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sexta-feira, 6 de março de 2020

Fiat apresenta a terceira geração do Novo 500, o primeiro carro 100% elétrico da FCA. Tem mais espaço, autonomia de 320 km, além de ser o primeiro carro urbano com direção autônoma de nível 2, Deverá chegar ao Brasil no fim do ano





A Fiat escolheu uma das jóias da família para promover sua estreia entre os veículos totalmente elétricos: o 500. O motivo é claro, pois o modelo sempre esteve no auge das tendências e necessidades da sociedade. Assim, ele se estabeleceu como um ícone desde a sua estreia, 63 anos atrás.






A primeira geração garantiu mobilidade e liberdade na década de 1960. Com a segunda geração, lançada em 2007, o Fiat 500 introduziu o conceito divertido e charmoso no carro urbano, tornando-se uma referência em moda e design italiano que conquistou o mundo. Um modelo em constante evolução que inspirou artistas e músicos nos últimos anos e tem sido o ponto central de mais de 30 séries especiais.

Agora, em 2020, uma nova era está chegando e é hora do Fiat 500 usar toda a sua popularidade para inspirar mudanças. Por isso a FIat revelou o Novo 500 como o primeiro carro totalmente elétrico da FCA. Este é um grande passo para a evolução dos veículos com zero emissões.


Muito conteúdo: a melhor 

autonomia possível, carregamento e condução
Ao projetar o Novo Fiat 500, os engenheiros começaram com uma folha de papel em branco para que pudessem trabalhar em todos os aspectos com a máxima atenção aos detalhes e escolher as melhores soluções.

Autonomia e tempo de carregamento são duas questões principais para os clientes. As baterias de íons de lítio com capacidade de 42 kWh oferecem autonomia de até 320 km no ciclo WLTP. Além disso, o Novo Fiat 500 é equipado com um sistema de carregamento rápido. 


São necessários apenas cinco minutos para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 km, o que é mais do que necessário para o uso diário médio. Em apenas 35 minutos, a bateria está carregada em 80%.

Também há a possibilidade de carregar o automóvel em casa, isso porque o Novo Fiat 500 inclui o Easy Wallbox™, um sistema desenvolvido pela Engie EPS para otimizar o carregamento doméstico com uma tomada usual. É uma solução simples e acessível que pode ser gerenciada facilmente via Bluetooth, permitindo que o motorista estabilize sua carga de energia em casa com até 3 kW de energia. 

Além disso, o Easy Wallbox™ está pronto para uma atualização de potência para 7,4 kW, fornecendo uma carga completa em casa em pouco mais de seis horas. O modelo também vem com um cabo Modo 3 para carregar diretamente em postos na rede pública.

O Novo Fiat 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de condução de cada consumidor.

O modo Sherpa otimiza os recursos disponíveis para garantir a chegada ao destino, atuando em diversos componentes para reduzir ao mínimo o consumo de combustível. Assim, o veículo pode alcançar o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima de forma conveniente. 



Assim como um "Sherpa do Himalaia", que é responsável por toda a expedição e guia até o destino, este modo de condução ajusta parâmetros como velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador; e desativação do ar-condicionado e bancos aquecidos (o motorista tem a opção de ativá-los a qualquer momento).


O modo Normal é o mais próximo possível da condução de um veículo com um motor convencional a combustão, enquanto o modo Range ativa a função na qual é possível dirigir o veículo praticamente só com o pedal do acelerador. 

De fato, liberá-lo causa uma desaceleração muito maior do que em um motor de combustão normal, quase como se fosse pressionado o pedal do freio, que deve ser usado para parar completamente o carro. Com o uso diário e um pouco de familiaridade com o sistema, é possível dirigir usando apenas o pedal do acelerador.

O motor tem uma potência de 87 kW (118 cv), proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (limitada) e aceleração de 0 a 100 km/h em 9 s e 0 a 50 km/h em 3,1 s.


Condução e conectividade autônoma de nível 2
O Novo Fiat 500 é o primeiro carro do seu segmento a oferecer direção autônoma de nível 2, trazendo todos os benefícios associados à mobilidade urbana.

Tecnologia de monitoramento de câmera frontal para controlar todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente. O sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: carros, ciclistas, pedestres. A centralização da faixa mantém o veículo no centro da via quando as marcações são identificadas corretamente.


O Intelligent Speed ​​Assist lê os limites de velocidade e recomenda sua aplicação, enquanto o Urban Blind Spot tem sensores ultrassônicos para monitorar os pontos cegos e avisar sobre qualquer obstáculo com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor. 


Além disso, há o Attention Assist, que fornece avisos no visor, recomendando que o motorista pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360​​° fornecem uma visão integral do modelo para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras.

O Novo Fiat 500 é o primeiro carro da FCA equipado com o novo sistema de infotainment UConnect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro. Desenvolvido com a ideia de oferecer aos clientes uma experiência completamente nova, a FCA usa o sistema operacional Android Auto: fácil, intuitivo e incrivelmente personalizável. 




Com ele é possível usar widgets para configurar como as funções e aplicativos são exibidos. O Apple CarPlay já está disponível sem fio. O sistema também está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para o Android Auto. 

O modelo disponibiliza integração perfeita com smartphone, oferecendo uma tela sensível ao toque de 10,25" de alta definição, com um formato horizontal que se encaixa perfeitamente no painel do carro, seguindo suas linhas.

O UConnect 5 combinado ao módulo Telematic Box, bem como a função de chamada de emergência obrigatória, oferece aos clientes vários serviços inovadores de conectividade:

- My Assistant

Sistema que conecta o cliente a um assistente para solicitar ajuda em caso de avaria e receber suporte para resolver qualquer problema. O cliente também receberá um relatório por e-mail, no qual poderá verificar o status atual do carro;

- My Remote
No smartphone, os clientes podem verificar o nível de carga da bateria, agendar o carregamento do veículo para os horários mais econômicos; encontrar a localização exata do carro; trancar e destrancar as portas; acender e apagar as luzes e programar o sistema de ar-condicionado;

- My Car

Para verificar o estado do carro, com verificação imediata de vários parâmetros, desde a pressão dos pneus ao cronograma de revisões;

- My Navigation
Através do aplicativo móvel, é possível enviar o destino para a navegação do carro, identificar a rota e radares de velocidade, verificar as condições de trânsito e do clima ao longo do caminho. Ele também permite visualizar pontos de carregamento localizados perto do usuário, sendo demonstrados graficamente no mapa os locais que podem ser alcançados com base no nível atual de carga da bateria. Os mapas sempre serão mantidos atualizados, sem fio;

- My Wi-Fi

Um verdadeiro ponto de acesso que conecta até oito dispositivos eletrônicos à Internet ao mesmo tempo, como em casa. O My Wi-Fi também permite que você interaja com seu carro com a tecnologia de assistência por voz da Amazon Alexa, líder do setor.

- My Theft Assistance
Os clientes são imediatamente notificados em caso de roubo de seu carro. Assim, o Novo Fiat 500 nasceu perfeitamente conectado: ele dialoga dentro e fora do carro, permitindo que o motorista defina a rota de navegação com antecedência e encontre ar-condicionado na chegada. E quando a porta do carro for aberta, seu telefone celular será conectado em apenas 5 segundos. Você não precisará mais usar o cabo de carregamento.

Também possui o sistema de interface Natural Language, com reconhecimento de voz avançado, sendo possível, por meio da conversa, controlar parâmetros, definir o controle climático e escolher sua música favorita.


Estilo e designEm termos de estilo, o Novo 500 implementa a mobilidade futura de maneira italiana, reunindo o considerável legado das duas gerações anteriores: um carro icônico com as mesmas proporções estilísticas e design, clássico, enraizado em 63 anos de história.

Durante a concepção do design, o Fiat Style Center trabalhou com linhas limpas e uma linguagem consistente para definir a aparência da terceira geração: nítida, avançada e compacta, embora mais sinuosa e elegante, moldada em torno de uma abordagem mais proporcional do chassi. Isso o torna espacialmente atraente, conferindo uma percepção de maior estabilidade e presença dimensional.


Outro requisito era dar imediatamente ao novo modelo um logotipo especial 500, que aparece pela primeira vez no centro do emblema da frente, no lugar do logotipo da Fiat. 


O atual logotipo 500 na parte traseira mantém sua ligação com o passado, embora transformado na versão totalmente elétrica dedicada: distinguida e embelezada por uma borda azul claro, com um jogo de design e cor transformando o zero final em uma letra "E" .

A frente é vertical como na versão de 1957, tornando-a menos ilusória, e a sensação dinâmica do perfil foi acentuada. A linha divisória da primeira geração separou a moldura dos faróis circulares, enquanto hoje essa separação foi redesenhada. 

Os faróis um pouco mais elípticos e ainda icônicos são tecnológicos e modernos, resultando em uma aparência mais atraente, enquanto as maçanetas das portas estão completamente niveladas, com um compartimento para o desbloqueio elétrico. Um carro com um sorriso, que não perdeu a conotação 'despreocupada' expressa por sua frente empática, mesmo na terceira geração.

Sua forma demonstra o mesmo espírito criativo. A nova plataforma deu à terceira geração do 500 uma presença incrível: é 6 cm mais larga e 6 cm mais longa, a distância entre eixos foi aumentada em 2 cm e as rodas são maiores e mais afastadas, conferindo personalidade mais forte e maior conforto, apesar de seu comprimento permanecer com menos de quatro metros.

No interior é elegante, com simplicidade formal e estética limpa. Isso é exemplificado pelo painel amplo e delgado e pelas soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorando significativamente o conforto. 




Há mais espaço atrás dos ombros e das pernas, enquanto o fundo plano pode abrigar as baterias de lítio sem comprometer a capacidade do compartimento de bagagem, que permanece inalterado. O resultado é um ambiente bem pensado e mais limpo, com menos botões e linhas nítidas e harmoniosas relacionadas à sustentabilidade.

Emoção incrívelO Fiat 500 sempre foi sinônimo de emoção. E a terceira geração também deve surpreender, mesmo antes de pressionar o botão Iniciar. O novo modelo estreia na versão conversível: o primeiro quatro lugares ao ar livre com emissão zero: todos abertos, todos elétricos, todos silenciosos.


Como um ícone de La Dolce Vita, teve que renascer para trazer à tona todo o charme de suas formas e sons. E, em matéria de sons, eis outra característica única do novo carro urbano, que será disponibilizado posteriormente: o Sistema de Alerta Acústico de Veículo (AVAS), um aviso acústico para pedestres obrigatório em velocidades de até 20 km/h; o som escolhido não é um sinal acústico comum, mas sim a música de Amarcord, de Nino Rota, no puro estilo Dolce Vita, um exemplo da criatividade italiana mais autêntica.



Belo Horionte teve o melhor carnaval de sempre e o BH Convention &Visitors Bureau terá nova diretoria. Como vítima de furto pode fazer o B.O.



Coluna
Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira






Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau 
elege em março nova diretoria para biênio 2020/2021 


A nova diretoria do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau toma posse no dia 10 de março, para a gestão 2020/2021. Jair de Aguiar Neto foi reeleito. A solenidade dará posse ainda para os membros do Conselho Curador, da Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal. 

Mandato da Presidência do Conselho Curador – 2020/2023-Presidente: Marcelo de Souza e Silva, representante da CDL-BH;Primeiro vice-presidente: Flávia Araújo Badaró, representante da ABIH-MG; segundo vice-presidente: Octávio Elísio Alves Brito, representante da ACMinas.


Jair de Aguiar Neto, assume presidência do BHCB&Visitors

Diretoria Executiva – 2020/2021: diretor-presidente: Jair de Aguiar Neto, representante do Actuall Hotel e Eventos; diretora vice-presidente: Flávia Botelho de Carvalho, representante da Espaço Ampliar Assessoria, Projeto e Eventos; diretor vice-presidente de Assuntos Institucionais: Alisson Teixeira Martins, representante do Ouro Minas Palace Hotel; diretor vice-presidente Administrativo Financeiro: Anderson Vieira Bastos, representante do Caesar Business Hotel; diretor vice-presidente de Eventos: Uriel da Silva Pinheiro, representante da MG Marketing de Negócios; diretor vice-presidente de Comunicação e Marketing: Gustavo Henrique Alves, representante da Abrasel-MG; diretor vice-presidente de Novos Negócios: Ricardo de Arruda Penteado, representante do BH Airport – concessionária do Aeroporto Internacional de Confins S/A. 

Conselho Fiscal: Membros efetivos: Carlos Rogério Zech Coelho, representante da Panda Promoções e Eventos; Diogo Alves da Paixão, rep
resentante do BHB Hotel e Marcelo Batista Serra, representante da Serra. 

Membros suplentes: Geraldo Afonso Porto Pedrosa, representante do Minas Tênis Clube;Jaqueline Alves Salles, representante do Holiday Inn e Patrícia Sant’Anna Pereira, representante da AMIS

Belo Horizonte Convention &Visitors Bureau é uma instituição, sem fins lucrativos, reconhecida mundialmente pela promoção de destino de negócios, eventos e lazer. Já apoiou a vinda de mais de 600 eventos itinerantes para a capital mineira, propiciando o impacto de 2,9 bilhões de reais e a participação de 2,6 milhões de pessoas nos eventos. Seu território é a região metropolitana de BH.

O futuro presidente Jair de Aguiar Neto é formado em Gestão Empresarial e pós-graduado em Turismo, Hotelaria, Eventos e Entretenimento, com extensão em Liderança Corporativa, pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua trajetória na Hotelaria, em 2005, à frente do Actuall Convention Hotel, em Contagem, exercendo por 12 anos a função de Diretor Operacional. 


Em 2014 assumiu a Diretoria Comercial do Hotel e do amplo e moderno Centro de Convenções ACTUALL. Além de presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, também é o vice-presidente da ABIH-MG (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, de Minas Gerais) e vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo.


Foi vítima de furto? 

B.O. já pode ser registrado online. Saiba como 

Vítimas de furto dentro do estado de Minas Gerais já não precisam comparecer à delegacia para registrar a ocorrência. O boletim pode ser feito online, na Delegacia Virtual da Polícia Civil.


Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) indicam que o novo recurso pode garantir algum alívio ao atendimento presencial nas delegacias. Em 2019, a PCMG registou mais de 164 mil furtos em todo o estado. 


Como registrar o B.O.

Antes de recorrer à internet, a pessoa deve ficar atenta à definição de furto. Explicitado no Artigo 155, Código Penal. O crime consiste na subtração de bens, sem emprego de coação ou violência de qualquer natureza (incluindo a psicológica). Esses últimos elementos caracterizam roubo, delito cuja denúncia exige a presença da vítima na delegacia. 

O boletim virtual não pode ser feito quando o furto ocorre em com violência doméstica e/ou contra a mulher, for praticado contra o patrimônio público ou nos casos em que a vítima é capaz de identificar o autor do crime. Observadas essas ressalvas, basta acessar o site da delegacia virtual e preencher os formulários apresentados. Os registros são certificados e monitorados pela equipe de Análise Criminal da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Após a validação, o solicitante receberá o link do boletim de ocorrência por e-mail.
https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/


Carnaval em BH teve 4,5 milhões de foliões


Milhares de pessoas desfilaram nos blocos pelas ruas da cidade 


Belo Horizonte teve 4,5 milhões de foliões durante quase um mês de carnaval. Cerca de 211 mil dos quais, turistas. Para a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), os números são prova de que este foi o melhor carnaval da história da capital mineira. O balanço da folia foi divulgado pela Belotur, que mostrou a ocupação de 56% da rede hoteleira da cidade. Ainda de acordo com a empresa, 80% destes turistas tiveram expectativas superadas e 93% têm intenção de voltar. ]


Segundo a Belotur, a presença de 2 mil agentes da Guarda Municipal nas ruas, em apoio à Polícia Militar, foi responsável pela redução de 36% nos casos de furtos e de 57% de ocorrências de lesão corporal. 


