai rápido e como a este despacho corresponde a maneabilidade reconhecida aí está o carro divertido, politicamente correto e que na Europa só se ouve no caso de o comprador optar por equipá-lo com o gerador de ruído, a forma de o tornar notado por peões e ciclistas. 

É um cuidado a admitir, e tanto que os americanos fizeram dele obrigatório. Os 130 km/h de velocidade máxima, limitada por questões de economia, são suficientes num citadino.


No que respeita ao carregamento, ligado a uma vulgar ficha de parede, o Smart repõe 80 por cento da carga em 6 horas. 

No caso de haver uma wallbox bastam 3,30 horas. Mas é possível chegar aos 45 minutos dotando o Smart de um carregador mais potente (opcional em 2017) e capaz de explorar o máximo dos 220 volts europeus. Paga-se, é claro.

E quanto a preço, para já sabe-se que, na Alemanha, este Smart pode custar qualquer coisa como 18 mil euros quando estiverem em vigor os incentivos a estes automóveis. Sem eles, o preço é de 21.940 euros.


Os preços para Portugal, onde o lançamento do Fortwo está aprazado para abril, ainda não foram negociados. O Cabrio será comercializado mais tarde.

Diferenças
A inscrição Electric Drive na frente os retrovisores verdes (opções) podem identificar Smart elétrico. 

Um indicador de carga e consumo de energia redondo montado à esquerda do tablier (também opcional) e a informação própria destes automóveis no painel de instrumentos, são outras diferenças. No mais é quase igual; falta registar uma mala ainda ligeiramente mais pequena.


Uma App permite ter acesso a toda a informação e programar a climatização até aos 21 graus. As preocupações neste domínio, chegam aos bancos e ao volante aquecido

Gama alargada

O Smart elétrico vai estar disponível, mais tarde, na versão Cabrio (único no mercado) e também no Forfour. 

Ambos terão menos cinco quilómetros de autonomia e serão ligeiramente mais caros: 24 200 euros, o Cabrio; 22 600 o Forfour – preços sem contar com os bónus ambientais. 


A gama contará com a versão Brabus, que oferece um nível de equipamento e de personalização superior.


… E as baterias
A questão de sempre, quanto dura uma bateria, continua com uma resposta vaga, 10 ou 12 anos, se a tanto chegar a vida útil do carro. 

Significativa é a preocupação da Mercedes com a sua reutilização, na certeza de que não poderão voltar aos automóveis. Há uma série de planos, várias alternativas e projetos piloto em marcha.


Características Motor Trifásico, síncrono (traseiro)
Baterias Iões de lítio, 17.6 kWh
Transmissão Velocidade única
Potência 81 CV
Binário 160 NM
0-100 km/h 11,5 s (4,9 s nos 0-60 km/h)
Velocidade máxima 130 km/h (limitada)
Consumo 12.9 kW/100 km
Preço A definir


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