Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Picape Mercedes-Benz chega ao mercado brasileiro em 2019. VW resgata Taigun mostrado no Salão de 2012 e esquecido.



              Coluna nº 4.517 - 10 de novembro de 2017                                                                                        

Classe X, a picape Mercedes para 2019

Mercedes-Benz mostrou a jornalistas sul-americanos a picape Classe X, produzida na Espanha, a ser replicada pela Nissan, na Argentina, junto com seu Frontier e a cópia Renault Alaskan. Porta a essência do mercado brasileiro no segmento: picape, cabine dupla, motor diesel, opção de tração total e simples.

Não é igual às Frontier e Alaskan, com diferenças inculcadas por seu DNA em isolamento termo acústico, bitolas maiores, permitindo melhor composição com as caixas de rodas, e rodar mais confortável. 

Ao lançamento, em 2019, três versões de decoração e motorização – o engenho Nissan 2,3 litros com um ou dois turbo compressores.

Como vender uma picape quase igual com três marcas diferentes?
Esta é a missão das diretorias comerciais das três marcas. Nissan, já presente no mercado, terá mais facilidade – apesar de resultados tíbios em vendas e da má fama de tirar produtos de fabricação; 

Renault deve contornar a falta de tradição no produzir e vender picapes, com a maior rede revendedora, mas seu presidente diz ser o maior desafio entender quem é o comprador do Alaskan; 

Mercedes não imagina ver sua versão estrelada arrancando toco ou levando transformador de energia nas grimpas do morro. 

Daí diferenciou-o em rolagem, uso e decoração, pretendendo o comprador para o qual o uso extremado das capacidades é coisa secundária. Pretenderá o conforto, a boa decoração, e o intangível valor de ter uma estrela na grade frontal.

Classe X, Mercedes, 2019


E mais, um SUV para Nissan e Renault. Mercedes?
A operação da Nissan, na Argentina – dentro da pioneira fábrica Ika e agora Renault, em Córdoba –, não será apenas o tosco processo industrial de fazer picapes. Mas projeto para o futuro, onde as picapes e utilitários esportivos prometem presença palpável e rentável.

Leitor da Coluna soube por antecipação mundial, a Nissan produziria uma picape com sua marca e montaria outros para a associada Renault e a avençada Mercedes. 

Fábrica iniciará produzir, em 2018. Inicialmente, com o Frontier adequado ao Brasil – atual versão mexicana se ressente da falta de ajustes -; o picape Alaskan ao meio do ano; e o Mercedes ao final, como modelo 2019.

Operação ambiciosa soma evidências ao projeto de instalar a marca na Argentina, transformada em fornecedor de picapes para a América do Sul. 

Produto adicional pode ser utilitário esportivo construído sobre o chassis do Frontier, recentemente apresentado na China. Leva o nome de Paladin – em mandarim nada significa ... 

Seria produzido na Espanha pela fábrica Nissan onde além do Nissan Frontier e do Renault Alaskan, iniciou há dias fazer a picape Mercedes Classe X. 

Pode ser igual opção na operação América do Sul – exceto Mercedes, pois nas entrevistas de apresentação tal possibilidade foi negada.

Como produto utiliza o chassis da picape. Vindo à produção, reeditaria o fugaz e mal acertado X-Terra, então construído sobre o Frontier duas gerações anteriores. A fórmula é simples, mas é apenas adotada pela Toyota no fazer seu lucrativo SW4 sobre o chassi da picape HiLux.

Nissan Paladin ( foto sítio Burlappcar)


VW resgata Taigun – será T Track
Condições diversas – projeto de ter um SUV ou SAV em cada segmento do mercado; busca por retomar vendas e participação no mercado doméstico; surpreendente demanda pelo recém lançado Renault Kwid, na mesma proposta -, instigaram a Volkswagen buscar nos recônditos de sua fábrica de São Bernardo do Campo, SP, o protótipo do Taigun. Foi mostrado no Salão do Automóvel de 2012, prometido para produção - e sumiu.

Mercado é dinâmico, mutante e atuais condicionantes, como novos projeto de gestão; presidente, Pablo Di Si no maior desafio de sua carreira, e presença no Brasil de  Marco Antonio Pavone, designer do up! facilitam o projeto. 

O então dito Taigun será construído sobre o próximo up!, com mudanças incluindo pequeno aumento de comprimento seguindo o mercado, e alteração frontal para absorver a tralha periférica do novo turbo compressor aplicado ao motor 1,0 TSi, para gerar 123 cv. 

Pela atual denominação dos utilitários esportivos da VW, teria a inicial T e a complementação Track. No segmento, o grande diferencial estará no motor TSi, patrono de grandes alegrias no conduzir. Tração dianteira; possibilidade de caixa automática de 6 velocidades; produção em 2020.

Enfim
Corajoso projeto de retomada da Nova Volkswagen, contando com um representante com cara aventureira em cada segmento, formaria uma escada: T Track; T-Cross, sobre o Polo, produção no Brasil em 2018; Tharu, sobre o Golf na Argentina; Tiguan mexicano, 7 lugares; Atlas, com mesma lotação; Touareg.

Taigun revisto e melhorado será T Track em 2020


Roda-a-Roda

Correção Chery QQ sofreu aumento de preço a R$ 26.990, ainda o mais barato do País. Marca enfrenta séria oposição do sindicato dos metalúrgicos, detendo seriadamente a produção de automóveis, a mais irregular do País.

Revisão – Suzuki reviu e melhorou seu Jimny, no País o 4x4 com menor preço. Na mecânica, pinças de freios a discos frontais foram elevadas. 

Conforto por volante com três raios; painel de instrumentos com novo grafismo, tela digital na versão 4Sport – R$ 76.690; 4Work Off Road R$ 75.290; 4All R$ 68.890.

Posição – Ante vendas, em torno de 200 unidades mensais – volume não justifica operação industrial -, fica clara uma verdade: se quem diz entender de jipe realmente o fizesse, vendas seriam muito maiores.

Suzuki Jimny, melhor que as vendas (foto Divulgação)


Desacerto – Após anos de concreta parceria azedou o relacionamento entre a FCA e a Abracaf, associação dos revendedores Fiat: desentendida com a nova direção da companhia, intentou demanda judicial. 

Na prática - Quer ressarcimento pelo corte de produtos, não substituição, e ausência por esvaziar vitrines, vendas, lucros. Também, por operação legal pela Fiat, com redução de impostos, sem diminuir o preço final dos veículos.

E? - Atual gestão Fiat inicia desacelerar e, assim, eventual condenação recairá sobre resultados operacionais de sucessor (es).

Luxo – Final do mês Ford anunciará importação do Mustang. Hoje já não é tratado nos mercados extra EUA como exceção, mas como Carro Universal, apto a clientes em todo o mundo, como o foi seu pioneiro antecessor Modelo T.  

Idem – GM busca traçar ações para vender o concorrente Camaro. Contratou Carlos Ferreirinha, festejado consultor de Luxo, para desenhar apresentação e colocação do produto no mercado.

Questão – Marcas não têm continuidade nos programas de importação. Trazem um lote, vendem, desistem, e proprietários ficam sem apoio. Tomara mudem.

Lembrança – Jornal Folha de S. Paulo na 27a edição do prêmio Top of Mind – pesquisa nacional onde se pergunta marcas de produtos mais lembradas.

Quem – Em carros Volkswagen ganhou com melhor performance em relação a 2016. Em caminhões, deu Mercedes-Benz; motos, Honda; Pirelli, como pneu; Petrobras, como gasolina e o seu lubrificante Lubrax.

Mudança – Aparentemente Ford rompeu o perigoso ciclo de prejuízos na América do Sul: tem lucros há quatro trimestres. Último, US$ 1,5B antes dos impostos, significa ter vendido 14% a mais.

GenteCélio Galvão, jornalista, sai da Ford após 40 anos de serviço e invejáveis resultados para a marca. 

OOOO Quer continuar no ramo. 

OOOO Carlos Eugenio Dutra, engenheiro, deixa Diretoria de Estratégia de Produto América Latina na FCA Fiat/Chrysler. 

OOOO Aposentadoria após 38 anos na empresa

OOOO Substituído por Bruno Kamei, 36, na Fiat desde 2003. 

OOOO Missão: planejar próximos veículos Fiat e Jeep para América Latina. 

OOOO Erick Boccia, gerente de Imprensa da Toyota, outro telefone. 

OOOO Deixou a japonesa. OOOO 

Mistérios corporativos. OOOO

Kwid puxará fila na Renault

Renault projeta Kwid como seu líder em vendas


Fábrica paranaense surpreendida e satisfeita com os bons resultados das vendas iniciais do sub compacto Kwid projeta-o como o futuro líder de vendas da marca, superando o Sandero. 

Para facilitar tal definição e criar espaço industrial, empresa agiu paralelamente: alterou o fornecimento do Duster para o mercado argentino. 

Em vez de enviá-los do Brasil, -lo-á com os de produção colombiana – montados com peças brasileiras. Além do mais, dá retoques finais em fábrica para injeção de alumínio para motores 1.6 e os 1.0, estes empregados no Kwid.

No pacote está o atingimento da meta definida há alguns anos, ter 10% do mercado nacional de veículos leves. Marca hoje tem 7,8% no universo dos carros 0 Km, prevendo atingir 8% nos próximos meses.

Um décimo do mercado doméstico brasileiro equivale superar a Ford, sempre em 4ª posição, atrás de Volkswagen, Fiat e Chevrolet. Atual percentual situa-a atrás de Hyundai e Toyota.

Mercado nacional ainda é indefinido e as vendas do primeiro mês do Kwid, elevando-o. Hoje, demanda continua plena, sem disponibilidade para recebimento imediato; as encomendas são para dois meses de espera. 

O lançamento, entretanto, enfatiza Luiz Pedruccii, o primeiro brasileiro a presidir a Renault, foi de maior atração e maior retorno de mídia espontânea no mercado nacional em 2017. Para 2018, o executivo projeta o Kwid correspondendo a 1/3 da capacidade de produção da fábrica.
_________________________________________________________________________________ edita@rnasser.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.