Viajar é sempre bom. Por isso, realizar a manutenção preventiva antes de tirar o carro da garagem, poupa estresse e dor de cabeça desnecessários e ficar no meio da estrada.
A manutenção preventiva do veículo que irá transportar toda a família não pode ficar em segundo plano e, sair com o carro sem revisão, pode ser algo muito perigoso e custar muito caro no final.
Segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em 2016, o número de veículos atendidos nas estradas do País ultrapassou os 2,3 milhões.
Fique sempre atento a quilometragem e as necessidades das trocas dos óleos lubrificantes e dos filtros. Em média a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses as trocas devem ser realizadas.
Sair de casa com pneu careca é de fato uma temeridade. O limite de segurança de um pneu é de 1,6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca" e o veículo pode ser apreendido.
Triângulo, macaco e chave de roda são os itens necessários. Não confira apenas se estão no carro, faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve para nada;
Não se esqueça de conferir o nível da água para que a temperatura ideal do motor seja mantida. O reservatório de líquido de arrefecimento mostra o nível correto por meio de uma marcação, por isso, é importante verificá-la antes de viajar;
As palhetas dos vidros dianteiros e traseiros são itens essenciais de segurança. Sempre verifique se as borrachas estão ressecadas e substituam quando necessário.
Sistema elétrico, faróis e lâmpadas também são itens indispensáveis de segurança. É importante fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro.
A manutenção não deve ser feita somente para viajar, na volta, o melhor a fazer é levar o veículo para outra verificação geral.
Segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em 2016, o número de veículos atendidos nas estradas do País ultrapassou os 2,3 milhões.
Entre as principais causas estão panes mecânicas (+933 mil), panes elétricas (+80 mil), trocas de pneus (+222mil) e panes secas (+145 mil). O número de guinchamentos chegou a quase 942 mil.
Se antecipe a uma possível paragem na estrada por avaria:
Um dos equipamentos de segurança mais importante do carro são os freios, então, trocar os fluídos em média uma vez por ano é indispensável.
Um dos equipamentos de segurança mais importante do carro são os freios, então, trocar os fluídos em média uma vez por ano é indispensável.
Discos de freio, pastilhas, tambores e outras peças do sistema devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros. Se você tem sistema ABS, verifique o sistema eletrônico e se todos os componentes e sensores estão em perfeito funcionamento;
Fique sempre atento a quilometragem e as necessidades das trocas dos óleos lubrificantes e dos filtros. Em média a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses as trocas devem ser realizadas.
Deixar essa manutenção preventiva para depois pode causar danos irreversíveis ao motor e grandes prejuízos ao bolso. Se o carro for de direção hidráulica, as trocas do óleo da caixa de direção também são necessárias;
Alinhar e balancear os pneus também é um item de segurança básico e não se esqueça de conferir a calibragem;
Triângulo, macaco e chave de roda são os itens necessários. Não confira apenas se estão no carro, faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve para nada;
As palhetas dos vidros dianteiros e traseiros são itens essenciais de segurança. Sempre verifique se as borrachas estão ressecadas e substituam quando necessário.
Sistema elétrico, faróis e lâmpadas também são itens indispensáveis de segurança. É importante fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro.
A manutenção não deve ser feita somente para viajar, na volta, o melhor a fazer é levar o veículo para outra verificação geral.
Os filtros de ar, óleo, combustível e ar-condicionado podem ter acumulado impurezas. Se o carro tiver ido ao litoral, ou se trafegou de forma intensa em estradas de terra, faça uma limpeza cuidadosa da carroceria e cabine. Manter o veículo limpo facilita a identificação de eventuais vazamentos de óleo e outros fluídos.
No Rio de Janeiro, a Mecânica DOMAR, na Rua General Polidoro, 65 - Botafogo, é uma sugestão séria, onde há anos faço a manutenção dos meus carros. Tel.: 021 22950145 e 99987-1330.
No Rio de Janeiro, a Mecânica DOMAR, na Rua General Polidoro, 65 - Botafogo, é uma sugestão séria, onde há anos faço a manutenção dos meus carros. Tel.: 021 22950145 e 99987-1330.
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