Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 24 de março de 2025

SAHIC 2025: 19ª edição tem início hoje (24/3), no Rio de Janeiro, reunindo líderes hoteleiros da América Latina e Caribe. Além de empresários e executivos do setor e de entidades de classe, abertura contou com a presença de autoridades locais e governamentais


Empresários da área de hotelaria de diversos países lotaram o salão de eventos do Hotel Fairmont

Rio de Janeiro (Brasil) – 24 de março de 2025 – Teve início na manhã de hoje (24), a 19ª edição do SAHIC Hotel & Tourism Investment Forum - Latin America and The Caribbean, encontro que reúne os principais players da indústria hoteleira, governos e investidores da região da América Latina e Caribe.

 

Contando com a participação de mais de 70 palestras e uma área de exposições, além de ações da ativação e iniciativas de experiência de marcas, o evento segue até amanhã (25), no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro. Ao longo de quase 20 anos, essa é a segunda vez do SAHIC no Brasil, contando com os principais nomes da indústria, entre os quais estão, Thomas Dubaere (Accor), Gustavo Viescas e Maria Carolina Pinheiro (Wyndham), Andres Fajardo (GHL Hoteles), Ron Pohl (BWH Hotels), Bojan Kumer (Marriott), Abel Castro (Accor), Cristiano Gonçalvez (Hyatt) e Richard Rehwaldt (BWH Hotels).


   Foto: Blog do Arnaldo Moreira


Arturo García Rosa, CEO o presidente do SAHIC Groupm (foto acima), abriu o evento falando sobre a importância da volta ao Brasil, ao mesmo tempo em que reforçou a importância da tecnologia na indústria hoteleira – a tecnologia, inclusive, permitiu que ícones como J. Willard Marriott (fundador da Marriott) e Gérard Pélisson (um dos fundadores da Accor), mandassem mensagens ao público conectando presente e passado por meio de um holograma. 


“Tal como Marriott e Pélisson, a indústria do turismo é feita por muitos personagens. E, claro, sabemos que todos os grupos têm suas histórias, mas o mais importante é que todos estamos trabalhando para uma caminhada rumo ao futuro”, disse.


    A partir de esq., Carlos Henrique Menezes Sobral, Gustavo Tutuca, Arturo García Rosa e Eduardo Paes. Foto: Blog do Arnaldo Moreira



Entre as autoridades, participaram Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio de Janeiro; e Carlos Henrique Menezes Sobral, secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos, representando o Ministro do Turismo, Celso Sabino. 


“É uma honra receber este evento no Rio de Janeiro. Nos próximo dois dias, o setor vai discutir a indústria de forma estratégica. Inclusive porque, depois da pandemia, descobrimos que não havia mais tempo a perder e o turismo cresceu. Estamos de braços abertos e olhos atentos para a indústria”, disse Eduardo Paes.

 

O crescimento da indústria também foi tema das falas de Gustavo Tutuca e de Carlos Henrique Menezes Sobral. De um lado, o secretário de Turismo do Rio de Janeiro confirmou que o Rio de Janeiro já está voltando aos patamares de 2024, que registrou crescimento histórico graças, entre outros, aos eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas. 


“Foram mais de 1,5 milhão de turistas no ano passado e hoje há carência de hotéis no Estado”, disse. A performance nacional também foi destaque, com as mais de 90 milhões de viagens nacionais ocorridas em 2024: “invistam no turismo; invistam no Brasil”, disse o secretário Carlos Menezes, representando o Ministro Celso Sabino.

 

Empresários debatem o setor
Bojan Kumer, Regional VP, Hotel Developement, Caribbean and Latin America da Marriot International; Abel Castro, Chief Developement Officer Americas da Accor; Maria Carolina Pinheiro, Vice-presidente de Desenvolvimento América Latina da Wyndham Hotels & Resorts; Cristiano Gonçalvez, VP Developement South America da Hyatt Hotels; Richard Rehwaldt, Vice-presidente Latin America da BWH Hotels; e Andres Farjado, CEO da GHL Hoteles. Estes foram os empresários que debateram passado, presente de futuro da indústria.




Abel Castro, Chief Developement Officer Americas da Accor (foto acima), abriu a agenda, falando sobre a estratégia da companhia desde 1975, ano de sua chegada no Brasil. “A Accor fez sua rodada de desenvolvimento a partir de ondas. Primeiro, investimos em hotéis. Depois, mostrando que o negócio é rentável, começamos a administrar. E agora, na terceira onda, estamos trabalhando sob o modelo de franquias”, disse.

 

Maria Carolina Pinheiro, Vice-presidente de Desenvolvimento América Latina da Wyndham Hotels & Resorts, falou sobre a importância do Brasil que, ao lado do México e Caribe, integra o ranking dos principais mercados da América Latina. “Embora estejamos crescendo em outros mercados, o Brasil segue estratégico – somente em 2024 foram assinados 45 contratos que, juntos, somam 9,3 mil quartos”, destacou.

 

A importância do Brasil também foi destaque para os executivos da Marriott, Hyatt e BWH Hoteles.

 

Cristiano Gonçalvez, VP Developement South America da Hyatt Hotels, falou que, embora a empresa seja detentora de quatro hotéis, a base está preparada: “estamos prontos para trabalhar e crescer no Brasil, especialmente a partir de nossa marca Hyatt Select, focada na conversão de hotéis midscale”, disse.

 

Richard Rehwaldt, Vice-presidente Latin America da BWH Hotels, reforçou o interesse e desafio de crescer no mercado brasileiro. “Estamos ampliando nossos investimentos em estrutura e time para ampliar nossa presença. Também estamos fazendo adaptações de ordem administrativa como parte de nossa estratégia para atingir o objetivo de crescimento”, destacou referindo-se, entre outros, à adoção de contratos legais adequados ao mercado (e língua portuguesa), bem como remuneração em Reais. Já Andres Farjado, CEO da GHL Hoteles, destacou os pilares de diferenciação da companhia: “nós somos multimarcas, temos escala e muita vontade de crescer ainda mais”, destacou.

 

O SAHIC segue até amanhã (25), com agendas de palestras, painéis e debates simultâneos. O evento no Brasil soma pool de marcas patrocinadoras e apoiadoras. Host Patron: Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e TurisRio; Premier Host: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Invest Rio e RioTur; Accor, HotelInvest, CityExpress by Marriott, BWH Hotels, MARAEY, Hyatt, Peru, Wyndham Hotels & Resorts, GHL Hoteles, Equador, CBRE Hospitality, JLL, Lighthouse, STR, Horwath HTL, QUBICAAMF, EDSA, Ministério do Turismo Brasil, IDB Invest, IFC – Corporación Financiera Internacional, CAF, ADIT Brasil, SHP, CANATUR, ABIH-RJ e CC.

 

Sobre o Grupo SAHIC
O Grupo SAHIC é especializado na gestão e organização de reuniões que facilitam a geração de negócios para o setor hoteleiro, turístico e projetos imobiliários relacionados com maior experiência na região. A empresa responsável por ter construído a mais poderosa plataforma de negócios para atores do desenvolvimento imobiliário de produtos hoteleiros e turísticos. O grupo já realizou 18 conferências voltadas para investimentos hoteleiros nas principais cidades da região: Buenos Aires, Rio de Janeiro, Quito, Santiago do Chile, Lima; Medellín, San José, Costa Rica; Cuba; Panamá; Bogotá e Cartagena das Índias. Para mais informações: https://www.sahic.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.