Ação faz parte da estratégia global da Hyundai de promover e incentivar a consolidação do ecossistema de hidrogênio - da produção ao armazenamento, transporte e utilização, agora com foco no Brasil, onde está sendo desenvolvida pela Universidade de SP a tecnologia de produção a partir do etanol
Veículo movido a hidrogênio oferece 163 cv de potência combinada entre a célula de combustível e o motor elétrico, com autonomia de mais de 660 quilômetros
Uma unidade do SUV Hyundai NEXO começa a operar em testes no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), onde fica a primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo. Esse posto de abastecimento é resultado de um projeto do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa – RCGI da Universidade de São Paulo. Com o NEXO, o projeto poderá avaliar a pureza do hidrogênio produzido a partir do etanol em aplicação em veículos de passeio com longa autonomia e operação em rotas variadas, expandindo a abrangência dos testes para além do transporte público.]
Com mais de 38 mil unidades comercializadas no mundo, o SUV a hidrogênio da Hyundai vem equipado com tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. O sistema de visão 360 graus facilita as manobras e o estacionamento. Para o estacionamento em espaços reduzidos, o sistema Remote Smart Parking Assist (RSPA) permite estacionar o veículo com apenas um toque no botão da chave, mesmo fora do veículo. O NEXO se encarrega de entrar e sair da vaga com precisão, realizando de maneira autônoma e com total segurança todas as manobras necessárias.
Além de não emitir poluentes, o NEXO contribui ativamente para a melhoria da qualidade do ar. Para que um ar extremamente limpo entre em contato com o hidrogênio e gere energia, um sistema de filtragem de alta performance remove a maior parte das micropartículas, como poeira, pólen e outros poluentes. Isso significa que o carro a hidrogênio da Hyundai não apenas evita a emissão de gases nocivos, mas também purifica o ar ao seu redor, beneficiando a saúde de todos
O hidrogênio é considerado uma das principais fontes de energia limpa para o futuro. Diferente dos combustíveis fósseis, ele gera apenas água, eletricidade e calor, sem emissão de gases de efeito estufa ou partículas finas. Quando em estado gasoso, o volume do hidrogênio pode ser reduzido em cerca de 200 vezes. Isso permite que seja armazenado e transportado facilmente em tanques de alta pressão. No caso do projeto do RCGI-USP, o hidrogênio é produzido pela reforma a vapor do etanol, tecnologia que permite a utilização da infraestrutura existente para o etanol no Brasil. Se o hidrogênio for produzido a partir da reforma do etanol e combinado com captura e armazenamento de carbono (CCUS), ele pode ser considerado carbono neutro ou até negativo, levando em conta o processo de absorção de gás carbônico pela cana-de-açúcar durante a fotossíntese.
A jornada da Hyundai no desenvolvimento de veículos com célula de combustível de hidrogênio começou em 1998. Durante quase metade da existência da empresa, a Hyundai esteve na vanguarda do desenvolvimento de veículos com célula de combustível, proporcionando muitas conquistas pioneiras, incluindo o primeiro veículo elétrico com célula de combustível (FCEV) produzido em série no mundo.
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