O Audi Q8 combina o melhor de dois mundos – a elegância de um cupê de quatro portas de luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte.
O interior com dimensões generosas com compartimento de bagagens variável, sistema operacional de última geração, suspensão tecnológica e assistência inteligentes fazem do Q8 uma ótima companhia para negócios ou lazer.
Com tração integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 254 milímetros, o SUV-cupê pode seguir sem ressalvas quando o asfalto termina. Fabricado na planta de Bratislava (Eslováquia), o Q8 já pode ser encomendado e estará disponível nas concessionárias em agosto na Europa.
Versátil, esportivo e elegante:
Versátil, esportivo e elegante:
conceito de espaço e dimensão
Com 4.986 milímetros de comprimento, 1.995 de largura e 1.705 mm de altura, o novo Q8 exala esportividade e prestígio como nenhum outro SUV da marca. Sua linha de teto no estilo cupê aparenta ser muito mais baixa do que a do Q7. O carro é 66 mm mais curto, mas 27 mm mais largo que o “irmão”. A dianteira distinta, o balanço traseiro curto, a altura do solo de até 254 mm e as enormes rodas pintam um quadro de dinâmica poderosa.
Com entre-eixos de quase três metros, o Q8 oferece um amplo espaço para cinco ocupantes. O espaço interno excede o de concorrentes diretos em quase todas as dimensões relevantes.
Com entre-eixos de quase três metros, o Q8 oferece um amplo espaço para cinco ocupantes. O espaço interno excede o de concorrentes diretos em quase todas as dimensões relevantes.
Os bancos dianteiros estão disponíveis com quatro tipos de design. No topo da gama estão os bancos S Sport e os de contornos customizados – este último com ventilação de série. Uma função de massagem está disponível para os dois modelos sob demanda. O sistema de banco traseiro tripartido é de série, com ajuste longitudinal como opcional.
Com seu grande compartimento de bagagens e espaço generoso de armazenamento dividido com bandejas, o Q8 é ideal para longas jornadas.
Com seu grande compartimento de bagagens e espaço generoso de armazenamento dividido com bandejas, o Q8 é ideal para longas jornadas.
O porta-malas comporta 605 litros e pode ter sua capacidade aumentada para até 1.755 litros com os assentos traseiros rebatidos. Duas bolsas de golfe podem facilmente ser armazenadas no SUV.
A tampa traseira é operada eletricamente e há a opção de abertura e de fechamento por um gesto com o pé disponível. Outro opcional é a cobertura elétrica do compartimento, que retrai automaticamente nos trilhos quando a tampa traseira é aberta e se estende novamente quando fechada.
A nova “cara” da família Q: o design externo
A nova “cara” da família Q: o design externo
O Q8 interpreta essas características de sua própria maneira, como uma fusão entre um elegante cupê de luxo de quatro portas com um SUV de grande porte, e ecoa um ícone da marca: o quattro original.
Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. Seis aletas cromadas verticais fazem a grade do radiador parecer ereta e sólida. Opcionalmente, uma máscara larga conecta a grade aos faróis. O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes também destacam a aparência agressiva.
Graças às portas sem molduras, a linha do teto do tipo cupê se estende visualmente ao longo da carroceria do veículo, terminando no longo spoiler de teto. A linha de teto arqueia-se ligeiramente na direção das colunas D, que são sustentadas por contornos largos e musculosos – reminiscentes do Audi quattro original. A linha do ombro deixa o SUV com uma aparência estivada, conectando elegantemente os potentes caixas de roda.
Proporções compactas esportivas combinadas com um teto muito baixo e uma janela plana formam a traseira. Um elemento estreito de alto brilho preto com uma faixa de luz integrada se estende entre as lanternas.
Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. Seis aletas cromadas verticais fazem a grade do radiador parecer ereta e sólida. Opcionalmente, uma máscara larga conecta a grade aos faróis. O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes também destacam a aparência agressiva.
Graças às portas sem molduras, a linha do teto do tipo cupê se estende visualmente ao longo da carroceria do veículo, terminando no longo spoiler de teto. A linha de teto arqueia-se ligeiramente na direção das colunas D, que são sustentadas por contornos largos e musculosos – reminiscentes do Audi quattro original. A linha do ombro deixa o SUV com uma aparência estivada, conectando elegantemente os potentes caixas de roda.
Proporções compactas esportivas combinadas com um teto muito baixo e uma janela plana formam a traseira. Um elemento estreito de alto brilho preto com uma faixa de luz integrada se estende entre as lanternas.
Essa é uma característica dos principais modelos da Audi, acentuando a largura do Q8. A faixa cria uma assinatura independente de luz diurna ou noturna, assim como no quattro original. O difusor tem quatro aletas verticais e um cano de escapamento integrado em cada lado.
Característica digital:
Característica digital:
tecnologia de iluminação e de design
As luzes de condução diurna trazem um design tridimensional pela primeira vez. Elas consistem em sete segmentos curtos e dois longos na extremidade dos faróis.
Os últimos deslocam o foco visual para o exterior, destacando a largura do Q8. A lanterna tem design tridimensional similar com seus 12 segmentos conectados pela faixa de luz que simula a profundidade.
Em conexão com a tecnologia HD matrix LED, faróis e lanternas não apenas apresentam as luzes de seta dinâmicas, mas também as de abertura e de fechamento das portas.
Em conexão com a tecnologia HD matrix LED, faróis e lanternas não apenas apresentam as luzes de seta dinâmicas, mas também as de abertura e de fechamento das portas.
Sua interação harmoniosa dá ao SUV uma caraterística dinâmica. Os proprietários do Q8 podem usar o aplicativo myAudi em seu smartphone para ativar várias funções de iluminação e experimentá-las do lado de fora – um recurso exclusivo entre os concorrentes.
Simplicidade é o novo premium: o design interno
O display superior MMI sensível ao toque é o elemento central do interior do novo Q8. Com painel preto, a aparência quase se dissolve em uma grande e negra superfície quando desligado.
Simplicidade é o novo premium: o design interno
O display superior MMI sensível ao toque é o elemento central do interior do novo Q8. Com painel preto, a aparência quase se dissolve em uma grande e negra superfície quando desligado.
Símbolos simples e de fácil compreensão destacam a precisão digital da Audi para o alto nível de integração entre arquitetura e operação – simplicidade substitui a complexidade. Todas as linhas fundamentais são originadas a partir do grande display, por exemplo, a faixa de ventiação contínua com detalhes cromados e uma elegante faixa de alumínio.
O painel de instrumentos fino e as linhas calmas com um forte foco horizontal realçam a impressão de largura transmitida pelo interior do Q8. O estilo interno é deliberadamente limpo e simples.
O painel de instrumentos fino e as linhas calmas com um forte foco horizontal realçam a impressão de largura transmitida pelo interior do Q8. O estilo interno é deliberadamente limpo e simples.
Todos os elementos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si: desde o grande arco que vai das portas dianteiras ao painel de instrumentos até a unidade de operação de luzes, opcionalmente disponível.
Projetado como um corpo geométrico independente, o console do túnel central, com sua área generosa, destaca o caráter robusto do SUV. No escuro, a luz de contorno traça as linhas de design e fornece luz de fundo para o emblema tridimensional a laser quattro acima do porta-luvas – um exemplo de cuidados com os detalhes da Audi.
Um conjunto de estilo: cores e materiais
A gama de cores do Q8 tem 12 tonalidades que destacam o design esportivo, incluindo as novidades laranja Dragon e azul Galaxy. Os acessórios têm acabamento cinza Antracite de série.
Nos dois pacotes opcionais externos, eles são pintados na cor da carroceria ou na cor cinza Scandium. Já no pacote S line, o cinza mate nas lâminas aumenta o destaque da grade Singleframe, além de estar presente no revestimento das soleiras e no inserto do difusor.
Para o interior, os clientes do Q8 podem escolher diversas cores e configurações. Bancos de couro em três versões, incluindo a opção de alta qualidade Valcona, estão disponíveis já na versão de entrada.
Para o interior, os clientes do Q8 podem escolher diversas cores e configurações. Bancos de couro em três versões, incluindo a opção de alta qualidade Valcona, estão disponíveis já na versão de entrada.
Nas duas seleções de design, a parte de cima do painel é revestida de couro. Sob demanda, o pacote S line traz assentos esportivos com apoio de cabeça integrado, costuras em formato de losangos e o logo S.
Todas as configurações incluem detalhes de madeira ou alumínio. A Audi oferece exclusivamente quatro pacotes de couro e inúmeras opções de individualização.
Alto teor de alumínio e
Alto teor de alumínio e
aeroacústica sofisticada: a carroceria
Com seu alto nível de rigidez, a carroceria do Q8 fornece a base para o acabamento superior, é excelente para ruídos de fundo e tem dirigibilidade esportiva e precisa. Projetada com o conceito Audi Space Frame, a carroceria contém vários componentes de alumínio superleve e aço moldado quente.
Com seu alto nível de rigidez, a carroceria do Q8 fornece a base para o acabamento superior, é excelente para ruídos de fundo e tem dirigibilidade esportiva e precisa. Projetada com o conceito Audi Space Frame, a carroceria contém vários componentes de alumínio superleve e aço moldado quente.
Os últimos formam a espinha dorsal de alta resistência do compartimento de passageiros – seu conteúdo na carroceria é de 14,4%. As peças de alumínio fundido compõem 15%, como as torres de suporte da suspensão no compartimento do motor e as peças de conexão entre painéis e peças longitudinais.
O painel lateral, bem como as grandes áreas do piso, as caixas das rodas traseiras e o teto consistem em placas de alumínio, tal como as portas sem moldura, os para-lamas dianteiros e a tampa do bagageiro. Essas peças compõem 23,7% da carroceria.
Com um motor 3.0 TDI sob o capô, o peso em ordem de marcha do Q8 é de 2.145 kg – incluindo a tecnologia híbrida leve com bateria de íon de lítio. A área frontal de 2,84 m2 e o valor cd de 0,34 garantem um arrasto relativamente baixo.
O interior exala uma sensação de calma, graças ao complexo isolamento acústico e à sofisticada aerodinâmica. Um para-brisa de camada dupla é de série. Como opcional, a Audi também pode fornecer as janelas laterais com vidro acústico, bem como para-brisas aquecido.
Veículo esportivo off-road:
O interior exala uma sensação de calma, graças ao complexo isolamento acústico e à sofisticada aerodinâmica. Um para-brisa de camada dupla é de série. Como opcional, a Audi também pode fornecer as janelas laterais com vidro acústico, bem como para-brisas aquecido.
Veículo esportivo off-road:
tração quattro e suspensão a ar
Audi é quattro e quattro é Audi – claro que isso se aplica, particularmente, ao Q8, o SUV de topo da marca. O diferencial central puramente mecânico transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração.
A suspensão oferece uma contribuição crucial para a dirigibilidade esportiva, mesmo na versão mais básica. As suspensões de cinco braços na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte.
A suspensão oferece uma contribuição crucial para a dirigibilidade esportiva, mesmo na versão mais básica. As suspensões de cinco braços na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte.
A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Na versão de produção, o Q8 tem rodas de 19 polegadas com diâmetro de 20 mm, maiores que no Q7. Rodas com tamanho até 285/40 R22 estão disponíveis entre as opções. Freios a disco com pinças de alumínio fixas são montados no eixo dianteiro.
Para a configuração, os compradores do SUV-cupê podem escolher entre três versões. A suspensão com amortecedores é de série. Já a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado é um recurso opcional, com ajustes conforto ou esportivo. Ela pode ser ajustada para quatro modos por meio do sistema Audi drive select, variando a altura de da carroceria em até 90 mm. Alto conforto de condução e dirigibilidade ágil – a suspensão pneumática adaptável reúne os dois.
Outro opcional dinâmico do Q8 é o esterçamento de todas as rodas, que pode girar as rodas traseiras em até cinco graus.
Para a configuração, os compradores do SUV-cupê podem escolher entre três versões. A suspensão com amortecedores é de série. Já a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado é um recurso opcional, com ajustes conforto ou esportivo. Ela pode ser ajustada para quatro modos por meio do sistema Audi drive select, variando a altura de da carroceria em até 90 mm. Alto conforto de condução e dirigibilidade ágil – a suspensão pneumática adaptável reúne os dois.
Outro opcional dinâmico do Q8 é o esterçamento de todas as rodas, que pode girar as rodas traseiras em até cinco graus.
Em baixa velocidade, eles viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro do SUV em um metro e aumentando ainda mais sua agilidade. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.
O gerenciamento da suspensão adaptativa é integrado à unidade de controle da plataforma eletrônica do chassi. Os sistemas estão intimamente interligados e trabalham de maneira altamente coordenada com máxima precisão.
O gerenciamento da suspensão adaptativa é integrado à unidade de controle da plataforma eletrônica do chassi. Os sistemas estão intimamente interligados e trabalham de maneira altamente coordenada com máxima precisão.
O Audi Drive Select permite a seleção de sete diferentes perfis de condução, incluindo o programa off-road. Nesta opção, o Q8 se beneficia da tração quattro, dos balanços curtos e da grande altura em relação ao solo – que pode chegar a até 254 mm com a suspensão pneumática adaptativa e 220 mm com a suspensão padrão.
A plataforma eletrônica do chassi captura o ângulo de inclinação do carro e exibe essas informações para o motorista no MMI. Em encostas íngremes, com mais de 6% de inclinação, o controle de descida em declive fornece suporte com frenagem automática. O sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h, permitindo que ele se concentre totalmente no terreno.
Motor eficiente: o 3.0 TDI com
Motor eficiente: o 3.0 TDI com
tecnologia híbrida leve (MHEV)
O sistema de tração do Q8 é forte e altamente eficiente ao mesmo tempo, graças à nova tecnologia híbrida leve (MHEV). Ela integra uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts.
O sistema de tração do Q8 é forte e altamente eficiente ao mesmo tempo, graças à nova tecnologia híbrida leve (MHEV). Ela integra uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts.
A bateria recarregável fica localizada embaixo do piso do porta-malas e armazena 10 Ah de capacidade elétrica. O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o motor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.
Nos mercados europeus, o SUV será inicialmente lançado com motor 3.0 TDI, o Q8 50 TDI. O propulsor desenvolve 286 cv de potência e torque de 600 Nm. Com esse conjunto, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 245 km/h.
Nos mercados europeus, o SUV será inicialmente lançado com motor 3.0 TDI, o Q8 50 TDI. O propulsor desenvolve 286 cv de potência e torque de 600 Nm. Com esse conjunto, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 245 km/h.
O 50 TDI oferece soluções sofisticadas para muitas tecnologias. O cárter e as cabeças dos cilindros possuem circuitos de refrigeração separados para que o nível de temperatura ideal possa ser definido em qualquer situação de condução. Canais fixos resfriam os pistões com óleo. Seus anéis e pinos são projetados para fricção mínima, enquanto a bomba de óleo é totalmente variável.
Rolamentos hidráulicos comutáveis conectam o motor à subestrutura do eixo dianteiro. Em marcha lenta, eles eliminam as vibrações com características suaves, enquanto que durante a condução suprimem as vibrações da unidade de potência com amortecimento maior – permitindo que o poderoso TDI forneça sempre uma condução altamente refinada.
A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas.
Rolamentos hidráulicos comutáveis conectam o motor à subestrutura do eixo dianteiro. Em marcha lenta, eles eliminam as vibrações com características suaves, enquanto que durante a condução suprimem as vibrações da unidade de potência com amortecimento maior – permitindo que o poderoso TDI forneça sempre uma condução altamente refinada.
A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas.
A ventilação especial permite o uso off-road. Com sua bomba de óleo elétrica, o tiptronic pode engatar a marcha necessária para a partida quando o motor estiver desligado.
Claros e distintos: controles e displaysO conceito operacional do Q8 não requer quase nenhum botão. Ele foca em dois displays de alta resolução sensíveis ao toque. Isso permite que a marca demonstre como transferir sua qualidade indiscutível para o mundo digital.
Claros e distintos: controles e displaysO conceito operacional do Q8 não requer quase nenhum botão. Ele foca em dois displays de alta resolução sensíveis ao toque. Isso permite que a marca demonstre como transferir sua qualidade indiscutível para o mundo digital.
O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação.
O display mais baixo de 8,6 polegadas permite que o motorista gerencie aquecimento, ventilação e ar-condicionado, bem como funções de conforto e adição de textos.
Seu pulso pode ficar apoiado confortavelmente na alavanca de câmbio durante a operação. O MMI sensível ao toque permite uma operação rápida e confiável. Um “click” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. A estrutura do menu é lógica, intuitiva e plana como a de um smartphone, incluindo a configuração de favoritos e telas de início.
Além disso, o controle de voz usa uma linguagem coloquial para transformar o Q8 em um parceiro inteligente de diálogo. O sistema processa todos os questionamentos e comandos em dois modos – com a informação armazenada a bordo e por meio de conhecimentos detalhados em dados da nuvem.
