Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Honda Biz 2025: motor inédito, sistema de frenagem aprimorado, evolução no design e em diversos aspectos práticos marcam a nova geração. Um novo motor de 125 cc, mais eficiente, equipa ambas versões, a topo de linha EX (Exclusive) e a de entrada ES (Essential). A segurança também progrediu no sistema de frenagem, agora controlado por manetes

Honda Biz 125 2025

Na história da indústria motociclística brasileira a Honda Biz merece um capítulo especial. A espantosa cifra de 4,7 milhões de unidades produzidas de março de 1998 até julho de 2024 coloca o modelo no 2º lugar entre as motos preferidas no Brasil desde sempre. Porém, não é na frieza do número recorde, inferior apenas ao da campeã Honda CG, que reside a grandeza da Biz, mas sim no papel que ela desempenhou – e ainda desempenha – na popularização do uso da motocicleta no país.
 

Desde seu lançamento a Honda Biz se mostrou capaz de trazer ao mundo da motocicleta pessoas que jamais haviam cogitado pilotar um veículo de duas rodas que não fosse uma bicicleta. A facilidade proporcionada pelo sistema de transmissão semiautomático certamente foi um elemento de atratividade importante, mas também o aspecto estético teve mérito considerável. Formas atraentes deram à Honda Biz um ar amistoso, característica confirmada na realidade do uso no dia a dia. A experiência plenamente positiva na pilotagem derivada da simplicidade na condução conquistou definitivamente brasileiros e brasileiras.
 

Característica primordial da Biz é, também, a forte presença feminina em seu público, um cartão de visitas mais do que evidente, plena confirmação que praticidade e reconhecidas qualidades técnicas podem andar de mãos dadas com um inegável charme, renovado a cada versão do modelo. Constantemente aperfeiçoada e sem concorrentes, é a esta linhagem de prestígio que se une a nova geração formada pelas Honda Biz 125 EX e Biz 125 ES, herdeiras genuínas de uma incrível história de sucesso.

 

Generalidades do modelo

O novo motor que equipa ambas versões da Biz tem como característica principal a eficiência no consumo de combustível, emissões de gases nocivos ao meio ambiente mínimas e a mesma confiabilidade e resistência de todas as versões anteriores da Honda Biz.
 

Ponto de diferenciação entre as duas versões da nova Biz 125 é o combustível: na versão EX o sistema de alimentação PGM-FI conta com a tecnologia FlexOne, que permite abastecer com gasolina e/ou etanol em diferentes proporções, enquanto na versão ES o sistema PGM-FI admite apenas a gasolina como combustível.
 

O sistema de transmissão semiautomático de quatro marchas permanece nas Honda Biz 125 2025, reconhecido e apreciado facilitador da pilotagem que elimina a necessidade do acionamento da alavanca de embreagem na troca de marchas. Outro fator de praticidade é a partida elétrica, presente nas duas versões da Biz 2025.
 

Importante inovação desta nova geração do modelo é a eliminação do pedal de freio. Desta maneira, tanto a Honda Biz 125 EX como a Biz 125 ES passaram a contar com uma alavanca no punho esquerdo, integrada ao sistema de frenagem CBS - Combined Brake System, enquanto a alavanca no punho da direita comanda exclusivamente o freio dianteiro, que é a disco na Biz 125 EX e a tambor na Biz 125 ES.
 

As novas Biz compartilham do mesmo chassi monobloco de aço e suspensões, telescópica na dianteira e por braço oscilante com dois conjuntos mola-amortecedor na traseira. Na Biz 125 EX as rodas são de liga-leve equipadas com pneus sem câmara, na Biz 125 ES as rodas são de aço, raiadas, dotadas de pneus com câmara.
 

Permanece o amplo espaço sob o banco, característica indissociável de todas as Biz, cuja abertura é comandada pela chave de ignição. Novidade é o compartimento localizado na parte posterior do escudo, capaz de abrigar pequenos objetos, assim como a existência de uma porta USB-C.
 

Os painéis da Biz 125 EX assim como o da Biz 125 ES são novos, totalmente digitais, e se diferenciam na aparência e quantidade de informações. Outra diferença entre as Biz 2025 é o sistema de iluminação, com a 125 EX equipada com luzes de posição frontais em LED.
 

