Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 19 de março de 2020

Coluna Fernando Calmon e a nova Tracker



Coluna                            
Fernando Calmon 


Nº 1.089 — 19/3/20




NOVO TRACKER ESTÁ
MUITO BEM POSICIONADO


Os efeitos do novo coronavírus no mercado brasileiro de veículos serão perversos, mas ainda não dá para dimensioná-los. Mesmo porque o trabalho remoto instaurado por muitas empresas ameniza, em parte, a crise e pode ajudar na recuperação econômica.

Até agora o ano estava indo muito bem. A média diária de vendas de veículos leves e pesados atingiu 10.716 unidades de 1º de janeiro até segunda-feira, dia 16 (6,4% superior a 2019). Neste dia, porém, a média recuou 8% para 9.861 unidades. A comercialização de usados também refletiu a insegurança sobre os rumos da economia e tinha caído cerca de 10%, segundo estimativas.

Problema do covid-19 é mundial e teme-se falta de autopeças vindas do exterior. A Fenabrave ressalvou que os estoques nas concessionárias vão de 45 a 60 dias incluindo motos, máquinas e implementos Então, daria para cobrir eventuais paradas das linhas de montagem e, avalio, sem atingir de forma homogênea todas as marcas. Cenário ruim, embora não desesperador, por se desconhecer o grau de retomada após esperados três meses de prostração.

Outro fator de incerteza – dólar no patamar de R$ 5 – pode atormentar as fabricantes de forma diferente. Antes devo ressalvar, ao contrário do pensamento corriqueiro, que há décadas o Brasil não exige índice mínimo de conteúdo de peças locais nos produtos aqui fabricados. A exceção ocorreu no período do programa Inovar-Auto (2012-2017), mas o motivo implícito foi segregar os modelos importados em época de real supervalorizado.

É difícil calcular hoje o conteúdo importado em razão das autopeças também conterem itens vindos do exterior, principalmente na eletrônica de bordo. No geral estimo algo entre 40% (modelos recentes e alta incidência de eletrônicos) e 10% (aqueles há tempos no mercado). 

Quanto se repassará para o preço dependerá do conteúdo local do modelo e da estratégia de cada fabricante. Nessas circunstâncias o impacto não será linear e nem integral.
A GM sofreu o primeiro impacto da crise. Seu principal lançamento do ano, o novo SUV compacto Chevrolet Tracker não teve apresentação presencial para concessionárias e imprensa (optou por streaming de vídeo). No entanto, anunciou preços tão competitivos quanto os dos Onix/Onix Plus, em 2019 (embora estes já tenham até sido majorados).

O Tracker começa em R$ 82.000 e chega a R$ 112.000. Motores, só tricilindros turboflex, desde o atual 1-L dos Onix (116 cv/16,8 kgfm) ao novo 1,2-L (132 cv/21,4 kgfm), como antecipei no ano passado. Nos dois casos, potência e torque são inferiores ao modelo que se despediu. 

Apesar de o novo SUV ser, em média, 160 kg mais leve que o anterior, na relação peso-potência a versão de menor cilindrada fica em posição inferior (10,6 kg/cv) e a mais potente quase iguala (9,3 kg/cv, agora; antes 9,1 kg/cv). Isso será avaliado na próxima coluna.

Espaço interno melhorou um pouco: o novo modelo é 1,5 cm maior tanto na largura (179 cm) quanto na distância entre-eixos (257 cm). Apesar de mais baixo, espaço para cabeça foi ampliado. Grande avanço foi no porta-malas que passou a 393 litros (antes, 306 litros) ou 28% superior ao acanhado volume anterior.

ALTA RODA

NO MOMENTO, não há notícias de atrasos em lançamentos. VW ainda não marcou data para o esperado Nivus (SUV compacto com teto que lembra cupês), mas produção está prevista para primeiro de junho. Já seu SUV médio argentino só em primeiro de janeiro de 2021. Picape Amarok (272 cv) deve chegar em maio, pois acaba de estrear na Argentina.

