Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

COLUNA DE AVIAÇÃO - Azul inicia voo direto entre Belo Horizonte e Teresina que passa a ter 3 ligações semanais // LATAM inaugura Sinop-Guarulhos com 86% de ocupação. Com essa segunda rota na região que deve movimentar 38 mil passageiro por ano // Grupo Qatar Airways registra forte desempenho financeiro no primeiro semestre de 2023/2024



Azul inicia voo direto entre Belo Horizonte e Teresina que passa a ter 3 ligações semanais 

 

A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas no Brasil, iniciou, nesta segunda-feira (30), a operação que liga o BH Airport, em Confins, à cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí. Os voos da nova rota serão realizados às segundas, terças e sextas, nas aeronaves modelo Airbus A320, com capacidade para 174 Clientes. 

  

Para Beatriz Barbi, gerente de Planejamento e Malha da Azul, o início das operações representa ampliar um dos principais pilares da companhia: a conectividade. “Estamos muito felizes em ligar os Clientes mineiros e piauienses em voos de um pouco mais de 2h30. Com essa nova rota conseguimos fomentar o turismo local e contribuir com o desenvolvimento social e econômico”, comenta. 

  

Teresina é uma das cidades mais populosas e importantes do Piauí, além de estar cheia de pontos turísticos interessantes para visitar, como o Mirante da Ponte Estaiada e, claro, para aproveitar a pausa para tomar uma cajuína, bebida típica a partir do caju. 

  

Os Clientes que partirem de Teresina com destino a Confins poderão se deslocar tranquilamente para a capital mineira, Belo Horizonte. Chegando em BH, poderão conhecer uma cidade com diversos pontos turísticos, como a Lagoa da Pampulha, o Estádio Mineirão, o Museu das Minas e do Metal e muitos outros locais imperdíveis. 


Vale destacar a cozinha mineira, uma das mais famosas do Brasil, que agrada aos mais repletos paladares, com guloseimas e pratos típicos, como tutu, frango com quiabo, feijão tropeiro, doce de leite, goiabada cascão, queijo minas e o tão aclamado pão de queijo. 

  

Além disso, a partir do aeroporto de Confins é possível acessar rotas internacionais, como Curaçao, ilha localizada no Caribe, e os aeroportos de Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos. 

  

As passagens podem ser adquiridas no www.voeazul.com.br ou em agências de viagens parceiras. 

  

Confira os horários dos voos entre Confins e Teresina: 

  

 

Confins (CNF) – Teresina (THE)    

Origem    

Saída      

Destino      

Chegada     

 Frequência      

Confins  

12:50   

Teresina  

15:25   

Segunda, terça e sexta-feira   

Teresina  

16:25   

Confins  

19:00   

Segunda, terça e sexta-feira  

  

LATAM inaugura Sinop-Guarulhos com 86% de ocupação. Com essa segunda rota na região que deve movimentar 38 mil passageiro por ano


 

Mais eficiente e competitiva, a LATAM inaugurou nesta quarta-feira (1º/11) a rota Sinop-São Paulo/Guarulhos com ocupação de 86% no primeiro voo. Mais de 38 mil passageiros devem ser transportados por ano na nova rota, a segunda da companhia na região depois de Sinop-Brasília. A nova operação conecta o norte mato-grossense diretamente ao principal hub (centro de conexões) da LATAM no Brasil. A partir de Guarulhos, a empresa conecta os clientes para mais de 50 destinos no Brasil e outros 90 no exterior.
 

Segundo Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, o investimento considera a demanda forte e consistente da região. "Começamos a voar em Sinop há 17 meses com destino a Brasília, e já registramos mais de 80% de ocupação e 90 mil passageiros transportados. É um mercado forte, com demanda saudável, e que agora terá rápido acesso a toda nossa conectividade de Guarulhos”.

 

O voo Sinop-São Paulo/Guarulhos é operado quatro vezes por semana em aeronaves Airbus A319 (até 12 passageiros em cabine Premium Economy e 126 em Economy). Com duração média de 2h30, decola de Sinop sempre às segundas, quartas, sextas e domingos às 3h10 (hora local), com chegada em Guarulhos prevista para às 5h40 (hora local). No sentido inverso, parte de São Paulo/Guarulhos às terças, quintas, sábados e domingos às 22h25 (hora local), com chegada prevista a Sinop às 0h55 (hora local).

 

Já o voo Sinop-Brasília continua sendo operado às terças, quintas e sábados, com partida da cidade mato-grossense às 4h30 (hora local) e chegada ao destino às 7h10 (hora local). No sentido inverso, parte de Brasília às segundas, quartas e sextas, às 21h55 (hora local), com chegada em Sinop às 22h40 (hora local).
 

