Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 17 de março de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira


Turismo realiza Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Preservar a Amazônia é fundamental para o Brasil e o mundo. Todos os trabalhos são fundamentais para salvar o pulmão do mundo, a fauna , flora  e as águas da Amazônia. Estão abertas as inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025, que reconhece e impulsiona práticas inovadoras e responsáveis no turismo em todo o Brasil, com o olhar da sustentabilidade. O evento, que neste ano será realizado no Pará, traz novidade: o destaque para "Iniciativas que Contribuem com a Região Amazônica" e uma nova categoria voltada para as comunidades locais. Os interessados podem inscrever suas iniciativas gratuitamente até 18 de junho, acessando o formulário disponível AQUI. Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia especial no mês de dezembro, em Belém , no Pará.


O prêmio já recebeu mais de 1.000 inscrições ao longo de suas 12 edições e reconheceu 115 vencedores e 18 menções honrosas, abrangendo iniciativas de 22 estados e do Distrito Federal, e de todas as 5 regiões do país. Com ampla representatividade, 17% dos projetos vieram de operadoras associadas à Braztoa, 58% de parceiros de negócios e 25% de parceiros institucionais.

A premiação acompanha a evolução do setor, refletindo um turismo sustentável que integra impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos de forma equilibrada. Mais de 90% das iniciativas premiadas nas últimas edições contemplam ações ambientais e sociais, 85% incluem impacto econômico e 79% têm um viés cultural, demonstrando a força do turismo como agente de transformação.

A partir desta edição, o prêmio adotará um critério temático anual, destacando um tema de alta relevância para o setor. A escolha da temática refletirá os desafios e oportunidades mais urgentes do turismo e estimulará o setor a se envolver ativamente com as necessidades e demandas locais e globais, criando soluções inovadoras e sustentáveis para um futuro melhor. Em 2025, o destaque será para "Iniciativas que Contribuem com a Região Amazônica".

É importante ressaltar que o Prêmio não se limita a iniciativas voltadas para a Amazônia. Todos os projetos que se encaixam nas categorias existentes continuam sendo elegíveis, independentemente da região onde são desenvolvidos. O que muda é que as iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável da Amazônia receberão uma pontuação extra, considerando a importância desse bioma e sua conexão com a COP30, que será realizada no Brasil.

Além disso, uma nova categoria foi criada para ampliar as possibilidades de participação, sem substituir as já existentes "Governança/Gestão" e "Experiência/Produto". A categoria "Comunidades Locais", irá reconhecer iniciativas lideradas diretamente por povos originários, quilombolas, ribeirinhos e outras populações tradicionais. Seu objetivo é valorizar projetos que impulsionam o turismo sustentável a partir do protagonismo dessas comunidades, respeitando e fortalecendo suas culturas, modos de vida e desenvolvimento socioeconômico.

Podem se inscrever empresas, organizações, destinos e comunidades que desenvolvem projetos alinhados aos princípios da sustentabilidade no turismo. As iniciativas serão avaliadas por um comitê de especialistas nacionais e internacionais.

Vila Galé em Ouro Preto

O mercado do turismo está em alta por Minas Gerais. Movimento de turistas de vários estados e países conhecendo as atrações das Minas e bela Gerais, a união e fortalecimentos das entidades do trade turístico tem papel importante nos novos empreendimentos que estão sendo construídos, reformados para o recebimento de turistas e realização de eventos. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo , celebrou a chegada de um novo investimento no turismo mineiro: o Vila Galé Collection Ouro Preto, que será inaugurado no dia 24 de maio. O empreendimento reforça a Rota das Artes, um itinerário turístico que conecta Belo Horizonte, Inhotim, Circuito Liberdade, Sabará e Ouro Preto, fortalecendo a oferta de turismo cultural e de experiência no estado.

Durante a BTL Lisboa, uma das feiras de turismo mais importantes do mundo, o fundador e presidente da rede Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, apresentou os detalhes do novo resort, que contará com uma infraestrutura de alto padrão, incluindo um centro de convenções para mil pessoas, haras com cavalos Mangalarga Marchador, parque aquático infantil, piscinas aquecidas e três restaurantes temáticos dedicados às culinárias mineira, portuguesa e internacional.

                 Foto Marden Couto

No estande de Minas na BTL, Jorge Rebelo, fundador e presidente da rede de hotéis Vila Galé, chef Carol Fadel, chef Maria Clara Magalhães, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo 

"A inauguração do Vila Galé representa um avanço significativo para o turismo em Minas, consolidando nossa estratégia de internacionalização do destino. Com essa nova infraestrutura, Minas Gerais reforça sua vocação para o turismo de alto padrão, oferecendo experiências autênticas que combinam patrimônio, arte e hospitalidade", destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

O empreendimento ocupará uma área preservada de mais de 200 hectares de Mata Atlântica, incluindo uma cachoeira natural e um lago artificial, garantindo uma experiência imersiva na natureza. O hotel também promoverá experiências culturais e artísticas alinhadas à identidade mineira.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), e em parceria com o Instituto Mundu, divulga e promove as riquezas do estado na 35ª edição da BTL, que aconteceu de 12 a 16 de março. 

Vesperata em Diamantina começa em abril


Diamantina está localizada a 295 Km da capital mineira, cidade de muitas histórias , terra do presidente Juscelino Kubitschek e Chica da Silva realiza um dos eventos mais tradicionais e autênticos de Minas Gerais, a Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX.

Quando no período das vésperas, músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas.



A Vesperata é Patrimônio Cultural de Minas Gerais, reconhecida como importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.



A Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário, considerada como uma “serenata ao contrário” pelo fato que os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público na Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes.,  cada apresentação reúne mais de mil pessoas.

A famosa Vesperata de Diamantina, além de um espetáculo para os olhos e ouvidos, é motivo de orgulho para o cidadão diamantinense.

É um evento singular pois nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas. Realizada na encantadora Rua da Quitanda, no centro histórico da cidade, este evento une tradição, música, gastronomia e arquitetura em uma sinfonia única no mundo. 

Desde os séculos passados, quando as bandas embalavam nos finais das tardes diamantinenses, a Vesperata transformou-se em um espetáculo singular: músicos em varandas coloniais regem um público extasiado, numa harmonia de sopros sob a luz do luar.

A Vesperata não é apenas uma celebração, mas um verdadeiro símbolo cultural de Minas Gerais. Sua importância ultrapassa fronteiras, atraindo visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. 

Este espetáculo, que reflete o rico acervo artístico e histórico de Diamantina, é uma experiência inesquecível que conecta o passado e o presente de maneira vibrante e emocionante.

 Veja as datas das Vesperatas de 2025, escolha a sua: abril: Dias 12 e 26;maio: Dias 17 e 31;junho: Dias 14 e 28;julho: Dias 05 e 12;agosto: Dias 02, 16 e 30;setembro: Dias 13, 20 e 27;outubro: Dias 04 e 11.

Consulte as agências de viagens para os pacotes de hospedagem, visitas a cidade e reserva na vesperata.

Enviar informações para Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira: sergio51moreira@bol.com.br  / @sergiomoreira63

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.