DE CARRO POR AÍ - ROBERTO NASSER
Coluna nº 2.818 - 15 de julho de 2018
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Ford Mustang. Europeização o salvou
Bem acertado, o Mustang
A postura de visar clientes diferentes com
exigências próprias, mudou o produto, para muito melhor. Mantém a cara e a
importância, a aparência agressiva, perfil e linhas de imagem esportiva, o
funcionar sonoro, viril, exaurido por quatro tubos de escapamento, a pintura
brilhante em cores marcantes, em especial vermelho, preto, amarelo.
No perfeccionismo da manutenção da aura do automóvel, tomaram a versão 350
utilizada por Steve McQueen no mítico filme Bullit, mais identificada com a
marca, mantiveram as lanternas traseiras em três elementos.
No processo de internacionalização é automóvel bem
acertado. E para o Brasil, idem. É importado em versão dita Premium, com motor
V8, sem opções. Pacote completo, bem definido. Comparado com o concorrente
Camaro, é mais potente, veloz, reativo, e barato em seus R$ 300 mil, preço para
abertura de negócios.
Motor surpreende. O tradicional V8 5.0 foi
intensamente modificado e a potência, sempre na casa da segunda centena de
cavalos, por desenvolvimento, saltou para 466 cv a respeitáveis 7.000 rpm,
perfil de motor europeu. É a terceira geração da família Coyote, bloco em
alumínio, assinatura da esportivização real do motor, coisa do cliente europeu.
Há
eletronização viva no produto, desde a regulagem do motor, em sete padrões
diferentes, de economia a esportivo, e a possibilidade de torná-lo silencioso
para manobrar em condomínio ou andar com assinatura Sonora em estrada livre.
Transmissão automática tem 10
marchas, também operáveis por alavanquinhas sob o volante – poderia ter menos
para ser mais esportivo e de operação mais objetiva. Mas o interesse foi
resultado direto ao usuário sem maior sensibilidade para operar, e a
disponibilidade de tantas marchas e de elevado torque permite operar em baixas
rotações – na prática, obter impensáveis marcas de economia: em cidade de
trânsito civilizado mais de 8 km/litro.
Ford importá-lo-á em doses de 500
unidades. Primeira já foi absorvida.
Roda-a-Roda
Hyundai – Como usualmente descompromissada na difusão de
informações no Brasil, Hyundai anunciou na Argentina dois novos produtos para
nosso mercado: modelo pequeno, em nova plataforma, menor ante o Creta e HB20, e
um picape médio.
De novo -Trata-o como A-Cuv. Letra A indica
o segmento de carros pequenos e Cuv, apesar da sonoridade, o
prefixo da sigla Compact Utility Vehicle. Veja-o como o Kwid
Renault da Hyundai.
Que coisa - Sigla é da pior qualidade. Crítica da Coluna sobre
a grosseira sonoridade fez Ford suprimi-la. Inibia as engenheiras no processo.
Mais – Quanto ao picape não será viabilização do
modelo de estudo exibido como modelo de estudo sobre o Creta, mas produto
grande, para concorrer com Toyota HiLux e sua turma.
Recorde – Fábrica no esquema 4.0, aços resistentes e
leves, e a aura de quase um século de perseguição à tecnologia e qualidade, permitiram à
Borgward comemorar produção da 100.000a unidade.
De novo - Recriada pelo neto Christian, quer
aproveitar a aura da empresa de Bremen, Alemanha, pelo avô Carl Borgward. E na
cidade alemã constrói fábrica
para ser a referência de qualidade e processos.
Alpine – adiamento pode ser bom
Demora – O projeto da Renault em trazer seu recém
lançado esportivo Alpine para fazer prospecção de mercado no Brasil, estacionou, puxou o
freio de mão, desligou os cabos da bateria, parqueou sobre
cavaletes.
Bom – Razão simplória e surpresa: a produção está
vendida pelos 19 concessionários na França e a área de exportações
pelos próximos dois anos.
Mau? – Projeto para chegar ao mercado brasileiro
foi delongado, com remotas chances de implementar a capacidade industrial da velha fábrica
Alpine dos tempos do fundador Jean Rédélé – marca foi
posteriormente comprada pela Renault, e o mito foi junto.
Ótimo – Há um lado bom no esticar o prazo: até lá deve
estar acertado o acordo entre o Mercosul e União Européia, e assim preço final menor pela
ausência do imposto de importação.
Amostra – Para instigar mercado, Renault levará
exemplar de pré série como atração em sua presença no Brazil’s Renault Classic Show,
elegante encontro de veículos antigos a ser
realizado em Araxá, MG, setembro. Quer ve-lo? Pinte lá.
Novo – Anúncio da FCA para participar do mercado
de picapes no Brasil, embute decisão sobre três produtos: novo Strada – já em andamento;
importação do RAM 1500 – ex-Dodge 1500; e a definição de picape para 1.000 kg
de carga, modelo novo, inexistente no portfolio
da empresa. Norte americanos envolvidos no projeto
tratam-no como Metric Ton. Curiosidade, mercado latino americano afinará visão
da América superior.
Mudança – Teremos enormes alterações no mundo do
automóvel nos próximos anos – desde a necessidade de tê-los, uso, manutenção -, até
extinção de profissões a eles ligadas.
Paralelo – Enquanto Seu Lobo não vem, outra mudança se
implanta no atual início de relações e conceitos – a distribuição dos combustíveis
líquidos.
