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quinta-feira, 16 de novembro de 2017

São Paulo ganha mais uma concessionária Subaru, no Brooklin, com 1.044 m²



São Paulo, 15 de novembro de 2017 - A CAOA inaugurou nesta quinta-feira (9 de novembro), a Concessionária Subaru no bairro do Brooklin concebida para ser a referência em showroom e serviços da marca no País. 


A abertura deste espaço no bairro Brooklin integra a estratégia de consolidação da marca Subaru no País, além de proporcionar mais conforto e comodidade para os clientes dessa importante região do mercado nacional.

Instalada em um prédio com área de aproximadamente 3.000 m² exclusivo para as operações de Vendas e Pós-Venda da Subaru, na avenida Morumbi, 8.440, no bairro Brooklin, a unidade foi projetada de acordo com o novo padrão de identidade visual da marca no Brasil, com espaços especialmente desenvolvidos para que os clientes vivenciem momentos agradáveis durante os processos de compras ou durante as manutenções de seu veículo.



No amplo showroom de 456 m² ficará exposta toda a linha de veículos da marca comercializados no País (SUBARU XV, Forester - Sport e XT Turbo -, Legacy, Outback, WRX e WRX STI), com destaque para o recém-lançado Subaru Forester L, que oferece ao Cliente: preço competitivo, ótima relação custo / benefício, desempenho, espaço interno, segurança e robustez.

De acordo com Roberto Pedrosa, Diretor Comercial da SUBARU, “a inauguração da Concessionária SUBARU CAOA Brooklin representa mais um importante passo na expansão das vendas da marca no Brasil. Nesse amplo e completo espaço, ofereceremos muito mais conforto e um atendimento diferenciado para o público consumidor de SUBARU, tudo isso com objetivo de proporcionar uma experiência única de vendas para este importante cliente”.

A escolha da região do bairro do Brooklin para receber essa nova Concessionária SUBARU em São Paulo foi pensada para possibilitar fácil acesso do cliente oriundo de qualquer região da cidade, independentemente do horário e/ou dia da semana. 




O local fica próximo de algumas das principais vias da capital paulista, tais como: avenida Santo Amaro e av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, além da Marginal Pinheiros.

Maior espaço de Pós-Venda da marca em São Paulo
As instalações da Concessionária CAOA SUBARU Brooklin formam o maior espaço de Pós-Venda da marca no Brasil. No total, são cerca de 1.044 m² destinados exclusivamente para o setor de serviços, podendo atender mais de 700 veículos/mês.

Segundo Rogério Gonzaga, diretor de Pós-Venda da CAOA, “o constante aperfeiçoamento dos serviços de Pós-Venda oferecidos aos Clientes da marca Subaru é uma das nossas prioridades. 




Por isso, trabalhamos e investimos intensamente no treinamento dos nossos técnicos, assim como, também, na modernização das nossas oficinas de serviços e no permanente monitoramento dos preços de peças e componentes, com o objetivo de oferecer um Pós-Venda de reconhecido padrão de qualidade, ágil e com valores competitivos”, explica o executivo.

A nova oficina de serviços da Subaru em São Paulo possui uma estrutura dinâmica e dimensionada para recepcionar e atender a demanda da Região Metropolitana de São Paulo, Grande ABC e Baixada Santista. 


O local conta com uma confortável sala de conveniência com rede Wi-Fi - para uso do cliente enquanto aguarda o término dos serviços em seu carro -, estoque de peças e garantia.

A Subaru CAOA Brooklin está equipada com seis elevadores eletro-hidráulicos de última geração para realização de serviços de diagnósticos e de maior complexidade, ferramental específico, alinhador e balanceador de rodas eletrônicos, além de controle pneumático de retirada e abastecimento de óleo dos veículos.

Toda a equipe de profissionais do setor de Pós-Venda foi treinada pela Subaru e pela CAOA, alguns técnicos possuem certificação internacional da marca japonesa para realizar qualquer tipo de manutenção, revisões periódicas programadas, reparos e instalação de acessórios originais para toda a gama de modelos da marca.

Outro diferencial do local é a fato de estar preparado para receber veículos que necessitem realizar reparos na carroceria, como, por exemplo, funilaria e/ou pintura.

O showroom de novos e seminovos da Concessionária Subaru CAOA Brooklin atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 19h. Já a área de oficina funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Mais informações sobre a SUBARU, sua linha de veículos e Rede de Concessionárias no País, incluindo o novo espaço da marca no bairro Brooklin (São Paulo/SP) estão disponíveis no site www.subaru.com.br.


Serviço:
Concessionária Subaru CAOA Brooklin (SP)

Endereço
Avenida Morumbi, 8.440
Brooklin – São Paulo/SP

Telefone para agendamento
(11) 5090-0820

Dias/horários de funcionamento
Vendas: segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 19h

Pós-Venda: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

BMW Motorrad lança projeto “1.001 Desculpas” para reconhecer e inspirar motociclistas. Ação reúne histórias criativas do público para pegar a estrada  O reconhecimento da BMW Motorrad aos clientes da marca, valorizando as suas histórias com nossos produtos.  Um guia digital que servirá como inspiração para quem quer pegar estrada e conhecer lugares incríveis.



São Paulo, 15 de novembro de 2017 — Qual desculpa você já usou para montar na sua motocicleta e pegar estrada, pelo simples prazer de pilotar? Quem é apaixonado por motos sabe: o motivo sempre é pegar a estrada, a desculpa é que pode variar. 

Por isso, a BMW Motorrad lança o inovador projeto "1001 Desculpas", uma plataforma digital que reunirá em diferentes mídias digitais as desculpas mais divertidas e surreais usadas pelos motociclistas para pegar a estrada com os amigos.

A ação, desenvolvida pela Ogilvy Brasil, estreia no Salão Duas Rodas, onde será exibido no telão do estande da BMW Motorrad um conteúdo digital com algumas das desculpas que os amantes da marca têm para pegar a estrada.

O público presente será convidado a participar da ação, compartilhando as suas próprias desculpas pela hashtag #1001desculpas. 

Em seguida, o conteúdo seguirá para o Instagram, onde o perfil @1001desculpas será um verdadeiro catálogo virtual, com fotos e vídeos das melhores desculpas enviadas pelo público.


Por meio do site (www.1001desculpas.com.br), a interação é ainda mais personalizada: os visitantes poderão marcar a rota da sua próxima viagem e receber desculpas e dicas relacionadas ao caminho. 

E no Facebook poderão até mesmo pedir desculpas em tempo real por meio de um "Chat Bot" com inteligência artificial. É uma maneira incrível de enriquecer a experiência de nossos clientes.

"Esse projeto mostra o reconhecimento da marca BMW Motorrad aos nossos clientes, e valoriza a história que cada um deles tem com nossos produtos. Além disso, ele serve como inspiração para aqueles que querem pegar estrada e não sabem exatamente para onde ir, ou querem ampliar suas experiências. Com isso, reiteramos nosso compromisso com a excelência sem perder a leveza, criatividade e diversão, aspectos fundamentais do lema "make life a ride", comenta Luciana Francisco, gerente-sênior de Marketing da BMW Motorrad Brasil.

Quando o projeto atingir 1001 desculpas, o guia com todas ela será concluído e permanecerá disponível online, afim de inspirar cada vez mais pessoas a pegar a estrada.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

BMW Motorrad levou verdadeiras máquinas para o Salão Duas Rodas 2017, entre elas a G 310 GS, a HP Race, que custa cerca de meio milhão de reais, a caçula das aventureiras de 313 cc e 34 cv




São Paulo, 13 de novembro de 2017 — A BMW Motorrad acaba de revelar suas atrações na edição 2017 do Salão Duas Rodas, o maior evento do setor na América Latina e que acontece até o dia 19 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista. 


E entre as novidades mais aguardadas está a inédita BMW G 310 GS, uma GS urbana no segmento premium abaixo de 500 cc, reforçando toda a herança de robustez, confiabilidade, qualidade e inovação que fazem da linha GS uma referência mundial entre as motocicletas.

Equipada com um motor monocilíndrico, de 313 cc e capaz de entregar 34 cv, a caçula da família de aventureiras da BMW é perfeita para o uso no dia-a-dia, além de surgir como uma opção compacta, versátil e confortável, e de oferecer uma nova referência de pilotagem para este segmento. 

Com início da produção em Manaus (AM) programado para 2018, a nova BMW G 310 GS chega às concessionárias autorizadas BMW Motorrad no primeiro semestre do ano que vem.


Outra novidade que promete atrair os olhares dos visitantes é a fascinante superesportiva de competição BMW HP4 RACE, cuja produção é limitada em apenas 750 unidades, sendo cinco delas destinadas ao Brasil. 

Fabricada em Berlim, na Alemanha, em um processo de montagem artesanal realizado por especialistas da BMW Motorrad, a HP4 RACE possui quadro principal construído em fibra de carbono e é impulsionada por um motor de quatro cilindros e 999 cc capaz de gerar vigorosos 215 cv e 120 Nm de torque e que está acoplado a uma transmissão de seis marchas, com relações otimizadas para oferecer o melhor desempenho em pista. A BMW HP4 RACE já está disponível na Rede Motorrad por R$ 490 mil.


A linha K, por sua vez, acaba de ganhar duas novas integrantes com vendas confirmadas para o Brasil no início de 2018: a renovada BMW K 1600 GTL e a inédita K 1600 Bagger. 

Ícone entre as motocicletas touring de alto luxo, a BMW K 1600 GTL recebeu aprimoramentos no design e na ergonomia com o objetivo de proporcionar um rodar ainda mais confortável. 



Ela traz um motor de seis cilindros em linha, com 160 cv de potência e 175 Nm de torque. Entre seus principais equipamentos de série destacam-se suspensão eletrônica ESA, com amortecedores adaptáveis, assistentes de manobras e de troca de marchas Shift Assistant Pro e controle de tração, entre outros itens.

A Bagger, por sua vez, ostenta aparência elegante e com desenho de contornos futuristas. Robusta e de fácil pilotagem, esta cruiser exibe silhueta sóbria, fazendo dela um objeto de desejo para quem almeja uma máquina para se deslocar de forma imponente e tranquila.


"A BMW Motorrad é mais que uma fabricante de motocicletas. Ela inspira e propaga o puro prazer de pilotar, por meio da inovação e das qualidades de seus produtos. E além de ser uma importante oportunidade de mostrar as nossas motocicletas, repletas de tecnologia e paixão, o Salão Duas Rodas celebra um ano muito importante para a empresa e que marcou o lançamento da inédita roadster G 310 R no Brasil e a consolidação da nossa presença no país", celebra Federico Álvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.


O estande da BMW Motorrad no salão também agrega o espaço Rider Experience, uma área dedicada ao aprimoramento de técnicas de pilotagem on e off-road

Para demonstrar as capacidades das motocicletas BMW nestas situações serão utilizados os modelos S 1000 XR e R 1200 GS. 


Federico Alvarez e João Veloso, gerente sênior de Comunicação Corporativa da BMW, MINI e BMW Motorrad

O espaço abriga ainda uma loja temática onde o visitante poderá adquirir produtos BMW Rider Equipment, como conjuntos de jaqueta e calça Start Collection, luvas e botas; além de itens de lifestyle, como camisetas, agasalhos e bonés.

A BMW Serviços Financeiros também terá um espaço exclusivo onde os clientes terão acesso a condições especiais de financiamento e aquisição de motocicletas por meio de planos do Consórcio BMW.



Série especial da S10 celebra 100 anos de picape Chevrolet no mundo. S10 100 YEARS traz gravata vintage Chevrolet e itens exclusivos de acabamento. Apenas 450 unidades serão produzidas para o Brasil, todas numeradas e pintadas na inédita cor Azul Steel. Série é baseada na versão mais sofisticada e tecnológica da S10 Turbo Diesel com transmissão automática e tração 4x4



São Caetano do Sul – São 100 anos de produção de picapes no mundo e, apesar de a caçamba continuar sendo o grande diferencial, o conceito deste tipo de veículo evoluiu bastante desde então.


Aliás, esse legado permeia o espírito da S10 100 YEARS, série especial, limitada e comemorativa ao centenário da Chevrolet no segmento.


O modelo difere-se dos demais, a começar pela gravata vintage, pintada em azul escuro e grafada com nome da marca, como na primeira picape Chevrolet produzida nos Estados Unidos. 


O emblema aparece na dianteira, na tampa traseira e portas da S10 100 YEARS.

Para combinar, foi desenvolvida uma tinta metálica exclusiva para a carroceria, batizada de Azul Steel. Ela cobre também as molduras da grade frontal que envolve os filetes horizontais cromados e a barra preta central. Ela ajuda a ressaltar o logo personalizado.


Aliás, o azul, o preto e o cromado são predominantes e agregam força, sofisticação e esportividade à série especial. Também conta com elementos estéticos inéditos, como os adesivos que delimitam os vincos acentuados do capô do motor.


As rodas aro 18 de estilo clássico passaram por uma releitura com o novo acabamento, enquanto a capota marítima segue o mesmo tom do santo-antônio que envolve toda a parte superior da caçamba. 

A lona traz a inscrição “100 Years” em baixo relevo.

“A série especial realça as principais características do produto em suas diferentes fases, entre elas a robustez, elemento inerente às picapes Chevrolet há um século”, observa Gabriela Belini, gerente de Design da marca.


Sofisticação de carro de luxo
A cabine da S10 100 YEARS traz acabamento premium nos tons preto Jet Black e cinza Dark Ash Gray. No interior, a identificação da série especial aparece em uma plaqueta anexa à maçaneta das portas dianteiras. É lá que está grafada a numeração do veículo, de que vai de 1 a 450 no Brasil.

O modelo é baseado na versão mais sofisticada da gama, a High Country, com motor 2.8 Turbo Diesel, tração 4X4 e transmissão AT6 com CPA, que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração da picape a patamares similares aos de automóveis de luxo.


Veja a lista dos principais itens de série da picape:
• Acendimento automático dos faróis;
• Luz de condução diurna em LED (DRL);
• Banco do motorista com ajuste elétrico;
• Sensor de chuva;

• Retrovisor central eletrocrômico;
• Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras;
• Sensor de estacionamento dianteiro;
• Acionamento remoto da ignição;
• Ar-condicionado digital com oito velocidades;
• Sistema de áudio premium de alta definição;
• Rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
• Estribos laterais
• Direção com assistência elétrica progressiva inteligente
• Computador de bordo com alerta da pressão dos pneus
• Multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay
• OnStar com serviços de app, emergência, segurança, navegação, concierge e diagnóstico avançado
• Alerta de saída de faixa
• Alerta de colisão frontal
• Controles eletrônicos de estabilidade e de tração
• Assistente de partida em rampas
• Assistente de descida íngreme


A picape S10 100 YEARS vem equipada ainda com o exclusivo protetor de caçamba.


Outras picapes da marca no mundo estão ganhando simultaneamente a mesma série comemorativa e acabamento semelhante. 


Nos Estados Unidos, por exemplo, foram os modelos Colorado e Silverado os escolhidos para “vestir” a gravata vintage da Chevrolet.


“Há 100 anos a Chevrolet fabricava no mundo sua primeira picape. Desde então a empresa não parou mais de evoluir, fazendo veículos cada vez mais confiáveis e tecnológicos. A série 100 YEARS carrega essa história e mostra que estamos de olho no futuro para continuar esse legado”, conclui Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.


sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Picape Mercedes-Benz chega ao mercado brasileiro em 2019. VW resgata Taigun mostrado no Salão de 2012 e esquecido.



              Coluna nº 4.517 - 10 de novembro de 2017                                                                                        

Classe X, a picape Mercedes para 2019

Mercedes-Benz mostrou a jornalistas sul-americanos a picape Classe X, produzida na Espanha, a ser replicada pela Nissan, na Argentina, junto com seu Frontier e a cópia Renault Alaskan. Porta a essência do mercado brasileiro no segmento: picape, cabine dupla, motor diesel, opção de tração total e simples.

Não é igual às Frontier e Alaskan, com diferenças inculcadas por seu DNA em isolamento termo acústico, bitolas maiores, permitindo melhor composição com as caixas de rodas, e rodar mais confortável. 

Ao lançamento, em 2019, três versões de decoração e motorização – o engenho Nissan 2,3 litros com um ou dois turbo compressores.

Como vender uma picape quase igual com três marcas diferentes?
Esta é a missão das diretorias comerciais das três marcas. Nissan, já presente no mercado, terá mais facilidade – apesar de resultados tíbios em vendas e da má fama de tirar produtos de fabricação; 

Renault deve contornar a falta de tradição no produzir e vender picapes, com a maior rede revendedora, mas seu presidente diz ser o maior desafio entender quem é o comprador do Alaskan; 

Mercedes não imagina ver sua versão estrelada arrancando toco ou levando transformador de energia nas grimpas do morro. 

Daí diferenciou-o em rolagem, uso e decoração, pretendendo o comprador para o qual o uso extremado das capacidades é coisa secundária. Pretenderá o conforto, a boa decoração, e o intangível valor de ter uma estrela na grade frontal.

Classe X, Mercedes, 2019


E mais, um SUV para Nissan e Renault. Mercedes?
A operação da Nissan, na Argentina – dentro da pioneira fábrica Ika e agora Renault, em Córdoba –, não será apenas o tosco processo industrial de fazer picapes. Mas projeto para o futuro, onde as picapes e utilitários esportivos prometem presença palpável e rentável.

Leitor da Coluna soube por antecipação mundial, a Nissan produziria uma picape com sua marca e montaria outros para a associada Renault e a avençada Mercedes. 

Fábrica iniciará produzir, em 2018. Inicialmente, com o Frontier adequado ao Brasil – atual versão mexicana se ressente da falta de ajustes -; o picape Alaskan ao meio do ano; e o Mercedes ao final, como modelo 2019.

Operação ambiciosa soma evidências ao projeto de instalar a marca na Argentina, transformada em fornecedor de picapes para a América do Sul. 

Produto adicional pode ser utilitário esportivo construído sobre o chassis do Frontier, recentemente apresentado na China. Leva o nome de Paladin – em mandarim nada significa ... 

Seria produzido na Espanha pela fábrica Nissan onde além do Nissan Frontier e do Renault Alaskan, iniciou há dias fazer a picape Mercedes Classe X. 

Pode ser igual opção na operação América do Sul – exceto Mercedes, pois nas entrevistas de apresentação tal possibilidade foi negada.

Como produto utiliza o chassis da picape. Vindo à produção, reeditaria o fugaz e mal acertado X-Terra, então construído sobre o Frontier duas gerações anteriores. A fórmula é simples, mas é apenas adotada pela Toyota no fazer seu lucrativo SW4 sobre o chassi da picape HiLux.

Nissan Paladin ( foto sítio Burlappcar)


VW resgata Taigun – será T Track
Condições diversas – projeto de ter um SUV ou SAV em cada segmento do mercado; busca por retomar vendas e participação no mercado doméstico; surpreendente demanda pelo recém lançado Renault Kwid, na mesma proposta -, instigaram a Volkswagen buscar nos recônditos de sua fábrica de São Bernardo do Campo, SP, o protótipo do Taigun. Foi mostrado no Salão do Automóvel de 2012, prometido para produção - e sumiu.

Mercado é dinâmico, mutante e atuais condicionantes, como novos projeto de gestão; presidente, Pablo Di Si no maior desafio de sua carreira, e presença no Brasil de  Marco Antonio Pavone, designer do up! facilitam o projeto. 

O então dito Taigun será construído sobre o próximo up!, com mudanças incluindo pequeno aumento de comprimento seguindo o mercado, e alteração frontal para absorver a tralha periférica do novo turbo compressor aplicado ao motor 1,0 TSi, para gerar 123 cv. 

Pela atual denominação dos utilitários esportivos da VW, teria a inicial T e a complementação Track. No segmento, o grande diferencial estará no motor TSi, patrono de grandes alegrias no conduzir. Tração dianteira; possibilidade de caixa automática de 6 velocidades; produção em 2020.

Enfim
Corajoso projeto de retomada da Nova Volkswagen, contando com um representante com cara aventureira em cada segmento, formaria uma escada: T Track; T-Cross, sobre o Polo, produção no Brasil em 2018; Tharu, sobre o Golf na Argentina; Tiguan mexicano, 7 lugares; Atlas, com mesma lotação; Touareg.

Taigun revisto e melhorado será T Track em 2020


Roda-a-Roda

Correção Chery QQ sofreu aumento de preço a R$ 26.990, ainda o mais barato do País. Marca enfrenta séria oposição do sindicato dos metalúrgicos, detendo seriadamente a produção de automóveis, a mais irregular do País.

Revisão – Suzuki reviu e melhorou seu Jimny, no País o 4x4 com menor preço. Na mecânica, pinças de freios a discos frontais foram elevadas. 

Conforto por volante com três raios; painel de instrumentos com novo grafismo, tela digital na versão 4Sport – R$ 76.690; 4Work Off Road R$ 75.290; 4All R$ 68.890.

Posição – Ante vendas, em torno de 200 unidades mensais – volume não justifica operação industrial -, fica clara uma verdade: se quem diz entender de jipe realmente o fizesse, vendas seriam muito maiores.

Suzuki Jimny, melhor que as vendas (foto Divulgação)


Desacerto – Após anos de concreta parceria azedou o relacionamento entre a FCA e a Abracaf, associação dos revendedores Fiat: desentendida com a nova direção da companhia, intentou demanda judicial. 

Na prática - Quer ressarcimento pelo corte de produtos, não substituição, e ausência por esvaziar vitrines, vendas, lucros. Também, por operação legal pela Fiat, com redução de impostos, sem diminuir o preço final dos veículos.

E? - Atual gestão Fiat inicia desacelerar e, assim, eventual condenação recairá sobre resultados operacionais de sucessor (es).

Luxo – Final do mês Ford anunciará importação do Mustang. Hoje já não é tratado nos mercados extra EUA como exceção, mas como Carro Universal, apto a clientes em todo o mundo, como o foi seu pioneiro antecessor Modelo T.  

Idem – GM busca traçar ações para vender o concorrente Camaro. Contratou Carlos Ferreirinha, festejado consultor de Luxo, para desenhar apresentação e colocação do produto no mercado.

Questão – Marcas não têm continuidade nos programas de importação. Trazem um lote, vendem, desistem, e proprietários ficam sem apoio. Tomara mudem.

Lembrança – Jornal Folha de S. Paulo na 27a edição do prêmio Top of Mind – pesquisa nacional onde se pergunta marcas de produtos mais lembradas.

Quem – Em carros Volkswagen ganhou com melhor performance em relação a 2016. Em caminhões, deu Mercedes-Benz; motos, Honda; Pirelli, como pneu; Petrobras, como gasolina e o seu lubrificante Lubrax.

Mudança – Aparentemente Ford rompeu o perigoso ciclo de prejuízos na América do Sul: tem lucros há quatro trimestres. Último, US$ 1,5B antes dos impostos, significa ter vendido 14% a mais.

GenteCélio Galvão, jornalista, sai da Ford após 40 anos de serviço e invejáveis resultados para a marca. 

OOOO Quer continuar no ramo. 

OOOO Carlos Eugenio Dutra, engenheiro, deixa Diretoria de Estratégia de Produto América Latina na FCA Fiat/Chrysler. 

OOOO Aposentadoria após 38 anos na empresa

OOOO Substituído por Bruno Kamei, 36, na Fiat desde 2003. 

OOOO Missão: planejar próximos veículos Fiat e Jeep para América Latina. 

OOOO Erick Boccia, gerente de Imprensa da Toyota, outro telefone. 

OOOO Deixou a japonesa. OOOO 

Mistérios corporativos. OOOO

Kwid puxará fila na Renault

Renault projeta Kwid como seu líder em vendas


Fábrica paranaense surpreendida e satisfeita com os bons resultados das vendas iniciais do sub compacto Kwid projeta-o como o futuro líder de vendas da marca, superando o Sandero. 

Para facilitar tal definição e criar espaço industrial, empresa agiu paralelamente: alterou o fornecimento do Duster para o mercado argentino. 

Em vez de enviá-los do Brasil, -lo-á com os de produção colombiana – montados com peças brasileiras. Além do mais, dá retoques finais em fábrica para injeção de alumínio para motores 1.6 e os 1.0, estes empregados no Kwid.

No pacote está o atingimento da meta definida há alguns anos, ter 10% do mercado nacional de veículos leves. Marca hoje tem 7,8% no universo dos carros 0 Km, prevendo atingir 8% nos próximos meses.

Um décimo do mercado doméstico brasileiro equivale superar a Ford, sempre em 4ª posição, atrás de Volkswagen, Fiat e Chevrolet. Atual percentual situa-a atrás de Hyundai e Toyota.

Mercado nacional ainda é indefinido e as vendas do primeiro mês do Kwid, elevando-o. Hoje, demanda continua plena, sem disponibilidade para recebimento imediato; as encomendas são para dois meses de espera. 

O lançamento, entretanto, enfatiza Luiz Pedruccii, o primeiro brasileiro a presidir a Renault, foi de maior atração e maior retorno de mídia espontânea no mercado nacional em 2017. Para 2018, o executivo projeta o Kwid correspondendo a 1/3 da capacidade de produção da fábrica.
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