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terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Camaro chega à 6ª geração mais potente e deverá ser vendido no Brasil já no 1º trimestre de 2017. O superesportivo da Chevrolet, testado, hoje (20/12) pelo Blog, adota arquitetura mais leve e compacta, além de motor 6.2 V8 de 461 cavalos; 0 a 100 km/h agora é feito em apenas 4,2s. Apesar de ser completamente novo, modelo mantém o estilo “MuscleCar” que o consagrou; no Brasil, carro é o líder absoluto de vendas da categoria. Transmissão de oito marchas e Drive ModeSelector são algumas das novidades.




Fotos: Arnaldo Moreira

Começar o dia pilotando um Camaro 2017 e, logo, um Camaro amarelo, pode não ser a melhor coisa do mundo, mas com certeza é das mais prazerosas. Pisar fundo no acelerador é ouvir o ronco poderoso, grosso, emocionante e sentir os quase 63 kgfm de torque, gerados pelos 461 cv do novo motor V8, timidamente quieto sob o longo capô dessa icônica máquina, nos faz sentir por momentos numa pista da Nascar. 

A Chevrolet trouxe, ontem, esse Camaro, conversível, para o Rio de Janeiro para que, hoje, jornalistas especializados do setor automotivo carioca pudessem avaliá-lo, não exatamente como os demais modelos que nos são emprestados durante uma semana, mas para uma rápida estirada suficiente, contudo, para deixar água na boca, ou coceira no pé direito. Afinal, o carro vai de 0 a 100 km/h em míseros 4,6 segundos.




Este propulsor oferece tecnologias avançadas, como a nova geração do sistema AFM (Active Fuel Management) de desligamento automático dos cilindros. 

Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de gerenciamento do motor desativa metade dos cilindros para poupar combustível.

O motor do Camaro ainda traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor.

Tudo para oferecer alta performance e eficiência energética – o carro está até 20% mais econômico.

Em comparação ao modelo de geração anterior, a linha 2017 do superesportivo da Chevrolet ganha 55 cavalos potência e 7 kgfm de torque. 


Ao todo são 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm, números surpreendentes mesmos para veículos desta categoria. A tração é traseira, como em carros de competição.



A transmissão automática também é nova. Traz agora oito marchas, com trocas extremamente rápidas e fluídas, com sistema Active Select, que permite trocas automáticas ou manuais por meio de aletas atrás do volante.

 A previsão é que o Camaro 2017 estreie nas lojas no fim do primeiro trimestre do ano que vem.

O Camaro chega no modelo 2017 à sua 6ª geração, sensivelmente mais potente do que o seu irmão mais velho, com novas dimensões e arquitetura, que lhe proporcionaram uma dinâmica realmente surpreendente, em seu estilo Muscle Car:



                               6a Geração      5a Geração
Comprimento (mm):  4.784                4.836
Largura (mm):           1.894                1.917
Altura (mm):             1.340                 1.371

Entre-eixos (mm):     2.812                 2.852

De série, na versão SS, mundo afora, os freios de alta performance da marca Brembo trazem discos ventilados de 345 mm na dianteira e 338 mm na traseira, todos com pinças de quatro pistões. 



Cabine refinada
O habitáculo do Camaro lembra o de um avião com seu painel repleto de manômetros que oferecem todas as informações que o piloto precisa:

Velocidade instantânea; odômetro parcial; consumo médio; velocidade média para duas viagens; autonomia; consumo instantâneo; vida útil do óleo; monitoramento de pressão dos pneus; média e melhor consumo nos últimos 50, 100 e 650 km; cronômetro; horas do motor; horas marcha lenta do veículo

• Informações de performance: indicador de força-g; cronômetro de desempenho; cronômetro de volta; temperatura do óleo; pressão do óleo; temperatura do fluído de transmissão; indicador de temperatura dos pneus

• Informações do áudio: navegação pelas músicas, entre estações favoritas e seleção da fonte de áudio

• Informações do telefone: realização de chamadas telefônicas; visualização dos contatos; indicador da bateria e sinal do celular pareado




• Informações de navegação: informações de rota ativa no navegador do Chevrolet MyLink

• Opções: função de aviso de velocidade; seleção das telas a serem exibidas em Informações Gerais do Veículo e Informações de Performance, por exemplo

Outra tela, de oito polegadas, posicionada na parte central do painel e sensível ao toque, exibe as funções da última geração do multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e sistema de navegação com mapas em 3D.


Outros itens integram o interior refinado do Camaro, painel customizável, Heads-up Display, multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.

Outra novidade é o intensificador de som do motor para a cabine, que torna o ronco mais envolvente à medida que o giro do propulsor sobe. 


O cupê da Chevrolet adiciona ainda seletor de modo de condução (Drive ModeSelector), sistema de vetorização do torque, freios de alta performance Brembo com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, faróis de xenônio e lanternas com LEDs.



