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quinta-feira, 7 de novembro de 2013

LUIZ FACCO PILOTA UM PÉUGEOT 207 XRC NO RALLY DE ATIBAIA, NESTE FIM DE SEMANA, QUE CONTA CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY DE VELOCIDADE


São Paulo, 7 de novembro de 2013 - A partir de amanhã, sexta-feira, 8, a cidade de Atibaia, localizada a 67 quilômetros de São Paulo, vai reunir nomes de destaque do Rally de Velocidade do País. 

O Rally de Atibaia será dividido em dois dias de prova, sábado (9) e domingo (10), e será válido pela final do Campeonato Brasileiro (9ª e 10ª etapas) e pelas 4ª e 5ª etapas do Campeonato Paulista da modalidade. 

Luiz Facco, da Equipe Acelera Siriema, pilotará um Peugeot 207 XRC, carro desenvolvido pela ProMacchina, pela categoria 4x4 do Campeonato Brasileiro, e contará com a navegação de Francis Herrero.

Facco e Herrero, apesar de velhos conhecidos de grid, competirão pela primeira vez juntos e, ainda, a bordo do XRC da equipe paranaense, que tem tração nas quatro rodas e conta com motor V6 e 300cv. 

"O carro tem uma concepção diferenciada, é potente e seguro e vamos poder buscar o limite da pilotagem durante a prova deste fim de semana. Será minha estreia com o XRC, ainda estou me adaptando, mas a expectativa é boa, pois teremos uma ótima prova para testá-lo", explica Facco, tricampeão paulista de Rally de Velocidade, na categoria A6 (2009, 2010 e 2012).

As duplas enfrentarão quatro trechos cronometrados distintos: Especiais Guaxinduva (26 km), Ressaca (26 km), Bairro dos Pires (8 km) e Vitória Régia (7 km). 


Serão 323 quilômetros de percurso, dos quais 141 de Especiais. Grande parte dos trechos terá terra batida, haverá saltos e alta velocidade, um prato cheio para os competidores que prometem um espetáculo de muita competitividade, que exigirá habilidade de pilotos e navegadores.

A prova será decisiva para o Campeonato Brasileiro e, essencial para as duplas que disputam o ranking paulista, pois definirá os líderes que disputarão a final em 7 de dezembro, em Ibaté (SP). 

O parque de apoio será no Centro de Convenções Victor Brecheret (Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511m Parque das Águas). Mais informações nowww.rallydeatibaia.com.br

Programação Rally de Atibaia

Sexta-Feira - 8/11
8h - Início do reconhecimento da SS2 e SS4 de Sábado
8h - Apresentação para a Vistoria Técnica - Cat. 4X4 (CBR) mais N4 e convidados (RPV)
9h - Apresentação para a Vistoria Técnica - Cat. 4X2 Super (CBR) mais A6 (RPV)
10h - Apresentação para a Vistoria Técnica - Cat. 207 (CBR) mais A6 Light (RPV)
11h30 -Apresentação para a Vistoria Técnica - Cat. 4X2 (CBR) mais N2 (RPV)
12h45 - Encerramento do reconhecimento da SS2 e SS4 de Sábado
13h15 - Início do reconhecimento da SS2 e SS4 de Domingo
15 às 16h - 2ª Vistoria Técnica - todas as categorias (com multa)
16 às 18h - SHAKEDOWN (todas as categorias)
18h - Encerramento do reconhecimento das Provas Especiais
19h - Largada Promocional (participação obrigatória de pilotos e navegadores)

Sábado - 9/11
9h - Largada do primeiro carro do Parque de Apoio
9h33 - Largada do primeiro carro na PE-1
10h06 - Largada do primeiro carro na PE-2
10h41 - Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio
12h14 - Largada do primeiro carro na PE-3
12h47 - Largada do primeiro carro na PE-4
14h - Entrada do primeiro carro no Parque Fechado
17h30 - Divulgação da ordem de largada de Domingo

Domingo - 10/11
9h - Largada do primeiro carro do Parque de Apoio
9h29 - Largada do primeiro carro na PE-1
10h10 - Largada do primeiro carro na PE-2
10h45 - Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio
12h14 - Largada do primeiro carro na PE-3
12h55 - Largada do primeiro carro na PE-4
13h30 - Entrada do primeiro carro no Parque Fechado
15h - Divulgação dos resultados
15h30 - Festa de premiação do Rally

OS GRANDES PILOTOS DE FÓRMULA TRUCK ENCARAM A PISTA NESTE FIM DE SEMANA NO AUTÓDROMO DE CURITIBA PARA A PENÚLTIMA PROVA DO CAMPEONATO DESTE ANO. EDU PIANO, DA EQUIPE TERRITÓRIO MOTORSPORT, CORRE PELA PRIMEIRA VEZ, EM PINHAIS.


São Paulo, 7 de novembro de 2013 - O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputa neste domingo (10), sua penúltima etapa no Autódromo Internacional de Curitiba. Edu Piano da Equipe Território Motorsport encara a pista de Pinhais pela primeira vez.

 disputa, no fim de semana, a penúltima etapa da temporada.

Os 2.550 m do circuito serão percorridos em alta velocidade, especialmente a reta de 1.000 metros, pelos 26 pilotos, que a partir de hoje já trabalham nos ajustes dos seus caminhões.

"Pretendemos fazer os últimos ajustes, a partir dos treinos desta sexta-feira. O objetivo é pontuar, mas a disputa é dura, pois estou competindo com equipamentos muito mais potentes, mas sigo no meu primeiro ano de aprendizado e estamos no caminho certo", afirma Piano.

Desde que o hexacampeão dos ralis estreou nas pistas, sua equipe vem trabalhando arduamente no desenvolvendo o Ford Cargo de número 44, tanto que Piano tem obtido respostas positivas. 

Após passar pelas cidades de Tarumã (RS), Londrina (PR), Caruaru (PE), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Cascavel (PR), Córdoba (Argentina) e Guaporé (RS), a Fórmula Truck inicia a programação às 8h30, nesta sexta-feira (8), quando acontecem as duas primeiras sessões de treinos livres no autódromo paranaense. 

A Equipe Território Motorsport, com sede em Tatuí (SP), tem como empresas parceiras: Ford Caminhões, Garrett, Cummins, Gafor, ASA Alumínio, Cerâmica Strufaldi, Eaton, Truckvan, Eco Pads, Knorr-Bremse, Frum, Meritor, Mastra, Plato Diesel, Super Cooler e Kongsberg.


Programação 9ª etapa da Fórmula Truck - Curitiba (PR)

Sexta-feira - 08/11
11 às 12h - 1º Treino Livre 
14 às 15h - 2º Treino Livre 

Sábado - 09/11
8:30 às 9:15h - 3º Treino Livre 
10:15 às 11h - 4º Treino Livre 
13 às 14:30h - Treino Classificatório 
14:45 às 15:15h - Top Qualifing 
15:30 h - Volta Rápida

Domingo - 10/11
9 às 9:30 h - Warm-Up 
9:40 às 10:10h - Show de Abertura
10:20 às 10:40h - Desfile dos Pilotos 
10:50 às 11:50h - Truck Test
12 às 12:30h - Show de Caminhões
12:45h - Abertura de Box 
13:15h - Largada
14:20h - Premiação

RIBEIRÃO PRETO RECEBERÁ NO DIA 9 A FINAL DA TEMPORADA DOS RALIS MITSUBISHI COM MUITA AVENTURA 4X4 EM 200 KM DE PROVA


Ribeirão Preto (SP) prepara-se para receber a final da temporada 2013 dos ralis Mitsubishi Motorsports, de regularidade, e Mitsubishi Outdoor, de estratégia. 


No sábado dia 9 de novembro a cidade será palco de disputas emocionantes!

Após etapas em São José dos Campos (SP), Goiânia (GO), Joinville (SC), Penedo (RJ), Curitiba (PR) e Vitória (ES), a Nação 4x4 não vê a hora de se reencontrar para provas repletas de muita aventura. 

No final, uma grande festa de encerramento, com um show especial, promete fechar com chave de ouro mais um ano inesquecível.

"Encerraremos a temporada com uma etapa especial. Ribeirão Preto nos recebe de braços abertos há anos e temos certeza que será mais um fim de semana para ficar na memória dos participantes", ressalta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi.

O rali de regularidade Mitsubishi Motorsports leva os participantes para trilhas off road incríveis e oferece uma experiência 4x4 para toda a família. 

Podem participar L200 e Pajero, versões 4x4, em três categorias: Graduados (duplas mais experientes), Turismo (experiência intermediária) e Turismo Light (duplas iniciantes). O objetivo é completar o percurso no tempo estipulado pela planilha.

"A gente faz provas pelo Brasil inteiro. Saímos do estresse do dia a dia para uma coisa mais leve... É muito relaxante fazer coisas diferentes e testar os limites do seu carro", conta Marcelo Borsatto, de Belo Horizonte, que participa da competição há 14 anos. 

"Esse rali é assim, você começa a correr e fica apaixonado. É um desafio que vira diversão", completa Cleber Luis Caldas.

Além de colocar seus Mitsubishi em trilhas off road, os participantes revem amigos, encontram a família e saem da rotina. 

Na etapa de Ribeirão Preto, a categoria Graduados percorrerá 200km, a Turismo 180km e a Turismo Light, 150km. 

A prova seguirá por estradas vicinais e passará por Serrana, Altinópolis, Santa Cruz da Esperança, Serra Azul e Cravinhos.

As duplas colocarão seus valentes Mitsubishi em pisos de areia, reflorestamento, canaviais, pontes e mata-burros. 

O roteiro tem ainda muita terra, que levanta a poeira vermelha característica da região. "Será uma etapa com muita pilotagem e navegação. Ribeirão Preto é conhecida pelo relevo acidentado, ótimo para trilhas. As duplas com certeza vão se divertir muito", promete Corinna.

Mitsubishi Outdoor
Já no rali de estratégia Mitsubishi Outdoor, as equipes são formadas por dois veículos, até 10 pessoas e são divididas em duas categorias: Fun, para iniciantes, e Extreme, para equipes experientes. Participam L200, Pajero, ASX e Outlander, versões 4x4.

É a sétima vez que o rali Outdoor, que completou 10 anos em 2013, faz uma etapa em Ribeirão Preto. 



A prova acontecerá em uma região inédita e promete ser completa, com todo tipo de atividade. "Será uma etapa extensa, com muitas aventuras. As equipes vão precisar se concentrar na estratégia para garantir os pontos", adianta Corinna.

Com um mapa grande, os competidores terão de traçar a melhor estratégia possível para somar o maior número de pontos. 



Os participantes passarão por plantações, mata nativa, estradas de terra e de areia. Entre as aventuras, trilha de bike e provas de orientação por GPS estão confirmadas. 

As equipes devem levar também um refrigerante de dois litros, em garrafa pet, para uma atividade que promete surpreender e divertir.

Em comemoração aos 10 anos do evento, os pilotos do Mitsubishi Outdoor concorrem a uma viagem à Patagônia, no Chile, com acompanhante. Uma verdadeira aventura 4x4!




Campeões serão premiados no Mitsubishi Motorsports
O piloto vencedor do campeonato 2013 na categoria Graduados ganhará uma viagem repleta de aventuras pelo Equador, passando pela capital Quito, com seu peculiar relevo montanhoso e vulcões fascinantes, até o exuberante arquipélago de Galápagos. 

O roteiro inclui aventuras entre paisagens deslumbrantes e animais raros que só existem no local.

Já na categoria Turismo, o piloto vencedor leva uma viagem para o Kenoa, um eco-chic design resort, em Maceió (AL). 

Um santuário privativo, com a mata atlântica virgem e o mar azul turquesa como luxuoso cenário.

A melhor dupla feminina na categoria Turismo também leva um prêmio especial: vai explorar o sul da Amazônia, com estadia no Cristalino Jungle Lodge, eleito um dos melhores hotéis do Brasil pela National Geographic Traveler.


Mitsubishi Pró-Brasil - Ação Social
A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania. 

Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas mais de 900 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994. 

Para participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos não perecíveis e de seis produtos de higiene, por carro, como taxa de inscrição, que serão destinados a associações da cidade.

Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook.com/MundoMit. Para mais informações acesse www.mitsubishimotors.com.br.


Credenciamento de Imprensa
O credenciamento de imprensa para o Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor pode ser feito por meio do imprensa@mmcb.com.br

Os interessados devem enviar o nome do veículo e os dados completos do jornalista. As confirmações serão feitas via e-mail.

O Mitsubishi Motorsports Sudeste tem patrocínio de Castrol, Itaú, Gol, Clarion, W.Truffi Blindados, Mit Financiamentos, MVC Artecola, STP, Transzero, Unirios, Seara, Redecard, Pirelli, Axalta, Consórcio Embracon e Columbia.

O Mitsubishi Outdoor tem patrocínio de Gol, Centauro, Atlântica/Midori, Clarion, Columbia, Unirios, Transzero, Castrol, Mapfre, Cisa Trading, Brascabos, Pirelli, Pilkington e Axalta.

Programação - Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor
Etapa de Ribeirão Preto (SP)
8 de novembro - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - 17h às 22h
Local: Taiwan Centro de Eventos
Endereço: Av. Dr. Francisco Guliano, 2710 - Acesso Rod. Ribeirão Preto - Bonfim Paulista, Km 310 - Royal Park

9 de novembro - Sábado
7h30 - Entrega das planilhas para Categoria Graduados e largada do Mitsubishi Outdoor
8h30 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo
9h00 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light
Local: Av. Braz Olaia Acosta, 2000

A partir das 14h - Chegada e almoço de premiação
Local: Taiwan Centro de Eventos
Endereço: Av. Dr. Francisco Guliano, 2710 - Acesso Rod. Ribeirão Preto - Bonfim Paulista, Km 310 - Royal Park.




quarta-feira, 6 de novembro de 2013

RENAULT LANÇOU O SEU NOVO LOGAN COM ALGUMAS MUDANÇAS ESTÉTICAS, MAS MANTENDO A MECÂNICA SÓLIDA E FIÁVEL E O TAMANHO DO HABITÁCULO E DO PORTA-MALAS. O NOSSO QUERIDO COLUNISTA ROBERTO NASSER LISTA OS PREÇOS E DÁ UM PANORAMA GERAL DO CARRO. ELE APRESENTA AINDA BOAS NOVIDADES NA NISSAN COM O LANÇAMENTO DO ALTIMA POR AQUI E ESCREVE MAIS UM CAPÍTULO DA NOVELA ALFA ROMEO.


Coluna nº 4513 - 6 de Novembro de 2013 
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Logan. Mais Delon, menos Depardieu

A Renault deu ótima acertada estética em seu produto de fender mercados e fazer fama, o Logan. 


Mudou muito, implementação na base, aprimoramento nas suspensões, direção, e exibe passo para o futuro, especialmente porquanto vai contra seu descompromisso estético e jeito de carro montado por algum viciado em Lego. 

Grande ganho. Manteve a mecânica sólida, fiável, cuja resistência afasta o consumidor das oficinas, prossegue com a mesma distribuição de área para motor/habitáculo/porta-malas, mas fez mudança geral na estética, incluindo melhor inclinar o parabrisas, sanear o visual do casamento das portas traseiras com a Coluna C. 

A carroceria, digamos o revestimento que cobre a mecânica, mudou completamente. Para usar a imagem do título, e situar com estética francesa, está menos o atualmente russo Gérard Depardieu, e mais o ainda francês Alain Delon.

Intocados mantém-se o econômico motor 1.0 de 16 válvulas e o bem disposto 1.6 com 8 destes ventiladores, hábeis a etanol e a mistura entre gasolina, água e álcool vendida como gasolina. 

1.0 a álcool gera 80 cv e 10,5 kgmf de torque. Gasálcool 77 cv. O 1.6 gera 106 cv, e 15,5 kgmf em torque. 

Com a mistura de gasolina a potência é de 98 cv. Grupo moto propulsor dianteiro, transversal, bloco em ferro, transmissão mecânica, cinco marchas, tração dianteira. 

Transmissão automática não é disponível - seu custo mudaria o perfil do produto, levando-o a preço em faixa de competidores mais modernos.

Há a se deixar claro, as mudanças de casca e conteúdo não mudaram o foco nem o posicionamento no mercado. 

Os valores do projeto são mantidos: espaço, construção robusta e sem fricotes mecânicos, manutenção à base de R$ 1 / dia. 

Continua sendo espaçoso, resistente, barato e, como enfatizou Luz Castaño, tipo engenheira chefe do produto, "bonito". 

O Logan mantém preços para ser a primeira motorização O km. Para estes clientes a Renault resgatou o financiamento em até 72 meses, seis anos, com 25% de entrada, dados importantes ao bolso de quem sairá de um problema bem usado para comprar o 0 km, novo. 

Leque de preços amplo, a partir de R$ 28.990 - R$ 1 mil mais sobre o de lançamento em 2007 - a R$ 44.250, versão completa. 

Espaço interno maior
A carroceria é mais larga, a linha do painel, sua disposição e conteúdo foram modificados, assim como as alterações na plataforma mudaram a parte de fixação dos bancos, permitindo posição de dirigir mais confortável, epicurismo em carro simples. 

Motores de baixo consumo e emissões endossados pela classificação do Inmetro. As mudanças da plataforma, a base metálica onde por cima se prende a carroceria e por baixo as suspensões, motor, direção, foi incrementada. 

Um pouco de tecnologia de hoje em meio a estrutura inferior projetada há algumas décadas, visando dar condições a melhor comportamento dinâmico, e atender às exigências dos testes de impacto, - e seus resultados para os ocupantes do veículo, característica que ajuda a bem classificá-lo. A Renault declarou esperar 4 estrelas no teste da Latin NCAP.

Mudanças, muitas: ajustes para implementar a suspensão pelo aumento da bitola, aproximando as rodas da curvatura dos para lamas, redesenhados para lembrar músculos e capacidades. 

Atualização técnica, o sistema elétrico agora é Multiplex, que pela colocação de quilômetros de fios, permite uso de facilidades eletrônicas – algumas impensáveis para o Logan, como sensores, sistema de navegação Midia NAV, incluindo GPS e serviços, câmera de ré, sensores de estacionamento, coisas não imaginadas a carro simples.

Para entender
O Logan não é um produto, mero e simples sedã 4 portas. Ele é a base de uma família, o conceito que mudou a ação da Renault no Brasil, o pai de seus colegas de linha - Sandero e Duster. 

Fazer o Logan e estes desdobramentos significa remover qualquer resíduo de verniz francês e aderir à rusticidade da Europa Oriental, de onde se origina o projeto na romena Dacia. 

A corajosa definição viabilizou – e mais -, salvou a Renault, garantiu sua permanência no Brasil.

O rústico Logan fala o idioma da brasilidade
Não frequenta as Galerias Lafayette, não visita a L’Orangerie, nem tem a menor ideia de onde seja o Musée Rodin em Paris. 

Mas suporta o piso desnivelado, os buracos omissamente implementados, o asfalto tão ruim quanto superfaturado, verdade prática da engenharia brasileira do mal fazer e dos governos dos vários estamentos da administração pública em bem receber obras ruins.

Na prática, sem paixões, neste momento o mercado brasileiro exibe duas intervenções de brilho, de baixo custo, criativas para manter competitivos por mais alguns anos, produtos com espaço e imagem próprios: Logan e picape Fiat Strada 3 portas são passaporte barato para mais uma rodada de vendas.


Quanto custaO pacote de segurança inclui freios com ABS e duas almofadas de ar, exigência legal, e todos os Logan produzidos a partir de agora porta-los-ão. 

A versão mais, simples, Authentique 1.0, é quase protocolar, com direção hidráulica – sem ar condicionado. 

Diz a Renault, há compradores, como frotistas e taxistas – a R$ 28.990. 

Todas as versões possuem uma luzinha indicadora do momento de troca de marchas, privilegiando a economia em combustível.

Ao ver da Coluna, o novo Logan só pode ser considerado como opção para compra partir da versão Expression 1.6, ar e direção, mídia nav e sensor de estacionamento: R$ 40.290.

A versão de topo Dynamique é uma curiosidade, discrepa do conceito básico, bem equipado, com itens de segurança, conforto, frescuras tecnológicas. 

Custa R$ 44.250 e vem com auxílio elétrico para os vidros nas 4 portas, na regulagem dos retrovisores externos, pintura metálica, MediaNav 1.2, sensor de estacionamento, ar automático. Um opositor aos chineses na regra de muito por menos.

Authentique 1.0 16VHi-Power – R$ 28.990



Opcionais:
Ar quente + desembaçador traseiro - R$ 29.500


Pintura metálica – R$ 30.040


Ar quente + desembaçador traseiro + pintura metálica – R$ 30.550


Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica – R$ 30.800


Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica + pintura metálica - R$ 31.850


Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica + ar-condicionado – R$ 33.400


Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica + ar-condicionado + pintura metálica – R$ 34.450 

Expression 1.0 16V Hi-Power – R$ 33.390

Opcionais:

Pintura metálica – R$ 34.440


Ar-condicionado – R$ 35.990


Ar-condicionado + pintura metálica – R$ 37.040


Ar-condicionado + Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento – R$ 36.840


Ar-condicionado + Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + pintura metálica – R$ 37.890 

Expression 1.6 8V Hi-Power – R$ 39.440 (ar-condicionado de série)



Opcionais:

Pintura metálica – R$ 40.490


Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento – R$ 40.290


Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + pintura metálica – R$ 41.340 

Dynamique 1.6 8V Hi-Power – R$ 42.100



Opcionais:

Pintura metálica – R$ 43.150


Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + ar-condicionado automático - R$ 43.200


Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + ar-condicionado automático + pintura metálica – R$ 44.250


Logan, mudou mais que os preços


Altima, o Nissan grande

Para aumentar sua gama de produtos, a Nissan inicia trazer o Altima. Será o topo de linha. 

Na base, o March 1.0. Aos olhos brasileiros sedã médio/grande, em importação tentativamente regulada com a demanda, versão única de decoração, a SL, motor dianteiro, transversal, quatro cilindros em alumínio, 16 válvulas, 2,5 litros de deslocamento, 182 cv de potência, transmissão XTronic, pico do sistema de polias variáveis, tração dianteira. 

Terá a curiosidade dos bancos de gravidade zero, que se adaptam automaticamente ao corpo, rica eletrônica de confortos, com display 3D, alerta para pontos cegos e mudança involuntária de faixa, câmera de ré, som Bose, ar dual zone, teto solar elétrico. 

Concorrente do mexicano Fusion, porém produzido nos EUA. Apenas em preto, prata e branco.

Pré-encomendas a R$ 99.800 nas revendas da marca. A Nissan quer preencher os nichos de mercado, iniciando moldar sua imagem de montadora, cumprindo seu querer 5% do mercado, demarrar produção local em 2014.



Altima, Nissan de topo


Mercedes CLA, Range Rover Sport e piloto Facundo, Melhores das Américas 2014.

Como o faz há 13 anos, a FIPA, Federación Internamericana de Periodistas del Automóvil, promove a eleição de automóveis, utilitário esportivo, e piloto, todos de maior destaque na América Latino-Americana, do México ao Uruguai. 

Sedã Mercedes-Benz CLA, revolucionário em sua proposta de ser o novo produto de entrada da marca alemã; o Range Rover Sport, utilitário esportivo considerado o ápice da combinação de conforto e habilidades para enfrentar desafios fora de estrada, foram os veículos escolhidos pela centena de jornalistas especializados. 

Como Piloto do Ano, o argentino Facundo Regalia. Competidor na categoria GP3. Dentre os brasileiros, Augusto Farfus, que compete na DTM, ficou em 30º lugar; Felipe Massa, em 6º. E Felipe Nasr, 8º.

Em duas votações depuradoras, o resultado final exibiu o CLA, com 217 pontos – 14% dos votos, distanciado 24 sufrágios do segundo, o BMW Série 4.

Na categoria de utilitários esportivos, a vitória foi mais apertada para o Range Rover Sport, com 206 pontos, 13% do universo, contra 177 pontos assinalados para o novo Jeep Grand Cherokee.

Festa para entrega dos prêmios será em Lima, Peru, 17 de dezembro. AColuna integra o colegiado.

Range Rover, melhor SUV pela FIPA 



Roda-a-Roda

Novela – Mais um capítulo do folhetim “A Volta da Alfa Romeo”, ora escrito por Sergio Marchionne, executivo número 1 da Fiat: novos planos, em 5ª. edição: abril de 2014 – à apresentação dos resultados do exercício e do próximo plano quinquenal da Fiat.

Atraso – Há anos, a Fiat promete voltar com a marca em volumes consistentes. Fez o Alfa 8C, vendido homeopaticamente, o 4C, apresentado em prestações, prometido para lá estrear no início deste ano e novamente postergado para o verão de 2014 – meio do ano.

Questões – Dentre problemas estão a queda em vendas; a falta de produtos – hoje apenas MiTo e Giulietta -; retração de resultados na Europa em 13% e queda de vendas no Brasil. 

O maior e mais rentável mercado mundial da Fiat, deteve 9 anos de crescimento e, a seguir o PIB terá crescimento entre 0 e 1%.

Produtos – Em desenvolvimento na sede da Maserati, em Modena, Itália, com visão de futuro, plataformas para Fiat, Alfa e Chrysler. 

Quatro, grande e médio, sedãs e utilitários esportivos. Hoje, o foco é voltar ao passado da tração traseira e ir ao futuro, em todas as rodas.

Preju – Projeção do Tesouro dos EUA indica, para passar à frente as ações da General Motors, assumidas para impedir seu fechamento, perderá US$ 9,7B – uns R$ 23 bilhões.

O rombo é maior e inclui uns US$ 14 bilhões – uns US$ 30 bilhões -, em empréstimos concedidos à GM.

Legal - Mercedes CLA conquistou 5, todas as estrelas, nos testes de avaliação de segurança da Euro NCAP, para segurança dos ocupantes e pedestres.

Mico – Dúvidas com relação ao fim da Serie 1 BMW. A marca informa ter cessado produzir Coupé e conversível. 

Única possibilidade de continuação é não conseguir apresentar a substituta Serie 2 no NAIAS, o Salão de Detroit, EUA, maior mercado da marca.

E ... – No Brasil há estoque. O Serie 1 com suas variações de potencia, consta da lista de preço deste mês da BMW.

Mudança – Não se sabem todas as parcelas da conta, mas Carlos Ghosn, nº 1 da Renault-Nissan, iniciou processo de enxugamento nos cargos de gestão.

Caminho - Crê-se, fatores sejam queda de faturamento, dificuldade em alcançar a margem de lucro de 8%, gastos com recall com Nissan, e sua declaração de cansaço para não acompanhar o próximo plano quinquenal das empresas.

Aniversário – Para comemorar 1 ano de mercado no Brasil e o recorde de 360 unidades vendidas em setembro, melhor número, a Lifan tem o utilitário esportivo X60 com teto solar, sistema multi media, tela de 7”, controle no volante, a R$ 57.990. Sem, R$ 54.777.


Cobra ... – Construindo fábrica em Jacareí, SP, e incomodada com a incredulidade fundamentada dos que seguem outros exemplos de promessas não viabilizadas, a chinesa Chery resolveu disponibilizar olho Big Brother.

E pau – Instalou câmera em ponto elevado, para mostrar, em tempo real, o andamento da obra e indicar, em gráfico, o percentual de construção já atingido. 

Para ver, fabrica.cherybrasil.com.br. Terça, 05, à tarde, índice era de 62%.

Regionalismo – Cobra baiana anda em ritmo próprio, menor que a paulista. 

Talvez explique o porquê das obras da fábrica da JAC, também chinesa, em Camaçari, BA, não sejam visíveis pelo satélite.

Outro – Cross, versão do Toyota Etios, à venda, dia 18. Não é propriamente produto, não estava planejado, mas o fraquejar de vendas ao lançamento exigiu mudanças em curtíssimo prazo, e a versão. 

No caso, tentativa de fazer evento, veicular o nome do carro, torná-lo mais palatável ao consumidor nacional.

Mesmo – Sem equipamento para crossar, exercitar seu designativo. Apenas um falso mata-cachorro frontal, arcos para bagagem no teto, e interior em tecido com logo bordado. Custa caro pelo que oferece, carrinho com motor 1,5: R$ 45.690.

Bom – Novo recorde na blindagem de veículos: 4.769 no primeiro semestre – 11,55% superior a idêntico período em 2012. 

Projeta associação de classe, a Abrablin, no ano serão 10 mil. Mais blindado é o VW Tiguan, ao nível IIIA, resistente a tiros de submetralhadoras 9 mm e revólveres Magnum 44.

Mal – Os índices de insegurança urbana avançam, o de homicídios é recordista, e provocam a proteção veicular. Rio de Janeiro lidera, 12% do mercado.

Mercado
– Para fomentar vendas, aquecer economia, melhorar índices, mostrar cenário favorável em ano de eleição, governo deverá estender redução do IPI. 

Mais objetivas, fazer vendas, fábricas darão bônus aos revendedores para reduzir preço ao consumidor. 

Medo financeiro e institucional de o mercado se encolher após 9 anos de crescimento facilitarão negócios. 

Situação - Outubro mostrou 0,5% de crescimento e alimenta a esperança de fechar o exercício com pequeno, porém crescimento.

Na prática – Momento está para os compradores. E automóveis em fim de linha, como o Fiat Uno, ou o Renault Logan antigo, são passíveis de negócios flexíveis. 

Logan há pouco tempo oferecia financiamento a Juro Zero.

II – Mas não está bom para os revendedores, premidos por estoques, margens de lucros em redução.

Motos – No Salão de Milão, Itália, a Triumph anunciou mais dois produtos no leque brasileiro: Thunderbird Commander, derivada da atual Thunderbird Storm, motor 1.7, 98 cv, 156 Nm de torque, e visual Custom. 

Produção local início de 2014. E entrada no segmento inferior, de 250 cm3, a ser vendida no final de 2015. Empresa mudou de logo.

História
– Para comemorar seus 60 Anos de Brasil, a Volkswagen montou exposição no museu ZeitHaus (Casa do Tempo) no Autostadt, a cidade do automóvel, instalada pela matriz em sua fábrica de Wolfsburg, Alemanha.

Diferença – Dos museus das fábricas de automóveis é o mais impressionante, com pavilhões de cada uma das 12 marcas comandadas pela VW – exceto as de caminhões MAN e Scania. Uma saborosa viagem no tempo.

Complicou - Doadores da área do aeroporto de Guarulhos notificaram enorme lista de órgãos do governo e empresas: doaram o espaço para a construção de um aeroporto militar, visando a defesa do país. Funcionou até o leilão de privatização.


Então - A transmissão da gestão a empresas estrangeiras, ignora a condição básica e documental da doação. Herdeiros, através do escritório Andrade Maia, querem saber como fica.

Ilustração – Carros desconhecidos aos 2K de visitantes anuais, entre alemães e do enorme volume de estrangeiros que visitam a Volkslandia, Gol, SP2, Brasília, Karmann-Ghia TC indicam a teimosia em fazer produtos próprios – única exceção na VW -, capacidade de criar e desenvolver da distante filial. Para arrematar, unidade da última série da Kombi, frete de ida: será agregada ao museu alemão.

Dr. Michael Macht, e o SP2 amarelo manga. Mais brasilidade, impossível.


Também – Idênticos 60 anos, a Porsche expõe em seu museu, em Stuttgart, Alemanha, sua competência na construção de carros com desempenho superesportivo. Até 17 de março de 2014. Só raridades.

Aula – Lá, o primeiro spyder 550, e o motor Fuhrmann, com 4 comandos de válvulas, um dos mais complicadas no mundo para ser regulado. 

Outros, o 904 Carrera GTS, e o único 911 Turbo RS carro de rua com carroceria leve do RS, concessão a famoso Porschemaníaco, o regente Herbert von Karajan. Vais à Alemanha? Aproveita. E o super museu da Mercedes está a passos.

Retífica RN – Corrigindo Coluna 4413: nome do CEO da MAN Latin America é Antônio Roberto Cortes. Mão esquerda, personalista, trocou “r” por “t”, “a” por “s”. Entrou Correa.

Gente – J. Mays, diretor de design da Ford Motor Company, aposentadoria formal. OOOO Brilhante, superou o limite de sua especialidade, inventou e projetou o New Beetle para a VW. 
OOOO Na Ford, além dos conceitos estéticos da marca, novos carros para motores menores, e os retrô Thunderbird e GT.
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A PARCERIA JÁ EXISTENTE ENTRE A NISSAN E A MITSUBISHI MOTORS É AUMENTADA COM A ENTRADA DA RENAULT. COM O ACORDO AS TRÊS MONTADORAS FABRICARÃO JUNTAS PROJETOS MUNDIAIS DE CARROS COM MOTORES A COMBUSTÃO E ELÉTRICOS. O PRIMEIRO CARRO DA ALIANÇA DEVERÁ SAIR DA FÁBRICA DA RENAULT-SAMSUNG, DA COREIA.

A Aliança Renault-Nissan e a Mitsubishi Motors Corporation anunciaram a intenção de explorar vários novos projetos de produtos comuns, através do compartilhamento de tecnologias e capacidades de produção. 

A cooperação estratégica já existente entre a Nissan e a Mitsubishi Motors pode ser ampliada à Aliança Renault-Nissan.

Particularmente, a joint venture NMKV entre a Nissan e a Mitsubishi Motors deve desenvolver um pequeno veículo a partir de uma plataforma conjunta na categoria “Kei cars”, bastante popular no Japão. 

Destinado ao mercado mundial, este modelo incluirá uma versão elétrica. Outras informações referentes a estes produtos, produção e mercados-alvo serão detalhadas posteriormente.

A Aliança Renault-Nissan e a Mitsubishi Motors Corporation também confirmaram a intenção de compartilhar tecnologias de veículos elétricos e plataformas de última geração. 

Renault, Nissan e Mitsubishi Motors estão entre as primeiras montadoras de automóveis a comercializar veículos zero emissão em grande escala.

As primeiras tratativas entre a Renault e a Mitsubishi Motors dizem respeito a dois novos sedãs provenientes da gama Renault, que serão comercializados pela Mitsubishi. 
Outros projetos serão estudados na sequência.

O primeiro modelo, destinado aos mercados do segmento D nos EUA e Canadá, deve ser produzido na fábrica da Renault-Samsung na cidade coreana de Busan. O local de produção do segundo veículo, do segmento C, está sendo definido.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

AUDI ESCAPA DA CRISE EUROPEIA E AUMENTA SUA PRODUÇÃO NO MUNDO COM NOVA FÁBRICA NO MÉXICO E AUMENTO DAS EXISTENTES NA CHINA, BRASIL E HUNGRIA. MARCA DE 10,1% DE RETORNO OPERACIONAL DE VENDAS DE JANEIRO A SETEMBRO


Ingolstadt, 5 de novembro de 2013 – O Grupo Audi entregou 1.180.748 (2012: 1.097.507) carros com as quatro argolas nos primeiros três quartos de 2013. 


Como resultado, a companhia baseada em Ingolstadt gerou receita de vendas de €36.965 (2012: €37.667) milhões e um lucro operacional de €3.743 (2012: €4.197) milhões. 

O Grupo Audi, portanto, atingiu um retorno operacional em vendas de 10,1% (2012: 11,1%)

“Estamos fazendo investimentos iniciais elevados agora e nos próximos anos, a fim de criar uma posição global ainda mais forte para a Audi”, declarou Axel Strotbek, membro do Conselho de Administração de Finanças e Organização, em comentário sobre os resultados do Q3 para a AUDI AG.


Ele adicionou que a companhia está seguindo uma estratégia de crescimento sustentável, o que só pode ser implementado com sucesso através de gastos iniciais significativos em novos produtos e tecnologias e de uma rede de produção expandida. 

Assim sendo, o Grupo Audi lançou o maior programa de investimento de sua história no início deste ano, e vai investir uma média de mais de €3,5 bilhões todos os anos até 2015.

Depois de nove meses do ano, a companhia já entregou 1.180.748 (2012: 1.097.507) carros da marca Audi para seus clientes – um aumento de 7,6%. 


Com essas vendas unitárias, o Grupo Audi gerou uma receita de €36.965 (2012: €37,667) milhões. 

Isso pode ser primariamente atribuído a altas demandas por modelos da nova família A3 e ao crescimento dinâmico na Ásia e América do Norte. 

Ao mesmo tempo, a diminuição da demanda nos países da Europa Ocidental afetados pela crise e efeitos cambiais tiveram um impacto negativo no desenvolvimento da receita, que no final de setembro era 1,9% menor do que o nível mais alto do ano anterior.

O lucro operacional caiu para €3,743 (2012: €4,197) milhões, como resultado de gastos iniciais elevados para os novos produtos e tecnologias e na expansão da cadeia de produção internacional. 




Em junho, começou a fabricação do novo A3 Sedan em Györ, Hungria. Para isto, a Audi ampliou a fábrica existente para uma planta de produção de alta capacidade. 

No final do ano, a segunda fábrica na China será colocada em operação, na cidade de Foshan. 

A companhia também está preparando o lançamento da produção do A3 Sedan e do Q3 no Brasil e está construindo uma fábrica totalmente nova no México.

No entanto, o retorno operacional de vendas de 10,1% (2012: 11,1%) depois de nove meses ainda é pouco em relação à meta estratégica de oito a dez por cento.

Antes dos impostos, o Grupo Audi gerou €4,270 (2012: €4,764) milhões nos primeiros nove meses do ano, atigindo um retorno de vendas antes dos impostos de 11,6% (2012: 12,6%). O lucro do grupo após impostos foi de €3,132 (2012: €3,421) milhões.

No terceiro trimestre do atual ano fiscal, a marca das quatro argolas entregou 400.281 (2012: 364.291) veículos para seus clientes. Como resultado, o Grupo Audi gerou receita de €11.731 (2012: €12,645) milhõesO lucro operacional foi de €1,100 (2012: €1,325) milhões. O retorno operacional em vendas atingiu 9,4% (2012: 10,5%).

O Grupo Audi planeja aumentar as entregas da marca Audi em 2013 como um todo para mais de 1,5 milhões de carros. 


Como resultado do aumento do volume de entregas, a companhia antecipa que a receita será levemente maior do que a do ano anterior. 

Apesar de gastos iniciais mais substanciais para a expansão da rede internacional de produção e das despesas mais elevadas em produtos e tecnologias – principalmente para atender às normas mais rigorosas de emissão de carbono ao redor do mundo – a companhia baseada em Ingolstadt pretende alcançar um retorno operacional em vendas de oito a dez por cento.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A BMW LANÇOU O PRIMEIRO E ÚNICO CARRO ELÉTRICO PREMIUM PROJETADO PARA SER ALIMENTADO POR ESSE SISTEMA. O BMW i3 FOI CONSTRUÍDO COM MATERIAIS LEVES, COMO FIBRA DE CARBONO. COM UM MOTOR DE 170 CV CHEGA DE 0 A 100 KM/H EM 7,2 SEGUNDOS, SILENCIOSAMENTE O i3 SERÁ VENDIDO EM PORTUGAL, A PARTIR DO PRÓXIMO DIA 16, POR 38.250 EUROS, OU PRESTAÇÃO, SEM ENTRADA DE €650. AS BATERIAS TÊM GARANTIA DE OITO ANOS.


A BMW apresenta, em Amesterdão, o seu primeiro veículo elétrico – o BMW i3. Este novo modelo da sub-marca i estará disponível em Portugal já a partir de 16 de novembro.

Nascido sob o lema “Born Electric”, O BMW i3 é o primeiro veículo Premium do mundo projetado desde o início para ser alimentado por um sistema elétrico com construção leve revolucionária. O resultado é o prazer de condução, característico de um BMW, com zero emissões.


O primeiro modelo 100% elétrico do BWM Group vem oferecer uma forma totalmente nova de sentir o prazer de condução, a sustentabilidade e a conectividade em ambiente urbano.

A sub-marca i representa o desenvolvimento de veículos visionários e serviços de mobilidade, um design inspirador e um novo entendimento do conceito Premium, fortemente definido pela sustentabilidade aplicada em toda a cadeia de valor deste primeiro produto da sub-marca, o BMW i3.

Com a sub-marca i, o BMW Group redefine o conceito de mobilidade individual.


360º Electric
O primeiro modelo 100% elétrico do BMW Group, abrange um novo conceito de mobilidade, colocando ao dispor do condutor o leque de serviços 360º Electric, que vem ajudar a desmistificar as questões da autonomia e do carregamento.

O BMW i3 tem ao dispor diferentes modalidades de carregamento, podendo ser carregado de forma simples e rápida.

Quer em casa ou no escritório, através da Wallbox BMW i; quer em viagem, através da extensa rede de postos disponível em Portugal (atualmente existem mais de 1.300 postos de carregamento público em Portugal).

O próprio BMW i3, através dos serviços BMW ConnectedDrive, identifica a localização dos postos de carregamento mais próximos. 


Por sua vez, o sistema de navegação do BMW i3, integralmente ligado em rede e com mapa dinâmico de autonomia e localizador de postos de carregamento, guiando o condutor até ao posto de carregamento mais próximo.

Quanto ao carregamento das baterias, as soluções passam pelo tipo normal (AC) e/ou rápido (DC), tanto nos postos de carregamento públicos ou no carregamento privado – diretamente de uma tomada elétrica convencional (o cabo necessário para o carregamento faz parte do equipamento de série do BMW i3), ou através da Wallbox BMW i, uma solução de carregamento concebida para tornar o carregamento a partir de casa ou escritório ainda mais fácil e eficiente. 

A instalação da mesma será requerida à Rede BMW i e a montagem efetuada por uma empresa certificada e de acordo com os padrões BMW i.

Associado a este primeiro modelo da sub-marca i está ainda o serviço BMW i Add-on Mobility, que permite que o proprietário do BMW i3 tenha a opção de, numa situação em que necessite percorrer distâncias maiores, ter acesso ao aluguer de uma viatura com motor a combustão. 

Este serviço está disponível de série para todos os BMW i3 comercializados em Portugal, por dois anos e inclui 10 dias/ano de utilização.


Um conceito de mobilidade em rede
A tecnologia e a ligação ao mundo exterior é uma das grandes apostas do BMW i3. 

Um dos exemplos é a aplicação BMW i Remote para iOS e Android que permite receber em qualquer altura, informações detalhadas sobre o estado atual do veículo. 

As informações incluem o estado de carga da bateria, o raio de autonomia (em função da carga da bateria), mensagens de manutenção e a localização atual do veículo.

O serviço Charge Control permite iniciar ou concluir à distância o processo de carregamento. 

A climatização do habitáculo pode ser ativada através de um smartphone, ainda antes de iniciar a viagem, para que o interior do BMW i3 tenha a temperatura ideal, otimizando simultaneamente o funcionamento da bateria de alta tensão.


O design inovador
O design visionário do BMW i3 evidencia claramente as características desportivas inerentes à marca. 

Este conceito inovador que inclui um compartimento de passageiros desenvolvido em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) combina leveza, estabilidade, segurança e um espaço extraordinário.

O design do BMW i3 sugere dinamismo e eficiência. No interior, o foco está no espaço, funcionalidade e carácter Premium. 

Para além de serem usados materiais naturais, 25 por cento do peso dos plásticos utilizados no interior são compostos por material reciclado ou matéria-prima renovável. Os têxteis dos bancos utilizam fibras 100% recicladas.


Condução eletrizante. Dos 0 aos 100 km/h em apenas 7.2 segundos

Com uma potência máxima de 170 cv e um binário máximo de 250 Nm, com a fonte de energia do motor a ser gerada a partir de células de armazenamento de iões de lítio integradas na plataforma o veículo, o BMW i3 tem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 7.2 segundos.

O baixo centro de gravidade do BMW i3 - resultado de um baixo e central posicionamento das baterias - e a distribuição do peso contribui para agilidade do modelo.

A bateria permite uma autonomia de 190 Km (EU-Cycle), o que corresponde a 130–160 Kms em condução urbana.

De realçar ainda que o sistema propulsor do BMW i3 resultou dos mais de 20 milhões de quilómetros de testes com veículos elétricos no BMW Group.


BMW i3, em Portugal
O BMW i3 será comercializado em Portugal, com um preço base de €38.250 ou uma prestação mensal de €650*.

O preço final inclui de série dois serviços nos quais Portugal decidiu apostar, por constituírem uma vantagem importante para os clientes deste modelo: o BMW i Service Inclusive (BSI) e o BMW i Add-on Mobility.

À semelhança do que já acontece em todos os outros modelos da marca, também o BMW i3 terá de série o BSI - um contrato de manutenção com a duração de 5 anos ou 100.000 Km que inclui a inspeção geral da viatura segundo as instruções BMW i; verificação e substituição, caso necessário de filtro de ar, microfiltro e líquido de travões. Nestes contratos está ainda incluída a mão-de-obra.

Por sua vez, o BMW i Add-on Mobility permite que o proprietário do BMW i3 tenha a opção de, numa situação em que necessite percorrer distâncias maiores, ter acesso ao aluguer de uma viatura com motor a combustão.

Este serviço está disponível por dois anos e inclui 10 dias/ano de utilização. Além destas duas fortes apostas do mercado nacional, faz ainda parte do equipamento de série do novo BMW i3, a lista de equipamento que abaixo se descrimina.

A comercialização do BMW i3, em Portugal, será assegurada por dois Agentes BMW i. As instalações dos dois Agentes BMW i serão inauguradas em Novembro deste ano. 

Em Lisboa - Santogal (Rua D. Luís de Noronha, 40 – 1069-081 Lisboa) - e, em Vila Nova de Gaia - Caetano Baviera (Rua do Barreiro 547 – Madalena – 4405-730 Vila Nova de Gaia). 

Para além dos dois Agentes BMW i que também prestarão serviços de Após-Venda, existirá ainda uma Rede de 21 Reparadores Autorizados BMW i, ficando assim assegurada a assistência a estes veículos de Norte a Sul do País, incluindo os arquipélagos dos Açores e Madeira.

O BMW i3 será comercializado, em Portugal, com o seguinte equipamento de série:

. BSI - BMW Service Inclusive - 5 anos/100.000km;

. BMW Add-on Mobility - inclui 10 dias/ano de utilização de veículo com modelo a combustão, durante 2 anos;

. Cabo de Carregamento Comum;

. Baterias de alta tensão, com um certificado de garantia de 8 anos ou 100.000 Km;

. eCall inteligente;

. Serviços Remote com serviços específicos BMW i;

. Rodas (jantes) de liga leve BMW i 427 de raios em estrela de 19'', BMW EfficientDynamics;

. PDC - sensores de estacionamento traseiros;

. Kit mãos-livres com interface USB;

. Desativação do airbag do passageiro frontal;

. Volante em couro (pele);

. Design interior BMW i Atelier;

. Ar condicionado;

. Rádio BMW Professional com monitor a cores de 6,5”.

*650€ /mês - valor definido, tendo por base:

Produto: Renting;

Sem entrada inicial

Duração: 36 meses;

Quilômetros: 45.000 kms (15.000 kms por ano)

Comissão de abertura de processo: €184,50

Despesa de gestão mensal: €16,61

Sujeito à aprovação pela BMW Financial Services (BMW Renting Portugal, Lda)

Condições válidas nos agentes BMWi e sujeitas a alterações sem aviso prévio.

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