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quinta-feira, 8 de julho de 2021

Novo PEUGEOT 9X8 Le Mans Hypercar – projetado para a competição do mais icónico circuito francês

 


PEUGEOT revela o protótipo do Hypercar 9X8, seu carro de competição de última geração, que deve estrear em 2022 no Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC). Hiper eficiente, propulsado por uma motorização híbrida e dotado de transmissão integral, o PEUGEOT 9X8 está alinhado com a estratégia da Neo-Performance desenvolvida pela PEUGEOT, com foco numa performance mais virtuosa e responsável, tanto para veículos de série como para veículos de competição. O Soluções técnicas inéditas e elegância felina: o 9X8 só podia ser PEUGEOT.

Confira o PEUGEOT 9X8, o novo carro de Endurance da marca do Leão. Ele será o sucessor, na disciplina, dos PEUGEOT 905 e PEUGEOT 908, modelos de Endurance que venceram as 24 Horas de Le Mans, respectivamente em 1992 e 1993, assim como em 2009. Na linhagem dos seus ilustres predecessores, o PEUGEOT 9X8 deve perpetuar a tradição do fabricante no automobilismo, marcada per modelos de alto desempenho e dotados de forte identidade visual, identificáveis ao primeiro olhar.

Com o 9X8, a PEUGEOT desenvolve um verdadeiro projeto de marca em torno do conceito de Neo-Performance, aliando uma esportividade extrema, um know-how tecnológico que pode ser adaptado aos modelos de série, além da eficiência e da excelência estilística.

A estreita e provavelmente inédita colaboração entre as equipes de Design e de Engenharia da PEUGEOT e da PEUGEOT Sport foi determinante para explorar novas soluções em matéria de aerodinamismo e de estilo, bem como para definir uma linha absolutamente original. Depois de intensos meses de colaboração, os engenheiros de desenvolvimento, sob a responsabilidade de Olivier JANSONNIE, diretor Técnico da PEUGEOT Sport, e os designers dirigidos por Matthias HOSSANN, Diretor de Design da PEUGEOT, revelam as principais linhas e o conceito aerodinâmico do PEUGEOT 9X8.

O novo regulamento Le Mans Hypercar (LMH), implantado pela FIA e pelo ACO para suceder à categoria dos LMP1, foi o responsável por essa proposta inovadora. Permitindo mais flexibilidade no tratamento das superfícies aerodinâmicas, ele promove uma reflexão radicalmente nova e favorece a concepção de carros inovadores e mais abertos à intervenção das equipes de design. Engenheiros e designers aproveitaram essa oportunidade para inventar novos processos criativos, subverter as convenções e criar um PEUGEOT Hypercar que inaugura um novo gênero.

UM NOME QUE SE REFERE À HERANÇA E SE PROJETA NO FUTURO

A PEUGEOT deu a este Hypercar o nome de: PEUGEOT 9X8

O 9 inicial caracteriza os veículos de competição extremos da Marca, como os modelos de Endurance PEUGEOT 905 (1990-1993) e 908 (2007-2011), duas máquinas icônicas do fabricante.

O X evoca as tecnologias de tração integral (tração nas 4 rodas) e de hibridação que equipam o novo PEUGEOT Hypercar, estendendo à competição a estratégia de eletrificação da Marca.

O 8, quanto a ele, é o número que pontua todos os nomes de veículos atuais da PEUGEOT: 208 e 2008, 308, 3008, 5008 e, obviamente, o 508, que passou recentemente pelas mãos da mesma equipe de engenheiros e designers do Hypercar, para se tornar o primeiro modelo a ostentar o selo PEUGEOT SPORT ENGINEERED.

Dois PEUGEOT 9X8 farão sua estreia no Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC) em 2022.


DESIGN E EXECUÇÃO INÉDITOS

“Como não podia deixar de ser, o esquema que guiou nosso trabalho representava um felino prestes a saltar, explica Matthias HOSSANN, diretor de Design da PEUGEOT. Essa atitude se reflete numa cabine ligeiramente inclinada para a frente. De maneira geral, o PEUGEOT 9X8 retoma os códigos estéticos característicos da marca: é um carro fino, distinto, elegante, que inspira emoção e dinamismo”.

O resultado surpreendeu e encantou os futuros pilotos do PEUGEOT 9X8: “É a primeira vez que um veículo de competição é concebido com esse nível de design”, destaca Kevin MAGNUSSEN.

Gustavo MENEZES acrescenta: “Com o 9X8, a PEUGEOT abre uma nova página do automobilismo. E nós vamos ajudar a escrever o seu futuro! »

Além da silhueta e do aspecto geral, a equipe de Design fez um trabalho de integração dos códigos característicos da Marca PEUGEOT em todos os detalhes da execução – num projeto perfeitamente eficiente, como não podia deixar de ser.

Assinatura característica da PEUGEOT, as três garras luminosas dos conjuntos óticos dianteiro e traseiro inserem plenamente o 9X8 na gama de modelos da marca. O novo emblema retroiluminado, sublimado pela cabeça do Leão, está presente na face dianteira e nas laterais do carro.

O novo emblema retro iluminado, sublimado pela cabeça do Leão, está presente na face dianteira e nas laterais do carro. A cor cinza Sélénium, realçada por detalhes contrastantes em Kryptonite (um verde amarelado ácido), integra o código de cores presente na carroceria e no interior do cockpit, ecoando o novo selo PEUGEOT SPORT ENGINEERED, inaugurado no 508 e no 508 SW.4{><0}

O cockpit do 9X8 também surpreende pelo trabalho cuidadoso da equipe de designers. “ Fizemos questão de apresentar uma versão absolutamente única do cockpit, enfatiza Matthias HOSSANN. Até o momento, ele era um elemento bastante anônimo: simplesmente funcional e genérico, sem nenhuma expressão da marca. Ao introduzir nossas cores e nosso i-Cockpit, a assinatura interna de identidade característica da PEUGEOT, conseguimos renovar esse espaço. Com isso, os espectadores deverão ser capazes de identificar imediatamente um PEUGEOT quando assistirem às imagens das câmeras embarcadas”.

No exterior, as rodas revelam um trabalho minucioso, pontuando as laterais sóbrias e bem estruturadas, enquanto as aberturas de ventilação revelam a parte superior dos pneus. Os retrovisores estão perfeitamente integrados, de modo que nenhum obstáculo venha se interpor aos fluxos de ar.

“Embora eu conheça a qualidade do trabalho e da inovação das equipes de Design da PEUGEOT e da PEUGEOT Sport, devo confessar que eles me surpreenderam com este magnífico 9X8: essa combinação de uma identidade de marca potente com uma linha fluida e inovadora é simplesmente brilhante”, declarou Linda JACKSON, Diretora Geral da PEUGEOT.


NO WING! As oportunidades do regulamento LMH (Le Mans Hypercar).

Na traseira do PEUGEOT 9X8, elementos finamente esculpidos acolhem as três garras luminosas das lanternas, enquadrando um amplo difusor sobre o qual pode-se ler uma inscrição cheia de humor: “ We need no rear wing” (Não precisamos de aerofólio traseiro).

Introduzido pela primeira vez nos Chaparral 2F nas 24 Horas de Le Mans de 1967, o aerofólio traseiro é posto em causa pela primeira vez em mais de meio século. A traseira inovadora do 9X8 nasceu dos estudos dos engenheiros da equipe da PEUGEOT Sport.

“ O novo regulamento Le Mans Hypercar (LMH) foi concebido com o objetivo de nivelar todos os vetores de desempenho convencionais, explica Olivier JANSONNIE, Diretor técnico do Programa WEC da PEUGEOT Sport. “É estimulante, pois precisamos inventar, inovar e encontrar oportunidades de gerar desempenho fora dos padrões tradicionais. Foi o que aconteceu, especialmente com a aerodinâmica. O regulamento autoriza um único elemento aerodinâmico ajustável, sem especificar que este elemento tenha que ser o aerofólio traseiro. Nossos cálculos e simulações demonstraram que podemos ter um excelente desempenho sem o aerofólio traseiro”.

Para Jean-Marc FINOT, Diretor da Stellantis Motorsport, “ a ausência do aerofólio traseiro no PEUGEOT 9X8 indica uma inovação importante. O nível de eficiência técnica que alcançamos em termos de aerodinâmica nos permite prescindir desse artifício. Mas como, apesar de todas as crenças e hábitos, essa ausência é o resultado de nossa busca por desempenho, vamos manter o segredo a seu respeito enquanto for possível! ”.

A ausência desse apêndice aerodinâmico libertou a silhueta do PEUGEOT 9X8, conferindo-lhe uma fluidez que não se via há décadas. Para os designers, cúmplices dos engenheiros, foi uma oportunidade de esculpir volumes harmoniosos e dinâmicos e de criar superfícies lisas que unem os flancos ou se estendem até as caixas de roda dianteiras.


UM GRUPO MOTOPROPULSOR HÍBRIDO HIPEREFICIENTE 

Desde a confirmação oficial, em setembro de 2020, da participação da PEUGEOT na categoria LMH (Le Mans Hypercar), as oficinas de Versalhes entraram em efervescência para criar o 9X8.

Um V6 2,6 litros Bi-turbo de 500kW (680cv) com abertura a 90° (o motor térmico do grupo motopropulsor PEUGEOT HYBRID4 500KW que será instalado na traseira do 9X8) – vem acumulando, como previsto, quilômetros nos bancos de teste desde o mês de abril.

O motor/gerador elétrico de 200kW que será posicionado na frente, a caixa de câmbio sequencial de 7 marchas e a bateria estão em processo de montagem, de acordo com o cronograma de validação no banco de testes. A PEUGEOT Sport e a Saft, filial da TotalEnergies, enfrentam diariamente desafios tecnológicos para desenvolver conjuntamente a bateria de alta densidade, forte potência e de alta tensão (900 volts).

“Buscamos ao mesmo tempo uma fiabilidade sem falhas e um domínio total de nossas necessidades energéticas, explica Jean-Marc FINOT. Le Mans é uma corrida de 24 horas que podemos ganhar ou perder numa única parada no box. Os Hypercars (LMH) apresentam um rendimento energético excepcional, prefigurando aquilo que em breve encontraremos em todos os carros de série. Este é o sentido do trabalho que efetuamos globalmente no PEUGEOT 9X8: do grupo motopropulsor ao aerodinamismo, tudo deve contribuir para a hipereficiência”. 

LE MANS, UM LABORATÓRIO PARA A PEUGEOT

Além da eficiência aerodinâmica, mecânica e eletrônica, todo o know-how da PEUGEOT em termos de engenharia é validado durante as corridas, e especialmente nas 24 Horas de Le Mans, devido a suas características extremas. Os 5.400 quilômetros percorridos pelos carros em Le Mans ao longo de 24 horas correspondem, mais ou menos, ao que percorre um veículo de Fórmula 1 em toda uma temporada. Portanto, o nível de exigência em termos de fiabilidade e de eficiência é absoluto.

Linda JACKSON declara: “A participação da PEUGEOT nas provas de Endurance vai muito além da competição em si: é um laboratório em condições extremas para a PEUGEOT. Isso também explica por que nossa ligação com Le Mans é tão intensa. O resultado esportivo é importante, porém talvez seja ainda mais importante podermos validar nossas tecnologias e pesquisas durante uma corrida de 24 horas disputada em condições extremas. Testaremos durante a competição o sistema de hibridação e as tecnologias relativas à redução do consumo de combustível – portanto, das emissões de CO2 - que desenvolvemos atualmente para nossos veículos de série. É um grande orgulho para nossas equipes da PEUGEOT Sport ver suas pesquisas aplicadas nos carros da nossa gama. Para nossos clientes, esse laboratório chamado Le Mans é uma garantia da qualidade de nossos veículos. “


 OS PILOTOS TÊM A PALAVRA:

Paul DI RESTA – Escocês, 35 anos, ex-piloto de Fórmula 1 e campeão de DTM em 2010:

“Todo o mundo queria saber o que é um Hypercar. Agora é real. Esse look agressivo e inovador, essa identidade de marca, tudo isso vai surpreender.“  

Loïc DUVAL – Francês, 39 anos, vencedor das 24 Horas de Le Mans e Campeão do Mundo de Endurance 2013:

“Existem carros dos quais dizemos: Este é lindo visto de frente, este de lado, este de trás. Dei a volta no 9X8, e ele é lindo de todos os ângulos!»

Mikkel JENSEN – Dinamarquês, 26 anos, piloto de Endurance, Campeão de ELMS LMP3 em 2019:

“O 9X8 é muito diferente de todas as silhuetas que foram mostradas ou sugeridas nos últimos meses. Se pudermos levar este carro à vitória, será um feito histórico, pois até agora não vimos nada nesse gênero.“ 

Kevin MAGNUSSEN – Dinamarquês, 28 anos, ex-piloto de Fórmula 1, piloto de Endurance na IMSA:

“Nunca vimos nada assim. É sem dúvida o futuro dos carros de corrida. É a primeira vez que um carro de corridas é concebido com este nível de design. Fiquei surpreso com a eliminação do aerofólio traseiro. É uma nova era.“

 Gustavo MENEZES – Americano, 26 anos: piloto do WEC e da ALMS, vencedor em Le Mans e Campeão do Mundo de LMP2 em 2016

“O 9X8 abre uma nova página do automobilismo. Os dez últimos anos foram marcados pelos protótipos LMP1, agora chegou a hora de construir um futuro icônico com o 9X8.” 

James ROSSITER – Britânico, 37 anos, ex-piloto de Fórmula 1, ALMS e Super GT:

“Eu não esperava um tal nível de criatividade. É uma verdadeira ruptura! Com este Hypercar, a PEUGEOT estabelece novos limites.”

 Jean-Eric VERGNE – Francês, 31 anos, ex-piloto de Fórmula 1, bicampeão de Fórmula E:

“O PEUGEOT 9X8 é completamente revolucionário. As equipes seguiram uma direção que não se via no automobilismo há muito tempo. Ele é magnífico. “


FICHA TÉCNICA DO PEUGEOT 9X8   

Categoria: LMH – Le Mans Hypercar

Comprimento: 5000 mm

Largura: 2080 mm

Altura: 1180 mm

Entre eixos: 3045 mm

Motorização: Powertrain PEUGEOT HYBRID4 500KW (tração nas 4 rodas)

Eixo traseiro: Motor a combustão V6 2.6 litros bi-turbo, abertura a 90°, de 500 kW (680 cv.) + transmissão caixa sequencial de 7 marchas

Eixo dianteiro: Motor/gerador elétrico 200 kW + redutor

Bateria: Alta densidade, 900 volts desenvolvida conjuntamente pela Peugeot Sport, TotalEnergies / Saft Combustível e lubrificantes: TotalEnergies

AVALIAÇÃO: Jeep Renegade Longitude turbo diesel, um estradeiro nato com excelente comportamento urbano e bom desempenho fora de estrada. Conforto, economia, bom desempenho e um boa multimídia são outros pontos positivos. Vale fazer o test-drive


Um dos SUVs mais conhecidos do Brasil, o Jeep Renegade, na versão Longitude Diesel 4X4, foi o carro que testei nesta semana. Não é a primeira vez que avalio  um Renegade que considero um SUV com características próprias de bom acabamento que apaixonou uma boa parte dos brasileiros e que pessoalmente o considero com a cara da Jeep. 


Desta vez, percorri 500 km pelas estradas fluminenses, subi a Serra do Mar até Nova Friburgo (foto acima)
, que fica a 853 m de altura e abriga a Pedra do Sino a 2.574 m de altura e pela região da região de Maricá, e ...

... Praias da região Oceânica fluminense. Na foto acima, a Praia do Sossego, em Niterói. 

A versão Longitude diesel custa R$ 160.590,00 e tem cinco anos de garantia.

A tranquilidade que o Renegade proporciona na direção, a estabilidade e o conforto, aliados ao desempenho do motor 2.0 Multijet II turbo diesel com 170 cavalos de potência a 3.750 rpm e 35,7 kgfm de torque a 1.750 rpm trabalhando com a transmissão automática ZF de nove marchas e tração 4x4 e seletor elétrico de terreno, são os ingredientes precisos para realizar uma viagem sem sobressaltos. O consumo do Longitude é de 10,2 km/l em cidade e 12,9 km/l em estrada, o que se pode considerar um veículo econômico. O tanque de combustível é de 60 litros. A velocidade máxima é de 190 km/h e o carro vai de 0 a 100 km/h em 9,9 s.


Viajar é sem dúvida uma das coisas mais prazerosas que o ser humano pode fazer e de que se viu privado durante a pandemia que ainda nos assola, mas com números caindo, tomando o devido cuidado, usando máscara e higienizando o carro e com as vacinas tomadas, inclusive a da gripe, recomecei a realizar os testes de avaliação dos carros para o Blog.



O Jeep Renegade Longitude tem 4.232 mm de comprimento total, 1.805 mm de largura, 1.722 mm e 2.570 mm de entre eixos, o que deixa entender a existência de um espaço generoso para os passageiros. 


No banco traseiro, é importante destacar que o assento do meio não oferece o mesmo conforto tanto por ser mais estreito quanto pela elevação do túnel, digamos que se trata de um lugar um pouco acanhado. Porém, o espaço para pernas é suficiente e as cabeças ficam longe do teto. 