Este trabalho recebeu reforço das 1.800 câmeras e dos profissionais que fazem o monitoramento dentro do Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH). 



Os trios elétricos levaram alegria e muitas cores na capital mineira 


Foram coletadas 848 toneladas de resíduos, volume 70% menor do que no ano passado, a quantidade de vidro retirada das ruas foi de 7 toneladas, 66% menor do que em 2019. 


Trabalharam neste carnaval quase 1.400 garis e 408 catadores, que recolheram 50 toneladas de recicláveis, 211% maior do que no ano passado. Pelo terceiro ano, a UFMG deu sequencia ao projeto P-4-Tree, instalando dispositivo em 50 banheiros químicos para coleta de urina. Através do projeto, o fósforo presente na urina é transformado em adubo para jardins da cidade.
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sergio51moreira@bol.com.br


quinta-feira, 5 de março de 2020

Coluna Fernando Calmon


Coluna                     
Fernando Calmon


Nº 1.087 — 5/3/20




BOAS ESTREIAS MESMO
EM SALÃO CANCELADO


O cancelamento da 90ª edição do tradicional Salão de Genebra, marcado para 5 a 15 deste mês, em razão da epidemia de coronavírus, não deixou os fãs dessa exposição totalmente órfãos. Em primeiro lugar porque as novidades deste ano são muitas e importantes. 

Ao mesmo tempo a organização disponibilizou em seu site as apresentações à imprensa, ao vivo pela internet, nos dias 3 e 4 de março, pois todas estavam agendadas e prontas. Até mesmo a eleição do Carro do Ano da Europa (ler abaixo) foi transmitida. Tornou-se, assim, por mero acaso, o primeiro salão do automóvel virtual da história.

Embora os carros elétricos continuem em alta nos salões pelo aspecto da novidade, sempre muito aguardada nesse tipo de exposição, a edição deste ano atende a todos os gostos, do Fiat 500 elétrico ao visceral Porsche 911 Turbo S.

O primeiro confirma a tendência de subcompactos tornarem-se os modelos mais adequados para eletrificação. No uso urbano o alcance é suficiente e sem surpresas graças à capilaridade da rede de recarga. Nesse rumo seguem o Citroën Ami (dois lugares) e até o Dacia Spring (um Kwid elétrico mais barato, para quatro ocupantes).

O 911 Turbo S, de oitava geração, continua em sua escalada de potência (650 cv) e torque (nada menos de 81 kgfm!) com aceleração de 0 a 100 km/h em incríveis 2,6 s e freios dianteiros com pinças de 10 pistões (!). Na divisão de carros convencionais de alto desempenho a Alfa Romeo revive o nome GTA no sedã Giulia, em série exclusiva de 500 unidades.

Os hipercarros também estão bem representados desde a marca californiana Czinger com o modelo 12 C híbrido de 1.250 cv, volante em posição central (série de apenas 80 unidades) até o Pagani Imola de 838 cv e apenas 1.246 kg de peso. 


Pininfarina destacou o Battista Anniversario, automóvel mais potente já fabricado na Itália (1.900 cv!) que chega no fim do ano por nada menos de 2,6 milhões de euros (R$ 13 milhões em conversão direta, sem impostos).

A Volkswagen segue a onda do alto desempenho com as versões GTI (gasolina), GTD (diesel) e GTE (híbrida) da oitava geração do Golf, o carro mais vendido na Europa. Também apresentou o SUV elétrico ID.4. Audi tem a nova geração do A3 Sportback. Mercedes-Benz continua a investir em híbridos plugáveis nos CLA Coupé e Shooting Brake (station), além da segunda geração do GLA com sistema EQC de hibridização leve.

Chama atenção o inteiramente novo BMW i4, um cupê elétrico conceitual que chegará ao mercado em 2021, caracterizado pela grade frontal avantajada. Também no campo dos elétricos conceituais, porém um pouco mais distantes da produção seriada, há o duelo das marcas francesas. 

A Renault apresentou o Morphoz e a DS (marca premium do grupo PSA) o Aero Sport Lounge, ambos SUVs cupês de linhas muito arrojadas e equipamentos de ponta, ainda em desenvolvimento. 

A Volvo mostrou o Polestar Precept, seu sedã elétrico com novos materiais mais duráveis no interior.

Entre veículos convencionais, era esperado o conceito do segundo SUV compacto da Toyota. Daria boas pistas de como será o modelo produzido em Sorocaba (SP) em 2022. Mas, a marca japonesa cancelou a apresentação.

ALTA RODA

FORD mudou planos iniciais, mas continua a apostar firmemente em SUVs, segundo fontes da Coluna. SUV médio chinês Territory, que chega em meados deste ano, não deverá ser produzido na Argentina, como cogitado. Mas há dois novos SUVs, mais baratos que o chinês, para fabricação em Camaçari (BA) em 2022/23, após lançamento da nova geração do EcoSport (2021).

EMPLACAMENTOS não feitos em janeiro ajudaram os números de fevereiro. Média diária de vendas foi 20% superior a de janeiro, apesar de menos dias úteis em razão do Carnaval. Primeiro bimestre de 2020 ficou ligeiramente menor que o mesmo período de 2019: menos 1%. Mas, Fenabrave avalia que o mercado total (veículos leves e pesados) será 10% melhor este ano.

MÊS passado também foi bom para marcas da Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores. Apesar do avanço do dólar frente ao real, as associadas conseguiram segurar os preços dos veículos em estoque. Vendas subiram 10,8% em relação a janeiro. Situação deve mudar com a escalada da moeda americana.

PEUGEOT 208 venceu o prêmio de Carro do Ano 2020 na Europa. Esse evento, tradicionalmente na véspera do Salão de Genebra, reúne 60 jornalistas de 23 países e existe desde 1964. Porsche Taycan e Tesla 3, 100% elétricos, foram finalistas. Prevaleceu, porém, o “poder da escolha”, pois o modelo francês oferece versões tanto com motores térmicos (gasolina e diesel) quanto só elétrico.

RODAS de liga leve de alumínio muitas vezes têm o mesmo peso das de aço. Brasileira Maxion aceitou o desafio de uma marca japonesa (ainda por revelar) e projetou rodas de alumínio de 6,5 x 17 pol. que em conjunto diminuíram em 7 kg o peso total do carro. Vantagens: economia de combustível, desempenho e estabilidade, neste caso por reduzir massa não suspensa.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

Fórum Gramado de Estudos Turísticos




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Combinando esportividade, desempenho, conectividade e design, Virtus é o 1º sedã a receber sigla esportiva GTS. Chega às concesionárias este mês da Mulher e custa a partir de R$ 104.940




Primeiro sedã Volkswagen a receber a lendária sigla que designa modelos esporte no Brasil, o Virtus GTS combina esportividade, conectividade e design especial. O modelo é equipado com o mesmo conjunto mecânico (motor e câmbio) do Polo GTS, oferecendo de série idênticos recursos tecnológicos. O sedã produzido na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) chega este mês às mais de 500 concessionárias da marca com preço a partir de R$ 104.940.

Não foi à toa que o Virtus se tornou o primeiro sedã Volkswagen a ostentar a insígnia GTS. Desde seu lançamento, em 2018, o modelo venceu diversas premiações e quase 30 comparativos publicados na imprensa brasileira. Fabricado sobre a Estratégia Modular MQB, o Virtus é uma referência em excelência de dirigibilidade, conforto, segurança e alto nível de equipamentos. Agora o Virtus acrescenta à sua lista de predicados a esportividade.



Da mesma forma que o Polo GTS, a versão esportiva do Virtus é equipada com o motor 250 TSI (1,4 litro, 150 cv e 250 Nm de torque com etanol ou gasolina), combinado ao câmbio automático de seis marchas AQ 250.

Esse conjunto mecânico dá ao Virtus GTS desempenho de encher os olhos: o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.

O motor 250 TSI é membro da consagrada família EA211 e conhecido dos modelos Jetta, Tiguan, T‑Cross e Polo GTS. Fabricado em São Carlos, no interior de SP, conta com vários recursos de alta tecnologia para oferecer excelente desempenho, alta durabilidade e baixo consumo de combustível.

Externamente, o Virtus GTS traz várias diferenças no visual em relação às versões Comfortline e Highline. Na dianteira, são novos os faróis full LED, que têm identidade visual diferenciada; novo para-choque, mais imponente; a grade do radiador tipo colmeia com o logo “GTS” e um filete vermelho que liga os dois faróis – características marcantes nos veículos “GT” da Volkswagen em todo o mundo.



As rodas são diamantadas e têm 17 polegadas, com pneus 205/50 R17 – perfil que colabora para que o Virtus mantenha sua qualidade de rodagem, ao mesmo tempo em que melhora seu desempenho em curvas, para o que colabora o acerto esportivo da suspensão. O Virtus GTS tem defletor traseiro pintado em preto brilhante sobre a tampa do porta-malas e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas traseiras são escurecidas e as capas dos retrovisores são pintadas na cor preto brilhante.

Interior esportivoA ampla cabine do Virtus GTS tem teto, bancos e laterais de porta na cor preta, característica que realça sua esportividade. Para o motorista e o passageiro há bancos esportivos, firmes, com bom apoio ao corpo em curvas – e apoio de cabeça integrado, remetendo aos bancos de carros de competição. Enquanto isso, os passageiros do banco de trás contam com o ótimo espaço proporcionado pelos 2,65 metros de entre-eixos e pelo conforto da saída de ar exclusiva (e com a porta USB logo abaixo).





O volante do Virtus GTS é o mesmo do Polo GTS, com acabamento de couro e costuras vermelhas e a sigla GTS na base. Também há detalhes na cor vermelha nas molduras das saídas de ar, base da alavanca de câmbio e tapetes.

É também comum ao Polo GTS e item de série para o Virtus GTS o painel digital (Active Info Display) com iluminação vermelha. O sedã oferece também o seletor do modo de condução, que altera sua personalidade, afetando inclusive o som do motor – o motorista pode escolher entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”. Quando é selecionado o modo esportivo, entra em ação o atuador sonoro, que amplifica o prazer ao dirigir, garantindo mais emoção.

A lista de equipamentos de série do Virtus GTS segue a do Polo GTS e traz sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento (que incluem câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor na paradas em semáforos, por exemplo), e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.



Também são itens de série o detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e o controlador automático de velocidade (piloto automático).

Como opcional, da mesma forma que no hatchback está disponível o pacote Beats, com o sistema de som que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador, além do recurso de variação do espaço no porta-malas (s.a.v.e.) e rede para objetos no compartimento.

O Virtus GTS está disponível em duas opções de cores sólidas (Preto Ninja e Branco Cristal) e três metálicas (Prata Sirius, Cinza Platinum e Azul Biscay – esta exclusiva para as versões GTS de Polo e Virtus).

Segurança eletrônicaDa mesma forma que o Polo GTS, o Virtus GTS é equipado com o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que faz parte do ESC – Controle eletrônico de estabilidade (item de série).

O XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos, permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.

O XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em dirigibilidade precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.

O ESC do Virtus GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake), recurso exclusivo na categoria.

Clique aqui para vídeos do Virtus GTS.

quarta-feira, 4 de março de 2020

Volkswagen enriquece seu portfólio com um novo carro 100% elétrico, o ID.4 que venderá na Europa, China e Estados Unidos e com os híbridos Touareg R e Golf GTE. Serão lançados ainda este ano também os Golfs GTD e GTI


VW ID.4

Wolfsburg, Alemanha – O carro-conceito ID. CROZZ, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, evoluiu para sua versão de produção em série, o ID.4: a Volkswagen está trabalhando em sua estratégia de mobilidade elétrica, oferecendo uma visão detalhada do primeiro SUV totalmente elétrico da marca durante um webcast, após o cancelamento do Salão do Automóvel de Genebra. 

