Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Fim de semana em Penedo curtindo o Chevrolet Equinox Premier em teste pelo Blog, em meio a trutas, eisbein e fondue



Texto e fotos: Arnaldo Moreira

O teste de avaliação do SUV Chevrolet Equinox 2022/ 2023, AWD Premier, me levou neste fim de semana a Penedo, destino turístico no interior fluminense a 180 km do Rio de Janeiro - e a 248 km de São Paulo. A ideia era sentir o carro na estrada e numa viagem em que o Equinox pudesse mostrar seus atributos. E deu certo, o carro é um estradeiro nato. O acabamento interno e externo do Premier é perfeito. O modelo é apresentado em duas versões, a Premier que testei que custa R$ 230.510,00 e a RS, mais barata, vendida por R$ 212.580,00, ambas com três anos de garantia.


Penedo é uma cidade que vive essencialmente do turismo, tem bons hotéis e pousadas e uma gastronomia que pode ser dividida em três principais pratos: trutas, especialidade da cidade, sendo o restaurante mais famoso o Rei das Trutas, e o eisbein, joelho de porco, e o chucrute. típicas comidas alemãs, em que o restaurante Fritz é especialista. À noite cai bem um fondue que todos os restaurantes da cidade têm no menu.


O Equinox tem no conforto um ponto alto que sobressai nas viagens mais longas, em que é muito bem vindo e muitas vezes necessário o desempenho, para sair de um eventual aperto e enfrentar subidas mais íngremes, e neste quesito, este SUV da Chevrolet também se sai muito bem, o que comprovei nos 485 km rodados, a maioria na estrada.


Para aumentar a segurança dos ocupantes, o Equinox vem equipado com seis air bags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controle e estabilidade e de tração, frenagem automática de emergência, alerta frontal de detecção de pedestre, com auxiliar de frenagem, assistente de partida em rampa, sistema de permanência na faixa, indicador de distância segura do veículo à frente, com sinal luminoso projetado no para-brisas, monitor de pressão de pneus, alerta de ponto cego com sensores de aproximação e ainda um item que vem ganhando importância, diante da ocorrência de vários fatos que resultaram algumas vezes em morte: alerta de eventual esquecimento de crianças ou de qualquer coisa no banco traseiro. A direção é elétrica e proporciona uma condução firme e segura e o freio de estacionamento eletromecânico. Um outro cuidado da Chevrolet no tocante à segurança foi o desenho dos bancos do motorista e do carona (foto acima) com proteções laterais que evitam que nas curvas mais acentuadas o corpo balance no banco, sistema utilizado nos carros esportivos, principalmente nos de competição.


À entrada em Penedo, pelo seu porte altivo, o Equinox branco chamou à atenção com seus 4,65 m de comprimento, 1,843 m de largura e 2,105 com os espelhos abertos e 1,695 m de altura, também pelo design elegante, de frente elevada e imponente. A lateral alongada, de linha de cintura alta decorada com rodas de 19", com novo design, acabamento diamantado em dois tons, e pneus 225/60, ganha contornos de elegância na área envidraçada. 


A frente é imponente com um capô largo e o conjunto ótico full led e luz diurna divididas pela faixa cromada que ostenta a famosa gravata símbolo da Chevrolet. Nos extremos do para-choques duas pequenas grades imitando entrada de ar ao lado dos faróis auxiliares de nevoeiro completam a decoração do conjunto frontal.


A traseira com as lanternas em led, invadindo a lateral, não destoa do equilibrado design do SUV. A tampa do porta-malas de 468 l que com o banco traseiro rebatido se transforma numa caçamba de 1.627 l, pode ser aberta com a passagem do pé sob a traseira e com a chave presencial.

Já o fechamento é feito suavemente acionando o botão na tampa.

O Equinox Premier, conta com tração integral elétrica AWD (All Wheel Drive) em todas as rodas que funciona automaticamente como motriz simultaneamente, que facilita enfrentar trilhas de off-road e na estrada ter melhor aderência e evitar derrapagens. Em pisos off road e até em quebra-molas mais altos e irregulares é preciso um certo cuidado com a frente do carro que tem apenas 15º de ângulo de ataque embora a saída seja um pouco melhor, 23º. A distância de altura do solo é de 17,5 cm. A suspensão dianteira e traseira são independentes com multibraço garantindo absorção eficaz dos efeitos do estado lastimoso de uma grande parte das ruas do Rio de Janeiro.


