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sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Em 2018, em meio a bastantes feriados, a área automotiva brasileira se apresenta auspiciosa, "com o fim da queda das vendas, a estabilização". O setor apresentará este ano novos modelos, entre eles alguns SUV's, e a Audi, além das versões sportback (hatch) apresentará o sedan RS3, com motor 2,5 litros de 400 cv e 480 Nm, que iniciam o galope a partir das 1.700 rpm. Custa a partir de R$ 329.990

                   
           

                                     
Coluna nº 0118 - 5 de janeiro de 2018
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VW Virtus, primeiro lançamento 2018

Novidades na retomada do mercado
Benvindos ao novo ano os apreciadores de novidades automobilísticas. Serão muitas, em período  movimentado, com o fim da queda das vendas, a estabilização, e a retomada do crescimento no setor. 

Estabilidade no País, seriedade na gestão econômica, queda da inflação e confiança nas ações governamentais auxiliaram deter e reverter a espiral negativa. 

O ano findo, relativamente a 2016, apesar de números ainda não consolidados, mostrou resultado positivo – aumento de 25% nas exportações, e vendas internas crescendo a grosso modo em 10 %. Melhores expectativas para 2018: 15%.

Nada é unanimidade. Assim, apesar das projeções otimistas, dado importante a considerar, no varejo do varejo, é o número de dias úteis para venda dos veículos novos. E o exercício de 2018, aos descompromissados com o trabalho, é um porto de ociosidade num oceano de maré mansa. 

Serão 12 feriados federais, quatro deles em datas separadas do fim de semana, induzindo uma ponte de ausências, fora outros, inexplicáveis, criados pelas igualmente sem explicação Assembleias Legislativas estaduais.

Também, eventos importantes, subtraindo atenções, como a Copa do Mundo de futebol e jogos com jornada de trabalho reduzido, e eleições.

O que
Mercado brasileiro não é exceção e preferências vem moldando universalmente o segmento dos utilitários esportivos, carros atléticos e crossovers – rótulos difíceis de classificar, porém percebidos como dotados de cara valente e elevada posição para dirigir. Foi a fatia de maior expansão em 2017 e deverá manter velocidade ascensional.

Ano se inicia com apresentação do Virtus, menor sedã VW. Logo a seguir, o Fiat Cronos com direcionamento idêntico, e a revisão estética do Honda City, com agregação de itens internos e mais ESP – o programa de estabilidade sempre adiado pelas autoridades brasileiras e argentinas. 

No campo dos sedãs de maior porte Mitsubishi manteve o Lancer em produção ao menor preço do segmento, e Volkswagen terá o Jetta sobre a plataforma dita MQB, comum ao Golf. 

No formato sedã Ford suprimirá tal versão para o Focus, e encontrar o Renault Fluence nas revendas será caso para unidades remanescentes. 

Marca desistiu do produto, perdeu a oportunidade de fazê-lo atrativo aos serviços de Uber e que-tais. Sem atrações novas Ford apenas terá iniciativa com a volta da opção 4x4 para o EcoSport. 

Dentre as marcas tradicionalmente líderes do mercado, houve perda de liderança pela Fiat, alternando entre 3º e 2º lugares com a VW. 

GM foi a mais comprada, Ford se equilibrou precariamente em 4ª. posição, com Renault em crescimento cadenciado enchendo o quinto lugar.

Novidades deverão marcar a chinesa Chery, única com tal origem a viabilizar-se no país. 

Agora comandada pela CAOA da Hyundai-do-B, assumindo gestão operacional, e compatibilizará estrutura industrial. 

Na prática, significa democratizar o espaço da fábrica de Anápolis onde até agora são montados apenas os utilitários da sul coreana Hyundai. 

Negocialmente a CAOA comprou a solução de manter-se no mercado quando encerrar seus negócios industriais com a Hyundai, e no varejo solver o problema maior da Chery: garantir produção independentemente das vontades e constantes problemas e interrupções comandadas pelo sindicato dos metalúrgicos na área de Jacareí, SP, onde é a fábrica da empresa chinesa. Corre com adaptações para utilizar a base do Celer, criando novo SUV.

Toyota Prado – ou Land Cruiser

A morfologia SUV, SAV, Crossover, a de maior interesse do público, será adotada pela Toyota, importando versão atualizada do Prado, maior ante o SW4; pela Peugeot com o 5008; Renault representada pelo Koleos.

Volkswagen acordou de sonho letárgico e entrará com vontade em tal segmento com o T-Cross, SAV sobre plataforma do sedã Virtus, a ser feito na Argentina, substituindo o CrossFox. Também, do México importará o Tiguan ampliando opções no setor.

Citroën C4 Cactus

Domesticamente novos concorrentes com o Citroën C4 Cactus. Da marca, traços e mudanças de conteúdo caracterizando meio ciclo do C4 Lounge, mudando a frente, seguindo o modelo chinês. 

Toyota fará o Yaris, meio termo entre o Etios e o Corolla.

Em picapes, novidades. Fiat prepara substituir o líder Strada a partir da cabine com detalhes assemelhados ao Argo, e Volkswagen gesta versão maior do Saveiro para estar presente no segmento superior aberto por Renault Oroch e Fiat Toro. 

Renault distribuirá no Brasil o Alaskan, sua versão sobre o primo Nissan Frontier, a ser feito na Argentina. 

VW iniciou vender experimental e promocionalmente o também argentino Amarok com motor diesel V6, e terá presença consistente no setor em 2018 aproveitando a maior disposição distintiva concedida pelo aumento de cilindrada.

Veículos importados sofrerão queda nos primeiros meses, por reposição de estoque ou permitirão limpar o pátio de modelos antigos, consequência do não entendimento entre os ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio quanto ao novo parâmetro à indústria automobilística, incluindo a importação. 

Até o final do ano, vigiram regras do Inovar-Auto, alegoria lulo-petista protetora da falta de competição e da baixa produtividade. 

Seriam substituídas pelas constantes do programa Rota 2030, mas sem acordo quanto a incentivos e ônus pelas regras não baixadas. 

Assim, sem saber o futuro – e o quantum de imposto a pagar -, garrotearam-se as importações. No mesmo terreno pantanoso está o futuro das linhas de montagem brasileiras para Mercedes, BMW e Mini, Jaguar/Land Rover, Audi, considerando se terão preço menor e lucros superiores mantendo a atividade da montagem superficial no país – ou se apenas importarão os veículos prontos. Audi pré definiu-se e enfatizará novos produtos, como o A2, de menor preço – e maior demanda.

Não se exclua, a reduzida probabilidade de formalização e implementação dos acordos entre Mercosul e União Europeia auxiliar inflar o mercado fomentando presença de novos produtos, de importação facilitada pela isenção de impostos alfandegários, base do acordo.

Em 2018, inexistirão novos fabricantes de veículos leves. Planos e projetos foram atropelados pela economia, pela retração do mercado, pela aceleração de custos. 

Daí não se aguardar os JAC T40 e T50 com os quais o grupo nacional SHC intenta abrir e manter caminho no mercado com tentativas anunciadas na Bahia e em Goiás. 

Geely, também chinesa, representada pelos acionistas da operação nacional da KIA, talvez retorne a conta gotas com montagem no Uruguai e complementação de conteúdo regional. 

Sempre prometida, a fábrica da Zotye em Goianésia, Go, promete acelerar a partir da montagem de motos elétricas em março e picape com a mesma tração antes do final do ano.

Caso viabilizado o crescimento previsto para o exercício de 2018, número final deverá arranhar os 2,4 milhões de unidades. Número e comportamento indicarão a consolidação da retomada do retorno para a expansão.

Audi RS3. Tecnologia, performance e uso como referência

Provocar vizinhos, cunhados, contar histórias? 
É com o Audi RS3
Audi inicia vender versões Sportback (hatch) e inesperada configuração sedã do competente RS3. Trata-o como a bandeira maior da marca hasteada para marcar o espaço dos compactos Premium. 

Harmonizou mecânica, aplicou equipamentos para compatibilizar estamina, performance, segurança e exigências de conforto e infodiversão aos clientes.

Motor de cinco cilindros, o mais potente do mundo na configuração de 2,5 litros de deslocamento, dois sistemas de injeção – um na cabeça do pistões -, outra no coletor de admissão, mais turbo alimentador e sistema de abertura das válvulas obtém 400 cv de potência e 480 Nm de torque a partir de 1700 rpm. 

Na prática, tal conjunto oferece consistente aceleração, indo da imobilidade aos 100 km/h em 4,1 segundos. O dimensionamento mecânico para permitir tal proeza inclui tração integral nas 4 rodas, transmissão automática S Tronic, e um enlace operacional entre direção, câmbio, gerenciamento do motor, ESC – o sistema eletrônico de estabilidade.

Como comparativo com o Audi A3, é rebaixado 25 mm; a bitola dianteira mais larga em 20 mm. No desenho, grade frontal preta brilhante, grandes tomadas de ar, faróis em LEDs com a assinatura luminosa da marca, uma das líderes neste componente. 

Internamente, o Virtual Cockpit permite adequar instrumentos à vontade do condutor, como deslocar o conta giros para o centro da tela. Nela, dentre informações, cores indicam momento da troca de marchas.

Estofamento em Napa Fina, comando de luzes do sistema de infodiversão no volante, som Bang&Olufsen 705 watts.
Preço? Inicia em R$ 329.990.
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Kia Motors revela carro conceito 100% elétrico na CES 2018. Novo conceito EV faz estreia mundial em Las Vegas, em 8 de janeiro . Kia apresenta visão para futuras estratégias de mobilidade e tecnologia na CES . Exposições interativas exploram interfaces de veículos de ponta, tecnologias de condução autônomas e a primeira conexão 5G em carro no mundo



A Kia Motors expõe um novo carro conceito 100% elétrico e apresentará a visão da marca para a mobilidade do futuro no CES - Consumer Electronics Show 2018, que acontecerá, em Las Vegas (EUA), a partir do próximo dia 8 de janeiro.

Combinando os potenciais de design da Kia com um powertrain elétrico altamente eficiente, o novo conceito representa o próximo passo na jornada contínua da marca rumo à eletrificação. 

O conceito também une uma interface homem-máquina (HMI) nunca antes vista e um novo avançado sistema de iluminação ‘gráfico de movimento’, antecipando o potencial destas tecnologias para a introdução no mercado nos próximos anos.


Além da condução autônoma
Além do novo conceito da Kia, a marca vai revelar uma série de novos features e inovações para os automóveis na CES 2018. 

As exposições interativas 'Além da condução autônoma' combinam tecnologias existentes e futuras para traçar os planos da empresa para veículos autônomos e mobilidade, apoiados pela introdução das próximas tecnologias de transmissão autônoma.

A Kia apresenta três exibições interativas de cabines projetadas para mostrar como a empresa incorpora novas tecnologias para melhorar a comunicação e a interação entre ocupantes e veículos. 

Isto inclui novas avançadas tecnologias de assistência ao condutor e funções HMI pioneiras, bem como a primeira conexão 5G em carro do mundo.

"A realidade virtual, os carros autodirigidos e a conectividade completa do veículo já foram tecnologias consideradas de futuro distante. À medida que rapidamente se tornam realidade, a Kia está explorando como adaptá-las aos seus clientes. Na CES, compartilharemos nossa estratégia e visão para a mobilidade futura e exibiremos uma gama de tecnologias avançadas que nossos clientes aguardam ansiosamente", disse Woong-cheol Yang, vice-presidente e chefe do Centro de P&D da Kia.



Conectividade é assunto em pauta nos próximos tempos. Nos últimos três anos, cresceu o número de carros conectados nas estradas, chegando a mais de 5,5 milhões no mundo e cada um deles gera 25 GB de dados por dia, que deverá movimentar US$ 1 trilhão nos próximos 10 anos


Alta Roda        

Nº 974 — 5/1/18

Fernando Calmon



ESPERAR PARA VER



Há grandes interesses ligados à conectividade de veículos. Correlação de dados em tempo real entre carros, seus usuários e o meio ambiente vão se transformar em novos negócios para toda a cadeia automobilística. 

Nos últimos três anos cresceu significativamente o número de carros conectados nas estradas: mais de 5,5 milhões no mundo e cada um deles gera 25 GB de dados por dia.

Esse valioso volume de informações não se restringe ao veículo, sua rota, velocidade, desgaste de peças e componentes, mas também a fatores externos como o ambiente em torno e as condições do tempo. Esse conjunto conhecido como Big Data vai trazer alternativas reais aos negócios do setor.

A prioridade atual dos fabricantes é direcionar a aquisição de dados para aumentar a segurança. Ninguém, porém, desconhece a possibilidade de que possam ser correlacionados e utilizados de forma a melhorar o relacionamento com os clientes. 

Por outro lado, a cadeia de serviços em que se incluem as concessionárias terão novas oportunidades de aumentar seu faturamento no mercado de pós-venda.

O faturamento mundial da indústria automobilística é de aproximadamente US$ 3,5 trilhões (R$ 11 trilhões) por ano, dos quais 80% vêm das vendas de veículos e 20% de serviços de manutenção (aftermarket). 

Segundo o site inglês just-auto, a crescente aceitação de automóveis conectados, semiautônomos e, em futuro mais distante, autônomos se transformará em novas receitas para o setor. Especialistas chamam essa fonte de Monetização de Dados.

Alguns analistas consideram que se trata de um segmento à parte, com valor próprio estimado em US$ 1 trilhão nos próximos 10 anos. 

Esse novo modelo de negócio colocará foco em todos os aspectos da mobilidade desde compartilhamento de carros, novos aplicativos, monitoramento e diagnósticos remotos (essencial para que oficinas se preparem previamente para melhor atender os clientes), navegação mais precisa em tempo real, até formas de entretenimento a bordo de alta sofisticação.

Estarão abertas, assim, oportunidades também para os setores de telecomunicações, companhias de seguro, locadoras e outros que gravitam em torno dos veículos. 

Todos vão querer morder um pedaço dessa maçã.
Monetização de Dados é o que levou a indústria automobilística a acordar, ainda em tempo, para os avanços dos gigantes da telemática na seara alheia. 

Google, Apple e um pouco atrás a Microsoft não se contentaram em adquirir, praticamente sem custos, as informações valiosas de seus clientes individuais. Dentro de um automóvel as possibilidades aumentam exponencialmente, como visto acima.

Ao partir da premissa de que a massa de dados obtida de um carro conectado tem enorme valor, cooperação será a palavra-chave para exprimir melhor as novas experiências. 

Por enquanto, as conexões com smartphones por meio de sistemas como Android Auto (Google) e CarPlay (Apple) são atraentes, mas no futuro chegarão mais alternativas. É esperar para ver.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

OnStar chega a mais de 50 mil assinantes no Mercosul



São Caetano do Sul – O sistema de telemática avançado, OnStar, atinge mais de 50 mil assinantes no Mercosul. Sistema inovador e exclusivo da Chevrolet, OnStar oferece ao motorista funções de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge 24/7 e Diagnóstico remoto. 

O OnStar é o único serviço que oferece proteção adicional ao motorista ao auxiliar na recuperação de seu veículo em caso de roubo e também no pronto atendimento em caso de acidentes ou em caso de atendimentos emergenciais.

Com mais de 7 milhões de usuários ativos no mundo, o OnStar está há 20 anos nos EUA e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação. 

No Brasil, o OnStar está disponível em toda a linha Chevrolet. Com isso, a Chevrolet é a primeira montadora a ter tecnologia de ponta embarcada em toda a sua linha, do Onix, carro mais vendido do Brasil, até o TrailBlazer.

“A Chevrolet é a única marca a oferecer conectividade total, atendendo o consumidor que quer trazer o celular para dentro do carro e o carro para dentro no celular. O OnStar, junto com o MyLink, permite com que os clientes Chevrolet tenham acesso a uma plataforma de serviços exclusivos. Isso é um enorme diferencial que tem contribuído para alavancar a preferência pela marca, líder absoluta de mercado há dois anos consecutivos no Mercosul”, disse Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.

Inovando sempre
O sistema OnStar permite que a Chevrolet esteja sempre inovando. A última novidade foi o lançamento nos Estados Unidos da primeira plataforma de comércio da indústria automotiva para reservas on-demand e compras de bens e serviços, o Marketplace.

O Marketplace permite que os clientes façam pedidos de comida, encontrem um posto de gasolina mais próximo para economizar combustível ou faça reservas no restaurante. 

Isso significa que os motoristas dos veículos Chevrolet têm a oportunidade de interagir com segurança a um número crescente de suas marcas favoritas no varejo através da tela do MyLink do veículo. 

O Marketplace também possui uma seção "Shop" dedicada a ofertas específicas para veículos GM, por exemplo, comprando dados Wi-Fi, descontos para uma troca de óleo ou promoções em acessórios GM. Notificações simples na tela podem identificar ofertas relevantes.

“No Mercosul não é diferente. Em apenas dois anos atingimos uma marca impressionante de mais de 50 mil assinantes. E, em 2017, lançamos parcerias importantes com o Sem Parar e com a Rede Ipiranga, que trazem para esses clientes a comodidade e conectividade que eles buscam. Para esse ano, teremos novas parcerias que trarão ainda mais benefícios para os nossos clientes”, disse Péricles Mosca, diretor de OnStar para a América do Sul.

O OnStar ainda permite atualizações remotas do sistema que promovem melhorias contínuas sem que os clientes precisem ir até uma das concessionárias Chevrolet.


Evolução no aplicativo
Outra novidade é que a partir da nova versão do app, tanto para smartphone com sistema operacional iOS e Android, o cliente utilizará mapas online, permitindo buscas de pontos de interesse. 

Com isso, os mapas estão sempre atualizados e o app ficou muito mais leve. Também através do aplicativo é fácil renovar a assinatura do OnStar.

Planos OnStar
Os planos OnStar são divididos em três categorias:

Plano Safe – foco na proteção de seu veículo e conectividade
- Assistência de recuperação veicular
- Comunicação com os sensores para prevenir furto
- Diagnóstico Remoto
- Diagnóstico Avançado
- Travar/Destravar Portas / Luzes & Buzinas
- Alertas de Segurança como valet, velocidade e movimento
- Siga-Me/Localize-Me
Valor mensal: R$ 50,00

Plano Protect – todos os serviços do plano Safe, além do auxílio em situações de emergência e assistência às pessoas.
- Plano Safe +
- Chamadas de emergência pelo App e botão SOS no veículo
- Bom Samaritano
- Monitoramento em rota
- Resposta automática de acidentes
- Socorro mecânico e elétrico (enquanto durar o serviço Chevrolet Road Service)
- Destino Seguro
Valor mensal: R$ 65,00

O cliente Protect tem acesso aos serviços do Plano Exclusive durante os 03 primeiros meses do período de gratuidade, após este período, para continuar com todos os benefícios do plano Exclusive, o cliente paga R$ 15,00 por mês até o termino do período de cortesia original. Veja abaixo as condições do plano Exclusive e benefícios em relação ao Protect.

