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sexta-feira, 2 de setembro de 2016

TODAS AS CONCESSIONÁRIAS DA BMW MOTORRAD DO PAÍS INICIAM NO DIA 5 (SEGUNDA-FEIRA) A PRÉ-VENDA DA NOVA BMW F700 GS, QUE CUSTARÁ PROMOCIONALMENTE R$ 39.950,00





A partir da próxima segunda (5 de setembro), os clientes BMW Motorrad e entusiastas da marca, principalmente 
aqueles que buscam adentrar no segmento de motocicletas big trail premiumpassam a contar com uma nova opção. 


Trata-se da inédita BMW F 700 GS, um produto que vinha gerando grande expectativa entre os consumidores brasileiros e faz sua estreia no portfólio da BMW Motorrad no País por meio de uma ampla campanha de pré-venda. 

Big trail será produzida na nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus (AM). Modelo inédito no mercado brasileiro faz sua estreia em campanha de pré-venda, com preço especial de R$ 39.950,00.


Os  interessados poderão acessar e se cadastrar no hotsite exclusivo para este novo modelo: www.bmwmotorrad.net.br/F700GS.


A OLIMPÍADA CARIOCA E O SETOR AUTOMOTIVO. SINAIS DE MUDANÇAS NO HORIZONTE



Alta Roda 

Nº 904 —  2/9/16

Fernando Calmon



SINAIS DE MUDANÇAS

Será que os Jogos Olímpicos recém-encerrados se tornarão o fato que começaria a consolidar a virada no pensamento dos consumidores? 

Afinal, a organização teve falhas, mas o balanço final foi positivo, à exceção do número baixo de medalhas para os atletas brasileiros. Isso apesar do incentivo da torcida e de competir em casa.

Na verdadeira corrida de obstáculos em que se transformou a recuperação de confiança, um dos últimos envolve o fim do processo de impedimento da presidente da República com o desfecho esperado. 

Mas há quem afirme que entre o comprador se sentir mais seguro para gastar e efetivamente entrar numa loja para comprar um carro novo, ainda vai uma boa distância.

O melhor termômetro para avaliação é a venda diária. O mês fechado depende de dias úteis e de outras sazonalidades. 

No Rio de Janeiro, segundo maior mercado de veículos leves, os jogos desviaram a atenção de possíveis interessados, porém a média nacional se manteve pouco acima de 8.000 unidades por dia. 

Até o final do ano, se a média diária chegar a 9.000 unidades, no último trimestre, haverá boa sinalização para 2017.

Sem esquecer de que no próximo ano a base comparativa é baixíssima. Em 2015 e 2106 a queda acumulada terá se aproximado de 50%. 

Este tombo veio acompanhado de uma menor procura por crédito, que acabou por inflar indiretamente os índices de inadimplência herdados de financiamentos malfeitos no passado. 

Em outros termos a inadimplência “velha” será substituída aos poucos, na medida em que os contratos antigos chegarem ao fim.

Uma dose de otimismo partiu de Octavio de Barros, economista-chefe do Bradesco, durante o recente seminário Planejamento Automotivo 2017, organizado pela Automotive Business. “Confiança não é torcida. 

Há fatores que justificam seu aumento no próximo ano. O consumidor, que mesmo com carteira assinada estava se comportando como um desempregado, começa a mudar”, afirmou. 

Pesquisa do banco, citada por Barros, aponta queda generalizada nos estoques de vários setores da economia brasileira. A produção deve reagir.

A recuperação dependerá de a baixa política diminuir seu grau de interferência nefasta nas decisões econômicas. Propostas de um governo interino só andam quando se torna legitimado. 

É o que se espera a partir de agora. Espaço para respirar novos ares e implantar reformas econômicas mais do que necessárias, porém sempre adiadas, formam um quadro de possíveis transformações na direção de crescimento sustentável. 

Alternar tempos de euforia e de depressão já cansou, muito além da conta, todos os brasileiros.

Reduções temporárias de impostos criaram, agora se vê, mais problemas que soluções. No entanto, o setor automobilístico representa 5% do PIB brasileiro e responde por 10% de toda a arrecadação tributária do País nos três níveis de governo. 

Ainda assim, passa por vilão. Entre as muitas coisas que precisam de reformulação está aí um bom exemplo.

Os executivos da indústria automobilística continuam a apostar na capacidade de reação do mercado, a partir de 2017. Tão mais rápida quanto os sinais de mudanças se transformarem em algo concreto.

RODA VIVA

DESVALORIZAÇÃO cambial, impostos altos e o tempo necessário para homologar o motor V-8 no mercado brasileiro fizeram a Ford adiar a importação em pequena escala do Mustang. 

Essa coluna estima que só no final de 2017, depois de ser apresentado o primeiro retoque dentro do ciclo normal de meia-vida do produto, estará apto a chegar por aqui.

JAGUAR F-PACE, inédito SUV de porte médio da marca inglesa, oferece três motores: V-6 a gasolina (340 cv e 380 cv) e quatro cilindros diesel (180 cv). 

Dirigibilidade está entre os pontos fortes e desempenho fora de estrada tem origem Land Rover. 

Esta também emprestou alguns acabamentos internos, o que não é ideal na faixa de preço de R$ 309.700 a 416.400.

DESEMPENHO do motor turbo de 1,4 L/153 cv (etanol) destaca-se no novo Chevrolet Cruze. Seu torque de até 24,5 kgfm garante respostas imediatas e conforto em uso urbano. 
Único câmbio é o automático de seis marchas. 

Conectividade também impressiona, incluindo o serviço OnStar. Sistema desliga-liga o motor, de série, deveria ser anulável pelo motorista.

BMW X4 torna-se o sexto modelo, incluindo o MINI Countryman, produzido nas instalações da fábrica do grupo alemão em Araquari (SC). 

O crossover tem a mesma estrutura do sedã Série 3 e a marca prevê vender 550 unidades por ano. 

Ao preço de R$ 299.950 é o veículo de série de maior valor a sair de uma linha de montagem localizada no País. No passado seria impensável.

DISPONÍVEL para Android e IOS, o aplicativo ALD Ecodrive reúne informações e o modo de dirigir do motorista em forma de um jogo. 

Objetivo é monitorar trajetos diários, propondo um desafio para guiar de modo mais prudente, além de estimular a economia de combustível. 

Há uma pontuação depois de cada percurso que pode ser comparada com a de outros participantes.

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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

AINDA ESTÁ A TEMPO FAZER UM TEST-DRIVE QUE A FORD PROMOVE DA NOVA RANGER NA EXPOINTER, MAIOR FEIRA AGROPECUÁRIA DO SUL DO PAÍS, QUE VAI ATÉ DIA 4/9


A Ford vai realizar um test-drive da nova Ranger em plena feira Expointer, que termina neste final de semana, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. 

A picape também é exibida no estande da marca nas três opções de motorização que equipam os novos modelos lançados este ano: 3.2 e 2.2 Diesel e 2.5 Flex.

Promovida em parceria com o distribuidor Florauto, a presença da Ford na feira será marcante com um estande de 400 metros quadrados. 

A Expointer, que vai até 4 de setembro, é considerada hoje uma das principais feiras de tecnologia agropecuária e agroindustrial do País, com ampla exposição de produtos com vocação para o meio rural. Na última edição, o evento recebeu mais de meio milhão de visitantes de vários países.


“De grande aceitação no Rio Grande do Sul e em outros estados com presença forte do agronegócio, a nova Ranger vem conquistando mercado, principalmente no segmento Diesel, que concentra a maior parte das vendas de picapes médias. Nesse segmento, atingiu um volume 70% maior nos últimos dois meses comparado à média de 2015”, diz Fabrizzia Borsari, supervisora de Produto da Ford.

Tecnologias inéditas
Com novidades no design, na segurança e tecnologias inéditas na categoria, a Ford Ranger 2017 é a primeira a oferecer sete airbags de série em todas as versões, cinco anos de garantia, direção elétrica e sistema de conectividade SYNC. 

Oferece também outros equipamentos avançados como piloto automático adaptativo, farol alto automático, alerta de colisão e sistema de permanência em faixa.

Toda a linha vem ainda com controle eletrônico de estabilidade e tração, anticapotamento e adaptativo de carga, assistentes de partida em rampa e de frenagem de emergência, além de controle automático em descidas nas versões diesel (sistema AdvanceTrac).


VOLKSWAGEN APOSTA FIRME NOS MODELOS TURBO NACIONAIS, LOGO, FLEX, NO GOLF 1.0, TIGUAN 1.4 E GOLF VARIANT 1.4, APLICANDO O SISTEMA DA TSI DE ALTO SUCESSO NA AUDI. A IDEIA É REDUÇÃO DE PREÇOS. ALFA ROMEO NÃO FEZ POR MENOS E TEM PROPOSTA PODEROSA: PICAPE COM MOTOR 2.9 BITURBO DE 510 CV. JÁ A FORD LANÇOU NOVOS LINCOLN DE ALTO LUXO, ENQUANTO A BMW COMEÇOU A MONTAGEM DO X4, EM ARAQUI. PREÇO? FALTANDO R$ 50,00 PARA OS R$ 300 MIL, MAS TEM MAIS



Coluna nº 3. 616 - 2 de Setembro de 2016
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Novidades Turbo: Tiguan 1.,4 e Golf 1.0

Volkswagen abre leque de produtos visando ascender, insólita 3ª posição. Terá três novas versões Flex: Golf 1.0; Tiguan 1.4; Golf Variant 1.4 de sua boa avalista, a fórmula TSI de motores pequenos, turbo, injeção direta de combustível, líder de vendas na família up!. 

Deve adotar a calibragem alemã + flex, podendo gerar 120 cv de potência, e mais de 20 m-kgf em torque.

Foca reduzir preços. Pequeno percentual no Golf, pelo menor custo do motor, e pela reclassificação tributária recolhendo percentual menor em IPI, e seu efeito cascata de impostos calculados uns sobre os outros. O Golf TSI 1.0 recolherá 7% de IPI ante 11% com motor 1.4. 

No caso Tiguan espera-se redução maior por presumida contração em conteúdo, acessórios e equipamentos, incluindo a supressão da opção de tração nas rodas traseiras, reduzindo-o a 4x2. 

Deve manter itens de segurança, como as seis almofadas de ar; sistema de arrancada em subidas; controles de tração e estabilidade; e, versão simples, estofamento em tecido. 

Sem redução nos impostos: veículos com motor 1.4 ou 2.0 pagam idênticos 11% de IPI.

Preço final estimado em R$ 110.000. Conta fácil. Na Alemanha, de onde será importado -, 1.4 TSI custa 70% da 2.0 TSI.

Variant Golf, com o mesmo conjunto mecânico do Tiguan, motor 1,4 litro, 150 cv; 25,5 m.kgf de torque; transmissão automática de seis velocidades, ocupará, solitária, o mercado de station wagon, camionetes, peruas, no país. 

A decisão do uso da transmissão automática dita Tiptronic em lugar da mecânica de dupla embreagem DSG com sete velocidades, tem base técnica-mercadológica – a VW não quer clientes com dores de cabeça, como ocorre com usuários de Fords com a problemática transmissão PowerShift. 

Variant manter-se-á importada do México e sucesso de vendas estará atrelado à trinca exclusividade; conteúdo; preço. Trinca TSI chega fim de setembro.

Golf Variant 1.4 TSI Flex. Sucesso dependerá do preço


Roda-a-Roda


Proposta Alfa Giulia picape


Pode? – X-Tomi, designer húngaro hábil em propostas inusitadas como picapes Audi e Rolls-Royce, estendeu-a ao Alfa Romeo Giulia em mecânica poderosa, 2,9 litros, biurbo, 510 cv.

Já vi – No Brasil, não seria novidade para a marca. Início dos anos ’70, Alfredo Migani, revendedor carioca, mandou o mago petropolitano Renato Peixoto transformar sedãs FNM 2150, licença Alfa Romeo, em picapes para atender, onde estivessem, aos novos caminhões Fiat.

Picape FNM 2150 Migani by Peixotinho



Multi – Louvado por sua versatilidade, Mercedes Unimog exibiu novas aplicações: versão ferroviária, apta a tracionar até 1.000 t (!) em trabalhos de reparos em estradas de ferro e plataforma com grua. Imbatíveis em preço e operação em tais serviços brutos realizados por locomotivas.

Unimog ferroviário


Tecnologia – Nem cinco, nem seis, sete, oito ou nove marchas, como existem hoje, dependendo de produto, marca ou mercado. 

Honda melhorou tecnologia de duas embreagens e aumento do número de engrenagens no câmbio. Patenteou no Japão caixa com três conjuntos de embreagem e 11 marchas.

E? – Meta não é induzir velocidade. Com tantas combinações levando o movimento do motor às rodas, terá ganhos de aceleração e consumo, podendo reduzir tamanho e peso do motor, sem comprometer rendimento.

Quam multis? – Até quantas? indagariam pilotos de bigas na Roma antiga. Limite depende de custos ante caixas CVT de polias variáveis, e as automáticas.

Importância - Para lembrar, moto Suzuki, motor de baixíssima cilindrada, obteve resultado fantástico na década de ’70: 220 km/h. Segredo? conjunto e caixa com 16 (!) marchas.


Novo Lincoln, ganhos gerais



Refinamento – Ford lançou novos Lincoln, topo em luxo, refinamentos mecânicos e conteúdo, aplicando vigor à qualidade. 

Resultado, última pesquisa de satisfação do consumidor o tem líder, com 87 pontos em 100. Subiu cinco relativamente à série anterior frente a Honda, Toyota e BMW.

Chegando – Fiat em derradeiras providências para apresentar Uno 2017 em setembro. 

Como a Coluna decupou, dois motores novos, de três e quatro cilindros; 1.0 e 1.3, ênfase no torque, maior conteúdo. 

Marca quer deslocá-lo da linha inferior do mercado, para urbano Mobi ocupar tal espaço.

Novo Uno


Mais um – BMW iniciou montagem nacional do modelo X4, misto de automóvel, crossover e SAC – Sports Activity Coupé, motor quatro cilindros, 2,0 litros, 245 cv. 

Volume previsto para 2016 inverso ao preço: 45 unidades, R$ 299.950, topo dentre fabricados/montados no país. Quinto da marca fábrica de Araquari, SC.

Na veia – Toyota aplicou-se, montou pista de 9.600 m2 a interessados testar seus produtos na Expointer, Esteio, RS, até set. 4: versões Flex de picape Hilux, SUV SW4, Corolla e Etios. Crê vender 100 unidades no evento.

Classinovidades – Harley-Davidson apresentou nos EUA novos motores. Mantém a arquitetura mecânica com dois cilindros em V a 45 graus e som; reduziu vibração primária em 75%; obteve melhores respostas; e as rotula como as HD mais confortáveis. 

Motores são os Milwakee-Eight 107 e 114. Eight indica sua oitava geração. H-D no Brasil não sabe quando virão.

Merchandising – Assumiu mídia corajosa: novela das 18h na Rede Globo. Colocou sete motos na história, envolvendo oficinas H-D. Merchandising Global é caro. Tanto, após duas décadas, Kia saiu da novela das 21h.

Objetivo – Para vender vale tudo, incluindo adaptar o produto para mercados com outras exigências. 

Caso da MAN Latin America exportando 10 chassis de ônibus para Moçambique. Mudanças

Volante do lado direito, chassi e direção reforçados, maior capacidade de carga sobre os eixos para fazer diferença.

Avanço – Tratores, sempre vistos como máquinas brutas, surpreendem quando se informa terem grande aporte de tecnologia. Fabricante Valtra indica novas capacidades para seus modelos.

Tecnologia - Piloto automático evitando sair da trilha; monitoramento externo
do trabalho, enviando mensagem de texto a celular se o equipamento sair das especificações da tarefa; mapeamento da produtividade; capacidade de transmitir dados a dispositivo móvel de agrônomos ou chefes de colheita.

Mais – CNH, marca Fiat, exibiu ponto superior no Farm Progress Show, EUA: trator autônomo, sem operador. Base mecânica nos modelos Magnum, da Case IH, e T8 New Holland, marcas do grupo, operação ultra precisa se faz por telemática e GPS via computador ou tablet. Design mudou, dispensando cabine.

Conceito Case IH autônomo.


Mais – Levorin, empresa familiar de pneus para motocicletas e bicicletas, com fábricas em Guarulhos, SP e Manaus, AM, adquirida pela Michelin. 

Expansão, complementariedade de partes, e sinergias em pneus para este segmento, e rapidez para ter clientes de motos de alta performance. Aguarda aval do CADE.

Menos – Crise não é ruim para todos. Para quem capitalizado, hora de adquirir empresas menores, como no caso. 

A cada dia se reduzem as nacionais ligadas ao segmento de fornecedores no setor de transporte.

Igual – Heliar em 85º aniversário coloca no mercado de reposição baterias idênticas às fornecidas às montadoras. 

Garante por 18 meses maior resistência à corrosão, forte corrente para arranque a frio. Tem cor preta, como nos O Km. Curioso, suas baterias com caixa branca têm garantia de 24 meses.

Festa – Fábrica de pneus e câmaras de ar para bicicletas, motos, carroças, gaúcha Rinaldi comemora 47 anos com vendas ao Mercosul, Europa, e EUA.

Na parede Certificados de Gestão de Qualidade ISO 9001:2008 e de Destruição Térmica de todos resíduos por cimenteira para gerar energia.

Negócio – Atraído pelos negócios com veículos o poderoso portal Amazon criou óbvio www.amazonvehicles.com. Quer entrar na área de anúncios para vendas de veículos e partes, novos e antigos.

A jato – Audi realiza ação no Estacionamento VIP do Aeroporto de Congonhas, SAO, SP: revisões pós-venda – garantia e previstas por km – durante viagem do cliente. Operação pela revenda Eurobike, das 6 às 23h. A fim? 0800 077 7000.

Já vi – Final anos ’90, Robson Romagnolli, da Audi, foi cooptado pela Fiat para empurrar vendas dos automóveis Alfa Romeo. 

Uma das promoções para valorizar a propriedade da marca era estacionamento grátis no mesmo aeroporto, e lavagem grátis. Outra, baixar em 30% os preços de peças e mão de obra.

Expectativa – Revenda Plaza Honda em Brasília projeta, entre nacionais e importados, 200 lançamentos no exercício, e seu diretor João Batista entende, investir na promoção aquece mercado. 

Honda inova em test-drive para novo Civic: óculos de realidade virtual permitem ângulo de 360 graus.

Justiça – Dono de Kombi Last Edition ganhou processo contra a Volkswagen. Alegou ter comprado o carro, anunciado em série final de 600 unidades, mas desvalorizada pelo aumento de produção a 1.200. 

Justiça reconheceu o prejuízo: condenou VW devolver o valor recebido mais correções, ter a Kombi de volta.

Gente – Antoine Gaston-Breton, francês, 40, promoção. 

OOOO Diretor de Marketing na Peugeot. 

OOOO Íntimo da marca há 23 anos, e com América do Sul: foi chefe de produto da Peugeot Argentina. 

OOOO Lugar deixado por Frederico Battaglia, elevado a diretor Comercial. 

OOOO Peugeot em interessante situação no mercado: mantém-se, sem participar dos 24% de queda geral das vendas; os artífices de sua nova postura mercadológica já deixaram a empresa. 

OOOO Carlos Zarlenga, argentino, 42, financista, promovido. 

OOOO Novo presidente da GM no Brasil, substituindo Santiago Chamorro. 

OOOO Era presidente da GM Argentina, suprindo saída da brasileira Isela Costatini, desafiada pelo governo Macri a salvar a Aerolineas Argentinas. 

OOOO Acumulava o cargo com a chefia geral de finanças para a América do Sul. 

OOOO Chamorro deixa na GM liderança de vendas e tema para trabalho universitário: jornalista especializado atrapalha vendas. 

OOOO Fez enorme contração no relacionamento entre GM e profissionais do ramo. OOOO


A mágica chamada TSI

Volkswagen expandirá sua relação de produtos com versões baseadas na tecnologia turbo com injeção direta de combustível. 

Tal adição oferece ótimos resultados: aos clientes aumenta a satisfação no dirigir; à sociedade reduz o consumo de combustível e a redução de emissões; ao governo auxilia cumprir as metas do programa Inovar Auto.

Uso de turbina auxiliar é tecnologia secular, constituindo-se, a grosso modo, em captar ar na atmosfera, insuflando-o no motor, forçando formar o gás explosivo gerador de potência. 

Em termos de automóvel, sempre foi identificado com aumento de potência, de capacidade de aceleração, de velocidade – e também de funcionamento manhoso, pelo aumento de consumo, pela menor vida útil. 

A Volkswagen vivenciou isto quando produziu, pioneiramente no Brasil, o primeiro motor 1.0 turbo. Tinha a proposta e os inconvenientes da esportividade.

A nova geração de motores turbo tem outro foco, reduzir peso e volume, sem perder rendimento. 

A eletrônica permitiu juntar várias tecnologias, como a injeção de combustível diretamente sobre a cabeça dos pistões; o uso do turbo gerando resultados desde as rotações mais baixas. 

Resultado, a disposição do veículo surge desde as baixas velocidades, recebendo torque com galhardia – o que lhe interessa nas situações do dia-a-dia.

A combinação criada pela Volkswagen no pequeno motor 1.0 de três cilindros, e no 1.4 com quatro, oferece resultados com brilho: performance e economia, gerando consequências: o up! 1.0 TSI, com turbo e injeção, iniciou re orientar a clientela: não mais os à procura de maior velocidade máxima, mas os interessados em maior prazer no dirigir. 

A mudança conceitual e a nova óptica ao consumidor alteraram o mercado: hoje, dentre as vendas do up! quase metade é com opção turbo, pois anda como um carro 1,8 e gasta como se fosse 0,9. O turbo deixou a posição de nicho e passou à de opção.


up! TSI abriu caminho do motor pequeno e esperto 
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terça-feira, 30 de agosto de 2016

A CADA DIA É MAIOR O NÚMERO DE BICICLETAS NAS RUAS BRASILEIRAS E AS ELÉTRICAS GANHAM ESPAÇO NAS CICLOVIAS CADA VEZ MAOR. ONO DIA 3 DE SETEMBRO, ACONTECERÁ O 12º SALÃO LATINO AMERICANO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS, NO EXPO CENTER, DE SÃO PAULO




Descontos na aquisição de bicicletas elétricas, diciclos, monociclos, scooters e skates exclusivos para os visitantes do evento.

Quem visitar o último dia do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que acontece entre os dias 1º e 3 de setembro, no Pavilhão Amarelo, do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), vai poder conferir algumas promoções de equipamentos levíssimos que serão oferecidos exclusivamente aos visitantes do evento.

Produtos como bicicletas elétricas, diciclos, monociclos, scooters, skates e outras novidades de locomoção serão ofertados com descontos promocionais, que podem chegar a mais de 30%, além de outras condições especiais. Durante o evento, o visitante também terá ainda oportunidade de testar o desempenho de alguns veículos no VHE Experience.

Confira abaixo algumas promoções ofertadas
durante o Feirão de Levíssimos:





Diciclo - Urban Rover modelo 6.5

Utiliza-se sensores giroscópios para ativar auto equilíbrio e possui um motor de 350w e uma bateria de lítio de 36V com autonomia de 20km/h.

De R$ 3.590,00 por R$ 2.490,00




Bicicleta Elétrica - Download

Bicicleta Elétrica da Vela Bikes

Traz com motor de 350w de potência; autonomia da bateria de 30km

De R$ 5.290,00 por R$ 4.490,00

** Desconto com pagamento à vista


SERVIÇO
Evento: 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos
Datas: 3 de setembro 2016
Local: Pavilhão Amarelo - Expo Center Norte, em São Paulo (SP)
Horário: das 12h às 20h
Entrada: gratuita mediante inscrição por meio do endereço eletrônico
http://velatinoamericano.com.br/inscreva-se

QUAL ESCOLHER, CÂMBIO MANUAL OU AUTOMÁTICO? DURANTE MUITOS ANOS, A TRANSMISSÃO MANUAL FOI REJEITADA PELOS BRASILEIROS, MAS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS ESSE QUADRO COMEÇOU A MUDAR E HOJE ATÉ OS MOTORISTAS DE TÁXI A PREFEREM. O SISTEMA EVOLUIU MUITO E ATUALMENTE E OS MOTORISTAS BRASILEIROS DESCOBRIRAM O CONFORTO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO. VEJA COMO FUNCIONA

COLUNA 
MECÂNICA ONLINE® 

30 | AGOSTO | 2016 | 

Tarcisio Dias


Transmissão automática reflete 
em mais conforto e segurança


Quando estamos aprendendo a dirigir o controle do pedal da embreagem e saber o momento certo para as trocas das marchas exige um bom tempo de prática para conseguir a melhor condução. 

Estancar o veículo numa saída de semáforo é normal nesse começo. Acertar o momento em tirar o pé da embreagem e acelerar o veículo requer práticas.


Eis que surge a transmissão automática. De cara apenas dois pedais: freio e acelerador. Nada de embreagem. 

Mais confortável e seguro na condução, o câmbio automático detecta a relação entre a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm) para decidir o melhor momento da troca automática da marcha.

O sistema se propõe a manter a rotação do motor quase constante e o câmbio automaticamente faz a troca das marchas. 

Nos sistemas modernos com câmbio automático a troca das marchas chega a ser quase imperceptível ao motorista.


A primeira transmissão automática usando fluido hidráulico foi desenvolvida em 1932, acredite, por dois engenheiros brasileiros, José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos; posteriormente, o protótipo e o projeto foram vendidos para a General Motors, que os introduziram no modelo Oldsmobile de 1940 como transmissão "Hydra-Matic".

No entanto, um artigo publicado pelo Wall Street Journal credita a empresa alemã de autopeças ZF Friedrichshafen pela invenção, que teria ocorrido logo após a Primeira Guerra Mundial.

Voltando aos tempos atuais, temos visto o surgimento das transmissões automatizadas, que resulta na mesma funcionalidade, mas com funcionamento diferente.

O sistema automatizado é idêntico ao de um veículo com câmbio manual, em que a transmissão da força do motor é intermediada pela embreagem. 

A vantagem é que tanto o acionamento da embreagem quanto a troca de marchas é feita por atuadores hidráulicos.


Um sistema mais avançado é o automatizado de dupla embreagem, uma cuidando das marchas pares e outra das ímpares.

Se o carro estiver, por exemplo, em terceira marcha, o sistema deixa a segunda e a quarta pré-engatadas, pois não se sabe se haverá troca para a mais baixa ou a mais alta. Além disso, reduz drasticamente o intervalo de troca.

Já a transmissão automática realiza as trocas de marchas intermediadas pelo conversor de torque, sendo que as combinações entre as engrenagens planetárias são feitas por meio de dispositivos hidráulicos.

70% dos casos de avaria, desempenho insatisfatório e alto consumo de combustível, são provocados pelo mau uso do câmbio automático. 

Muitas vezes os proprietários cometem alguns vícios de condução que prejudicam a vida útil da máquina, elevam o consumo de combustível e causam avarias diversas.

O condutor deve sempre manter a alavanca na posição em “D”, não apenas no semáforo, mas também nopára e anda dos engarrafamentos das grandes cidades. 

Esqueça o ponto morto e o vício de carro manual, afinal, você não precisa manter o pé na embreagem para deixar o carro “engatado”. 


Com a alavanca na posição “D”, evitam-se problemas de lubrificação na caixa de transmissão, além de descansar a mão direita.

Um risco muito grande para quem está começando a dirigir um veículo de transmissão automática vem do vício da condução com câmbio manual: utilizar o pé esquerdo no pedal de freio, como usava antes na embreagem. 

O carro terá uma freada violenta e o risco de acontecer um acidente é muito grande. Normalmente, carros automáticos possuem um apoio para o pé esquerdo, ficar lá, quietinho.


Uma dúvida constante de muitos motoristas: durante engarrafamentos, em veículos equipados com câmbio automático, é necessário mover a alavanca do D (Drive) para N (Neutro) para evitar desgastes em componentes da transmissão e do sistema de freios?

Na transmissão automática tradicionalquando o carro é parado por mais de cinco segundos são abertas as válvulas do conversor de torque (bomba hidráulica que faz a ligação entre o motor e a transmissão) e fica em Neutro. 

Outros modelos podem não possuir essa característica, mas quando são totalmente parados, vai haver uma certa pressão no conversor de torque, mas que não é suficiente para danificar nenhum componente. Se eu colocar no Neutro, vou perceber que o motor vai perder um pouco de giro. 

Mas se eu colocar sempre em Neutro, durante um período de tempo muito grande, vou ganhar um pouco na economia de combustível, mas sem relevância.

A ideia é colocar em Drive e não mudar mais até que o motorista termine sua viagem. Se por acaso ficar durante vários minutos parado em um engarrafamento, aí sim pode até desligar o motor.

Já nas transmissões automatizadascomo a Dualogic, da Fiat, e I-Motion, da Volkswagen, que são transmissões mecânicas cuja embreagem é automatizada, normalmente eletro-hidráulica. 

A DSG, de dupla embreagem (uma para as marchas pares e outra para as ímpares), é uma delas, sendo uma transmissão mecânica.

E, quando o carro está totalmente estacionário e o motorista com o pé no freio, as embreagens estão absolutamente abertas. 

Portanto, não muda nada deixar no Drive ou no Neutro. Somente quando o condutor tira o pé do freio é que o sistema recebe esta informação e a embreagem é acionada, começando a ganhar velocidade. 

Nas transmissões DSG temos o Hill Hold, sistema que, quando se tira o pé do freio, leva um curto tempo para que a embreagem comece a se fechar e o carro ande.

Entenda o que significa cada um dos comandos do câmbio automático
P – Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.

R – Reverse: marcha à ré. Essa função é acionada com o auxílio de um botão acoplado de câmbio.

N – Neutral: e o neutro, o popular ponto morto. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.

D – Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo, cabendo ao motorista acelerar e frear.

4 – 3 – 2 – 1 (L): posições que permitem o bloqueio das marchas. O bloqueio é usado em situações extremas quando o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra, impede que o veículo troque as marchas automaticamente.
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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® a
borda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

domingo, 28 de agosto de 2016

FIAT DOBLÒ CARGO TEM O MAIOR VALOR DE REVENDA DE SUA CATEGORIA E VERSÃO ADVENTURE 2017 CHEGA COM MUDANÇAS ÀS CONCESSIONÁRIAS



Reconhecido pela sua versatilidade, robustez, conforto, grande espaço interno e prazer ao dirigir, o Doblò acaba de chegar na rede de concessionárias Fiat com sua linha 2017 ainda mais equipado, com versões mais completas, que aumentam a atratividade do modelo. A versão Adventure do Doblò 2017 ganha nova caracterização externa com rodas de liga leve + estepe 16” com pintura escurecida exclusiva para a versão e novo acabamento cinza escuro na moldura do para-choque dianteiro. 


Internamente, o Doblò Adventure amplia sua lista de conteúdos de série com volante em couro com comandos do rádio, apoia braço no banco do motorista, banco traseiro bipartido com cinto de três pontos, oferecendo assim mais conforto e segurança aos ocupantes. Para os consumidores mais aventureiros, a versão traz como opcional o Adventure Locker – sistema de bloqueio de diferencial que permite superar terrenos adversos.



Já o Fiat Doblò Cargo é campeão da categoria furgoneta de carga na segunda edição do Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais. 

O utilitário registrou um índice de depreciação de apenas 22,3% em três anos segundo estudo feito pela agência Autoinforme, em parceria com a Editora Frota. Este é o menor índice de depreciação entre os modelos da categoria.

O Doblò Cargo é reconhecido por seu amplo espaço interno, conforto, versatilidade, robustez e pela ótima posição de dirigir. 

Versão Adventure
Na linha 2016, as versões 1.4 e 1.8 ganharam de série faróis de máscara negra, deixando a versão voltada para negócios com um visual mais moderno.

O índice de depreciação é um indicador importante, principalmente para o mercado de veículos comerciais, pois indica quanto do investimento inicial feito será preservado no momento da renovação da frota.

As versões Essence, 5 e 7 lugares, também ganharam novos itens de série: banco traseiro bipartido com cinto de três pontos e apoia braço no banco do motorista. 



Eles completam a lista de equipamentos que já conta com ar condicionado, direção hidráulica, travas elétricas, barras longitudinais no teto, entre outros.

Como opcional, o Doblò Essence oferece o Kit Evolution, composto por rádio Connect CD MP3/WMA, retrovisores externos elétricos, faróis de neblina, volante em couro com comandos do rádio (6 botões), mais sensor de estacionamento traseiro.




O Fiat Doblò também pode ficar ainda mais equipado com o diversos acessórios Mopar. Entre eles, Central Multimídia com câmera de ré, grade divisória banco traseiro, alarme antifurto, barras transversais, Car Bag, entre outros.

Com mais equipamentos de série, a linha 2017 do Fiat Doblò está ainda mais atrativa e competitiva. Confira os preços abaixo:


Doblò Essence 5 lugares 1.8 – R$ 76.890.


Doblò Essence 7 lugares 1.8 – R$ 78.290.


Doblò Adventure 6 lugares 1.8 – R$ 85.230.



UNO 2017 CHEGA EM SETEMBRO COM NOVA FAMÍLIA GLOBAL DE MOTORES



Símbolo de inovação, o Uno foi escolhido para estrear globalmente a nova linha de motores com versões 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros. 

A sua linha 2017 também chega recheada com novas tecnologias e visual renovado.

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