A engenheira Charlotte Henry |
Veículos elétricos podem ser conhecidos por serem silenciosos, mas um dia em uma corrida de Fórmula E é tudo menos isso. A pista está cheia de atividade, desde engenheiros fazendo ajustes finais de programas de computador até carros de corrida voando a velocidades próximas a 320 km/h.
Para muitos no mundo automotivo, essa atmosfera eletrizante representa um objetivo de vida: trabalhar em esportes motorizados como a Fórmula E. No entanto, é necessário enfrentar um território bastante competitivo para conseguir uma posição nesse meio. E em um espaço tradicionalmente dominado por homens, pode ser ainda mais difícil para as mulheres se destacarem. Em todo o mundo, a participação feminina em esportes motorizados é estimada em cerca de 10%.
Cristina Mañas Fernández e Charlotte Henry, membros-chave da Equipe Nissan de Fórmula E, estão quebrando o molde e ajudando a abrir um novo caminho para as mulheres nos esportes motorizados.
"Eu era uma das dez mulheres em uma turma de engenharia com 100 pessoas na minha universidade", disse Henry, uma engenheira de sistemas.
Na Nissan, no entanto, elas dizem que as coisas são diferentes. Com mulheres atuando como gerente de equipe, gerente de comunicações e coordenadora de equipe — assim como a colega Mañas Fernández — Henry sempre se sentiu bem-vinda.
"Quando comecei na Nissan, foi fácil. Eles não se importavam com meu gênero", ela disse. "Você só precisa ser apaixonada."
Encontrar tempo com Mañas Fernández e Henry em um dia de corrida não é pouca coisa — ambas estão fazendo modificações de última hora nos veículos e garantindo que cada elemento seja otimizado para as condições atuais. Em um esporte onde vencedores e perdedores geralmente estão separados por menos de um décimo de segundo, cada detalhe conta.
Mañas Fernández, chefe de desempenho e simulação da Equipe Nissan de Fórmula E, explicou que essas preparações finais são uma das melhores partes do trabalho. Mesmo durante a qualificação — as voltas antes da corrida que determinam a posição do piloto no grid de largada — a equipe às vezes precisa fazer ajustes no veículo.
"Não importa quanta preparação você faça, sempre há um grau de ajuste de última hora, o que é divertido", disse Mañas Fernández.
Enquanto Mañas Fernández faz essas mudanças, ela trabalha frequentemente com Henry, que monitora o veículo da garagem da Nissan. Seus rádios estão constantemente tocando enquanto os pilotos dão suas últimas voltas de treino e o carro é avaliado por investigadores da FIA (a organização que supervisiona a Fórmula E e a Fórmula 1).
Henry com o carro Nissan Formula E GEN3 #23 no E-Prix de Portland de 2024. |
"É um trabalho bastante difícil e movimentado", disse Henry. "Requer um nível incrível de trabalho em equipe."
As funções de ambas envolvem classificar uma quantidade enorme de dados sobre o desempenho do veículo — da temperatura dos pneus ao movimento da suspensão nas curvas. O desafio, diz Mañas Fernández, é determinar quais dados são úteis. Isso é especialmente difícil nos minutos finais antes da corrida, enquanto a equipe trabalha para preparar o carro com base nas condições da pista e nos dados mais recentes do veículo.
"Quanto mais rápido você puder utilizar dados que são significativos para nós, mais fácil será ajudar na tomada de decisões na pista", disse ela.
Outra engenheira Mañas Fernández conversa com Richard Morin, engenheiro de desempenho de pneus da Equipe Nissan de Fórmula E, antes do E-Prix de Portland de 2024.
"Você realmente não pensa se está trabalhando com uma mulher ou um homem. Eles são seus colegas, e você continua com o trabalho", disse ela.
As duas elogiaram a colocação de mulheres em funções de engenharia pela Nissan, o que ainda é raro no mundo do automobilismo.
"Você pode ver que temos mais mulheres em funções técnicas do que outras equipes, o que é bom", disse Fernández. "Se você for adequado para a função, a Nissan está aberta a lhe dar a oportunidade."
Uma vez na equipe, a Nissan fornece orientação aos recém-chegados, algo que se tornou especialmente importante à medida que a equipe cresceu.
"É uma loucura o quanto mudou em apenas um ano. Temos muitas pessoas novas e trabalhamos muito duro", disse Henry. "É o casamento perfeito de organização e paixão."
Mañas Fernández e Henry esperam inspirar a próxima geração de engenheiras a considerar uma carreira no automobilismo. Elas disseram que há vários caminhos para chegar ao pit lane, mas algumas coisas podem ajudar a aumentar as chances de alguém. Um diploma em engenharia é geralmente obrigatório, mas o mais importante, diz Mañas Fernández, é a capacidade de trabalhar com dados.
"Acho que isso é fundamental hoje em dia porque você está lidando com uma quantidade enorme deles", disse ela.
Embora a busca por um emprego em automobilismo possa ser frustrante às vezes, Fernández encorajou as pessoas a não desistirem.
"Continue batendo nas portas. Algumas delas estarão fechadas, mas eventualmente uma se abrirá", disse ela. "Tente obter alguma experiência prática também. Acho que às vezes há uma divergência entre a teoria e a experiência prática. Então, obtenha um pouco das duas para ter as melhores oportunidades."
A 10ª temporada da categoria acabou em 21 de julho, com Oliver Rowland ficando em primeiro na corrida final e a equipe de Fórmula E da Nissan, em quarto lugar. A equipe já está de olho na Temporada 11. A pré-temporada pode ser ainda mais movimentada, já que a escala de mudanças é muito maior do que entre as corridas. Mas, acima de tudo, eles continuam animados por fazer parte do esforço maior e compartilhado da Nissan para vencer corridas e levar o esporte adiante.
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