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sábado, 31 de agosto de 2024

Stellantis, CIn-UFPE e FACEPE promovem cursos de especialização para formação de profissionais para a indústria automotiva. Curso de residência tecnológica é uma pós-graduação Lato Sensu gratuita realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). São oferecidas 75 vagas, distribuídas em 25 para Controls, 25 para Calibration e 25 para Software. Os 15 primeiros colocados em cada linha de atuação receberão uma bolsa no valor total de R$ 24 mil por seis meses de formação. As inscrições vão até o dia 27 de setembro

 


A Stellantis, o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) realizam a terceira rodada do Programa de Residência Tecnológica para formação de profissionais para a indústria automotiva. Na edição deste ano, serão oferecidas 75 vagas, sendo 45 com bolsas ofertadas para os primeiros colocados em cada linha de atuação. As inscrições podem ser realizadas até 27 de setembro e as aulas terão início em outubro de 2024.

O curso de pós-graduação Lato Sensu é gratuito e realizado pela UFPE, sendo destinado aos profissionais formados em Engenharia, que tenham inglês em nível avançado ou fluente. A programação conta com três especializações: Engenharia de Sistemas de Controle de Propulsão para a Indústria Automotiva (Controls); Engenharia de Sistemas de Calibração dos Módulos de Propulsão para a Indústria Automotiva (Calibration); e Desenvolvimento de Software para o Setor Automotivo (Software). Cada área contará com 25 vagas e os 15 primeiros colocados receberão uma bolsa no valor total de R$ 24 mil.

“O objetivo do programa é formar profissionais com o mais alto nível de conhecimento. É uma oportunidade para pessoas com vontade de aprender e de trabalhar. As duas primeiras turmas do curso foram um sucesso, prova disso é que cerca de 90% dos participantes que tiveram interesse foram contratados. Neste ano, conseguimos ampliar o número de vagas para a terceira turma e criar mais oportunidades para quem deseja entrar no mercado automotivo”, afirma o gerente de Engenharia Avançada da Stellantis, Toshizaemom Noce, um dos idealizadores do programa.

A formação tecnológica tem duração de seis meses. Os selecionados terão cinco meses de aulas teóricas remotas, com um mês de formação prática podendo ser presencial ou remota, recebendo treinamento com a Stellantis e UFPE. As especializações possuem 360 horas de carga horária e serão coordenadas pelos professores Abel Guilhermino (Controls), Divanilson Campelo (Calibration) e Breno Miranda (Software).

“Essa Residência Tecnológica com a Stellantis na área de engenharia de propulsão é uma grande oportunidade para a formação de profissionais de alto nível. O profissional terá a oportunidade de interagir diretamente com engenheiros da Stellantis permitindo adquirir conteúdos reais e bastante atualizados de uma montadora que representa cerca de 30% do market share no setor automotivo”, completa Abel Guilhermino, coordenador de um dos programas de residência.

Informações sobre o curso, processo seletivo e cronograma estão disponíveis neste link: edital.

Grupo Potencial investe R$ 10 milhões em nova frota de caminhões movidos a biodiesel. Este ano a empresa colocou nas ruas o primeiro caminhão B100, comprovando que o veículo emite até 90% menos gases poluentes. Ao todo, já são mais de R$ 10 milhões investidos


O Grupo Potencial, maior empresa produtora de biocombustível concentrada em uma só planta no Brasil, realizou um investimento acima de R$ 10 milhões em uma nova frota, composta por dez veículos flex (movidos a biodiesel e diesel) da fabricante Volvo. A previsão é de que os caminhões cheguem em novembro. 

“O biodiesel não só é um combustível seguro, como proporciona maior economia no consumo de combustível e manutenção, como também garante uma redução de quase 100% na emissão de gases poluentes”, afirma Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial.

Este ano o Grupo colocou nas ruas o primeiro caminhão B100 (movido 100% a biodiesel do Grupo Potencial) do Brasil. Agora, com os dez novos veículos, da Volvo, o valor total de investimentos ultrapassa os R$ 10 milhões. Hammerschmidt ressalta que o uso de biodiesel no lugar do diesel comum busca incentivar a sustentabilidade no segmento. “Iniciamos com uma unidade piloto e, com a chegada da nova frota, teremos 11 unidades movidas a biodiesel”.

O investimento faz parte de um dos objetivos do Grupo Potencial, de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e trazer a transição energética para o setor de combustíveis. Exemplo disso é que o laudo homologado pela montadora Scania mostra que o B100 emite até 90% menos gases poluentes e têm torque, desempenho e funcionamento igual ao caminhão movido a diesel fóssil.

 Scania, que foi o primeiro B100

Maior produção do país

A Potencial Biodiesel, integrante do Grupo Potencial, é a maior empresa produtora de biocombustível concentrada em uma só planta no Brasil e a terceira maior do mundo, com produção anual de 900.000 metros cúbicos. O biodiesel produzido na Potencial é composto de óleo vegetal (75%) e de gordura animal (25%), fabricado com três principais matérias primas: óleo degomado de soja, resíduos de gorduras animais (bovina, suína e aves) e de óleo de cozinha usado. 

Sobre o Grupo Potencial

O Grupo Potencial é constituído pela Potencial Petróleo, Potencial Biodiesel, BWI Trading, BWT Transporte e Combustíveis Jeta, sendo assim um dos maiores grupos empresariais do país, distribuindo produzindo, transportando, importando e exportando energia. Conta com a maior usina de Biodiesel do Brasil e também com uma das maiores distribuidoras de combustível no País. Trabalha com comprometimento e dedicação buscando sempre, a cada ano, o seu crescimento e destaque. Mais informações: www.potencial.net.br

Moto Honda autoequilibrável e piloto adaptativo são o futuro muito próximo da mobilidade em duas rodas


O futuro da mobilidade promete ainda mais. O revolucionário Riding Assist, apresentado em 2017 pela Honda, permite que a motocicleta se equilibre sozinha em baixas velocidades, minimizando a necessidade de intervenção do piloto. Ideal para o tráfego urbano, o dispositivo deve chegar em breve no showroom da Honda.

"Isso será particularmente útil em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, onde a estabilidade em baixas rotações pode ser importante para a segurança do piloto", explica o gestor da Blokton.


Também em testes está o novo sistema de piloto automático, que promete antecipar e evitar acidentes antes mesmo que o piloto perceba o risco. A ideia da marca não é criar uma moto autônoma, mas sim um modelo que possa reduzir o controle do piloto para prevenir situações de emergência.

"A Honda tem uma meta ambiciosa de zerar os óbitos relacionados a seus produtos até 2050. Para alcançar isso, a empresa está investindo fortemente em novas tecnologias e na conscientização no trânsito, treinando pilotos em todo o Brasil para promover uma condução mais segura e responsável", conclui.

FuelOnet Prime é a nova solução avançada para gestão de dados de frotas da Gilbarco Veeder-Root. Desenhada para uma gestão de ponta a ponta do uso do combustível, oferecendo maior eficiência, flexibilidade e segurança


FuelOnet Prime foi desenvolvida com uma arquitetura de serviços web que utiliza um banco de dados que agrega flexibilidade, escalabilidade e adaptabilidade a aplicativos modernos. Esta solução permite o monitoramento em tempo real de todas as atividades dos postos industriais, incluindo abastecimentos, níveis de combustível e conciliações de inventário. 

Também gera alarmes para transmitir informações críticas e operacionais, trabalhando proativamente para eliminação de desperdícios e aumento da segurança operacional. O sistema fornece, ainda, uma série de relatórios que cobrem as operações no local, incluindo módulos de rendimento, gestão de estoque fixo e circulante, dentre outros.


Diferenciais - Uma das principais inovações de FuelOnet Prime é o módulo de gestão de estações de dispositivos. Este módulo inclui a função de autorizador remoto de abastecimentos que aumenta o controle sobre as operações, permitindo maior agilidade na autorização de eventos especiais, sem abrir mão da segurança transacional. Além disso, o módulo de regras facilita o autogerenciamento das atividades, proporcionando maior autonomia para os gestores, e as funções de usuários flexíveis permitem gestão mais personalizada.

O novo módulo de administração de relatórios inclui um gráfico de relatórios com opções avançadas de filtragem e categorização, facilitando a visualização e análise de dados. Além disso, o administrador de relatórios flexíveis organiza as informações e permite a categorização por grupos de estações, tornando a gestão de dados mais eficiente.

Outra característica de FuelOnet Prime é o módulo de alarmes personalizados de conciliação de tanques, incluindo a entrada manual de estoque e recebimento, garantindo maior precisão nas operações. A geração de alarmes personalizados permite a configuração de alertas específicos para diferentes situações operacionais.

Como destaque final, vale ressaltar o novo modulo de configuração de APIs, aumentando sua capacidade de integração com diversos sistemas externos de maneira fácil e adaptável.

Segurança - FuelOnet Prime é projetada para operar independentemente do tipo de endereço IP disponível no local, ou seja, funciona em qualquer lugar, em qualquer tipo de conexão com a internet, proporcionando uma experiência de usuário inovadora. Além disso, todas as informações são transmitidas com protocolos de segurança avançados, garantindo a integridade e a privacidade dos dados.

FuelOnet Prime representa um avanço significativo na gestão de dados para abastecimento de combustível em postos industriais, oferecendo aos gestores uma ferramenta robusta e eficiente para otimizar suas operações, capaz de atender às demandas de todas as indústrias que dependem de controle eficiente de frotas.

Jeep® Nature desembarca, hoje (31), em Aracaju para mostrar seu potencial em trilhas



O Jeep® Nature foi criado para conectar pessoas à natureza, proporcionando uma experiência única ao percorrer diferentes cidades do Brasil e celebrar a incrível diversidade natural do país. Agora, é a vez de Aracaju, a capital sergipana, receber esse evento especial. 


Os jeepeiros terão a oportunidade de explorar as trilhas locais, tanto 4x2 quanto 4x4, aproveitando ao máximo o potencial dos seus veículos. Além disso, a Jeep também irá disponibilizar os seus modelos para que futuros clientes possam testar toda a capacidade da marca. Em Aracaju, as trilhas escolhidas foram a que liga a Cidade Histórica à Barragem para os veículos 4x2, enquanto os 4x4 irão percorrer a beleza natural das dunas.  


Após o sucesso no interior de São Paulo, Aracaju é a segunda das 30 cidades previstas no roteiro da marca em 2024. Fique atento ao site e as redes sociais da Jeep para acompanhar as próximas etapas do evento e descobrir por onde ele vai passar.  



sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.316 — 30/8/2024

 


Fenabrave aponta urgência

para renovação da frota


No balanço do 32º Congresso & Expo Fenabrave, realizado no São Paulo Expo, José Maurício Andreta Jr., presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, destacou que este ano o setor de veículos leves e pesados deve crescer 13% para 2,6 milhões de unidades. Mesmo a,ssim representará apenas 70% do recorde (3,8 milhões) de 12 anos atrás, portanto muito aquém do potencial do País.

O executivo destacou que para diminuir emissões, não apenas de CO2, é necessário um plano de renovação urgente da frota. “Se reciclarmos apenas 20% dos carros mais antigos, fabricados antes de 1995, isto reduziria a idade média em cinco anos, o que já seria um bom avanço”, afirmou. Seu cálculo foi feito a partir de frota registrada pelo Renavam.

A despeito dos números incontestáveis, ainda resta o trauma da malograda experiência de inspeção veicular nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar de tudo, uma ação muito necessária e que teria de ser implantada em harmonia com um programa de renovação de frota.

No setor reservado à exposição, carrões importados como Ferrari marcaram presença com sucesso.

O congresso ainda teve a participação de Gary Gilchrist, presidente da americana Nada, maior associação de concessionárias do mundo. Ele confirmou que no primeiro semestre deste ano os modelos com motor a combustão representaram 80% das vendas, enquanto os elétricos apenas mantiveram a mesma participação de 7%, de 2023, e os híbridos quase 13%.

Segundo Gilchrist, “governo e fabricantes se precipitaram na definição de metas de redução de gás carbônico, sem considerar os desejos e, principalmente, as necessidades dos consumidores. Assim como o Brasil, os EUA também têm uma enorme área rural, o que dificulta a recarga de veículos elétricos. E ainda não se conseguiu materializar uma rede nacional de carregamento, hoje limitada a poucos estados”.

 

VW investe R$ 13 bi nas fábricas paulistas até 2028

Este montante será dividido entre as unidades Anchieta, Taubaté e São Carlos (só motores). A instalação Anchieta, em São Bernardo do Campo, primeira da marca fora da Alemanha, será responsável pela produção de dois veículos inéditos (ver abaixo). No total o investimento alcançará R$ 16 bilhões para16 novos modelos até 2028, incluindo a unidade de São José dos Pinhais (PR).

A fábrica de São Carlos responderá por um novo motor flex turbo de 1,5 litro nos conceitos de semi-híbrido, híbrido e possivelmente híbrido plugável. Essa unidade motriz EA211 Evo, de 151 cv e 25,5 kgf·m (aqui talvez um pouco mais com etanol) já existe na Alemanha desde 2018. Uma de suas características marcantes é a desativação de dois cilindros em determinadas condições de tráfego.

Para a unidade de São José dos Pinhais, além dos R$ 3 bilhões que fecham a conta, haverá dois lançamentos. Um deles a nova picape posicionada entre Saveiro e Amarok, porém rumores mais fortes indicam um porte inferior ao protótipo apresentado no Salão do Automóvel de 2018. O sedã Virtus atualizado será também produzido lá.

Na fábrica Anchieta haverá dois produtos inéditos. Apostas se concentram, obviamente, em SUVs que representam praticamente metade das vendas de todo o mercado brasileiro de veículos leves. Quem sabe um modelo maior que o argentino Taos. Quanto a Taubaté, outro SUV desta vez no segmento de entrada a ser produzido ao lado do Polo.

 

Citroën C3 YOU! agora com motor turbo de origem Fiat

A substituição do motor aspirado de 1,6 L, que não atende as normas de emissões a partir de janeiro próximo, já era prevista. Trata-se da mesma unidade tricilindro de 1 L, turbo flex, 125 cv (G)/130 cv (E) e 20,4 kgf·m já utilizada nos C3 Aircross, Pulse, Strada e Fastback, além dos Peugeot 208 e 2008. A nova versão YOU! vem com rodas de 15 pol. em preto brilhante e teto preto de série, sem opção de teto branco ou na mesma cor da carroceria. Por dentro, a novidade é o revestimento sintético imitando couro nos bancos.

Lista de equipamentos contempla: faróis de neblina, central multimídia de 10,25 pol. com espelhamento sem fio, vidros elétricos nas quatro portas e câmera de ré. Outros refinamentos como quadro de instrumentos de 7 pol. e ar-condicionado com comando digital devem ter sido reservados para o Peugeot 208 reestilizado que estreia em breve.

Em viagem entre Lagoa Santa e Santana do Riacho, em Minas Gerais, o que mais impressionou foi a disposição para acelerar. Com apenas 1.115 kg de massa, o C3 You! vai de  0 a 100 km/h em 8,4 segundos, que o torna o hatch compacto 1.0 turbo mais rápido do mercado. Preço de lançamento: R$ 95.990.

 

Retoques de estilo e preço atraem no Tiggo 8 Pro 2025

A oferta de SUVs de sete lugares de porte médio-grande no mercado brasileiro, onde se enquadra o Tiggo 8 Pro, é um tanto restrita. Na verdade, só há três concorrentes diretos: duas versões do Commander (Limited e Longitude), além do Tiguan Allspace. De origem chinesa, o modelo é produzido na fábrica de Anápolis (GO) do grupo brasileiro CAOA, de onde saem produtos da Chery e da Hyundai.

Seu grande trunfo é o preço de lançamento: R$ 188.888,88 (na China, 8 é número da sorte). Houve alguns retoques estilísticos na dianteira (faróis e emblema-logotipo iluminado), além de novas rodas de 19 pol. e ponteiras de escapamento duplas (imitam quatro saídas). Motor turbo, apenas a gasolina, de 1.5 L manteve 187 cv, 28 kgf·m e foi retrabalhado para diminuir ruído e vibração. Câmbio automatizado tem sete marchas. Porta-malas de 889 litros com os dois bancos da terceira fileira rebatidos, mas parece fora do padrão preciso de medição (VDA).

No interior, além do conforto dos 2.710 mm de entre-eixos, chama logo atenção a enorme tela única de 24,6 pol. (a de multimídia, 12,3 pol.). É possível até mover o mapa de navegação para o quadro de instrumentos. Uma característica interessante, a Boss Key, permite por meio de um botão no console que o motorista ajuste o banco do passageiro ao lado para facilitar seu acesso. Câmeras somam aos 360° convencionais, mais 180° no assoalho externo para visão da pista.

Primeiro contato com o Caoa Chery Tiggo 8 Pro foi em uma grande área externa da fábrica e traçado delimitado por cones. Deu apenas para sentir as boas respostas do motor e os freios bem dimensionados para um veículo de 1.589 kg de massa.

 

F-150 2025 chega entre outubro e novembro a preço competitivo

A picape de grande porte da Ford recebeu mudanças de meio de geração, alguns aperfeiçoamentos técnicos e de equipamentos. O destaque está na nova tampa da caçamba. Pode ser aberta tanto no modo tradicional de cima para baixo, quanto lateralmente. Há um degrau largo colocado alguns centímetros abaixo do assoalho da caçamba que facilita o acesso.

Outra novidade é o inédito recurso que calcula por meios de sensores se a capacidade de carga do veículo foi ultrapassada. Funciona de forma semelhante ao medidor de bateria de telefone celular e o registro fica na tela do multimídia. Outro item de grande comodidade: rebatimento da manopla do seletor do câmbio automático que amplia a funcionalidade do console central.

Versão 2025 da F-150 pode ser reconhecida pela grade, assinatura de luz e para-choque dianteiro, além do oval Ford modernizado. Ganhou também novas rodas de 20 pol., lanternas traseiras redesenhadas e escapamento duplo apenas na configuração Black. Preço: R$ 519.990 com garantia de cinco anos.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

VAMOS TOMAR VINHO, ETC. & TAL // Metropolitano, linha de vinhos autorais do Grupo Wine, recebe medalhas Wine & Spirits Awards 2024 // Cinco razões para amar a uva Cabernet Sauvignon // "Wine Dinner do Copa" conta com a presença do chef Marcelo Schambeck do restaurante Capincho

 

(Créditos: Rhafaela Lima e Izabelly Custódio)


Metropolitano, linha de vinhos autorais do Grupo Wine, recebe medalhas Wine & Spirits Awards 2024. 

Lançada em maio e composta por quatro rótulos produzidos em terroirs chilenos, a linha foi reconhecida nas categorias de vinhos brancos e de vinhos tintos


Metropolitano, uma recém-lançada linha de vinhos autoral do Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos do Brasil, teve recentemente todos seus quatro rótulos reconhecidos pela premiação International Wine & Spirits Awards 2024, na Espanha. Na categoria de vinhos brancos, o Chardonnay 2023 recebeu medalha de ouro por ter conquistado entre 90 e 94 pontos. Já os exemplares Red Blend, Carmenere e Cabernet Sauvignon (todos também da safra de 2023), foram premiados com medalha de prata na categoria de vinhos tintos, classificados entre 85 e 89 pontos. 

O Grupo Wine investiu cerca de R$15 milhões nessa linha totalmente desenvolvida pela empresa, desde a concepção, passando pelo envase até a importação e venda ao consumidor final. Composta por rótulos produzidos em terroirs chilenos e apresentada ao mercado brasileiro no último mês de maio, é o resultado de um projeto inédito da empresa que prioriza os hábitos de consumo dos apaixonados por vinho, além de dados sobre vendas e avaliações de clientes para oferecer vinhos 100% adequados ao paladar brasileiro. 

“Estamos muito satisfeitos com esse reconhecimento. A Metropolitano surpreende por uma elevada relação custo-benefício e características únicas, apesar de serem vinhos relativamente jovens. Nosso time de Winehunters selecionou as uvas e as regiões chilenas ideais para desenvolver vinhos com as principais características apreciadas pelo público brasileiro. Invertemos a lógica de produção, colocamos a experiência do cliente em primeiro lugar e isso pode ter contribuído para o reconhecimento”, diz German Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Feira dos Cegonheiros deve atrair 72 mil visitantes e gerar quase meio bilhão em negócios em São Bernardo do Campo de 26 a 28 de setembro

Assim como a cegonha carrega os bebês até os pais nas histórias infantis, na vida real, os caminhões que transportam os carros novos até seus donos são chamados de cegonhas – e seus motoristas, de cegonheiros, ou “transportadores de sonhos”, como eles mesmos se autodenominam. A categoria é bem tradicional e possui até um sindicato próprio, o Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros), que reúne cerca de 3.500 caminhões de associados rodando pelo Brasil.

O mercado dos cegonheiros está aquecido, impulsionado pelo crescimento das vendas de veículos zero-quilômetro neste ano. Entre janeiro e julho, registrou alta de 12,8% sobre o mesmo período do ano passado – em 2024, já foram emplacados 1.027,1 mil veículos, contra 910,5 mil unidades em 2023.

De olho nesses bons números, o sindicato promove, de 26 a 28 de setembro, em São Bernardo do Campo (SP), a 24ª edição da Feira dos Cegonheiros – a Expo de Transportes do ABCD -, segundo maior evento de transportes do Estado de São Paulo.

“A feira deve crescer 20% neste ano, atraindo um público estimado de 72 mil pessoas (60 mil na edição de 2023) e gerando cerca de R$ 480 milhões em negócios (R$ 400 milhões na edição passada), envolvendo concessionárias de caminhões de todas as marcas, fabricantes de implementos, transportadoras, seguradoras, bancos e outras empresas de serviços e acessórios para os caminhões”, afirma o presidente do Sinaceg, José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho.

SERVIÇO
24ª Expo de Transportes do ABCD
Data: 26, 27 e 28 de setembro, das 16h às 22h
Onde: Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz)
Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 - Centro, São Bernardo do Campo (SP)
Entrada e estacionamento gratuitos

Localiza&Co abre vagas para Programa Jovem Aprendiz. Destinada para jovens em todo o Brasil, iniciativa oferece uma porta de entrada para uma das maiores plataformas de mobilidade do mundo


A Localiza&Co está com inscrições abertas em todo o Brasil para o seu Programa Jovem Aprendiz. A jornada de trabalho é de 4h, no modelo presencial, e os interessados devem ter idade entre 17 e 21 anos, estar no processo de concluir ou ter terminado o ensino médio, ter conhecimentos básicos em informática e digitação, e não ter sido jovem aprendiz em outra empresa. Os jovens selecionados poderão trabalhar na Companhia por um período de até 2 anos. As inscrições podem ser feitas por meio do link . 

 

“O Programa Jovem Aprendiz da Localiza é a porta de entrada para jovens que desejam iniciar suas jornadas profissionais. Além disso, propicia a conexão com a cultura da Companhia, pautada em paixão pelos clientes, colaboradores que inspiram, resultados extraordinários e atitude de dono, sempre apoiada em ética e confiança”, afirma Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza&Co.

 

O processo seletivo contará com testes de raciocínio, fit cultural (alinhamento entre valores da cultura e com a missão da Companhia) e teste comportamental. Além disso, haverá entrevista com o time de atração e seleção e com o líder imediato. As vagas são direcionadas a todas as áreas da Companhia e os benefícios oferecidos são: vale alimentação, vale transporte, plano de saúde e odontológico, Wellhub (antigo Gympass) e acesso ao clube de benefícios e descontos Allya.

 

Sara Gonçalves, de 17 anos, está no 3º ano do ensino médio e está como Jovem Aprendiz na Localiza há oito meses e, para ela, fazer parte do time da Companhia trata-se de um grande passo em sua vida profissional. “Atualmente, faço parte da equipe de comunicação corporativa e tenho aprendido muito, hoje estou no setor em que sempre quis e me sinto super realizada! Tenho melhorado em vários aspectos que serão muito úteis na área que quero seguir futuramente. Tenho contato com vários jovens aprendizes da empresa e posso afirmar que todos pensam da mesma forma: fazem parte de uma equipe acolhedora. Agradeço muito à Companhia pela oportunidade, com toda certeza vai me ajudar ainda mais a crescer como profissional”, afirma.

 

Brasil bate recorde histórico na contratação de Jovens Aprendizes

O número de jovens aprendizes bateu mais um recorde histórico. Pela primeira vez o número de jovens contratados pela Lei 10.097/2000 chegou a 602.671, no país, em março deste ano. O dado é do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que é o responsável por acompanhar e estimular a contratação desses jovens.

 

Em 2023, a contratação de jovens aprendizes cresceu 10,7% em comparação ao ano anterior. Passando de 502.541, em dezembro de 2022, para 556.171 no final de 2023. No primeiro trimestre deste ano 46.491 jovens entraram na aprendizagem, o que representa um crescimento de 8,3% até o momento em relação a dezembro de 2024.

domingo, 25 de agosto de 2024

VAMOS VOAR PELO MUNDO // Madri, Lisboa e Roma estão entre os destinos mais vendidos pela Air Europa // LATAM oferece passagens aéreas com descontos no 1º Feirão do Turismo até esta segunda-feira, 26/8


  

Dreamliner nos voos que ligam o Brasil a Madrid. Divulgação.



A Air Europa, uma das principais companhias aéreas que conecta o Brasil à Europa, divulgou a lista de destinos mais procurados, segundo o seu relatório de vendas de passagens aéreas. De acordo com a companhia, Madri está como o destino mais vendido neste ano, levando em conta o verão europeu, que vai até o final de setembro.

 

“Destinos na Europa combinam história rica, cultura e paisagens únicas, proporcionando experiências inesquecíveis para todos os tipos de viajantes. Com uma ampla rede de voos que conectam o Brasil aos principais destinos europeus, a Air Europa é a companhia aérea ideal para os viajantes que desejam aproveitar o melhor dos destinos mais buscados”, afirma Gonzalo Romero, diretor-geral da Air Europa no Brasil.

 

1. Madri, Espanha

Em primeiro lugar, está a capital espanhola, um lugar vibrante que mistura tradição e modernidade. Com seus museus renomados, parques expansivos e uma vida noturna agitada, Madri é um destino que oferece algo para todos. A Air Europa facilita o acesso a esta cidade icônica, com voos frequentes e confortáveis.

 

2. Lisboa, Portugal

Lisboa, a cidade das sete colinas, é a segunda localidade mais procurada pelos passageiros da Air Europa. Ela encanta com suas ruas de paralelepípedos, bondes amarelos e vistas panorâmicas sobre o rio Tejo. A gastronomia local, marcada pelos deliciosos pastéis de nata, e a calorosa hospitalidade portuguesa fazem de Lisboa um destino imperdível.

 

3. Roma, Itália

Conhecida como a Cidade Eterna, Roma é um verdadeiro museu a céu aberto e é a terceira cidade mais buscada. Com seus marcos históricos, como o Coliseu, o Vaticano e a Fontana di Trevi, além da irresistível culinária italiana, Roma é um destino que continua a fascinar viajantes de todo o mundo.

 

4. Porto, Portugal

O Porto, famoso por seu vinho homônimo, oferece uma combinação única de charme histórico e modernidade. As margens do rio Douro, a arquitetura colorida e os passeios de barco são apenas algumas das atrações que tornam a cidade um dos destinos preferido dos brasileiros, o que o torna o quarto destino mais vendido pela companhia.

 

5. Paris, França

Em quinto lugar está Paris, a cidade do amor e da luz, que continua na lista dos locais mais desejados. Com sua impressionante Torre Eiffel, museus de classe mundial como o Louvre e os charmosos cafés e bistrôs, Paris oferece uma experiência cultural incomparável.

 

A Air Europa opera com o Boeing 787 Dreamliner nos voos que ligam o Brasil a Madrid, oferecendo conexões para mais de 40 cidades na Europa. Este modelo de aeronave é conhecido por sua eficiência no consumo de combustível, destacando-se como uma opção sustentável para os viajantes. Além dos voos diretos partindo de São Paulo e Salvador, passageiros de outras cidades brasileiras, como Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Florianópolis, podem aproveitar os acordos de assentos compartilhados que a Air Europa possui com outras companhias aéreas.

 

Os interessados em saber mais sobre os destinos operados pela Air Europa e os preços das passagens podem acessar o site da companhia. Dentre as opções de pagamento, é possível o parcelamento das passagens em até dez vezes, sem juros.

VAMOS BEBER VINHO, ETC. & TAL // Metropolitano, linha de vinhos autorais do Grupo Wine, recebe medalhas Wine & Spirits Awards 2024. Lançada em maio e composta por quatro rótulos produzidos em terroirs chilenos, a linha foi reconhecida nas categorias de vinhos brancos e de vinhos tintos

 

   (Créditos: Rhafaela Lima e Izabelly Custódio)


Metropolitano, uma recém-lançada linha de vinhos autoral do Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos do Brasil, teve recentemente todos seus quatro rótulos reconhecidos pela premiação International Wine & Spirits Awards 2024, na Espanha. Na categoria de vinhos brancos, o Chardonnay 2023 recebeu medalha de ouro por ter conquistado entre 90 e 94 pontos. Já os exemplares Red Blend, Carmenere e Cabernet Sauvignon (todos também da safra de 2023), foram premiados com medalha de prata na categoria de vinhos tintos, classificados entre 85 e 89 pontos. 

O Grupo Wine investiu cerca de R$15 milhões nessa linha totalmente desenvolvida pela empresa, desde a concepção, passando pelo envase até a importação e venda ao consumidor final. Composta por rótulos produzidos em terroirs chilenos e apresentada ao mercado brasileiro no último mês de maio, é o resultado de um projeto inédito da empresa que prioriza os hábitos de consumo dos apaixonados por vinho, além de dados sobre vendas e avaliações de clientes para oferecer vinhos 100% adequados ao paladar brasileiro. 

“Estamos muito satisfeitos com esse reconhecimento. A Metropolitano surpreende por uma elevada relação custo-benefício e características únicas, apesar de serem vinhos relativamente jovens. Nosso time de Winehunters selecionou as uvas e as regiões chilenas ideais para desenvolver vinhos com as principais características apreciadas pelo público brasileiro. Invertemos a lógica de produção, colocamos a experiência do cliente em primeiro lugar e isso pode ter contribuído para o reconhecimento”, diz German Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine.

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Honda Biz 2025: motor inédito, sistema de frenagem aprimorado, evolução no design e em diversos aspectos práticos marcam a nova geração. Um novo motor de 125 cc, mais eficiente, equipa ambas versões, a topo de linha EX (Exclusive) e a de entrada ES (Essential). A segurança também progrediu no sistema de frenagem, agora controlado por manetes

Honda Biz 125 2025

Na história da indústria motociclística brasileira a Honda Biz merece um capítulo especial. A espantosa cifra de 4,7 milhões de unidades produzidas de março de 1998 até julho de 2024 coloca o modelo no 2º lugar entre as motos preferidas no Brasil desde sempre. Porém, não é na frieza do número recorde, inferior apenas ao da campeã Honda CG, que reside a grandeza da Biz, mas sim no papel que ela desempenhou – e ainda desempenha – na popularização do uso da motocicleta no país.
 

Desde seu lançamento a Honda Biz se mostrou capaz de trazer ao mundo da motocicleta pessoas que jamais haviam cogitado pilotar um veículo de duas rodas que não fosse uma bicicleta. A facilidade proporcionada pelo sistema de transmissão semiautomático certamente foi um elemento de atratividade importante, mas também o aspecto estético teve mérito considerável. Formas atraentes deram à Honda Biz um ar amistoso, característica confirmada na realidade do uso no dia a dia. A experiência plenamente positiva na pilotagem derivada da simplicidade na condução conquistou definitivamente brasileiros e brasileiras.
 

Característica primordial da Biz é, também, a forte presença feminina em seu público, um cartão de visitas mais do que evidente, plena confirmação que praticidade e reconhecidas qualidades técnicas podem andar de mãos dadas com um inegável charme, renovado a cada versão do modelo. Constantemente aperfeiçoada e sem concorrentes, é a esta linhagem de prestígio que se une a nova geração formada pelas Honda Biz 125 EX e Biz 125 ES, herdeiras genuínas de uma incrível história de sucesso.

 

Generalidades do modelo

O novo motor que equipa ambas versões da Biz tem como característica principal a eficiência no consumo de combustível, emissões de gases nocivos ao meio ambiente mínimas e a mesma confiabilidade e resistência de todas as versões anteriores da Honda Biz.
 

Ponto de diferenciação entre as duas versões da nova Biz 125 é o combustível: na versão EX o sistema de alimentação PGM-FI conta com a tecnologia FlexOne, que permite abastecer com gasolina e/ou etanol em diferentes proporções, enquanto na versão ES o sistema PGM-FI admite apenas a gasolina como combustível.
 

O sistema de transmissão semiautomático de quatro marchas permanece nas Honda Biz 125 2025, reconhecido e apreciado facilitador da pilotagem que elimina a necessidade do acionamento da alavanca de embreagem na troca de marchas. Outro fator de praticidade é a partida elétrica, presente nas duas versões da Biz 2025.
 

Importante inovação desta nova geração do modelo é a eliminação do pedal de freio. Desta maneira, tanto a Honda Biz 125 EX como a Biz 125 ES passaram a contar com uma alavanca no punho esquerdo, integrada ao sistema de frenagem CBS - Combined Brake System, enquanto a alavanca no punho da direita comanda exclusivamente o freio dianteiro, que é a disco na Biz 125 EX e a tambor na Biz 125 ES.
 

As novas Biz compartilham do mesmo chassi monobloco de aço e suspensões, telescópica na dianteira e por braço oscilante com dois conjuntos mola-amortecedor na traseira. Na Biz 125 EX as rodas são de liga-leve equipadas com pneus sem câmara, na Biz 125 ES as rodas são de aço, raiadas, dotadas de pneus com câmara.
 

Permanece o amplo espaço sob o banco, característica indissociável de todas as Biz, cuja abertura é comandada pela chave de ignição. Novidade é o compartimento localizado na parte posterior do escudo, capaz de abrigar pequenos objetos, assim como a existência de uma porta USB-C.
 

Os painéis da Biz 125 EX assim como o da Biz 125 ES são novos, totalmente digitais, e se diferenciam na aparência e quantidade de informações. Outra diferença entre as Biz 2025 é o sistema de iluminação, com a 125 EX equipada com luzes de posição frontais em LED.
 

Marca registrada do modelo é o característico design, renovado, mas que não se dissociou da marcante e reconhecida personalidade. As diferentes superfícies, brilhantes e texturizadas, estão conectadas harmoniosamente formando um conjunto impactante e ao mesmo tempo atemporal.
 

Enfim, a nova Honda Biz é sempre uma Biz, mas ainda melhor, resultado de um longo processo de aperfeiçoamento que teve como alvo a satisfação plena de seus milhões de fãs e, claro, a conquista de uma nova legião de admiradores.

 

Características principais

A forte personalidade da Honda Biz foi preservada nesta nova geração. A atualização das formas teve como objetivo modernizar o modelo sem alterar sua identidade. Um destaque estético é a parte frontal do escudo, que na versão EX recebeu características luzes de posição em LED, elementos que identificarão a versão top da Biz 2025 como integrante da nova geração.
 

O trabalho realizado na parte posterior do escudo frontal revela o bem-sucedido propósito de dar ainda mais praticidade às Biz 2025: em ambas versões o prático porta-objetos localizado à esquerda pode abrigar uma garrafa tipo squeeze de 500 ml, um telefone celular ou outros itens de pequenas dimensões. No centro do escudo, um gancho escamoteável de fácil operação suporta pequenas bolsas ou sacolas, enquanto à direita, ao lado da chave de ignição – que opera a abertura do banco para acesso ao porta-capacete, está a tomada USB-C dotada de tampa de proteção.
 

Sobre o acesso ao compartimento sob o banco, as novas Biz 2025 trazem um aperfeiçoamento importante, uma vez que a abertura não mais exige a operação com duas mãos, uma na chave de ignição e outra para levantá-lo, uma vez que assim que o comando de abertura é acionado o banco se destrava. A área no interior do porta-capacetes foi otimizada, resultando em melhor aproveitamento do espaço.
 

Importante evolução nas Biz 2025 diz respeito ao quadro de instrumentos, ambos totalmente digitais e com formato retangular. Na Biz 125 EX o painel é do tipo blackout e em ambos, além de hodômetro parcial/total, velocímetro e nível do combustível, foi introduzido o indicador de consumo e de marcha engatada.
 

A ponteira de escape assim como a proteção antiqueimadura tem novo desenho, e acabamento em preto, como as rodas de liga-leve da Biz 125 EX. A eliminação do pedal de freio determinou o surgimento de uma proteção metálica entre motor e a pedaleira direita, de modo a evitar o contato do pé com a lateral aquecida do motor.
 

O amplo banco em dois níveis oferece conforto aos ocupantes e plena mobilidade nas operações de manobra e estacionamento, aspecto facilitado pela presença dos cavaletes, lateral e central. Na rabeta, práticas alças permitem sólido apoio para o passageiro e fixação de pequenas cargas.
 

O reposicionamento da chave de ignição nas Honda Biz 125 2025 facilitou sua operação e, como mencionado, o destravamento do assento para acesso ao porta-capacete usando apenas uma das mãos.

 

Motor

O novo motor da Biz 2025 preserva a mesma arquitetura do motor usado na Biz 125 anterior – monocilindrico inclinado a 80º, arrefecido a ar, comando simples acionado por corrente no cabeçote de duas válvulas – mas com notável diferença no diâmetro e curso do pistão. Agora tais medidas são de 50,00 x 63,12 mm, no motor anterior eram de 52,40 x 57,90 mm.

 

Ao majorar o curso e diminuir o diâmetro do pistão os técnicos buscaram elevar as características positivas derivadas de um motor “subquadrado”, expressão que é aplicada a motores de curso longo. A intenção foi a de privilegiar uma curva de torque mais robusta desde baixas e médias rotações, o que na prática resulta em economia de combustível e resposta ao acelerador mais condizente com a vocação urbana da Biz.

 

A decisão de oferecer o mesmo motor para ambas versões, a 125 EX e a 125 ES, proporcionará aos usuários do modelo de entrada um grande ganho real em termos de potência e torque na comparação com a Biz 110i, na ordem de mais 14,4% de potência e 15,7% de torque. Na Biz 125 ES o sistema de injeção eletrônica PGM-FI está ajustado para o uso exclusivo de gasolina enquanto que na Biz 125 EX o sistema se vale da tecnologia FlexOne, permitindo o uso de etanol e/ou gasolina. Os números relativos à potência e torque não se alteram com o uso de um ou outro combustível.

 

Uma característica positiva do novo motor das Biz 2025 é a redução de emissões nocivas ao meio ambiente, cumprindo assim as determinações do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5, sem que isso tenha trazido prejuízo em termos de desempenho dinâmico, economia de combustível e durabilidade.

 

A sempre bem-vinda melhoria de aspectos relacionados com a manutenção também foi alcançada nas Biz 2025, que trazem um novo tipo de filtro de combustível, agora separado da bomba, o que reduzirá o custo de manutenção.
 

O sistema de transmissão semiautomática rotativo de quatro marchas é, desde sempre, uma “marca registrada” das Biz, e elemento de atratividade para os motociclistas iniciantes. A progressão dos engates de marchas ocorre sempre pressionando o pedal para baixo com a ponta do pé. A alavanca de câmbio especialmente projetada para a Biz facilita o uso do calcanhar para reduções de marcha.
 

Na eventualidade de parar em quarta marcha é possível passar diretamente ao ponto morto pressionando uma única vez o pedal para baixo com a ponta do pé, uma facilidade especialmente apreciada no característico para e anda do uso urbano.
 

Nas Biz 125 2025 não houve alteração no que diz respeito a transmissão secundária ou escalonamento do câmbio de quatro marchas. Uma nova corrente de transmissão – tipo 420 no lugar da 428 – oferece funcionalidade equivalente com menor perda de energia por atrito, o que resulta em ainda mais economia e durabilidade.

 

Ciclística

O chassi tipo monobloco de aço agora conta com um tubo de secção quadrada, “espinha dorsal” que liga a coluna de direção à região posterior do motor/fulcro da balança de suspensão traseira. O objetivo desta alteração foi incrementar a resistência e rigidez estrutural, garantindo com isso um melhor comportamento dinâmico, comprovado pela redução das dimensões dos contrapesos instalados nas extremidades do guidão.
 

Medidas fundamentais da ciclística como cáster, trail não foram alteradas. A suspensão dianteira por garfo telescópico, com tubos de 26 mmØ, foi recalibrada e oferece 100 mm de curso. Na traseira, o braço oscilante tem dois conjuntos mola-amortecedor e permitem 86 mm de curso.
 

Na Biz 125 EX as rodas são de liga-leve. A dimensão do pneu traseiro permaneceu inalterada, 80/100-14, todavia na dianteira houve um incremento na dimensão, que passou da medida 60/100-17 para a 70/90-17. Os pneus adotados na Biz 125 EX são do tipo sem câmara (tubeless). Na Biz 125 ES, equipada com rodas de aço raiadas, as medidas são de 60/100-17 à frente e 80/100-14 atrás, com pneus do tipo com câmara (tube type). Em ambas versões os pneus são os Michelin Pilot Street 2.
 

Grande novidade das Biz 125 2025 é a eliminação do pedal de freio. Agora o comando pelo qual atua o sistema CBS – Combined Brake System se vale de uma alavanca no punho esquerdo, seguindo o mesmo padrão observado nas scooters. Na Biz 125 EX o freio dianteiro é a disco com 220 mmØ e pinça de pistão simples enquanto na traseira o tambor tem 130 mmØ. Na Biz 125 ES a frenagem é atributo de tambores à frente e atrás, ambos de 130Ø mm.
 

As Biz 125 2025 seguem fiéis a suas origens também no que diz respeito ao baixo peso – 96 kg a seco – e reduzida altura do banco em relação ao solo, de 753 mm na versão EX e 749 mm na versão ES, o que sem dúvida se traduz em facilidade de pilotagem e é grande ponto de atração para motociclistas iniciantes.

 

4. Preço, cores, garantia

As Honda Biz 125 EX e Biz 125 ES 2025 chegam na rede de concessionários Honda a partir de setembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.

 

O preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é:

 

Honda Biz 125 EX: R$ 14.970,00

Cores disponíveis: Azul Metálico, Branco Perolizado e Vermelho

 

Honda Biz 125 ES: R$ 12.000,00

Cores disponíveis: Preto, Branco e Vermelho

 

 
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Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 28 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.

 

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