Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 19 de novembro de 2023

ENTREVISTA: Piloto Cayan Chiann vence a etepa de Tupumã, da NASCAR e vai para a última prova em Interlagos cheio de gás. Tiago Marques, CEO da NASCAR, aposta na modalidade se tornar a maior categoria do automobilismo brasileiro

Cayan Chiann, no stand da NASCAR, no Festuris Gramado, com o troféu conquistado em Tupamã, o primeiro na NASCAR

Texto e fotos: Arnaldo Moreira

ASSISTA A ENTREVISTA DE CAYAN NO YOUTUBE E INSCREVA-SE NO CANAL


A Nascar é a mais nova modalidade do automobilismo de competição brasileiro, vem conquistando grande quantidade de fãs e ganhou o apoio publicitário do FESTURIS - Feira Internacional de Turismo - de Gramado, onde a NASCAR manteve um carro de competição em exposição e contou com a presença do piloto pernambucano Cayan Chianca, que se mudou para a cidade recentemente.

O CEO e fundador da NASCAR Brasil Sprint Race, Tiago Marques, que estava no comando do stand no Festuris acredita que, embora a Nascar seja uma modalidade muito recente competindo no Brasil, já ocupa um espaço significativo na categoria turismo no País e crescerá imensamente num futuro próximo. A NASCAR é a maior modalidade no automobilismo mundial na categoria de turismo e em breve ocupará esse mesmo espaço no Brasil.

Tiago Marques considera pela sua configuração a NASCAR uma competição muito mais popular do que a Stock Car proporcionando uma grande aproximação do público com os pilotos e os carros. 


O Blog entrevistou o piloto Cayan Chianca, no stand da Nascar no Festuris.

Cayan, de 27 anos, engenheiro mecânico, ingressou na NASCAR e na 7ª etapa da competição que aconteceu no circuito de Turumã, em Porto Alegre. e sagrou-se campeão das duas corridas do dia pilotando o GM Camaro vermelho nº 4, e pela primeira vez conduzido apenas por um piloto. A próxima e última etapa será em Interlagos, no dia 10 de dezembro. 

Arnaldo MoreiraCayan como muitos pilotos campeões mundiais você começou pelo kart ainda criança. Como foi sua trajetória até chegar à NASCAR?

Cayan Chianca - Estou muito feliz por entrar como piloto da NASCAR. Nas minhas veias não corre sangue, corre gasolina, sempre digo isso ao meu pai. O automobilismo é a minha casa, o meu esporte. 

Arnaldo A Nascar é uma modalidade semelhante à Stock Car. Qual diferença entre os carros?

Cayan - Há diferença entre os carros. Há diferença e acerto dos carros. Na NASCAR a gente tem uma equipe só que equaliza todos os carros e assim deixa os carros mais equilibrados, cririas equipes e dois carros por equipe. Na NASCAR, diria que a diferença está na forma de pilotagem. A Stock Car tem o formato da Fórmula 1, a diferença está mais nos carros e no braço do piloto, é mais disputada, ou seja, a diferença é mais na atuação dos pilotos. Há também diferença de motor. O carro da Stock tem um motor V8 de 500 cv, mais forte, mas mais pesado também devido ao tamanho do motor. O NASCAR é um motor V6 de 300 cv, que pode chegar a 340 cv, é por isso um carro muito mais leve que acredito que curva melhor que o Stock, mas no tempo de pista são semelhantes.

Arnaldo - Que futuro você para a Nascar no Brasil?

Cayan - A Nascar tem grandes pretenções no Brasil, é a maior da categoria de turismo no mundo e pretende conquistar o espaço e ser a maior nessa categoria no Brasil e outros países da América Latins, depois da Europa, Canadá e México. A verdadeira pretenção é tornar a NASCAR a maior modalidade do turismo no Brasil.

Arnaldo - Você foi campeão até de uma forma inédita na NASCAR, na penúltima etapa, piloto sozinho o carro quando habitual é serem dois pilotos por carro.

Cayan - A penúltima etapa foi em Turumã. Antes, vinha dividindo a corrida com outro piloto, mas nessa etapa a gente acertou para correr só um no carro e deu certo. Fiz as duas pole polsition  e ganhei as duas corridas. No dia 10 de dezembro, vamos correr a última etapa da temporada em Interlagos.

Arnaldo - Qual a sua expectativa para Interlagos?

Cayan - Vou correr para nova vitória. Interlagos é o templo do automobilismo brasileiro e para mim é um sonho correr lá onde tantos ídolos já correram. A expectativa é bem alta. Vamos lá disputar.

Arnaldo - Você entrou no kart em criança.

Cayan - Comecei a correr de kart quando tinha nove anos. Sempre foi meu sonho ser piloto. Nunca disse ao meu pai que queria ser jogador de futebol ou outra coisa. Andei de kart indoor e tive a chance de disputar os campeonatos nacionais da categoria, sendo campeão de quase todos.

Arnaldo - O carro da NASCAR é um kart grande?

Cayan - Verdade, lembra um kart grande e o fórmula 1 pela posição que o piloto ocupa no centro do carro. A gente guia sentado no meio do carro, o que oferece um melhor equilíbrio, enquanto nos carros da Stock Car o piloto fica no lado esquerdo. 

Arnaldo - E suas pretensões no automobilismo?

Cayan - MInha pretenção é entrar na pista para vencer e para conquistar títulos. Como qualquer outro piloto não entro na pista para ser segundo, entro ara ganhar. Vou sempre entrar na pista para vencer e pretendo disputar o título cada vez que entrar numa corrida.

Arnaldo - Diz-se que quem anda na pista nas ruas anda devagar. Que conselho dá aos que andam rápido demais nas ruas das cidades e nas estradas?

Cayan - Comigo isso é verdade. Toda a adrenalina que a gente tem pra botar pra fora a gente bota na pista. Mas não vejo sentido de se dirigir em alta velocidade nas ruas, colocando vidas em perigo. As leis de trânsito devem ser obedecidas, logo os limites de velocidade.



Um comentário:

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.