É acanhado também o porta-malas de 320 litros de capacidade, um pouco curto para bagagens de cinco passageiros. Com o banco traseiro rebaixado, no entanto, o espaço para carga duplica.


O design da Renegade um dos pontos mais fortes desse SUV reconhecido pelo público que lhe garantiu a liderança pela quinta vez consecutiva nos últimos seis meses chama a atenção por onde passa. Sob o capô alto e altivo, a grade com suas sete fendas remete aos famosos Jeep's Willys da II Guerra Mundial, nas laterais estão incrustados os faróis full LED rodeados (com acendimento automático) por uma auréola de luz diurna, igualmente em LED. Abaixo, o para-choques estilizado guarda as lanternas de pisca-pisca e os faróis de nevoeiro, de LED.


Na traseira ladeando a ampla tampa do porta malas as lanternas alaranjadas quadradas têm no meio o desenho dos galões de gasolina usados pelos jipes na guerra. O parrudo para choques pintado de preto ostenta em cada lado as lanternas auxiliares. 



No para choques pode ser incorporado, como opcional, um engate original de reboque.


O sucesso do Renegade deve-se também ao acabamento interno refinado que conta a forração do painel com plástico emborrachado, que reduz substancialmente as naturais trepidações ao circular, por exemplo, em ruas de paralelepípedos. 


Os bancos, confortáveis e ergométricos, são de couro. O banco do motorista tem regulagem de altura e o do carona é rebatível e conta com um porta-objetos por baixo.


A boa quantidade de equipamentos de série, principalmente os de segurança é um ganho importante no Longitude Diesel. Vem de série com sete airbags, dois frontais, dois laterais e de joelhos para o motorista, a direção é elétrica, tem sensores de estabilidade e de tração, a suspensão McPherson é independente com barra estabilizadora na frente e na traseira, o que garante não apenas uma boa estabilidade, como se traduz em conforto, as rodas são de liga leve de 18", com pneus 255/55, os freios são na frente a disco ventilados e na traseira de disco sólido.


Renegade conta com uma simples e amigável e completa central de multimídia Uconnect com tela de 8,4", touch (sensível ao toque) com conexão aos sistemas Android Auto, Apple CarPlay, ligação Wi-FI 4G, conexão Bluetooth, câmera de ré de alta sensibilidade com linhas-guias, pareamento de smartphone, controles de gerenciamento do veículo, recebimento de ligações telefônicas e ligação de sete telefones celulares simultaneamente. 


Há entradas de USB na frente e atrás no painel central - que conta com apoio de braço móvel - para os ocupantes do banco traseiro.


O volante coberto de couro, com ajuste de profundidade e altura, conta com comandos de voz, de telefone e de som, controle automático de velocidade, atrás estão as aletas de troca de marchas manualmente. 


O painel de instrumentos está muito bem localizado e oferece uma visão perfeita do velocímetro e do conta giros e também da tela TFT de 3,5", do computador de bordo que projeta dados de pressão de pneus, consumo, distância percorrida, entre outros dados, e velocímetro digital.


Minha opinião
Trata-se de um SUV comprovadamente de excelente padrão, e seu lugar no ranking de vendas do segmento. Acho um carro com direção mais firme, sem ser pesada, o espaço de porta-malas é, como disse acima, um pouco acanhada. Acho que a Jeep devia dedicar maior atenção ao isolamento do habitáculo nas versões diesel, devido ao vazamento do barulho característico desse propulsor diesel. De resto, é um carro perfeito.


Ficha técnica completa


Banco traseiro com apoio de braços que recolhido é o encosto do assento central


Painel de instrumentos mostrando: contagiros, temperatura do motor, computador de bordo, indicador combustível e velocímetro

Controle do câmbio automático


Apoio de braço estendido

Controles de tração 4x4 e de descida em rampa

Controles do rádio e do ar condicionado

Botões de controle de faróis e de intensidade da luz do painel

Porta óculos sobre a porta do motorista

Estepe temporário garantiu o aumento de 32 litros da capacidade do porta-malas

Aleta de redução de marcha no volante

Saídas centrais do ar condicionado

Comando no volante de controle automático de velocidade

Comandos de voz e celular e do computador de bordo

Comandos elétricos de vidros e dos retrovisores

Porta-malas aumentado com o banco direito rebatido 

Altura do solo garante bom comportamento em pisos irregulares




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