A mais conhecida e icônica marca de automóveis de luxo do mundo, a BMW, completa 100 anos em 2016. Um dos símbolos da indústria alemã, nasceu como “Fábrica Bávara de Aviões” durante a primeira Guerra Mundial, mas precisou se reinventar depois que o Tratado de Versalhes proibiu o país de fabricar aviões.
Refundada como “Fábrica Bávara de Motores” em 1922, adotou o logotipo azul e branco em forma de hélice e, atualmente, conta com 30 fábricas em 14 países, empregando cerca de 116 mil funcionários.
Inovação e referência
Assim como a capacidade que um estilista de uma grife da alta-costura tem de antecipar uma tendência de moda, um carro conceito pode trazer para os dias atuais o que veremos nas ruas em um futuro próximo, em termos de inovações tecnológicas, desempenho, design, mobilidade e sustentabilidade. Desde o surgimento da BMW, a inovação e a visão voltada para o futuro fazem parte do DNA da empresa.
Algumas das tecnologias desenvolvidas podem ser incorporadas aos carros comerciais, de acordo com a viabilidade de produção em larga escala, e outros podem, inclusive, dar origem aos modelos que vão circular nas ruas nos próximos anos.
Confira os carros-conceito mais
relevantes da história da BMW:
Refundada como “Fábrica Bávara de Motores” em 1922, adotou o logotipo azul e branco em forma de hélice e, atualmente, conta com 30 fábricas em 14 países, empregando cerca de 116 mil funcionários.
Confira os carros-conceito mais
relevantes da história da BMW:
BMW Turbo
Lançado em 1972, como parte das celebrações dos Jogos Olímpicos de Munique (Alemanha), o Turbo chama a atenção pelo desenho, que influenciou fortemente o cupê esportivo M1, lançado anos depois e considerado um dos carros mais icônicos da BMW.
O Turbo traz um motor 2.0 litros, de quatro cilindros e 200 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos.
O Turbo traz um motor 2.0 litros, de quatro cilindros e 200 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos.
BMW E1
Quase 20 anos após apresentar seu primeiro carro elétrico, o 1602 Electric, a BMW mostrou, em 1991, o E1, desenvolvido pela Technik, divisão responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
E1 – E de elétrico – atrai olhares pelo estilo urbano e pela grande área envidraçada. Para reduzir o peso e melhorar o desempenho do veículo, a carroceria é feita de plástico e está apoiada sobre uma estrutura de alumínio.
O motor elétrico que impulsiona o E1 tem 50 cv e suas baterias proporcionam autonomia de 200 quilômetros.
BMW X Coupé Concept
Revelado no Salão de Detroit (EUA) de 2001, o X Coupé exibe recortes curvos e contornos arredondados, que, mais tarde, poderiam ser vistos no conversível Z4.
Outra característica que chama a atenção no protótipo é a tampa traseira, que abre totalmente e traz junto o vidro abaulado. O cupê vem com um motor 3.0 litros, a diesel, apto a entregar 181 cv e tração nas quatro rodas.
BMW H2R
Além do visual insólito, que lembra um submarino, o H2R foi desenvolvido para quebrar recordes de velocidade e mostrar que motores a combustão também podem ser menos ou quase nada poluentes.
Desenvolvido pelo estúdio de design da BMW na Califórnia (EUA), o H2R é equipado com um V12 de 6.0 litros herdado de um sedã 760i convertido para usar hidrogênio em vez de gasolina.
O conjunto atinge 232 cv de potência e leva o H2R aos 100 km/h em seis segundos. Para ajudar a obter este desempenho, ele conta com carroceria de fibra de carbono.
O H2R bateu nove recordes de velocidade para veículos a combustão de hidrogênio no campo de provas de Miramas, na França.
Fonte: Dia News Brazil-Carro
BMW E1
Quase 20 anos após apresentar seu primeiro carro elétrico, o 1602 Electric, a BMW mostrou, em 1991, o E1, desenvolvido pela Technik, divisão responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
E1 – E de elétrico – atrai olhares pelo estilo urbano e pela grande área envidraçada. Para reduzir o peso e melhorar o desempenho do veículo, a carroceria é feita de plástico e está apoiada sobre uma estrutura de alumínio.
O motor elétrico que impulsiona o E1 tem 50 cv e suas baterias proporcionam autonomia de 200 quilômetros.
E1 – E de elétrico – atrai olhares pelo estilo urbano e pela grande área envidraçada. Para reduzir o peso e melhorar o desempenho do veículo, a carroceria é feita de plástico e está apoiada sobre uma estrutura de alumínio.
O motor elétrico que impulsiona o E1 tem 50 cv e suas baterias proporcionam autonomia de 200 quilômetros.
BMW X Coupé Concept
Revelado no Salão de Detroit (EUA) de 2001, o X Coupé exibe recortes curvos e contornos arredondados, que, mais tarde, poderiam ser vistos no conversível Z4.
Outra característica que chama a atenção no protótipo é a tampa traseira, que abre totalmente e traz junto o vidro abaulado. O cupê vem com um motor 3.0 litros, a diesel, apto a entregar 181 cv e tração nas quatro rodas.
Outra característica que chama a atenção no protótipo é a tampa traseira, que abre totalmente e traz junto o vidro abaulado. O cupê vem com um motor 3.0 litros, a diesel, apto a entregar 181 cv e tração nas quatro rodas.
BMW H2R
Além do visual insólito, que lembra um submarino, o H2R foi desenvolvido para quebrar recordes de velocidade e mostrar que motores a combustão também podem ser menos ou quase nada poluentes.
Desenvolvido pelo estúdio de design da BMW na Califórnia (EUA), o H2R é equipado com um V12 de 6.0 litros herdado de um sedã 760i convertido para usar hidrogênio em vez de gasolina.
Desenvolvido pelo estúdio de design da BMW na Califórnia (EUA), o H2R é equipado com um V12 de 6.0 litros herdado de um sedã 760i convertido para usar hidrogênio em vez de gasolina.
O conjunto atinge 232 cv de potência e leva o H2R aos 100 km/h em seis segundos. Para ajudar a obter este desempenho, ele conta com carroceria de fibra de carbono.
O H2R bateu nove recordes de velocidade para veículos a combustão de hidrogênio no campo de provas de Miramas, na França.
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