Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Capitólio
e região destaque turístico
Conhecida
por abrigar o famoso Mar de Minas, que é a represa de Furnas, Capitólio está
localizada a quase 400 km da capital Belo Horizonte, entre o Parque Nacional da
Serra da Canastra e a hidrelétrica de Furnas.
Capitólio, no Centro-Oeste de Minas, está entre
os principais destinos procurados para o turismo no estado, como apontou uma
pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo,
que colocou o estado mineiro em segundo lugar dos destinos mais procurados no
Brasil. A região ficou conhecida pelos passeios de barco nas águas da cor
azul-turquesa e pelas cascatas. As belezas naturais e a gastronomia mineira,
especialmente o queijo canastra, o café, o peixe e a cachaça, trazem aos
visitantes a experiência de mineiridade e a hospitalidade típica de uma cidade
do interior de Minas Gerais. Nesse contexto estão os diversos complexos
turísticos de cachoeiras, incluindo a Capivara, que faz parte da lista internacional das 100 melhores
histórias de destinos responsáveis pelo mundo. A competição realizada anualmente,
é da instituição Green Destinations Top 100.
A natureza das cachoeiras e os canions em Capitólio atraem os turistas
Segundo o secretário de Turismo de Capitólio, Lucas Arantes, ressaltou o orgulho em ter o município entre os principais destinos para turismo em Minas. “Nós temos aqui, além dos passeios náuticos, no Mar de Minas, diversas cachoeiras que englobam a região da Serra da Canastra, temos uma gastronomia muito bem estruturada, vários restaurantes com uma diversidade enorme de comida mineira, pratos especiais com muitos peixes. Temos o café, cachaça e o famoso e premiado queijo da Canastra. Então, o turista que vem a Capitólio, tem a experiência de viver o turismo de natureza e viver um pouco da cultura mineira em contato com a natureza. A gente fica muito feliz de saber que estamos entre os destinos mais procurados e trabalhamos para que cada vez mais o turista brasileiro venha nos prestigiar e viver essa experiência que é experimentar Capitólio em todas as suas versões”, completou Lucas.
Ainda
segundo a pesquisa, os resultados do Módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por
Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) – apontam que, em 2021, as viagens
realizadas para Minas Gerais representaram 11,4% das viagens nacionais, ficando
atrás apenas de São Paulo (21%). Minas Gerais mantém a posição e participação
na distribuição desde 2020, onde ocupou também o segundo lugar. De acordo com o
IBGE, além de alcançar a segunda colocação, Minas obteve o maior crescimento no
volume das atividades turísticas com aumento de 38,7% no comparativo com julho
de 2021, se consolidando como o estado que mais cresce no turismo brasileiro.
“Turismo e cultura são fundamentais para a diversificação econômica. Temos desenhado políticas públicas e ações, buscando descentralizar as experiências turísticas pelo território, sobretudo por meio dos circuitos turísticos. São trabalhados os segmentos prioritários como cozinha mineira, turismo cultural, rural, de aventura, de natureza e de experiências, com foco na geração de emprego e renda”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
A Liberdade mora em Minas
Estande de Minas Gerais com detalhes da mineiridade e sua história
Quem esteve presente nos estandes de Minas Gerais, durante os dias 3 e 6 de novembro, na Festuris, fez questão de registrar a beleza dos espaços montados no estante projetado pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira e a da arquiteta Luisa Lima/Secult-MG.
Além de levar o carinho pelo nosso estado, oferecemos aos visitantes
cenários de nossa mineiridade, como imagem de fundo as pinturas de Mestre
Ataíde na Igreja São Francisco de Assis, de Ouro Preto, ou as montanhas da
Serra do Intendente.
A 34ª Festuris já é considerada a maior e melhor de todas. Foi registrado um crescimento de 120% em relação a 2021, com mais de 2.700 marcas em exposição, 12.500 inscritos e mais de 40 destinos internacionais apresentados.
Foram dias intensos de conversas, de trocas e, sobretudo, de
oportunidades de novos negócios que podem se converter em mais emprego e renda.
Durante o evento, foram realizados 500 atendimentos no nosso estande voltado
especialmente para a promoção do Destino Minas Gerais.
Para a Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas
Gerais, Milena Pedrosa, a presença no evento, que é uma das maiores vitrines do
setor, contribui tanto para ampliar a projeção de Minas Gerais nacionalmente
quanto para destacar o papel da atividade turística na economia. “A Festuris é
uma feira consolidada e uma das mais importantes da América Latina, reunindo
diversos agentes do trade turístico, o que é essencial para que novos projetos
possam surgir, destacando ainda mais o protagonismo do turismo como força
motriz dentro da nossa economia", pontua a Secretária.
Os sabores e aromas do café, dos queijos, da cachaça, dos licores, e dos doces de diferentes produtores também marcaram a nossa participação, que colocou em evidência toda a diversidade da culinária mineira.
Mais de 5 mil pessoas
estiverem conosco, conhecendo melhor o trabalho de fomento ao turismo mineiro
desenvolvido pela Secult. Houve quem aproveitou para saber detalhes do cultivo
dos grãos e pegar dicas de preparo de cafés especiais com os especialistas
Rogerio Maffort e Rebeca Bernardes, de Santa Rita do Sapucaí. Além disso, teve
aulas preciosas do legítimo pão de queijo com as quitandeiras de Paracatu,
Vânia e Gláucia.
34º Festuris
O 34º Festuris foi considerado o maior e melhor de todas as edições. Registrou um crescimento de 120% em relação a 2021, 16% comparado com 2019, mais de 2.700 marcas em exposição, 12.500 inscritos e mais de 40 destinos internacionais.
No primeiro momento da solenidade ocorreu a entrega do certificado e premiação
ao embaixador Luciano Teixeira, da FRT (Porto Alegre) que trouxe o maior número
de agentes de viagem para o evento, ao todo, 245 profissionais.
Na segunda parte da cerimônia, ocorreu
a entrega do Troféu Silvia Zorzanello à empresária Jussara Höppner, diretora do
Parque Mini Mundo e do Hotel Rita Höppner. A distinção foi criada pela Câmara
de Vereadores de Gramado em 2011 e, pela primeira vez, foi entregue no ambiente
do Festuris (os anteriores foram entregues em sessão solene na Câmara de
Vereadores). O troféu reconhece pessoas e empresas que possuem relevância no
cenário turístico brasileiro.
A entrega do troféu foi feita pelo
presidente da Câmara de Vereadores, Renan Sartori e pelo CEO do Festuris,
Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, falecida em 2010. O ato também teve a
participação da secretária municipal de Turismo e presidente da Gramadotur,
Rosa Helena Volk.
Renan Sartori parabenizou o evento pelo
sucesso e disse que a homenagem para Jussara Hoppner reconhecia uma mulher
empreendedora, como era Silvia Zorzanello. “Uma empreendedora notável da Serra
Gaúcha, que faz a diferença no segmento turístico e social”, pontuou.
Depois de revelar sua gratidão pela
visibilidade que o Festuris dá para Gramado, Rosa Helena Volk disse que Silvia,
Marta e Jussara “elevaram o nome de Gramado”. Acrescentou que “a Jussara tem
excelência no trabalho, delicadeza nos detalhes, é empreendedora e sempre está
pensando em como fazer o bem”.
Emocionado, Eduardo Zorzanello
ressaltou que a família se sentia emocionada com a homenagem feita à Jussara
Hoppner, identificando nela muito da personalidade da mãe Silvia. “A mãe foi
uma pessoa que lutou muito por nosso destino, teve um trabalho social e
comunitário, soube estar à frente do seu tempo”. Zorzanello também elogiou a
visão e o empreendedorismo da família Höppner. “Vocês são fantásticos”,
afirmou, dirigindo-se aos familiares.
Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, organizadores do Festuris
O clima de expectativa para a 35ª
edição do evento em 2023 cresceu em decorrência do sucesso da edição deste ano.
Representando todas as entidades do setor de turismo do Rio Grande do Sul,
Lúcia Bentz, presidente da Abav-RS, disse que o sucesso do evento é resultado
da união de esforços da equipe do Festuris e da Abav RS. “Formamos uma seleção
campeã”, afirmou ela. A cerimônia encerrou com um mini-coquetel de pizzas e
vinhos da Forneria 847 e vinhos da Vinícola Jolimont.
Chocoland Hotel
O Chocoland Hotel Gramado está
cada vez mais perto da sua inauguração oficial, que ocorrerá em março de 2023.
O empreendimento apresenta uma proposta inédita que une hotelaria e
entretenimento temático, oferecendo uma atmosfera única para crianças e
adultos. As reservas já podem ser feitas para uso a partir da abertura do
hotel, estando disponíveis neste primeiro lote duas modalidades de suítes
temáticas para hospedagem.
Com mais de 90% de suas obras concluídas, o Chocoland contará com 76 apartamentos em sua primeira etapa. Inicialmente, as modalidades de suítes disponíveis são a Choco Blanc e Trufa. O hotel temático do chocolate terá 7 mil metros quadrados de área construída, contemplando, além das suítes, diversos espaços de experiências e convivência voltados ao entretenimento, gastronomia, saúde, bem-estar e eventos.
A estada dos convidados será enriquecida com muita ludicidade, um storytelling com personagens próprios, cenários instagramáveis, experiências multissensoriais e atrações surpresas dentro deste fascinante universo do chocolate. Outras novidades serão divulgadas em breve, ampliando ainda mais a oferta temática do empreendimento.
"O sonho do Chocoland está se
tornando realidade e estamos preparando tudo com muito carinho para encantar,
surpreender e emocionar cada família que nos visitará. Mesmo antes da nossa
inauguração, já temos um grande retorno de pessoas interessadas em garantir
reserva. Convidamos todos a viver a experiência inesquecível a partir de março
de 2023", destaca a idealizadora e CEO do Chocoland Hotel Gramado, Daniela
Gallassini.
O local escolhido para sediar o empreendimento não poderia ser outro: a capital
nacional do chocolate artesanal, Gramado/RS. O hotel está localizado em área
nobre e estima um investimento total superior a R$ 60 milhões. Na segunda etapa
da obra, prevista para ser concluída no final de 2023, o Chocoland Hotel
Gramado deverá aumentar sua estrutura para 114 suítes.
As reservas para hospedagem a partir de março de 2023 já podem ser feitas e custam a partir de R$ 711. Para efetuar a compra basta acessar o site www.chocoland.com.br. Mais informações no Instagram @chocolandhotelgramado, no telefone (54) 3295-1515 ou pelo WhatsApp (54) 2108-4114.
Informações para a coluna
@sergiomoreira63
sergio51moreira@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário