Coluna Fernando Calmon
Nº 1.227 — 20/11/22
Anúncios falsos: enorme prejuízo
para compradores e vendedores
A compra e venda de
veículos usados pela internet cresceu de tal forma nos últimos anos que na
prática não há outra forma de fazer negócios. Publicações impressas ficaram caras
ou desapareceram e o tradicional boca a boca tem participação pequena, quase
simbólica, em geral só entre parentes, vizinhos ou amigos próximos.
Anúncios falsos e
roubo de dados estão subindo. Isso causa, além de prejuízos financeiros, uma
natural preocupação por parte de sites especializados. O Brasil é o segundo
país (só atrás do México) em termos de crimes digitais. Três destes sites (iCarros,
OLX e Só Carrão) promoveram a Semana da Segurança, de 7 a 13 de novembro
últimos, para alertar anunciantes e compradores sobre como se prevenir de
golpes online.
De janeiro a julho
deste ano a pesquisa revelou cerca de 5.000 golpes por mês no País. O prejuízo
estimado foi de R$ 611 milhões. Nesse total, claro, não estão incluídas as tentativas
que certamente atingiram montantes bem maiores. Em torno de dois terços daquele
total concentraram-se em furtos de dados pessoais e bancários. Fraudadores aplicam
a estratégia de falsos anúncios e intermediários.
A pesquisa também
indicou que 41% dos respondentes colocam o preço como principal fator de
escolha. Para atrair interessados os anúncios mostram preços entre 70% e 80% da
tabela Fipe. Quem cai nessa armadilha fica sem o carro e sem o dinheiro
adiantado para garantir o negócio. Perfis das vítimas: homens (86%), até 31
anos (55%) e residentes na região sudeste. Modelos mais visados: Gol, Corolla e
Celta.
Michele Vita, CEO do
iCarros, apontou segurança e transparência como pilares fundamentais: “Acreditamos
que, para ganhar a confiança do cliente, o ecossistema inteiro precisa
funcionar. Por isso nos unimos para tornar o debate mais acessível, triplicando
o alcance da mensagem contra algo que acontece de forma silenciosa: fraudes no
ambiente online. Esse movimento protege e capacita as pessoas que acessam os
portais.”
Veja algumas dicas
importantes para compradores e vendedores:
· Evite negociar com terceiros como amigos ou
parentes. Dê preferência ao proprietário ou a quem irá comprar o veículo.
· Informações devem ser trocadas preferencialmente
pelo chat e canais oficiais das plataformas. Evite ambientes menos controlados
como aplicativos de mensagens.
· Não confiar somente em fotos. Antes de fechar
o negócio marque encontro em locais públicos e movimentados, como
estacionamentos de supermercados ou de shoppings. Vá acompanhado e durante o
dia.
· Pode ser necessária, em caso de dúvidas, uma vistoria
cautelar em empresa credenciada pelo Detran. Se puder, acompanhe o dono do
automóvel.
· Pague apenas numa conta bancária em nome do
proprietário do veículo, checando antes todos os dados.
· Se está vendendo, as precauções são iguais: confirme
os dados bancários da conta.
· Comprador e vendedor devem ir juntos ao cartório fazer a transferência. O Pix ajuda nesses casos por não envolver cheque.
Polo Track terá preço competitivo
Demorou para que a VW
conseguisse encontrar um substituto definitivo para o Gol, lançado em 1980. O
compacto de entrada não teria como atender as novas exigências de segurança
ativa e passiva salvo com modificações inviáveis do ponto de vista de custos.
Houve algumas tentativas no passado como o próprio Polo de primeira geração, o
Fox e o up!.
O Polo Track só chegará
ao mercado em fevereiro de 2023, embora a pré-venda seja facilitada pelo preço
já anunciado: R$ 79.990. É o mesmo do Gol 1.0 MPI com rodas de 15 pol. e o
pacote Media Plus. No entanto, trata-se de preço promocional de lançamento e na
cor preto Ninja. Não inclui, obviamente, faróis de LED, mas grade, para-choque
frontal e lanternas traseiras têm tratamento visual próprio. Na tampa do
porta-malas há apenas a identificação Track em foto oficial distribuída.
O valor de
comercialização anunciado previamente indica que a marca alemã quer continuar
ativa nos segmentos de entrada com a vantagem de não se tratar de um
subcompacto. Pelo contrário. Com distância entre eixos de 2.560 mm e 1.750 mm
de largura está bem situado em dimensões frente ao líder HB20 (ver avaliação
abaixo).
Apesar de o nome Track ter sido anteriormente utilizado em versões aventureiras do Gol e do Fox, que incluíam barras no teto e apliques nos arcos dos para-lamas (solução universal que só aumenta o coeficiente aerodinâmico), estes apêndices não estarão nesta versão do Polo produzida em Taubaté (SP) com arquitetura MQB como as demais.
HB20 hatch continua a liderar em 2022
No ano passado o Hyundai
HB20 hatch aproveitou a paralisação da produção do Onix pela escassez de chips para
desbancar a liderança do Chevrolet. Em 2022, faltando um mês e meio de vendas,
certamente repetirá o resultado. Entretanto, na soma de hatches e sedãs
derivados, o Onix vai recuperar a liderança no mercado brasileiro de
automóveis.
As mudanças estilísticas do ano
modelo 2023, em agosto passado, resolveram os pontos polêmicos da grade frontal
do HB20 anterior. Na traseira, o desenho das lanternas mudou para melhor.
Porém, as luzes indicadoras de direção no para-choque não são a posição ideal,
especialmente no trânsito pesado, quando os carros trafegam juntos. A
estratégia desliga-liga o motor nas paradas traz um pequeno, mas efetivo, ganho
no consumo.
A versão de topo
Platinum Plus recebeu novas rodas de liga leve de 16 pol. de diâmetro com
desenho sofisticado. Os pneus têm perfil mais baixo e o rodar tornou-se um
pouco mais áspero, porém comportamento em curvas, que já era muito bom, ficou
melhor. Mudanças no motor 1.0 turbo flex para atender as normas atuais de
emissões não alteraram o desempenho. Mantiveram-se os 120 cv e 17,7 kgf.m com
etanol ou gasolina. Seria melhor se aproveitasse as características de maiores
potência e torque proporcionadas pelo combustível de origem vegetal como em
alguns concorrentes.
Quanto ao sedã HB20S, avaliado
em seguida ao hatch, a parte traseira tem desenho bastante atraente com as
luzes indicadoras de direção em correta posição elevada. O porta-malas de 475
litros é quase 60% maior que o do hatch. Desempenho praticamente igual: diferença
de massa em ordem de marcha de apenas 27 kg.
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