Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira

 

 

Capitólio e região destaque turístico

 


 Conhecida por abrigar o famoso Mar de Minas, que é a represa de Furnas, Capitólio está localizada a quase 400 km da capital Belo Horizonte, entre o Parque Nacional da Serra da Canastra e a hidrelétrica de Furnas.

Capitólio, no Centro-Oeste de Minas, está entre os principais destinos procurados para o turismo no estado, como apontou uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo, que colocou o estado mineiro em segundo lugar dos destinos mais procurados no Brasil. A região ficou conhecida pelos passeios de barco nas águas da cor azul-turquesa e pelas cascatas. As belezas naturais e a gastronomia mineira, especialmente o queijo canastra, o café, o peixe e a cachaça, trazem aos visitantes a experiência de mineiridade e a hospitalidade típica de uma cidade do interior de Minas Gerais. Nesse contexto estão os diversos complexos turísticos de cachoeiras, incluindo a Capivara, que faz parte da lista internacional das 100 melhores histórias de destinos responsáveis pelo mundo. A competição realizada anualmente, é da instituição Green Destinations Top 100.

A natureza das cachoeiras e os canions em Capitólio atraem os turistas


Segundo o secretário de Turismo de Capitólio, Lucas Arantes, ressaltou o orgulho em ter o município entre os principais destinos para turismo em Minas. “Nós temos aqui, além dos passeios náuticos, no Mar de Minas, diversas cachoeiras que englobam a região da Serra da Canastra, temos uma gastronomia muito bem estruturada, vários restaurantes com uma diversidade enorme de comida mineira, pratos especiais com muitos peixes. Temos o café, cachaça e o famoso e premiado queijo da Canastra. Então, o turista que vem a Capitólio, tem a experiência de viver o turismo de natureza e viver um pouco da cultura mineira em contato com a natureza. A gente fica muito feliz de saber que estamos entre os destinos mais procurados e trabalhamos para que cada vez mais o turista brasileiro venha nos prestigiar e viver essa experiência que é experimentar Capitólio em todas as suas versões”, completou Lucas.

Ainda segundo a pesquisa, os resultados do Módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) – apontam que, em 2021, as viagens realizadas para Minas Gerais representaram 11,4% das viagens nacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (21%). Minas Gerais mantém a posição e participação na distribuição desde 2020, onde ocupou também o segundo lugar. De acordo com o IBGE, além de alcançar a segunda colocação, Minas obteve o maior crescimento no volume das atividades turísticas com aumento de 38,7% no comparativo com julho de 2021, se consolidando como o estado que mais cresce no turismo brasileiro.

“Turismo e cultura são fundamentais para a diversificação econômica. Temos desenhado políticas públicas e ações, buscando descentralizar as experiências turísticas pelo território, sobretudo por meio dos circuitos turísticos. São trabalhados os segmentos prioritários como cozinha mineira, turismo cultural, rural, de aventura, de natureza e de experiências, com foco na geração de emprego e renda”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

A Liberdade mora em Minas


Estande de Minas Gerais com detalhes da mineiridade e sua história

Quem esteve presente nos estandes de Minas Gerais, durante os dias 3 e 6 de novembro, na Festuris, fez questão de registrar a beleza dos espaços montados no estante projetado pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira e a da arquiteta Luisa Lima/Secult-MG.

Além de levar o carinho pelo nosso estado, oferecemos aos visitantes cenários de nossa mineiridade, como imagem de fundo as pinturas de Mestre Ataíde na Igreja São Francisco de Assis, de Ouro Preto, ou as montanhas da Serra do Intendente.

 


A 34ª Festuris já é considerada a maior e melhor de todas. Foi registrado um crescimento de 120% em relação a 2021, com mais de 2.700 marcas em exposição, 12.500 inscritos e mais de 40 destinos internacionais apresentados.

Foram dias intensos de conversas, de trocas e, sobretudo, de oportunidades de novos negócios que podem se converter em mais emprego e renda. Durante o evento, foram realizados 500 atendimentos no nosso estande voltado especialmente para a promoção do Destino Minas Gerais.


Para a Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa, a presença no evento, que é uma das maiores vitrines do setor, contribui tanto para ampliar a projeção de Minas Gerais nacionalmente quanto para destacar o papel da atividade turística na economia. “A Festuris é uma feira consolidada e uma das mais importantes da América Latina, reunindo diversos agentes do trade turístico, o que é essencial para que novos projetos possam surgir, destacando ainda mais o protagonismo do turismo como força motriz dentro da nossa economia", pontua a Secretária.


Os sabores e aromas do café, dos queijos, da cachaça, dos licores, e dos doces de diferentes produtores também marcaram a nossa participação, que colocou em evidência toda a diversidade da culinária mineira.

Mais de 5 mil pessoas estiverem conosco, conhecendo melhor o trabalho de fomento ao turismo mineiro desenvolvido pela Secult. Houve quem aproveitou para saber detalhes do cultivo dos grãos e pegar dicas de preparo de cafés especiais com os especialistas Rogerio Maffort e Rebeca Bernardes, de Santa Rita do Sapucaí. Além disso, teve aulas preciosas do legítimo pão de queijo com as quitandeiras de Paracatu, Vânia e Gláucia.

34º Festuris


Abraços, emoção, homenagens, com propósito e alma. Assim, valorizando pessoas e trabalhos, ocorreu o tradicional encontro de encerramento do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado com a imprensa, autoridades e convidados. Durante a cerimônia na sala de imprensa do evento, no Serra Park, os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello agradeceram o apoio e credibilidade do trade, imprensa e autoridades no evento que em 2023 completa 35 anos. 

