Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 16 de julho de 2018

BMW i3S, um elétrico urbano sustentável com uma direção divertida, foi o carro que o Blog avaliou em Portugal. Sugiro aos leitores realizar um test-drive


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Quando uma montadora se propõe a fabricar um veículo elétrico baseia a sua construção na sustentabilidade e o i3 criado pela BMW é um carro sustentável. Foi esse carro, um i3S, que está à venda no Brasil, e que tive a oportunidade de avaliar em Lisboa.



Num país onde a quantidade de carros movidos a Diesel  -um pouco menor do que os a gasolina - com seu ruído característico, no i3S o sussurro do silêncio é o barulho que se ouve quando se aciona o motor deste BMW. Pressionado o botão start, colocada a minúscula manete das marchas, localizada atrás do volante, em posição drive, desligado o freio - elétrico -, no painel surgem os dados de do computador de bordo, e o i3S sai deslizando silenciosamente.



A aceleração deste elétrico de tração traseira é o que logo impressiona. Apertando o acelerador um pouco mais fundo, o carro sai em rápida disparada, silenciosamente. Afinal, são apenas 6,9 segundos para chegar de 0 a 100 km/h, mas 3,7 s, para ir de 0 a 60 km/h, com direito a sentir as costas colarem no banco, graças à opção de direção esportiva, para que basta apertar o respectivo botão no console. A versão i3, vai da imobilidade aos 100 km/h em 7,3 s.



O elétrico da BMW vem equipado com itens de segurança, compatíveis com os cuidados com a segurança encontrada nos demais modelos da marca: controle automático de estabilidade (ASC) funciona com maior rapidez e oferece mais tração e estabilidade em aceleração e frenagem, diversos air bags, e o controle dinâmico de tração otimizado (DTC) agora disponível também em curvas e até a velocidades superiores a 100 km/h, até o máximo do carro de 160 km/h.



Foram cinco dias de direção agradável e divertida pelas ruas de Lisboa num carro que por onde passava, chamava a atenção. A frente mais elevada devido às baterias, que ocupam todo o chão do i3S, dá-lhe um ar imponente e as linhas laterais elegantes contribuem para esse interesse visual.



Autonomia
Em Lisboa, o i3S não tem dificuldade para carregar suas baterias. Em diversas ruas existem estações de carregamento e, por exemplo, na famosa loja de departamentos El Corte Inglés onde a recarga é gratuita. Mas, o carregamento pode ser feito até numa tomada na residência, levando em torno de 8h para atingir a carga completa. O motor elétrico do BMW i3S oferece uma potência de 184 cv (135 KW).



Pela autonomia oferecida, 200 km - que se pode estender a cerca de mais 100 km do que no modelo anterior - e suas características, considero o i3S um veículo puramente urbano, embora na estrada se comporte como gente grande, onde se mostrou absolutamente estável na viagem até à Ericeira a cerca de 50 km de Lisboa, onde aproveitei para fazer as fotos que ilustram a matéria.



Conforto
O habitáculo é amplo e os assentos dianteiros e traseiro, que acomoda dois passageiros grandes à vontade são confortáveis. O assento traseiro, no entanto, devido à altura do chão obriga os ocupantes a ficar com as pernas um pouco elevadas, quando o normal é formar um ângulo de 90 graus.




As portas traseiras de abertura 
invertida, tipo suicida, são fechadas nas da frente, e nelas é fixado o cinto de segurança dos passageiros da frente, o que significa que para o passageiro do banco de trás sair, o da frente tem que soltar o cinto de segurança, abrir sua porta para em seguida se conseguirem abrir as portas traseiras.







Na forração de portas, laterais e painel é visível a diferença do tipo de material utilizado nos demais veículos. A BMW usou no i3 e i3S o kenaf, produto feito de fibras extraídas de plantas malvas que convertem um volume de CO2 acima da média em oxigênio durante o crescimento e são 30% mais leves do que os plásticos comuns e outros materiais usados pela indústria automotiva.



Dirigibilidade
O i3S é um carro de uma dirigibilidade muito agradável. A direção muito segura e firme transmite para o piloto segurança e tranquilidade. O volante tem regulagem de altura e profundidade. As largas colunas do para-brisas, em curvas apertadas criam, um ponto cego que dificultam um pouco a perfeita visão lateral na frente.

Os instrumentos no painel, digitais, têm visibilidade absoluta, assim como a localização dos comandos de câmbio e os do volante, de controle de velocidade (piloto automático), de telefone e de mídia são perfeitos.



A despeito de até agora em Portugal, em pleno Julho, auge  do Verão, o calor próprio da época não ter dado "as caras", o ar condicionado do i3S é muito eficiente.



É uma pena este belo elétrico não vir com o sistema multimídia e um monitor - que é de excelentes dimensões - sensível ao toque, persistindo a BMW em manter os controles manualmente no console central.






O carro oferece um monte de serviços digitais e sistemas de assistência ao condutor, através do BMW Connected, cujo GPS, indica, entre muitas outras informações, todos os pontos de recarga da bateria, serviços de conciérge.

Freio motor



O sistema de freios é eficiente, ajudado pelo chamado "freio motor" que reduz e imediato a velocidade do carro assim que se tira o pé do acelerador, graças ao sistema regenerativo do carro. Rodas de 19"/155/70.



No tocante ao conforto no asfalto liso o i3S roda como um veludo, mas em piso irregular nota-se a dureza da suspensão.




Com a ausência do motor, o  i3S possui na frente um pequeno porta-malas e na traseira em torno de 300 l, que aumenta com o rebaixamento dos bancos traseiros. 



Viajar de férias a Portugal é sempre muito agradável e este ano tive a oportunidade de fazer a avaliação de um BMW i3S, cedido através de um contato entre os gerentes de Imprensa BMW Brasil, João Veloso, e de Portugal, João Trincheiras, a quem agradeço pela gentileza, que permitiu realizar esse trabalho para os leitores do Blog.



Dados técnicos


Consumo de combustível e emissões de CO2.

Consumo de energia elétrica e emissões de CO2 para o BMW i3 (94 Ah):
Consumo de combustível (combinado) em l/100 km: 0
Emissões de CO2 (combinadas) em g/km: 0
Consumo de energia elétrica em kWh/100 km: 13,1-13,6
Autonomia elétrica (combinada) em km: 290–300
Autonomia elétrica orientada para o cliente em km: até 200

Consumo de energia elétrica e emissões de CO2 para o BMW i3 (94 Ah) com extensor de autonomia:
Emissões de CO2 (combinadas) em g/km: 13–14
Consumo de energia elétrica (combinado) em kWh/100 km: 11,5–11,9

Consumo de combustível (combinado) em l/100 km: 0,6
Autonomia elétrica (combinada) em km: 225–235
Autonomia elétrica total orientada para o cliente em km: até 330

Consumo de energia elétrica e emissões de CO2 para o BMW i3s (94 Ah):
Consumo de combustível (combinado) em l/100 km: 0
Emissões de CO2 (combinadas) em g/km: 0
Consumo de energia elétrica em kWh/100 km: 14,3
Autonomia elétrica (combinada) em km: 280
Autonomia elétrica orientada para o cliente em km: até 200

Consumo de energia elétrica e emissões de CO2 para o BMW i3s (94 Ah) com extensor de autonomia:
Consumo de combustível (combinado) em l/100 km: 0,7

Emissões de CO2 (combinadas) em g/km: 14
Consumo de energia elétrica (combinado) em kWh/100 km: 12,5

Autonomia elétrica (combinada) em km: 220
Autonomia elétrica total orientada para o cliente em km: até 330

Valores provisórios a aguardar confirmação oficial.
Os valores do consumo de combustível e emissões de CO2 dependem da dimensão das jantes (rodas) e dos pneus selecionados. Os dados do consumo foram determinados de acordo com o ciclo de condução ECE.

A autonomia de condução está dependente de inúmeros fatores, nomeadamente do estilo de condução, percurso selecionado, condições atmosféricas, utilização do sistema de aquecimento/refrigeração e climatização prévia.
Para mais informações sobre os dados oficiais do consumo de combustível e das emissões específicas de CO2 dos automóveis ligeiros de passageiros novos, consulte as diretrizes disponíveis gratuitamente em todos os Concessionários BMW e Agentes BMW
 i3


Os Novos BMW i3 e i3s.
INSCREVA-SE PARA REALIZAR UM TEST DRIVE
NUM AGENTE PERTO DE SI.




 -  - 




 - 





O meu consentimento para Propósitos de Marketing
Os campos marcados com  são de preenchimento obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.