Direto – A decisão permitindo às usinas de álcool vender
diretamente aos postos, eliminando os custos da desnecessária passagem por companhia
distribuidora, deve ser seguida para a
gasolina. E o CADE e a Agencia Nacional do Petróleo estudam acabar com o monopólio da Petrobrás - empresa refina 95%, estudando abrir tal processo a outras refinarias e ter reajustes
de preços com prazos programados.
Ford GT 40 humilhando Ferrari em Le Mans
Razão –
Não há história melhor no automobilismo: a briga Ford versus Ferrari, motivada pelo desentendimento
entre dois mandões personalistas. Henry Ford II, o neto, comandando a segunda maior produtora de veículos, e o
turrão Enzo Ferrari, acionista maior à frente de sua
marca, envolvida com corridas e fazendo esportivos para gerar recursos.
Italianice – À assinatura do contrato Enzo Ferrari saiu
e não voltou à reunião -, e Ford II, embora ausente, viu como ofensa pessoal, e
resolveu dar o troco – esmagar a Ferrari em seu ambiente, as pistas de corrida, em especial
nas 24 Heures du Mans, a mítica corrida de resistência.
Solução – O caminho gerou carro, hoje em segunda
reedição, então chamado Ford GT 40; abriu trilha pavimentada para Carrol Shelby
transformar-se em pequeno industrial, trouxe
vitórias para a Ford nas corridas de resistência.
Enfim – Virará filme, já em filmagem. O ator Matt
Damon reviverá Shelby e com certeza gerará muita dramatização no reviver as disputas –
vencidas pela Ford -, em Le Mans, entre 1966 e 1969.
Ascensão – Citroën, representada por DS 21 de 1966,
com carroceria especial Le Léman Coupé pelo encarroçador Chapron, quebrou o encanto para
marcas comuns e recentes estacionando no gramado 18
do campo de golfe de Pebble Beach, onde no 3º domingo de
agosto no Concours d’Élegance, um dos mais esnobes encontros de veículos antigos.
Razão – Revolucionário em soluções, como a carroceria
esculpida pelo ar, único sistema hidráulico para freios, direção, e a surpreendente
hidro-suspensão, ao lançamento, em 1955 no Paris
Auto Show, teve 80 mil encomendas.
Gente – Roberto Carvalho, ex GM
Canadá, de volta. OOOO Diretor Geral da BMW. OOOO Muita
pedra a carregar: vendas; otimizar rede de revendas; definir novos produtos;
acertar assistência técnica; trabalho em conjunto com a operação de montagem em
Araquari, SC. OOOO BMW tropica
no mercado. OOOO
Com ampla folga Mercedes CLA 180 lidera segmento
Mercedes
abre liderança
Lançado ao princípio do ano, o Mercedes CLA 180 tem
sólida ascensão em vendas: triplicou-as relativamente às dos cinco primeiros
meses do ano anterior. Numericamente significa reinar absoluto dentre os
produtos da família C, os 200, 250 e AMG 45 4Matic, assinalando 80,1% das
vendas. Quanto aos concorrentes principais, os também teutônicos sedãs 4 portas
BMW serie 3 e Audi A3, liderança também é sólida: 74%. Na prática a soma dos
concorrentes é inferior aos números de venda do CLA 180.
Razões da preferência estão em condições
importantes: maior rede assistencial; linhas de sedã com morfologia de cupê;
conforto construtivo. Mecânica é liderada por motor de quatro cilindros em
linha, 1,6 litro de deslocamento, 16 válvulas, turbo, injeção direta. Gera 122
cv, mas o diferencial para agradabilidade de uso está nos 20 m.kgf de torque,
plano entre 1.250 e 4.000 rpm, permitindo garra para acelerar e usura em
consumo. Agregado a transmissão automática com duas embreagens 7G-DCT, de
sete velocidades, permite acelerar de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atingir
pico final em 210 km/h.
Como equipamento dispõe de rodas em liga levo, aro
17”, sete bolsas de ar, incluindo laterais e uma para os joelhos do motorista,
faróis e lanternas em LEDs High Performance. Fórmula integra o esforço de
rejuvenescimento da marca, com esportivização das linhas, trabalhos de
aerodinâmica, equipamentos de infordiversão cada vez mais demandados, como
o Apple CarPaly e Android Auto.
Preço auxilia na escolha: R$ 137.900.
FCA investe para trazer Fiat à liderança
Depois
da Jeep, FCA investe na Fiat
Empresa aproveitou 42º aniversário
da atividade industrial automobilística da Fiat para anunciar investimentos na
marca: aplicará R$ 8B em cinco anos na planta de Betim, MG, base que assistiu
aos investimentos para implantação da associada Jeep e ver sua liderança no
segmento.
Aplicação de capital para o setor Fiat, inaugura
novo ciclo para a marca e seus fornecedores, com indicativo sério, a criação
de, pelo menos, 8 mil empregos.
Novo capital se destina a alavancar Fiat e seu
leque de produtos, fortalecendo atividade no Brasil e na América Latina,
corporificando 15 lançamentos até 2023, para cobrir segmentos onde não compete.
Os investimentos tem endereço certo, o Polo Automotivo Fiat, em Betim, MG,
maior fábrica da marca no mundo, tanto para dinamizar suas atividades quanto a
dos fornecedores instalados ao seu redor. Fiat capitaneou um processo de
sobrevivência dito Mineirização, constituindo-se em grande esforço
para levar fornecedores a se instalar em Minas para eliminar logística,
transporte e obter custos menores.
O grande esforço embute a determinação de voltar a
ostentar título de muito orgulho, marca líder no Brasil.
________________________________________________edita@rnasser.com.br
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