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sábado, 30 de julho de 2016

HONDA ESTICOU, ALARGOU ELEVOU A DISTÂNCIA ENTRE EIXOS, DIMINUIU O TETO DO CARRO E AMPLIOU O PORTA-MALAS E DAÍ NASCEU O CIVIC E SUA 10ª GERAÇÃO, MAS MANTEVE O MOTOR DO MODELO ANTERIOR, À EXCEÇÃO DA VERSÃO TOURING QUE RECEBEU UM MOTOR 1.5 TURBO DE 177CV E 22.4 MKGF E CÂMBIO DE SETE MARCHAS VIRTUAIS, MAS CUSTA MAIS R$ 37 MIL DO QUE A SPORT. A PEÇA QUE A VW PREGOU AOS SEUS CLIENTES FRAUDANDO OS MOTORES DOS CARROS A DIESEL VAI LHE CUSTAR MUITO CARO: A JUSTIÇA ESTADUNIDENSE DETERMINOU QUE A MONTADORA INDENIZE OS COMPRADORES EM US$ 15 BILHÕES (CERCA DE R$ 55 BILHÕES). GM DEU UMA MELHORADA LEGAL NO ONIX E NO PRISMA, MAS NÃO MODERNIZOU OS MOTORES DA ÉPOCA DO MONZA



Coluna nº 3.116 - 30 de Julho de 2016

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Honda Civic, nova geração
Honda fez redesenho geral do Civic marcando sua 10ª edição. Esticou, alargou, baixou o teto do automóvel, aumentou distância entre eixos, e amarrou tudo com linha mais fluidas, juntando teto à extremidade do ampliado porta malas. 


Cuidado especial no afinar colunas frontais. Segue tendência mundial de sedãs acupezados.

Levou o redesenho para a parte comercial por versões bem caracterizadas, em vez do caminho comum de partir da básica, mudar letrinhas e crescer preços pela sobreposição de equipamentos, criou veículo adequado a cada um dos públicos visados. 

Em tal desenvolvimento há opção do motor 2.0, 155 cv, 19,5 m-kgf de torque até agora da versão topo de linha, e com a 10ª geração moverá as versões de menor preço. 

Topo da escala, com nome a sugerir station wagon, perua, a Touring, única a ser movida por novo motor 1.5, injeção direta, variador de abertura nas válvulas e turbo. 

Produz 173 cv e torque de 22,4 m-kgf entre 1.700 e 5.000 rpm. Transmissões variadas. Na Sport, opção de mecânica com seis velocidades. Padrão é automática por CVT com sete marchas virtuais.

Não é adaptação, mas novo ciclo com novo produto. Na parte rolante, multi braços na suspensão traseira, freio de estacionamento eletrônico, direção elétrica com 2,2 voltas batente/batente, freios com discos aumentados – nos dianteiros anunciados 360 mm, buchas hidráulicas para suspensão. 

Melhoram a rolagem e a absorção de vibrações, sendo equipamento de carros de maior tamanho. Deve puxar a fila dentre os concorrentes. 

Carroceria por chapas desenvolvidas para entregar mais resistência com menor peso, cuidado na vedação termo acústica bem isolando ocupantes do meio ambiente. Portas, por exemplo, usam três borrachas para vedar.

Porta-malas com 525 litros de capacidade, mantendo as dobradiças ditas pescoço de ganso, baratas de fazer, mas gatunas da área útil.

Mantas termo acústicas para isolar calor e ruídos. Em comportamento segue o atual caminho das demandas, com mais precisão nas reações. 

A usuários, mais espaço para acomodação, conforto por revestimentos, isolamento e, como foco particular, cuidado na escolha dos materiais internos, agradáveis ao toque, e em encaixes bem ajustados. 

Diz, o conceito aplicado é Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina. Na prática elevou o produto.

Versões
Inédita, Sport disfarça simplificação por decoração, marcada visualmente pela barra central da grade frontal pintada em preto piano para combinar com rodas leves em pintura escurecida. 

Bancos em tecido e opção de gosto esportivo, transmissão mecânica com seis velocidades.

EX e EXL são as mais caretas, a público idem, usuário das correspondentes às versões da nova geração. 

São bem completas, incluindo estofamento em couro, rodas em liga leve, espelhos retrovisores externos rebatíveis eletricamente; velocímetro digital, áudio em tela de 12,5 cm.

EXL acresce ar-condicionado automático de duas zonas; multimídia em tela de 17,5 cm, comandada por toque; navegador e interface para smartphone. Painel de instrumentos com tela de TFT de alta definição, inédito na categoria.

Touring é o topo – e com enorme distância em preço para a versão Sport, R$ 37 mil, 42%. 

Vem com o novo motor de produção norte americana, 1,5 turbo, não flex. Vem com equipamento do Accord, dito LaneWatch, câmeras sob o espelho retrovisor direito, mostrando as faixas laterais, para facilitar mudança de faixa. 

Confortos eletrônicos usuais – sensores de estacionamento, de chuva, teto solar, botão de partida no carro ou na chave. Muitos etccc.

Quanto custam


Versão
R$
Sport Manual
87.900
Sport CVT
94.900
EX CVT
98.400
EXL CVT
105.900
Touring
124.900
Preços saltaram ante 9ª geração, talvez por entusiasmo com as novidades, permitindo maior flexibilidade tão logo haja queda nas vendas tocadas iniciais.





Novo Civic, 10ª geração, destaca-se entre os concorrentes

Roda-a-Roda

Negócio – Novos tempos comerciais no Irã provocam correria de fabricantes a explorar seu mercado. PSA, francesa das marcas Peugeot, DS e Citroën, reativou acerto antigo. 
Agora, meio-a-meio com a ex-sócia Saipa. €$ 300 milhões em investimento para atualizar produtos e desenvolvimento. Fará Citroën em 2018.

Saída – A decisão pelo Brexit, saída da Inglaterra da União Europeia, colhe resultado impensado: diretor financeiro da GM avisou a analistas completa revisão das operações da marca no país, sem afastar possibilidade de deixá-lo. 

Razão - Sair da UE significa pagar mais impostos, aumentar preço final dos veículos – perder competitividade. Neste ano, crê-se, mercado doméstico inglês se reduzirá 10%.

Acordo
– Juiz norte-americano aprovou proposta da Volkswagen em indenizar em US$ 15 bilhões danos causados pelos automóveis com motores diesel emitindo poluentes acima do limite legal. Valor não encerra a questão.

Mais – Falta definir verba para indenizar compradores e adquirir automóveis de donos desinteressados em tê-los. 

Cobre apenas sedãs com motor diesel 2.0, sem entrar no caso dos 3.0. E indenizar os revendedores.

Plus – Representante de empresas alemãs focadas em melhorar o rendimento de veículos de série, a nacional Strasse passou a distribuir Porsches/Gembala. Já vende Mercedes/Brabus e VW/Oettinger. Média de 1/veículo mês.


Jaguar – Jaguar apresenta seu sedã de entrada, o XE 2017. Mudanças visuais, novas cores azul, prata e preto, democratização do sistema de tração dependendo do piso; assistente do rolagem com sensor de fadiga. 


Versões L4, 2,0 turbo, 240 cv e V6, 3,0 com supercharger, 340 cv. Motores Ford, ex dona – e saneadora - da marca.

Tapa – GM fez pequenos acertos em Onix e Prisma, tentando identificação visual com o novo Cruze. 


Mudanças estéticas na grade, incorporação de luzes em LEDs e lanternas traseiras. Internamente, central multimídia MyLink2 com função espelhamento. Versão aventureira no Onix, a Activ.

Ajustes – Mecânica mantém os motores 1.0 e 1.4, antigos, muito antigos – derivados do Monza ..., e há transmissões mecânica e automática, com seis marchas. 


Direção agora elétrica e redução de peso na carroceria. GM se ultima para obedecer às regras do programa oficial Inovar-Auto.

Investimento – Atraída pela desvalorização e pouca liquidez, Kivi, fabricante italiana de mecanismos de adaptação para condução por pessoas com necessidades especiais, abriu primeira filial mundial. Em Belo Horizonte.


Italianidades – Tem acordo de exclusividade com Fiat/FCA. Trabalho da Kivi, além da consultoria a clientes, do fornecimento de componentes, adentra nas modificações nos veículos para, por exemplo, receber uma cadeira de rodas.


Esperança – Marco Saltini, diretor da MAN, otimista com o mercado. Disse em simpósio de Auto Data haver mudança de humor e expectativas de melhores resultados de vendas no segundo semestre. 


Tecnologia – Criação de fogão a energia solar traz dado surpreendente aos moradores das grandes cidades: 23 milhões de pessoas usam fogão a lenha no Brasil – e sua poluição é letal a sensível percentual de usuários.


Produto – Pelo professor Johnson Pontes, o fogão solar separa coletor e unidade de cocção
 e o fluido de trabalho, água ou óleo, é aquecido pela luz solar e transferido por convecção – o fenômeno termo sifão. Mais vantagem, permite cozinhar dentro de casa, diferentemente do fogão a lenha.

Reposição – Dayco, fabricante, coloca no mercado de reposição correia sincronizadora para Amarok. 

Junto, tensor com rolamento, e empresa explica do desencontro na durabilidade de um e outro, daí indicar a troca do conjunto. No embalo, kits de bomba d’água para GMs e Fiats.

Exportação – Gaúcha Marcopolo mandará a operadora na Bolívia, seis ônibus modelo Paradiso Double Decker – dois andares. 


Voltado a turistas, 31 poltronas leito na parte superior, 12 na parte de baixo, luzes de leitura, amplificadores de áudio individuais, sanitários. País andino tem crescente demanda pelos DD.

Indo atrás – Ducati, italiana fabricante de motos, controlada pela Audi, faz périplo pelo País – Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Campinas, Curitiba, Santos e S. Paulo. 


Apresentar e pré-vender seus modelos XDiavel e XDiavel S. Início na Capital Federal marcado pelo título de Motocicleta Oficial do Capital Moto Week, 3º maior encontro mundial de motos.

Fala grosso – História de 90 anos sempre performática e identificada pelo motor com comando desmodrômico de válvulas, mecanismo que as eleva e abaixa, evitando flutuação. 


No caso, cilindrada aumentada no motor L2, 1.262 cm3, 156 cv, a 9.500 rpm e torque de automóvel do segmento B – 13,5 m.kgf a 4.000 rpm, ligada a transmissão de seis marchas.

Conjunto – Alongada, compacta, materiais leves, muita eletrônica, controla motor, transmissão, freios, modo de conduzir. 


Pela “Mais Bela Moto” eleita no Salão Internacional de Milão 2015, pede: X Diavel, R$ 74.900; X Diavel S, R$ 85.900. Diavel é como se indica o Diabo na região de Bolonha, local da fábrica.


Musculosa, imponente, distinta, a Ducati Diavel



História – Dois novos títulos pela Editora Alaúde, dedicada a saúde e automóveis: Monza, por Rogério De Simone e Fábio Pagotto; e Fiat 147, dos mesmo De Simone e homônimo Ferraresi. 


Em ambos, história de marca e produtos, evolução de versões e anos modelo. No Fiat, bibliografia curta e omissa. R$ 29,90 cada.
Novos livros da Alaúde



Ecologia – Maior fabricante de veículos no mundo, Toyota abriu lista das empresas do setor firmando acordo de cinco anos com a organização não governamental WWF, igualmente maior da especialidade. 


Objetivam acelerar a transição do planeta para sustentabilidade e conservação da biodiversidade.

Caminho – Ford desenvolve novo material bioplástico a partir das fibras de agave, família de plantas suculentas conhecida por permitir produção da Tequila, bebida nacional mexicana; gel do Aloe Vera; sisal. 


Pesquisa em conjunto com a José Cuervo, fabricante de tequila, às voltas com enorme sobra de resíduos, aplicada – à falta de melhor destino – em compostagem.

O que – Peças de plástico sem maior responsabilidade, como porta-objetos, caixas, e a pretensão de reduzir custos e reduzir uso de petróleo. 


Com DNA na agricultura Henry Ford pesquisou intensamente o uso de fibras vegetais para substituir peças metálicas e chegou a carroceria completa a partir da soja.

De novo - A II Guerra e sua senilidade encerraram pesquisas, retomadas há poucos anos. 


Hoje, carros Ford aplicam partes construídas por aproveitamento de soja, palha de trigo, celulose, fibra de coco, cascas de arroz e mamona.
Caixa de plástico, primeiro produto Cuervo by Ford 



Gente – Fabiano Todeschini, 42, academicamente bem formado, dois MBAs, promoção. 

OOOO Presidente da Volvo Bus Latin America. 

OOOO Único emprego, era diretor de caminhões e ônibus da marca na Argentina. 

OOOO João Veloso Jr., jornalista, de volta. 

OOOO Assumiu Gerência de Comunicação da BMW. 

OOOO Era diretor da área na Nissan. OOOO

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Algo mais que automóveis
Fábrica de automóveis não fabrica apenas automóveis. No caminho da utilidade social, procede a ações de caráter social, cultural, educacional. Fundação Volkswagen, por exemplo, faz isto há 36 anos.


Nova vertente em seu feixe de programas, sete projetos de Educação e três de desenvolvimento social, o Aprendendo com Arte, fez parceria com o Instituto Arte na Escola, especializado em artes, disseminando conhecimento a professores do ensino básico e, por recente acordo, com a Secretaria de Educação do município paulistano de Carapicuíba.


Programa visa formar 80 educadores para multiplicar conhecimentos em artes visuais, música, teatro, dança a 2.400 alunos de escolas públicas. 


Raciocínio dos especialistas, o ensino das artes para provocar o potencial criativo dos alunos. 

Na prática da vida criatividade e inventividade estão entre as capacidades mais valorizadas no mercado de trabalho do século 21.

O Aprendendo com Arte já formou mais de 800 educadores, crendo multiplicar conhecimentos a mais de 24 mil alunos.


Durante a formação os educadores fazem levantamento sobre o patrimônio cultural local.

Operação adota duas versões: semipresencial e à distância. Primeira, formou, no ano passado, 119 educadores nas cidades de Aracaju (SE) e Cariacica (ES), beneficiando 3.570 alunos.


No curso à distância, ministrado na Plataforma do Letramento (www.plataformadoletramento.org.br), em 2015, formou 186 educadores, beneficiando 5.580 alunos. Neste ano, 520 educadores, de todos os estados brasileiros.
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sexta-feira, 29 de julho de 2016

GRUPO CAOA E HYUNDAI MOTOR BRASIL INAUGURAM SUA FLAGSHIP, ESTA, NO RIO DE JANEIRO, QUE ACABA COM A CHATICE E O DESCONFORTO POR QUE PASSA QUEM LEVA O CARRO A UMA CONCESSIONÁRIA PARA FAZER REVISÕES E PEQUENOS CONSERTOS. ÁREAS DE LAZER, COM LIVRARIA, EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA COM PLENA INTERAÇÃO COM E ENTRETENIMENTO ESTÃO AO DISPOR DOS CLIENTES NA CONCESSIONÁRIA FLAGSHIP INAUGURADA HOJE NA BARRA DA TIJUCA COM INVESTIMENTO DE R$ 1,5 MILHÃO



São Paulo, 29 de julho de 2016 A Concessionária Hyundai CAOA Barra, localizada na Avenida das Américas nº 4.541, na Barra Tijuca, passa a funcionar, a partir de hoje, como Flapship - uma loja em que o cliente interage com o mundo Hyundai usufruindo de cultura e lazer, em que um simulador virtual instalado num modelo iX35, proporciona momentos de pilotagem diferenciada e inesquecível aos clientes.  


Esta é a primeira CAOA Flagship Hyundai do Rio de Janeiro, em que foram investidos R$ 1,5 milhão, e a segunda no Brasil - a pioneira foi a Imares, inaugurada em 2014, na Avenida Sumaré, em São Paulo


A Flagship Hyundai CAOA Barra tem 4.259 m² de área construída, com espaços especialmente desenvolvidos para uma imersão no mundo da marca, possibilitando ao cliente diversão e momentos agradáveis com a família. 


Na visita feita às instalações pelos jornalistas automotivos a organização, limpeza das instalações, o estoque de peças, na área de entretenimento e lazer o conforto e o ambiente agradável chamaram a atenção.


"A Flagship Hyundai CAOA Barra é muito mais do que um showroom, é um local no qual o cliente tem à disposição diversos títulos, somando mais de 200 livros relacionados ao automobilismo como sua história, personagens e tecnologia e na boutique pode adquirir objetos colecionáveis da marca tais como miniaturas dos reconhecidos modelos Hyundai, carteiras, canecas térmicas dentre outros itens personalizados", ressaltou Sandro Corrochano, diretor de Vendas da Caoa.


A Flagship Hyundai CAOA Barra ainda conta com área de descanso, e um Hyundai New iX35 equipado com um simulador virtual que permite uma experiência de pilotagem, diferenciada e inesquecível ao visitante.


Com muito requinte e extremo cuidado tecnológico, a CAOA Barra conta com conteúdos digitais sobre história da Hyundai no mundo, jogos para a garotada se divertir e também informações sobre os produtos, tudo disponível por meio de videowall e tabletes em cada uma das áreas.


Na Flagship Hyundai CAOA Barra o Cliente também contará com serviços de Pós-Venda. A ampla área destinada à Oficina de Serviços possui 13 boxes que garantirão a qualidade, eficiência e agilidade no atendimento, além de técnicos especializados e treinados para efetuarem todos os tipos de reparos no menor tempo possível.


Pós-venda
Os clientes da Barra da Tijuca e região terão à disposição todos os serviços de Pós-Venda da Hyundai, com capacidade para realizar qualquer tipo de manutenção, revisões periódicas programadas, reparos e instalação de acessórios originais para toda a gama de modelos da marca.


São 2.729 m² destinados ao Pós-Venda da linha de veículos Hyundai, área de estoque de peças e 13 boxes de serviços que contam com mesa alinhadora e espaços destinados ao Quick Service, nos quais dois técnicos trabalham simultaneamente no veículo, garantindo rapidez na entrega do serviço. 


Com esta estrutura exclusiva, o tempo utilizado para realização de serviços é três vezes menor do que no modo tradicional. Alguns tipos de serviços podem ser feitos em até 10 minutos.






CAOA
Diretoria de Relações Institucionais e Comunicação com a Imprensa

Déborah Encarnato | Tel.: 11 5538-1068 | deborah.encarnato@caoa.com.br
Maira Nascimento | Tel.: 11 5538-1118 | maira.nascimento@caoa.com.br
Anderson Cavalcante | Tel.: 11 5538-4928 | anderson.cavalcante@caoa.com.br
Gerson Almeida | Tel.: 11 5538-1206 | gerson.almeida@caoa.com.br


O LANÇAMENTO DOS MODELOS NOVO ONIX E NOVO PRISMA 2017 SURGE COMO A GRANDE NOTÍCIA DA SEMANA. HONDA LANÇA NOVO CIVIS COM PREÇOS BEM SALGADOS E A FORD O NOVO FORD EDGE. ESTUDOS NA ALEMANHA GARANTEM QUE O USO DOS CINTOS DE SEGURANÇA POR CRIANÇAS NO BANCO TRASEIRO DIMINUI EM 50% AS LESÕES GRAVES E FATAIS



Alta Roda 

Nº 899 — 29/7/16

Fernando Calmon



MUDAR, MESMO VENCENDO


Quando a GM decidiu renovar toda sua gama de produtos no Brasil no intervalo de praticamente um ano, em 2012, sabia que quatro anos depois, em 2016, teria que repetir a maratona de lançamentos. 

Foram seis, em sete meses. Estreiam agora, de uma só vez, Onix e Prisma 2017 com duplo desafio: aperfeiçoar o visual e, ao mesmo tempo, atender as normas obrigatórias de eficiência energética de outubro próximo.

A renovação de estilo do Onix, atual líder de vendas do mercado, apesar de não acentuada, é fácil de reconhecer em razão de mudanças no capô, grade, para-choque e faróis. 

Um par de lanternas dianteiras no formato de fileira de LEDs pode até ser confundido com um farol DRL verdadeiro. 

No caso, se trata apenas de “assinatura visual” e, pela nova lei, obrigará o motorista a ligar os faróis baixos convencionais. 

Caberá às concessionárias explicar aos compradores, para evitar multas.

Quanto ao Prisma, além das mudanças na parte dianteira, recebeu novas lanternas traseiras e um discreto defletor na tampa do porta-malas. 

Foi uma solução de compromisso, pois sedãs compactos costumam dar mais trabalho aos desenhistas pelo desbalanceamento de volumes entre frente e traseira. 

Ajudou no equilíbrio de linhas e dinâmico do Onix/Prisma a diminuição de 1 cm na altura total por meio de mudanças nas suspensões. Isso é muito raro de acontecer em modelos produzidos para o país dos quebra-molas ou lombadas. A maioria dos carros fica mais alta aqui do que no exterior.

Porém, como esperado, a marca Chevrolet também embarcou na onda “aventureira” dos hatches compactos e apresentou o Onix Activ. 

A fórmula é a de sempre: altura de rodagem (3 cm maior, incluindo suspensões e pneus), acabamento diferenciado, barras de teto e mais equipamentos. 

Esta versão ainda não tem preço anunciado. O Onix começa em R$ 44.890 com motor de 1 litro e vai a R$ 59.790, de 1,4 L; Prisma entre R$ 53.690 e 64.690, de 1,4 L. 

A empresa ainda não divulgou também o preço do sedã com motor de 1 L. 

O sistema OnStar oferece mais um pacote de serviços. Há, também, monitoramento de pressão de pneus.

A GM surpreendeu os competidores ao diminuir o consumo de combustível, obrigatório no programa Inovar-Auto, sem lançar nova família de motores. 

Avaliou o automóvel como um todo. Começou pela fórmula tradicional de pneus verdes e direção eletroassistida. 

Diminui o peso total do Onix em 32 kg e do Prisma em 34 kg, o que seria, mais ou menos, o ganho de massa se utilizasse um propulsor de três cilindros. 

Manteve os quatro cilindros e fez vários aperfeiçoamentos internos. Adotou câmbio de seis marchas, tanto manual (agora) quanto automático (já existente e reprogramado para menor consumo), além de ajudar na diminuição de rotações e nível de ruído a bordo.

Os modelos Chevrolet foram os últimos a aderir ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). 

Neste período a engenharia estudou o ciclo de medição de consumo em laboratório e concluiu que estava apta a atender ao prazo fatal, com nota A no segmento, a preço conveniente. 

No entanto, não vai “escapar”, adiante, do motor de três cilindros já existente na Europa, quando se anunciar a segunda rodada do PBEV, a partir de 2018.


RODA VIVA

HONDA mudou de estratégia em relação à décima geração do Civic (quinta, no Brasil). Manteve o motor flex de 2 litros em três versões tradicionais. 

Lança uma quarta versão, Touring, para concorrer com modelos mais caros das marcas alemãs. 

O motor de 1,5 litro turbo, injeção direta, 175 cv e 22,4 kgfm, inicialmente apenas a gasolina, será flex quando nacionalizado.

PRIMEIRAS unidades chegam ao mercado no final de agosto. O Civic cresceu em dimensões internas e ganhou espaço no banco traseiro. 

Ficou mais baixo e aerodinâmico sem afetar o conforto dos ocupantes. O motorista tem melhor visibilidade e resposta mais direta da direção. Câmbio automático CVT, de sete marchas virtuais, tem trocas até aceitáveis.

PREÇOS do novo Civic subiram bastante. Começam em R$ 87.900 e vão a R$ 124.900. Provavelmente, a Honda decidiu segurar a demanda inicial via preço até o mercado voltar a crescer e permitir abrir a segunda fábrica, que está pronta. 

Como a situação pode perdurar mais um ano, o preço ficaria “congelado” e a inflação afetaria os concorrentes.

OUTRO modelo que recebeu impacto da desvalorização cambial e do imposto adicional de importação dos EUA é a nova geração do SUV médio-grande Ford Edge. 

O preço da versão única alcança R$ 229.900. Tem tração 4x4 e pacote tecnológico que inclui controle de cruzeiro adaptativo, câmara frontal de visão 180° e cintos de segurança infláveis no banco traseiro.

ESTUDOS feitos na Alemanha indicam que uso de cintos de segurança traseiros por crianças pode diminuir em mais de 50% lesões graves e/ou fatais em acidentes. 

Mesmo que os cintos, projetados para adultos, não sejam adequados para crianças, melhor ter essa proteção mínima do que nenhuma. Certo é seguir a legislação pela idade da criança.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

COM O LANÇAMENTO DO SEDAN COMPACTO NOVO PRISMA A GM FECHA O CICLO DO PROJETO DE IGUALAR A "LINGUAGEM" DA MARCA EM TODOS OS SEUS MODELOS, QUE CONTAM COM DIREÇÃO ELÉTRICA, ON STAR, MYLINK DE 2ª GERAÇÃO, CÂMERA DE RÉ, FARÓIS DE LED, MONITORAMENTO DA PRESSÃO DE PNEUS, NOVOS MOTORES E CÂMBIO DE SEIS MARCHAS E O SISTEMA ECO. O CARRO ESTÁ À VENDA NAS CONCESSIONÁRIAS COM TRÊS ANOS DE GARANTIA. A VERSÃO LT CUSTA R$ 53.690 E A LTZ R$ 64.690,00

São Caetano do Sul - Assim como o Novo Onix, o Novo Prisma evolui em conectividade, sofisticação e design com a chegada da linha 2017. São mudanças importantes que reforçam a imagem inovadora da Chevrolet no segmento.

Além de um sistema que permite maior integração entre o veículo e o smartphone do usuário, o Novo Prisma passa a vir equipado a partir de agora com o inovador sistema OnStar. 

A tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo pelo aplicativo para celular, como bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente.

Alterações visuais significativas na dianteira e traseira, melhorias no acabamento interno e a maior oferta de itens de conforto e comodidade também caracterizam o sedã da Chevrolet, que recebeu um pacote significativo de evoluções mecânicas com foco na redução do consumo de combustível.

Batizado de sistema ECO, esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática - ambas agora de seis marchas. 

Com isso, o carro passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet.

Já a adoção da direção elétrica e os acertos na suspensão deixaram o Novo Prisma mais estável e agradável de dirigir.


Amplo espaço para passageiros e bagagens continuam sendo virtudes do modelo, que será comercializado inicialmente nas versões LT e LTZ.

Totalmente desenvolvido no Brasil, o sedã passa longe da ideia de ser uma mera versão três volumes do Onix. 


Com seu estilo único e atual, o Prisma tem características próprias e tecnologias exclusivas que lhe conferem identidade única e personalidade imponente.

Um leque de cinco opções de cores valoriza as linhas expressivas do novo design do carro e harmonizam-se muito bem com as do habitáculo, elevando assim a percepção de status.

Além das tradicionais cores Branco Summit, Prata Switchblade e Cinza Graphite, foram incorporadas à linha 2017 o Vermelho Carmim e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas.

Espaçoso e com perfil esportivo
Lançada em 2013 no Brasil e atualmente o sedã compacto de maior sucesso comercial do País, a segunda geração do Prisma passa por sua primeira reestilização. 

As alterações seguem a nova linguagem global de design da Chevrolet e reforçam o caráter dinâmico do modelo.

“Toda a parte frontal e traseira do Prisma foram completamente redesenhadas para dar ainda mais refinamento e esportividade ao conjunto. Com isso, o modelo mantém o amplo espaço, tão valorizado pelas famílias, agregando jovialidade às linhas do sedã”, explica Wagner Dias, diretor de Design da GM.


Na dianteira, o capô está ligeiramente mais longo e inclinado e traz mais vincos esculpidos. 

Os faróis cresceram ao adotar formato mais delgado, enquanto os filetes de LED criaram uma assinatura luminosa.

Chama a atenção a alteração da grade, que ficou mais alongada e integrada, aumentando a percepção de horizontalidade do veículo. 

Apesar de agora delimitada pelos faróis, a peça continua bipartida, como é tradição em modelos da marca Chevrolet.

As linhas do para-choque do Novo Prisma são igualmente inéditas, com vincos acentuados que, além de deixar o carro mais musculoso, trazem ganhos aerodinâmicos. 

O desenho da nova parte frontal foi desenvolvido em conjunto com a engenharia e levou em consideração também o menor impacto a pedestres em caso de acidente.

Na traseira, destacam-se as novas lanternas, o para-choque remodelado e a tampa do porta-malas, que ganhou uma espécie de aerofólio esculpido na parte superior da própria peça.

Na base esquerda da tampa do porta-malas fica o logotipo “ECO”, que identifica que o carro possui novos sistemas para melhor eficiência energética.

O porta-malas continua sendo um dos melhores do segmento: 500 litros, maior inclusive que o de sedãs médios.

Compartilhando de algumas dimensões do Novo Onix como entreeixos (2.528 mm) e largura (1.705 mm), o Prisma é pouco mais de 35 centímetros mais comprido, com 4.282 mm.


Já em sua lateral, há um jogo interessante de luz e sombra proporcionado pelas linhas contínuas. 

A carroceria robusta com grande acentuação acima das rodas mantém a impressão de que o carro está levemente angulado e pronto para acelerar.

Para a linha 2017 do sedã da Chevrolet foram criadas ainda rodas 15 polegadas com novo design, de cinco aros e superfície usinada com fundo cinza metálico.

Os chamados “efeitos de jóia” conferem novos detalhes em todos os pontos do interior do veículo, como bancos mais confortáveis com acabamento premium e tecido de alto relevo, puxadores de portas mais ergonômicos e painel de instrumentos com novo grafismo, sistema multimídia MyLink de segunda geração, câmera de ré, porta-óculos no console de teto, entre outros. 

Destaque também para os painéis de porta mais ergonômicos com puxadores e comandos dos vidros reposicionados. As mudanças reforçam a sofisticação do Prisma frente a concorrência.

OnStar em todas as versões do sedãPara marcar a chegada do Novo Prisma, itens adicionais de tecnologia, segurança, conveniência e conforto passam a ser disponibilizados para o veículo.

Uma das principais novidades é a adoção da direção elétrica em todas as configurações - além de deixar o volante mais preciso e leve em manobras, não rouba potência do motor como ocorre na direção hidráulica.

Câmera de ré e o multimídia MyLink de segunda geração entram para a lista de equipamentos, assim como o sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet.


“A oferta do sistema OnStar e do MyLink com Android Auto e Apple CarPlay para o Novo Prisma colocam o produto novamente em um patamar superior de conectividade no segmento. Certamente é uma vantagem competitiva importante que deve manter o Prisma no topo das vendas”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

Na linha 2017 do Prisma, a grande novidade do OnStar é o serviço de diagnóstico. Por meio do aplicativo, o usuário pode conferir a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo inédito em veículos de produção nacional.

A ferramenta é útil já que a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo de combustível e a vida útil da banda de rodagem.

Outras vantagens que o OnStar traz para o consumidor é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. 

O veículo pode ser monitorado, e o motor, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento facilitando o trabalho da polícia.

O OnStar permite que o usuário do Novo Prisma receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como já ocorre no Novo Cruze.


Sistema de telemática avançado, o OnStar oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.

A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. 

Isso é possível, pois há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de Atendimento. 

Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.

Para o sedã compacto, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano em três diferentes pacotes de serviços, conforme a versão e a configuração do veículo.


Carro pensado para famílias conectadasMais um diferencial competitivo importante do Novo Prisma é o multimídia MyLink de segunda geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como Android Auto e Apple CarPlay.

Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação de funções e aplicativos do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.

Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversos recursos também podem ser acionados por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante.


Com a nova tecnologia é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos bastantes populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas online.

Outra característica da segunda geração do Mylink do Novo Prisma é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch

Similar à de smartphones, ela permite reorganizar os ícones do menu inicial e acionar os comandos diretamente na tela, por exemplo.

Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, o multimídia projeta menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário e também funciona por comandos de voz. Uma integração mais simples e segura.

Já as teclas de avançar e retroceder do multimídia foram deslocadas do visor para o painel externo do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório, facilitando a operação. 


Várias funções do sistema de áudio e telefonia ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional.

Além disso, a porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 10 celulares podem ser emparelhados com o sistema Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.

O aparelho informa data, hora e temperatura externa e permite ainda configurar vários parâmetros, como se o travamento das portas será automático ou qual período os faróis deverão permanecer acesos após o acionamento do alarme.

O MyLink já está presente em mais da metade das unidades vendidas pela Chevrolet no Brasil, o que demonstra o seu valor para os clientes da marca.


Equipado para ter maior valor percebidoDesign, espaço interno, confiabilidade mecânica e ampla oferta de itens de conectividade são as principais características e qualidade do carro, de acordo com usuários.

Para a linha 2017 do sedã da Chevrolet, as configurações foram otimizadas com o intuito de reforçar ainda mais a percepção de requinte e alta tecnologia do consumidor em relação ao modelo.

Por isso o Novo Prisma vem desde a versão de entrada (LT 1.4 ECO) muito bem equipado de fábrica.

Conta com OnStar pacote Protect (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência), ar-condicionado, sensor de estacionamento, travas e vidros (dianteiros) elétricos, painel com velocímetro digital, bússula e alerta de mudança de marcha, multimídia MyLink de última geração, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, faróis com máscara negra, direção com regulagem de altura, adesivo da coluna B, rodas aro 15 com novas calotas, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, espelho nas sombreiras, detalhes internos cromados, volante multifuncional, luz de cortesia no porta-luvas e bagageiro, abertura do porta-malas por controle remoto, sistemas antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto, câmbio de seis marchas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.

Transmissão automática de seis velocidade com função Active Select que permite trocas também no modo manual, controlador de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium estão disponíveis a partir desta configuração.

A versão de luxo LTZ agrega acabamento interno em dois tons (preto e marrom escuro), computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com espuma mais macia e com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada, luz de posição em LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).


Novo Prisma estreia 
inicialmente com motor 1.4 ECOAssim como o design e o conteúdo, a parte mecânica do Novo Prisma também incorpora importantes evoluções.

O modelo juntamente com o Onix são os primeiros da linha Chevrolet no país a adotarem o sistema ECO, que consiste em um conjunto de tecnologias com foco em conforto, tecnologia, emissões e eficiência energética.

As mudanças englobam motor, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e até a uso de materiais mais nobres para redução de peso.

O motor 1.4 da nova geração SPE/4 ECO traz “powercell” (peças internas móveis) e acessórios mais tecnológicos.


O conjunto de pistões e bielas e anéis, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreu alteração.

O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. 

Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.

O novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador, além da adoção de um alternador de alto rendimento.

O novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas – com menor atrito -, trocadores de calor mais modernos e menor qualidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silenciosa, leve e eficaz.

O veículo passa a adotar ainda transmissões de nova geração. Com isso, a caixa manual passa a ter seis marchas. 

Essa marcha extra contribui para reduzir o consumo de combustível e o nível de ruído principalmente em altas velocidades. 

Já a transmissão automática de seis velocidades realiza mudanças mais ágeis e lineares, mesmo no modo Active Select, que permite fazer as trocas manualmente.

O time de engenheiros da GM se dedicou para reduzir o peso e elevar a rigidez estrutural do Prisma. 

Mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. 

Na média, o carro ficou 33 kg mais leve, um ganho significativo para um modelo que adicionou tantos novos conteúdos tecnológicos.

Freios mais eficientes e de baixo arrasto e pneus verdes também contribuíram para que o Novo Prisma alcançasse até 22% de redução no consumo de combustível e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet.

Assim, o Novo Prisma 1.4 ECO MT6 roda com um litro de gasolina 15,4 km na estrada e 12,8 na cidade. 

Com etanol, os números são 10,7 km/l e 8,8 km/l, respectivamente. Resultado melhor inclusive que de rivais equipados com motor 1.0 três cilindros e turbinados.

Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve, quando abastecido com etanol, 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. 

Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm.

O carro alcança 180 km/h e é capaz de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 10,5s.


Mais conforto no trânsito urbano e
mais estabilidade na estrada
Evoluções mecânicas também trazem melhoras na dirigibilidade do Novo Prisma, como a direção elétrica progressiva inteligente. 

Ela compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.

Outra novidade está na recalibração da suspensão, que recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixa. 

Com esse ajuste, o motorista irá sentir um saldo de conforto no trânsito urbano e expressiva melhora no comportamento dinâmico do sedã em altas velocidades.

O Novo prisma chega às concessionárias da Chevrolet a partir do fim de julho. A garantia do produto é de três anos.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

HYUNDAI NEW iX35 COM TAXA ZERO ATÉ ESTE FIM DE SEMANA NA REDE CAOA, POR R$ 99.990,00



São Paulo, 28 de julho de 2016 – A rede de Concessionárias CAOA mantém até o fim desta semana uma campanha com condições especiais envolvendo todas as lojas do Grupo no território nacional. 

Nos financiamentos será oferecida taxa zero para a o Hyundai New iX35, fabricado na planta da CAOA Montadora, em Anápolis, GO.

Durante a campanha, entre outras opções de taxas e prazos, será possível adquirir, por exemplo, o SUV Premium iX35 ao preço de R$ 99.990,00 com entrada a partir de 60% e saldo financiado em até 24 parcelas. 

No site www.caoa.com.br é possível verificar a loja mais próxima e outras ofertas imperdíveis. Promoção válida até 31 de julho de 2016.

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