Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Projeto monitora água do rio São Francisco
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) lançou o Projeto Opará – Rio São Francisco, uma iniciativa para monitorar a qualidade da água do Velho Chico no trecho entre Pirapora e Januária.
O projeto conta com um barco-laboratório que servirá como base para pesquisas e ações educativas, reunindo moradores, pescadores e estudantes no monitoramento ambiental.
A ação é fruto de uma parceria entre a Unimontes, o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) e outras instituições.
O objetivo é criar uma rede de monitoramento comunitário, onde as pessoas que convivem diariamente com o rio possam relatar problemas ambientais às autoridades. O professor e pesquisador Maurício Faria, um dos coordenadores do projeto, destaca a importância da iniciativa para a preservação dos recursos hídricos, especialmente diante das mudanças climáticas.
“O projeto foi criado para gerar informações em tempo real sobre a qualidade da água, fornecendo dados essenciais para o planejamento e gestão dos recursos hídricos pelo Poder Público”, explica Maurício Faria, doutor em Ecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Como parte das atividades, o barco-laboratório realizará uma expedição de sete dias pelo Rio São Francisco, com coletas e análises ambientais. Além disso, o projeto produzirá um documentário para registrar a iniciativa e ampliar a conscientização sobre a preservação do rio.
O reitor da Unimontes, Wagner Santiago, reforçou o apoio da universidade ao projeto e destacou os avanços já obtidos com estudos ambientais realizados na região. “A universidade, junto aos parceiros, está contribuindo diretamente para a preservação da Bacia do Rio São Francisco, um patrimônio natural do Brasil”, afirmou.
O Projeto Opará foi lançado dia 17 de março, em uma solenidade no cais do porto de Pirapora. O evento contou com a presença da promotora Tatiane Carvalho, da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social do MPMG, além de dirigentes da Fadenor e outras autoridades. Durante o evento, o reitor da Unimontes agradeceu a todos os parceiros que tornaram a iniciativa possível e ressaltou o papel essencial dos pesquisadores envolvidos. “Hoje concretizamos um sonho, viabilizado pelo empenho dos pesquisadores e pelo suporte da Fadenor, que permite à universidade expandir suas ações no ensino, extensão e pesquisa”, declarou Santiago.
Minas Santa: Rotas da Fé e Turismo
Para consolidar Minas como principal destino turístico brasileiro e convidar mineiros e visitantes a terem experiências únicas durante a Semana Santa, o vice-governador Mateus Simões lançou dia 19 de março, a terceira edição do programa Minas Santa. Em evento realizado no Museu Mineiro, o vice-governador detalhou a importância do Minas Santa como um destino que também impulsiona a economia a partir dos roteiros de fé, sendo alguns deles expressões centenárias da cultura mineira.
O programa apresenta ações que abrangem os 853 municípios e mais de mil distritos. Isso inclui celebrações católicas, suas procissões e encenações da Paixão de Cristo, passando pela arte e música gospel, até as expressões culturais afro-mineiras, como a Feitura do Cordão de São Francisco do Quilombo Pena Branca, em São Francisco, no Vale do Jequitinhonha, que acontece há mais de 60 anos.
"São 550 mil visitantes sendo esperados na Semana Santa e R$ 5,5 bilhões circulando na economia do turismo religioso. A Semana Santa é o nosso período de maior atração de visitantes de fora, bate todos os recordes de outros períodos do ano em Minas Gerais. O que nós temos feito é organizar o estado para que isso possa se potencializar. Temos seis rotas turísticas bem organizadas para poder dar suporte para esse momento”, disse o vice-governador.