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA CONECTIVIDADE DA LATAM

 

Após a pandemia de Covid-19, a LATAM se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País.
 

A LATAM também é a única companhia aérea que conecta o Brasil com 90 destinos no exterior em voos próprios. Em 2023, inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles, São Paulo-Joanesburgo, Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago. Também começou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago), e com Caracas, Havana e Atlanta (todos via Lima). Ainda neste ano, vai começar a conectar o Brasil com Aruba (via Lima).

 

Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais. Como consequência, a companhia lidera o setor aéreo brasileiro doméstico e internacional desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).


Grupo Qatar Airways registra forte desempenho financeiro no primeiro semestre de 2023/2024

Doha, Catar – O Grupo Qatar Airways acaba de divulgar seus resultados para o primeiro semestre de 2023/2024, revelando um forte desempenho financeiro. O período foi marcado por um crescimento ambicioso, mas sustentável, na rede, que proporcionará valor econômico a longo prazo ao Catar, aos parceiros globais e aos países de destino da companhia. 

O retorno ao serviço da maioria da frota A350 da companhia aérea está quase completo e contribuiu para um aumento geral de 18% no número de assentos-quilômetros disponíveis (ASK) em relação ao mesmo período do ano passado.

O Grupo reportou um lucro líquido de QAR 3,736 bilhões (US$ 1,026 bilhão) no primeiro semestre do ano fiscal 2023/2024, o que representa um aumento de 113,8% em comparação com o mesmo período do ano passado 2022/2023. 

A receita total do Grupo no primeiro semestre do ano fiscal de 2023/2024 aumentou para QAR 40,126 bilhões (US$ 11,019 bilhões), um aumento de 7,4% em comparação com o mesmo período do ano passado 2022/2023. Já as receitas de passageiros cresceram 28,5%, com taxas de ocupação aumentadas em 83,3%, gerando mais 3,6% de rendimentos.

A contagem total de passageiros da Qatar Airways nos primeiros seis meses, encerrados em setembro de 2023, aumentou para 19.078 milhões, representando um aumento de 22,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Um componente-chave do sucesso comercial do negócio foi alcançado através de parcerias inovadoras dentro da Oneworld e através de outras alianças estratégicas globais na Australásia, Europa e China em particular. 

A expansão da frota e os programas de fidelidade são fundamentais para o crescimento, e o Grupo Qatar Airways possui cerca de 150 aeronaves para atender a esta crescente demanda por tráfego de passageiros e cargueiros. A eficiência operacional, os programas de inovação e o desenvolvimento do pessoal também contribuíram para estes resultados.

O Grupo vem enfrentando uma série de obstáculos no final do ano, incluindo tensões geopolíticas em diversas partes do mundo. Isto poderá ter um impacto na procura de passageiros por viagens aéreas, bem como criar potenciais restrições operacionais. 

No momento, o custo do combustível continua sendo a maior preocupação. As flutuações da taxa de câmbio resultantes do fortalecimento do dólar norte-americano tiveram impacto no desempenho até então. 

Uma grande variedade de medidas operacionais aumentou o desempenho dentro do prazo para os níveis mais elevados registrados nos últimos anos, o que é uma prova dos esforços colaborativos da equipe de liderança da companhia. A administração espera continuar o forte desempenho apesar dos ventos contrários no segundo semestre de 2023-2024.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse: “O Grupo Qatar Airways é um negócio único que continua a ter um desempenho ao mais alto nível na indústria da aviação. 

A Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™ criou uma base muito sólida sobre a qual construímos a ambição do Catar de crescer como um destino turístico líder no Oriente Médio, que se concentra no requinte, na cultura, no valor e no atendimento ao cliente e, portanto, em ser um destino voltado para a família. 

Os resultados deste ano indicam que o Grupo está se encaminhando para outro ano muito forte, que se baseia em lucros acumulados de mais de 2,75 bilhões de dólares dos dois anos anteriores.”

A margem EBITDA do Grupo de 26,9% nos primeiros seis meses do ano fiscal de 2023/2024 melhorou em comparação com o mesmo período do ano passado 2022/2023 em 4,9 pontos percentuais, para QAR 10,779 bilhões (US$ 2,960 bilhões). A EBITDA foi superior ao mesmo período do ano passado 2022/2023 em QAR 2,641 milhões (US$ 0,725 milhões).

No início de março, a empresa anunciou uma série de novas rotas, incluindo Chittagong, Juba, Kinshasa, Lyon, Medan, Toulouse e Trabzon, a maioria das quais já começou a operar. A Qatar Airways também anunciou a retomada a 11 destinos e a inclusão de até 10 novos destinos para 2024.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.