Marca registrada do modelo é o característico design, renovado, mas que não se dissociou da marcante e reconhecida personalidade. As diferentes superfícies, brilhantes e texturizadas, estão conectadas harmoniosamente formando um conjunto impactante e ao mesmo tempo atemporal.
 

Enfim, a nova Honda Biz é sempre uma Biz, mas ainda melhor, resultado de um longo processo de aperfeiçoamento que teve como alvo a satisfação plena de seus milhões de fãs e, claro, a conquista de uma nova legião de admiradores.

 

Características principais

A forte personalidade da Honda Biz foi preservada nesta nova geração. A atualização das formas teve como objetivo modernizar o modelo sem alterar sua identidade. Um destaque estético é a parte frontal do escudo, que na versão EX recebeu características luzes de posição em LED, elementos que identificarão a versão top da Biz 2025 como integrante da nova geração.
 

O trabalho realizado na parte posterior do escudo frontal revela o bem-sucedido propósito de dar ainda mais praticidade às Biz 2025: em ambas versões o prático porta-objetos localizado à esquerda pode abrigar uma garrafa tipo squeeze de 500 ml, um telefone celular ou outros itens de pequenas dimensões. No centro do escudo, um gancho escamoteável de fácil operação suporta pequenas bolsas ou sacolas, enquanto à direita, ao lado da chave de ignição – que opera a abertura do banco para acesso ao porta-capacete, está a tomada USB-C dotada de tampa de proteção.
 

Sobre o acesso ao compartimento sob o banco, as novas Biz 2025 trazem um aperfeiçoamento importante, uma vez que a abertura não mais exige a operação com duas mãos, uma na chave de ignição e outra para levantá-lo, uma vez que assim que o comando de abertura é acionado o banco se destrava. A área no interior do porta-capacetes foi otimizada, resultando em melhor aproveitamento do espaço.
 

Importante evolução nas Biz 2025 diz respeito ao quadro de instrumentos, ambos totalmente digitais e com formato retangular. Na Biz 125 EX o painel é do tipo blackout e em ambos, além de hodômetro parcial/total, velocímetro e nível do combustível, foi introduzido o indicador de consumo e de marcha engatada.
 

A ponteira de escape assim como a proteção antiqueimadura tem novo desenho, e acabamento em preto, como as rodas de liga-leve da Biz 125 EX. A eliminação do pedal de freio determinou o surgimento de uma proteção metálica entre motor e a pedaleira direita, de modo a evitar o contato do pé com a lateral aquecida do motor.
 

O amplo banco em dois níveis oferece conforto aos ocupantes e plena mobilidade nas operações de manobra e estacionamento, aspecto facilitado pela presença dos cavaletes, lateral e central. Na rabeta, práticas alças permitem sólido apoio para o passageiro e fixação de pequenas cargas.
 

O reposicionamento da chave de ignição nas Honda Biz 125 2025 facilitou sua operação e, como mencionado, o destravamento do assento para acesso ao porta-capacete usando apenas uma das mãos.

 

Motor

O novo motor da Biz 2025 preserva a mesma arquitetura do motor usado na Biz 125 anterior – monocilindrico inclinado a 80º, arrefecido a ar, comando simples acionado por corrente no cabeçote de duas válvulas – mas com notável diferença no diâmetro e curso do pistão. Agora tais medidas são de 50,00 x 63,12 mm, no motor anterior eram de 52,40 x 57,90 mm.

 

Ao majorar o curso e diminuir o diâmetro do pistão os técnicos buscaram elevar as características positivas derivadas de um motor “subquadrado”, expressão que é aplicada a motores de curso longo. A intenção foi a de privilegiar uma curva de torque mais robusta desde baixas e médias rotações, o que na prática resulta em economia de combustível e resposta ao acelerador mais condizente com a vocação urbana da Biz.

 

A decisão de oferecer o mesmo motor para ambas versões, a 125 EX e a 125 ES, proporcionará aos usuários do modelo de entrada um grande ganho real em termos de potência e torque na comparação com a Biz 110i, na ordem de mais 14,4% de potência e 15,7% de torque. Na Biz 125 ES o sistema de injeção eletrônica PGM-FI está ajustado para o uso exclusivo de gasolina enquanto que na Biz 125 EX o sistema se vale da tecnologia FlexOne, permitindo o uso de etanol e/ou gasolina. Os números relativos à potência e torque não se alteram com o uso de um ou outro combustível.