O 34º Festuris foi considerado o maior e melhor de todas as edições. Registrou um crescimento de 120% em relação a 2021, 16% comparado com 2019, mais de 2.700 marcas em exposição, 12.500 inscritos e mais de 40 destinos internacionais.

No primeiro momento da solenidade ocorreu a entrega do certificado e premiação ao embaixador Luciano Teixeira, da FRT (Porto Alegre) que trouxe o maior número de agentes de viagem para o evento, ao todo, 245 profissionais.


Na segunda parte da cerimônia, ocorreu a entrega do Troféu Silvia Zorzanello à empresária Jussara Höppner, diretora do Parque Mini Mundo e do Hotel Rita Höppner. A distinção foi criada pela Câmara de Vereadores de Gramado em 2011 e, pela primeira vez, foi entregue no ambiente do Festuris (os anteriores foram entregues em sessão solene na Câmara de Vereadores). O troféu reconhece pessoas e empresas que possuem relevância no cenário turístico brasileiro.



A escolha de Jussara Höppner (foto acima) reconhece uma das lideranças femininas do turismo de Gramado. Em 1969, ao lado do esposo Heino Höppner, inaugurou o Hotel Ritta Höppner. Em 1983 abriram o Mini Mundo, primeiro parque temático de Gramado. O empreendedorismo e o olhar para o social caminharam juntos na trajetória da família Höppner. Além da ampliação do negócio da família, o olhar social fez com que trouxesse para Gramado o Projeto Aluno Nota 10 (reconhecimento aos melhores estudantes do município) e a Campanha do Alimento (possibilita o ingresso no parque em troca de alimentos).

A entrega do troféu foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renan Sartori e pelo CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, falecida em 2010. O ato também teve a participação da secretária municipal de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

Renan Sartori parabenizou o evento pelo sucesso e disse que a homenagem para Jussara Hoppner reconhecia uma mulher empreendedora, como era Silvia Zorzanello. “Uma empreendedora notável da Serra Gaúcha, que faz a diferença no segmento turístico e social”, pontuou.

Depois de revelar sua gratidão pela visibilidade que o Festuris dá para Gramado, Rosa Helena Volk disse que Silvia, Marta e Jussara “elevaram o nome de Gramado”. Acrescentou que “a Jussara tem excelência no trabalho, delicadeza nos detalhes, é empreendedora e sempre está pensando em como fazer o bem”.

Emocionado, Eduardo Zorzanello ressaltou que a família se sentia emocionada com a homenagem feita à Jussara Hoppner, identificando nela muito da personalidade da mãe Silvia. “A mãe foi uma pessoa que lutou muito por nosso destino, teve um trabalho social e comunitário, soube estar à frente do seu tempo”. Zorzanello também elogiou a visão e o empreendedorismo da família Höppner. “Vocês são fantásticos”, afirmou, dirigindo-se aos familiares.


Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, organizadores do Festuris

O clima de expectativa para a 35ª edição do evento em 2023 cresceu em decorrência do sucesso da edição deste ano. Representando todas as entidades do setor de turismo do Rio Grande do Sul, Lúcia Bentz, presidente da Abav-RS, disse que o sucesso do evento é resultado da união de esforços da equipe do Festuris e da Abav RS. “Formamos uma seleção campeã”, afirmou ela. A cerimônia encerrou com um mini-coquetel de pizzas e vinhos da Forneria 847 e vinhos da Vinícola Jolimont.

Chocoland Hotel

O Chocoland Hotel Gramado está cada vez mais perto da sua inauguração oficial, que ocorrerá em março de 2023. O empreendimento apresenta uma proposta inédita que une hotelaria e entretenimento temático, oferecendo uma atmosfera única para crianças e adultos. As reservas já podem ser feitas para uso a partir da abertura do hotel, estando disponíveis neste primeiro lote duas modalidades de suítes temáticas para hospedagem.


Com mais de 90% de suas obras concluídas, o Chocoland contará com 76 apartamentos em sua primeira etapa. Inicialmente, as modalidades de suítes disponíveis são a Choco Blanc e Trufa. O hotel temático do chocolate terá 7 mil metros quadrados de área construída, contemplando, além das suítes, diversos espaços de experiências e convivência voltados ao entretenimento, gastronomia, saúde, bem-estar e eventos. 

A estada dos convidados será enriquecida com muita ludicidade, um storytelling com personagens próprios, cenários instagramáveis, experiências multissensoriais e atrações surpresas dentro deste fascinante universo do chocolate. Outras novidades serão divulgadas em breve, ampliando ainda mais a oferta temática do empreendimento.


"O sonho do Chocoland está se tornando realidade e estamos preparando tudo com muito carinho para encantar, surpreender e emocionar cada família que nos visitará. Mesmo antes da nossa inauguração, já temos um grande retorno de pessoas interessadas em garantir reserva. Convidamos todos a viver a experiência inesquecível a partir de março de 2023", destaca a idealizadora e CEO do Chocoland Hotel Gramado, Daniela Gallassini.


O local escolhido para sediar o empreendimento não poderia ser outro: a capital nacional do chocolate artesanal, Gramado/RS. O hotel está localizado em área nobre e estima um investimento total superior a R$ 60 milhões. Na segunda etapa da obra, prevista para ser concluída no final de 2023, o Chocoland Hotel Gramado deverá aumentar sua estrutura para 114 suítes.

As reservas para hospedagem a partir de março de 2023 já podem ser feitas e custam a partir de R$ 711. Para efetuar a compra basta acessar o site www.chocoland.com.br. Mais informações no Instagram @chocolandhotelgramado, no telefone (54) 3295-1515 ou pelo WhatsApp (54) 2108-4114.


Informações para a coluna

  @sergiomoreira63   

sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.