APRESENTAÇÕES presenciais, porém, vem sendo canceladas, uma atrás da outra. No caso de produto inteiramente novo, como picape Strada, em abril, haverá transmissão ao vivo via internet. Fabricantes sabem que impacto é menor do que uma convenção. Contudo, evitar reunir grande número de pessoas e viagens de avião atendem recomendações do ministério da Saúde.

CAOA CHERY lançou o sedã anabolizado Arrizo 5, modelo 2021, com câmbio CVT de nove marchas (antes, sete) e aumento de 10% no torque (19,4 para 21,4 kgfm). São nítidas as diferenças na arrancada inicial e menos ruído em velocidades de estrada (a 120 km/h, apenas 1.900 rpm). Versão mais cara tem teto solar e rodas de 17 pol. Preços subiram: R$ 74.590 a R$ 83.590.

RENAULT apresentou na Europa o veículo conceitual elétrico Morphoz, inovador em um ponto bem interessante. Distância entre eixos pode ser ampliada em até 20 cm, passando de 2,73 m para impressionantes 2,93 m, o que melhora sobremaneira o conforto em viagens. Não há pormenores sobre viabilidade técnica, porém esteticamente a solução ficou boa.

SOLUÇÃO atraente está sendo proposta pela ZF. Trata-se do primeiro freio de estacionamento eletromecânico dianteiro, no lugar da aplicação universal nas rodas traseiras. Além de ampliar o espaço interno, em especial nos carros compactos, trata-se de solução mais econômica e segura. Ideia vem sendo oferecida a fabricantes de veículos e espera encontrar interessados.
_______________________________________________________________________________________________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

quarta-feira, 18 de março de 2020

Coronavírus Covid-19 derrubou a maior festa do chocolate do País, a Chocofest, em Nova Petrópolis




Cientes do que está acontecendo com o mundo diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), entendemos que a prevenção será a única forma de evitarmos o caos. Neste momento, o que mais importa é combater a proliferação da doença e preservar a vida humana. 

Cientes dessa responsabilidade, anunciamos o cancelamento da programação artística e das demais atividades que gerem aglomerações de pessoas previstas para o Chocofest na Magia da Páscoa, de Nova Petrópolis. 

Porém, buscando propagar o otimismo e transmitir a mensagem de que dias melhores virão, informamos que o evento manterá toda sua decoração lúdica e a cenografia na cidade. 

A medida acata o Decreto Municipal nº 055/2020, segue decisão conjunta tomada pelos municípios da Região das Hortênsias e cumpre recomendações do Ministério da Saúde. 

Esperamos que a situação se normalize em breve, prezando sempre pela saúde de todos acima de qualquer outro interesse. Agradecemos pelo carinho e apoio da comunidade, patrocinadores, apoiadores, fornecedores e imprensa. 

Contamos com o entendimento e colaboração de todos neste momento difícil, reforçando nosso compromisso de entregar uma Páscoa mais alegre para Nova Petrópolis dentro das possibilidades.

Nova Petrópolis, 17 de março de 2020.

Prefeitura de Nova Petrópolis
Casa Cooperativa de Nova Petrópolis
Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos

segunda-feira, 16 de março de 2020

Nova SUV Tracker turbo está está à venda em todas as concessionárias da Chevrolet. Os preços oscilam de R$ 82 mil a R$ 112 mil. Vale um test-drive




A Chevrolet já tem à venda sua nova SUV Tracker, em cinco versões, todas com motor flex, turbo 1.0 e 1.2., e só uma versão com câmbio manual, as demais automático, todas de seis velocidades. 



Disponível em sete cores, a Tracker traz de série seis airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), tem controle de limite de velocidade, sensor crepuscular, que acende os faróis de forma automática ao identificar a diminuição da luminosidade externa e o desliga quando a luz externa volta a ser suficiente para dirigir com segurança. 



Vem ainda com alerta de colisão frontal + com frenagem de emergência alerta de ponto cego e controle de estabilidade (ESC) + controle de tração (TCS).




