Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 4 de março de 2022

Pensando como o cliente do Novo Renault Austral

 


O Novo Renault Austral já está nas ruas e seus testes estão chegando ao fim. Os especialistas em avaliação de veículos da Renault – como Frédéric e Benjamin – estão dando os últimos toques nas regulagens em condições reais de uso. Aproveitamos a ocasião para conhecer os bastidores do trabalho destes profissionais, antes da apresentação deste novo SUV que será o protagonista de um dos pilares da reconquista do segmento C pela Renault.


Frédéric e Benjamin comentam sobre suas impressões após o test drive do Novo Austral

Para desenvolver um projeto de veículo como o Novo Austral, é preciso trabalhar coletivamente em torno de todos os atributos que o futuro veículo vai oferecer. A lista é longa e variada e envolve todas as áreas, desde a dirigibilidade, comportamento em rodagem e conforto até frenagem, performances, consumo, ergonomia, conectividade, etc. Tudo deve ser levado em conta e os objetivos a serem atingidos para cada atributo são determinados a partir das expectativas e necessidades do público-alvo. O produto também deve materializar a promessa da marca, levando também em conta os atributos de veículos de referência da concorrência. Resumindo, ao desenvolver um novo veículo, são determinados objetivos quantitativos e qualitativos para cada atributo, que são mensurados durante todo o processo de desenvolvimento. O resultado final – ou seja, o veículo de produção em série – deve ser uma escolha racional e atraente tanto para o cliente como para a marca, do início ao fim da comercialização.

Especialistas fazem testes de rodagem no Novo Renault Austral há vários meses

Em primeiro lugar, apresentamos Frédéric e Benjamin, responsáveis por avaliar o Novo Renault Austral. Frédéric faz parte do Departamento de Planejamento de Produto do Renault Group. No início do projeto, este departamento determina o público-alvo e os objetivos em termos de atributos para cada novo veículo. Já Benjamin trabalha no Departamento de Engenharia do Renault Group, sendo responsável pela definição das soluções técnicas durante o desenvolvimento de um veículo como o Novo Renault Austral. Com sua equipe de engenheiros, Benjamin garante que todas as tecnologias embarcadas no carro funcionem conforme previsto do ponto de vista técnico.

Benjamin e Frédéric são de áreas diferentes, mas suas funções de sobrepõem em relação a um ponto fundamental. Eles dão um parecer ao mesmo tempo neutro e objetivo sobre o veículo, colocando-se no lugar do cliente ao validar se todos os atributos do Novo Austral vão satisfazer as expectativas. A dupla de colegas tem uma missão que favorece ao mesmo tempo a confrontação e a complementariedade de pontos de vista.

“Quando dirijo um protótipo eu me coloco realmente no lugar do cliente. Eu me torno o cliente!”, explica Frédéric, especialista de Avaliações de Veículos – Departamento de Produto.

“Para cumprir nossa missão, apresentamos uma opinião subjetiva em termos de percepção, mas bastante analítica em termos de argumentação. Precisamos explicar com fatos nossas impressões em relação a todos os aspectos testados: aderência à pista, suspensões, direção, frenagem e performances, no que diz respeito às características principais”, conta Benjamin, especialista em Síntese do Veículo – Departamento de Engenharia.



Nesta dupla de pilotos de testes, Frédéric é uma espécie de porta-voz das especificações técnicas dos atributos, que são comunicadas à Engenharia para cada veículo, para transmitir as expectativas essenciais do cliente. Como não atua diretamente no desenvolvimento técnico dos modelos, Frédéric mantém o distanciamento indispensável para avaliar os progressos de todos os projetos de veículos dos quais é responsável pela avaliação. Ele age pontualmente e a intervalos regulares em cada um dos projetos, para entregar uma análise de todas suas impressões. No caso do Novo Austral, ele compartilha esta análise com Benjamin e sua equipe.

Já Benjamim monitora e coordena diariamente o avanço do desenvolvimento técnico do Novo Renault Austral. Junto com sua equipe, ele é uma espécie de responsável pelas soluções técnicas escolhidas. Ele tem um envolvimento direto e diário na definição e verificação da pertinência das soluções técnicas escolhidas para o carro. Entretanto, assim como Frédéric, ele também tem a missão de concentrar sua atenção no produto acabado, colocando-se na pele do usuário final ao vivenciar as condições reais de uso.

Durante o ciclo de vida de um projeto, é frequente e até mesmo normal que as diferenças de percepção e opinião influenciem no processamento e cumprimento de determinados atributos. Também pode ser necessário enfrentar dificuldades técnicas para atingir determinados objetivos, podendo gerar atrasos imprevistos na implementação e até custos adicionais. É claro que o Novo Austral não será uma exceção à regra, mas a vantagem de trabalhar em dupla é poder propor ajustes de forma mais racional e muitas vezes nas fases iniciais do desenvolvimento, permitindo chegar a soluções mais amadurecidas. Uma única equipe de um mesmo departamento responsável pelas avaliações seria provavelmente menos eficiente e correria o risco de adotar soluções menos exigentes devido à menor confrontação no início do projeto.

“É verdade que discutimos bastante, mas isso faz parte do nosso trabalho e não poderia ser diferente. Mas o importante é que ambos os lados defendem o ponto de vista do cliente. Sempre acabamos chegando não apenas a um acordo, mas sobretudo às soluções certas. Nem sempre é fácil, mas é gratificante”, explica Benjamin.

Exigência constante

Benjamin e Frédéric são engenheiros de formação, com uma longa e rica trajetória profissional que permite ir além da simples expressão de uma percepção quando redigem um parecer de test drive. Sua avaliação se baseia em um sólido know-how técnico, um profundo conhecimento não apenas de todos os veículos da gama do Renault Group, mas dos concorrentes do Novo Austral, que eles testam e estudam em detalhes. Graças à experiência e aos conhecimentos adquiridos ao longo de suas carreiras, os dois especialistas contam com competências reconhecidas, indispensáveis para emitirem pareceres que são aceitos pela alta direção da empresa, orientando de forma direta e precisa o trabalho técnico das equipes de engenharia.

“Se o veículo que estamos testando não está na direção certa, temos o poder de emitir um parecer desfavorável nas mudanças de etapas de projeto. Ou seja, o projeto não avança para a fase de desenvolvimento seguinte e as equipes de engenharia devem rever o trabalho realizado”, explica Frédéric.

Na prática, as recomendações de Benjamin e Frédéric são referência até para o mais alto nível da empresa em relação aos pontos de obstáculo do projeto ou para esclarecer as principais arbitragens que deverão ser feitas pelo departamento de projeto. Esta missão é exigente sob todos os pontos de vista, mas Frédéric e Benjamin sempre dão conta do recado, com entusiasmo e atenção ao detalhe sob todos os pontos de vista, em qualquer parte do mundo e em todas as condições meteorológicas e de rodagem. Na verdade, eles passam a maior parte do tempo de trabalho ao volante de protótipos em situações reais, tanto em condições de rodagem comuns como extremas. Eles são movidos por uma paixão por uma função exercida muitas vezes em condições difíceis, nos testes de rodagem em “calor extremo” – normalmente no sul da Espanha – ou de “frio extremo” – realizadas na cidade mais ao norte da Suécia, em Kiruna –, como foi o caso do Novo Renault Austral. Apesar de estes testes especiais não terem mais nenhum segredo para eles, Frédéric e Benjamin ainda aguardam impacientes por estas missões confidenciais.




E por falar em segredos e confidencialidade, não é raro durante estes testes de rodagem que curiosos queiram saber qual modelo se esconde por baixo das camuflagens externas e internas. Também é muito comum que nossos pilotos de testes sejam pegos de surpresa por fotógrafos amadores ou paparazzi em busca de um “flagra”.  Apesar de se divertirem com a situação, é certo que eles jamais revelam qualquer informação confidencial!

Das “mulas de testes” aos veículos de produção em série, passando pelos protótipos

O trabalho de avaliação de um futuro veículo começa em torno de 18 meses antes do lançamento do carro, com os primeiríssimos testes de rodagem realizados com aquilo que é chamado normalmente de “mula de testes”. Esta “mula” é uma montagem extrapolada de um veículo existente, porém com componentes, parte inferior da carroceria e sistemas mecânicos diferentes. Com suas várias modificações na carroceria e diferenças evidentes, principalmente em relação à distância entre eixos e bitola, estes objetos rolantes são bastante singulares e dificilmente identificáveis. Surpreendentemente camuflados e engenhosamente transfigurados, estes veículos originados de “cruzamentos técnicos” são verdadeiros animais de carga, fazendo jus ao nome. 

Mais tarde, faltando aproximadamente 12 meses para o lançamento comercial, quando os testes de avaliação finalmente se aproximam das condições reais de uso, os protótipos passam a ter um estilo e uma arquitetura quase idêntica ao modelo de produção em série.

Já na fase final de desenvolvimento, os veículos do tipo pré-série se aproximam bastante dos modelos que serão comercializados, servindo aos últimos testes de verificação da conformidade em geral.

Feirão de Superdescontos GOL tem trechos nacionais a partir de R$ 99,90 e voos internacionais começando em R$ 898,11. Ofertas especiais para voar entre março e setembro de 2022 começam às 13h de hoje, sexta-feira (4/03), e seguem até às 8h da próxima segunda-feira (7/03)



 

São Paulo, 4 de março de 2022 - A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia doméstica do Brasil, realiza neste primeiro fim de semana de março mais um de seus tradicionais feirões de passagens aéreas nacionais e internacionais, com ótimos descontos. O Feirão de Superdescontos GOL tem início às 13h desta sexta-feira (4) e segue até a próxima segunda-feira (7) de manhã, terminando às 8h. As ofertas contemplam cidades de todas as regiões brasileiras - Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte, Nordeste e Distrito Federal -, além de países em que a Companhia já retomou suas operações ou para os quais retornará nos próximos meses.

Nesta promoção, trechos nacionais* saem a partir de R$ 99,90, com ida e volta obrigatórias e voos programados para o período de março a junho de 2022. Entre os inúmeros destaques estão Brasília-Campinas, São Paulo-Campo Grande, Recife-Fortaleza, Belém-Macapá e Florianópolis-Porto Alegre. A GOL ainda disponibiliza em seu Feirão voos regionais operados em parceria com a VOEPASS.

Já os voos internacionais**, com ida e volta obrigatórias a partir de R$ 898,11, contemplam os destinos de Montevidéu (Uruguai), Cancún (México) e Punta Cana (República Dominicana), atualmente em operação pela GOL, e outras cidades estrangeiras que em breve voltam a receber os voos da Companhia: Assunção (Paraguai - a partir de abril), Santa Cruz de la Sierra (Bolívia - a partir de maio), além de Orlando e Miami (Estados Unidos - ambas a partir de maio). Os períodos de voo se inserem entre os meses de março e setembro de 2022, dependendo do país.

