Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 4 de março de 2021

Toyota que começará a venda de seu novo SUV, Corolla Cross, dentro de alguns dias no Brasil, encerra de vez as vendas do Etios, mas a fábrica de Sorocaba continua produzindo o modelo para exportação


Depois de nove anos do lançamento, em 2012, e de 620 mil carros vendidos a Toyota encerra de vez a venda do compacto Etios, que continuará a ser produzido na planta de Sorocaba para exportação. Entretanto, ainda na primeira quinzena deste mês, dia 10, a montadora lança no dia 10 e inicia a venda do seu novo SUV, no dia 12, o Corolla Cross 2021/2022 que chega em quatro versões, XR e XRE a combustão e XRV e XRX híbridas, com preços a partir de R$ 138 mil. O Cross terá um edição especial de lançamento, com preço em torno de R$ 200 mil, de apenas 1.200 unidades.



A decisão da suspensão da venda do Etios nas versões hatchback e sedã, a partir de abril deste ano em todo o território nacional foi tomada em função da fabricação do novo modelo, o Corolla Cross, que será comercializado no mercado nacional, por isso foi necessário um ajuste no volume de produção da fábrica de Sorocaba (SP), cuja produção do Etios será destinada, apenas, para atender à demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.



O modelo de entrada do Corolla Cross, o XR e a versão XRE têm motor a combustão 2.0 flex Dynamic Force, de 177 cv, a 6.600 rpm, e câmbio CVT de dez marchas e 21 kgfm de torque a 4.400 rpm. Seus preços deverão rondar os R$ 138 mil e menos de R$ 160 mil, respectivamente. 

As outras versões híbridas contam com motor 1.8 flex 16 válvulas VVT-i-híbrido e dois motores elétricos MG1 e MG2 com 72 cv e 16,6 kgfm de torque combinado. As quatro versões contam com o consagrado câmbio CVT, de 10 marchas. Os preços serão em torno de R$ 175 mil e R$ 190 mil, respectivamente.



A versão de entrada do Corolla Cross, XR, traz de série sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), chave do tipo canivete, ar-condicionado digital de única zona, rodas de liga leve de 17” na cor prata, faróis halógenos com luzes de rodagem diurna em LED, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampa, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, bancos em tecido preto e câmera de ré.


Já a configuração XRE acrescentará chave presencial, partida do motor por botão, bancos em couro na cor preta, controle de cruzeiro, faróis full LED (incluindo os de neblina), rodas de liga leve de 18” com acabamento diamantado, quadro de instrumentos com tela digital de 7” e borboletas para trocas de marcha no volante.


No acabamento XRV, o primeiro com motorização híbrida, o SUV somará sensores de estacionamento na dianteira e traseira, além dos recursos de assistência à condução (Toyota Safety System), com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de pontos cegos e assistente de farol alto.

Finalmente, na topo de linha XRX, a lista de itens de série inclui teto solar elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado de duas zonas de temperatura e opção de bancos em couro na cor bege. 

O Corolla Cross será vendido em sete cores: branco Polar, branco Pérola, prata Lua Nova, cinza Granito, preto Eclipse, Vermelho Granada e Azul (exclusivo para a XRX). 

No porta-malas de 440 l cabem duas malas grandes e duas médias.

O novo Corolla Cross terá como grandes concorrentes o Jeep Compass, líder de vendas no segmento de SUVs médios, o Volkswagen Taos e o novo Renautl Captur.

Fotos: Divulgação Toyota


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.