Os pneus foram concebidos para oferecerem o melhor desempenho tanto em piso seco como molhado, sendo mais largos atrás, onde concentra-se a tração: 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T), montados em rodas de alumínio aro 20". Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados.



Do modelo anterior, o Camaro 2017 manteve somente duas peças: a gravata dourada da Chevrolet e o emblema SS que identifica a versão luxuosa da gama.
Aproximadamente 70% dos componentes da arquitetura do Camaro foram desenvolvidas especificamente para o carro, que está estruturalmente 28% mais rígido e 83 kg mais leve. 



Já a distribuição de peso é praticamente idêntica entre os dois eixos e o sistema de suspensão ficou 12 kg mais leve.

O conjunto dianteiro agora é multi-link McPherson com geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo, enquanto o traseiro é do tipo independente com cinco braços, desenhado para proporcionar controle excepcional do veículo e não deixar a carroceria empinar em acelerações bruscas.
O Camaro tem assistência antiblocante (ABS), distribuição da força de frenagem (EBD) e frenagem de urgência (PBA).

Para auxiliar o motorista em uma pilotagem orientada à performance, o Novo Camaro traz uma série de tecnologias: sistema de vetorização do torque, controle de tração e de estabilidade e um inédito seletor com quatro modos de condução (Passeio, Esportivo, Neve, Pista), que configura diversos parâmetros do veículo. 



Muda desde a sensibilidade do pedal do acelerador e do volante, passando pelo mapeamento da transmissão até a cor da ambientação da cabine.

Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.

Em relação às dimensões, o Novo Camaro está ligeiramente mais baixo e compacto que o anterior para otimizar a performance.


                                6a Geração      5a Geração
Comprimento (mm):  4.784                4.836
Largura (mm):           1.894                1.917
Altura (mm):             1.340                 1.371
Entre-eixos (mm):     2.812                 2.852



Visual “MuscleCar” atlético e expressivo, projetado para a máxima performance
Apesar de completamente redesenhado, o Novo Camaro manteve a identidade visual que o consagrou como ícone dos “MuscleCars”.

A sexta geração do carro deixa ainda mais acentuado o efeito dos músculos esculpidos pela carroceria, que teve todas as dimensões revistas e a aerodinâmica aperfeiçoada.


A parte frontal do Novo Camaro é marcada por um elemento retangular que, ao fundo, emoldura os faróis e a grade, como no modelo da primeira geração. 

As proporções e os traços atuais, no entanto, ressaltam força e agressividade numa linguagem extremamente contemporânea. O capô alongado reforça o porte atlético do veículo.

Os faróis ganham lâmpada de xenônio e luz diurna de LED para melhor visibilidade. À noite, quando acessos, criam uma assinatura luminosa peculiar da marca Chevrolet. 

Enquanto novas entradas no capô e no para-choque servem para refrigerar os freios e o motor V8, auxiliando ainda na função aerodinâmica.



A lateral chama a atenção pela baixa distância em relação ao solo, pelas saias esculpidas na própria carroceria e pela linha de cintura elevada, com janelas estreitas e de formas angulares marcantes. 

O perfil dinâmico de um autêntico “fastback” fica evidente nos vidros vigias envolvidos pelos para-lamas salientes, que acomodam as belas rodas negras raiadas de 20 polegadas e os repetidores do pisca, agora com superfície transparente e posicionados na vertical.



Na parte traseira do Novo Camaro há as tradicionais lanternas horizontais de dois elementos. 

Assumem aspecto futurista com o efeito dos LEDs. Já o aerofólio exclusivo do modelo SS passa a ser do tipo suspenso, sustentando por três pilares. O novo formato da peça ajudou a elevar em 50% o “downforce” traseiro.

O para-choque posterior também foi redesenhado e ganhou vincos nas extremidades, ressaltando a expressividade do conjunto. 

Na parte inferior, um aplique escuro agrupa a dupla saída de escape e a luz de ré na parte central. 



Neste conversível a capota tem acionamento retrátil completamente automático e pode ser feita remotamente pela chave ou por um botão no console, mesmo com o carro em movimento (até 50 km/h).



Interessante observar que, quando fechada, a capota traz exatamente a mesma silhueta do cupê.

O Novo Camaro permite ainda a customização da iluminação dos LEDs internos que contornam o multimídia, os painéis de porta e o porta-copos central. São 24 opções de cores disponíveis.

A cor ambiente também muda quando o motorista troca os modos de condução. Na posição “Passeio”, indicado para uma condução mais tranquila, a iluminação fica azul clara. 


No modo “Pista”, que deixa o comportamento do carro completamente arisco, a iluminação fica vermelha.

Os bancos dianteiros mais anatômicos e confortáveis ganharam sistema de ventilação interno e ajuste elétrico com três opções de memória – válidas também para os retrovisores externos; enquanto o volante redesenhado traz base reta e aquecimentos.

A linha 2017 o Camaro adiciona ampla lista de itens de série: partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless), carregador de celular wireless, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, entre outros.




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