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quinta-feira, 2 de agosto de 2018

O V8 do novo BMW Série 8 Coupé: Uma obra-prima da fábrica de motores de Munique. A fabricação do novo motor de oito cilindros com tecnologia BMW M Performance TwinPower Turbo, na sede do Grupo BMW, há muito tempo se destaca por sua alta tecnologia e precisão artesanal.



São Paulo, 2 de agosto de 2018 — Enquanto os primeiros exemplares do novíssimo BMW 8 Coupé deixam a linha de montagem da fábrica da BMW em Dingolfing, na Alemanha, perto dali o motor do modelo mais dinâmico da marca bávara está sendo construído na principal unidade fabril da empresa em Munique. Paralelamente ao início da produção do esportivo de luxo, a montagem dos primeiros motores V8 do BMW M850i ​​xDrive Coupe está sendo realizada. 


A unidade de potência de 4.4 litros e 530 cavalos dedicada ao esportivo BMW M Performance começou a ser produzida na tradicional fábrica do BMW Group, onde os mais recentes processos de alta tecnologia e a habilidade de especialistas experientes são incorporados em uma metodologia de fabricação que é caracterizada pelo mais alto grau de expertise de qualidade.


Como resultado, o caráter extraordinário do novo motor V8 garante o prazer de dirigir e a emoção por meio de sua performance inspirada em corridas. A montagem desta unidade de alto desempenho é efetuada utilizando a precisão da mão-de-obra de especialistas altamente qualificados, que colocam cada motor em um processo individual de fabricação. 



O bloco do motor e o cabeçote do novo V8 são entregues em Munique pela fundição de metais leves da fábrica do BMW Group em Landshut, também situada na Alemanha. Com a montagem do novo motor V8 na sede em Munique, o BMW Group enaltece a importância da construção de motores em seu local tradicional de produção, há muito estabelecido.


A competência dos especialistas dedicados à montagem de propulsores particularmente eficientes e complexos na fábrica da BMW em Munique também é utilizada na produção dos atuais motores de seis e oito cilindros dos automóveis BMW M, bem como para motores de 12 cilindros para o BMW M760Li xDrive e modelos da marca Rolls-Royce, também pertencente ao BMW Group. 



Esta iniciativa garante a conformidade com os mais altos padrões de qualidade para atender aos pré-requisitos de um excelente desempenho e máximo prazer de dirigir do novo BMW M850i ​​xDrive Coupé.

Fernaod Calmon fala dos Desafios da FCA

                                

Fernando Calmon 

Nº 1.004 — 2/8/18




OS DESAFIOS DA FCA


A inesperada morte de Sergio Marchionne, o ítalo-canadense responsável pela recuperação financeira de dois grandes grupos automobilísticos que acabou por fundir sob o nome Fiat Chrysler Automobiles (FCA), trouxe, além de enorme consternação, uma série de novos desafios. Todos propostos por ele mesmo, um executivo altamente dinâmico, cerebral e impulsivo.

Marchionne tinha um jeito próprio de trabalhar, desde que entrou na empresa em 2004. Primeiro passo foi obrigar a GM a assumir a Fiat ou pagar US$ 2 bilhões de indenização como rezava um contrato malfeito. 

Ele venceu a disputa e com esse dinheiro apostou tudo na releitura moderna do subcompacto 500, em 2007, transformando-o em grande sucesso. Em 2009, foi sozinho aos EUA convencido de que poderia salvar a concordatária Chrysler. A empresa pertencia ao governo americano, que a entregou de graça para se livrar do problema.

Cinco anos depois, em 2014, promoveu a fusão e prometeu zerar toda a dívida da FCA em 2018. Promessa cumprida. Marchionne não tolerava erros e nem contestações. Assim dois Luca, de Meo (Fiat) e di Montezemolo (Ferrari), bateram de frente e saíram. Mas ele continuou. Também não desanimou ao errar seguidas previsões de vendas para as marcas Alfa Romeo e Lancia.

Em 1º de junho último, em Balocco (Itália) apresentou a investidores o segundo plano quinquenal (2018-2022) a ser tocado por seu sucessor, a partir de abril de 2019. Em lance audacioso, diminuiu bastante o volume de investimentos nas marcas Fiat e Chrysler, em favor das mais rentáveis Jeep, Ram, Alfa Romeo e Maserati. 

Já tinha a resposta pronta, quando questionado se não havia contradição com o próprio nome da empresa: “Acho que não. Há uma marca premium que também não está na razão social”, disparou. Todos entenderam se tratar da Daimler, dona da Mercedes-Benz.

Apesar da profunda admiração do seu nome nos meios automobilístico e financeiro, alguns analistas consideram como bem mais desafiadores os próximos cinco anos da companhia. Marchionne já tinha escolhido seu sucessor, mas só pretendia anunciá-lo adiante. 

Ele não se aposentaria de vez, pois continuaria na presidência da Ferrari e, claro, de olho no seu ungido para ajudar no que fosse possível.

O inglês Mike Manley, líder da Jeep e Ram, comandará agora a empresa por escolha de John Elkann, neto do falecido Gianni Agnelli, da família fundadora da Fiat. Manley é um executivo muito competente, mas a sua ascensão levou ao pedido de demissão de Alfredo Altavilla, um dos cotados para a sucessão. Deixou sinal de divisão interna, embora se especule que havia um terceiro nome de preferência do desparecido executivo.

Marchionne sempre defendeu a consolidação de grandes grupos automobilísticos. Ideia era enfrentar a imensa necessidade de capitais e reinventar essa indústria no disruptivo campo da mobilidade do futuro. 

Tentou, de público, acordo com a GM por considerar existir fortes sinergias entre os dois grupos, mas foi rechaçado provavelmente por mágoas do passado. Antes havia conversado com a PSA e, há pouco, com a chinesa Geely.
Talvez, agora, com um anglo-saxão à frente da FCA o diálogo seja reaberto. Marchionne aplaudiria de pé.

ALTA RODA

PELA primeira vez, Gol e Voyage passam a oferecer câmbio automático. É um Aisin (japonês) de seis marchas que forma conjunto com o motor EA 211 de 1,6 L/120 cv (etanol). VW afirma que a opção, em torno de R$ 3.000, é mais acessível que os R$ 4.000 da média de mercado. O preço do Gol parte de R$ 54.580 e do Voyage, 59.990.

MARCA alemã também lançou Polo e Virtus com o mesmo motor e câmbio (antes só manual) por R$ 62.690 e 66.525, na ordem. Estima-se que, em apenas dois anos, 60% de todo o mercado brasileiro será de automáticos – hoje, 40%. Programa para pessoas com deficiência (PCD) tem estimulado a demanda. Como há limite de preço de R$ 70.000, carros compactos, aos poucos, tomarão o lugar dos médios.

ARGENTINA tornou-se celeiro das picapes médias. Nissan acaba de inaugurar nova fábrica em Córdoba para 70.000 unidades/ano de Frontier e, no final do ano, Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X. Em dois meses, o modelo argentino substituirá o mexicano no Mercosul. Haverá duas novas versões e alguns reforços estruturais em relação à atual picape.

CARRO autônomo de Nível 3 (motorista pode largar o volante, mas deve monitorar o tráfego) tem preço estimado em US$ 30.000/R$ 115.000, apenas pelo equipamento. Equivale quase aos US$ 35.000/R$ 133.000 de um modelo elétrico básico nos EUA. Por isso, Audi ainda não revelou o preço do A8 autônomo. Estima-se que em cinco anos opção custaria U$$ 10.000/R$ 38.000.

APENAS três dos cinco fabricantes com efemérides em 2018 se movimentaram no exterior para comemorar. Renault (120 anos), Porsche e Land Rover (ambas fundadas há 70 anos). Honda (70 anos) e Subaru (60 anos) até agora deixaram passar em branco. Ford, a marca mais antiga instalada no Brasil, vai comemorar 100 anos de atuação aqui em 2019.

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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

YPF apresenta linha de lubrificantes e serviços da Gulf Marine Oil na Marintec South America 2018. Será de 14 a a6/8 no Confira no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro



Representante exclusiva, no Brasil, dos lubrificantes da Gulf Marine Oil, a YPF participa da Marintec South America 2018, em parceria com seu distribuidor Minura, apresentando a linha marítima da líder do segmento e seus serviços de logística e suporte técnico disponíveis para o mercado nacional.

O acordo mundial entre as duas empresas permite à YPF fabricar os lubrificantes marítimos da Gulf Oil Marine para motores de 2 e 4 tempos, em sua planta no Brasil, e fazer o fornecimento, logística e atendimento aos contratos da marca nos portos brasileiros, bem como a divulgação dos mesmos, como parceiro exclusivo, no território nacional.

A YPF comercializa, no Brasil, duas linhas da Gulf Oil Marine para aplicação marítima e industrial e já tem novos lançamento previstos.

Está disponível a linha de lubrificantes marítimos para cilindros e sistemas de motores 2 tempos e 4 tempos movidos a diesel e fuel oil que representa os maiores volumes do mercado. 

Neste segmento a Gulf Oil Marine é reconhecida pela ampla variedade de produtos específicos para cada necessidade, aprovados por fabricantes de motores, pela eficiência, logística e suporte técnico.

Também faz parte do portfólio a linha de lubrificantes e graxas biodegradáveis para sistemas hidráulicos, tubos telescópicos e transmissões, cuja tecnologia proporciona proteção ao meio ambiente, devido às suas propriedades biodegradáveis. 

Estes lubrificantes atendem aos requisitos VGP - Vessel General Permit (Autorização Geral de Embarcação) da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

A extensão da parceria, entre a YPF e a Gulf Oil Marine, recentemente anunciada, deve acelerar o lançamento de outros produtos da Gulf Oil Marine, como lubrificantes auxiliares sintéticos para compressores de ar e refrigeração, engrenagens e graxas, elaborados com óleos básicos sintéticos de altíssima tecnologia.

YPF na Marintec South America
Data: 14 a 16 de agosto
Horário: das 13h às 21h
Local: Centro de Convenções Sul América – Rio de Janeiro – RJ
Estande: 3-22

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Sobre a YPF - A YPF é a empresa líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina. É a maior empresa do país e lidera o mercado de lubrificantes com 40% de market share. É também a 3ª maior petrolífera das Américas e soma mais de 1500 postos de combustíveis. Sua planta de lubrificantes, em La Plata, é uma das mais modernas da América, com excelência em qualidade e as certificações ISO 9001, 14001 e TS 16496. Atuando no Brasil desde 1998, a YPF tem de sede e fábrica em São Paulo e distribuidores nos principais centros consumidores do país. www.ypf.com.br

Sobre a Gulf Oil Marine - A Gulf Oil Marine é um fornecedor global de lubrificantes marítimos. Desde 2008, fornece lubrificantes marítimos de alta qualidade à indústria naval em conjunto com uma ampla gama de serviços técnicos complementares. Hoje, a empresa fornece lubrificantes e serviços em mais mil portos, em cem países. Subsidiária integral da Gulf Oil International, do grupo Hinduja, a Gulf Oil Marine, com sede em Hong Kong, possui filiais em todo o mundo.

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BMW inicia vendas do novo M2 Competition no Brasil. Ainda mais esportivo, modelo tem preço sugerido de R$ 377.950




A BMW iniciou a pré-venda do novíssimo BMW M2 Competition no mercado brasileiro ao preço sugerido de R$ 377.950. Substituto do BMW M2 Coupé, o novo modelo oferece mais potência, dinamismo e refinamento em relação ao antecessor, estabelecendo uma nova referência no segmento de carros esportivos compactos de alto desempenho. 


