Coluna Fernando Calmon
Nº 1.316 — 30/8/2024
Fenabrave aponta urgência
para renovação da frota
No balanço do 32º Congresso & Expo Fenabrave, realizado no São Paulo
Expo, José Maurício Andreta Jr., presidente da Federação Nacional da
Distribuição de Veículos Automotores, destacou que este ano o setor de veículos
leves e pesados deve crescer 13% para 2,6 milhões de unidades. Mesmo a,ssim
representará apenas 70% do recorde (3,8 milhões) de 12 anos atrás, portanto muito
aquém do potencial do País.
O executivo destacou que para diminuir emissões, não apenas de CO2,
é necessário um plano de renovação urgente da frota. “Se reciclarmos apenas 20% dos carros mais antigos, fabricados antes de
1995, isto reduziria a idade média em cinco anos, o que já seria um bom
avanço”, afirmou. Seu cálculo foi feito a partir de frota registrada pelo
Renavam.
A despeito dos números incontestáveis, ainda
resta o trauma da malograda experiência de inspeção veicular nas cidades de São
Paulo e Rio de Janeiro. Apesar de tudo, uma ação muito necessária e que teria
de ser implantada em harmonia com um programa de renovação de frota.
No setor reservado à exposição, carrões
importados como Ferrari marcaram presença com sucesso.
O congresso ainda teve a participação
de Gary
Gilchrist, presidente da
americana Nada, maior associação de concessionárias do mundo. Ele
confirmou que no primeiro semestre deste ano os modelos com motor a combustão
representaram 80% das vendas, enquanto os elétricos apenas mantiveram a mesma
participação de 7%, de 2023, e os híbridos quase 13%.
Segundo Gilchrist, “governo e fabricantes se precipitaram na definição
de metas de redução de gás carbônico, sem considerar os desejos e,
principalmente, as necessidades dos consumidores. Assim como o Brasil, os EUA
também têm uma enorme área rural, o que dificulta a recarga de veículos
elétricos. E ainda não se conseguiu materializar uma rede nacional de
carregamento, hoje limitada a poucos estados”.
VW investe R$ 13 bi nas fábricas paulistas até 2028
Este montante será dividido entre as unidades Anchieta, Taubaté e São
Carlos (só motores). A instalação Anchieta, em São Bernardo do Campo, primeira
da marca fora da Alemanha, será responsável pela produção de dois veículos
inéditos (ver abaixo). No total o investimento alcançará R$ 16 bilhões para16
novos modelos até 2028, incluindo a unidade de São José dos Pinhais (PR).
A fábrica de São Carlos responderá por um novo motor flex turbo de 1,5
litro nos conceitos de semi-híbrido, híbrido e possivelmente híbrido plugável.
Essa unidade motriz EA211 Evo, de 151 cv e 25,5 kgf·m (aqui talvez um pouco
mais com etanol) já existe na Alemanha desde 2018. Uma de suas características
marcantes é a desativação de dois cilindros em determinadas condições de
tráfego.
Para a unidade de São José dos Pinhais, além dos R$ 3 bilhões que fecham
a conta, haverá dois lançamentos. Um deles a nova picape posicionada entre
Saveiro e Amarok, porém rumores mais fortes indicam um porte inferior ao protótipo
apresentado no Salão do Automóvel de 2018. O sedã Virtus atualizado será também
produzido lá.
Na fábrica Anchieta haverá dois produtos inéditos. Apostas se
concentram, obviamente, em SUVs que representam praticamente metade das vendas
de todo o mercado brasileiro de veículos leves. Quem sabe um modelo maior que o
argentino Taos. Quanto a Taubaté, outro SUV desta vez no segmento de entrada a
ser produzido ao lado do Polo.
Citroën C3 YOU! agora com motor turbo de origem Fiat
A substituição do motor aspirado de 1,6 L, que não atende as normas de
emissões a partir de janeiro próximo, já era prevista. Trata-se da mesma
unidade tricilindro de 1 L, turbo flex, 125 cv (G)/130 cv (E) e 20,4 kgf·m já
utilizada nos C3 Aircross, Pulse, Strada e Fastback, além dos Peugeot 208 e
2008. A nova versão YOU! vem com rodas de 15 pol. em preto brilhante e teto
preto de série, sem opção de teto branco ou na mesma cor da carroceria. Por
dentro, a novidade é o revestimento sintético imitando couro nos bancos.
Lista de equipamentos contempla: faróis de neblina, central multimídia
de 10,25 pol. com espelhamento sem fio, vidros elétricos nas quatro portas e
câmera de ré. Outros refinamentos como quadro de instrumentos de 7 pol. e
ar-condicionado com comando digital devem ter sido reservados para o Peugeot
208 reestilizado que estreia em breve.
Em viagem entre Lagoa Santa e Santana do Riacho, em Minas Gerais, o que mais impressionou foi a disposição para acelerar. Com apenas 1.115 kg de massa, o C3 You! vai de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, que o torna o hatch compacto 1.0 turbo mais rápido do mercado. Preço de lançamento: R$ 95.990.
Retoques de estilo e preço atraem no Tiggo 8 Pro 2025
A oferta de SUVs de sete lugares de porte médio-grande no mercado
brasileiro, onde se enquadra o Tiggo 8 Pro, é um tanto restrita. Na verdade, só
há três concorrentes diretos: duas versões do Commander (Limited e Longitude),
além do Tiguan Allspace. De origem chinesa, o modelo é produzido na fábrica de
Anápolis (GO) do grupo brasileiro CAOA, de onde saem produtos da Chery e da
Hyundai.
Seu grande trunfo é o preço de lançamento: R$ 188.888,88 (na China, 8 é
número da sorte). Houve alguns retoques estilísticos na dianteira (faróis e
emblema-logotipo iluminado), além de novas rodas de 19 pol. e ponteiras de
escapamento duplas (imitam quatro saídas). Motor turbo, apenas a gasolina, de
1.5 L manteve 187 cv, 28 kgf·m e foi retrabalhado para diminuir ruído e vibração.
Câmbio automatizado tem sete marchas. Porta-malas de 889 litros com os dois
bancos da terceira fileira rebatidos, mas parece fora do padrão preciso de
medição (VDA).
No interior, além do conforto dos 2.710 mm de entre-eixos, chama logo
atenção a enorme tela única de 24,6 pol. (a de multimídia, 12,3 pol.). É
possível até mover o mapa de navegação para o quadro de instrumentos. Uma
característica interessante, a Boss Key, permite por meio de um
botão no console que o motorista ajuste o banco do passageiro ao lado para
facilitar seu acesso. Câmeras somam aos 360° convencionais, mais 180° no
assoalho externo para visão da pista.
Primeiro contato com o Caoa Chery Tiggo 8 Pro foi em uma grande área
externa da fábrica e traçado delimitado por cones. Deu apenas para sentir as
boas respostas do motor e os freios bem dimensionados para um veículo de 1.589
kg de massa.
F-150 2025 chega entre outubro e novembro a preço competitivo
A picape de grande porte da Ford recebeu mudanças de meio de geração,
alguns aperfeiçoamentos técnicos e de equipamentos. O destaque está na nova
tampa da caçamba. Pode ser aberta tanto no modo tradicional de cima para baixo,
quanto lateralmente. Há um degrau largo colocado alguns centímetros abaixo do
assoalho da caçamba que facilita o acesso.
Outra novidade é o inédito recurso que calcula por meios de sensores se
a capacidade de carga do veículo foi ultrapassada. Funciona de forma semelhante
ao medidor de bateria de telefone celular e o registro fica na tela do
multimídia. Outro item de grande comodidade: rebatimento da manopla do seletor
do câmbio automático que amplia a funcionalidade do console central.
Versão 2025 da F-150 pode ser reconhecida pela grade, assinatura de luz
e para-choque dianteiro, além do oval Ford modernizado. Ganhou também novas
rodas de 20 pol., lanternas traseiras redesenhadas e escapamento duplo apenas
na configuração Black. Preço: R$ 519.990 com garantia de cinco anos.
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