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quinta-feira, 4 de março de 2021

Corolla GR-S, um Toyota de rua de alta performance à venda por R$ 151.990,00



Já está à venda na rede de concessionárias Toyota de todo o País a versão esportivada do sedã mais vendido no mundo, o Corolla TOYOTA GAZOO Racing. O modelo tem preço sugerido de R$ 151.990,00, e está disponível em três cores: o novo Branco Lunar (perolizado) com teto pintado em Preto Eclipse (metálico), Vermelho Granada (metálico) com teto pintado em Preto Eclipse (metálico) e todo Preto Eclipse (metálico). 


Projetado pelas engenharias da Toyota do Brasil e Argentina, o modelo é o primeiro veículo da marca a ser produzido em solo brasileiro com a grife TOYOTA GAZOO Racing. O sedã leva em consideração o lema “pushing the limits for better” (tradução livre “indo ao limite em busca do melhor”), que tem como objetivo desenvolver carros cada vez melhores e de alta performance, inspirado nas lições que vêm das pistas.


Novidades

O novo Corolla GR-S apresenta novidades importantes. Com relação ao design exterior, o veículo dispõe de faróis de LED com acendimento automático, lanternas dianteiras com luzes diurnas (DRL) e faróis de neblina dianteiros de LED. Na traseira, conta com spoiler exclusivo TOYOTA GAZOO Racing, lanternas de LED e emblemas que identificam a versão proveniente da divisão esportiva da marca. Além disso, o veículo é equipado com saias laterais, rodas de liga leve 17” exclusivas e emblemas que enfatizam a alma TOYOTA GAZOO Racing. Para finalizar, retrovisores externos e o teto foram pintados na cor preta metálica, e os pára-choques dianteiro e traseiro contam com design diferenciado. Todo esse conjunto garante um visual exclusivo, impactante, atraente e sofisticado ao modelo.

Já no interior, o sedã conta com acabamento interno todo preto com partes revestidas de couro e ultrassuede, com costuras em vermelho, bancos com logo TOYOTA GAZOO Racing no encosto de cabeça, painel de instrumentos analógico com dois indicadores e tela de TFT de 4,2” digital, colorida e personalizada, tapetes com emblema GAZOO Racing, acabamento em couro na cor preta e costuras vermelhas. 


Suspensão exclusiva TOYOTA GAZOO Racing

Para garantir uma condução mais esportiva, melhor desempenho em relação à rolagem do veículo e maior estabilidade, a GAZOO Racing deu especial atenção à suspensão do modelo. Foram instalados defletores aerodinâmicos no assoalho, braço estrutural ligado ao chassi, novos amortecedores e molas, que irão proporcionar ao condutor mais rigidez ao conjunto sem sacrificar o conforto. Além disso, a suspensão dianteira segue independente, McPherson e na traseira, multilink, ambas com barras estabilizadoras. 

O Corolla TOYOTA GAZOO Racing é equipado com o motor 2.0L Dynamic Force de ciclo Atkinson flex, quatro cilindros em linha, 16V e comando de válvulas variável inteligente VVT-iE. O propulsor, quando abastecido com etanol, rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, e 169 cv a 6.600 giros quando abastecido com gasolina, com torque máximo de 21,4 kgfm a 4.400 rpm, em ambos os casos. O powertrain recebe a transmissão Direct Shift de 10 marchas, que proporciona suavidade do CVT convencional com a sensação de aceleração direta.



SEGURANÇA

Um dos principais pilares da Toyota também equipa o Corolla GR-S. Seguindo a tradição da marca de manter máxima atenção com a segurança de seus clientes, o modelo, que recebeu nota máxima nos testes realizados pelo Latin NCAP, chega com o pacote Toyota Safety Sense com os seguintes itens:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)*

O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por ela.



Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)*

Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista.

Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e detecta que o veículo está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a mantê-lo na pista.


Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)*

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.


Faróis altos automáticos (AHB)*

Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

 *Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois esse sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada devido a fatores externos, e a Toyota não é responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O projeto de construção do Corolla GAZOO Racing tem relação direta com os  Objetivos de Sustentabilidade das Organizações das Nações Unidas.



VW Meteor 28.460 6x2 entra em operação para transporte de GLP




As primeiras unidades dos novos caminhões extrapesados Volkswagen estão sendo entregues em todo o país. E a TTGlog, empresa que transporta GLP - Gás Liquefeito de Petróleo - a granel, sediada em Limeira (SP), adquiriu 10 caminhões VW Meteor 28.460 6x2 fabricados em Resende (RJ). A empresa já planeja ampliar a sua frota com mais veículos da marca.

A frota da TGGlog hoje conta com mais de 500 caminhões, dentre eles modelos das famílias VW Constellation e MAN TGX, que rodam por 18 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de Argentina e Bolívia. São 4 mil viagens mensais transportando de cerca de 40% de todo o GLP do Brasil.

“Recentemente expandimos a nossa frota com 10 unidades dos novos Meteor da VWCO, e pensamos em fazer mais aquisições em breve. Apesar de pouco tempo de uso, estamos muito satisfeitos com os caminhões, que vêm atendendo as especificidades da nossa operação e oferecendo um excelente custo-benefício. Trata-se de uma linha confiável, segura, muito robusta, com bom desempenho, boa média de consumo de combustível e um ótimo espaço interno”, diz André Mariano Leão, diretor executivo da TTGlog.

Responsável pela venda, a concessionária Cotali Caminhões do Grupo Maggi, também situada em Limeira (SP), mantém um relacionamento de mais de 15 anos com o cliente. “Desenvolvemos uma relação duradoura com a TTGlog baseada em muita confiança e acompanhamento regular da frota. A parceria é tão grande que alguns dos nossos veículos de teste foram para a operação deles durante muitos anos. Com os resultados positivos aparecendo, esperamos em breve entregar mais modelos Volkswagen para o cliente”, comenta Daves Fernando Fabris, diretor comercial da revenda.

Integrante da mais nova linha de caminhões VW, o Meteor 28.460 6x2 chegou para reforçar o portfólio da montadora no transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. O cavalo mecânico 6x2 opera com semirreboques de 3 eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas. Muito versátil, pode atuar nos mais variados segmentos, como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros. Tem propulsor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, com a nova transmissão automatizada V-Tronic na caixa Traxon de 12 e 16 velocidades.

Audi Driving Experience será adiado em função do agravamento da pandemia. · Estado de São Paulo entra em fase vermelha e somente serviços essenciais serão liberados nos próximos 14 dias a partir deste sábado, 6. · Atividade deve ocorrer ainda no primeiro semestre considerando a situação local





O Audi Driving Experience foi adiado por conta do agravamento da pandemia em diversas regiões do Brasil. Com a confirmação da fase vermelha no estado de São Paulo, todas as atividades não essenciais serão suspensas pelas próximas duas semanas. Mesmo com quase todos os cursos preenchidos após 72 horas desde o início das inscrições, o evento será postergado inicialmente para o segundo trimestre caso a situação esteja controlada. As atividades permanecem programadas para o Circuito Panamericano, localizado no interior de São Paulo.

 

No local serão realizadas três atividades para clientes Audi: Dynamic e Sport Pro, focadas em esportividade e alta performance, e Women’s, exclusivo para mulheres. Há ainda um quarto programa, Audi Festival, para interessados na marca que ainda não são clientes conhecerem a gama de produtos completa nas pistas do circuito e também em exercícios offroad. Em todos eles, a tradicional tração integral quattro, marca registrada da Audi, poderá ser testada.

Dentre os modelos disponíveis para as atividades estão RS Q3, RS Q3 Sportback, RS Q8, TT RS, RS 4 Avant, RS 5 Sportback, RS 6 Avant, RS 7 Sportback, o icônico Audi R8, os SUVs Q7 e Q8, os recém-lançados A4 e A5 Sportback e também o Audi e-tron, veículo 100% elétrico mais vendido do Brasil em 2020, nas versões SUV e Sportback.

Todas as atividades seguirão as medidas de segurança contra o coronavírus recomendadas pelos órgãos oficiais, como grupos pequenos, utilização de máscaras, aferição de temperatura e distanciamento social. Para os veículos haverá ainda um processo de sanitização que cria uma micro película de proteção no interior do carro e evita a proliferação de vírus e bactérias – haverá também higienização a cada troca de condutor. Os interessados poderão se inscrever no site http://www.audidrivingexperience.com.br/.

Toyota que começará a venda de seu novo SUV, Corolla Cross, dentro de alguns dias no Brasil, encerra de vez as vendas do Etios, mas a fábrica de Sorocaba continua produzindo o modelo para exportação


Depois de nove anos do lançamento, em 2012, e de 620 mil carros vendidos a Toyota encerra de vez a venda do compacto Etios, que continuará a ser produzido na planta de Sorocaba para exportação. Entretanto, ainda na primeira quinzena deste mês, dia 10, a montadora lança no dia 10 e inicia a venda do seu novo SUV, no dia 12, o Corolla Cross 2021/2022 que chega em quatro versões, XR e XRE a combustão e XRV e XRX híbridas, com preços a partir de R$ 138 mil. O Cross terá um edição especial de lançamento, com preço em torno de R$ 200 mil, de apenas 1.200 unidades.



A decisão da suspensão da venda do Etios nas versões hatchback e sedã, a partir de abril deste ano em todo o território nacional foi tomada em função da fabricação do novo modelo, o Corolla Cross, que será comercializado no mercado nacional, por isso foi necessário um ajuste no volume de produção da fábrica de Sorocaba (SP), cuja produção do Etios será destinada, apenas, para atender à demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.



O modelo de entrada do Corolla Cross, o XR e a versão XRE têm motor a combustão 2.0 flex Dynamic Force, de 177 cv, a 6.600 rpm, e câmbio CVT de dez marchas e 21 kgfm de torque a 4.400 rpm. Seus preços deverão rondar os R$ 138 mil e menos de R$ 160 mil, respectivamente. 

As outras versões híbridas contam com motor 1.8 flex 16 válvulas VVT-i-híbrido e dois motores elétricos MG1 e MG2 com 72 cv e 16,6 kgfm de torque combinado. As quatro versões contam com o consagrado câmbio CVT, de 10 marchas. Os preços serão em torno de R$ 175 mil e R$ 190 mil, respectivamente.



A versão de entrada do Corolla Cross, XR, traz de série sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), chave do tipo canivete, ar-condicionado digital de única zona, rodas de liga leve de 17” na cor prata, faróis halógenos com luzes de rodagem diurna em LED, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampa, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, bancos em tecido preto e câmera de ré.


Já a configuração XRE acrescentará chave presencial, partida do motor por botão, bancos em couro na cor preta, controle de cruzeiro, faróis full LED (incluindo os de neblina), rodas de liga leve de 18” com acabamento diamantado, quadro de instrumentos com tela digital de 7” e borboletas para trocas de marcha no volante.


No acabamento XRV, o primeiro com motorização híbrida, o SUV somará sensores de estacionamento na dianteira e traseira, além dos recursos de assistência à condução (Toyota Safety System), com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de pontos cegos e assistente de farol alto.

Finalmente, na topo de linha XRX, a lista de itens de série inclui teto solar elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado de duas zonas de temperatura e opção de bancos em couro na cor bege. 

O Corolla Cross será vendido em sete cores: branco Polar, branco Pérola, prata Lua Nova, cinza Granito, preto Eclipse, Vermelho Granada e Azul (exclusivo para a XRX). 

No porta-malas de 440 l cabem duas malas grandes e duas médias.

O novo Corolla Cross terá como grandes concorrentes o Jeep Compass, líder de vendas no segmento de SUVs médios, o Volkswagen Taos e o novo Renautl Captur.

Fotos: Divulgação Toyota


quarta-feira, 3 de março de 2021

BMW Group fabrica veículos elétricos com eletricidade verde regional. • A produção do BMW iX e BMW i4 é movida por energia hidrelétrica dos rios Isar e Lech. • A eletricidade para a produção do BMW Group é 100% ecológica. • Os contratos de fornecimento direto aumentam as credenciais verdes.

 


Munique / Dingolfing. O BMW Group realizará a produção dos novos BMW iX e BMW i4 totalmente elétricos nas fábricas de Dingolfing e Munique, exclusivamente com energia hidrelétrica ecológica regional. Foram assinados contratos com Stadtwerke München e RWE Supply & Trading para o fornecimento de energia a partir da energia hidrelétrica dos rios Isar e Lech. Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração de Produção: “Temos uma visão holística da sustentabilidade. Portanto, em vez de simplesmente minimizar as emissões da direção, estamos trabalhando para reduzir significativamente a pegada de carbono de nossos processos de produção. "

O BMW Group já abastece suas instalações de produção em todo o mundo com eletricidade verde. "A novidade é o fato de que, no futuro, iremos fornecer nossa eletricidade renovável diretamente de fornecedores regionais localizados perto de nossas fábricas", explica Nedeljković. A eletricidade verde necessária para a produção do BMW iX virá das usinas hidrelétricas Isar Uppenborn entre Moosburg e Landhut, enquanto a produção do BMW i4 será impulsionada pelas usinas hidrelétricas Lech em Gersthofen e Rain. A energia que fornecem também é usada para fabricar uma ampla gama de componentes para os dois modelos elétricos, nas fábricas do BMW Group em Landshut, Dingolfing e Berlim.

"Nossos contratos de fornecimento direto acrescentam outro grande impulso às credenciais verdes da eletricidade verde que usamos na produção", enfatiza Nedeljković. Além disso, além de implementar cada vez mais contratos desse tipo, o BMW Group está aumentando a participação da eletricidade renovável ou neutra em carbono que gera. Desde 2013, por exemplo, as quatro turbinas eólicas da fábrica de Leipzig forneceram toda a eletricidade necessária para fazer o BMW i3. Outro dos vários exemplos da rede de produção do BMW Group é a mais nova fábrica, em San Luis Potosí, no México, onde a produção é alimentada principalmente por energia de grandes painéis solares.

As metas de energia que o BMW Group estabeleceu para si mesmo são projetadas para um prazo mais longo. Entre 2006 e 2019, as emissões da produção caíram mais de 70 por cento por carro. Olhando para o futuro, Nedeljković explica: "Queríamos reduzir as emissões de CO 2 em mais 80 por cento até 2030, menos de 10 por cento do que eram em 2006."


O BMW Group tem uma base sólida para construir, tendo repetidamente elevado o padrão de referência nas últimas décadas em termos de sustentabilidade. A melhoria contínua continua sendo fundamental para a estratégia de redução das emissões de CO 2 e aumento da eficiência dos recursos.

Além de obter energia 100% verde, desde 2020, o BMW Group investe sistematicamente na melhoria da eficiência energética, aproveitando em parte as oportunidades de digitalização. A análise de dados já ajudou a tornar a produção mais eficiente, por exemplo, com manutenção preditiva de máquinas e minimizando o número de peças rejeitadas na oficina. Além de reduzir drasticamente as emissões reais de CO 2 , o BMW Group compensará todas as emissões restantes (Escopo 1 + 2) por meio dos certificados relevantes.

terça-feira, 2 de março de 2021

Granado acelera forte nos testes da Moto-E Brasileiro foi o melhor em duas das três sessões realizadas hoje em Jerez




Eric Granado teve nesta terça-feira (2) um bom primeiro dia de trabalho com sua nova equipe no Mundial de Moto-E. O jovem brasileiro e o time espanhol One Energy Racing participaram dos testes que abriram a série de sessões realizadas pela categoria no circuito de Jerez de la Frontera. Ainda conhecendo seu novo time, Granado recebeu elogios por ter dominado duas das três sessões de ensaios da categoria no traçado da região da Andaluzia, ficando com o segundo melhor tempo na última delas. 

Os testes seguirão nesta quarta-feira e serão encerrados no dia seguinte, fornecendo um panorama aproximado das forças do Mundial.
“Foi um ótimo início com a nova equipe”, destacou Granado. “O objetivo principal hoje foi conhecer o método de trabalho da One Energy na pista, recuperar o meu ritmo em cima da moto Energica Ego Corsa e também experimentar alguns ajustes na nova suspensão dianteira Öhlins, que é uma das principais modificações que teremos para 2021”, resumiu o piloto brasileiro.

Outra novidade que será testada em Jerez pelo time dirigido pelo italiano Matteo Ballarin é uma evolução dos pneus Michelin. “As motos são iguais para todos, então os ajustes e adaptação a cada elemento da moto fazem uma grande diferença no resultado na pista. E entender os pneus, claro, é fundamental”, conta Granado. 

“Hoje tivemos um dia muito focado na suspensão dianteira e amanhã essa novidade terá o complemento dos novos pneus, que definirão muito do comportamento da moto. Ainda temos muita coisa para testar e acertos para experimentar, e eu também posso melhorar a minha pilotagem. Mas de uma forma geral o dia de hoje foi um início realmente muito bom e acho que deixei a equipe satisfeita com meu trabalho. Amanhã tem mais”, completa Eric Granado.



Boa impressão – O brasileiro já causou boa impressão à equipe, como diz o sueco Johan Stigefelt, ex-piloto e atual o diretor da One Energy Racing. “Eric é um piloto muito talentoso e experiente. Apesar de ainda muito jovem, ele já compete há bastante tempo. Eu acredito que estar em uma nova equipe será bom para ele, com informações diferentes e outras pessoas em seu suporte. Eu acho que este será um passo à frente para Eric. Ele chega (na equipe) com bons resultados, então será interessante ver como ele se desenvolverá no time – e vice-versa”.

Nesta terça-feira, o melhor piloto na terceira e última sessão foi o suíço Dominique Aergerter, da equipe Dynavolt Intact GP. Amanhã, os pilotos voltam à pista para testes às 6h, 9h e 12h (de Brasília). Eric Granado compete no Mundial com apoio de Oakley, Shark, CrossFox, Thinkers, GoPro, Alpinestars, Orbea, Marazul, Edge Life Sports e Frota Assessoria.



Falta de produtos faz venda despencar em fevereiro. Desestruturação na cadeia global de suprimentos, por conta da pandemia, obstrui fornecimento regular de produtos. - Cenários alarmantes da pandemia, dólar e instabilidade macroeconômica preocupam ainda mais setor. - Na importação, com 1.844 unidades emplacadas, associadas amargaram redução de 8,3% em janeiro 2021. - A produção nacional também amargou redução de venda. Com licenciamentos de 2.414 unidades, obteve queda de 16,7%


02/03/2021 – As quinze marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 4.258 unidades, das quais 1.844 importadas e 2.414 veículos de produção nacional, anotaram em fevereiro último queda de 13,2% ante igual período de 2020, quando foram comercializadas 4.908 unidades.
 
Na importação, as 1.844 unidades vendidas significaram redução de 8,3% ante as 2.010 unidades de janeiro de 2021; enquanto na produção nacional – com 2.414 unidades – a queda de vendas foi de 16,7% ante as 2.898 unidades de 2020.
 
Ante o mês de fevereiro de 2020, os veículos importados registraram queda de 31%. Foram 1.844 unidades em fevereiro de 2021 contra 2.671 unidades de fevereiro de 2020. De outra parte, os licenciamentos de veículos aqui produzidos por associadas à Abeifa caíram 16,9%. São 2.414 unidades ante as 2.906 unidades de fevereiro do ano passado.
 
“Tanto na importação como na produção nacional de nossas associadas, o principal motivo da queda abrupta das vendas, em fevereiro, foi a falta de produtos. A cadeia global de suprimentos teve, e ainda tem, dificuldades em abastecer as nossas fábricas aqui e nas matrizes”, argumenta João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa, para quem esse movimento circunstancial agravou o desempenho do setor, superando até mesmo as consequências nefastas do câmbio e da pandemia por Covid-19.
 
Ainda segundo o presidente da Abeifa, “a aceleração dos riscos da pandemia, a curto prazo, nos mostra um cenário de incertezas ao mercado interno de autoveículos, cuja consequência pode afetar ainda mais a já bastante pressionada rede autorizada de concessionárias das marcas associadas à nossa entidade”.
 
Participações – Em fevereiro último, com 4.258 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,69% do mercado total de autos e comerciais leves (158.237 unidades). Se consideradas somente as unidades importadas, as associadas à entidade responderam por 1,16% do mercado interno brasileiro.
               

Downloads, acesse:
Emplacamento por marcas - Fevereiro 2021 (PDF) - Download
Emplacamento por modelos - Importados Fevereiro 2021 (PDF) - Download
Emplacamento por modelos - Nacionais Fevereiro 2021 (PDF) - Download

Bruno Baptista, revelação da Stock Car, competirá também nl GT World Challenge Europe Endurance CUP 2021



Além de participar pela 4ª temporada consecutiva no Campeonato Brasileiro de Stock Car, o piloto Bruno Baptista disputará também, neste ano, o prestigiado Fanatec GT World Challenge Europe Endurance Cup (antigo Blancpain GT Series), competição de 5 etapas com provas de longa duração, sendo a principal delas a tradicional “24 Horas Horas de Spa”, na Bélgica, em fins de julho.

Sem coincidir nenhuma data com as 10 etapas da Stock, a maior revelação da atualidade na principal categoria do automobilismo brasileiro, de 23 anos, competirá no difícil campeonato de resistência com um Mercedes-AMG GT da equipe alemã Get Speed Performance, que o contratou depois de um teste que incluiu também outros pilotos na pista francesa de Paul Ricard, nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Mesmo sem experiência de competições de Endurance na Europa, mas por competir e ter até vencido provas de Stock Car, no Brasil, Bruno Baptista entrará na disputa como piloto da categoria Silver, que fica entre os participantes de nível ouro e bronze registrados na FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

“A Get Speed Performance é uma equipe competitiva, mas não tem as mesmas condições, por enquanto, de lutar por vitórias entre os times mais fortes da temporada, como é o caso da própria equipe oficial de fábrica da Mercedes AMG. No ano passado, o seu melhor resultado foi um sétimo lugar na segunda etapa de Nürburgring. Assim, meus principais objetivos serão de ganhar ainda mais experiência e, principalmente, tentar uma boa classificação na Silver Cup, um campeonato especial e de muita projeção no GT World Challenge Europe Endurance Cup”, adianta Bruno Baptista.



A estreia do brasileiro nas pistas europeias acontece no sagrado Autódromo de Monza, na Itália, entre os dias 16 e 18 de abril, quando será realizada a 1ª das cinco etapas da temporada. Sempre disputada em pistas onde competem Fórmula 1, o Fanatec GT World Challenge Europe Endurance Cup tem ainda no seu calendário, deste ano, mais quatro provas: 28 a 30 de maio – 2ª etapa – 1000 Km de Paul Ricard (França); 29 de julho a 1º de agosto – 3ª etapa – 24 Horas de Spa (Bélgica); 3 a 5 de setembro – 4ª etapa – Nürburgring (Alemanha); e 8 a 10 de outubro – 5ª e última etapa – Barcelona (Espanha).

Na programação da temporada 2021 estão previstos ainda dias de testes oficiais nas pistas onde as provas terão maior duração. O primeiro, nos dias 25 e 26 de março, em Paul Ricard e o segundo, 22 e 23 de junho, em Spa. Por coincidir praticamente com as datas de treinos e de abertura do Campeonato Brasileiro de Stock Car, no próximo dia 28 de março, no circuito do Velopark, no Rio Grande do Sul, Bruno Baptista só não deverá fazer os testes na pista francesa.

“É claro que sempre é melhor fazer o máximo de treinos possível numa pista onde você terá uma prova, principalmente, de maior distância, como os 1000 km de Paul Ricard. Mas dei sorte porque tinha participado anteriormente de corridas na pista francesa, quando disputei, entre 2015 e 2016, o Europeu de Fórmula Renault. Coincidentemente, agora, a equipe Get Speed Performance definiu pela minha escolha justamente em Paul Ricard, onde pude dar várias voltas com o Mercedes-AMG GT que vou pilotar pela primeira vez no campeonato. De qualquer forma, terei uma programação bem corrida, disputando os dois certames. Tanto que para fazer os testes antecipados em Spa, nos dias 22 e 23 de junho, eu devo sair da prova de Stock, em Goiânia, no dia 20, voando direto para a Bélgica”, explica Bruno Baptista.

Mesmo sem ainda ter definido os outros pilotos que formarão o trio com Bruno Baptista no seu Mercedes-AMG GT, a Get Speed Performance anunciou oficialmente, nesta terça-feira (02/03), a parceria com o jovem piloto brasileiro, muito animada pelos bons testes feitos por ele no circuito de Paul Ricard.

“O Bruno mostrou excelente desempenho na pista francesa logo no seu primeiro contato com o Mercedes-AMG GT e estamos muito felizes por ele defender a nossa equipe nesta temporada. Com ele, vamos dar um passo ainda maior após nosso primeiro ano no GT World Challenge Endurance Cup 2020, focando também no campeonato da Silver Cup, onde acreditamos ter um pacote competitivo para lutar pelo importante e disputado título. Anunciaremos os companheiros de equipe do brasileiro nos próximos dias”, adiantou Adam Osieka, diretor da Get Speed Performance.





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Festuris Connection vai acontecer nos dias 6 e 7 de maio de 2021. Entre os palestrantes já confirmados estão Geraldo Rufino (Presidente da JR Diesel), Rogério Siqueira (CEO do Grupo Dreams e ex-Beto Carrero World) e Théo Orosco (CEO da Exact Sales).

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Fique ligado que vamos continuar trazendo todas as novidades sobre o evento por aqui. Vamos juntos fazer de 2021 o ano da virada!

 

Abraço,

Marta Rossi

CEO do Festuris Connection

Audi do Brasil amplia programa de carro por assinatura com e-tron Sportback. Audi Luxury Signature entra em segunda fase na cidade de São Paulo com opções de planos com parcelas fixas por 24 meses. Audi A6 Sedan, Audi A7 Sportback, Audi Q8 e Audi e-tron continuam disponíveis no projeto. Valores para assinatura partem de R$ 10.490,00 por mês

 



 

A Audi do Brasil amplia a partir deste mês seu programa de carro por assinatura. O Audi Luxury Signature inicia a segunda fase com algumas novidades na cidade de São Paulo e região metropolitana após fase piloto entre setembro e dezembro de 2020. Além dos modelos Audi A6 Sedan, Audi A7 Sportback, Audi Q8, e Audi e-tron, que já faziam parte da primeira etapa, agora é possível também assinar o 100% elétrico Audi e-tron Sportback, lançado no Brasil em setembro do ano passado.

 

Além da adição do segundo veículo totalmente elétrico da Audi, o Audi Luxury Signature traz novidades nas opções de contratação. Agora os clientes interessados passam a ter duas alternativas: parcelas fixas ou reajustáveis conforme IPCA – na fase piloto era possível assinar o plano apenas com parcelas mensais reajustáveis pelo IGP-M.

“O Audi Luxury Signature provou ser interessante para a empresa e principalmente para os clientes, por isso decidimos adotá-lo como um serviço definitivo. Além do pioneirismo no segmento de mobilidade de luxo, o modelo de negócios de carro por assinatura é uma tendência de mercado e atende à demanda dos clientes de ter o poder de escolha, que encontra no portfólio da marca a possibilidade de adquirir ou de apenas usufruir de veículos altamente tecnológicos”, avalia Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

 

As demais características do programa permanecem inalteradas: os planos possuem duração mínima de 24 meses e contemplam até 2.000 km para rodar por mês, seguro, IPVA, licenciamento, assistência 24 horas e manutenção preventiva – blindagem está disponível com custo adicional. O projeto é desenvolvido em parceria com a Fleet Solutions, empresa do Grupo Volkswagen, e será oferecido para São Paulo e região metropolitana, mas já há planos de expansão para outras cidades brasileiras nos próximos meses.

 

Os valores de assinatura, parcelas fixas por mês, partem de R$ 10.490 para o Audi A6 Sedan, R$ 11.490 para o Audi A7 Sportback, R$ 11.590 para o Audi e-tron, R$ 11.890 para o Audi e-tron Sportback e R$ 13.890 para o Audi Q8. Mais informações estão disponíveis na página exclusiva do Audi Luxury Signature.

 

Como funciona o Audi Luxury Signature

As concessionárias Audi Center são responsáveis por apresentar aos potenciais clientes as informações dos modelos e planos disponíveis do Audi Luxury Signature. Ao confirmar o interesse, o cliente escolhe o veículo de sua preferência e pode adicionar opcionais e/ou blindagem, com respectiva adição de valor no plano de assinatura. Para os modelos e-tron será possível adicionar na parcela um carregador adicional, do tipo home charger de 7,4 kw ou 11 kw – como custos de instalação residencial podem variar, este será o único valor que não poderá ser incluído na parcela.

 

Após a apresentação de toda a documentação necessária, o contrato é assinado digitalmente e a Audi fatura o veículo em nome da Fleet Solutions, parceira do projeto responsável pela aquisição do modelo. A unidade zero quilômetro escolhida de acordo com as preferências do interessado chega à concessionária, que faz a entrega técnica para o cliente.

 

A partir daí o cliente fica responsável por efetuar o pagamento da assinatura mensalmente e seguir as recomendações de manutenção da marca, como agendar e levar o veículo para fazer as revisões nas concessionárias. Ao final do contrato, o cliente terá a possibilidade de adquirir o modelo com condições especiais ou devolver na concessionária onde fechou o plano.

 

Cofap lança mais 19 códigos de bandejas de suspensão com pivô

 


Atenta e comprometida com as demandas do aftermarket brasileiro, a Cofap expande seu portfólio dedicado a sistemas de suspensão com o lançamento de bandejas com pivôs. Com a novidade, a marca passa a disponibilizar o componente para o mercado reparador em duas configurações, com e sem pivô, ampliando ainda mais a sua presença no segmento para atender um número maior de clientes. O lançamento contempla 19 novos códigos, que chegam ao mercado para equipar modelos Citroën, Fiat, Honda, Peugeot e Volkswagen.

Ao todo, a linha de bandejas de suspensão da Cofap, com e sem pivô, possui cerca de 300 códigos, com cobertura de 90% da frota circulante no país, já que alguns códigos possuem diversas aplicações.

Confira os novos códigos, todos equipados com buchas e pivôs, e suas aplicações.

BJC01066M (D) e BJC01067M (E), para VW GOL, SAVEIRO e VOYAGE G5 (08/12) e G6 (12/...); FOX, CROSSFOX e SPACEFOX (14/...) - Equipados com direção hidráulica.

BJC01068M (D) e BJC01069M (E), para VW GOL, SAVEIRO e VOYAGE G5 (08/12) e G6 (12/...); FOX, CROSSFOX e SPACEFOX (14/...) - Equipados com direção mecânica.

BJC01070M (D) e BJC01071M (E), para VW UP! (14/...) - Equipado com direção elétrica.

BJC01072M (D) e BJC01073M (E), para VW JETTA 2.5 (05/10).

BJC03058M (D) e BJC03059M (E), para FIAT PALIO (01/...) e DOBLÒ (01/...).

BJC03060M (D/E), para FIAT BRAVO (10/16) e STILO (02/11).

BJC03061M (E) e BJC03062M (D), para FIAT IDEIA/PALIO WEEKEND/STRADA (ADVENTURE).

BJC10024M (D) e BJC10025M (E), para HONDA CIVIC G9 (11/16).

BJC55002M (D) e BJC55003M (E), para CITROËN C3 (02/13).

BJC55004M (D) e BJC55005M (E), para CITROËN C3 (13/...), AIRCROSS (11/...) e PEUGEOT 208 (13/...).

Demais aplicações podem ser verificadas no catálogo de bandejas Cofap, no site www.mmcofap.com.br.

Também conhecido como braço oscilante, esse componente opera juntamente a outras peças do sistema de suspensão, como molas e amortecedores, conectando o conjunto roda e freio ao chassi do veículo, constituindo um componente fundamental para garantir estabilidade, conforto e segurança. Por essa razão, a Cofap recomenda atenção aos sinais de desgaste do componente. 

Bandejas com a estrutura empenada ou amassada podem comprometer o alinhamento da suspensão e prejudicar a dirigibilidade do veículo. Dependendo do uso e das condições do pavimento, as bandejas podem até mesmo apresentar trincas, o que pode levar ao rompimento do componente numa situação extrema. Pivôs com folga e deformação no alojamento das buchas também merecem atenção, pois também interferem no alinhamento da suspensão. Além disso, com a suspensão desalinhada por qualquer dessas ocorrências, os pneus sofrerão desgaste irregular. Todos esses fatores devem ser verificados com frequência, a cada revisão periódica, no sentido de manter as condições de dirigibilidade ideal do veículo e garantir a segurança dos ocupantes.

 

Novo IVECO Daily pronto para emergências nas rodovias do Brasil com novo conceito de solução para ambulâncias

 



Apresentada em 2020, a linha do Novo IVECO Daily já mostrou ampla versatilidade em aplicações que vão além do transporte de cargas, como as versões motorhome, verdadeiras ‘casas sobre rodas’. Recentemente quatro unidades ambulância, montadas sobre a estrutura chassi-cabine, entraram para a frota da Way-306 para reforçar o atendimento de emergência na rodovia MS-306, com cerca de 218 quilômetros de extensão.

Os veículos passam por um sofisticado processo de customização para se ‘transformarem’ em unidades móveis com estrutura apropriada para o socorro de vítimas, com materiais e equipamentos de última geração.

Para George Carloto, gerente Comercial da IVECO, a utilização da versão chassi-cabine é uma nova forma de atuar no segmento de ambulâncias, que tradicionalmente utiliza furgões para esse tipo de operação. “O uso de versões chassi-cabine para a aplicação de ambulância já é algo amplamente adotado fora do Brasil e abre novas portas para a marca e nossos parceiros pela versatilidade, eficiência e custo que a solução proporciona. O Daily usa uma estrutura com longarinas em perfil “C” de 5mm, - a mais robusta da categoria, aliado a um reforçado conjunto de suspensão, o que torna o veículo a melhor solução para essa proposta. Estamos abrindo novas possibilidades de aplicações para um veículo que já é líder no segmento e se destaca pela robustez e durabilidade, atributos essenciais para esse mercado”

A Way-306, empresa do Grupo Way Brasil, assinou o contrato de concessão da rodovia com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em 19 de março de 2020 e, a partir de 22 de abril, assumiu por 30 anos a responsabilidade pela administração, recuperação, conservação, manutenção, implantação de melhorias e ampliação da rodovia.

Para dar suporte à Way, e os outros clientes no Brasil, a IVECO, que em 2020 cresceu +30% em um mercado que registrou queda, dispõe de uma rede com 77 pontos de atendimento de norte a sul do país. “Nas concessionárias da marca temos equipes treinadas pela montadora para atender nossos parceiros – empresas, transportadores e autônomos - com foco total na qualidade e na agilidade na prestação de serviços”, finaliza Carloto.