"A nossa expectativa é que a gente tenha não só o turismo religioso convencional, como procissões, vias sacras e apresentações gospel, mas também o turismo de contemplação, de natureza, a experiência da cozinha mineira em todo o estado. Estamos falando de 700 atrações já cadastradas para o Minas Santa deste ano", avaliou Mateus Simões.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, aproveitou a oportunidade para fazer um chamado aos turistas, lembrando que o Minas Santa é um programa voltado não apenas aos mineiros, mas aos visitantes de todas as partes do mundo. "Minas é a alma do Brasil e revela essa alma em suas festas, sua arte, sua fé e suas paisagens. O Minas Santa é um convite para viver essa experiência. Nosso estado está preparado para receber todos com hospitalidade e beleza. É a fé que move, a arte que inspira e a natureza que acolhe. Um programa feito para o mineiro, para o brasileiro e para o mundo", destacou Leônidas Oliveira.
O lançamento do Minas Santa 2025 também contou com a presença da secretária-adjunta de Cultura e Turismo, Josiane de Souza; do presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), João Paulo Martins; do presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Sérgio Rodrigo Reis; do presidente da Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop), Wirley Reis; do pró-reitor de Comunicação do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, Padre Wagner Colegario; e do pastor Fábio Lacerda, da Igreja Batista da Lagoinha.
Como aperitivo da programação, o grupo Áurea Musical, de São João del-Rei, realizou uma apresentação de músicas sacras, em meio à representação de personagens bíblicos das procissões e dos tradicionais anjos barrocos de Ouro Preto.
Fotos:Dirceu Aurélio
Programação - O Minas Santa 2025 terá programação em todo o estado até o Dia da Inconfidência dia 21 de abril. As ações incluem procissões, feitura de tapetes devocionais e cordões, shows, visitas a igrejas e museus, além de eventos como o seminário Bens Culturais e Turismo da Fé (9 e 10/4, em Mariana), a apresentação "Ritos da Fé Mineira - Paixão em Cena" (18/4, em Belo Horizonte) e o musical "Cante Comigo: Lázaros" (19/4, também na capital).
Lançamento do Minas Santa 2025 aconteceu , no Museu Mineiro
A Procissão da Guarda Romana, em Diamantina, a Encomendação das Almas, em Manga, e a tradicional Folia das Almas da Canastra, em Delfinópolis, também estão no roteiro. O cadastro das Celebrações e Ritos da Quaresma e Semana Santa, organizado pelo Iepha-MG, já conta com 679 manifestações até o momento. Todos os detalhes da programação serão disponibilizados no site www.minasgerais.com.br.
Rotas de turismo e fé
Além das celebrações religiosas, o Minas Santa convida os visitantes a percorrerem rotas turísticas que integram fé, arte, cozinha mineira, natureza e cultura, como os santuários e os caminhos de peregrinação em Caeté, Congonhas, Mariana, Tiradentes, São João del-Rei e o Geoparque terra de Gigantes, em Uberaba. Na Rota das Artes, que abrange Belo Horizonte, Brumadinho (Inhotim) e Ouro Preto, museus e ateliês revelam a riqueza artística mineira.
As regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal, cujos Modos de Fazer foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, como Canastra, Serro e Campo das Vertentes, atraem turistas de todo o país. Experiências nos territórios dos cafés e dos vinhos mineiros, nas regiões do Sul de Minas, do Cerrado Mineiro e do Campo das Vertentes, também chamam atenção dos visitantes. Outros destinos imperdíveis são a Cordilheira do Espinhaço, São Thomé das Letras e Mantiqueira de Minas, no Sul do estado; Delfinópolis, com as Cachoeiras da Canastra, na Zona da Mata; e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas, com suas cavernas imensas, arte rupestre milenar e paisagens sagradas.
Minas Santa em números
Em 2024, cerca de 500 mil pessoas visitaram Minas Gerais durante a Semana Santa. O turismo religioso, ao longo de todo o ano, movimenta aproximadamente R$ 5 bilhões no estado, sendo um dos principais vetores de geração de emprego, renda e desenvolvimento. Em nível internacional, Minas atraiu turistas de diversos países em 2024, com o Chile se destacando como a principal origem dos visitantes estrangeiros.
