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sexta-feira, 10 de novembro de 2017

A necessidade de uma pilotagem cada vez mais segura para motociclistas, visando a reduzir o número exorbitante de acidentes com esses veículos de duas rodas leva empresas especializadas a criar equipamentos como controle de estabilidade, ABS e sensores de aproximação



COLUNA 
MECÂNICA ONLINE® 


10 | NOVEMBRO | 2017



Tecnologias e serviços irão tornar a 
condução da moto mais segura e confortável


De 14 a 19 de novembro acontece a edição 2017 do Salão Duas Rodas, no São Paulo Expo. Uma oportunidade de conhecer de perto os lançamentos e suas tecnologias no universo das duas rodas. E aproveitando o tema, resolvi abordar a importância do reforço da segurança no trânsito com a aplicação da tecnologia nas motocicletas.


Graças à praticidade, preço e economia de combustível em relação a outros meios de transporte, a motocicleta está muito presente no trânsito das cidades em todo o mundo. Entretanto, vale ressaltar que uma condução segura começa antes mesmo do motociclista sair de casa. 

É importante que o usuário invista em um bom capacete e utilize calçados, jaquetas, luvas e calças adequadas com o objetivo de protegê-lo ao máximo em caso de quedas.

Além disso, o motociclista precisa estar atento ao trânsito em geral, observar buracos, bueiros e as más condições da pista que podem se tornar verdadeiras armadilhas. Nestes casos, é importante saber dosar a intensidade dos freios para evitar o travamento das rodas.


Para diminuir o risco de acidentes, especialmente em casos de frenagem bruscas, a Bosch desenvolveu um Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) específico para motos, que permite que a frenagem ocorra de forma segura, já que a tecnologia evita que as rodas travem e possibilita que o piloto tenha maior controle da motocicleta durante a manobra.

O dispositivo tem dimensões mais compactas e pesa apenas 450 gramas (cerca de 30% mais leve e 45% menor que a versão anterior, o ABS9). 

Essa nova versão do sistema ABS para motocicletas está ainda mais alinhada à demanda dos mercados emergentes, onde prevalece a presença de motos com até 250 cilindradas (cc).


O modelo Kawasaki Versys-X 300 é o primeiro a ser produzido mundialmente com o novo ABS10 e, em 2018, o do Suzuki GSX-S125 também será comercializado com a tecnologia.

O uso do ABS em motos é um passo importante no intuito de salvar vidas. No Brasil, a resolução de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou o uso mandatório do dispositivo nas duas rodas para motos com cilindrada maior ou igual a 300 cc e em pelo menos uma das rodas para veículos menores que 300 cc.

Neste último caso, o fabricante pode optar ainda pelo Sistema de Freios Combinados (CBS - Combined Braking System). A adoção passou a ser realizada de forma escalonada neste ano e a meta é alcançar 100% dos modelos disponíveis até 2019.


Visando proporcionar uma direção ainda mais segura para os motociclistas, a Bosch também desenvolveu o Controle de Estabilidade para Motos (MSC), que é o ESP® para motocicletas. 

Trata-se de um sensor adicional que mede a inclinação real da motocicleta e permite que o módulo intervenha nas frenagens e acelerações, proporcionando uma condução mais segura mesmo em curvas com inclinação acentuada.

Outro desenvolvimento que visa proporcionar mais segurança é o Side View Assist - assistente que usa sensores ultrassônicos para monitorar o perigo nos dois lados da moto - áreas de ponto cego do motociclista – para uma mudança de faixa mais segura.


Mecânica Online - Além das tecnologias e sistemas de segurança, é muito importante que o motociclista se conscientize sobre a importância de conferir o bom funcionamento de sua moto – principalmente dos freios – para circular com segurança no trânsito cada vez mais intenso das cidades.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) 8% do número total de acidentes com motos são causados por problemas com manutenção.

Entre os itens com pior conservação estão os pneus, com 11% das ocorrências e os freios, com 7%. Estar atento às boas condições dos freios é fundamental e garante mais segurança e menor custo na manutenção do sistema. 

Entre os itens a serem observados está o fluído de freios, sendo importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de motocicleta.

O fluido de freio é um componente de segurança e sua atuação é de extrema importância para o funcionamento do sistema. Assim, a aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o freio, podendo causar sérios riscos ao motociclista. Portanto, a orientação é sempre seguir as especificações do manual da montadora.

Também é importante trocar todo o fluído de freio periodicamente. O hábito de completar o volume de fluído é incorreto e pode levar a falhas de frenagem, principalmente quando o sistema se encontra em temperaturas mais elevadas, em geral, quando o motociclista está em alta velocidade, o que pode gerar acidentes mais graves.

No caso das velas de ignição também é de grande importância a manutenção preventiva para evitar falhas e sobrecarga do sistema de ignição. As trocas devem ser feitas de acordo com a indicação do manual, porém a análise visual e manutenção é indicada a cada dois mil quilômetros.

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico, com habilitação em Mecatrônica, e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Tecnologia autônoma cresce e fica cada dia mais apurada



Alta Roda           

Nº 966 —  9/11/17

Fernando Calmon



AUTÔNOMOS PARA TODOS?


A tecnologia dos carros autônomos continua a surpreender praticamente a cada semana. Muitas vezes de forma positiva, mas nem sempre. 

A Renault, por exemplo, acaba de fazer uma demonstração bem interessante. Desenvolveu um sistema automático capaz de desviar de um obstáculo com a mesma precisão e rapidez dos melhores pilotos de teste da companhia. Uma prova de que a inteligência artificial pode igualar ou superar a habilidade humana.

Por outro lado, a Waymo, divisão do Google que cuida de automação, começou a filmar as reações de seus funcionários em testes internos e de rua. 

E se assustou ao notar que motoristas dormiam ao volante a 96 km/h, quando deveriam estar prontos para assumir os comandos. 

A empresa anunciou agora que sua tecnologia “mãos livres” – nível três na escala de 0 a 5 – será colocada de lado em favor dos estágios mais avançados. A empresa decidiu que motorista não é passageiro e deve ficar sempre atento.

Um aspecto ainda duvidoso é a rapidez do avanço da tecnologia e, além disso, os custos envolvidos tanto no automóvel quanto na infraestrutura urbana e rodoviária. 

Vários fabricantes já anunciaram que por volta de 2021 ou 2022 alguns modelos poderão estar circulando com independência do motorista, se as regulamentações legais estiverem aprovadas.

Há, ainda, um longo caminho a percorrer no desenvolvimento do lidar, da câmera de altíssima resolução, do laser, do ultrassom e do radar. 

Sem contar os aplicativos, as reduções de custos e do número de sensores (carro não pode virar uma “árvore de Natal”), além do aumento da autonomia em modo autônomo. Exigirá milhões de quilômetros de testes em diferentes condições de piso e atmosféricas.

Alguns analistas financeiros da Bolsa de Nova York, como Rod Lache do Deutsche Bank, estão mais otimistas quanto à rapidez de introdução ao mercado. 

Ele até considera que empresas gigantes, como a General Motors, dominarão a tecnologia antes da badalada Tesla, a novata marca americana dedicada a automóveis elétricos.
Há, entretanto, opiniões que indicam certa prudência com o tema, mesmo no exterior. 

Don Walker, da sistemista Magna, prevê que em 2025 apenas 4% dos modelos novos nos EUA terão nível quatro de automação, aquele em que haverá um banco de motorista rotacional pois o veículo será autoguiável em praticamente todas as situações.

O renomado físico brasileiro José Goldemberg, em recente artigo no jornal O Estado de S. Paulo, se enquadra entre os céticos. 

“O enorme esforço para produzir automóveis autônomos parece ser mais um esforço de marketing do que um esforço genuíno para resolver os problemas atuais que afetam o tráfego nas grandes cidades”, pontuou. 

Sob o título “O futuro do automóvel – desejos e realidade” também destacou ser “pouco provável” outros métodos de locomoção virem a substituir integralmente o transporte individual e até mesmo o prazer de dirigir.

Goldemberg, de 89 anos, pode ter sido um pouco ácido ou esquecido dos idosos sem condições mais de guiar. Porém, em referência ao Brasil e países assemelhados sem infraestrutura de suporte às novas tecnologias, está coberto de razão.

RODA VIVA

CITROËN Cactus nacional será primeiro modelo (apesar das negativas da marca) com a nova arquitetura EMP2, do Grupo PSA, que dará origem a outros produtos no Brasil. 

Quando o modelo estrear aqui, em 2018, já terá o visual novo, sem as volumosas almofadas laterais, substituídas por apliques mais discretos na parte inferior das portas. Motor será o 1,6L, turboflex e câmbio automático seis marchas.

PREVISÕES otimistas sobre continuidade de recuperação do mercado em 2018 estão, timidamente, em ascensão. Há apostas entre 2,4 e 2,6 milhões de unidades (incluídos veículos pesados). 

Até 2021, alguns executivos (em off) acreditam que o crescimento anual será de 8% a 10%. Algo perto de 3,4 milhões. Em 2022, assim, voltaríamos aos números de 2012...

LAND ROVER Discovery venceu o desafio de dimensões tão grandes parecerem menores. Volante de direção, algo exagerado em diâmetro, está lá para advertir o motorista que o espaço interno “palaciano” exige cuidados ao mudar de faixa ou manobrar. Para os 2.223 kg de massa total, só mesmo 61,2 kgfm de torque tornam o motor diesel a escolha mais adequada.

MULTAS para pedestres e ciclistas foram, finalmente, regulamentadas pelo Contran. Era uma pendência de 20 anos do atual Código de Trânsito Brasileiro. 

No entanto, não ficou estabelecido como se fará a cobrança, sem a qual tudo continuará como hoje. Há abusos crescentes dos chamados “novos ciclistas”, mas essa tem todo o jeito de ser mais uma lei que não pega.

APLICATIVOS de rotas alternativas, como Waze, são de fato uma mão na roda com perdão do trocadilho. Porém, não infalíveis. Há de fato pequenas falhas e até desarranjos graves ocasionais. 

Recentemente em São Paulo, cidade com maior número de usuários no mundo, o trânsito deu um nó em algumas regiões por indicações errôneas. Google, dono do app, não se manifestou.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

Ferrari F50: F1 vestido pra passear na Dream Route. Rally de superesportivos larga no próximo dia 23 de novembro de Floripa rumo à Porto Alegre. Comboio de luxo será puxado pela primeira vez por uma Ferrari F50, único carro do mundo equipado com motor de F1. Ao todo serão mais de 50 carrões, com pelo menos 10 Ferraris no grid.



Falta pouco para o início da 5ª edição da Dream Route, o primeiro rally de luxo da América Latina e um dos maiores eventos do gênero no mundo que larga de Florianópolis no próximo dia 23 de novembro rumo a Porto Alegre, passando pela Rota do Sol e finalizando, no dia 26 de novembro, com um dia de piloto Stock Car, no Velopark, o maior complexo automobilístico do País. 

Ferrari F50
A estrela da festa é a Ferrari F50 (foto acima). O carro, de um empresário paulistano, participa pela primeira vez do rally. Equipada com motor 4.7 V12 de 520 cavalos, capaz de atingir os 325 km/h, a F50 foi apresentada em 1995 para comemorar os 50 anos da marca. 

Outra característica da F50 é o seu interior espartano, ar condicionado é o único item de conforto. O único som é o ronco do motor. Interior este que não lembra em nada os atuais carros da marca, que conta com um muito luxo e conforto. 

A capota da Ferrari F50 é rígida, algo que na época era uma novidade, e o motorista deveria escolher se sairia da garagem com ou sem capota, já que não havia espaço para levar o teto no carro. Com apenas 349 unidades, é um dos modelos mais cobiçados da marca. 

O modelo que vai participar da Dream Route é ainda mais raro, pois é uma pré-série. Uma das 3 que existem no mundo. 
Segundo o proprietário, a F50 é o único carro do mundo até hoje que tem um motor de F1 espetado num carro de rua. 

“É o mesmo motor da Ferrari de F1 da temporada de 1990, pilotada por Prost e Mansel. Juntos, naquele ano, eles venceram seis provas, e Prost foi vice-campeão. O Senna foi o campeão e o Piquet ficou em terceiro”, lembra. 

O motor, claro, foi redimensionado para a F50, numa rotação menor. Mesmo assim é um canhão. “Ele atinge a potência máxima entre 8 mil e 8.500 giros. Mas eu já acelerei até 9 mil giros e ele não cortou”, diz o empresário que também é piloto federado, com muita experiência em pistas. 

“É um carro muito forte, leve, feito em fibra de carbono, pesa apenas 1200 quilos, além disso é largo, baixo e tem uma ótima aerodinâmica, as asas o deixam grudado no chão. Em Interlagos, por exemplo, o traçado dele é completamente diferente dos outros. É o melhor carro que já pilotei numa pista”, completa. 
Mas para andar de F50 na cidade, na rua… aí o bicho pega. Muito complicado... diferente dos superesportivos de hoje, A F50 é baixa e a suspensão rígida, não ativa, e os buracos, valetas, lombadas e irregularidades são cruéis”, diz. 

Apaixonado por esportivos europeus e dono de uma coleção que inclui outra Ferrari, Lamborghini, Rolls Royce, Mercedes e Porsches, a F50 é o grande xodó do empresário. 

“Trato como um filho. Conheci esse carro há 20 anos e nunca imaginei que seria meu. Colecionava as miniaturas da década de 90 e a F50 era a minha predileta. Agora tenho o carro. Sou o 4º proprietário, comprei de um amigo. Tem apenas 7 mil km e é a mais conservada e acertada (mecanicamente) do mundo", comemora. 

“Agora estou ansioso para participar da Dream Route, acelerar na estrada e também” na pista do Velopark. É um evento único no Brasil, cheio de glamour, só vi isso na Europa e EUA. Muitos carrões, amigos, estradas maravilhosoas, festas, hotéis 5 estrelas e gente que gosta de curtir super carros. Meu problema vai ser nas cidades…vou ter que ir bem devagarzinho….”, finaliza. 


Ferrari F430 Scuderia GT3
Outro destaque do evento é a Ferrari F430 Scuderia GT3, um legítimo carro de corrida (vencedor de provas do brasileiro de GT3), que vem de Belo Horizonte para participar da festa. 

A semelhança com o modelo de rua é basicamente o desenho, apesar da versão GT3 ter bem mais entradas de ar e vincos pela carroceria, e o motor V8 com tração traseira. 

O conjunto mecânico recebeu inúmeras melhorias que rederam um aumento de 40 cavalos, agora são 550cv contra os 510 da versão de rua. 

O câmbio passou por uma atualização e agora são necessários apenas 150 mile segundos para a troca de marcha.  

O foguete vai rodar na pista do Velopark, no dia do Track Day na pista, e em apenas alguns trechos escoltado por batedores da polícia, já que não pode trafegar em vias públicas. 


Ferrari 458 Itália, F430, F355 também estão confirmadas, assim como Rolls Royce Phantom, Lamborghini Gallardo Valentino Balboni, Mercedes-Benz AMG GT, Porsche 911 Turbo e Audi R8. 

Os participantes vêm de diversos estados do Brasil e  dos Estados Unidos, itália, Argentina, Uruguai e Chile. As inscrições estão abertas. 

Valentino Balboni
O padrinho desta edição é a lenda das pistas Valentino Balboni, embaixador mundial da Lamborghini, que vem da Itália especialmente para a Dream Route. 

“É um orgulho participar deste tipo de evento, ainda mais no Brasil, um país que adoro. Esta é a melhor maneira de curtir um superesportivo, com amigos, boas estradas e belas paisagens”, diz Balboni. 

Dream Route conta com o patrocínio da Move Your Life, da Ipiranga, que está lançando no evento seu combustível de alta performance Octapro, e da Pirelli, líder global em equipamentos originais para carros dos segmentos premium e prestigie, que conta com a maior e mais completa gama de pneus homologados para as marcas mais desejadas do mundo, desenvolvidos especificamente para cada um dos modelos de alta performance que estão presentes na Dream Route. 

Esses pneus são marcados e identificados pelas montadoras, deixando claro que se trata de um produto que foi desenvolvido especificamente para aquele carro, levando-se em conta todas as suas características. 

“A Pirelli é a fornecedora oficial de pneus para a Fórmula 1, trazendo em seu DNA a performance e o pioneirismo em desenvolver produtos de alto valor agregado e com tecnologia de ponta. Participar da Dream Route mostra a adesão da marca aos segmentos premium e prestigie”, diz Fabio Magliano, gerente de Produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.

Com o fim do Inovar-Auto, Kia investe R$ 165 milhões e aumenta em 140% recolhimento de impostos em 2018. Empresa prevê criação de 1.300 novos empregos diretos, abertura de 25 novas concessionárias – 10 já em janeiro –, e pretende comercializar 20 mil veículos em 2018. Além dos novos modelos que poderão chegar ao País, ainda há a registrar o aumento de cerca de 4.000 novos empregos diretos. Entre os novos modelos, a CAOA importará os novos Picanto GT de 80 cv e o Cadenza, de 290 cv, o GDI biturbo de 370 cv, entre outros


KIA Cadenza

Com o fim do Programa Inovar-Auto e, por consequência, a extinção dos 30 pontos percentuais no IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados e fim da cota de 4.800 unidades/ano sem a sobretaxa, a Kia Motors do Brasil projeta para 2018 a comercialização de 20 mil veículos. 

Esse volume permitirá à importadora contribuir com recolhimento de impostos da ordem de R$ 1,2 bilhão, 140% mais em relação aos R$ 500 milhões previstos para este ano, e gerar 1.300 novos empregos diretos, acumulando até o final de 2018 algo em torno de 4 mil empregos diretos.

KIA Stinger GDI biturbo


A empresa ainda pretende realizar investimentos próximos a R$ 165 milhões, dos quais R$ 50 milhões na implantação das novas concessionárias, R$ 45 milhões em publicidade e marketing, R$ 30 milhões em softwares e equipamentos, além de R$ 5 milhões destinados à adequação dos estoques de peças originais de reposição para os novos modelos a serem lançados e em treinamento de colaboradores. Também há projeção de R$ 35 milhões de investimentos no centro tecnológico.


“Nossa projeção de vendas para 2017 ainda sob o regime do Inovar-Auto, é de no máximo 8 mil unidades. Com o retorno à normalidade tributária, já compramos, para produção nos meses de outubro a dezembro, 5 mil unidades, do total de 20 mil programadas para 2018. Com isso, a Kia poderá iniciar janeiro com maior volume de veículos em estoque para comercialização, contribuindo, em 2018, com recolhimento de impostos aos cofres públicos da ordem de R$ 1,2 bilhão, e gerar 1.300 novos empregos diretos”, explica José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.


O processo de reestruturação da Kia Motors do Brasil já começou com a nomeação das 10 concessionárias, que iniciam suas operações em janeiro de 2018. 

Outras 15 estão em fase de prospecção ou negociação com grupos empresariais da cadeia de distribuição, atingindo o planejamento de fechar o ano de 2018 com 115 concessionárias no Brasil. Já iniciamos os treinamentos e, até o final do ano, cerca de 500 consultores técnicos e de vendas da Rede

KIA Picanto GT


Autorizada Kia estarão preparados para atender a esta nova realidade. Além disso, foi promovido à Diretoria de Serviços o engenheiro automotivo Gabriel Loureiro, que já está em treinamento na Kia Motors Corporation em Seul.

O vice-presidente Dino Arrigoni e o gerente de Marketing, Gustavo Gandini, apresentaram, em Dubai, o planejamento estratégico de marketing para 2018 na Conferência Mundial de Marketing da Kia Motors Corporation, onde serão detalhados os investimentos previstos de R$ 45 milhões, inclusive comunicando o patrocínio máster do Jornal da Band ao longo de 2018.



Retrospectiva
A programação da Kia reverte o quadro dos últimos cinco anos, quando a empresa encolheu significativamente, superando as demais importadoras, pois sempre foi a maior do Brasil – e, consequentemente, a mais prejudicada. 

Em 2011, melhor ano da Kia Motors no Brasil, a importadora chegou a distribuir no atacado 80 mil unidades à rede de autorizada de concessionárias, à época com 180 pontos de atendimento, atingindo faturamento de R$ 5,3 bilhões, com recolhimento de impostos da ordem de R$ 2,65 bilhões e 6.500 empregos diretos.


As projeções para 2017, com 90 concessionários, limitados à cota de 4.800 veículos, indicam comercialização de 8 mil unidades (entre automóveis importados da Coreia do Sul e do México e o utilitário leve Bongo, produzido no Uruguai), com faturamento de R$ 1 bilhão e recolhendo aos cofres públicos algo em torno de R$ 500 milhões em impostos, com 2.700 postos de trabalho.

Os dados mencionados indicam a ordem de grandeza do que o governo deixou de arrecadar com a criação da cota limite de 4.800 veículos/ano ou 400 unidades/mês, sem os 30 pontos extraordinários no IPI, o que quase inviabilizou o negócio de importação de veículos automotores no mercado brasileiro a partir de dezembro de 2011.


“Se quiséssemos trazer os veículos fora dessa cota, nossos preços finais ao consumidor teriam ficado fora de competitividade. Por isso, não ultrapassamos esses limites. Assim, a partir de janeiro os preços dos veículos importados não serão reduzidos, pois os 30 pontos extras não foram – e não são – possíveis de recolhimento”, argumenta Gandini.

Com o fim do Inovar-Auto em 31 de dezembro de 2017 e a perspectiva de se comercializar 20 mil unidades em 2018, a Kia Motors espera, com rede autorizada de 115 concessionárias, ter faturamento de R$ 2,5 bilhões, recolhimento de impostos da ordem de R$ 1,25 bilhão e, no mínimo, 4 mil postos de trabalho.


Novos produtos
Para atingir esses objetivos, a Kia Motors do Brasil já programou a chegada de novos modelos, como o Rio, importado do México (com motor 4 cilindros 1.6 litro, flexfuel, de 130 CV), o novo Picanto GT (com motor 3 cilindros, 1.0 litro, com 80 cv), o novo Cadenza (com motor V6 3.3 litros GDI de 290 cv), o sedã Stinger (com versões de motor de 2 litros, 4 cilindros, GDI biturbo, com 255 CV e de motor V6, 3.3 litros, GDI biturbo com 370 cv), além de dos SUVs Sportage (4 cil., 2.0 litros, flex, 156 e 167 cv) e do SUV Sorento (V6 3.5 litros com 280 cv).


Somam-se a esses os atuais modelos Cerato (sedã médio também importado do México), o crossover Soul, a minivan Grand Carnival e o caminhão leve Bongo, além de aguardar política de tributação diferenciada aos veículos híbridos e elétricos para trazer o Optima Hybrid, Niro Hybrid e o Soul EV Plug-In.


Laboratório de emissões
Com investimento de R$ 35 milhões, o Grupo Kia conclui em março de 2018 o Centro Tecnológico, laboratório de emissões veiculares, com área construída de 2.400 m2 em terreno de 5.900 m2, localizado às margens da Rodovia Santos Dumont, em Salto, onde sua principal atividade será submeter veículos leves, 4X2 e 4X4, com motorização a gasolina, flex, gás e híbridos aos ensaios de emissões exigidos pela legislação brasileira no processo de homologação veicular.

Segundo José Luiz Gandini, além do processo de homologação de veículos da Kia Motors, o centro tecnológico pode prestar serviços a terceiros.



quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, ao contrário de muitos outros países, sendo considerado um dos carros mais confiáveis do mundo, a Subaru começa a vender no País seu modelo Forester L, que tem cinco anos de garantia. Tem motor 2.0 de 150 cv câmbio automático e tração integral



São Paulo, 8 de novembro de 2017 – Aliando elevados padrões de conforto, segurança, desempenho e versatilidade, com preço competitivo e excelente relação custo vs benefício, a SUBARU inicia as vendas do modelo Forester L no Brasil, nova versão de entrada da consagrada linha SUBARU Forester.

Importado com exclusividade pela CAOA para o Brasil, o SUBARU Forester L tem preço sugerido de R$ 118.900,00 e contará, neste mês de estreia no mercado brasileiro, com uma promoção de vendas que disponibiliza IPVA e documentação grátis.

Com esse lançamento, a SUBARU amplia o leque de versões de acabamento da linha Forester no Brasil que, a partir de agora, será composta por três opções:
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Forester L = veículo de entrada da gama, equipado com motor Boxer 2.0 litros, com 150 cv, câmbio automático Lineartronic, tração  integral SUBARU  Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD), ar-condicionado Dual Zone, rodas aro 18”, seis airbags, entre outros equipamentos;
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Forester Sport = reposicionada como versão intermediária. Ela utiliza o mesmo conjunto mecânico da Forester L e traz mais itens de série, como, por exemplo, teto solar elétrico, troca de marchas por Paddle Shift instaladas atrás do volante e sistema Smart Key / Botão Start/Stop de acionamento do motor.
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Forester XT Turbo = modelo topo de linha que se diferencia das demais pelo potente motor Boxer 2.0 litros turbo de 240 cv, câmbio automático Lineartronic de 8 velocidades, além de itens como: sistema de som Harman/Kardon Premium Audio, GPS integrado e tecnologia SI-Drive com três modos de condução (IntelligentSport e #Sport).

Para Roberto Pedrosa, Diretor Comercial da SUBARU, “o início das vendas do Forester L no mercado brasileiro, em paralelo com outras ações diferenciadas de divulgação que estamos realizando, integra a nossa estratégia para ampliarmos a legião de apaixonados proprietários de veículos da marca SUBARU no País. 

Esse lançamento reúne os principais elementos para conquistarmos mercado e ser um dos destaques de vendas da SUBARU, pois ele reúne amplo espaço interno, mecânica confiável, robustez, segurança e conforto, tudo isso a um preço extremamente competitivo para um modelo que é reconhecido por ser um legítimo utilitário esportivo”.


Design
Externamente, o novo Forester L conta com para-choque dianteiro exclusivo, com desenho que reflete fluidez e robustez. Além de integrar a emblemática grade frontal hexagonal da SUBARU, esta peça possui, em sua seção central, duas entradas de ar para o sistema de refrigeração do conjunto mecânico, enquanto nas extremidades, ela incorpora acabamentos plásticos de tonalidade mais escura e com detalhes que simulam cromado, em que estão instalados os faróis de neblina.

Ainda na parte frontal, os faróis contam com luzes indicadoras de direção em plástico translúcido, tecnologia bi-xénon e sistema de luz direcional para curvas, o que assegura mais luminosidade e segurança, principalmente na condução noturna.

Nas laterais, a aparência robusta e esportiva é reforçada pelas rodas de liga-leve de 18 polegadas e por proteções instaladas na longarina inferior. 

Já na traseira, as lanternas contam com assinatura em LED e, assim como os faróis, são produzidas em material translúcido e integradas ao desenho da carroceria.

Motor Boxer e câmbio automático Lineartronic
SUBARU Forester L está equipado com o mesmo conjunto mecânico da versão intermediária da gama (Sport): motor Boxer 2.0 litros aspirado, com 150 cv de potência e torque de 20,2 kgf.m, e a última geração do câmbio automático Lineartronic de seis velocidades. 

Essa combinação se caracteriza por privilegiar performance, economia de combustível e baixa emissão de poluentes, tudo isso com trocas suaves de marchas, que realçam o conforto e o prazer ao dirigir.

O modelo conta ainda com a tecnologia SUBARU Intelligent Drive (SI-DRIVE), que permite ao motorista escolher as características de direção do veículo entre dois modos: Intelligent, que evidencia o conforto e a economia de combustível, e Sport, com respostas mais ágeis aos comandos do motorista e que realçam a esportividade.

Forester L também traz de série o sistema de tração integral SUBARU Symmetrical All-Wheel Drive(SAWD). Essa tecnologia distribui a potência gerada pelo motor de maneira equilibrada para as quatro rodas, conferindo ao modelo ainda mais dirigibilidade e segurança em variadas condições climáticas e tipos de terrenos.

Conforto
Já o interior do Forester L oferece uma experiência única aos seus ocupantes, graças às amplas dimensões, utilização de materiais selecionados e uma completa lista de equipamentos de série, composta por itens como:
- Airbags (duplo dianteiro, lateral do tipo cortina e laterais nos bancos dianteiros);
- Ar-condicionado automático Dual Zone;
- Sistema de som com tela touch screen de 6,2”, com rádio AM/FM, MP3, entrada auxiliar e viva-voz integrado;
- Suspensão traseira com sistema autonivelante;
- Controle Eletrônico de Estabilidade;
- Controle Eletrônico de Tração;
- Sistema de Distribuição Eletrônica de Frenagem;
- Câmera traseira para auxilio em marcha a ré;
- Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist);
- Acendimento automático dos faróis;
- Sensor de chuva;
- Sistema de Controle de Velocidade de Cruzeiro;
- Volante de direção multifunção e revestido em couro;
- Revestimento dos bancos em tecido;
- Fixação de cadeiras para crianças do tipo ISOFIX;
- Computador de bordo;
- Encosto dos bancos traseiros rebatíveis 60/40;
- Duas tomadas 12V para conexão de acessórios;
- Console central com porta-copos e descanso de braço;


Forester L, a exemplo das demais versões da linha Forester (Sport e XT Turbo), oferece a comodidade e segurança dos 5 anos de garantia original de fábrica, sem limite de quilometragem.

Mais informações sobre o novo modelo Forester L ou, então sobre a SUBARU, sua linha de veículos e/ou a Rede de Concessionárias no País, estão disponíveis no site www.subaru.com.br.

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