Novo IVECO Daily

Vencedora do Prêmio "Top of Mind do Transporte 2020", categoria Leves, a Daily segue o desenho da linha europeia da marca, e se destaca pela modernidade das linhas da cabine, arrojadas e com atributos aerodinâmicos, como a nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina. O visual também foi projetado com foco na operação do cliente, o novo para-choque dianteiro é agora tripartido, o que reduz os custos de reparo em caso de colisões leves.

Já o novo interior foi totalmente pensado para privilegiar a ergonomia e incluir um novo ‘pacote tecnológico’ digno de um automóvel premium. Conforto, organização e funcionalidade se destacam como um conjunto de componentes que colocam a Daily como a melhor opção do segmento.

O novo painel de instrumentos tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção. O motorista conta ainda com a comodidade do sensor de ré, para facilitar as manobras nos furgões e vans, e volante com comando de telefone e voz. Destaque para o sistema multimídia, com tela de sete polegadas, que amplia a integração ‘homem/máquina’ com funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple Car Play e para o novo ar-condicionado automático digital.

As novidades da cabine não param por aí: novo ângulo de inclinação do para-brisa para melhorar a visibilidade, direção com coluna ajustável para proporcionar mais conforto e segurança, diminuição do tamanho do volante para gerar a sensação de que o motorista está dirigindo um automóvel, melhor isolamento acústico e porta-objetos na cabine pensados no motorista que vive seu dia-a-dia dentro do caminhão.

Para impulsionar esse campeão de vendas a IVECO mantém a consagrada linha de motores da FPT Industrial, com os modelos F1A e F1C, de 130, 150 e 170 cavalos. São motores modernos, que combinam alta performance com baixo consumo de combustível.

No quesito consumo de combustível, a tecnologia também se mostra presente. A novidade fica por conta do EcoSwitch, um botão projetado para reduzir o consumo de diesel. O sistema altera o mapeamento da calibração do motor reduzindo ainda mais o consumo de combustível. O conjunto torna a nova Daily ainda melhor que a versão anterior, que já era considerada ‘a melhor’ na categoria.

A segurança fica por conta de uma série de itens que tornam a viagem mais segura para o motorista, ajudantes e passageiros:

  • Assistente de estabilidade eletrônica = atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando veículo se torna instável.
  • Assistente de freio hidráulico = aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada.
  • Compensação hidráulica de frenagem = detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS.
  • Performance  Hidráulica do freio traseiro  = no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle de ABS, aumenta a pressão nos freios traseiros, maximizando a eficiência total da frenagem.
  • Controle estendido de estabilidade = no caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras atua intervindo no torque e no freio aumentando a capacidade de manobra.
  • Intervenção do movimento de rolagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica.
  • Mitigação de capotagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante situações de parada.
  • Mitigação do balanço do reboque = mitigação da instabilidade do trailer.
  • Modo de controle adaptativo de carga = controle adaptativo de carga.
  • Controle de partida em subidas = mantém a pressão nos freios por dois ou três segundos, auxiliando na partida do veículo em rampas.

segunda-feira, 1 de março de 2021

A Faurecia e o Grupo Renault anunciaram a decisão de trabalhar em parceria na área de sistemas de armazenagem de hidrogênio para veículos utilitários leves movidos a hidrogênio.

 

A partir do final de 2021, a Faurecia fornecerá ao Grupo Renault sistemas de armazenagem a hidrogênio para uma primeira frota de veículos utilitários leves. Estes sistemas serão desenvolvidos e produzidos em seu centro de expertise mundial na cidade francesa de Bavans. Em função dos volumes, o aumento da produção será ampliado para uma nova fábrica dedicada aos sistemas de armazenagem de hidrogênio que a Faurecia está construindo na cidade de Allenjoie, também na França.

“Esta parceria é uma importante demonstração de nossa visão conjunta em relação à expansão do uso do hidrogênio como pedra angular da transição energética, constituindo uma solução perfeita para a mobilidade zero emissão. A tecnologia de veículos elétricos com célula de combustível deverá ocupar um lugar importante no mix de motorizações até 2030 e, por isso, a Faurecia está dedicando recursos importantes para acelerar sua implantação,” comentou  Mathias Miedreich, vice-presidente Executivo da Faurecia Clean Mobility.

“Esta parceria com foco em sistemas de armazenagem de hidrogênio se insere em nossa estratégia visando a oferecer soluções de hidrogênio prontas para serem comercializadas no mercado de veículos utilitários leves, para atingir uma participação superior a 30% neste mercado em forte crescimento na Europa. Ela sustenta a ambição compartilhada com nosso parceiro Plug Power de construir uma oferta única em toda a cadeia de valor da célula de combustível e do hidrogênio verde, bem como de novas atividades geradoras de valor na França”, acrescentou Gilles le Borgne, vice-presidente Executivo de Engenharia do Grupo Renault.

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