As versões e respectivos preços são os seguintes:

tracker-gem-turbo-MT-1.0-preto-ouro-negro

Novo Tracker 1.0 Turbo MT

A partir:
 
R$ 82.000

domingo, 15 de março de 2020

DP World e a equipe Renault de F1 assinaram um acordo que torna a DP World o parceiro logístico global e parceiro titular da escuderia





A DP World e a equipe Renault de F1 assinaram um acordo que torna a DP World o parceiro logístico global e parceiro titular da escuderia, que passará a se chamar Equipe Renault DP World de F1, a partir da temporada 2020.

Por meio desta parceria, as equipes da DP World, da Renault Sport Racing e do Grupo Renault farão uso da plataforma global de marketing da F1 para explorar de forma colaborativa as oportunidades para aumentar a eficiência da supply chain.

Líder mundial em movimentações comerciais desde 1972 em Porto Rashid, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), a DP World evoluiu rapidamente para se tornar o principal fornecedor de soluções logísticas para os proprietários de cargas. 

Hoje, a empresa conta com uma equipe de mais de 50.000 pessoas, que trabalham em mais de 150 unidades em todo o planeta. Com sua rede de portos, parques de atividades, centros de logística, zonas econômicas e serviços marítimos estrategicamente localizados tanto em mercados maduros como aqueles que mais crescem no mundo, a DP World opera uma vasta rede de infraestruturas interconectadas que cobrem toda a supply chain.

Jérôme Stoll, presidente da Renault Sport Racing, comentou: “Estamos honrados e felizes por acolher a DP World na família Renault. Esta parceria é extremamente empolgante e interessante em várias áreas. Estamos ansiosos para trabalhar com a DP World, um dos principais fornecedores de soluções logísticas no mundo, para explorar formas de melhorar nossa eficiência e reduzir nosso impacto ambiental. 

A Fórmula 1 tem planos para ser uma categoria ‘zero carbono’ até 2030 e, por isso, estamos constantemente avaliando formas de reduzir nossa pegada de carbono, bem como nosso tempo de resposta. 

Acreditamos que nosso trabalho com a DP World revelará oportunidades de soluções tangíveis para alguns dos desafios logísticos enfrentados pela supply chain de nossa equipe de Fórmula 1, assim como pela indústria automotiva em geral. Também estamos ansiosos para cruzar nossas competências em engenharia por meio de inovações compartilhadas”.

Sultão Ahmed Bin Sulayem, presidente do Grupo DP World e CEO da DP World, comentou: “Um dos nossos objetivos estratégicos tem sido desenvolver soluções logísticas inovadoras para o setor automotivo. Esta parceria é um primeiro passo na exploração de caminhos para tornar a cadeia mundial de fornecimento automotivo mais eficiente, por meio da redução de custos, aumento da agilidade e transparência e redução de seu impacto ambiental”.

“Além do incontestável valor de sua plataforma de marketing, a Fórmula 1 é a categoria mais intensa em termos de tecnologia no mundo, utilizando dados avançados para aumentar continuamente a eficiência nas pistas. Da mesma forma, a DP World faz uso de tecnologia, explora dados e aproveita a inovação para fazer com que a logística seja mais eficiente e as trocas comerciais mais inteligentes para os seus clientes, criando um futuro melhor para todos”

sábado, 14 de março de 2020

Minas Turismo Gerais apresenta São Sebastião das Águas Claras, conhecida como Macacos, destino de aventura e gastronômico. Chocofest a Feira do Chocolate acontece, em abril, em Nova Petrópolis


Coluna
Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira 




Macacos turismo na natureza 


Igreja de São Sebastião, na entrada de Macacos 

São Sebastião das Águas Claras, popularmente conhecido como Macacos, é um distrito da cidade de Nova Lima, localizado a apenas 20 km de Belo Horizonte, São Sebastião das Águas Claras, também conhecido como Macacos, é um distrito. Uma de suas primeiras construções é a Igreja de São Sebastião, construída em 1718.

O povoamento do distrito de Macacos iniciou-se logo no início do século XVIII, com a descoberta do ouro na região. São inúmeras as histórias que definem o nome Macacos para o vilarejo de mais ou menos três mil habitantes com seus seis bairros capela velha, jardim amanda, parque do engenho, mendes (santo daime), jardins de petropóles e pasargada.

Com o passar do tempo, Macacos foi se formando, alicerçada, nas atividades de pequena agricultura e comércio de gêneros de primeira necessidade. A extração do ouro durou até meados do século XIX, quando o metal tornou-se escasso e sua extração mais difícil, e isso fez com que a região ficasse esquecida. Entretanto, nas últimas décadas, Macacos teve esse quadro mudado, pois o turismo, principalmente o ecoturismo, turismo de aventura e o turismo gastronômico tornaram-se notórios.

Cachoeiras em vários locais, encantam os turistas 

Envolta por rios e montanhas, os turistas encontram em Macacos condomínios, pousadas, hotéis de luxo, spas, restaurantes que variam desde a tradicional comida mineiro ao típico prato mediterrâneo. 

Passeios em trilhas por Macacos 


Visite Macacos e encante com a natureza, cachoeiras, aventuras em motos e bicicletas, passeios pelas matas, descanso em pousadas e em restaurantes com cardápio mineiro, além de boas cachaças mineiras. 

Posse do BHC&VB

Jair Aguiar na posse na presidência do BH Convention Bureau 


O BHC&VB que já apoiou a promoção de mais de 500 eventos itinerantes pela cidade, movimentando cerca de 2,9 bilhões de reais com o objetivo de promover o destino Belo Horizonte para eventos, negócios e lazer, promoveu no último dia 10 o evento da nova diretoria e dos conselhos curador e fiscal. 

Diretoria empossada
Diretor Presidente: Jair de Aguiar Neto, representante do Actuall Hotel e Eventos; Diretora vice-presidente: Flávia Botelho de Carvalho, representante da Espaço Ampliar Assessoria, Projeto e Eventos; Diretor vice-presidente de Assuntos Institucionais: Alisson Teixeira Martins, representante do Ouro Minas Palace Hotel; Diretor vice-presidente Administrativo Financeiro: Anderson Vieira Bastos, representante do Caesar Business Hotel; Diretor vice-presidente de Eventos: Uriel da Silva Pinheiro, representante da MG Marketing de Negócios; Diretor vice-presidente de Comunicação e Marketing: Gustavo Henrique Alves, representante da Abrasel-MG; Diretor vice-presidente de Novos Negócios: Ricardo de Arruda Penteado, representante do BH Airport – concessionária do Aeroporto Internacional de Confins S/A. 

Conselho Fiscal - Membros efetivos
Carlos Rogério Zech Coelho, representante da Panda Promoções e Eventos; Diogo Alves da Paixão, representante do BHB Hotel e Marcelo Batista Serra, representante da Serra.

Membros suplentes
Geraldo Afonso Porto Pedrosa, representante do Minas Tênis Clube; Jaqueline Alves Salles, representante do Holiday Inn e Patrícia Sant’Anna Pereira, representante da AMIS. 

Alguns diretores do BH Convention Bureau 


Chocofest na Magia da Páscoa
O Chocofest na Magia da Páscoa, de Nova Petrópolis/RS, recebe o reforço de mais uma grande marca para sua 22ª edição. A Bauducco - maior produtora de panettones do mundo - patrocinará a Casa da Vovó Duquesa, que se consolida como uma das principais atrações no universo lúdico do evento. A empresa montará uma estrutura com cerca de 100 metros quadrados em anexo à Rua Coberta, realizando oficinas de guloseimas para a diversão do público infantil. 

Casa da Vovó Duquesa


O cenário lúdico da Bauducco será inédito. Está prevista a realização de três oficinas diárias para cerca de 10 crianças em cada. Elas serão recepcionadas pela Vovó Duquesa e sua ajudante. 

Em seguida, são conduzidas à cozinha da casa, onde aprenderão a fazer uma “massinha” e assar no forno mágico. Enquanto a magia acontece, as crianças entram no armário da vovó e seguem por um túnel até chegar ao final da oficina, onde receberão a tradicional Colomba Pascal Bauducco. 

Além de trabalhar com o público infantil o lado lúdico e os valores da Páscoa, a Bauducco estará comercializando seus produtos. A marca investe no Chocofest por reconhecer a consolidação do evento em nível nacional. 


“A Bauducco tem total conexão com o chocolate, além de forte relação com a tradição e os valores da Páscoa. Neste ano, a campanha Páscoa Bauducco traz a Chocolomba como a grande estrela, com muito chocolate na massa, no recheio e também na cobertura. Acreditamos no sucesso do Chocofest, que atrai pessoas de todo o país e tem bastante afinidade com o público jovem. O patrocínio ao evento tem sinergia com a nossa estratégia de rejuvenescer a categoria da Colomba Pascal® no Brasil e aumentar a penetração do segmento”, conta Juliana Corá, Grouper de Marketing Bauducco. 

O Chocofest na Magia da Páscoa acontece de 2 a 12 de abril. O evento será coordenado pela Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos e realizado pela Casa Cooperativa e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. O patrocínio é de Bauducco e Sicredi. Mais informações sobre o evento no site:
www.chocofest.com.br

Minas 300 anos 


A Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais - ACMinas - tem sua história marcada pela defesa dos interesses do Estado, não só em suas relações comerciais, mas em todos os aspectos que possam representar avanço e desenvolvimento para os mineiros. Um desses aspectos é a valorização e o respeito às raízes histórico-culturais. 

Por isso, a Associação não poderia deixar de se movimentar para homenagear Minas Gerais na ocasião da comemoração dos 300 anos do estado. E criou o projeto Minas 300+. Durante todo o ano, serão promovidos simpósios, encontros e debates, entre outras iniciativas, não só para homenagear o estado pelos 300 anos de história, mas, principalmente, para estabelecer um marco histórico para os próximos 300. Valorizar as tradições, as raízes e a história pensando no futuro que está por vir. O selo Minas 300 anos foi no dia 9 de março em solenidade na sede da ACMinas, em BH. 

Salão do Turismo da ABAV 

Empresas de turismo divulgando o setor 


Reunindo 63 expositores de Minas Gerais e outros Estados, entre hotéis, pousadas, operadoras de turismo e entidades do trade turístico foi realizando no Dayrell Hotel, centro de BH o 14o SALÃO DO TURISMO da ABAV de MG. 

Dezenas de empresas participaram do salão do Turismo 


Sete palestras sobre destino turísticos, como captar clientes pela internet, foram alguns dos assuntos em pauta à disposição dos participantes de Minas e vários Estados que vieram a BH para o Salão do Turismo, além de divulgação de atrações turísticas, pacotes de viagens e promoções de atrativos turísticos aos agentes de viagens, durante o Salão do Turismo, cerca de 1.000 pessoas passaram pelo evento. Segundo o presidente da ABAV MG, Alexandre brandão, o sucesso do Salão do Turismo mostra o potencial que o turismo desenvolve na geração de emprego e renda.
________________________________________________________________________________________________________

sergio51moreira@bol.com.br

BMW Group Brasil lança primeira rede inteligente de carregadores para carros elétricos e híbridos.




O BMW Group do Brasil anuncia, em parceria com a startup nacional INCHARGE, o lançamento de uma plataforma com serviços premium aos usuários da rede de carregamento. O sistema estará disponível inicialmente como projeto piloto em 30 pontos de recarga da cidade de São Paulo e, posteriormente, será expandido para todo o País.  A novidade servirá a todos os veículos elétricos e híbridos disponíveis no País.

“O BMW Group Brasil vai oferecer uma experiência realmente premium de recarga para que o cliente se planeje e carregue seu veículo híbrido ou elétrico em nossa rede. Começamos com um app, e teremos integração com o sistemas do BMW ConnectedDrive no próximo mês,  o que permitirá visualizar a disponibilidade de estações de recarga a partir do sistema de navegação dos carros BMW!, afirma Henrique Miranda, Head de BMWi no Brasil.

“Estamos focados em sempre oferecer mais tecnologia e comodidade aos nossos clientes e sabemos que a demanda por infraestrutura será cada vez maior”, reforça o executivo.

O aplicativo oferece vantagens como encontrar, em tempo real, a estação mais próxima e disponível em 30 pontos da cidade de São Paulo, evitando filas, atrasos e proporcionando planejar melhor a rotina em um grande centro urbano. Além disso, auxiliará a BMW e a INCHARGE a identificar os pontos de maior necessidade de expansão.

“A parceria BMW e INCHARGE une as vocações de pioneirismo das duas empresas em inovar a mobilidade urbana. Em meados do ano, vamos permitir que o cliente reserve seu carregador com até 30 minutos de antecedência, trazendo mais tranquilidade ao se dirigir a um ponto de recarga.” afirma Alexandre Abdalla, CEO da INCHARGE.
                                                                                          
É possível ter, na palma da mão, informações como status , potência e energia transmitida ao veículo (em kWh). “O usuário poderá receber uma notificação quando a recarga for concluída e os usuários em espera – aqueles que desejam utilizar um ponto ocupado – também receberão uma notificação quando o ponto for liberado”, acrescenta Alexandre.

A tecnologia funciona a partir de dados coletados do ponto de recarga e transformados em indicadores importantes para a tomada de decisão dos usuários e dos operadores.

Atualmente, o BMW Group possui 180 pontos de recarga para veículos híbridos e elétricos no Brasil, incluindo os equipamentos que compõem o corredor de recarga rápida que conectam as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. De 2014 a 2018 a BMW Brasil comercializou cerca de 300 unidades de veículos eletrificados no Brasil. 

Em 2019, foram mais de 300 veículos eletrificados vendidos no País. O objetivo é passar de mil unidades comercializadas de veículos híbridos e elétricos no Brasil somente em 2020, um recorde na história da companhia no País.  

 A plataforma INCHARGE pode ser acessada atualmente através do navegador web de qualquer dispositivo e estará disponível em breve nas lojas de aplicativo. No próximo mês, o sistema estará conectado ao BMW ConnectedAPP e ao BMW ConnectedDrive. 

A partir de meados do ano, o cliente BMW e MINI poderá ainda reservar a estação de recarga com até 30 minutos de antecedência.

Mercedes-Benz apresenta novo GLE com sete lugares e duas motorizações inéditas no Brasil, ajuste de bancos elétricos na 2ª fileira, 330 cv de potência e conta com tecnologia EQ boost. Custam R$ 465.900 e R$ 544.900




Neste mês de março de 2020, o conforto, alto desempenho e esportividade da família GLE ganha uma nova geração, com motorização a diesel e nova versão AMG para os apaixonados pela linha SUV da marca. 

O modelo passa a contar com sete lugares e se destaca por ser o primeiro SUV no mercado brasileiro a oferecer ajuste elétrico nos bancos da segunda fileira, garantindo ainda mais conforto aos seus passageiros. A versão AMG, que inaugura a motorização 53 entre os SUVs da marca, conta com a tecnologia EQ Boost, proporcionando mais eficiência e potência.

O conceito Modern Luxury da Mercedes-Benz dentro e fora da estrada. Esta é a principal mensagem trazida pelo design do novo GLE. Um sistema de tração integral totalmente variável (torque sob demanda) é oferecido pela primeira vez para veículos com motores de seis cilindros. Isso torna o novo GLE ainda mais ágil e seguro nas estradas.


Melhor coeficiente aerodinâmico no segmento:
O novo GLE tem coeficiente aerodinâmico começando em 0,29, o melhor no seu segmento. A excelente aerodinâmica do modelo é uma contribuição fundamental para o baixo consumo de combustível no dia a dia. 

Uma série de detalhes foi otimizada com o auxílio de vários circuitos computacionais, simulações CAE (engenharia auxiliada por computador, sigla em Português) e medições realizadas em um túnel de vento em Sindelfingen, na Alemanha.


Presença marcante no design exterior:
O apelo estético do novo GLE é baseado na interação harmoniosa entre emoção e inteligência, projetada para despertar o desejo, caracterizado pela beleza atemporal da família, uma combinação de tecnologia e detalhes de alta qualidade concentrados no que é realmente importante para um veículo desta categoria.

A área frontal do novo GLE expressa o máximo da força e potência. Isso é garantido pela grade vertical do radiador em uma interpretação octogonal do SUV, além da proeminente proteção inferior cromada e o capô com dois vincos que expressam toda a robustez e esportividades do modelo. Esta aparência marcante é enfatizada pelo design diferenciado dos faróis para dia e noite.

O novo Mercedes-Benz GLE 400 d mantém sua forma atlética também na sua parte traseira. Os refletores foram realocados mais para baixo, dando às luzes traseiras uma aparência mais plana. 

As lanternas estão divididas em duas seções, que não apenas dão uma impressão de largura maior, mas também criam um design noturno incon
fundível com blocos iluminados típicos dos SUVs da Mercedes-Benz.


Design interior luxuosamente elegante:
O interior do novo GLE ressalta o contraste entre o ambiente luxuoso e elegante de um sedã Mercedes-Benz e os recursos robustos e progressivos de um SUV da marca. 

O elemento central no design do painel é uma unidade esportiva e elegante do cockpit incorporada a um impressionante suporte para o painel, que flui para os painéis das portas e o elemento de acabamento integral também se estende pelas áreas do motorista e do passageiro da frente, indo de encontro às portas.

O console central se destaca e cria um contraste robusto com a aparência flutuante do painel. Como uma característica típica dos off-road, o modelo traz duas alças de destaque no console central. Além da boa ergonomia, as superfícies de couro criam um aspecto moderno e luxuoso no interior do veículo. 

Todos os controles e telas apresentam um novo design. O novo volante esportivo, com seu impressionante design de raio esculpido, acentua a aparência robusta e elegante do interior do SUV.

Ainda mais espaço: o novo GLE 400 d tem uma distância entre eixos consideravelmente mais longa que seu antecessor, o que garante significativamente mais espaço, especialmente para os passageiros na fila traseira. 

O espaço para as pernas na segunda fila de bancos aumentou 69 mm em comparação com seu antecessor, contando agora com 1045 mm. Com isso, o espaço e o conforto de entrada na primeira fila foram melhorados.

O modelo passa a contar com uma terceira fileira de bancos, o que permite o veículo ter sua ocupação ampliada para sete passageiros, característica inédita na família GLE. Outra novidade do modelo é o ajuste elétrico para os assentos da segunda fileira de bancos, função inédita no mercado de SUVs no País.

Teto solar ampliado que traz o dia para o interior do veículo: seja aberto ou fechado, o teto solar panorâmico do novo GLE proporciona uma maravilhosa sensação de liberdade, que permite os ocupantes desfrutarem de um ambiente naturalmente iluminado. 

Quando visto de fora, o grande teto solar deslizante também causa uma impressão visual única, que garante elegância, leveza e exclusividade ao modelo.

Máximo da potência em um sistema de som que impressiona: a experiência de viajar no novo GLE aguça todos os seus sentidos. O modelo está equipado com o sistema de som surround Burmester®, contando com 13 speakers e um total de 590 watts, que proporcionam aos amantes de música uma sensação acústica incomparável.


MBUX agora com o Interior Assistant:
O GLE está equipado com a última geração do sistema multimídia MBUX - Mercedes-Benz User Experience, que permite uma ampla gama de funções no interior do veículo, trazendo mais conforto e conectividade ao condutor. 

As melhorias em relação às versões anteriores da tecnologia incluem duas grandes telas de 12,3” como padrão, dispostas lado a lado para uma aparência impressionante em tela ampla. 

As informações do painel de instrumentos e da exibição da mídia são facilmente legíveis nos visores grandes e de alta resolução. A exibição de elementos de maneira atraente ressalta a compreensibilidade da estrutura de controle intuitiva e impressiona com a qualidade de imagem.

O sistema de navegação do novo GLE pode ser acessado de forma mais realística. Agora, o modelo conta com realidade ampliada durante a navegação de mapas. Uma câmera localizada na região frontal do automóvel interpreta as direções indicadas no mapa e orienta o condutor a partir da imagem real das ruas projetadas na tela do interior do veículo.

Para trazer ainda mais conforto e praticidade aos ocupantes do novo GLE, o modelo conta com o inovador interior assistant, que proporciona, entre outras funções, o acendimento das luzes internas do veículo a partir do reconhecimento de gestos em determinadas direções, sendo capaz de diferenciar condutor e passageiro.




Conforto e segurança aliados ao pioneirismo:
Segurança na direção e conforto fazem parte das premissas da Mercedes-Benz desde a invenção do automóvel, há mais de 130 anos, que seguem guiando a marca na busca constante pela melhor entrega aos seus clientes. 

Indo neste sentido, o novo GLE está equipado com o Head-up display, que permite que o condutor mantenha uma visão geral das principais informações do painel de instrumentos sem tirar os olhos da estrada. Ele projeta uma imagem virtual no campo de visão do motorista, que parece flutuar cerca de 2 metros à sua frente do veículo, acima do capô do motor.

Outras funcionalidades que agregam segurança e mais conforto na condução estão presentes no novo GLE. O pacote de estacionamento conta com uma câmera 360° que oferece dinamismo e praticidade nas manobras de estacionamento, principalmente por se tratar de um SUV grande. 

O assistente de saída também se destaca neste modelo. Nele, o radar do veículo identifica a movimentação de motocicletas e bicicletas que se aproximam da região das portas no momento da sua abertura. Um alerta anuncia a presença no momento em que o condutor aciona a aberutra das poras, impedindo a colisão.

Para ampliar o conforto ao acessar o veículo, a tecnologia KEYLESS-GO dispensa o contato da chave do novo GLE para o destravamento das portas e até mesmo no momento da partida do automóvel. 

Além disso, a função hands-free permite a abertura do porta malas a partir do posicionamento de um dos pés na parte inferior traseira do veículo. Para seu fechamento completo, o cliente conta ainda com o EASY-PACK que a partir de um unico toque é possível acionar o fechamento da porta traseira do automóvel.


Mais desempenho e mais esportividade: Novo Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+
Outra novidade no portfólio da marca neste primeiro trimestre de 2020 é o Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+. O modelo inaugura uma nova motorização na família dos SUVs no Brasil. O veículo combina um motor 53 de seis cilindros em linha com a esportividade, elegância e toda a tecnologia típica dos automóveis Mercedes-Benz.

O visual do novo Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ impressiona pela sua exclusividade, esportividade e aparência progressiva. Graças à grade do radiador específica da AMG, é imediatamente identificado como parte da linha de esportivos da marca.

O novo Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ está equipado com tração integral totalmente variável. A direção inteligente liga de maneira variável o eixo traseiro acionado permanentemente ao eixo dianteiro e calcula continuamente a distribuição ideal de torque, dependendo da situação de direção e dos desejos do condutor. A tração nas quatro rodas melhora, assim, a dinâmica longitudinal, bem como a dinâmica de tração e lateral. O resultado é uma aceleração ainda mais potente.


Tudo sob controle: direção esportiva e sistema de freios de alto desempenho
A direção hidráulica eletromecânica sensível à velocidade tem uma proporção variável no novo GLE 53. Além disso, a assistência ao volante é ajustada nos dois estágios "Comfort" ou "Sport". A configuração é ativada automaticamente com base no programa do inversor AMG DYNAMIC SELECT escolhido. Opcionalmente, eles podem ser personalizados a qualquer momento no programa de acionamento "Individual".

Discos de freio integrais perfurados e ventilados internamente de 400 x 36 mm são usados no eixo dianteiro, além de pinças fixas de 2 pistões pintadas em prata com letras AMG pretas. Na traseira, os discos de freio integrais com ventilação interna medem 345 x 25 mm e possuem uma pinça flutuante de um pistão.


Selecione seu programa: AMG DYNAMIC SELECT
O GLE 53 4MATIC+ possui diferentes programas de acionamento, como Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual". O AMG DYNAMIC SELECT adapta parâmetros importantes, como a capacidade de resposta do motor e da transmissão, a curva característica do acelerador e da direção, o amortecimento da suspensão ou mesmo o som do veículo. 

Selecionados usando o botão de rolagem no console central ou os botões do volante AMG, os programas são visualizados no painel de instrumentos e no visor multimídia.

Os modelos Mercedes-Benz GLE 400 d e Mercedes-AMG 53 4MATIC+ podem ser encontrados em toda rede de concessionários do Brasil a partir deste mês de março com preços sugeridos de R$ 465.900 e R$ 544.900 respectivamente.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.