Emoção sem limites
O novo M2 Competition vem equipado com o novo motor 3.0 litros M TwinPower Turbo à gasolina, com seis cilindros em linha, 410 cavalos de potência de 5.230 a 7.000 rpm (ante 370 cv do antecessor) e 550 Nm de torque entre 2.350 e 5.230 rpm (contra 465 Nm do predecessor). 

Através da injeção direta de combustível, da variabilidade dos comandos de válvulas pelo Valvetronic e Vanos e dos dois turbo compressores Mono Scroll, esse motor garante o preenchimento ideal dos cilindros em todos os momentos, de modo a obter um desempenho de pista na estrada.


Envolto por uma barra em fibra de carbono que aumenta a rigidez estrutural da dianteira e melhora a precisão em curvas, o propulsor trabalha ao lado da transmissão automática de sete velocidades com dupla embreagem e Drivelogic (DCT), que transmite potência de forma ininterrupta durante as trocas de marchas enquanto o consumo de combustível e a emissão de poluentes são reduzidos.



Esse conjunto impulsiona o esportivo dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos (0,1s mais rápido que o M2 Coupé) e o leva à velocidade máxima de 280 km/h com o pacote M Driver. O modelo também supera o antecessor no tradicional circuito de Nürburgring, completando o percurso em 7m54s (contra 7m58s do modelo anterior).


Para tornar a condução ainda mais divertida, o M Dynamic Mode, uma sub função do Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC), permite um pequeno deslize dos pneus traseiros, otimizando a dinâmica de direção. Enquanto o DSC trabalha para evitar sub esterço e sobre esterço, o M Dynamic Mode permite explorar por completo o potencial dinâmico longitudinal e lateral do carro, sem perder o auxílio do DSC.

Abaixo da grande dianteira, radiadores complementares para o óleo da transmissão (M DCT) e para o fluido de arrefecimento do motor garantem a máxima eficiência em refrigeração.


BMW M Intensive Training
Quem adquirir o novo BMW M2 Competition ainda em 2018 terá direito a participar gratuitamente do treinamento em pista “BMW M Intensive Training”, do BMW Driving Experience. Os cursos têm vagas limitadas, ocorrem na Europa e Estados Unidos e são ministrados em alemão ou inglês, respectivamente.

Além do M2 Competition, estão aptos a participar do programa os veículos BMW M (M2, M3, M4, M5, M6, X5 M e X6 M) que possuam o opcional M Driver's Package (7ME). Custos de organização, logística, hospedagem e alimentação são cobertos pelo cliente — o voucher, pessoal e intransferível, dá direito apenas à participação no treinamento. Os tickets são válidos até 2021 para os veículos comprados neste ano.


Visual arrebatador
A marca bávara conseguiu o que parecia impossível: tornar o visual do modelo ainda mais esportivo. Na dianteira, a tradicional grade em formato de rim ganhou contornos mais retilíneos e acabamento preto "high-gloss". Há ainda novos retrovisores M, faróis adaptativos Full-LED, novo design das entradas de ar, que ficaram mais amplas, e um radiador adicional.

O modelo ganhou ainda saídas de ar lateral em acabamento "dark chrome", o qual é observado também no logotipo M na traseira e nas duplas saídas de escapamento. O design é arrematado pelas novas lanternas, que ganharam um sutil reposicionamento das luzes internas, e pelas novas rodas de liga leve de 19 polegadas, exclusivas para o modelo.

São cinco opções de cores externas disponíveis: Branco Alpino (sólida), Preto Safira (metálica), Azul Long Beach (metálica), Laranja Sunset (metálica) e Prata Hockenheim (metálica) — essas duas últimas inéditas para o modelo.


Cockpit
Característica marcante dos veículos BMW M, a divisão de esportivos de alta performance do BMW Group, a cabine oferece uma seleção minuciosa de materiais e posição dos controles que transmitem ao motorista uma sensação de extrema esportividade.

Ao entrar no habitáculo, o motorista se depara com a nova soleira com inscrição M2 Competition. O acabamento interno conta com revestimentos em fibra de carbono no painel de instrumentos, console central e puxador das portas.


O volante M multifuncional em couro possui costura interna nas cores M e oferece trocas manuais por meio de aletas, além dos botões seletores dos modos M Drive (M1 e M2), que permitem uma configuração personalizada da pilotagem a partir de ajustes específicos do motos, direção, transmissão e controle de estabilidade (DSC).

Já o sistema M Servotronic auxilia a condução ajustando a direção elétrica do veículo para se adequar à velocidade atual, assegurando destarte uma resposta de direção imediata e precisa em velocidades mais altas. Além disso, ele facilita também os níveis de conforto ao dirigir em velocidades mais baixas, por exemplo, ao estacionar ou manobrar.


O painel de instrumentos, por sua vez, tem novo display Black Optic com ponteiros vermelhos e grafia M2 Competition de boas-vindas. Perto dele, o botão Start/Stop possui uma aparência mais esportiva, na cor vermelha, como ocorre no irmão mais velho BMW M5. Atrás, o porta-malas oferece 390 litros de capacidade.

Destaque do interior, os novos bancos esportivos M Sport trazem revestimento em Couro Dakota, logotipo M2 iluminado, costura aparente e cintos de segurança com detalhe na costura com as cores BMW M. 


Há duas opções de revestimento interno: Couro Dakota Preto Perfurado com Costura Azul (não disponível para cor externa Laranja Sunset) e Couro Dakota Preto Perfurado com Costura Laranja (não disponível para cor externa Azul Long Beach).

Por fim, a conectividade é bem representada pelo novo sistema de navegação Professional (ID6) com tela sensível ao toque de 8,8 polegadas, HD de 20GB para armazenamento de arquivos de áudio via USB ou CD, apresentação de mapas em Satélite e gráficos em 3D, e sistema de som Harman Kardon. Entre as diversas funções estão chamadas de emergência inteligente, serviços de concierge, BMW Teleservices e preparação para Apple CarPlay®.


Equipamentos e tecnologia
Além do desempenho esportivo, visual cativante e conectividade de ponta, o novo BMW M2 Competition oferece uma vasta gama de equipamento de série. Entre os itens de conforto, destaque para os bancos dianteiros esportivos M Sport com ajustes elétricos e função de memória; sensor de chuva com acionamento automático dos faróis baixos; ar-condicionado automático digital dual zone; pacote de luzes internas e retrovisores externos com declinação e rebatimento.

O sistema Comfort Access, por exemplo, elimina a procura pela chave para entrar no veículo. Basta colocar a mão na maçaneta da porta com a chave no bolso que as portas são destrancadas.


Entre os equipamentos de tecnologia, há câmera de ré; sistema Driving Assistant; controle de cruzeiro com função de freio; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (indisponíveis no modelo anterior); sistema de som Harman Kardon com 12 alto-falantes e Pacote M Driver, que proporciona um aumento no limite da velocidade para 280 km/h).

O sistema ConnectedDrive disponibiliza aplicativos como o BMW M Laptimer App (BMW Apps, que compara tempos em circuitos para eventos de corrida e também compartilhar o tempo da sua volta com os amigos; e o App GoPro (BMW Apps), que permite que uma câmera de vídeo GoPro, instalada no interior ou exterior do veículo, seja utilizada e controlada através do painel de controle do veículo.


Além disso, a segurança e garantida pelos freios M Sport; faróis Full-LED Adaptativos; assistente de farol alto; air bags duplos dianteiros, laterais dianteiros e cortina dianteiros e traseiros; além de controles de estabilidade e tração.

De olho na condução eficiente, com a função de regeneração de energia o alternador gera energia elétrica quando o condutor trava ou liberta o pedal do acelerador. Assim, a energia cinética anteriormente não utilizada é transformada em energia elétrica para alimentar a bateria.


A função automática start stop desliga o motor quando o veículo efetua uma paragem temporária, por exemplo, em semáforos ou congestionamentos, para economizar combustível. Assim que o condutor liberta o pedal do freio (transmissão M DCT), o motor volta a ligar-se automaticamente numa fração de segundos.

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