O novo ID.4 será lançado este ano. Seguindo o caminho aberto pelo ID.3, já foi iniciada a contagem regressiva para o segundo modelo baseado na nova matriz modular de propulsão elétrica (MEB). "Assim como o ID.3, o ID.4 também chega ao mercado como um veículo neutro em emissões de carbono", explica Ralf Brandstätter, chief Operating Officer da marca Volkswagen. "Vamos produzir e vender o ID.4 na Europa, na China e nos Estados Unidos", revelou.

O design desse SUV com emissão zero é particularmente aerodinâmico. Ralf Brandstätter: "A aerodinâmica excepcional reduz o coeficiente de arrasto e vai aumentar a autonomia do ID.4 para até 500 km, dependendo do pacote de baterias."

O ID.4 será lançado inicialmente com tração traseira e uma versão com tração integral será acrescentada ao portfólio em outra data. A bateria de alta voltagem está posicionada próxima ao centro da parte inferior da carroceria, para criar um baixo centro de gravidade e uma disposição otimizada em termos de dinâmica de condução, juntamente com uma distribuição de pesos sobre os eixos extremamente bem equilibrada. 

Como todos os outros modelos MEB, o ID.4 oferece excelente espaço interno, graças à sua compacta tecnologia de propulsão elétrica. O cockpit totalmente digital do SUV com emissão zero foi claramente estruturado. Ele é operado primariamente através de superfícies de toque e um controle por voz intuitivo e inteligente.

Volkswagen ID.4

Para a Volkswagen, o ID.4 e o ID.3 representam marcos importantes na aposta da marca de tornar-se inteiramente neutra em emissões de carbono até 2050, em linha com o acordo do clima de Paris. Planos em andamento visam reduzir as emissões de CO2 da frota da Volkswagen em um terço já em 2025. 

A Volkswagen está investindo neste momento € 1 bilhão para eletrificar sua gama de modelos, oferecendo ao mesmo tempo um número crescente de veículos híbridos. Isto se baseia no fato de que, assim como propulsores elétricos, novos sistemas híbridos parciais e plug-in, como os do campeão de vendas Golf, ajudarão significativamente a reduzir as emissões da frota no futuro.

Touareg R Hybrid

Por isso, o foco da empresa durante o webcast não está concentrado apenas nos modelos ID., mas também nos novos modelos da Volkswagen com propulsão híbrida. Eles incluem o novo Touareg R Hybrid. Como resultado, o modelo mais potente da Volkswagen também será impulsionado no futuro por um eficiente sistema híbrido plug-in.

A aliança entre um motor movido a eletricidade que gera 100 kW (136 cv) e um motor V6 turboalimentado a gasolina (TSI) com uma potência de 250 kW (340 cv) leva a uma potência combinada de 340 kW (462 cv) e um torque máximo de 700Nm. 

A capacidade da bateria do Touareg R, com uma velocidade máxima de 140 km/h em E-MODE (propulsão inteiramente elétrica), foi concebida para que a maioria das distâncias de deslocamento diárias médias possam ser cobertas com emissão zero.

Golf GTE 

O mesmo se aplica ao novo Golf GTE – sua propulsão híbrida foi estruturada visando o desempenho e consiste num motor elétrico com 85 kW (115 cv) e um motor turbo de quaro cilindros a gasolina (TSI), que desenvolve 110 kW (150 cv). Juntos, o motor movido a eletricidade e o TSI geram uma potência combinada de 180 kW (245 cv). A velocidade máxima do novo Golf GTE em modo totalmente elétrico é de 130 km/h. 

Golf GTD

Outros destaques da Volkswagen incluem o novo Golf GTD, que gera significativamente menos emissões de óxido de nitrogênio em comparação com seu antecessor, graças à inovadora tecnologia de dosagem dupla de aditivo. 

Golf GTI
Além disso, foi apresentada também a oitava geração do Golf GTI, com uma produção de mais de 2,3 milhões de unidades. A versão mais recente é impulsionada por um motor 2,0 TSI com turbo e injeção direta. O torque máximo é 370 Nm. O motor de quatro cilindros é acoplado a uma caixa de câmbio manual de seis velocidades. Uma transmissão de 7 velocidades com dupla embreagem é oferecida como opcional para o novo GTI.


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