O espaço no interior do Equinox acomoda cinco passageiros com conforto, inclusive o do meio do banco traseiro, graças à distância entre eixos de 2,72 m, à sua largura e ao assoalho baixo. Os ocupantes do assento traseiro têm lugar suficiente para as pernas e suas cabeças ficam longe do teto do carro.  


Os bancos de couro emprestam ao interior do SUV um ambiente agradável, o do motorista tem controles elétricos e possui memória para dois condutores. É justo enaltecer o bom isolamento acústico do SUV que permite escutar boa música no sistema de som premium com alto-faltantes Bose. O ar condicionado de duas zonas é digital e tem saída para os ocupantes do banco traseiro. 

A versão testada conta com belo teto solar panorâmico em toda a sua extensão. 

O motor do Equinox recebeu um up grade que melhorou sensivelmente o conjunto mecânico e o consumo. O SUV possui um motor 1.5 turbo (1.490 cm3) de 172 cv e 27,8 kg de torque acoplado a uma caixa de câmbio de seis velocidades, 6 T40 com tração integral que leva o carro de 0 a 100 km/h em 9,2 s. A troca automática de marchas é rápida e eficiente. O consumo é compatível com um carro com as características deste SUV que usa apenas gasolina, tem injeção eletrônica e faz 9,1 km/ l na cidade e 10,8 km/l na estrada. 


Na viagem de ida e volta - Rio-Penedo-Rio - de praticamente 400 km, além do conforto e boa dirigibilidade, tive a oportunidade de sentir a desenvoltura do Equinox Premier, sua capacidade de retomada de velocidade e bom desempenho em arranques e a sua estabilidade mesmo em curvas mais acentuadas em que o SUV praticamente não aderna. A pegada do volante, multifuncional e em couro, é agradável e dá segurança.


A viagem se torna mais agradável graças ao excelente sistema de som do carro e às opções do multimídia My Link, de 8", de última geração, muito amigável que conta com Wi-Fi, Alexa e Spotify integrados com acesso ao Android Auto e Apple Car Play, projeção do celular sem fios - com carregamento por indução. 

Já o painel de instrumentos misto de analógico e digital tem boa visibilidade.

Cachoeira Três Bacias, em Penedo (foto divulgação)

Mas, voltemos a Penedo, uma cidade distrito de Itatiaia com uma população de 60 mil habitantes, praticamente no sopé da Serra da Mantiqueira, é um destino turístico de fluminenses, mineiros e paulistas. Possui uma boa rede hoteleira e é conhecida pelas belas cascatas e cachoeiras a poucos quilômetros da cidade.

Um dos problemas de Penedo nos finais de semana quando a cidade é invadida por milhares de turistas é o estacionamento, sendo portanto preferível optar por se hospedar em um hotel com garagem, até porque além de deslocamentos às cachoeiras e cascatas fora da área urbana, tudo é feito a pé pela cidade.

Fiquei hospedado no hotel Aromas de Penedo, muito bem localizado na rua principal e com garagem, onde paguei uma tarifa de R$ 400,00, por noite. O café da manhã é excelente e o atendimento nota 10. 

Foto divulgação

Penedo é conhecida também pela influência da imigração filandesa que chegou à região entre 1927 e 1940. Até hoje existe o Clube Finlândia, fundado em 1943, em cujos bailes dos sábados se apresenta o Grupo de Danças Tradicionais, e que desde 1993 abriga o Museu Finlandês da Dona Eva (foto acima), em que podem ser vistas peças antigas e modernas, a arte e a cultura da Finlândia. 

A cidade adotou também a casa do Papai Noel, que fica na Pequena Finlândia, um shopping a céu aberto repleto de pequenas lojas que vendem souvenirs, entre outros produtos e muito artesanato e está sempre cheio.


Shopping Pequena Finlândia

Opinião

ASSISTA O VÍDEO E INSCREVA-SE NO CANAL

https://youtu.be/Mro1cRlFOVM

O Equinox Premier, é um carro confiável mecanicamente, excelente na estrada, com ótimo desempenho e muito confortável. Achei-o econômico, levando em conta o tipo de veículo. O acabamento é esmerado. Dei, contudo, por falta de Paddle Shift para troca de marchas no volante, que um carro como o Equinox merece e deve ser incluído no próximo modelo do Equinox.

Sobre Penedo sou suspeito. Acho a cidade uma graça, muito agradável para um fim de semana para recarregar as baterias. Como destinos turísticos que ganham fama e passam a ser muito visitados, os preços praticados hoje pelo comércio e serviços tiveram uma alta (compreensível) em relação ao passado. Em breve voltarei, muito provavelmente fazendo o test-drive de outro carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.