Plano Exclusive – além dos serviços do plano Protect, o Exclusive visa também a comodidade e praticidade do cliente. É um plano completo com mais de 20 serviços a disposição do cliente.
- Plano Protect +
- Navegação por setas para alguns modelos da linha
- Envio do destino ao MyLink através do botão OnStar no veículo ou pelo aplicativo
- Informações sobre Pontos de interesse
- Concierge
Valor mensal: R$ 80,00

O cliente pode optar por alterar ou renovar seu plano falando diretamente com um atendente OnStar através do botão central OnStar do veículo, pelo portal na web ou pelo app. As opções de pagamento podem ser por boleto (com condições especiais) ou pagamento por cartão de crédito.

Números OnStar Mercosul
- Mais de 50 mil assinantes
- Mais de 2.5 milhões de acessos via app/web
- 2 milhões de ligações feitas através do botão OnStar

A disponibilidade dos serviços OnStar dependem da tecnologia do veículo e do plano escolhido pelo usuário. Mais informações podem ser obtidas no site do OnStar (http://www.chevrolet.com.br/onstar.html) na internet.

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Pelo terceiro ano consecutivo o BMW Group Portugal registou o melhor ano de sempre em todas as unidades de negócio. Em 2017, as três marcas do BMW Group presentes em Portugal - BMW, MINI e BMW Motorrad - registaram, em conjunto, 18.837 unidades vendidas, o que corresponde a um crescimento de 5% face ao ano anterior.



Em 2017, as três marcas do BMW Group presentes em Portugal - BMW, MINI e BMW Motorrad - registaram, em conjunto, 18.837 unidades vendidas, o que corresponde a um crescimento de 5% face ao ano anterior.

Para o mercado nacional de automóveis e motociclos, o ano de 2017 foi também um ano bastante positivo. Foi registado um crescimento de 7% face ao ano de 2016, num total de 222.134 unidades vendidas no mercado automóvel, e um crescimento na ordem dos 37% no mercado de motociclos.


BMW – Pelo terceiro ano consecutivo, o melhor ano de sempre em Portugal.
As vendas da marca BMW cresceram 2% face ao ano de 2016, o que corresponde a um total de 14.534 unidades vendidas. 

O BMW Série 1 continua a ser o modelo mais vendido da marca com 4.163 unidades, seguido do BMW Série 4 Gran Coupé e do BMW Série 2 Active Tourer com 1.351e 1.305 unidades vendidas respetivamente.

As vendas BMW M registaram um novo recorde com 125 unidades vendidas em 2017, o que corresponde a um crescimento de 58%.

Os veículos eletrificados BMW i e BMW iPerformance registaram em conjunto um aumento de vendas de 238%, com um total de 1.235 unidades vendidas. 

Esta tendência reflete a procura por automóveis mais ecológicos e eficientes. O BMW 330e iPerformance foi o modelo mais vendido nesta gama com 352 unidades vendidas em 2017. Na gama BMW i, O BMW i3 registou 281 vendas, o que corresponde a um crescimento de 29%

MINI



Marca continua a crescer no mercado português pelo terceiro ano consecutivo.
À semelhança dos anos anteriores, a MINI continua a marcar uma posição significativa no mercado automóvel em Portugal, tendo registado em 2017 um crescimento de 8% e atingido um novo recorde de vendas de 2.800 unidades.

O MINI 5 Portas foi o modelo mais vendido em 2017 com 745 unidades, seguido do MINI Clubman e do MINI 3 Portas com 635 e 538 unidades vendidas respetivamente.

O ano de 2017 foi também um ano de recorde de vendas para os modelos MINI Cabrio com 361 unidades vendidas, MINI John Cooper Works com 140 unidades vendidas e para o MINI Countryman PHEV, o novo modelo híbrido MINI que no ano do seu lançamento registou mais de 98 unidades vendidas o que corresponde a cerca de 20% das vendas totais do MINI Countryman.

BMW Motorrad


Mais de 1.500 unidades vendidas e um crescimento superior a 30%.
A BMW Motorrad registou pela primeira vez em Portugal um crescimento de 31% face ao ano anterior, tendo vendido, também pela primeira vez, 1.503 unidades, sendo a terceira marca mais vendida no mercado de motociclos em Portugal.

A BMW R 1200 GS Adventure foi a moto mais vendida com 322 unidades seguida da BMW R 1200 GS com 311 unidades.

A BMW Motorrad manteve em 2017 a liderança do segmento dos motociclos com cilindrada superior a 750cc, tendo registado neste segmento um crescimento na ordem dos 25%.

No ano de entrada da BMW Motorrad no segmento de cilindradas abaixo dos 500cc, as novas BMW G 310 R e a BMW G 310 GS, registaram vendas de 62 e 19  unidades respetivamente.

Pós-Venda

Resultados BMW, BMW Motorrad e MINI. Acompanhando a tendência de crescimento do mercado automóvel, a BMW quase duplicou o volume de negócios comparativamente a 2005, ano em que a faturação da área do Pós-Venda registava 33M€ comparativamente a 62.8M€ registados no ano de 2017. É também pelo quarto ano consecutivo, que a BMW regista um recorde de crescimento na ordem dos 9%.

Com uma faturação superior a 4M€, o ano de 2017 foi também o melhor ano de sempre na área do Pós-Venda da BMW Motorrad, tendo sido registado um crescimento de 15% face a 2016.

A MINI registou em 2017 um crescimento constante pelo quinto ano consecutivo, que se traduz num crescimento na ordem dos 8% e num volume de negócios superior a 4M€.

BMW Financial Services

Número recorde de contratos de financiamento e seguros pelo terceiro ano consecutivo. Para o negócio do financiamento automóvel da BMW Financial Services Portugal, o ano de 2017 registou um novo recorde em todas as áreas de negócio, o que corresponde a um crescimento superior a 3% face a 2016. 

Em 2017, a BMW Financial Services registou 9.245 novos financiamentos, sendo que 57% dos contratos tiveram como fim automóveis novos BMW, 14% automóveis novos MINI, 8% motociclos novos BMW e 21% veículos usados.  

Já a carteira de contratos de financiamento ativos representou um crescimento de 9% face a 2016 o que se traduziu na gestão de 22.845 contratos ativos em 2017.

No setor dos seguros, foi registado um crescimento de 17%, tendo sido atingido um novo recorde de 3.737 novos contratos no ano de 2017.

Você já sentiu um choque ao sair do carro, ou ao tocar a maçaneta da porta? Esses são efeitos da eletricidade estática, um fenômeno de acumulação de cargas elétricas que pode se manifestar em qualquer material. Veja como evitar um choque

Estas tiras de borracha sob o carro são propositais e não devem ser retiradas. Elas são destinados a tocar na estrada enquanto você dirige. O trabalho que elas fazem é bem interessante; elas descarregam a eletricidade estática enquanto o carro está em movimento, o que diminui o impacto que os passageiros experimentam na cabeça durante o movimento.

Ações simples do dia a dia, como andar de meias pelo carpete, podem fazer como que você leve um choque ao tocar a maçaneta da porta. A eletricidade estática é o fenômeno de acumulação de cargas elétricas que pode se manifestar em qualquer material. 

Esse é apenas um dos efeitos dos sinais eletromagnéticos. Eles estão ao nosso redor e, se interferirem nos aparelhos eletrônicos, podem até ter consequências perigosas.

É exatamente por isso que a Ford conta com engenheiros como Rodney Huebner. Ele tem dedicado sua vida profissional para garantir que os consumidores da Ford na Ásia estejam protegidos contra os inconvenientes e os perigos das interferências eletromagnéticas. 

“Além de afetar telefones e rádios, a interferência pode atrapalhar o funcionamento de equipamentos como piloto automático, sistema de freios ABS e direção hidráulica”, explica Huebner.

De sua base em Melbourne, na Austrália, ele e sua equipe asseguram que todos os chips, sensores e tecnologias sofisticadas presentes nos veículos Ford funcionem bem em todas as condições.

Há 30 anos, as interferências eram causadas por transmissores de rádio, redes de energia e alguns dos equipamentos eletrônicos básicos do carro. Hoje, essas ameaças se multiplicaram exponencialmente e continuarão aumentando. 


“Tivemos que incluir testes para verificar a interferência de GPS e smartphones, além de sistemas de conectividade, como o SYNC 3, que podem oferecer Wi-Fi também”, complementa o engenheiro.

Com a chegada dos veículos autônomos, das cidades inteligentes e à medida que os automóveis se tornam mais conectados, os sensores e outros dispositivos que emitem sinais se tornarão cada vez mais presentes, aumentando o trabalho para Huebner e sua equipe. 

Os testes com carros autônomos serão ainda mais críticos, pois não haverá seres humanos controlando o veículo se algo sair errado.

Para realizar os testes nos veículos são usadas cargas eletromagnéticas pesadas. Para avaliar os efeitos no piloto automático, por exemplo, foca-se o sensor do automóvel em um alvo em movimento e coloca-se o veículo sob uma carga eletromagnética muito pesada, bem superior ao que ocorreria em uma situação real. 

 Se algum problema for detectado, os engenheiros usarão materiais que bloqueiem os sinais, ou seja, farão uma blindagem eletromagnética, ou desenvolverão equipamentos mais resistentes aos sinais. 

É por causa desses procedimentos que os smartphones não representam uma ameaça aos circuitos elétricos dos veículos.

O trabalho de Huebner nos ajuda a ter segurança nas ruas e estradas, tanto nos dias de hoje como no futuro próximo, que será hiperconectado. 



“A engenharia para lidar com todas as novas fontes de interferência no futuro vai ser difícil. Será um grande desafio”, avalia Huebner.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Você sabe decifrar os sons que o seu carro emite? Os barulhos do veículo podem ser indício de desgastes e problemas. Aprenda como identificá-los


Tem carro que gosta de fazer música. O freio assovia, os rolamentos roncam e as correias até cantam. Mas você sabe por que isso acontece? E quando é necessário prestar atenção procurar ajuda profissional?

O engenheiro à frente do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da DPaschoal, Eliel Bartels, explica que o ideal é ter todo o conjunto de peças trabalhando em harmonia e de forma silenciosa, e que a barulheira pode sinalizar problemas. 


“É aconselhável, nesse caso, ficar atento a origem dos ruídos e em quais momentos eles ocorrem, para, na sequência, procurar um especialista”, explica.

Organizamos, abaixo, algumas das principais fontes de barulhos incomuns que os automóveis emitem, quais são suas possíveis causas e forma adequada de corrigir os problemas. Confira:

Assovio na frenagem. O sistema de freios tem como objetivo parar o veículo de forma eficiente, segura e silenciosa, mas em alguns casos as pastilhas não conseguem trabalhar sem assoviar. 
Esse desagradável som, de acordo com Bartels, geralmente vem do desgaste acentuado das pastilhas. 

O ruído na maioria das vezes sinaliza um desgaste considerável do material de atrito. Muitos veículos são projetados com alarmes sonoros nas pastilhas e que devem gritar quando chegam em seu limite de uso. 

Quando peças de má qualidade são utilizadas, um efeito chamado vitrificação das pastilhas pode ocorrer e, nestes casos, elas também assoviam muito quando são pressionadas contra os discos de freio. 

É muito importante ler o Manual do Veículo e seguir as orientações que nele estão inscritas, à risca, sobre, por exemplo, a frequência correta de manutenção das pastilhas.

Rangidos e batidas secas na suspensão
Esse tipo de ruído pode ser associado a diversos componentes da suspensão – desde um simples batente protetor de amortecedor até uma complexa caixa de direção, passando por, pivôs, barras, bandejas e buchas. 

Segundo Eliel, “estes barulhos requerem uma detalhada análise e um diagnóstico bem preciso. É importante que oficina tenha ferramentas específicas para o diagnóstico e também para a troca das peças”.

Estalos na curva
Este incomodo som geralmente se manifesta na hora de esterçar e manobrar o veículo. Trata-se de um agudo e repetitivo estalo, vindo das rodas, e geralmente indica que ajunta homocinética do veículo está precisando ser substituída. 

“As juntas possuem uma coifa protetora de borracha que, com o tempo, pode rasgar e permitir o acesso de sujeira nos rolamentos que, quando combinada com a graxa típica deste componente, gera um efeito esfoliante na peça, causando folga mecânica nos alojamentos das esferas e o barulho indesejado”. 

Lavar o carro com produtos que agridem a borracha também podem causar a deterioração da coifa e consequentemente o surgimento dos barulhos, segundo o engenheiro.

Pneus que cantam
Não é raro ouvir, após qualquer início de curva, o cantar dos pneus em alguns carros. Quem escuta de longe, pensa que o carro está fazendo a curva a 150km/h, quando na verdade está abaixo de 40km/h. 

“Veículo desalinhado é a principal causa deste barulho nos pneus. Por isso, fique atento caso, após algum impacto mais forte, esse barulho se intensificar. Além disso, vale a pena checar o alinhamento total do carro a cada 10 mil km rodados”.

Ronco do rolamento
São ruídos graves e abafados, percebidos quando o carro está em movimento e semelhantes ao ronco de um ventilador doméstico. 

Geralmente, estes sons estão relacionados ao desgaste dos rolamentos de roda. “É um tipo de barulho que deve ser verificado rapidamente, logo quando surgir, pois pode ser coisa séria”, comenta Eliel. 

Se houver muita folga, existe a chance de travamento e de avarias na ponta de eixo, aumentando bastante os custos para consertar, além dos riscos de acidentes.

Correia grilando
Esse ruído de faz notável no momento da partida ou quando o motor acelera. Trata-se de uma aguda e estridente serenata, vinda da correia, que provavelmente estará ressecada. 

Se estiver dentro da vida útil estipulada pelo manual do veículo, basta um spray específico que a barulheira vai embora. Porém, o Eliel faz algumas ressalvas. 

Cada montadora estipula um momento de troca da correia e isto também varia de modelo para modelo. Então, nada de adotar que correia se troca com 60.000 ou alguma outra quilometragem exata. 

Há registro de muitos casos de quebra da correia antes do prazo de validade previsto no Manual, por isso é importante e não custa nada durante as revisões periódicas pedir para o mecânico dar uma olhada na correia dentada.

Além disto, existem tensores de correia que podem se deteriorar e causar o afrouxamento ou maior tensão podendo gerar o mesmo ruído.

Estalos do motor ou câmbio
No momento da partida, após engatar a marcha e entrar em movimento, é possível notar um barulho vindo do motor. Pode ser o coxim do motor ou do câmbio, que já está danificado. 

Este componente de metal e borracha é essencial para amortecer as vibrações do motor e câmbio e mantê-los sempre firmes em suas posições originais. Se ouvir estes estalos, procure um especialista.

Notou algum destes ou outros ruídos em seu carro? A DPaschoal, rede varejista de serviços automotivos do Brasil, conta com mais de 160 lojas espalhadas pelo país e oferece, gratuitamente, um diagnóstico dos principais itens de segurança do carro. 

A revisão de segurança é feita por uma equipe capacitada, com equipamentos de última geração que medem, testam e avaliam o desgaste dos pneus e peças do veículo e fornecem um resultado do que precisa ou não ser trocado. Encontre a loja mais próxima de você em: https://www.dpaschoal.com.br/encontre-loja

New BMW i3s traction control system for all future BMW and MINI models. 50-times faster responses for greater traction and driving stability in adverse road conditions and while brake energy recuperation.



Munich. The BMW i3 sets standards worldwide for driving pleasure in a purely electrically-driven vehicle. Key factors here are not only the increased output of the motor in the new BMW i3s, but also the innovative traction control system adapted specifically to the instantaneous power deliver of the BMW eDrive system. 

Presented for the first time in the new BMW i3s (270 Nm at 0 rpm, 135 kW / 184 HP, power consumption combined in European NEFZ test-cycle*: 14.3 kWh/100 km; CO2 emissions combined: 0 g/km), the system improves traction and driving stability in adverse weather and road conditions when pulling away, in active Brake Energy Regeneration phases and when accelerating out of tight corners. 

At the heart of this innovation is the control system’s 50-times-faster routine, made possible because – unlike conventional driving stability systems – the control process is now calculated directly in the powertrain instead of in a remote unit requiring long signal paths. 

This development provides further evidence of BMW i as a pioneer of innovative technology within the BMW Group.

“With their high levels of torque and instantaneous responses to every movement of the accelerator, electric motors already make significantly higher demands on driving stability systems than conventional power units,” explains Peter Langen, Head of Chassis Development at BMW.

That’s why the BMW engineers developed a new type of system geared squarely to the demands of electric mobility.

The positive impact of these shorter control cycles is not reserved for purely electrically driven cars; indeed, this innovative traction control system also optimises traction, driving stability and driving dynamics in vehicles with combustion engines. 

It will therefore be fitted in BMW and MINI models with front-, rear- and all-wheel drive to deliver noticeably greater assurance and driving pleasure when road conditions make pulling away difficult.

About BMW i
BMW i is a BMW Group brand focusing on visionary vehicle concepts, connected mobility services and a new understanding of premium strongly defined by sustainability. BMW i is represented in 54 countries with the BMW i3 electric car for urban areas, BMW i8 plug-in hybrid sports car and plug-in hybrid BMW iPerformance Automobiles.

  
BMW i opens up new target groups for the company and serves as an incubator for innovations. Technologies which have debuted successfully in BMW i cars are carried over to parent brand BMW’s other models.

BMW i is also associated with enterprises including DriveNow (car sharing), ReachNow (car sharing 2.0), ChargeNow (easy access to the world’s largest network of charging points), ParkNow (straightforward location, reservation and payment of parking spaces), venture capital company BMW i Ventures (investment in start-up companies with a focus on urban mobility), BMW Energy (energy optimisation services) and the Centre of Competence for Urban Mobility (consultancy for cities).


* Further information on official fuel consumption figures, specific CO2 emission values and the electric power consumption of new passenger cars is included in the following guideline: “Leitfaden über Kraftstoffverbrauch, die CO2 emissions und den Stromverbrauch neuer Personenkraftwagen” (Guideline for fuel consumption, CO2 emissions and electric power consumption of new passenger cars), which can be obtained from all dealerships, from Deutsche Automobil Treuhand GmbH (DAT), Hellmuth-Hirth-Str. 1. 73760 Ostfildern-Scharnhausen and at http://www.dat.de/en/offers/publications/guideline-for-fuel-consumption.html.LeitfadenCO2 (GuidelineCO2) (PDF ‒ 2.7 MB)

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