Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 14 de dezembro de 2013

ALÉM DO TÍTULO DE CAMPEÃO DE 2013 DA STOCK CAR ESTARÁ EM JOGO, AMANHÃ, NO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS UM MILHÃO DE REAIS QUE O VENCEDOR DA ÚLTIMA ETAPA DO CAMPEONATO LEVARÁ PARA CASA. ASSISTA PELA TV GLOBO E PELA SPORT TV


Maior evento esportivo deste domingo (18/12) em São Paulo, a Corrida do Milhão deve lotar o autódromo de Interlagos. 


A largada da 12ª e decisiva prova da temporada 2013 da Stock Car está marcada para as 10h30, com transmissão ao vivo pela TV Globo e Sportv.


A Corrida do Milhão será mais longa, com 50 minutos de duração, e este ano com troca de pneu obrigatória. 


Com isto será muito importante a estratégia dos boxes, mas sem muitas ousadias, porque haverá uma janela para o pit stop entre a 14ª e 20ª volta.


Os dez primeiros no grid da Corrida do Milhão são:
1) Alam Khodair, 1min38s532 (Média de 157,62 km/h);
2) Ricardo Zonta, 1min38s585;
3) Tiago Camilo, 1min38s598;
4) Daniel Serra, 1min38s605;
5) Valdeno Brito, 1min38s648;
6) Ricardo Mauricio, 1min38s692;
7) Átila Abreu, 1min38s726;
8) Cacá Bueno, 1min39s055;
9) Nono Figueiredo, 1min39s151;
10) Luciano Burti, 1min39s551;


Os primeiros no campeonato da Stock Car são: Thiago Camilo, 185 pontos; 
2) Daniel Serra, 181; 
3) Ricardo Mauricio, 178; 
4) Cacá Bueno, 160; 
5) Valdeno Brito, 132, 
6) Max Wilson, 131; 
7) Sérgio Jimenez, 107; 
8) Marcos Gomes, 102; 
9) Ricardo Zonta, 96; 
10) Rubens Barrichello, 94; 
11) Rafa Matos, 76; 
12) Átila Abreu, 75; 
13) Tuka Rocha, 73; 
14) Diego Nunes, 71; 
15) Júlio Campos, 67 pontos.


A RC3 Bassani Racing tem os patrocínios de Petronas Lubrificantes Brasil S/A e Chocolates Garoto S/A.


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

JAC MOTORS COMEÇOU HOJE A VENDER EM SUAS CONCESSIONÁRIAS DE TODO O PAÍS SÉRIES ESPECIAIS DOS MODELOS J3 PLAY E J3 TURIN PLAY COM KITS MULTIMÍDIA DE SÉRIE E O J6 COM APARELHOS DE DVD NOS ENCOSTOS DE CABEÇA DOS BANCO DIANTEIROS SEM AUMENTO DOS ATUAIS PREÇOS


Com preços competitivos, essas séries especiais da JAC Motors – J3 Play, J3 Turin Play e J6 Movie – chegam ao mercado nacional para atender a uma demanda identificada na rede de concessionários JAC Motors nas conversas com os clientes da marca: o entretenimento.


O kit multimídia que será instalado no J3 e no J3 Turin possui diversos recursos: tela touchscreem de 6,2 pol, rádio AM/FM com CD player, DVD player, TV digital, sistema de navegação com GPS, entradas USB, auxiliar, SD card e iPod, além de Bluetooth, função PIP e câmera de ré. 


Com esse equipamento, que é indisponível no segmento de compactos como item de série, J3 Play e J3 Turin Play reforçam sua atratividade junto a um consumidor que ainda terá à disposição toda a lista de itens de série dos carros da JAC Motors: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros/trava/retrovisores elétricos, air bag duplo, freios com ABS, faróis de neblina, rodas de liga leve, entre outros itens.


Já o J6 Movie terá um pacote de entretenimento direcionado aos “passageiros-mirins”. Composto por duas telas de DVD de 7 polegadas, instaladas no verso dos encostos de cabeças dos bancos dianteiros, mais fones de ouvido sem fio, o modelo atende à expectativa das famílias que querem proporcionar diversão a bordo, principalmente às crianças. 


Um dos aparelhos reproduz CD e DVD, enquanto o outro, chamado “escravo”, repete a imagem e o som. Além disso, eles possuem entrada auxiliar e vídeo game (com controles).

OS PRÊMIOS QUE ENTIDADES E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PROMOVEM ANUALMENTE ELEGENDO OS CARROS FABRICADOS E IMPORTADOS VENDIDOS NO PAÍS GERAM UM BENEFÍCIO AOS CONSUMIDORES SERVINDO COMO INDICADOR NA ESCOLHA DO TIPO DE CARRO MAIS ADEQUADO AO DESEJO, INTERESSE, PREÇO, TIPO DE VEÍCULO DE CADA PESSOA. ESSE É O TEMA DA CONVERSA DE TARCÍSIO DIAS NA COLUNA DESTE SEMANA.




MECÂNICA ONLINE® 

Nº 55 — 13 / 12 / 2013


Os melhores veículos de 2013 
escolhidos pela imprensa especializada

Ford Focus venceu nas categorias "Melhor Carro Imprensa Automotiva 2013" e "Melhor Carro Nacional".

Abiauto - Associação Brasileira de Imprensa Automotiva - e Top Car TV divulgam a lista dos melhores veículos do ano em suas categorias e também por faixa de preço.

O que faz um carro ser melhor que outro? Para cada cliente temos um modelo adequado para seu perfil, quer seja um
hacthback esportivo, uma picape, um monovolume, um modelo compacto, utilitário esportivo ou mesmo outro tipo com faixa de preço adequada para sua compra, o que para muitos ainda no Brasil pode ser considerada a realização de um sonho.

Ford Fusion eleito "Carro Verde"

Fica claro que a escolha de um automóvel não é algo tão simples. Hoje, é cada vez mais usual que o cliente busque ampliar seus conhecimentos sobre os diversos tipos de modelos disponíveis no mercado através da internet. A ferramenta é decisiva para o consumidor escolher o veículo certo.

Por trás da internet, a Imprensa especializada é que tem o papel de oferecer a melhor informação, mais repleta de detalhes, aspectos técnicos, de inovação e até mesmo comparativos, para deixar o cliente com seu poder final nas mãos: a escolha certa!

VW Golf GTI eleito "Melhor Carro Importado"
Quando chegamos ao final de mais um ano, é normal que você veja o aumento nos comentários sobre prêmios automotivos. 

Que esse ou aquele é o melhor veículo do ano. A Imprensa especializada é convidada a participar e escolher esses melhores veículos.

Renault Logan "Melhor Carro Nacional até R$ 30.990,00

Representando o Mecânica Online®, participo de duas importantes premiações que você já deve ter visto, até mesmo, com seus selos em carros pelas ruas: o Prêmio Top Car TV e o Imprensa Automotiva, promovido pela Abiauto.

O mais importante prêmio nacional da televisão automotiva, o Top Car TV, ao longo dos últimos 11 anos mostra um crescimento tanto na sua importância, como na escolha dos seus eleitores. 

O J6, da chinesa Jac Motors, foi eleito "Melhor Mini Van de 2013" e
é o primeiro chinês a receber um prêmio no Brasil. 

Os jurados tiveram a difícil missão de escolher os veículos e executivos, divididos em dez categorias. São 26 representantes no júri, sendo 14 de televisão e 12 de veículos online.

Para esse prêmio os veículos são divididos em faixa de preço e os vencedores de 2013 foram os seguintes: 
Melhor Carro Nacional até R$ 30.999,00 - Renault Logan; 
Melhor Carro Nacional de R$ 31 mil a R$ 60.999,00 reais - Ford Focus; 
Melhor Carro Nacional acima de R$ 61 mil - Ford Focus; 
Melhor Carro Importado até R$ 150.999,00 - Volkswagen Golf; 
Melhor Carro Importado acima de R$151.000,00 até R$300.000,00 - Mercedes Benz Classe E; 
Melhor Utilitário Esportivo até R$ 200 mil - Volkswagen Tiguan; 
Melhor Picape - Fiat Strada. 

Fiat Strada, com a novidade das três portas sem a coluna tradicional, recebeu o título de "Melhor Picape de 2013" 

Ainda foram escolhidos o 
Melhor Executivo de Montadora ou Importadora - Thomas Schmall – Presidente da Volkswagen do Brasil; 

Melhor Comercial de TV (produto) - Volkswagen Fusca Brasil 70 Mussum; e 

Melhor Comercial de TV (varejo) – “Ronaldo”.

Já o prêmio Imprensa Automotiva é organizado pela Abiauto. 
Seu júri para a edição 2013 contou com 67 participantes de todas as regiões geográficas do Brasil e das mídias revistas, jornais, sites, TVs e rádios.

Então, vamos conhecer os vencedores por categorias! 
Melhor carro compacto: Renault Logan; Melhor carro nacional: Ford Focus; 
Melhor utilitário esportivo: Chevrolet Tracker; Melhor minivan: Jac Motors J6; 
Melhor importado: Volkswagen Golf; 
Melhor picape: Fiat Strada; 
Carro verde do ano: Ford Fusion Hybrid; Melhor Carro Imprensa Automotiva 2013: Ford Focus.

Agora, caro leitor, você tem os indicativos dos melhores veículos conforme avaliação da imprensa especializada. 

Mas o que você deve sempre considerar na sua escolha é a aplicação do veículo em seu dia-a-dia, conforme for o estilo de carroceria, capacidades, motorização, garantia, pós-venda e principalmente faixa de preço e suas condições de aquisição.

MECÂNICA ONLINE

· Melhores motores – O prêmio da Abiauto também escolhe os melhores motores nos veículos oferecidos no Brasil. 

E o grupo Volkswagen fez a festa: o melhor motor 1.0 a 1.4 litro foi o inovador três cilindros oferecido no Fox BlueMotion que também deve ser aplicado no Up!, modelo que chega ao mercado no início de 2014. 

Entre os motores de 1.4 a 2.5 litros o vencedor foi o Audi 1.8 TSFI. Já acima de 2.5 litros a Audi ganhou novamente com o 4.0 litros Biturbo FSI. 

A melhor motorização Diesel de 2.0 a 3.5 litros ficou com o Volkswagen 2.0 Turbo.

· A volta dos que não foram – Muita discussão sobre o anúncio do governo em adiar a obrigatoriedade de ABS e airbag para 2016. 

A AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, durante sua coletiva deixou clara que também foi pega de surpresa e está de braços cruzados diante do anúncio da provável postergação da lei. 

A entidade acredita que os sistemas de segurança continuarão a ser instalados de maneira gradual.

· Segurança em xeque – Se você não concorda com o adiamento proposto pelo governo para a obrigatoriedade de ABS e airbag para 2016, participe dessa petição: https://secure.avaaz.org/po/petition/Ministro_Guido_MantegaMinisterio_da_Fazenda_Nao_adie_a_obrigatoriedade_de_freios_ABS_e_airbags/sign/
____________________________________
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

PARA SE APROXIMAR MAIS DE SEUS CLIENTES A RENAULT IMPLANTOU DOIS PROJETOS: RENAULT BOX E RENAULT ITINERANTE, VISANDO LEVAR A MARCA PARA LOCAIS ONDE NÃO EXISTEM CONCESSIONÁRIAS. CUIABÁ SERÁ A PRIMEIRA CIDADE ONDE SERÁ MONTADO O SHOW ROOM MÓVEL. A RENAULT ITINERANTE COMEÇARÁ JÁ ESTE MÊS NO INTERIOR DE MINAS GERAIS, GOIÁS, PELOTAS


Com o objetivo de estar cada vez mais próxima dos clientes a Renault traz mais uma inovação, ou melhor, duas: o Renault Box Store, que começará em Cuiabá
 e o Renault Itinerante, que será inaugurado no interior de Minas Gerais, Goiás, Pelotas e região Sul. 

A iniciativa, que visa levar a marca para locais onde ainda não existem concessionárias físicas, permitirá que os clientes conheçam a gama de produtos, tirem dúvidas sobre financiamento, se informem sobre regras de garantia e revisões, entre outros atendimentos disponíveis.

Seguindo a identidade visual de uma concessionária convencional, as novas modalidades de showroom terão as mesmas cores e mobiliário padrão encontrados nas lojas tradicionais, além do atendimento focado no cliente, característicos das concessionárias Renault.

O Renault Box Store é um showroom móvel que ficará presente por alguns meses em municípios onde a Renault ainda não tem um showroom em operação, seja durante uma temporada de férias em uma cidade de veraneio, seja para antecipar a chegada da marca numa cidade ou enquanto as obras das futuras instalações de um novo ponto estiverem em andamento.

Já o Showroom Itinerante funcionará num furgão Renault Master especialmente transformado para atender o público com conforto e comodidade. 


O objetivo deste showroom é circular nas cidades vizinhas de uma concessionária, apresentando a marca para um número de clientes cada vez maior.

Vale destacar que tanto o Renault Box Store quanto o Renault Itinerante constituem ainda uma nova opção de empreendimento para os empresários que já representam a marca Renault. 


Com um baixo investimento e despesas reduzidas, os novos showrooms móveis podem se transformar em mais uma fonte de receita para os concessionários. 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

EM ABRIL DE 2014 CHEGARÁ AO BRASIL A SEXTA GERAÇÃO DO MUSTANG QUE SERÁ APRESENTADO NO PRÓXIMO SALÃO DE DETROIT, EM JANEIRO PRÓXIMO.



Alta Roda 
Nº 763 — 11/12/13

Fernando Calmon

FIM DE TEMPESTADE

Nos últimos dias duas marcas de origem americana estiveram no topo do noticiário automobilístico no mundo inteiro. 

E se deve à reviravolta industrial e comercial dos chamados Três Grandes de Detroit, depois da crise econômica de 2008 iniciada nos EUA e ampliada para outros países. 

Referência emblemática é a sexta geração do Mustang, que completará 50 anos em abril do próximo ano e já registrou mais de nove milhões de unidades.

A Ford quis demonstrar suas intenções expansionistas mundiais ao decidir pré-apresentar o carro em seis cidades, de quatro continentes (N. York, Dearborn/Detroit, Los Angeles, Barcelona, Xangai e Sydney). 

Exibiram-se as versões de topo, tanto do cupê como do conversível. Embora a empresa ainda faça mistério, chegará ao Brasil só em 2015, pois as vendas nos EUA começam em meados de 2014. 

No início, apenas a versão mais cara estará disponível aqui e em concessionárias selecionadas.

Pormenores do Mustang só serão conhecidos no Salão de Detroit, a partir de 13 de janeiro próximo. 

Mas o que foi adiantado já demonstra mudança de filosofia. Ficou 90 kg mais leve graças a partes do chassi em alumínio; assoalho e teto mais baixos. 

Bitolas e para-lamas foram alargados na traseira; para-brisa e vidro traseiro têm maior inclinação. 

Conjunto ganhou, assim, espaço interno e volume no porta-malas. Há três opções de motor: 2,3 litros, quatro-cilindros turbo, pela primeira vez (310 cv); dois aspirados, 3,7 litros V-6 (304 cv) e o tradicional 5 litros V-8 (420 cv). Oferecerá câmbios automático e manual, 6-marchas, para atender a todos os gostos.

Essa preocupação com eficiência energética se soma à estreia da suspensão traseira independente que, ao lado de oferecer outro comportamento dinâmico – antes limitado pelo anacrônico eixo rígido durante cinco décadas – permitirá melhor acomodação no banco de trás e formato do porta-malas. 

Interior e painel rejuvenesceram, mas diferem pouco do automóvel atual.

A pré-apresentação do GT mostrou alguns apêndices típicos desta versão. No entanto, também destacou toques sutis como o discreto friso sobre a tampa do tanque e traseira limpa do conversível com seu teto de lona de camadas isolantes. 

Nos planos da Ford estão exportações firmes inéditas para Europa, China e países da Ásia-Pacífico. 

Afinal, embora sempre ligado à cultura comportamental e técnica do comprador americano, há cerca de 300 clubes do modelo nos cinco continentes e mais de 50% dos seus fãs no Facebook estão fora dos EUA. Então, mercado potencial existe.

General Motors apareceu no noticiário de forma bem menos espetacular. Governo americano vendeu, em bolsa de valores, último lote de ações em seu poder. 

Houve críticas à participação provisória na companhia e por restar um saldo negativo de US$ 10 bilhões. 

Entretanto, estudo de um centro especializado mostrou que o prejuízo para a economia do país seria quase 10 vezes maior, sem o socorro. 

Ao mesmo tempo, a empresa anunciou Mary Barra como primeira executiva-chefe mundial de um conglomerado automobilístico e segundo fabricante mundial em vendas, para suceder Daniel Akerson. Finalmente as mulheres chegaram lá!

RODA VIVA

LAND ROVER anunciou, com certo atraso, R$ 750 milhões para produzir 24.000 unidades/ano, em Itatiaia (RJ), em 2016. Ao contrário de concorrentes, se trancou sobre modelos escolhidos. 

Freelander e Evoque são candidatos naturais. Novo Defender está nos planos. Empresa esconde pormenores desse SUV de entrada. Não era de se esperar que o fizesse aqui.

DESVANECERAM esperanças de 2013 completar 10 anos seguidos de alta nas vendas ao mercado interno. Queda será pequena em relação ao recorde de 2012. 

Dado positivo é o salto na produção em novo patamar. Crescimento em torno de 12% sobre o ano passado se deu por substituição de importações e reação das exportações, puxadas pela Argentina.

ATENÇÕES se voltam para 2014. IPI vai aumentar parcialmente em 1º de janeiro: cada 1 p.p. reflete em 1,1 p.p. no preço final. Mais provável que os carros encareçam 2,2%. 

Modelos básicos devem ir além, porque todos terão de série airbags frontais e freios ABS, porém cada fabricante terá sua estratégia. Estoques (41 dias) em novembro ficaram acima do ideal (35 dias).

ÚLTIMO importador a aderir ao regime Inovar-Auto, a Kia, representada pelo Grupo Gandini, finalmente aquiesceu. 

Marca sul-coreana do Grupo Hyundai ainda estuda construir uma fábrica. Decisão dependerá de resquício da batalha tributária com o governo brasileiro sobre a ex-controlada Asia Motors. 

Está tudo bem, mas não está tudo bem. Coisas típicas do Brasil...

PARA se garantir em cenários diversos e adversos, José Luiz Gandini começará a importar da China e do Uruguai a décima marca chinesa, Geely, a atuar no Brasil, a partir de janeiro próximo. 

Trará o sedã médio-compacto EC7 (200 unidades/mês) e o subcompacto GC2 (300 unidades/mês). Geely controla a sueca Volvo e uma fábrica no Brasil para qualquer delas não se descarta.

____________________________________

fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

FORD FOCUS FOI ELEITO O "CARRO DO ANO 2013" E " MELHOR CARRO NACIONAL" PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA AUTOMOTIVA (ABIAUTO), EM SOLENIDADE REALIZADA, ONTEM À NOITE, EM SÃO PAULO, EM QUE A TRIUMPH TIGER 800 FOI ESCOLHIDA A "MELHOR MOTO 2013" E "MELHOR ESTRADEIRA" E A TRIUMPH DAYTONA 675R RECEBEU O PRÊMIO DE "MELHOR ESPORTIVA". A AUDI CONQUISTOU OS PRÊMIOS NAS DUAS CATEGORIAS DE "MELHORES MOTORES" COM O AUDI 1.8 TSFI E AUDI 4.0 BITURBO FSI. A NOVA PICAPE STRADA DE TRÊS PORTAS GARANTIU À FIAT O PRÉMIO "MELHOR PICAPE" E A FORD AINDA LEVOU COM O FUSION HYBRID O GALARDÃO DE "CARRO VERDE"



A Ford e a Triumph foram os grandes vencedores do 15º Prêmio Imprensa Automotiva, organizado pela ABIAUTO - Associação Brasileira da Imprensa 
Automotiva. 

Os vencedores do Prêmio Imprensa Automotiva 2013 foram:


Célio Galvão, gerente de Comunicação da Ford com o prêmio conquistado pela montadora. à direita, Célia Murgel, presidente da ABIAUTO.
MELHOR CARRO 2013 IMPRENSA AUTOMOTIVA: Ford Focus.

MELHOR NACIONAL: Ford Focus.


MELHOR COMPACTO: Renault Logan.

MELHOR UTILITÁRIO ESPORTIVO: Chevrolet Tracker. 

MELHOR MINIVAN: JAC J6. 

MELHOR IMPORTADO: VW Golf. 


MELHOR PICAPE: Fiat Strada.

CARRO VERDE: Ford Fusion Hybrid.



MELHOR MOTOR 1.000 a 1.400 cc: VW 1.0 3 Cilindros. 

Charles Marzanasco,  supervisor de Imprensa de Produto, à esquerda, e Christian Marxen, gerente de Comunicação da Audi, receberam o prêmio da ABIAUTO pela vitória na categoria de "Melhores Motores"

MELHOR MOTOR 1.401 a 2.500 cc: Audi 1.8 TSFI.

MELHOR MOTOR ACIMA de 2.501 cc: Audi 4.0 Biturbo FSI.


André Senador, diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da , recebeu o prêmio ABIAUTO pela Volkswagen do Brasil.

MELHOR MOTOR DIESEL 2.000 a 3.500 cc: VW 2.0 Turbo.

MELHOR MOTO 2013 IMPRENSA AUTOMOTIVA: Triumph Tiger 800.

Célia Murgel e Saulo Moreno, presidente e vice-presidente da ABIAUTO, respectivamente, com Eduardo Sanches, da Assessoria de Imprensa da Triumph recebeu o prêmio em nome da fábrica inglesa.

MELHOR ESTRADEIRA: Triumph Tiger 800. 

MELHOR URBANA/STREET: Honda CB500. 

MELHOR ESPORTIVA: Triumph Daytona 675R.


Representantes das montadoras com os prêmios conquistados no Prêmio ABIAUTO 2013

O resultado apurado e auditado pela HLB Audi Link Auditorias foi anunciado em solenidade na noite de ontem (11/12), em São Paulo (SP), com a presença de centenas de convidados, entre jornalistas de todo o Brasil e os principais dirigentes de montadoras, fabricantes, importadoras, associações de classe e da cadeia automobilística e motociclística nacional.


A presidente da ABIAUTO, Célia Murgel, frisou que o Prêmio ABIAUTO está ganhando força a cada ano que passa. "Já tínhamos a credibilidade e abrangência pela qualidade e grande número de jornalistas especializados que votam, representando todas as regiões geográficas do Brasil e as mídias revistas, jornais, sites, TVs e rádios. E após o resultado deste 15º Prêmio Imprensa Automotiva, acredito ainda mais que esta representatividade é um respeitado selo de qualidade para as montadoras, fabricantes e importadoras", reforçou. 

O júri formado por 67 jornalistas, representantes da Imprensa Especializada. elegeram o Ford Focus o "Melhor Carro 2013 Imprensa Automotiva", e "Melhor Carro Nacional" e a montadora norte-americana ainda levou o Prêmio de "Carro Verde" conquistado pelo Fusion Hybrid. 

"Ganhar o Prêmio Abiauto é a expressão máxima de reconhecimento, pois vem de uma instituição consolidada, com muita representatividade regional e nacional. É um pessoal que realmente entende e reconhece os bons carros. É um dos prêmios mais importantes e respeitados do mercado, e vencer em uma disputa muito apertada aumenta ainda mais o nosso prestígio", garante Célio Galvão, gerente de Imprensa da Ford.

O prêmio de "Melhor Importado" ficou com o Volkswagen Golf, o de "Melhor Compacto" coube ao Renault Logan. 

A Fiat recebeu pelo seu novo modelo Strada o prêmio de "Melhor Picape", enquanto o de "Melhor Utilitário Esportivo" foi para o Chevrolet Tracker. 


Eduardo Pincigher, diretor de Imprensa da JAC Motors, recebeu o prêmio pela conquista do J6 como "Melhor Mini Van de 2013" 

O chinês JAC J6 venceu na categoria de "melhor Mini Van", firmando-se como a primeira marca desse poderoso país asiático a ter um carro premiado no Brasil.

Melhores motores
No segmento de quatro rodas ainda foram premiadas a Audi, com o "Melhor Motor de 1.401 a 2.500 cc", pelo 1.8 Turbo FSI e "Melhor Motor acima de 2.501 cc" com o 4.0 Biturbo FSI. 


A Volkswagen, ficou com prêmio de "Melhor Motor de 1.000 a 1.400 cc", pelo 1.0 3 Cilindros e de "Melhor Motor Diesel de 2.000 a 3.500 cc" pelo 2.0 Biturbo Amarok.

Duas rodas inglesa
A moto Triumph Tiger 800 recebeu dois prêmios, o de "Melhor Moto 2013 Imprensa Automotiva" e de "Melhor Estradeira", e a marca inglesa ainda recebeu o prêmio de "Melhor Esportiva" pela Triumph Daytona 675R

Na categoria de "Melhor Moto Urbana/Street" a vencedora foi a Honda, com a CB 500. O júri deste segmento foi formado por 14 jornalistas da ABIAUTO com direito a voto.

"Foi uma surpresa ganharmos em três categorias. É um reconhecimento do segmento entre tantos produtos bons no mercado. É um orgulho ter conquistado em tão pouco tempo no Brasil estes prêmios concedidos pela Abiauto", confessou Fernando Filie, gerente de Marketing da Triumph.

Homenagem a Wilson Libório
O 15º Prêmio Imprensa Automotiva foi uma homenagem ao jornalista catarinense Wilson Libório de Medeiros, sócio-fundador da entidade, falecido neste ano. 


"Não posso deixar de agradecer ao profissionalismo dos associados que colaboraram para a mais organizada e melhor premiação que já fizemos. E um agradecimento especial aos patrocinadores e apoiadores, que possibilitaram fazermos este evento, notadamente Banco RCI Brasil, Ford Caminhões, Lexus, Magneti Marelli, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Fazenda SerrAzul, Polaris, CaraReges Eventos e TSO Brasil", agradeceu Saulo Moreno, presidente do Prêmio ABIAUTO e vice-presidente da entidade de classe.

O Prêmio Abiauto 2013 teve o patrocínio de Ford Caminhões, Magneti Marelli, MAN Latin America, Lexus e Banco RCI Brasil, Co-patrocínio de Mercedes-Benz e Fazenda SerrAzul e apoios de Polaris, CaraReges Eventos e TSO Brasil.

Entidade especializada
A ABIAUTO - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva - é uma sociedade com caráter associativo de classe, cultural, social e recreativa, constituída por profissionais de Imprensa Automotiva em atividade na mídia escrita e eletrônica dos meios de comunicação de massa - jornais, revistas, rádios, tvs e sites especializados -, assessorias de Imprensa ligadas ao setor, departamentos de Imprensa das montadoras e importadores de veículos.

Fundada em 1998 por jornalistas especializados da indústria automobilística, a ABIAUTO tem por finalidade a preservação da liberdade de Imprensa; orientação, defesa, assistência social, assistência cultural e união de seus associados; incentivar o estudo dos assuntos automotivos; organizar, promover e patrocinar eventos; manter intercâmbio e cooperação com entidades semelhantes de outros países; promover e organizar concursos.

Em seu quadro de associados a ABIAUTO tem mais de 100 jornalistas de quase todos os Estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará),
 que representam os órgãos de comunicação mais importantes do País.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ROBERTO NASSER DO ALTO DE SUA EXPERIÊNCIA AUTOMOTIVA ALERTA: ESTA É A HORA DE COMPRAR UM MERCEDES-BENZ CLASSE C E UMA BOA BARGANHA PODE RESULTAR NUM PREÇO EXCELENTE: R$ 110 MIL. APROVEITE! AFINAL, QUANDO TERMINA A NOVELA ALFA? PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DA BMW NO BRASIL ESTÁ MARCADA PARA DIA 17 DESTE MÊS NATALINO.


Coluna nº 5013 - 11 de Dezembro de 2013
____________________________________

Quer Mercedes C novo? Corra

Pensando em comprar bom e charmoso Mercedes Classe C, as boas sensações de conduzir com motor turbo, câmbio automático, excelente ajuste mecânico, sua estrela guia conduzindo a noção de status para você, familiares, vizinhos, amigos e quem mais o veja?

Decida-se, ande logo, feche negócio.
Não pense  que os Mercedes C estão no fim, mas, ocorre, a marca desenvolve grande plano mundial para resgatar sua liderança no segmento Premium – dentre as alemãs Audi e BMW vendem mais. 

Amplo, passa por cercar a base do mercado com produtos menores, ampliar a faixa dos usuários da marca, valorizar as séries S, E e C com equipamentos e confortos superiores aos encontrados nos concorrentes. 

O projeto iniciou chegar ao Brasil com o A hatch, recém apresentado, prosseguindo com o novo C, a grosso modo um S pequeno, por seu grau de equipamentos e refino – como acabamento interno em madeiras.

Na Europa e EUA iniciou vender a nova família A. Aqui tem o hatch e em 2014 cobrirá todo o subsegmento: sedã CLA, em fevereiro, e, ao final do ano, o GLA, mini-utilitário esportivo, de produção iniciada nesta semana na Alemanha.

O pequeno sedã A tem feito milagre no mercado exterior. Gera demanda, espera, e trouxe característica especial: baixou em 10 anos a idade do usuário de Mercedes, criando fatia específica a jovens profissionais e chegantes aos Mercedes. 

Como a satisfação de um sonho/vontade, não combina com veículos sem equipamentos, assim, apesar do menor porte, de utilizar motor básico 1.6, ter tração dianteira, o CLA fez-se automóvel bem completo. E custará R$ 140 mil – mais que o C.

Muda
Brasil é mercado prioritário para a Mercedes, apesar de vender pouco, em torno de 10 mil unidades ano. 

Para aumentar vendas e melhor participar de cenário com vendas em expansão, adaptou-se às novas regras setoriais, iniciando construir fábrica exclusiva a automóveis em Iracemápolis, SP. 

De lá tirará dois produtos: o novo Classe C e o utilitário GLA. Este projeto tem organização especial, reportando-se diretamente à operação automóveis na Alemanha, na grande arrancada para recuperar a liderança.

Aqui coordenado pelo grego Dimitris Psillakis, diretor da área de automóveis e Sprint, foca valorizar automóvel e usuário, empurrando o preço do Classe C para cima. 

A postura encontra oportunidade com a mudança do novo C, previsto para chegar ao país no meio do ano – e aqui ser prodNovo produto, maior em comprimento e distância entre eixos graças a nova plataforma, e bem dotado de equipamentos e confortos – ao contrário das atuais versões. Custará, importado, em torno de R$ 160 mil.

Assim, vale o conselho: ante a mudança de linha e conteúdo – e de preço -, se você tiver a fim de um Classe C, negociado com os revendedores até por R$ 110 mil reais, a hora é esta.


Classe C. Novo, mais equipado, subirá – muito – de preço



Alfa no Brasil? Só importada
Adiamento do plano quinquenal do projeto de recuperação da marca Alfa Romeo, atingiu sua chegada ao Brasil, em especial produção em Goiana, Pernambuco, próxima fábrica Fiat. 

A marca, por Sérgio Marchionne, seu nº 1, tem adiado apresentar novo projeto de cinco anos, visando elevar a marca a patamar diferenciativo. 

Mas não o faz, adia, encontra dificuldades. Dá sinais pontuais, fazendo apenas Giulietta, MiTo, isolados, em declínio, e carros em mirradas edições – Alfa 8C, 8C Conversível, 4C. 

Há único novo projeto à vista, utilitário esportivo com motor Maserati. Em fábrica desta marca, navegando em surpreendente crescimento, são produzidos estes distinguidos Alfa.

O projeto de volta é necessário, mas não encontrou seu norte. Na consideração de fatores, o Brasil é o maior mundial mercado da Fiat e produz ótimos lucros. 

A nova fábrica pernambucana, atualizada e mais produtiva, seria berço natural à fornada com plataforma básica, servindo às três marcas principais do grupo: Fiat, Chrysler e Jeep. 

Tal produção incluiria o Fiat Viaggio – substituindo o Linea -; o Dodge Dart; e um Alfa Romeo, mas a Fiat cancelou o projeto e o desenvolvimento da construção de MiTo e Giulietta no Brasil, espécie de versão industrial de Punto e Bravo.

Mudar o projeto instalou a correria. A plataforma a servir a duas ou três marcas será a do Fiat 500 L, e nele o maior trabalho é a criação do novo Jeep Compass, modelo de base da marca. 

Surpresa, os engenheiros da Fiat Brasil, responsáveis pelo criar o veículo, após muito trabalho aferiram, o protótipo brasileiro de Jeep em muito supera em comportamento dinâmico o atual produto estadunidense.

Base
As dificuldades no traçar um caminho para a Alfa, aproveitando sua história, tradição e diferencial tecnológico, estão na base, na falta de entrosamento com a Fiat, num casamento apenas por interesse. 

O governo italiano, através de seu BNDES, era o titular da Alfa e resolveu passá-la adiante. 

A Ford, em ação expansionista, interessou-se mas claudicou na decisão, e a Fiat assumiu-a. 

Nada de patriotismo, italianidade, sinergia para absorver competência tecnológica mas, tão-somente, para impedir a presença da Ford em seu quintal. 

Casamento entre pessoas físicas ou jurídicas é coisa simples. Metade do necessário, por exemplo, para tocar um museu de automóveis antigos, onde são exigidos dois artigos básicos: tesão e talão. 

Ou seja, um permanente interesse emocional, e um orçamento ágil que, em segundos se transforma em pagamentos. 

Casamento se resolve com a metade, com um destes elementos, de acordo com o CPF ou o CNPJ. No caso da união Fiat e Alfa – veja que não grafei Fiat + Alfa – eles inexistem.

E por falta de um caminho para os produtos, e de orçamento curto, o projeto de futuro para os Alfa, transformando-a numa referência tecnológica, como uma espécie de Audi italiana, é sempre adiado.


SUV pode ser próximo e homeopático Alfa/Maserati



Roda-a-Roda

Auto, 8 – Um papel circula na SAE, sociedade de engenheiros automobilísticos, nos EUA. 

Diz, a GM terá no Corvette para 2015 câmbio automático 8 marchas, em lugar do atual 6 velocidades. Mais agilidade, menor consumo, ruídos.

Government Motors – O trocadilho, associando a General Motors ao governo, que a salvou com robustíssimo empréstimo, perder-se-á no tempo. 

O governo Obama não é mais sócio da GM. Vendeu suas ações da empresa, assumidas para evitar sua falência. Povo dos EUA escriturou um prejuízo de US$ 10,5B.

Menos, mais – BMW anunciou versão 316i, primeiro degrau da Série 3, motor menor, 1.6, 16V, injeção direta, dois turbos, 134 cv, câmbio de oito marchas, R$ 115 mil. 

Na prática se mistura ao degrau superior, a 320i, com motor 2.0 e 184 cv. Preço oficial R$ 130 mil, no balcão de R$ 115 mil a 120 mil.

Mercado – Faz parte do projeto da BMW traçado por Herlander Zola, ex-VW e diretor de marketing: focar na faixa de maior demanda, a base da série 3.


Corrida – Pega p’ra valer nas Audis daqui e da matriz no preparar lançamento do A3 sedã fins de janeiro. 

Carro simples e correto, com simbologia e parte prática nas providências para ser campeão de vendas: será produzido pela Audi no Brasil e necessita pavimentar o caminho com unidades vendidas, vistas, assistidas, movimentando a rede de concessionários.

Caminho – Matriz da Kia autorizou sua representante Kia Motors do Brasil, a se adaptar ao projeto Inovar-Auto, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior. 

A importadora não esclareceu como. A inclusão permite cota de 4.800 veículos novos, sem adição de 30 pontos sobre o IPI. Quer vender 1.000 veículos a mais: 30 mil em 2014.

O Ka, lá – O conceito Ka, exibido no Brasil há dias, foi mostrado na Europa. Evento grande, para marcar a substituição do Ka de lá, feito pela Fiat sobre o 500, pelo projeto gestado e esculpido pela Ford Brasil, com base do atual Fiesta.

Cara - Bill Ford, presidente do Conselho Mundial da empresa, destaca-o ”como futuro compacto de cinco portas, tecnologia avançada, design atraente, preço acessível’”. Lá, dizem, coisa para 2015. Aqui, bem antes.

Mercado
– Apesar da retração nas vendas em novembro, no total a produção de autoveículos no Brasil ultrapassou a soma marcada em 2012, com 3,5 milhões de unidades, e devem cravar em torno de 3,8 milhões até o final de dezembro. Estrelas no cenário, máquinas agrícolas devem ultrapassar 100 mil unidades.

E? - Luiz Moan, presidente da Anfavea, associação dos fabricantes, aponta o sucesso, contrariando as previsões pessimistas do início do ano, pelo estímulo à produção pelo Inovar-Auto; pelas exportações quase 30% superiores ao ano anterior, e pela solidez do agronegócio.

Previsão – Executivos da indústria evitam fazer previsões de vendas em 2014. Citam como fator anômalo a soma entre realização da Copa do Mundo e com as eleições. Lembram, o país parará nos dois períodos.

Caboré – Maior prêmio da propaganda brasileira, promovido pela revista Meio e Mensagem, escolheu a Fiat Anunciante do Ano. 

A corajosa e oportuna campanha de levar pessoas às ruas à época das manifestações limpas, superou o rolo compressor da Fri Boi, anunciante novo, gastando R$ 150 milhões, e imagem do ator Toni Ramos. É carimbo de competência da turma da Fiat.

Contingência – Passamento do líder Nelson Mandela fez BMW alterar data para cravar pedra fundamental de sua fábrica em Araquari, SC. Será dia 17.

Treino – Volkswagen inaugurou outro centro de treinamento para vendedores e mecânicos. Em S Paulo, av Washington Luiz, perto do aeroporto de Congonhas, capaz de treinar 52.000 profissionais ao ano. 

Quer oito centros, operacionais, já está em Goiânia, Go, São José do Rio Preto, SP, e Curitiba, Pr.

Legal
– BNDES iniciou financiar caminhões DAF X 105, que diz montar em Ponta Grossa, Pr. 

É Premium, para carga pesada, motores de 13 litros, tração 6x2 ou 6x4. Sucesso comercial em caminhão é financiamento oficial. 

Tem, compete. Não, ‘tá fora do mercado. DAF ex holandesa é do grupo Paccar, EUA.

Se mostra – Dono de enorme patrimônio identificado com design e construção correta, Jonas Hipólito de Assis, presidente do grupo ILP, da Karmann-Ghia, busca ações para manter a identificação da empresa com os registros populares.

Mais
– Fez concurso de design reunindo novos profissionais em projeto de como seria um KG atualizado. 

Agora, desafiou os vencedores Felipe Mazzeo e Rodrigo Scarpetta a criar produto adequado às exigências de mobilidade urbana.

Produto
- Deu em bicicleta com quadro em vários materiais: aço carbono, alumínio, fibra de carbono, plástico injetado. Édson Campos, presidente da KG crê em enorme aceitação pelo mercado.

Barreira
– Apesar das festivas construções de ciclovias – S Paulo promete 400 km – bicicleta no Brasil tem inexplicável taxação. Acredite, 40,5%.

Lava limpo – Smart Wash, novo sistema para lavar automóveis e motos com rapidez ecológica em menores tempo e valor, usa produtos Mr Green. 

Base é o D Limoneno, derivado da casca da laranja, coisa mágica, lava ecologicamente e até faz funcionar motor.

Mais – O Peco System lava tudo, de Smart a Dodge RAM, extremos do mercado, em três minutos. Entre 10’ e 15’ o serviço é dado como pronto, custo de R$ 29 a 39. Para lavar ou representar,
(11) 3934.4460 www.smartwash-auto.com.br

Social – O negócio não é apenas correr, há que participar. Slogan não é este, mas é a consequência. Rallies da Mitsubishi recolheram de seus participantes em 2013 nada menos que 92! toneladas de alimentos, repassados a obras pias. Desde 1994, quando começaram, 900 t. É um fome zero com tração nas 4.

Gente – Mary Barra, engenheira, nova presidente da General Motors Company. 

OOOO Longos 33 anos na empresa, tocou o projeto de renascimento da GM pós crise. 

OOOO Ascensão atende a pedido de saída de Dan Akerson, presidente, cuja mulher teve recente diagnóstico de agressivo câncer. 

OOOO No processo, 10 grandes mudanças na empresa. 

OOOO José Luiz Gandini, 52, empresário, presidente da Kia Brasil, premiado. 

OOOO Honra ao Mérito Empresarial do Latin American Marketing Personality - LAMPA. Também Magazin Luiza, Blue Tree Hotels e Dudalina. OOOO


Novo Mustang. Ícone
Projeto forte, organizado, a Ford expõe sua alma na sexta geração do Mustang. Muda todo o automóvel, a engenharia tradicional, molda-o como bandeira e referência da marca em todo o mundo, para alavancar vendas de seus produtos.

O automóvel não é um novato, ao contrário, exposto em sem número de filmes, livros, matérias, mais curtido no Facebook, ideal à pretensão da Ford em vendê-lo em quatro continentes. 

Para isto, absorveu sinais de mercado em quase todo o mundo, e teve coragem de realizar amplo trabalho de formulação.

Mudou a plataforma para dar mais estabilidade, resposta ao ganho nos motores, para ajustar as sensações de conduzir em freios, direção, controle. 

Substituiu as duas suspensões, aplicando sub chassi dianteiro e sistema Mc Pherson – patente Ford. Atrás, semi eixos articulados e braços de ligação.

Três opções de motor: versão de entrada, V6, 3.700 cm3, 304 cv, 366 Nm de torque. No topo, V8, 4.200 cm3, 420 cv de potência e 537 Nm em torque. 

Estado de arte, diz a Ford, na versão projetadamente mais demandada, motor 4L, 2.3L, de corajosa tecnologia do uso do turbo reduzindo tamanho e peso dos veículos. 

16 válvulas, injeção direta, turbo, 310 cv e 407 Nm de torque. Eletrônica para garantir tração equilibrada e estabilidade direcional.

Embrulha o pacote carroceria com piso e teto mais baixos, bitola e para lamas traseiros mais largos, perfil mais aerodinâmico e elegante, com para brisas e óculo traseiro mais inclinados, lanternas traseiras tri dimensionais, três elementos, lembrando o modelo 1967, do qual se fez releitura da frente identificada como nariz de tubarão.

Dentro, painel rico em relojoaria. Nele, emblema mostra o ponei que deu origem à marca, galopando, fazendo ligação temporal: “Mustang – since 1964”.

Ah, e teve o escapamento retrabalhado para impor-se. Um pouco está aqui: http://www.motorauthority.com/news/1088970_hear-the-2015-ford-mustang-gt-start-rev-video

Mustang, 6ª edição, bandeira para vendas mundiais.
 

KS LANÇOU BRONZINAS DE BIELA PARA MOTORES IVECO FABRICADOS ENTRE 1999 E 2004

A KS lançou bronzinas de biela no mercado nacional de reposição para o motor Iveco 8060.45 dos caminhões Eurocargo 150 E, Eurocargo 160 E, Euro I e Euro II produzidos entre 1999 e 2004; e para os motores 420 e 620 dos tratores e colheitadeiras Valtra-Valmet.

O lançamento da bucha de comando atende o motor Valtra-Valmet 420 abrangendo os modelos: 800, 885, 900, A850, A950, BM 100, BM 110, BM 125 e BM 85 fabricados a partir de 1998, e o motor 620, que se aplica nos modelos 1680, 1880, BC 4500, BH 140, BH 145, BH 160, BH 165, BH 180, BH 185, BH 205 e BM 120 com início de produção em 1996.

TMD/COBREQ COM NOVOS LANÇAMENTOS: PASTILHAS DE FREIO PARA VEÍCULOS FORD, VW, HYUNDAI E KIA

Fabricante de pastilhas e lonas de freio com a marca Cobreq, a TMD Friction do Brasil colocou no mercado de reposição nacional pastilhas de freio para modelos da Ford (picape F-4000 turbo), Volkswagen (caminhão VW Delivery), Hyundai (Sonata) e Kia (Opirus e Soul).

Para o Ford F-4000, as novas pastilhas Cobreq são dos freios dianteiros e traseiros deste veículo produzido entre 1996 e 1998, enquanto que para os Volkswagen Delivery 5.140 e 8.150, fabricados a partir de 2005 (enquadrados na categoria de Veículo Urbano de Carga – VUC), as pastilhas são dianteiras.

Já para o Hyundai Sonata 2.0, o Hyundai Sonata 2.4 16V e o Hyundai Sonata 3.3, todos com produção de 2005 em diante, as pastilhas são para o freio traseiro, assim como dos Kia Opirus 3.5 (09/03), Opirus 3.8 V6 (10/08) e Soul 1.6 16V produzido de 2009 em diante.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.