A grande novidade do Captur, que é líder vendas na Europa, é o novo câmbio X-Tronic CVT (Continuously Variable Transmission). Ao contrário das tradicionais transmissões, a CVT não possui engrenagens, adota um sistema de marchas simuladas, por correia que oferece relações de marcha continuamente variáveis, ou seja, tem "marchas infinitas".
O sistema é usado pela maioria dos carros da categoria premium e pela Aliança Renault-Nissan em todo o mundo, pela sua eficiência.
Câmbio manual da versão Zen 1.6 tem cinco velocidades |
Como este câmbio não tem trocas de marchas, a condução é sempre suave e o consumo de combustível é 21% menor do que nos carros com câmbio automático tradicional. O motorista pode ainda fazer a troca de marchas manualmente, na manopla de câmbio.
Depois de andar com carro alguns quilômetros na estrada e na área urbana, sobressaíram outros pontos positivos. A dirigibilidade é muito agradável, tanto pela altura bem elevada do banco do motorista, como pela boa visibilidade e acesso aos instrumentos de comando no volante. É eficiente também o isolamento acústico realizado no Captur.
A altura elevada, de mais de 21 cm do chão, é importante para um carro que circula no Brasil, transpondo os chamados quebra-molas, ou redutores de velocidade, alguns excessivamente altos.
A posição elevada do banco do motorista é um item da preferência, principalmente, das motoristas, pela visibilidade que proporciona do trânsito e é uma característica dos SUV e da Captur.
A suspensão do novo SUV absorve com eficiência as irregularidades da estradas, garantindo uma boa estabilidade ao Captur e se evidencia nas curvas fechadas, que consegui fazer sem aquele receio do carro sair de sua trajetória. esse item positivo se une o conforto exposto nos bancos tanto dianteiros quanto traseiros confortáveis, a altura na cabine alta privilegiando os passageiros mais altos, mesmo no banco traseiro.
Clientes que optarem pelas facilidades de financiamento via Banco Renault têm cinco anos de garantia total. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
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Zen 1.6 16V SCe Manual |
Zen 1.6 16V Sce X-TRONIC CVT |
Intense 1.6 16V SCe X-TRONIC CVT |
Intense 2.0 16V AT |
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Arquitetura | Carroceria monobloco, monovolume, 5 passageiros, 4 portas. | ||||||||
Motor | Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão | ||||||||
Potência máxima (ABNT) | 118 cv (gasolina) @ 5.500 rpm / 120 cv (etanol) @ 5.500 rpm | 143 cv
(gasolina) @ 5.750 rpm / 148 cv (etanol) @ 5.750 rpm |
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Torque máximo (ABNT) | 16,2 kgfm @ 4.000 (gasolina) / 16,2 kgfmf @ 4.000 (etanol) | 20,2 kgfm @
4.000 (gasolina) / 20,9 kgfm @ 4.000 (etanol) |
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Cilindrada | 1.597 cm³ | 1.998 cm³ | |||||||
Pneus/rodas | Roda Alumínio / Pneu 215/60 R17 | ||||||||
Suspensão dianteira | Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. | ||||||||
Suspensão traseira | Suspensão traseira semi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais. | ||||||||
Freios | Sistema ABS, com discos ventilados na dianteira e freios traseiros com tambores; ESP (controle eletrônico de estabilidade); HSA (assistente de partida em rampas) | ||||||||
Direção | Eletro-hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m | ||||||||
Câmbio | Manual 5 velocidades | Automático CVT X-Tronic, com opção de troca sequencial de 6 velocidades |
Automático 4 velocidades | ||||||
Relações de marcha | 1º......... 3,727:1 | Máx..........3,874:1 | 1º......... 3,511:1 | ||||||
2º......... 2,048:1 | Mín...........0,532:1 | 2º......... 1,932:1 | |||||||
3º..........1,321:1 | 3º..........1,288:1 | ||||||||
4º..........0,935:1 | 4º..........0,916:1 | ||||||||
5º..........0,756:1 | |||||||||
Tanque de combustível | 50 litros | ||||||||
Porta-malas | 437 litros | ||||||||
Carga útil | 449 kg | ||||||||
Peso (em ordem de marcha) | 1.273 kg | 1.286 kg | 1.352 kg | ||||||
Entre-eixos | 2.673 mm | ||||||||
Comprimento | 4.329 mm | ||||||||
Altura | 1.619 mm | ||||||||
Largura (sem retrovisores) | 1.813 mm | ||||||||
Aceleração 0 a 100 km/h | 13,4s (gasolina)/ 11,9s (etanol) | 14,5s (gasolina)/ 13,1s (etanol) | 12,0s (gasolina)/ 11,1s (etanol) | ||||||
Velocidade máxima | 168 km/h (gasolina)/ 169 km/h (etanol) | 174 km/h (gasolina)/ 179 km/h (etanol) | |||||||
Consumo urbano | 7,6 km/l (etanol); 10,9 km/l (gasolina) | 7,3 km/l (etanol); 10,5 km/l (gasolina) | 6,2 km/l (etanol); 8,8 km/l (gasolina) | ||||||
Consumo rodoviário | 8,0 km/l (etanol); 11,3 km/l (gasolina) | 8,1 km/l (etanol); 11,7 km/l (gasolina) | 7,3 km/l (etanol); 10,8 km/l (gasolina) | ||||||
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