 

Uma característica positiva do novo motor das Biz 2025 é a redução de emissões nocivas ao meio ambiente, cumprindo assim as determinações do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5, sem que isso tenha trazido prejuízo em termos de desempenho dinâmico, economia de combustível e durabilidade.

 

A sempre bem-vinda melhoria de aspectos relacionados com a manutenção também foi alcançada nas Biz 2025, que trazem um novo tipo de filtro de combustível, agora separado da bomba, o que reduzirá o custo de manutenção.
 

O sistema de transmissão semiautomática rotativo de quatro marchas é, desde sempre, uma “marca registrada” das Biz, e elemento de atratividade para os motociclistas iniciantes. A progressão dos engates de marchas ocorre sempre pressionando o pedal para baixo com a ponta do pé. A alavanca de câmbio especialmente projetada para a Biz facilita o uso do calcanhar para reduções de marcha.
 

Na eventualidade de parar em quarta marcha é possível passar diretamente ao ponto morto pressionando uma única vez o pedal para baixo com a ponta do pé, uma facilidade especialmente apreciada no característico para e anda do uso urbano.
 

Nas Biz 125 2025 não houve alteração no que diz respeito a transmissão secundária ou escalonamento do câmbio de quatro marchas. Uma nova corrente de transmissão – tipo 420 no lugar da 428 – oferece funcionalidade equivalente com menor perda de energia por atrito, o que resulta em ainda mais economia e durabilidade.

 

Ciclística

O chassi tipo monobloco de aço agora conta com um tubo de secção quadrada, “espinha dorsal” que liga a coluna de direção à região posterior do motor/fulcro da balança de suspensão traseira. O objetivo desta alteração foi incrementar a resistência e rigidez estrutural, garantindo com isso um melhor comportamento dinâmico, comprovado pela redução das dimensões dos contrapesos instalados nas extremidades do guidão.
 

Medidas fundamentais da ciclística como cáster, trail não foram alteradas. A suspensão dianteira por garfo telescópico, com tubos de 26 mmØ, foi recalibrada e oferece 100 mm de curso. Na traseira, o braço oscilante tem dois conjuntos mola-amortecedor e permitem 86 mm de curso.
 

Na Biz 125 EX as rodas são de liga-leve. A dimensão do pneu traseiro permaneceu inalterada, 80/100-14, todavia na dianteira houve um incremento na dimensão, que passou da medida 60/100-17 para a 70/90-17. Os pneus adotados na Biz 125 EX são do tipo sem câmara (tubeless). Na Biz 125 ES, equipada com rodas de aço raiadas, as medidas são de 60/100-17 à frente e 80/100-14 atrás, com pneus do tipo com câmara (tube type). Em ambas versões os pneus são os Michelin Pilot Street 2.
 

Grande novidade das Biz 125 2025 é a eliminação do pedal de freio. Agora o comando pelo qual atua o sistema CBS – Combined Brake System se vale de uma alavanca no punho esquerdo, seguindo o mesmo padrão observado nas scooters. Na Biz 125 EX o freio dianteiro é a disco com 220 mmØ e pinça de pistão simples enquanto na traseira o tambor tem 130 mmØ. Na Biz 125 ES a frenagem é atributo de tambores à frente e atrás, ambos de 130Ø mm.
 

As Biz 125 2025 seguem fiéis a suas origens também no que diz respeito ao baixo peso – 96 kg a seco – e reduzida altura do banco em relação ao solo, de 753 mm na versão EX e 749 mm na versão ES, o que sem dúvida se traduz em facilidade de pilotagem e é grande ponto de atração para motociclistas iniciantes.

 

4. Preço, cores, garantia

As Honda Biz 125 EX e Biz 125 ES 2025 chegam na rede de concessionários Honda a partir de setembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.

 

O preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é:

 

Honda Biz 125 EX: R$ 14.970,00

Cores disponíveis: Azul Metálico, Branco Perolizado e Vermelho

 

Honda Biz 125 ES: R$ 12.000,00

Cores disponíveis: Preto, Branco e Vermelho

 

 
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 ES
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 ES
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 EX
Clique Para Download
Honda Biz 125 ES
 

Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 28 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.