Realização e parcerias
O Minas Santa é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secult-MG, do Iepha-MG, da Fundação Clóvis Salgado e da Faop, com apoio da Cemig, Federação dos Circuitos Turísticos (Fecitur), Associação Mineira de Municípios (AMM), da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. As ações do Minas Santa também integram o Ano Mineiro das Artes (AMA). O portfólio com celebrações das cidades e mais informações podem ser acessadas em www.minasgerais.com.br.
Minas Gerais brilhou como protagonista na BTL Lisboa 2025, a maior feira de turismo de Portugal e uma das mais prestigiadas do mundo, ao receber 60 mil visitantes em seu estande e firmar sua posição como referência global em turismo, cultura e gastronomia. Cada porção servida, cada aroma compartilhado e cada sorriso acolhido foram expressões vivas da mineiridade que agora conquista o mundo.
A presença de Minas na feira, do dia 12 a 16 de março, foi marcada pela excelência e autenticidade da Cozinha Mineira Clássica e Contemporânea, que ofereceu 30.600 porções e doses ao público europeu, proporcionando uma experiência sensorial e cultural que apresentou o estado de Minas Gerais por meio de seus sabores mais emblemáticos.
O café mineiro foi um dos grandes protagonistas da feira, com 7.200 doses servidas, oriundas de três das mais renomadas regiões produtoras do Brasil: Cerrado Mineiro, com destaque para a cidade de Patrocínio, que apresentou cafés de corpo intenso e notas doces, símbolo de excelência mundial; Caparaó Mineiro, com cafés de altitude, acidez cítrica e aroma floral; e Mantiqueira de Minas, com cafés premiados internacionalmente, de notas complexas e sabor equilibrado.
O público internacional também foi conquistado pelo Queijo Minas Artesanal, oferecido em 5.200 porções, proveniente das 10 regiões queijeiras de Minas Gerais, todas reconhecidas pela Unesco como detentoras do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
fotos: Marden Couto
A mesa mineira também trouxe 5.500 unidades de pão de queijo, 6.200 porções de doces típicos, 2.500 doses de cachaça artesanal e 500 doses de licor de jabuticaba.
A Cozinha Show, com a criatividade das chefs Carol Fadel e Maria Clara Magalhães, serviu 3.500 pratos ao vivo, com receitas como carne de lata com chutney de jabuticaba e broa cremosa com doce de leite e farofa de baru, em uma fusão entre tradição e sofisticação.
“Cada alimento servido, cada café, cada pedaço de queijo foi uma forma de apresentar Minas Gerais em sua essência. Estar na BTL com essa grandiosidade é colocar Minas no caminho do futuro, projetando nossa arte, nossa cozinha e nosso turismo como diferenciais globais. Minas está pronta para o mundo, e o mundo, agora, quer viver Minas Gerais”, celebra o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Negócios, parcerias e futuro - Minas Gerais não apenas encantou: gerou R$ 60 milhões em negócios, com a promoção dos seus destinos turísticos e produtos culturais em escala global, resultado de uma atuação integrada entre o Governo de Minas, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge), patrocinadora da Cozinha Mineira na feira.
Durante a BTL Lisboa foram anunciadas novidades, como o aumento da frequência de voos da TAP entre Lisboa e Belo Horizonte, fortalecendo a ligação entre Minas e a Europa, além da inauguração do Hotel Vila Galé em Ouro Preto, marcada para 24 de maio, que reforça o investimento internacional em nosso patrimônio e da primeira parceria oficial com o Governo de Moçambique nas áreas de cultura e turismo, promovendo intercâmbio entre povos unidos por laços históricos e culturais.
“O mundo reconheceu o sabor, a cultura e a hospitalidade mineira. Na BTL, mostramos que Minas Gerais é um destino internacional. Minas não é só um estado, é uma experiência viva que agora conquista o mundo”, conclui Leônidas de Oliveira.
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira enviar
Informações para sergio51moreira@bol.com.br @sergiomoreira63
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário