Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Quando uma montadora se propõe a fabricar um veículo elétrico baseia a sua construção na sustentabilidade e o i3 criado pela BMW é um carro sustentável. Foi esse carro, um i3S, que está à venda no Brasil, e que tive a oportunidade de avaliar em Lisboa.
Em Lisboa, o i3S não tem dificuldade para carregar suas baterias. Em diversas ruas existem estações de carregamento e, por exemplo, na famosa loja de departamentos El Corte Inglés onde a recarga é gratuita. Mas, o carregamento pode ser feito até numa tomada na residência, levando em torno de 8h para atingir a carga completa. O motor elétrico do BMW i3S oferece uma potência de 184 cv (135 KW).
O habitáculo é amplo e os assentos dianteiros e traseiro, que acomoda dois passageiros grandes à vontade são confortáveis. O assento traseiro, no entanto, devido à altura do chão obriga os ocupantes a ficar com as pernas um pouco elevadas, quando o normal é formar um ângulo de 90 graus.
invertida, tipo suicida, são fechadas nas da frente, e nelas é fixado o cinto de segurança dos passageiros da frente, o que significa que para o passageiro do banco de trás sair, o da frente tem que soltar o cinto de segurança, abrir sua porta para em seguida se conseguirem abrir as portas traseiras.
O i3S é um carro de uma dirigibilidade muito agradável. A direção muito segura e firme transmite para o piloto segurança e tranquilidade. O volante tem regulagem de altura e profundidade. As largas colunas do para-brisas, em curvas apertadas criam, um ponto cego que dificultam um pouco a perfeita visão lateral na frente.
Os instrumentos no painel, digitais, têm visibilidade absoluta, assim como a localização dos comandos de câmbio e os do volante, de controle de velocidade (piloto automático), de telefone e de mídia são perfeitos.
Freio motor
Dados técnicos
Consumo de combustível e emissões de CO2.
Consumo de energia elétrica e emissões de CO2 para o BMW i3 (94 Ah):Consumo de combustível (combinado) em l/100 km: 0
Emissões de CO2 (combinadas) em g/km: 0
Consumo de energia elétrica em kWh/100 km: 13,1-13,6
Autonomia elétrica (combinada) em km: 290–300
Autonomia elétrica orientada para o cliente em km: até 200
Consumo de energia elétrica e emissões de CO2 para o BMW i3 (94 Ah) com extensor de autonomia:
Emissões de CO2 (combinadas) em g/km: 13–14
Consumo de energia elétrica (combinado) em kWh/100 km: 11,5–11,9
Consumo de combustível (combinado) em l/100 km: 0,6
Autonomia elétrica (combinada) em km: 225–235
Autonomia elétrica total orientada para o cliente em km: até 330
Consumo de energia elétrica e emissões de CO2 para o BMW i3s (94 Ah):
Consumo de combustível (combinado) em l/100 km: 0
Emissões de CO2 (combinadas) em g/km: 0
Consumo de energia elétrica em kWh/100 km: 14,3
Autonomia elétrica (combinada) em km: 280
Autonomia elétrica orientada para o cliente em km: até 200
Consumo de energia elétrica e emissões de CO2 para o BMW i3s (94 Ah) com extensor de autonomia:
Consumo de combustível (combinado) em l/100 km: 0,7
Emissões de CO2 (combinadas) em g/km: 14
Consumo de energia elétrica (combinado) em kWh/100 km: 12,5
Autonomia elétrica (combinada) em km: 220
Autonomia elétrica total orientada para o cliente em km: até 330
Valores provisórios a aguardar confirmação oficial.
Os valores do consumo de combustível e emissões de CO2 dependem da dimensão das jantes (rodas) e dos pneus selecionados. Os dados do consumo foram determinados de acordo com o ciclo de condução ECE.
A autonomia de condução está dependente de inúmeros fatores, nomeadamente do estilo de condução, percurso selecionado, condições atmosféricas, utilização do sistema de aquecimento/refrigeração e climatização prévia.
Para mais informações sobre os dados oficiais do consumo de combustível e das emissões específicas de CO2 dos automóveis ligeiros de passageiros novos, consulte as diretrizes disponíveis gratuitamente em todos os Concessionários BMW e Agentes BMW i3
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário