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sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais

 



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira


Copa de Futebol deve gerar 7,7 mil empregos e movimentar R$ 864 milhões


A Copa do Mundo de Futebol, que começa no dia 20, deve injetar R$ 864,49 milhões no faturamento de bares e restaurantes brasileiros, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Se confirmado, o montante representará um aumento de 8,3% em relação ao campeonato mundial disputado na Rússia, em 2018, já descontada a inflação do período. Em relação à Copa realizada no Brasil, em 2014, o faturamento previsto ainda é 2,6% menor. Como consequência do maior movimento, o setor deve abrir 7,7 mil vagas de trabalho temporárias, calculou o economista Fabio Bentes, responsável pelo estudo da CNC. Ele estima que o salário médio de admissão de funcionários seja de R$ 1,5 mil. Nas edições do mundial em 2014 e em 2018, os salários médios de admissão foram de R$ 920 e R$ 1,2 mil, respectivamente. Vagas para garçons e auxiliares devem responder pela maioria das oportunidades temporárias, o equivalente a 23,4% dos novos empregos previstos. Outros 15,6% dos postos seriam para a função de cozinheiro e 15% para atendentes de lanchonete. Segundo a CNC, o faturamento de bares e restaurantes costuma crescer 2,52% nos meses de Copa do Mundo. “Além disso, o fato de que o campeonato será disputado no período de pagamento da primeira parcela do 13º salário favorece a expansão dos gastos neste ano”, apontou o estudo.

Queijo Minas Artesanal poderá ser Patrimônio da Humanidade


A cultura mineira vai marcar presença no Marrocos. Ação do governo do estado de Minas Gerais, juntamente com o governo federal, busca consolidar a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. Esta será a primeira vez que um bem cultural brasileiro descrito no Livro de Registro dos Saberes vai buscar esse reconhecimento internacionalmente.  

Unindo forças e mobilização, produtores do estado, por meio da Associação Mineira de Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo), vão integrar uma comitiva que participará da 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, a ser realizada em Rabat, no Marrocos.

A iniciativa tem apoio do Governo de Minas por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seapa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG), e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O evento acontecerá a partir deste mês, entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, sendo voltado para a análise de diversas candidaturas. A intenção dessa campanha é sensibilizar o Secretariado Intergovernamental da Unesco acerca da importância Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal e realizar uma maior divulgação da proposta brasileira para o público participante e para a imprensa internacional.

Uma programação complementar vai contribuir para esse objetivo: a montagem da Exposição do Queijo Minas Artesanal e um Workshop de Experiência Imersiva sobre os Modos de Fazer O Queijo Minas Artesanal, degustação de queijos das distintas regiões produtoras, além de reuniões técnicas no evento.


A candidatura promoverá mundialmente a cozinha mineira e a cultura brasileira, divulgando os Modos de Fazer O Queijo Minas Artesanal, além de potencializar a própria economia. “Este reconhecimento da Unesco pode elevar o nosso queijo a outro patamar. Hoje compramos queijos do mundo todo, mas não podemos exportá-lo. Estamos trabalhando para que a legislação seja atualizada, e o título de patrimônio imaterial da humanidade pode contribuir muito nesse sentido porque tem um nome muito grande. É uma chancela que vai além dos governos”, sublinha o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.  

Outro aspecto é o benefício que isso pode representar na esfera do turismo. “Esse reconhecimento pode favorecer a atração de mais turistas que interessados em conhecer de perto os modos de fazer o queijo artesanal de minas. Então, as fazendas vão poder oferecer essa experiência, movimentando a rede hoteleira e a atividade turística, o que reforça a imagem de Minas Gerais como destino mundial de gastronomia”, completa Oliveira.

 foto: Leo Bicalho

Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira

Para o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, esta é uma oportunidade para demonstrar o quanto os produtores mineiros de queijos artesanais têm evoluído no atendimento das demandas da sociedade, cada vez mais exigente. “Nossos queijos têm mantido a tradição, ao mesmo tempo que seguem inovando com as boas práticas de produção, viabilizando a entrada em mercados cada vez mais diferenciados. Esse reconhecimento vai levar o modo de produção do Queijo Minas Artesanal para uma escala de alcance de todos os países e isso é muito importante para Minas Gerais”, reforça.

Representando a Emater/MG na missão em Rabat, no Marrocos, a chefe de gabinete, Marina Simião antecipa que a comitiva mineira, incluindo os produtores de queijo farão visitas técnicas no intuito de trocar experiências tanto sobre a agricultura familiar, quanto sobre a produção do queijo artesanal e o cooperativismo. Além disso, ela ressalta a forma como a conquista desse título pode fortalecer a parceria entre os produtores e a própria Emater.

“Essa missão é relevante porque na medida em que temos o reconhecimento dos Modos de Fazer O Queijo Minas Artesanal como patrimônio imaterial da humanidade, a Emater também é valorizada pelo trabalho que é feito no campo. Parte dos dossiês produzidos e encaminhados vem exatamente pela caracterização que a Emater faz das regiões produtoras, detalhando o ‘terroir’ e o histórico em torno dessa produção. A Emater, assim, contribui por meio do trabalho de assistência técnica e extensão rural junto aos produtores de queijo para alcançar chancela", acrescenta Marina Simião.

Após a participação no evento da Unesco no Marrocos, a perspectiva é dar sequência aos trâmites necessários para a formalização da candidatura cujo prazo é até 30 de março de 2023. Uma das etapas é o encaminhamento de um dossiê ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que o entregará em seguida à Unesco. A avaliação final da candidatura é feita até 2024.

Vale lembrar que um passo importante para a busca desse título foi dado em setembro deste ano, durante a 4ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas, evento promovido pelo Sistema Faemg Senar e o Sebrae/MG, em Belo Horizonte. No dia 24/9, a Associação Mineira dos Produtores de Queijos Artesanais de Minas Gerais (Amiqueijo) fez a entrega simbólica do pedido de candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Imaterial da Humanidade ao ministro do Turismo, Carlos Brito, e à presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto.

Para o presidente da Comissão Técnica do Queijo Minas Artesanal do Sistema Faemg Senar, Frank Mourão Barroso, a campanha de promoção internacional dessa candidatura demonstra o trabalho de instituições que se uniram para apresentar e solicitar a inclusão do QMA (Queijo Minas Artesanal), como Patrimônio Imaterial da Humanidade, tendo em vista sua importância. “A produção do QMA é feita por agricultores familiares, respeitando o tradicional modo de fazer desde a colonização do Brasil. Com boas práticas de produção, fabricação e segurança alimentar, nessa missão vamos promover uma interação com os participantes para degustação da iguaria e apresentação de vídeos e mídias impressas que mostrarão aos representantes da Unesco a importância cultural, social e econômica do QMA para os brasileiros e mineiros”. E completa, em seguida: “A Faemg representa os produtores estaduais de Queijo Minas Artesanal, e este sendo reconhecido pela Unesco facilitará a abertura dos mercados nacional e internacional”, conclui.

A ação internacional do Governo de Minas no Marrocos conta com a parceria, apoio e patrocínio do Sistema Faemg Senar, Sebrae/MG, Gerdau, Centro de Referência do Queijo Artesanal, Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo) e Instituto Periférico e Faculdade Estácio.

Existem hoje cerca de 30 mil produtores de queijos em Minas Gerais e, desse total, aproximadamente 9 mil são produtores de Queijo Minas Artesanal (QMA) com produção aproximada de 40 mil toneladas anuais. Além disso, 112 queijarias estão registradas no Instituto Mineiro de Agropecuária com o Selo Arte, o que permite a comercialização dos queijos em todo o território nacional.

São dez as principais regiões onde o QMA é produzido, onde o Modo de Fazer, o clima, o território e a biodiversidade de cada região conferem sabores e qualidades singulares incorporando nuances e características locais. O resultado é uma diversidade de cores, texturas e sabores que vêm conquistando o paladar dos brasileiros e até dos mais exigentes especialistas.

Tanto que, em 2022, seis queijos mineiros conquistaram medalhas no World Cheese Awards, importante concurso europeu que aconteceu desta vez no País de Gales. E, em 2021, os produtores mineiros conquistaram 40 medalhas no concurso internacional Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, realizado na França.

Em 2002, o Modo de Fazer do Queijo Minas Artesanal foi reconhecido na região do Serro pelo Iepha/MG, sendo o primeiro bem cultural registrado por Minas Gerais como patrimônio imaterial. Em 2008, o Iphan registrou o Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas, contemplando três regiões: Serro, Serra da Canastra e Serra do Salitre/Alto Paranaíba.

Em 2021, o Iphan alterou o título do bem cultural para Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, ampliando o território de abrangência do registro para as regiões identificadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). As novas regiões identificadas foram: Araxá, Campo das Vertentes, Serras do Ibitipoca, Triângulo de Minas, Diamantina e Entre Serras da Piedade e do Caraça.

Cervantes Fuegian Bistrô

Ushuaia fantástica

Ushuaia na Patagônia Argentina,  conhecida ‘Tierra del fuego” , abriu as portas do Cervantes Bistro Fueguino, este novo espaço gastronômico em  cidade de Ushuaia está localizada na Calle Campos 210, esquina com Rivadavia. 

É um lugar único, localizado em um casarão centenário em nossa cidade, pronto para desfrutar da melhor gastronomia, atendimento personalizado, uma adega exclusiva com vinhos especialmente selecionados para obter as melhores harmonizações, pratos de assinatura com Identidade fuegiana feita com matérias-primas orgânicas e locais.


Da terra da terra fueguina à mesa de Cervantes, passando pela nossa cozinha de alta qualidade espectro. Tradição e Inovação.

 

Brasil Convention & Visitors Bureau anuncia World Conference



Instituto Brasil de Convention & Visitors Bureau já está programando o primeiro evento de 2023 voltado à promoção do turismo brasileiro. A Convention & Visitors Bureaux World Conference já tem data marcada – acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de março de 2023 no Costa de Sauípe Resort, Bahia, e terá estrutura para receber 2.000 pessoas.  Marcio Santiago, presidente do Instituto Brasil de Convention & Visitors Bureau, informa que o evento terá rodada de negócios, ciclo de palestras e feira de produtos, serviços e destinos turísticos. A World Conference tem apoio da OMT-Organização Mundial do turismo e é dirigida a gestores e executivos de convention bureaux e entidades que promovem eventos no Brasil e no mundo.

Marcio Santiago, presidente do Instituto Brasil de Convention & Visitors Bureau

“O turismo já faz parte da agenda de governos em todo o planeta, por isso, a World Conference quer promover links entre os players do turismo mundial visando a incentivar e incrementar negócios e eventos. O Brasil já é um grande destino, mas ainda temos potencial a ser explorado e o turismo de negócios é uma atividade que fomenta todos os segmentos da economia, daí que os convention bureaux são instrumentos estratégicos para alavancar novos negócios”, comenta Santiago.

A OMT comemora o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro desde 1980, com o tema “Repensar o Turismo” que foi escolhido com a proposta de se reimaginar caminhos para o crescimento do setor tanto em dimensão quanto em relevância. Em nota, a OMT diz que a data, neste ano, será marcada pelo reconhecimento do turismo como pilar crucial do desenvolvimento.

O Barômetro de Turismo da OMT registra que houve forte recuperação do turismo no mundo nos primeiros cinco meses do ano, contabilizando quase 250 milhões de chegadas internacionais, considerando que o mesmo período de 2021 teve 77 milhões de chegadas, e isso já significa uma recuperação de pouco menos da metade (46%) dos níveis pré-pandemia (em 2019). A boa notícia é que os melhores índices de crescimento do turismo foram registrados na Europa e nas Américas.

As Américas contabilizaram um crescimento de 112% nas chegadas em 2022 em comparação com 2021, mas os números ainda estão 40% abaixo dos dados de 2019.  “Se, por um lado o crescimento mostra quanto o turismo já tem impulsionado a economia mundial, por outro, deixa claro quanto ainda podemos crescer e contribuir não apenas com números, mas com desenvolvimento sustentável”, analisa, Santiago. Instituto Brasil de Convention & Visitors Bureau   http://brasilcvb.com.br.

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   Informações para a coluna

@sergiomoreira63  

sergio51moreira@bol.com.br

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