Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

COLUNA DE AVIAÇÃO // Qatar Airways firma parceria com a United for Wildlife // Ministro da Defesa José Múcio visita // Embratur e LATAM assinam acordo para atuarem juntas na atração de turistas estrangeiros fábrica da Helibras em Itajubá // Air Europa transportou mais de 1,1 milhão de passageiros na rota Salvador x Madrid em 20 anos // GOL ligará Passo Fundo a Navegantes/Balneário Camboriú na alta temporada de verão // Azul inclui snack vegano em seu serviço de bordo e atinge a marca de 15 mil Clientes transportados para o interior do Rio Grande do Sul // Aeroporto de Congonhas conta com ônibus 100% elétrico Higer // Air France apresenta novos cardápios nas cabines La Première e Business em voos de longa distância // IATA INFORMA: A demanda de passageiros em setembro garante fechamento positivo do terceiro trimestre


Qatar Airways firma parceria com a United for Wildlife

Doha, Catar – A Qatar Airways acaba de anunciar seu compromisso como companhia aérea parceira oficial da United for Wildlife (UfW), iniciativa que trabalha para combater o comércio ilegal de animais silvestres e proteger espécies ameaçadas, fundada pelo Príncipe William e pela Fundação Real do Príncipe e da Princesa de Gales em 2014. A parceria reforça o compromisso da Qatar Airways com a conservação da vida selvagem. A Qatar Airways e a United for Wildlife irão desenvolver campanhas em torno da missão de combater o comércio ilegal de vida selvagem e do avanço do trabalho dos Wildlife Regional Chapters*

O CEO do Grupo Qatar Airways, Engr. Badr Mohammed Al-Meer, disse: "O comércio ilegal e insustentável de animais silvestres  ameaça nossa biodiversidade global e representa um risco para a saúde e a segurança, especialmente em comunidades marginalizadas. Estamos tomando medidas para interromper esse comércio ilícito a fim de conservar a biodiversidade e proteger nossos delicados ecossistemas. Como Companhia Aérea Parceira Oficial, acreditamos que essa parceria inovadora com a United for Wildlife demonstra nosso compromisso com a Declaração do Palácio de Buckingham e representa outra etapa importante em nosso compromisso com a proteção da vida selvagem. A United for Wildlife reuniu várias empresas em uma abordagem única de colaboração que compartilham a mesma missão que a nossa. Continuamos comprometidos em colaborar com nossas partes interessadas para aumentar a conscientização sobre o impacto do comércio ilegal de animais, trabalhando incansavelmente para entregar a iniciativa Qatar Airways Cargo - WeQare Rewild the Planet para proteger as espécies mais vulneráveis do nosso planeta."

Amanda Berry OBE, CEO da Fundação Real do Príncipe e da Princesa de Gales, disse: "Como membro fundador da nossa Força-Tarefa de Transporte em 2016, a Qatar Airways tem uma parceria de longa data com a United for Wildlife e tem demonstrado consistentemente o compromisso de combater o comércio ilegal de animais silvestres em todo o mundo. Ela foi a primeira companhia aérea a concluir a certificação IATA IEnvA IWT e implementou várias iniciativas para ajudar a evitar o tráfico de animais silvestres em sua rede.O apoio da Qatar Airways como nossa companhia aérea parceira oficial é outro exemplo de sua dedicação à erradicação desse comércio prejudicial e à preservação da biodiversidade para as gerações futuras."

A Qatar Airways Cargo lançou o WeQare: Rewild the Planet, iniciativa de sustentabilidade corporativa, em 2020. Como parte da iniciativa, a Qatar Airways Cargo incentiva a preservação do equilíbrio ecológico, fornecendo serviços de transporte gratuitos para organizações envolvidas na devolução de animais silvestres ao seu habitat natural. 

Um dos marcos notáveis dessa iniciativa foi o transporte bem-sucedido de sete leões da Ucrânia em 2021. Essa operação demonstrou a dedicação da Qatar Airways em apoiar os esforços de ONGs e organizações conservacionistas em seu trabalho vital para reflorestar o planeta.

A Qatar Airways é a companhia aérea oficial a ser certificada de acordo com o padrão do setor para a prevenção do tráfico ilegal de animais silvestres na aviação. A certificação confirma que uma companhia aérea tem procedimentos, treinamento de pessoal e protocolos de relatório que ajudam a detectar melhor os produtos ilegais da vida selvagem. 

O Qatar Airways Group mantém uma política de tolerância zero em relação ao transporte de produtos e animais silvestres ilegais e implementou um treinamento de conscientização sobre o comércio ilegal de animais silvestres para os funcionários. 

Esse treinamento tem o duplo objetivo de aumentar o conhecimento e a conscientização sobre o tráfico e equipar os funcionários com habilidades para identificar e responder de forma eficaz caso encontrem atividades de tráfico.

*Os Wildlife Regional Chapters são compostos por especialistas de uma variedade de setores – desde organizações de conservação a instituições financeiras – que compartilham conhecimentos únicos na abordagem ao crime contra animais silvestres. A United for Wildlife tem atualmente Chapters na África Oriental, África Austral, Hong Kong, Sudeste Asiático e Australásia, Oriente Médio e Norte da África, América do Norte e América Latina e Caribe.


Ministro da Defesa José Mucio visita 
fábrica da Helibras em Itajubá

Itajubá, Novembro de 2023 - O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, visitou a fábrica da Helibras, em Itajubá (MG), nesta quarta-feira (08/11). O ministro conheceu as instalações da única fabricante de helicópteros a turbina da América Latina que este ano comemora 45 anos de operações no país. 

A empresa é líder no mercado brasileiro de helicópteros. Sete a cada dez helicópteros das Forças Armadas e oito a cada dez helicópteros que operam em serviços públicos no Brasil foram produzidos pela Helibras. 

Múcio se reuniu com o presidente da Helibras, Alberto Duek, e verificou toda a capacidade industrial da fabricante, que hoje desenvolve projetos 100% brasileiros e exporta tecnologia para países da América do Sul, Europa e Ásia.

“Ficamos muito honrados com a visita do ministro, que pode conhecer a nossa contribuição para base industrial de defesa brasileira e o alto nível de transferência de tecnologia feita aqui, há mais de quatro décadas, não apenas na Helibras, mas em dezenas de empresas capacitadas para produzir peças para as nossas aeronaves no Brasil e para toda a cadeia de suprimentos da Airbus” disse Duek.

Air Europa transportou mais de 1,1 milhão de passageiros na rota Salvador x Madrid em 20 anos
  

A Air Europa decola de Salvador às 22h55. Foto: Will Recarey


Neste mês de novembro, a Air Europa completa 20 anos de presença em Salvador, operando a rota que conecta a capital de Bahia a Madrid e todo o continente europeu. Durante este período, a companhia transportou mais de 1,1 milhão de passageiros em mais de 5 mil voos. Para celebrar a conquista, a empresa realizou na última terça-feira (7) um jantar com agentes de viagens, autoridades e outros profissionais do turismo da Bahia. O evento contou com a presença do diretor geral da companhia no Brasil, Gonzalo Romero.

O Salvador Bahia Airport celebrará o aniversário do voo da Air Europa com um evento especial, nesta quarta-feira às 20h, localizado em frente ao check-in da companhia aérea, ao recepcionar os passageiros com destino à Madrid.

Segundo Romero, os 20 anos de Air Europa em Salvador foram marcados por várias conquistas, entre eles o aumento de frequências e a operação com um dos aviões mais eficientes do mercado. Durante esse tempo, a companhia registrou uma média de 81% de ocupação nos voos. Atualmente, a Air Europa voa duas vezes por semana de Salvador a Madrid, nas quartas e sextas-feiras. No fim de ano, uma frequência a mais será adicionada para suprir a demanda.

“Desde 2018, voamos com o Dreamliner 787, que é um dos aviões de longa distância mais avançados do mundo, tanto em segurança e conforto, como por suas inovações tecnológicas. A aeronave é capaz de reduzir em 20% o consumo de combustível, comparado a outros modelos similares, e de melhorar em 60% o impacto acústico. A partir de fevereiro, a novidade é que a companhia operará com classe business em todos os voos da rota. Agradeço a todos os envolvidos os colaboradores e sócios que fizeram parte de todos os avanços e ajudaram a construir uma história de êxito”, desta o diretor da Air Europa.

Para que os passageiros possam fazer uma oferta para ter acesso a classe Business, a partir de fevereiro terão acesso ao Plusgrade. Dessa forma, os clientes da classe econômica poderão fazer uma proposta, que pode ser feita tanto pelo site da companhia, quanto por meio de um convite que será recebido por e-mail sete dias antes de seus voos.

Marcus Campos, Gerente de Marketing e Negócios Aéreos da VINCI Airports no Brasil, empresa que administra o Salvador Bahia Airport, enfatizou a importância da rota Salvador x Madrid ao destacar que Salvador é a única cidade no Nordeste do Brasil que oferece voos diretos para a Espanha, sendo uma das três cidades no país, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro, com essa conexão direta para Madrid.

“Essa rota desempenha um papel crucial no atendimento tanto ao turismo quanto aos negócios, incluindo o transporte de carga. Além disso, a rota atende à comunidade de descendentes de espanhóis que residem na Bahia, fortalecendo os laços entre essas regiões” enfatizou Campos.

Voando de forma direta à Madrid, os viajantes podem se conectar com vários destinos da Europa, como Londres, Frankfurt, Roma, Paris, Amsterdam, Lisboa, Porto, assim como a completa rede de cidades da Espanha que são operadas pela companhia.

A Air Europa também se destaca pelos serviços e comodidades oferecidos a bordo. Os passageiros desfrutam de refeições de qualidade preparadas pelo chef Martin Berasategui, que possui 12 estrelas Michelin, nos voos saindo de Madrid, além de uma variedade de entretenimento a bordo. Os interessados em conhecer mais sobre os destinos operados, além das rotas disponíveis saindo do Brasil, podem acessar o site da companhia. A Air Europa possibilita parcelar o valor das passagens em até dez vezes sem juros.

Em jantar realizado para comemorar o aniversário da rota Salvador-Madrid, estiveram presentes o Cônsul da Espanha, Ignácio Perez Cambra; o secretário de Turismo de Salvador, Geraldo Gentil Magalhães; o diretor-geral da Air Europa no Brasil, Gonzalo Romero; a gerente financeira da Air Europa, Alexandra Costa; e a chefe da gabinete da secretaria de Turismo de Salvador, Giuliana Brito. Foto: Tatiana Azeviche



GOL ligará Passo Fundo a Navegantes/Balneário Camboriú na alta temporada de verão

 

De 10 de dezembro a 13 de janeiro serão 18 voos extras entre o litoral norte catarinense e a cidade do interior gaúcho. Os bilhetes já estão disponíveis nos canais de vendas da GOL e Smiles

 

São Paulo, 8 de novembro de 2023 - A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia Aérea do Brasil, anuncia um novo voo sazonal de alta temporada ligando duas importantes bases da região Sul do Brasil. As cidades de Navegantes/Balneário Camboriú (NVT), no litoral norte de Santa Catarina, e Passo Fundo (PFB), no Rio Grande do Sul, terão voos diretos entre o próximo 10 de dezembro e 13 de janeiro de 2024.

 

Serão ao todo 18 decolagens extras neste período, nove em cada um dos sentidos (veja a tabela ao final). A partir de Navegantes/Balneário Camboriú, há opções de voos matutinos e vespertinos. Já as saídas de Passo Fundo rumo ao litoral norte catarinense vão se dividir entre manhãs, tardes e noites.

 

As novas rotas foram criadas para atender a uma grande demanda de viagens a lazer entre amigos e familiares neste período do ano. O litoral norte catarinense e o Vale do Itajaí atraem um público diversificado em razão de suas praias atraentes, do turismo de aventura, de sua rica história e suas festas. Na mesma medida, Passo Fundo e sua região oferecem museus, parques naturais e centro culturais de valorização da cultura gaúcha como alguns de seus atrativos.
 

“A GOL sempre investiu na expansão regional, e Passo Fundo e Navegantes ofereceram a oportunidade ideal para essa nova conexão durante a alta temporada. Já atendemos regularmente ambas as cidades com voos diretos para São Paulo e acreditamos que durante este período de festas, e de reunião entre amigos e familiares, esta nova rota seja fundamental para aproximar ainda mais o interior gaúcho ao litoral catarinense”, disse Bruno Balan, gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL.
 

As novidades apresentadas pela Companhia fazem parte do programa do Ministério do Turismo, “Conheça o Brasil Voando”, que busca estimular viagens no Brasil por meio do aumento da conectividade da malha aérea.
 

“Navegantes é o aeroporto com a maior taxa de crescimento anual do Brasil, 9,8% entre 2010 e 2019. Para continuar nesse patamar é essencial que aumente o número de destinos servidos, a rota Navegantes - Passo Fundo no verão irá facilitar o acesso ao litoral catarinense, em especial Balneário Camboriú, Penha e Bombinhas. Esperamos que a rota seja um sucesso no verão e quem sabe possa se tornar regular no futuro, já que Passo Fundo tem o 6º maior PIB do Rio Grande do Sul, enquanto Navegantes serve uma das regiões mais ricas do Estado de Santa Catarina, o Vale do Itajaí. Uma aposta promissora da GOL Linhas Aéreas, estamos muito satisfeitos”, disse Graziella Delicato, Gerente Executiva de Negócios Aéreos da CCR Aeroportos.
 

Os bilhetes entre Passo Fundo (PFB) e Navegantes/Balneário Camboriú (NVT) estão disponíveis no site e no aplicativo da GOL, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo site e aplicativo da Smiles, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.
 

Confira abaixo as datas, as frequências e os horários dos voos:

Passo Fundo - Navegantes/Balneário Camboriú (alta temporada 23/24)
 

Dia 10/12/23
 


Entre 16/12/23 e 30/12/23
 


Entre 06/01/24 e 13/01/24
 








Azul inclui snack vegano em seu serviço de bordo:  mandioquinha e batata doce chips começam a ser distribuídas nos voos vespertinos e noturnos que partem de Congonhas e Viracopos

São Paulo, novembro de 2023 - Para tornar a experiência dos Clientes ainda mais exclusiva e encantadora, a Azul, a maior companhia aérea em número de voos diários e destinos atendidos no Brasil, passa a servir gratuitamente a bordo dos seus voos um novo snack: Mandioquinha e Batata Doce Chips.

O novo petisco da companhia aérea já está sendo servido nos voos que partem entre 11h59 e 4h59 (tarde, noite e madrugada) nas rotas Congonhas-Brasília-Congonhas, Congonhas-Santos Dumont-Congonhas, Congonhas-Recife-Congonhas, Viracopos-Recife-Viracopos e Viracopos-Brasília-Viracopos. Posteriormente serão incluídos em outras rotas da empresa.


Azul atinge a marca de 15 mil Clientes transportados para o interior do Rio Grande do Sul 

 

São Paulo, novembro de 2023 - A Azul, por meio da Azul Conecta, alcançou a marca de 15 mil Clientes transportados a partir de Porto Alegre para as cidades de Canela, Alegrete, Bagé, Santa Cruz do Sul e Santa Rosa, no interior do Rio Grande do Sul. 


Os voos são operados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 Clientes, desde agosto de 2021. “A aviação regional é essencial para o desenvolvimento econômico e social no Rio Grande do Sul e a Azul tem esse compromisso. É uma conquista relevante para nós”, comenta Vitor Silva, gerente geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul Linhas Aéreas. 


Além das cidades atendidas pela Azul Conecta, a malha aérea da Azul no Estado contempla, ao todo, 12 destinos, voando também para Porto Alegre, Pelotas, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria, Uruguaiana e Santo Ângelo. 


 



Aeroporto de Congonhas conta com 
ônibus 100% elétrico Higer



A partir desta semana, os passageiros do aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena, vão contar com mais conforto ao utilizarem o embarque ou o desembarque remoto, realizado com o auxílio de ônibus. Entraram em fase de testes no terminal veículos elétricos HIGER Azure A12BR. Desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, numa parceria entre a TEVX Motors, a Higer e a Engie, o modelo tem zero emissão de gases e ruídos, com autonomia de 270 km.

Projetado com piso baixo total e um exclusivo sistema de “ajoelhamento” de suspensão, o ônibus permite que o embarque de passageiros com dificuldade de locomoção seja realizado de forma muito mais segura e confortável. Na parte interna, o veículo ainda conta com corredores largos e rampa de acesso na porta central, fundamentais para os passageiros com mobilidade reduzida.

“Esse é mais um passo importante para levar a tecnologia da eletromobilidade para o cotidiano das pessoas, de forma a valorizar a segurança, o conforto e, principalmente a acessibilidade de todos”, enaltece Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para a América Latina.

Para o diretor de Infraestrutura, Operações e TI da Aena, Raúl Moya, a parceria entre a Aena e a Engie tem como objetivo oferecer o melhor para os passageiros, tanto em conforto quanto em sustentabilidade. “O nosso objetivo é alcançar a marca de 100% da frota de Congonhas com ônibus elétricos, reafirmando nosso compromisso com a descarbonização e a inovação”, destacou.

Outro diferencial do veículo é a aposta no conforto e na comodidade, como luzes coloridas de LED, um maior número de carregadores USB bem distribuídos e sistema de ar-condicionado ecológico com saídas de ar individuais nas laterais. A solução oferece um ambiente mais climatizado em qualquer estação do ano, o que é complementado por vidros com tratamento UV. Esse será o segundo teste do veículo em aeroportos, a primeira simulação ocorreu no aeroporto do Recife, também dentro da parceria com Engie e Aena.




Embratur e LATAM assinam acordo para atuarem juntas na atração de turistas estrangeiros


Parceria prevê ações conjuntas de promoção internacional, compartilhamento de dados e inteligência para ampliação da conectividade aérea, e estímulo à sustentabilidade nos destinos turísticos
 

Londres, 6 de novembro de 2023 – A Embratur e a LATAM Brasil assinaram, nesta segunda-feira (6), durante a realização da feira de turismo WTM, em Londres, um acordo de cooperação técnica com foco no “incremento do turismo internacional e da oferta de serviços aéreos no Brasil”, conforme descreve o texto do acordo. O documento prevê ações conjuntas de promoção internacional dos destinos e voos, de qualificação da experiência dos visitantes estrangeiros com uso de inovação tecnológica, além de ações de estímulo ao desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil.

 

A parceria prevê a execução conjunta de campanhas publicitárias no exterior, a realização de famtours e press trips com operadores turísticos e jornalistas de veículos estrangeiros, a participação de forma cooperada em feiras e eventos de promoção do turismo brasileiro no mercado internacional, além da realização de workshops e outras atividades que possam aumentar a visibilidade e atrair turistas estrangeiros para o Brasil.

 

“Essa parceria é muito especial porque mostra a compreensão de que o turismo é instrumento da construção de um outro modelo de desenvolvimento, sustentável e comprometido com a agenda climática. Vamos trabalhar juntos para ampliar a malha aérea, melhorar a experiências dos estrangeiros que vem ao Brasil e tornar nossos destinos mais competitivos tendo como pilar a sustentabilidade. Nosso objetivo é tornar nosso país referência na promoção do turismo de forma ambientalmente e socialmente responsável”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

 

"O turismo é uma força econômica poderosa e precisamos desenvolver esta vocação do Brasil. Estamos aqui para colaborar com nossa conectividade, inovação e agenda de sustentabilidade, para sermos cada vez mais a porta de entrada do mundo em nosso País”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

 

Atualmente, a LATAM é a única companhia aérea que conecta 90 aeroportos no exterior com o Brasil em voos próprios. Somente em 2023, inaugurou as rotas Lima-Brasília, Santiago-Porto Alegre, Los Angeles~São Paulo, Joanesburgo-São Paulo, Santiago-Belo Horizonte e Santiago-Florianópolis. Também começou a voar para o Brasil a partir de Melbourne (via Santiago) e a partir de Caracas, Havana e Atlanta (todos via Lima).

 

Líder do setor aéreo doméstico e internacional desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais. Segundo os dados da agência, cerca de 70% dos viajantes em voos internacionais no Brasil são transportados pela LATAM na comparação com outras companhias aéreas nacionais.

 

Inteligência de dados e ampliação da conectividade

O acordo de cooperação técnica também tem como foco o compartilhamento de dados e inteligência de mercado para dar maior eficiência às ações de ampliação da conectividade aérea e atração de turistas estrangeiros. Está prevista a realização de pesquisas de opinião com os passageiros estrangeiros da companhia aérea “para ampliar o conhecimento sobre o turista internacional”. Caberá à companhia aérea estudar a criação de novas “rotas internacionais aos mercados estratégicos em comum, e rotas domésticas aos principais destinos turísticos internacionais brasileiros”.
 

Embratur e LATAM também desenvolverão, em parceria com operadoras de turismo, novos produtos e pacotes turísticos, com preços e promoções especiais aos mercados internacionais estratégicos, “apoiando os esforços dos agentes promotores do turismo brasileiro no exterior” com tarifas com descontos, sempre que possível.


Sustentabilidade e inovação

No acordo de cooperação técnica estão previstas ações conjuntas de apoio à implementação de práticas sustentáveis em destinos turísticos brasileiros. Conforme estabelece o plano de trabalho da parceria, LATAM e Embratur atuarão conjuntamente num projeto-piloto na Amazônia de turismo sustentável, “a ser usada como referência para outras localidades, considerando vivências turísticas, empreendedorismo e atividades de bioeconomia”. O plano prevê ainda ações que promovam a “ sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e inclusão relacionadas ao turismo, visando preservar o meio ambiente, as comunidades locais e o patrimônio cultural brasileiro”.

 

Com o objetivo de melhorar a experiência do turista internacional, são planejadas ações de capacitação e treinamento para profissionais da LATAM e dos seus parceiros comerciais que realizam atendimento ao público de estrangeiros. A parceria prevê ainda o fomento às iniciativas de inovação propostas pelo EmbraturLAB à aviação, e prevê a realização de testes e experimentos, com os turistas estrangeiros, das soluções desenvolvidas pelas startups associadas ao centro de inovação.



Air France apresenta novos cardápios nas cabines La Première e Business em voos de longa distância

Emmanuel Renaut e Anne-Sophie Pic assinarão menus nas cabines premium da companhia até janeiro

Cremoso blend de legumes, champignons, cogumelos porcini e Beaufort por Emmanuel Renaut para a La Première

Paris, novembro de 2023 – Partindo da capital francesa, os renomados chefs franceses com estrela Michelin, Emmanuel Renaut e Anne-Sophie Pic, criarão pratos especiais para os clientes da Air France, em parceria com os chefs de confeitaria Meilleurs Ouvriers de France Angelo Musa e Philippe Urraca.

Já ao partir de estações internacionais, a Air France também continua desenvolvendo parcerias de destaque. Pela primeira vez, a companhia aérea está oferecendo novos pratos criados por Jean-Charles Brédas. O chef assinará todo o menu da cabine Business ao partir de Pointe à Pitre, Fort de France, Saint Martin e Caiena, assim como nos voos da rede regional no Caribe. Em 2023, Brédas é o 18º chef a colaborar com a Air France.

Para criar esses cardápios, os chefs trabalham em conjunto com a Servair, líder mundial em catering a bordo, utilizando produtos frescos e locais que variam de acordo com a estação. Em uma abordagem responsável, carnes, aves, laticínios e ovos de cada menu são de origem francesa, e o peixe provém de pesca sustentável, nas decolagens a partir de Paris. Além disso, menus vegetarianos estão disponíveis sistematicamente em todas as cabines de viagem em todos os voos da companhia aérea.

Emmanuel Renaut e Angelo Musa na cabine La Première partindo de Paris

A cabine La Première da Air France oferece a cada cliente uma experiência gastronômica digna dos melhores restaurantes. Votada como "Melhor Catering a Bordo de Primeira Classe do Mundo", no Skytrax World Airline Awards de 2023, a Air France está confiando seu novo cardápio a Emmanuel Renaut a partir de novembro. Amante da culinária Savoyard, o chef com três estrelas Michelin e Meilleur Ouvrier de France combina produtos locais com a herança da culinária francesa. Renault criou um total de oito pratos para serem apreciados nos próximos meses, incluindo confit de frango caipira com cogumelos e um mil-folhas de legumes, e um cremoso blend de legumes, champignons, cogumelos porcini e Beaufort, o produto emblemático da culinária Savoyard.

"Simplicidade, indulgência e conforto. Minha cozinha conta uma história que se inspira na natureza, uma fonte de estímulo tão infinita quanto frágil. Isso é o que eu quis transmitir aos passageiros da Air France", diz Emmanuel Renaut.

Quanto às sobremesas, Angelo Musa, com sua técnica única, adicionará um toque doce aos cardápios da cabine. Quatro sobremesas de alto nível em breve estarão disponíveis no menu, incluindo seu baba de manga, cítricos e conhaque, e o chocomûre, combinando o poder do puro chocolate venezuelano com as notas tangentes de amora silvestre.

Frango ao molho com saquê, revelando o poder dos ingredientes japoneses combinados com produtos franceses locais por Anne-Sophie Pic na Business

Anne-Sophie Pic e Philippe Urraca na cabine Business partindo de Paris

Na cabine Business dos voos de longa distância, Anne-Sophie Pic está criando novas delícias culinárias para os clientes da Air France. Nesta temporada, a chef com três estrelas Michelin criou oito cardápios para serem apreciados a bordo, incluindo um frango ao molho com saquê, revelando o poder dos ingredientes japoneses combinados com produtos franceses locais, e um nabo assado - um vegetal esquecido que agora está cada vez mais popular - com manteiga de endro e curry combinado com nozes.

"Para os clientes da Air France, criei pratos únicos destacando produtos franceses. Trabalhei neles brincando com a combinação de sabores originais e a força dos gostos", disse Anne-Sophie Pic.

Pela primeira vez, a Air France também está confiando a um renomado chef de confeitaria a assinatura das sobremesas disponíveis na cabine Business. Philippe Urraca, Meilleur Ouvrier de France, criou uma Ópera, um bolo Floresta Negra e um Entremets de Yuzu para completar essa experiência culinária de alto nível.

Risoto cremoso com leite de coco, guandu - um produto típico do Caribe - amêndoas e abóbora por Jean-Charles Brédas

Jean-Charles Brédas na cabine Business partindo das Antilhas Francesas, Guiana Francesa e rede regional do Caribe

Desde 1º de novembro de 2023, a companhia aérea também está oferecendo novos pratos do chef martiniquense Jean-Charles Brédas na cabine Business em voos partindo das Antilhas Francesas (Pointe à Pitre, Fort de France e Saint Martin) e Guiana Francesa (Caiena) para Paris, bem como em voos na rede regional do Caribe que ligam Caiena a Fort de France, Pointe à Pitre a Miami, e Pointe à Pitre a Montreal (Canadá). Para a Air France, o chef criou nada menos que doze novos pratos que estarão disponíveis a bordo nos próximos meses, incluindo um risoto cremoso com leite de coco, guandu - um produto típico do Caribe - amêndoas e abóbora, assim como um filé de garoupa assado servido com chucrute de mamão crocante, molho verde e cubos de inhame. Para cada prato, o chef teve o cuidado de privilegiar produtos locais e sazonais, em conformidade com os padrões da empresa.

"Minha culinária é cuidadosamente pensada. Criei receitas simples usando produtos locais que refletem minha identidade crioula e mestiça, uma culinária que combina os prazeres do paladar e da visão: onde a terra encontra o mar." comenta Jean-Charles Brédas.

Como parte do combate ao desperdício de alimentos, a Air France oferece aos seus clientes viajando na cabine Business a opção de pré-selecionar seu prato quente até 24 horas antes do voo. Esse serviço combina a garantia de disponibilidade da escolha do cliente com um consumo mais justo a bordo.


IATA INFORMA: A demanda de passageiros em setembro garante fechamento positivo do terceiro trimestre


 

10 de novembro de 2023 (Genebra) – A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou que a forte tendência de tráfego de passageiros pós-pandemia se manteve em setembro.

  • tráfego total em setembro de 2023 (medido em passageiro pagante por quilômetro, ou RPKs) aumentou 30,1% em comparação com setembro de 2022. Globalmente, o tráfego atingiu 97,3% dos níveis pré-COVID.
  • tráfego doméstico apresentou um novo recorde no mês de setembro, com aumento de 28,3% em comparação com setembro de 2022 e ficou 5,0% acima do nível de setembro de 2019.
  • tráfego internacional aumentou 31,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Todos os mercados registaram ganhos percentuais de dois dígitos em relação ao ano anterior. Os RPKs internacionais atingiram 93,1% dos níveis de setembro de 2019.

“O terceiro trimestre de 2023 terminou em alta, com recorde na demanda doméstica de passageiros para o mês de setembro e forte tráfego internacional”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
 



Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 92,6% no tráfego de setembro de 2023 em comparação com setembro de 2022, novamente o melhor resultado entre as regiões na comparação com o ano anterior. A capacidade aumentou 82,1% e a taxa de ocupação subiu 4,5 pontos porcentuais, atingindo 82,5%.

As companhias aéreas da Europa registraram aumento de 15,7% no tráfego de setembro de 2023 em relação a setembro de 2022. A capacidade aumentou 14,9% e a taxa de ocupação subiu 0,6 ponto porcentual, atingindo 85,5%.

As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram aumento de 26,6% no tráfego de setembro de 2023 em comparação com setembro do ano anterior. A capacidade aumentou 23,7% e a taxa de ocupação subiu 1,9 ponto porcentual, atingindo 81,8%.

As companhias aéreas da América do Norte registraram aumento de 18,9% em setembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. A capacidade aumentou 18,0% e a taxa de ocupação subiu 0,6 ponto porcentual, atingindo 85,6%.

As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 26,8% no tráfego de setembro de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. A capacidade de setembro subiu 24,7% e a taxa de ocupação subiu 1,4 pontos percentuais, atingindo 85,8%.

As companhias aéreas da África apresentaram aumento de 28,1% no tráfego de setembro de 2023 em relação a setembro de 2022. A capacidade de setembro aumentou 29,9% e a taxa de ocupação caiu 1,0 ponto porcentual, atingindo 72,6%.


 



O mercado interno da China continuou apresentando um bom desempenho, com aumento de 168,7% na demanda em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, este crescimento foi medido em relação a um nível inferior registrado em setembro de 2022, quando as restrições de viagens domésticas haviam sido reintroduzidas em algumas províncias chinesas.
O mercado interno do Japão se recuperou após o impacto dos tufões em agosto, com aumento de 19,9% nos RPKs em relação a setembro de 2022.

 

Conclusão

“Com o final de 2023 se aproximando, podemos dizer que o ano foi de forte recuperação da demanda, com os passageiros aproveitando ao máximo a sua liberdade de viajar. Existem muitas razões para acreditar que este ritmo pode ser mantido no ano que vem, apesar das incertezas econômicas e políticas em algumas partes do mundo. Mas precisamos que toda a cadeia de valor esteja preparada. Os problemas da cadeia de suprimentos no setor da manufatura de aeronaves são inaceitáveis, pois atrasam a recuperação, e soluções devem ser encontradas para esses problemas. O mesmo se aplica aos fornecedores de infraestruturas, principalmente aos prestadores de serviços de navegação aérea. Falhas nos equipamentos, escassez de pessoal e protestos trabalhistas impossibilitaram a entrega da experiência de voo que nossos clientes esperam. O sucesso em 2024 exige que toda a cadeia de valor esteja totalmente preparada para lidar com a demanda que se aproxima”, afirmou Walsh.

 

Leia a análise dos mercados de transporte aéreo de passageiros de setembro de 2023 (pdf)


- IATA -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.