Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Festuris Gramado deste ano supera todos os 33 eventos realizados anterior e anualmente: 12.500 participantes e 6 mil deles simultaneamente no pavilhão Serra Park. A 35ª edição acontecerá de 9 a 12 de novembro de 2023



Texto Arnaldo Moreira*

Com a presença de mais de 12.500 profissionais de turismo, 120% a mais em relação a 2021, e 16% diante de 2019, 2.700 produtos expostos, e 40 destinos internacionais de 20 países presentes, encerrou-se neste domingo a 34ª edição da Feira Internacional de Turismo - Festuris -, de Gramado, o maior da história do evento. O Festuris de 2023 acontecerá de 9 a 12 de novembro.

O frio fora época que invadiu Gramado, nos últimos dias 3 a 6 deste mês, com mínima de 6º e máxima de temperados 19º a 21º imprimiram ao Festuris uma intensa atividade com milhares de pessoas pelos corredores do pavilhão Serra Park, onde no sábado (4) estivera, no evento 6.000 pessoas simultaneamente fazendo negócios conhecendo novos produtos.




Esse sucesso do Festuris se deveu ao trabalho incansável, profissional de uma equipe liderada pelos CEOs da empresa, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello que a cada ano conseguiu atrair cada vez mais profissionais de turismo de diversos países das Américas do Norte, do Sul e Central, da Europa e da Ásia. 




À semelança de anos anteriores, os compradores e vendedores de produtos turísticos iveram no espaço Luxury o lugar certo para realizar negócios. O encontro entre as partes é feita com hora marcada.



A feira funcionou das 13 h às 18h, mas na parte da manhã as salas destinadas às palestras ficavam lotadas por gente interessada nas palestras técnicas proferidas por profissionais especializados nas diversas áreas de gestão, administração, gerenciamento, empreendedorismo, entre outras, que contaram com centenas de participantes interessados em aprimorar seus conhecimentos.

Na feira, o jornalista Carlos Casaes lançou seu livro 
"Patranhas de um Viajeiro".
 



A coletiva de Imprensa de encerramento do Festuris, no final da tarde de sábado (5), foi marcada pela emoção, em meio às homenagens prestadas valorizando pessoas e trabalhos.

Embaixador premiado



No primeiro momento da solenidade ocorreu a entrega do certificado e premiação ao embaixador Luciano Teixeira, da FRT (Porto Alegre) que trouxe o maior número de agentes de viagem para o evento, ao todo, 425 profissionais.

Troféu Silvia Zorzanello


Na segunda parte da cerimônia, ocorreu a entrega do Troféu Silvia Zorzanello à empresária Jussara Höppner, diretora do Parque Mini Mundo e do Hotel Rita Höppner. A distinção foi criada pela Câmara de Vereadores de Gramado em 2011 e, pela primeira vez, foi entregue no ambiente do Festuris (os anteriores foram entregues em sessão solene na Câmara de Vereadores). O troféu reconhece pessoas e empresas que possuem relevância no cenário turístico brasileiro.

A escolha de Jussara Höppner reconhece uma das lideranças femininas do turismo de Gramado. Em 1969, ao lado do esposo Heino Höppner, inaugurou o Hotel Ritta Höppner. Em 1983 abriram o Mini Mundo, primeiro parque temático de Gramado. 

O  empreendedorismo e o olhar para o social caminharam juntos na trajetória da família Höppner. Além da ampliação do negócio da família, o olhar social fez com que trouxesse para Gramado o Projeto Aluno Nota 10 (reconhecimento aos melhores estudantes do município) e a Campanha do Alimento (possibilita o ingresso no parque em troca de alimentos).

A entrega do troféu foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renan Sartori  e pelo CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, falecida em 2010. O ato também teve a participação da secretária municipal de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

Renan Sartori parabenizou o evento pelo sucesso e disse que a homenagem para Jussara Hoppner reconhecia uma mulher empreendedora, como era Silvia Zorzanello. “Uma empreendedora notável da Serra Gaúcha, que faz a diferença no segmento turístico e social”, pontuou.

Depois de revelar sua gratidão pela visibilidade que o Festuris dá para Gramado, Rosa Helena Volk  disse que Silvia, Marta e Jussara “elevaram o nome de Gramado”. Acrescentou que “a Jussara tem excelência no trabalho, delicadeza nos detalhes, é empreendedora e sempre está pensando em como fazer o bem”.


Emocionado, Eduardo Zorzanello ressaltou que a família se sentia emocionada com a homenagem feita a Jussara Hoppner, identificando nela muito da personalidade da mãe Silvia. “A mãe foi uma pessoa que lutou muito por nosso destino, teve um trabalho social e comunitário, soube estar à frente do seu tempo”. Zorzanello também elogiou a visão e o empreendedorismo da família Höppner. “Vocês são fantásticos”, afirmou, dirigindo-se aos familiares.


Este ano, como em anos anteriores no Festuris foi plantada mais uma árvore simbolicamente representando a preocupação de Marta Rossi e Eduardo Zorzanello com o meio ambiente. 

Entre os inúmeros estandes e boxes, um chamava a atenção e levou ali muita gente que gosta de ostras. Leonardo Cabral Costa produz ostras em Florianópolis.

SKÅL no Festuris

Vera Lúcia de Camillis, presidente Nacional do SKÅL, no estande, com o diploma de homenagem recebido do Arroz Amigo, entidade do turismo formado por mulheres 

Como em anos anteriores o SKÅL Internacional do Brasil, uma das entidades que compõem o trade turístico brasileiro, constituído por dirigentes de empresas e organizações do segmento, esteve presente com estande no Festuris. 

A partir da esq. presidente do SKÅL, José Valmir, presidente do SKÅL Porto Alegre, João Araújo, do SKÅL Porto Alegre, Vera Camillis, presidente Nacional, Vanda Catão e Arnaldo Moreira, do SKÅL Rio de Janeiro

Skalegas de todo o Brasil e visitantes foram recebidos pela presidente nacional Vera Lúcia de Camillis. 

35º Festuris em 2023
O clima de expectativa para a 35ª edição do evento em 2023 cresceu em decorrência do sucesso da edição deste ano. Representando todas as entidades do setor de turismo do Rio Grande do Sul, Lúcia Bentz, presidente da Abav-RS, disse que o sucesso do evento é resultado da união de esforços da equipe do Festuris e da Abav RS. “Formamos uma seleção campeã”, afirmou ela. A cerimônia encerrou com um mini-coquetel de pizzas e vinhos da Forneria 847 e vinhos da Vinícola Jolimont.

*Jornalista Arnaldo Moreira foi a Gramado a convite parab cobrir o Festuris.

Um comentário:

  1. Um lugar muito aprazível, e de acordo com a exposição do Blog fiquei deveras interessado .

    ResponderExcluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.