O motorista pode falar seus comandos livremente. O controle de voz pode, por exemplo, entender a frase “estou com fome” e oferecer sugestões de restaurantes na redondeza.
O MMI Navigation Plus também inclui o Audi virtual cockpit. Sua tela de alta resolução de 12,3 polegadas pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação – com o volante multifuncional.
O MMI Navigation Plus também inclui o Audi virtual cockpit. Sua tela de alta resolução de 12,3 polegadas pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação – com o volante multifuncional.
Após o lançamento no mercado, a opção Audi Virtual Cockpit Plus virtual oferecerá uma terceira interface com visual esportivo. O head-up display, outro recurso opcional, projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientação detalhada da faixa para navegação.
Rede inteligente: infotainment e Audi connect
O Q8 pode ser equipado com MMI Navigation Plus, que usa o novo padrão LTE Advanced para transferência de dados. O sistema de navegação oferece sugestões de destinos inteligentes baseadas em viagens anteriores.
Rede inteligente: infotainment e Audi connect
O Q8 pode ser equipado com MMI Navigation Plus, que usa o novo padrão LTE Advanced para transferência de dados. O sistema de navegação oferece sugestões de destinos inteligentes baseadas em viagens anteriores.
Também se baseia na experiência do sistema em tempos de direção e de volume de tráfego. A rota é calculada online nos servidores do mapa e no provedor de navegação HERE, usando dados em tempo real para a situação geral do trânsito.
Os serviços online da Audi Connect adicionam recursos preditivos ao processo de navegação. Isso permite que os dois serviços Car-to-X para informações de sinalização de tráfego e de risco se beneficiem da inteligência de enxame da frota da Audi. Ao longo do ano, o serviço de estacionamento na rua será adicionado.
A chave opcional Audi connect fornece acesso digital ao Q8. Ela permite que o proprietário e quatro motoristas adicionais possam destrancar e trancar o carro e ligar o motor usando seu smartphone Android.
Os serviços online da Audi Connect adicionam recursos preditivos ao processo de navegação. Isso permite que os dois serviços Car-to-X para informações de sinalização de tráfego e de risco se beneficiem da inteligência de enxame da frota da Audi. Ao longo do ano, o serviço de estacionamento na rua será adicionado.
A chave opcional Audi connect fornece acesso digital ao Q8. Ela permite que o proprietário e quatro motoristas adicionais possam destrancar e trancar o carro e ligar o motor usando seu smartphone Android.
A personalização padrão permite que se armazene até 400 parâmetros preferidos em perfis de usuário individuais, como a posição do assento do motorista, a configuração de ar-condicionado ou mídias e destinos de navegação usados com frequência. Além de abrir e fechar o Q8, muitas funções de conexão podem ser controladas com um smartphone.
Os motoristas podem usar o aplicativo myAudi para, por exemplo, transferir destinos especiais para o sistema de navegação, baixar músicas ou fazer a migração do calendário do celular para o MMI.
Os motoristas podem usar o aplicativo myAudi para, por exemplo, transferir destinos especiais para o sistema de navegação, baixar músicas ou fazer a migração do calendário do celular para o MMI.
Quando se trata de operação, qualidade e conexão de som, o sistema do telefone no Q8 é de alto padrão, graças ao Audi Phone Box e ao sistema LTE. O mesmo se aplica ao sistema de som da Bang & Olufsen.
A versão de topo conta com 23 alto-falantes que entregam um som 3D com a distribuição perfeita de agudos entre os bancos dianteiros e traseiros. A música se desenrola exatamente como foi gravada em uma sala de concertos – uma experiência auditiva extraordinária.
Segurança e conforto: os sistemas de assistência ao motorista
Seja estacionando, rodando na cidade ou em longas jornadas – o Q8 torna a vida mais fácil para o motorista em diversas situações. A Audi reúne seus sistemas de assistência em quatro pacotes diferentes.
Segurança e conforto: os sistemas de assistência ao motorista
Seja estacionando, rodando na cidade ou em longas jornadas – o Q8 torna a vida mais fácil para o motorista em diversas situações. A Audi reúne seus sistemas de assistência em quatro pacotes diferentes.
O destaque no pacote Tour Assit é o assistente de cruzeiro adaptativo, que confortavelmente garante controle longitudinal e lateral em todas as faixas de velocidade. Dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância e em congestionamentos.
O sistema detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas adjacentes e em frente. Uma vantagem em trânsitos pesados: o Q8 adapta automaticamente sua velocidade à situação de tráfico, levando em conta o limite de velocidade.
O assistente de eficiência é outro componente do pacote Tour assist. Ele se ajusta automaticamente ao limite de velocidade atual, reduz a velocidade antes de curvas, conversões e em rotatórias. Além da informação preditiva no Audi Virtual Cockit, o pedal do acelerador ativo também fornece feedback tátil.
O Emergency Assist também é um sistema relevante para a segurança no pacote. Ele detecta, dentro dos limites do sistema, se o motorista está inativo e, consequentemente, fornece um aviso visual, acústico e tátil.
Se isso não provocar uma reação, o sistema assumirá o controle e automaticamente para o veículo. Isso também ativa as medidas de segurança do Audi Pre Sense e aciona uma chamada de emergência automática, dependendo do país.
Cinco sistemas fornecem segurança no trânsito da cidade. O Crossing Assist detecta tráfico cruzando em frente ao carro, o Audi Pre Sense 360° adverte contra veículos que se aproximam pelos lados, e o Rear Cross Traffic Assist registra veículos se aproximando durante a marcha à ré em baixa velocidade, por exemplo, ao sair de uma vaga de estacionamento perpendicular. O Exit Warning e o Lane Changing Warning completam o pacote.
Os sistemas do Park Plus Assit, que serão adicionados posteriormente à linha, dão suporte ao motorista durante as manobras. O Maneuvering Assist neutraliza colisões iminentes com pequenos tremores na direção e frenagem independente até a parada do carro, por exemplo, ao detectar pilares em um estacionamento.
O Curb Warning protege contra danos nas rodas durante o estacionamento. Várias imagens das câmeras no entorno permitem manobras precisas de até 1 cm e fornecem visão do tráfego de cruzamento e uma imagem detalhada das rodas.
Cinco sistemas fornecem segurança no trânsito da cidade. O Crossing Assist detecta tráfico cruzando em frente ao carro, o Audi Pre Sense 360° adverte contra veículos que se aproximam pelos lados, e o Rear Cross Traffic Assist registra veículos se aproximando durante a marcha à ré em baixa velocidade, por exemplo, ao sair de uma vaga de estacionamento perpendicular. O Exit Warning e o Lane Changing Warning completam o pacote.
Os sistemas do Park Plus Assit, que serão adicionados posteriormente à linha, dão suporte ao motorista durante as manobras. O Maneuvering Assist neutraliza colisões iminentes com pequenos tremores na direção e frenagem independente até a parada do carro, por exemplo, ao detectar pilares em um estacionamento.
O Curb Warning protege contra danos nas rodas durante o estacionamento. Várias imagens das câmeras no entorno permitem manobras precisas de até 1 cm e fornecem visão do tráfego de cruzamento e uma imagem detalhada das rodas.
A visão 3D com perspectiva selecionável também é um grande destaque. O pacote inclui ainda o piloto de estacionamento (remoto), que dirige sozinho o SUV para dentro e para fora de um espaço de estacionamento. O motorista pode sair do carro com antecedência e acionar o processo usando o aplicativo myAudi em seu smartphone.
O Remote Garage Pilot oferece um nível semelhante de conveniência. Graças ao scanner a laser, o veículo pode se mover muito perto de paredes e outros obstáculos, como bicicletas, em uma garagem. Faz parte do pacote Plus Assist, que combina todos os três pacotes.
Se o Q8 for usado para reboque, o Trailer Assist fornece suporte ao direcionar automaticamente os dois veículos ao acionar a ré. O motorista ajusta a direção no display MMI. A imagem da câmera mostra a direção atual e o ângulo desejado.
O Remote Garage Pilot oferece um nível semelhante de conveniência. Graças ao scanner a laser, o veículo pode se mover muito perto de paredes e outros obstáculos, como bicicletas, em uma garagem. Faz parte do pacote Plus Assist, que combina todos os três pacotes.
Se o Q8 for usado para reboque, o Trailer Assist fornece suporte ao direcionar automaticamente os dois veículos ao acionar a ré. O motorista ajusta a direção no display MMI. A imagem da câmera mostra a direção atual e o ângulo desejado.
A Audi também oferece o sistema Park Assist separadamente, que direciona o Q8 de forma independente em balizas e vagas perpendiculares – para frente ou para trás. O motorista só precisa acelerar, selecionar a marcha e frear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário