Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 18 de março de 2025

AVIAÇÃO // VAMOS VOAR PELO MUNDO // Recife ganha novo voo direto quatro vezes por semana para Buenos Aires com chegada da JetSMART no Nordeste com passagens a partir de R$796, o trecho, incluindo as taxas // Aeroporto de Uruguaiana dobra número de operações aéreas e fortalece conexão com todo o país // LATAM antecipa início de voos regulares em Ribeirão Preto (SP) e Fernando de Noronha (PE) diante da suspensão das operações da Voepass // Azul mantém liderança histórica na retomada de jatos em Fernando de Noronha // Aeroporto de Pelotas inaugura nova operação para Guarulhos em SP // Boeing lidera entregas de aeronaves comerciais no começo de 2025





O Aeroporto Internacional do Recife também é porta de entrada para uma nova companhia aérea no Nordeste do país, a JetSmart, que oferece voos diretos para a capital argentina


18 de março de 2025 - O Aeroporto do Recife passa a contar com mais uma opção de voo para Buenos Aires. A partir de 1º de julho, os argentinos que quiserem visitar a capital e o litoral de Pernambuco, assim como os pernambucanos que desejarem aproveitar as atrações portinhas, fornecem de uma operação da JetSMART, companhia aérea de baixo custo que faz sua estreia no Nordeste brasileiro. A rota tem quatro frequências semanais, às terças, quartas, sextas e aos domingos, e cada trecho da viagem está disponível por R$ 796, incluindo as taxas. As passagens já estão à venda e podem ser adquiridas no site jetsmart.com .

Uma novidade estreita ainda mais os laços turísticos entre os dois países. Segundo dados do Ministério do Turismo, cerca de 870 mil argentinos entraram no Brasil no ano passado, sendo o maior grupo de visitantes entre todos os outros países. A JetSMART espera transportar 57 mil passageiros no primeiro ano da operação.

“A chegada da JetSMART, com sua nova rota entre Recife e Buenos Aires, fortalece a posição estratégica do Aeroporto Internacional do Recife como porta de entrada e saída do turismo internacional no Nordeste brasileiro. A Argentina é um dos mercados mais importantes para Pernambuco. Com esse novo voo direto, facilitamos ainda mais o fluxo de turistas, seja em viagens de lazer ou negócios.

“Na JetSMART, estamos orgulhosos de fortalecer a conexão entre o Recife e Buenos Aires, uma conquista-chave para nossa companhia aérea e para o mercado brasileiro. Como empresa de ultrabaixo custo, oferecemos tarifas que permitem que as viagens se tornem realidade para muitas pessoas. A escolha do Recife como porta de entrada para o Nordeste se baseia em sua importância atual e no seu potencial de crescimento”, afirma Verónica Marambio Álvarez, gerente Comercial de Mercados Internacionais e Desenvolvimento Regional da JetSMART.

Aeroporto de Uruguaiana dobra número de operações aéreas e
fortalece conexão com todo o país 

Foliões que vão aproveitar o tradicional Carnaval Fora de Época de Uruguaiana contam com mais opções de voos para a cidade gaúcha. Após as festividades, os voos continuarão operando e possuem capacidade para atender até 560 passageiros por semana.

O Aeroporto Internacional Rubem Berta, em Uruguaiana (RS), dobrou o número de operações aéreas para a capital gaúcha, o que facilita as conexões tanto com Porto Alegre quanto com destinos em todo o país e no exterior. 

O terminal, que contava com duas operações de ida para Porto Alegre e duas operações de retorno para Uruguaiana, passou a ter, a partir do dia 10 de março, quatro operações com destino a Porto Alegre e quatro operações de retorno à Uruguaiana. 

As novas operações, implementadas pela companhia aérea Azul, serão realizadas às segundas, quartas, sextas e domingos, com saída de Porto Alegre às 14h e chegada a Uruguaiana às 15h45. Já a decolagem em Uruguaiana ocorrerá às 16h15, com chegada prevista à capital às 17h55. A rota será operada por aeronaves ATR 72-600, com capacidade para 70 pessoas e por semana, os voos atendem até 560 passageiros.

O gerente do Aeroporto de Uruguaiana, Wesley Puygcerver, destaca que o aumento nos voos representa um avanço significativo para a cidade e região. “Essa ampliação melhora a conectividade com a capital, facilitando o deslocamento de empresários, turistas e moradores locais. 

Com mais opções de voos, espera-se um estímulo ao desenvolvimento econômico, ao turismo e à atração de novos investimentos para a região, fortalecendo sua posição no cenário estadual”, afirma o gestor. 

A notícia não poderia vir em melhor hora, já que o aumento na disponibilidade de voos acontece pouco antes do tradicional Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de março. A festividade conta com a participação das escolas de samba e o apoio da Prefeitura Municipal, atraindo turistas de diversas partes do país, além de visitantes da Argentina e do Uruguai. 

O desfile reúne um grande número de integrantes de escolas de samba cariocas e paulistas, que se juntam às escolas de samba regionais durante o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana.

Sobre a CCR Aeroportos A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao.


Aeroporto de Uruguaiana dobra número de operações aéreas e fortalece conexão com todo o país

Foliões que vão aproveitar o tradicional Carnaval Fora de Época de Uruguaiana contam com mais opções de voos para a cidade gaúcha. Após as festividades, os voos continuarão operando e possuem capacidade para atender até 560 passageiros por semana


O Aeroporto Internacional Rubem Berta, em Uruguaiana (RS), dobrou o número de operações aéreas para a capital gaúcha, o que facilita as conexões tanto com Porto Alegre quanto com destinos em todo o país e no exterior. O terminal, que contava com duas operações de ida para Porto Alegre e duas operações de retorno para Uruguaiana, passou a ter, a partir do dia 10 de março, quatro operações com destino a Porto Alegre e quatro operações de retorno à Uruguaiana.

As novas operações, implementadas pela companhia aérea Azul, serão realizadas às segundas, quartas, sextas e domingos, com saída de Porto Alegre às 14h e chegada a Uruguaiana às 15h45. Já a decolagem em Uruguaiana ocorrerá às 16h15, com chegada prevista à capital às 17h55. A rota será operada por aeronaves ATR 72-600, com capacidade para 70 pessoas e por semana, os voos atendem até 560 passageiros.

O gerente do Aeroporto de Uruguaiana, Wesley Puygcerver, destaca que o aumento nos voos representa um avanço significativo para a cidade e região. “Essa ampliação melhora a conectividade com a capital, facilitando o deslocamento de empresários, turistas e moradores locais. Com mais opções de voos, espera-se um estímulo ao desenvolvimento econômico, ao turismo e à atração de novos investimentos para a região, fortalecendo sua posição no cenário estadual”, afirma o gestor.

A notícia não poderia vir em melhor hora, já que o aumento na disponibilidade de voos acontece pouco antes do tradicional Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de março. A festividade conta com a participação das escolas de samba e o apoio da Prefeitura Municipal, atraindo turistas de diversas partes do país, além de visitantes da Argentina e do Uruguai. O desfile reúne um grande número de integrantes de escolas de samba cariocas e paulistas, que se juntam às escolas de samba regionais durante o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana.





LATAM antecipa início de voos regulares em Ribeirão Preto (SP) e Fernando de Noronha (PE) diante da suspensão das operações da Voepass

As passagens aéreas estão disponíveis em latam.com


São Paulo, 18 de março de 2025 - Companhia aérea que mais investe no crescimento da aviação brasileira, a LATAM decidiu antecipar a sua estreia com voos próprios em Ribeirão Preto (SP) e Fernando de Noronha (PE). A medida foi adotada para melhor atender à demanda dos viajantes nessas regiões após a suspensão das operações da Voepass. Anteriormente, a LATAM esperava estrear em Ribeirão Preto no final de março e em Fernando de Noronha apenas em maio.

A antecipação das novas operações da LATAM resulta de um esforço conjunto da companhia aérea com o Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil. No caso de Noronha, também com a ação coordenada com o Governo de Pernambuco para assegurar a conectividade para os turistas e residentes do estado.

VOOS DA LATAM EM RIBEIRÃO PRETO

Entre 18 e 31 de março, a LATAM vai realizar 1 voo diário na rota Guarulhos-Ribeirão Preto com aeronaves Airbus A319 (8 passageiros em cabine Premium Economy e 132 em Economy) e A320 (12 passageiros em cabine Premium Economy e 162 em Economy). A partir de 31 de março, essa operação passará para 2 voos diários na rota Congonhas-Ribeirão Preto, com aeronaves Airbus A319 (8 passageiros em cabine Premium Economy e 132 em Economy) e A320 (12 passageiros em cabine Premium Economy e 162 em Economy).

O voo da LATAM na rota Guarulhos-Ribeirão Preto que será operado exclusivamente no mês de março terá 50 minutos de duração, decolando de Guarulhos às 12h15 (hora local) e do interior paulista às 13h45 (hora local). Já os voos da LATAM na rota Congonhas-Ribeirão Preto que serão operados a partir de 31 de março terão 1 hora de duração, decolando de São Paulo às 8h05 e às 17h40 (hora local) e de Ribeirão às 10h05 e às 19h25 (hora local).

As passagens aéreas estão disponíveis em latam.com e demais canais.

VOOS DA LATAM EM FERNANDO DE NORONHA

A partir de 19 de março, a LATAM vai realizar 3 voos semanais (segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira) na rota Recife-Noronha com aeronaves Airbus A320 (12 passageiros em cabine Premium Economy e 162 passageiros em Economy). Já a partir de 4 de abril, essa operação passará para 4 voos semanais (segunda-feira, quinta-feira, sexta-feira e domingo) também com aeronaves Airbus A320 (12 passageiros em cabine Premium Economy e 162 passageiros em Economy). A partir de 1º de maio, serão 5 voos semanais (segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e domingo) na rota Guarulhos-Noronha, com aeronaves Airbus A319 (8 passageiros em cabine Premium Economy e 132 em Economy). Atualmente, Guarulhos é o grande hub da LATAM com todo o Brasil e outros países, com conexões para outros 49 aeroportos nacionais e 90 no exterior.

O voo da LATAM na rota Recife-Noronha que será operado no mês de março terá 1h10 de duração, decolando da capital pernambucana às 6h35 (hora local) e da ilha às 10h. Já no mês de abril, irá decolar de Recife às 13h20 (hora local) e da ilha às 16h25 (hora local). O voo da LATAM na rota Guarulhos-Noronha que será operado a partir de maio terá 3h50 de duração, decolando de São Paulo às 7h40 (hora local) e da ilha às 13h15 (hora local).

As passagens aéreas estarão disponíveis em latam.com e demais canais de vendas ao longo desta semana.

PROJETO ILHAS: LATAM VAI PROMOVER SUSTENTABILIDADE EM NORONHA

A LATAM está comprometida com a Sustentabilidade das suas operações em Fernando de Noronha. Por isso, vai incorporar o destino brasileiro no seu Projeto Ilhas, que tem como objetivo recolher e dar a destinação correta no continente para todos os resíduos produzidos dentro das aeronaves e nas suas manutenções em solo nesses voos, priorizando fornecedores e parceiros que também adotam políticas sustentáveis. O Projeto Ilhas já foi implementado em outros 3 destinos insulares icônicos atendidos por voos da LATAM na América do Sul: San Andrés (Colômbia), Galápagos (Equador) e Ilha de Páscoa (Chile). Adicionalmente, a LATAM está comprometida em priorizar a redução do uso de plásticos descartáveis nos voos para Fernando de Noronha, substituindo-os por alternativas reutilizáveis, biodegradáveis ou compostáveis sempre que possível.

Na chegada a Fernando de Noronha, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco e a Administração da Ilha, os passageiros da LATAM receberão informações sobre as regras ambientais locais, incluindo restrições ao uso de plásticos e o descarte correto de resíduos, por meio de vídeos informativos e materiais educativos digitais (como QR codes). Nessas comunicações, a LATAM também vai orientar os clientes sobre a importância da biodiversidade local, destacando espécies protegidas e a necessidade de respeito à fauna e flora.

O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL

Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%, como resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Como consequência, a LATAM é atualmente a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no país, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Em 2025, a LATAM prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil. Além de Ribeirão Preto (SP) e Fernando de Noronha (PE), a empresa vai inaugurar neste semestre operações regulares em Pelotas (RS).

Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Para 2025, já anunciou que vai começar a operar a rota Fortaleza-Lisboa durante a alta temporada.

O número de funcionários da LATAM no Brasil também cresceu 14% nos últimos dois anos e alcançou a marca de 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a companhia deu início no país às aulas da primeira turma de 70 bolsistas da Escola LATAM, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação. Em fevereiro, abriu novo processo seletivo para contratar mais 900 tripulantes no Brasil.

Como consequência dos seus investimentos em pessoas, produto, tecnologia, frota e voos, a LATAM lidera a aviação brasileira doméstica e internacional desde 2021, segundo a Anac. Entre os viajantes corporativos, a LATAM também lidera o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) por dois anos consecutivos.

*ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.


Operações serão feitas com aeronaves Embraer E2 a partir do dia 7 de maio;  


Azul mantém liderança histórica na retomada de jatos em Fernando de Noronha 

São Paulo, 18 de março de 2025 – A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, retomará, a partir do dia 7 de maio, suas operações com aeronaves a jato em Fernando de Noronha (PE) de/para o aeroporto de Recife. Conforme alocação de capacidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a empresa manterá sua posição de companhia líder de oferta na ilha de Fernando de Noronha, com 18 frequências semanais em cada sentido. Os voos serão feitos com aeronaves Embraer E2.   
Ao todo a companhia oferecerá de cerca de 4.900 assentos semanais, entre chegadas e partidas. “Por todo esse período de ajuste na pista do aeródromo, a Azul não mediu esforços para garantir aos moradores, trabalhadores e turistas suas operações na ilha, cuja presença é histórica e muito próxima. Foram inúmeros voos extras, de carga, de emergência e de fretamento que movimentaram a economia da Ilha, bem como o trânsito de pessoas para o continente”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Planejamento Estratégico, Malha e Alianças da Azul.  
“Para a Azul, o retorno das operações com aeronaves a jato significa um avanço importante e contribuirá, sobretudo, com o desenvolvimento turístico e econômico da ilha devido maior capacidade de passageiros e carga”, avalia Vitor Silva. 
A retomada da operação dos jatos permitirá que a companhia realize, em futuro próximo, voos para outros destinos além de Recife. “É importante destacar que, eventualmente, a Azul poderá voltar a operar voos a partir de Campinas durante a alta temporada de verão, ampliando o acesso a turistas, também fortalecendo a economia local e regional”, completou o gestor.  
Veja a frequência de voos para Fernando de Noronha 
Recife (REC) - Fernando de Noronha (FEN) 
*A partir de 07 de maio*   
** horários locais 
Origem 
Saída** 
Destino 
Chegada** 
Frequência 
Aeronave 
 Recife 
08h05 
Fernando de Noronha 
10h30 
Diária 
Embraer E2 
Recife 
12h05 
Fernando de Noronha 
14h30 
Segunda  
Quarta  
Sexta  
Domingo 
Embraer E2 
Recife 
13h25 
Fernando de Noronha 
15h50 
Diária 
Embraer E2 
Fernando de Noronha 
11h10 
Recife 
11h35 
Diária 
Embraer E2 
Fernando de Noronha 
15h10 
Recife 
 
15h35 
Segunda  
Quarta  
Sexta  
Domingo 
Embraer E2 
Fernando de Noronha 
16h30 
Recife 
16h55 
Diária 
Embraer E2 
 



 

Boeing lidera entregas de aeronaves comerciais no começo de 2025
 


São Paulo, 18 de março de 2025 — Mantendo o foco em estabilizar a produção e impulsionar as entregas de suas aeronaves comerciais para atender à forte demanda por seus produtos em todo o mundo, a Boeing lidera as entregas no mercado de aviação comercial neste início de 2025.

 

Entre os meses de janeiro e fevereiro, a fabricante registrou a entrega de 89 aeronaves para companhias aéreas, empresas de leasing e o governo dos Estados Unidos, incluindo o KC-46, derivado da plataforma comercial do 767. Isso representa um crescimento de quase 65% em comparação com o mesmo período de 2024, quando o número registrado foi de 54 unidades.

 

Dentre as aeronaves entregues, 71 pertencem à família 737 MAX e 47 delas, ou seja, quase 70%, foram destinadas a companhias aéreas da América do Sul e do Norte.


Saiba mais na página de Pedidos e Entregas da Boeing, neste link.

Divulgação / CCR Aeroportos


 Aeroporto de Pelotas inaugura nova operação para Guarulhos em SP

 

A Latam vai operar a rota que conecta Pelotas a todo o país e também a destinos internacionais

 

A partir de 7 de abril, o Aeroporto de Pelotas contará com voo direto para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, operado pela companhia aérea Latam. A previsão é transportar 20 mil pessoas por ano em aeronaves da família Airbus A319, com capacidade para até 138 passageiros.

Serão três frequências semanais (segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira), com saída de Guarulhos para Pelotas às 16h55 e partida da cidade gaúcha rumo ao aeroporto localizado na Grande São Paulo às 19h45. Essa nova operação conecta o município gaúcho a destinos de todo o país e também do exterior, incluindo Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Chile, Argentina e outros.

Com isso, o Aeroporto de Pelotas oferecerá quatro destinos, que além de Guarulhos, incluem: Campinas (SP), com duas frequências semanais pela Azul; Porto Alegre (RS), com quatro partidas na semana, também pela Azul; e Florianópolis (SC) com quatro voos na semana pela Voepass.

Para o gerente do Aeroporto de Pelotas, Vinicius Bueno, essa nova conexão, além de facilitar viagens de lazer para paulistas e gaúchos, também fomenta a geração de novos negócios entre Pelotas e a maior metrópole da América Latina, representando novas oportunidades, investimentos e mais operações comerciais, o que gera um impacto positivo na economia local.

"Estamos entusiasmados com a ampliação das rotas disponíveis no Aeroporto de Pelotas. Continuaremos empenhados em oferecer mais opções e comodidade aos nossos passageiros", comenta Bueno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.