Os bilhetes promocionais do Feirão de Superdescontos GOL podem ser adquiridos no site da Companhia, na Central de Relacionamento com Clientes (0300 115 2121), em agências de viagens e nas lojas VOEGOL. Não são válidos para compras em lojas GOL nos aeroportos.

As compras de passagem durante o Feirão podem ser parceladas em até 12x no cartão GOL Smiles, em até 5x nos cartões Mastercard e em até 3x nas demais bandeiras.
 

*Termos e condições - voos nacionais
Período de voo: de 4/03/2022 a 13/04/2022, de 25/04/2022 a 5/05/2022, de 10/05/2022 a 15/06/2022 e de 20/06/2022 a 30/06/2022.

Tarifa: Light, por trecho, ida e volta obrigatórias, com taxa de embarque inclusa e sem direito a bagagem gratuita despachada. Tarifas sujeitas a disponibilidade de assentos na aeronave. Quantidade mínima por trecho: 10 (dez) assentos.
 

**Termos e condições - voos internacionais

Período de voo: do Brasil para Uruguai (Montevidéu): de 8/03/2022 a 31/03/2022; para a República Dominicana (Punta Cana): de 8/03/2022 a 13/04/2022, de 26/04/2022 a 14/06/2022 e de 20/06/2022 a 30/06/2022; para o México (Cancún) e Paraguai (Assunção): de 1/04/2022 a 13/04/2022, de 26/04/2022 a 14/06/2022 e de 20/06/2022 a 30/06/2022; para a Bolívia (Santa Cruz de la Sierra): de 1/05/2022 a 14/06/2022 e de 20/06/2022 a 31/07/2022; para Miami (EUA): de 1/07/2022 a 31/08/2022; e para Orlando (EUA): de 1/07/2022 a 4/09/2022 e de 11/09/2022 a 30/09/22.

Tarifa: Light, de ida e volta (obrigatórias), com taxas de embarque inclusas e sem direito a bagagem gratuita despachada. Tarifas sujeitas a disponibilidade de assentos na aeronave. Quantidade mínima por trecho: 10 (dez) assentos.

 

 

BYD Brasil confirma Porto Alegre como local da 3ª concessionária de automóveis. Capital gaúcha receberá representante da rede de concessionárias de automóveis da marca, com a nomeação do Grupo IESA.


O BYD TAN EV combina beleza, emoção e inspiração na natureza. Cada detalhe, seja interno ou externo, desperta muita atenção.


Após São Paulo e Curitiba, Porto Alegre foi anunciada como sede da terceira unidade da BYD Brasil, com nomeação do grupo IESA, uma verdadeira referência no mercado automotivo do Rio Grande do Sul, desde 1992. A concessionária iniciará suas atividades em junho e estará localizada na Rua Souza Reis, que fica no tradicional bairro São João da capital gaúcha.

 

“Porto Alegre foi escolhida por ser um dos principais centro econômicos e, principalmente, automotivos do cenário nacional. Isso, somado a experiência de um renomado grupo, caso da IESA, atuante há quase 40 anos no segmento automobilístico, foi determinante para iniciarmos a nossa trajetória no no estado”, comenta Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD Brasil.

 
A BYD Brasil e o grupo IESA planejam inaugurar outras duas unidades no Rio Grande do Sul ainda neste ano. As cidades escolhidas para receber os produtos e serviços da marca são Caxias do Sul e Passo Fundo. Assim, a BYD Brasil continua seu plano de expansão da rede de concessionárias no Brasil. A meta é abrir lojas em 45 localidades das principais cidades brasileiras até o final de ano. Para 2023, a projeção é que esse número atinja a expressiva marca de 100 concessionárias.

 


A IESA segue uma tendência de crescimento de outros importantes grupos nomeados como parceiros da BYD Brasil. A Eurobike, que irá inaugurar a primeira unidade da marca, em março, na capital paulista, já confirmou que terá mais duas concessionárias: em Ribeirão Preto (SP) e Brasília (DF). A empresa está comercializando o BYD Tan EV no Shopping JK Iguatemi, na capital paulista até 8 de abril, onde clientes podem conhecer o modelo e fazer um test-drive exclusivo.

 

A Servopa foi nomeada como primeira concessionária de Curitiba, e segunda da BYD em automóveis, com inauguração prevista para junho. O Grupo informou também que mais duas novas lojas serão inauguradas no estado paranaense: Londrina e Maringá.


Experiência completa do consumidor

Em cada concessionária, a BYD planeja oferecer uma experiência única para o consumidor. As lojas terão espaços convivência e lazer. “Queremos que o cliente se sinta em casa”, destaca Henrique Antunes. A ideia é oferecer uma concessionária com experiência completa e espaços diferenciados. “As lojas terão áreas diversificada como, por exemplo, uma lanchonete verdadeira (‘não apenas cafezinho e água!’), espaço coworking e espaços para descanso e lazer. Tudo para a perfeita integração cliente/concessionária”, explica o diretor de Vendas da BYD.


Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD Brasil


Além disso, todas as concessionárias contarão com áreas de vendas, pós venda e peças, entre outros setores e vão oferecer uma solução completa para os compradores de veículos elétricos da marca. “O cliente que adquirir um BYD TAN EV, poderá também encontrar os equipamentos necessários para geração de energia sustentável, como painéis fotovoltaicos, recarregadores e unidades de armazenamento de energia. Queremos a experiência completa e essa iniciativa será um de nossos principais diferenciais”, conclui Antunes.

 


 


 

 

Plano estratégico para alavancar o Turismo no Rio será debatido em evento. Encontro promovido pela Associação Rio Vamos Vencer reunirá as principais lideranças do Turismo e visa debater iniciativas para o incremento do setor.



“Investindo no Rio, o turismo de todo o Brasil cresce junto”. Foi com esse pensamento que a Associação Rio Vamos Vencer, liderada pelo empresário Marcelo Conde, idealizou o evento “Turismo – Planejamento e Resultados - A Importância do Rio de Janeiro para o Brasil”, que será realizado no dia 16 de março, das 9h às 17h15min, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.

O encontro reunirá as principais lideranças da indústria de Turismo e visa promover o debate de iniciativas para o incremento do setor no Rio, de forma a culminar com a elaboração de um plano estratégico para promover a cidade e atrair mais turistas.

“Nosso objetivo é buscar caminhos que ajudem o Rio a retomar sua vitalidade econômica e financeira. A indústria do turismo é, sem dúvida, uma vocação do Rio e a necessidade de um plano estratégico para a cidade é urgente. Investindo no Rio, o turismo de todo o Brasil cresce junto”, destacou Marcelo Conde, acrescentando que pretende buscar apoio no governo, a nível federal, estadual e municipal, para atingir a meta.

O empresário destaca o sucesso do Plano Maravilha (1997-2000), implementado pela Prefeitura do Rio com o apoio da Embratur, e que ficou reconhecido como um caso de sucesso.

“Ao longo de três anos de atuação, o Plano Maravilha mudou o panorama do turismo carioca, alcançando ótimos resultados no incremento do produto turístico Rio, no Brasil e no exterior. Neste período, saltamos de 2,8 milhões de turistas para 5,3 milhões. Esses números, por si só, já comprovam a importância de um planejamento efetivo”, reforçou o presidente da Associação Rio Vamos Vencer.

O evento conta com o apoio do Bondinho Pão de Açúcar, Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, Hoteis Rio, RIOgaleão, STX e Trem do Corcovado.

Fevereiro fecha com preço do etanol em queda de 2,27% e gasolina 0,34% mais barata nos postos brasileiros, aponta Ticket Log. Todas as regiões apresentaram recuo no valor do etanol, a exemplo do Sudeste onde a baixa chegou a 4,44%




Dados do último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), referente ao fechamento de fevereiro, apontam que o preço médio do litro da gasolina fechou o mês a R$ 6,851 e manteve estabilidade em relação ao mês anterior, com baixa de 0,34%. Já o etanol apresentou recuo de 2,27% em relação a janeiro, e o valor que estava R$ 5,758, passou para R$ 5,627. 

“Desde o mês de dezembro do ano passado, o IPTL vem identificando baixas e/ou estabilidade no valor da gasolina e do etanol. Esperamos que essa tendência continue para alívio no bolso dos motoristas brasileiros, mas devemos ficar atentos aos reflexos do cenário internacional”, destaca Douglas Pina, Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil.

Todas as regiões brasileiras apresentaram recuo no valor da gasolina, com exceção do Norte, onde o combustível fechou a R$ 6,894, alta de 0,07% no comparativo com o mês anterior, que estava R$ 6,889. O Sudeste liderou com a maior média, a R$ 6,930. A Região Centro-Oeste apresentou a maior baixa no preço da gasolina, de 0,98%, e o valor de R$ 6,914 de janeiro passou para R$ 6,846. Novamente o Sul vendeu o litro do combustível pelo valor mais baixo entre as regiões, a R$ 6,540.

A queda no preço do litro do etanol foi identificada em todas as regiões brasileiras, com destaque para o Sudeste, onde o litro do combustível passou de R$ 5,659 para R$ 5,408, baixa de 4,44%. Porém, a menor média foi encontrada nos postos do Centro-Oeste, a R$ 5,244. Já o etanol mais caro foi comercializado no Norte, a R$ 6,024.

Nos destaques nacionais entre os Estados, o Rio de Janeiro continua cobrando o preço mais alto para a gasolina (R$ 7,233); e a maior alta no preço, de 1,01%, foi identificada na Bahia, que passou de R$ 6,959 para R$ 7,029. Assim como em janeiro, o menor preço médio para a gasolina foi encontrado no Amapá, a R$ 6,350, e a menor redução, de 2,59%, foi registrada no Rio Grande do Sul, e o valor de R$ 6,642 em janeiro passou para R$ 6,470, em fevereiro.

Referente ao etanol, as bombas do Pará comercializaram o combustível pelo maior preço médio, a R$ 6,524; e Roraima registrou o maior aumento, de 1,31%, e o valor de R$ 6,130 passou para R$ 6,210. Além de comercializar o litro do etanol pela menor média, São Paulo também registrou a maior redução no valor do combustível, de 6,84%, que passou de R$ 4,942 para R$4,604.

“Bem como no fechamento de janeiro, de acordo com a relação 70/30, o etanol se apresenta como a opção mais favorável para abastecimento nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso”, conclui Pina. 

Preço dos combustíveis no feriado de carnaval

Dados do IPTL referentes ao período de 25 de fevereiro a 1º de março, apontam que, durante o feriado de carnaval, o preço do litro da gasolina foi comercializado nos postos brasileiros pelo valor médio de R$ 6,827. O preço ficou estável em relação à última semana de fevereiro e 0,04% mais baixo se comparado ao preço médio do fechamento do mês. O Sudeste e o Nordeste empataram no ranking da gasolina mais cara no feriado, a R$ 6,900. O Sul comercializou o combustível pela menor média, a R$ 6,503. 

Já o etanol foi vendido a R$ 5,516 nos postos de combustíveis, valor 0,53% mais baixo se comparado à última semana de fevereiro e 1,10% inferior ao fechamento do mês. O Norte comercializou o combustível pela maior média no carnaval, a R$ 5,797, e os postos do Centro-Oeste pelo menor preço R$ 4,961, entre todas as regiões brasileiras.     

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

BYD Qin Plus vende mais de 25.000 unidades na China em janeiro. Previsto para ser lançado este ano no Brasil, o modelo é um dos sedãs mais comercializados no mercado chinês





O sedã BYD Qin Plus (pronúncia correta “TIN”) chega ao Brasil ainda neste ano

A Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (The China Association of Automobile Manufacturers) anunciou que foram comercializadas 25.500 unidades do híbrido BYD Qin Plus somente em janeiro de 2022. Com isso, o modelo da BYD, previsto para ser lançado ainda neste ano no Brasil, apareceu na quinta colocação entre todos os sedans vendidos no primeiro mês no mercado chinês.

O resultado reflete o ótimo momento da BYD no concorrido mercado chinês. Entre todos os modelos elétricos, híbridos e a combustão, a marca atingiu a expressiva marca de 730.093 unidades vendidas em 2021, o que significou acréscimo de 75,4% em comparação ao ano anterior.

O Qin Plus possui a tecnologia Super Hybrid DM-i, que oferece dois motores: além do 1.5 a gasolina, há o elétrico de 180 cv. Combinados, rendem 217 cv e 32,2 kgfm. Isso faz com que o consumo de combustível seja um dos destaques do veículo.

O BYD Qin Plus é um híbrido plug-in, que pode ser carregado na tomada. Ou seja, existe a possibilidade de rodar mais no modo apenas elétrico, economizado ainda mais combustível. Além disso, o BYD Qin Plus tem uma central multimídia com tela que pode ser girada de forma elétrica e posicionada na vertical ou na horizontal. A diferença é que a superfície é menor, de 10,1 polegadas.

Modelo chega ao Brasil em 2022
A BYD planeja lançar o sedan híbrido Qin Plus ainda neste ano no mercado brasileiro. Aliás, o ano de 2022 consolida o fortalecimento da marca no país entre os veículos de passeio. Recentemente, a empresa apresentou e iniciou a comercialização do TAN EV, o primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico lançado no Brasil.

Sua chegada é ponto de partida para a expansão da rede de concessionárias. Até o final do ano, espera-se a inauguração de 45 unidades nas principais cidades brasileiras. A Eurobike, tradicional grupo do segmento premium, foi nomeada como representante da primeira concessionária da marca e será inaugurada em breve na capital de São Paulo.

A Eurobike já está comercializando o BYD Tan EV no Shopping JK, na capital paulista, onde clientes podem conhecer o modelo e ainda fazer um test-drive exclusivo. As cidades de Curitiba e Porto Alegre também já foram anunciadas como locais de futuras concessionárias da marca. Em breve, outras localidades serão confirmadas pela BYD Brasil.

Sobre a BYD Brasil
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). 

A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes. 

Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de 

Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização dos automóveis de passeio no país, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil.

Coluna Minas Turismo Gerais


Coluna Minas Turismo Gerais
  


Jornalista Sérgio Moreira

 

 


Prazo de reembolso é adiado para promoções de eventos

 

 Eventos movimentam milhões de empregos pelo país

A Medida Provisória nº 1.101 amplia até 31 de dezembro de 2022 o prazo para prestadores de serviços e empresários reembolsarem o consumidor, por eventuais adiamentos ou cancelamento de serviços, de reservas e de eventos como shows e espetáculos.

Essa desobrigação de reembolso dos valores pagos pelos consumidores é permitida caso haja remarcação dos serviços, das reservas e dos eventos adiados, ou quando haja disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços, reservas e eventos disponibilizados pela mesma empresa, desde que não sejam cobrados valores adicionais pela alteração.

Para acessar o crédito junto à empresa onde adquiriu o serviço, o consumidor precisa ficar atento ao prazo de 120 dias, contados a partir do adiamento ou cancelamento dos serviços, ou 30 dias antes da realização do evento. Esse prazo poderá ser estendido por mais 120 dias por motivos de falecimento, internação ou força maior.

Nessas situações, o crédito será repassado a herdeiro ou sucessor, em prazo contado a partir da data de ocorrência do fato que impediu a solicitação. Esse crédito, visando a remarcação dos serviços, reservas e eventos adiados, passa a ter como data limite o dia 31 de dezembro de 2023.

O prestador de serviço ou a sociedade empresária deverá restituir o valor recebido ao consumidor somente na hipótese de ficarem impossibilitados de oferecer a remarcação dos serviços ou a disponibilização de crédito.

A medida provisória define como prazo limite o dia 31 de dezembro de 2022 para os cancelamentos realizados até 31 de dezembro de 2021. No caso de cancelamentos realizados entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022, o prazo limite é o dia 31 de dezembro de 2023.

Artistas, palestrantes ou outros profissionais detentores do conteúdo, contratados de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2022 (impactados  por adiamentos ou por cancelamentos de eventos em decorrência da pandemia), “incluídos shows, rodeios, espetáculos musicais e de artes cênicas, e os profissionais contratados para a realização desses eventos” não terão obrigação de reembolsar imediatamente os valores dos serviços ou cachês, desde que o evento seja remarcado, observada a data limite de 31 de dezembro de 2023.

 


Ainda segundo a MP, na hipótese desses profissionais não prestarem os serviços contratados no prazo previsto, o valor recebido será restituído, atualizado monetariamente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), até 31 de dezembro de 2022, para os cancelamentos ocorridos até 31 de dezembro de 2021, e até 31 de dezembro de 2023, para os cancelamentos ocorridos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022.

14º CONGRESSO BRASILEIRO DE TURISMO E C&VBX

 Com o apoio de entidades do turismo nacional e patrocínio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas), CNC (Confederação Nacional de Comercio de Bens, Serviços e Turismo) e CNT (Confederação Nacional do Transporte), acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15 de março de 2022, o 14º Congresso Brasileiro de Turismo e Convention & Visitors Bureaux.


O evento receberá autoridades e experts da área econômica que abordarão os desafios e o atual momento dos Negócios de Turismo.

Veja o programa, local e como se inscrever através do link: https://www.sympla.com.br/14-congresso-brasileiro-de-convention-and-visitors-bureaux__1414534

Novas regras do trabalho de gestantes na pandemia

A Câmara dos Deputados aprovou em 16 de fevereiro, o projeto que altera as regras sobre o afastamento das gestantes no exercício das atividades trabalhistas presenciais durante a crise sanitária provocada pelo coronavírus. Trata-se da Lei Federal nº 14.151/2021, promulgada em maio de 2021.

 


Desde então, a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) e a Fecomércio MG têm atuado em favor dos empresários que apresentam dificuldades financeiras em arcar com o pagamento das funcionárias que não podem realizar o teletrabalho. No ano passado, as entidades solicitaram que o benefício previdenciário a que as grávidas têm direito fosse pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Federação chegou a ajuizar ação civil coletiva, requerendo que o período de afastamento fosse custeado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como salário maternidade. Sendo certo que a ação ainda está tramitando no poder judiciário.

Para o coordenador jurídico da Federação, Rodrigo Ribeiro Santos, “É legítima a intenção do legislador de proteger a saúde da gestante durante a pandemia. Mas a lei atual criou uma obrigação excessivamente onerosa para o empregador de remunerar a gestante durante o período de afastamento. Esse encargo deveria recair sobre a Previdência Social, que é a quem compete a proteção à maternidade, conforme previsto no art. 201, II, da Constituição Federal. Também é falha porque ignora por completo a existência de uma campanha nacional de vacinação em curso. Com base nisso, é possível afirmar que o projeto aprovado apresenta avanços positivos A proposta de alteração será enviada agora à sanção presidencial.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELO HORIZONTE RENOVA PARCERIA COM A GOL

Renovação do contrato permite que a companhia aérea mantenha o maior Centro de Manutenção de Aeronaves da América Latina em operação no terminal 


O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte acaba de renovar a parceria com a Gol e seguirá abrigando a Gol Aerotech, o maior Centro de Manutenção de Aeronaves da América Latina pelos próximos 20 anos. A companhia conta, atualmente, com cerca de 700 empregados diretos e atua na manutenção das aeronaves da Gol, além de oferecer sua expertise em serviços à demanda externa existente em companhias aéreas de todo o mundo. O espaço pode abrigar até sete aeronaves simultaneamente para os serviços e conta com oficinas de interiores, motores, rodas, freios, entre outras.   

 

Na ocasião da renovação do contrato, estiveram presentes Celso Ferrer, vice-presidente de Operações da Gol, André Cruz, diretor executivo de Operações Técnicas da Gol Aerotech, Carlos Alberto Costa, diretor de Manutenção e Reparos da Gol Aerotech, e Herlichy Bastos, diretor de Operações da BH Airport. “Estamos muito honrados com a renovação desse contrato e de ter a Gol como parceira. Nossa expectativa é fortalecer cada vez mais esse elo. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte tem uma localização estratégica privilegiada e está no centro do país, o que contribui para o trabalho de manutenção da empresa e também das demais companhias aéreas. Estamos prontos para contribuir para o sucesso das empresas do setor. Sigamos juntos”, ressalta Herlichy. 

 

“Nossa parceria com a BH Airport continua por mais 20 anos e estamos muito motivados com as perspectivas futuras para a Gol Aerotech. A meta é nos aperfeiçoarmos cada vez mais e conquistarmos novos mercados. Nosso potencial de crescimento é enorme, estamos nos aprimorando e buscando novas certificações para atendermos os clientes com excelência”, diz André Cruz, diretor executivo de Operações Técnicas da Gol

 


 

GOL Linhas Aéreas é a maior Companhia aérea do Brasil e líder no segmento corporativo e de lazer. Em 20 anos de história, democratizou o transporte aéreo no país e se tornou a maior empresa de baixo custo do setor, com a melhor tarifa da América Latina. 


A Companhia mantém alianças estratégicas com a Air France e KLM, além de disponibilizar aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. 


Com o propósito de Ser a Primeira para Todos, a GOL tem investido continuamente em produtos, serviços e atendimento para oferecer a melhor experiência de viagem aos seus passageiros. É a primeira empresa aérea da América Latina a oferecer aos seus clientes a possibilidade de compensação voluntária da emissão de carbono de seus voos, entre outras iniciativas de ESG. 


GOL prioriza a comodidade e o bem-estar, liderando em conforto com a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; conectividade e entretenimento, oferecendo a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo grátis; o melhor programa de fidelidade do mercado -- SMILES, recentemente incorporada à GOL - e um atendimento ao Cliente reconhecido e premiado por diversas organizações, como ANAC, Reclame Aqui e Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. 


No segmento de transporte e logística de cargas, a GOLLOG possibilita a captação, distribuição e entrega de encomendas para diversas regiões do País e exterior. Internamente, a GOL tem uma equipe de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da Companhia. Atualmente, a frota da GOL consiste em 129 aeronaves Boeing 737. 

 
___________________________________________________________________________________________

 Informações para sergio51moreira@bol.com.br

  @sergiomoreira63 


quinta-feira, 3 de março de 2022

Coluna Fernando Calmon




Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.190 — 3/3/22

 


IPI MENOR TERÁ BAIXO

IMPACTO NO PREÇO FINAL

 


A notícia parecia boa demais: corte no percentual das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de até 25%, a partir de 1º de março.

Carga fiscal sobre automóveis no Brasil é a maior do mundo. Um modelo com motor acima de 2 litros a gasolina, por exemplo, tem que recolher ao sair da fábrica 25% de IPI e 11,6% de PIS/Cofins (impostos federais), mais 12% de ICMS (imposto estadual). Isso alcança 36% do preço sugerido em tabela. Ainda há o IPVA de 4%, divido entre Estado e município. Em números aproximados são quase 70% de diferença entre o carro com e sem impostos. Em comparação, nos EUA o mesmo cálculo aponta para 9% e na média da Europa, 22%.

No entanto, no caso de veículos a redução no percentual da alíquota do IPI foi de 18,5% e não de 25%. Claro que imposto menor é sempre bem-vindo. Espera-se que todos os fabricantes e importadores repassem ao consumidor a diferença. Não se anime muito, pois houve um ganho modesto. Solicitei à Bright Consulting uma estimativa como simples referência.

Motores até 1 litro de cilindrada: IPI de 7% para 5,7%. Preço final: menos 1,2%.

De 1 até 2 litros (gasolina): IPI de 13% para 10,6%. Preço final: menos 2,1%.

De 1 até 2 litros (etanol): IPI de 11% para 8,9%. Preço final: menos 1,8%.

Acima de 2 litros (gasolina): IPI de 25% para 20,4%. Preço final: menos 3,7%.

Acima de 2 litros (etanol): IPI de 18% para 14,7%. Preço final: menos 2,8%.

Hoje, 48% dos carros vendidos têm motores de até 1 litro e 50% entre 1 e 2 litros. Apenas 2%, acima de 2 litros.

 

Os 10 modelos mais vendidos no mundo em 2021

Dificuldades de abastecimento de chips semicondutores, além de problemas logísticos, prejudicaram as vendas de veículos em todo o mundo no ano passado. Mas as marcas japonesas conseguiram administrar a escassez com mais eficiência, o que resultou em sete dos dez modelos mais vendidos no mundo em 2021.

A empresa de consultoria Jato fez o levantamento e apontou a liderança do Corolla em sua 12ª geração:

1) Toyota Corolla: 985.336 unidades; 2) Toyota RAV4: 965.839; 3) Honda CR-V: 713.143; 4) Toyota Camry: 617.010; 5) Testa Model 3: 592.719; 6) Honda Civic: 569.069; 7) Ford F150: 541.076; 8) Toyota Yaris: 515.018; 9) Nissan Sylphy, 498.583; 10) Wuling Hongguang Mini EV, 469.525.

Nesta relação há uma picape pesada (F150) e dois modelos elétricos (Model 3 e Hongguang, sendo este um microcarro chinês de apenas 2,92 m de comprimento). A Toyota teve quatro produtos entre os 10 mais vendidos no ano passado. O Golf costumava frequentar essa lista, porém enfrentou dificuldades de produção maiores e ficou de fora.

Deve-se ressaltar a estratégia da Toyota de manter a denominação Corolla em modelos com linhas externas bem diferentes como o Corolla Cross. Versão hatch, na Europa, já se chamou Auris até 2018, quando foi rebatizada de Corolla, embora sem semelhança com o sedã. Volkswagen, por exemplo, tem outra visão: Golf e Jetta, Polo e Virtus. GM concentra-se no Onix (hatch) e Onix Plus (sedã). Nissan Sylphy é produzido apenas na China e já adotou nomes diferentes (Almera, Pulsar, Sentra e Sunny) dependendo do país.

ALTA RODA

Stellantis divulgou seu plano estratégico para 2030. Pretende reduzir em 50% as emissões de dióxido de carbono e atingir a neutralidade em 2038. Para isso o grupo espera, dentro de oito anos, ter 100% de suas vendas na Europa apenas com veículos elétricos a bateria (VEB) e 50% nos EUA. Para outros mercados, inclusive China, não foi feita previsão. Produção mundial do grupo seria de 5 milhões de VEB por ano em 2030. O primeiro Jeep VEB estreia no início de 2023.

Salão de Genebra foi cancelado este ano, mas a premiação do Carro do Ano foi realizada e transmitida pelo site do próprio Salão. O vencedor foi o elétrico Kia EV6 com seu visual completamente novo e muito atraente, seguido pelo Renault Mégane E-Tech Electric e Hyundai Ioniq 5. Dos sete finalistas, apenas o Peugeot 308 (quarto colocado) tinha motor a combustão. Os outros finalistas: Skoda Enyaq iV, Ford Mustang Mach-E e Cupra Born.

Quem valoriza dirigibilidade de um hatch, comportamento em curvas, posição de guiar e acabamento de alto nível está bem servido com o Audi A3 Sportback. Combinação de motor de 190 cv/32,6 kgf.m e câmbio automatizado de sete marchas (duas embreagens) garante desempenho aceitável, embora o ideal fosse algo na faixa de pelo menos 220 cv para um carro de quase 1.500 kg. Espaço no banco traseiro algo limitado, mas porta-malas é muito bom. Fazem faltam alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência, itens presentes em modelos mais baratos.

São Paulo Motor Experience que será realizado no autódromo de Interlagos, de 6 a 14 de agosto próximos, ampliou o número de iniciativas para atrair mais público para o evento. Arena Racing, Veículos Especiais, Performance e Customização, Carros Clássicos e Kids são os novos espaços programados. Dos 23 boxes oferecidos aos expositores 18 foram reservados até agora.

_____________________________________________________________________________________________

www.fernandocalmon.com.br



 

RAM mostra um pouco mais de sua picape elétrica a ser lançada em 2024



A Ram anunciou recentemente o Ram Revolution, um programa exclusivo com os fãs da marca Ram que os convida a se juntar à marca em sua jornada para revolucionar o mercado de picapes novamente. Ontem, quando a Stellantis compartilhou seu plano estratégico de longo prazo, foram mostradas duas imagens que fornecem uma prévia da nova picape Ram 1500 BEV (veículo elétrico a bateria, na sigla em inglês) que chegará em 2024, na América do Norte. 


A Ram oferecerá soluções totalmente eletrificadas na maioria de seus segmentos até 2025, e um portfólio completo de soluções eletrificadas para todos os seus segmentos até 2030.

Sobre a Ram
Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do portifólio de marcas oferecidas pela Stellantis.


 

Acompanhe os canais da Ram:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ramdobrasil/
Instagram:
 https://www.instagram.com/ramdobrasil/
YouTube: https://www.youtube.com/RamdoBrasil
Facebook: https://www.facebook.com/ramdobrasil
Ram Store: https://www.ramstore.com.br/


quarta-feira, 2 de março de 2022

Após dois anos, Stock Car recebe público em Goiânia. A segunda etapa da temporada 2022 será disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna e vai contar com o acesso dos fãs nos dias 19 e 20 de março



Promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou nesta quarta-feira (2) o início da venda de ingressos ao público para a etapa de Goiânia, que será realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna no dia 20 de março. O evento também englobará a abertura da temporada 2022 da Stock Series — categoria de acesso à Stock Pro — e a segunda etapa da Copa HB20.

Será a primeira vez, desde o início da pandemia, em 2020, que a Stock Car vai realizar uma etapa com presença dos fãs em Goiânia. A última rodada dupla com público no Autódromo Ayrton Senna foi realizada em 24 de novembro de 2019, quando Gabriel Casagrande e Felipe Fraga venceram as duas corridas disputadas.
No próximo dia 20 de março, a Stock Car competirá em Goiânia seis meses depois de uma das etapas mais emocionantes da história da categoria – mas que não contou com a presença do público. Em 19 de setembro de 2021, Ricardo Maurício venceu a corrida 2 com a imperceptível vantagem (a olho nu) de 0s010 (dez milésimos de segundo) para Thiago Camilo, o segundo colocado.



Protocolo
A Stock Car seguirá um protocolo de segurança em conformidade com o decreto municipal nº 598 de 17/02/2022 e Nota Técnica nº 12/2021SUPVIG, expedida pela Secretaria Municipal de Saúde, respeitando a lotação máxima de 60% (sessenta por cento) da capacidade de acomodação do local.
Pessoas com 12 anos ou mais devem possuir esquema vacinal completo (duas doses ou dose única). Todos deverão apresentar documento com foto original e comprovante da imunização contra Covid-19. Outras opções de comprovação são o teste RT-PCR ou ainda o teste rápido de antígeno para SARS-CoV2 com resultado negativo, realizado em até 48 horas antes do evento.



Valores e como adquirir 
Os ingressos serão disponibilizados para o Setor Platô A, a área gramada com visibilidade para a pista, na reta dos boxes. Haverá permissão para entrada no autódromo com cadeiras de praia e guarda-sóis para acomodação no setor, cujo valor do ingresso é de R$ 100, com meia entrada a R$ 50. Todos os ingressos serão válidos para os dois dias de evento, em 19 e 20 de março.Mais detalhes sobre o protocolo sanitário e compra de ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, disponível neste link.
Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla ou, sem a taxa de conveniência, na bilheteria do próprio Autódromo Internacional Ayrton Senna: Rodovia GO 020, Km 04, s/n, Parque Lozandes, Goiânia (GO), com acesso pelo Portão 02. Horários de atendimento: sábado, 19 de março, entre 9h e 17h; domingo, 20 de março, das 8h até o fim do evento.

Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.