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sábado, 3 de setembro de 2022

Hoteleiros, agentes de viagens e de outras atividades do Turismo este é o melhor momento para adquirir o ingresso para o FESTURIS que acontece de 3 a 6 de novembro

Você sabia que a melhor hora para garantir seu ingresso para o Festuris 2022 é agora?

festuris gramado
A verdade é que, para estar na Maior Plataforma de Negócios de Turismo da América do Sul, você precisa tomar uma decisão.

Na edição 2021, contamos com a sua presença. E neste ano, de 03 a 06 de novembro, queremos novamente.

E se você comprar agora, o preço é menor.

Em breve trocaremos de lote; e aí, sua entrada ficará mais cara

Não adie a decisão de participar do evento que vai ressignificar o turismo.

Toque no botão abaixo e compre agora o seu ingresso: 👇

EU QUERO COMPRAR AGORA

Abraço,

Equipe Festuris





O Espírito Santo é um dos mais atraentes estados brasileiros.
Entre os principais atrativos está o litoral com cerca de 400km de lindas praias com águas quentes e frias, além das paisagens exuberantes. As principais estão localizadas nos municípios de Vitória (capital), Vila VelhaGuarapariAnchietaAracruz e Conceição da Barra onde está a charmosa Vila de Itaúnas.
O seu próximo destino!
Infraestrutura, Organização e Segurança.
Os destinos capixabas estão organizados e preparados para bem receber o turista. São mais de três mil estabelecimentos regulares no Cadastur, infraestrutura, segurança, um dos melhores aeroportos do país e uma gastronomia especial com destaque para a moqueca e a torta capixaba.
Uma Gastronomia inigualável.
As duas delícias capixabas têm um tempero especial pois são preparadas nas tradicionais panelas de barro, feitas pelas Paneleiras de Goiabeiras cujo processo pode ser conhecido pelos turistas.
Atrativos religiosos, culturais, naturais e históricos do Estado.
Outros destaques são o Convento da Penha e o Santuário Nacional de Anchieta, assim como o Grande Buda e o Palácio Anchieta.

Citroën Ami é destaque em evento de e-commerce no Brasil

 

A Citroën foi um dos destaques da edição 2022 do Mercado Livre Experience (Meli XP), evento do maior marketplace da América Latina. Realizado na última quarta-feira (31) no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o Meli XP trouxe um ambiente focado em novidades de e-commerce, logística e geração de negócios.

O grande destaque do estande de 65 m² da Citroën foi o Ami, a solução de mobilidade elétrica que fez no Meli XP sua primeira aparição pública no Brasil. O Ami é uma alternativa inteligente para deslocamentos urbanos e logística.  Elétrico e alinhado a uma proposta sem emissões, o Ami tem motor de 6 kW, que lhe dá a agilidade necessária em diversos ambientes, com velocidade máxima de 45 km/h.

Com só 2,41 metros de comprimento e 1,36 metro de largura, a solução de mobilidade tem autonomia de até 75 km pelo ciclo europeu e sua recarga pode ser feita em qualquer tomada de 220V convencional em somente três horas. E o mais prático: seu cabo de recarga fica embutido no próprio carro, bastando conectá-lo em qualquer tomada.

Outra atração da Citroën no Meli XP foi o Ë-Jumpy, primeiro modelo elétrico da marca no Brasil, capaz de levar até 1 tonelada de carga e com autonomia de até 330 km. Com um baú de carga de 6,1 m³, o Ë-Jumpy é a solução ideal para empreendedores e companhias que buscam uma solução para o transporte urbano de cargas sem emissões.

Acompanhando o lema do Mercado Livre Experience 2022, que é ‘Gerando Negócios, Transformando Vidas’, a Citroën e suas mais recentes tecnologias em mobilidade inteligente vão justamente ao encontro deste novo momento da marca: o de oferecer soluções mais limpas, mais inovadoras e cada vez mais acessíveis.

PEUGEOT apresenta parcerias inéditas na Expointer


A PEUGEOT leva para a 45ª edição da Expointer novidades que reforçam seu ecossistema com foco em eletromobilidade, além de exibir todo seu portfólio no estande. Realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, no Rio Grande do Sul, o evento acontece até o dia 4 de setembro e espera receber mais de 400 mil visitantes.

O destaque no estande da PEUGEOT vai para seus modelos elétricos. Durante a ocasião, a marca expõe o modelo e-EXPERT, primeiro veículo utilitário 100% elétrico no Brasil, e o e-208 GT, um hatch elétrico, magnético e divertido de dirigir. Ambos fazem parte dos planos da PEUGEOT para estimular o desenvolvimento de uma cultura da eletromobilidade no Brasil.

Os veículos elétricos em exibição no estande da PEUGEOT inauguram o início de uma parceria inédita com a renomada marca americana Specialized. A primeira ação fruto dessa nova aliada é a exposição de um veículo 100% elétrico adaptado para transporte de bikes, também elétricas, da Specialized, referência global no tema. Além disso haverá exposição de outros modelos, como o Vado IGH 3.0, Vado SL 5.0 e a Crew SL, em conjunto com as lendárias e icônicas bicicletas da Peugeot.

O objetivo da Marca do Leão é, não só exibir seu completo portfólio, mas também aproveitar a relevância do evento para despertar no público a necessidade do debate sobre um novo estilo de vida. Instigar os visitantes a repensarem a forma como vivem e se movem, seja na cidade ou no campo, no lazer ou no trabalho.

Para a Marca, o tema da eletromobilidade é necessária para a inauguração, de fato, um novo momento de desenvolvimento econômico e social do Brasil. Apoiar essa causa, já protagonizada por outros, impulsionando a eletrificação do transporte e a adoção de modelos mais conscientes, integrando diferentes formatos. A PEUGEOT acredita na multimodalidade, combinando os meios de locomoção existentes com soluções cada vez mais rápidas e menos cara.

Outro importante parceiro desse movimento da PEUGEOT é a Tupinambá, empresa de soluções inteligentes e de recarga para veículos elétricos. O carregamento inteligente é o principal foco da empresa. A Tupinambá é pioneira em criar maneiras de tornar a mobilidade elétrica uma escolha mais fácil para os motoristas. O acordo prevê para os clientes da PEUGEOT a oferta de uma solução que envolve hardware, software, serviços e aplicativo logo após comprar o carro na concessionária.

Quem passar pela Expointer, também pode conhecer a nova linha do 208, com pacote único de equipamentos, que tornam o veículo mais completo e competitivo do segmento de hatches compactos. Assim como a linha 2023 do 2008, SUV com câmbio automático e teto bitom de série para todas as versões, além do elegante 3008, SUV com destaque em design, conforto e segurança.

A experiência com a PEUGEOT ainda passa pelos Veículos Utilitários Leves com os modelos com foco no uso profissional: Peugeot Boxer Cargo e Peugeot Expert Pack, que unem o que há de melhor em ergonomia e praticidade, além de atributos técnicos e de capacidade que os diferenciam no segmento.

EXPOINTER 2022

A 45° Expointer começou no sábado, dia 27, e segue até o dia 4 de setembro. A feira traz mais de 400 eventos e atrações, que ocorrem no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Além da participação de empresas, como é o caso do Grupo Stellantis, os visitantes podem acompanhar exposições de cerca de 150 raças de animais, leilões, desfile dos campeões, programação cultural, com shows e apresentações de dança.

Em 2022, a feira retorna pela primeira vez sem restrição de público após a Covid-19. Segundo os organizadores, eventos similares em outros países registraram um público até duas vezes maior, após a pandemia, uma tendência que deve se repetir na Expointer. Para mais informações https://www.expointer.rs.gov.br/inicial .
 

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Minuto PEUGEOT: Detalhes e inovações que fizeram da Marca uma pioneira em eletrificação. Assista o vídeo


ASSISTA O VÍDEO E INSCREVA-SE NO CANAL

https://youtu.be/jQqnTOQaFhE

Estamos em uma era onde a oferta de carros elétricos se expande a cada dia. Hoje, eles já são mais autônomos, mais potentes e com muito mais tecnologia embarcada. Mas você sabia, que lá no início do século 20, a PEUGEOT já estava trabalhando no primeiro projeto de um carro elétrico?

Neste segundo episódio, o MINUTO PEUGEOT, conta alguns detalhes do seu projeto pioneiro de eletrificação, que começou a se concretizar em 1941, quando a marca francesa apresentou em La Garenne, próximo a Paris, um veículo elétrico, o VLV (sigla para Véhicule Léger de Ville, ou Veículo Leve de Cidade, em português). O seu processo de desenvolvimento foi baseado em estudos realizados por engenheiros da Marca duas décadas antes, utilizando um Peugeot 201.

O VLV era um mini-cabriolet de dois lugares, com 80 quilômetros de autonomia e velocidade máxima de 35 km/h. O veículo era equipado com quatro baterias de 12 V, que geravam uma potência de 3,3 cv, podendo ser recarregadas em qualquer tomada. O peso total do modelo era de 525 kg, sendo 365 kg da carroceria de alumínio e 160 kg das baterias. Em seu capô, ostentava um raio à frente, em substituição ao tradicional Leão da PEUGEOT.

Apesar de todas as dificuldades por conta das restrições na fabricação e da falta de matéria-prima, o VLV teve 377 unidades produzidas e conseguiu garantir serviços essenciais, como distribuição de correio e prestação de assistência médica. A solução foi primordial para o cenário da época, que era de completa escassez de combustível decorrente da Segunda Guerra Mundial. Em 1943, as autoridades do regime de Vichy proibiram a sua produção.

Interrompida essa primeira incursão na eletrificação, a PEUGEOT retomou os projetos de promoção da mobilidade elétrica por conta da Crise do Petróleo, nas décadas de 70 e 80. A partir do desenvolvimento de modelos de série, como o PEUGEOT 104 e o PEUGEOT 205, surgiu então o PEUGEOT 106 elétrico, entre 1995 e 2001. Já no Século XXI, a PEUGEOT colocou no mercado o PEUGEOT iOn, em 2009, e o PEUGEOT Partner Electric, em 2014.

Hoje, a PEUGEOT se destaca no Brasil pelo e-208 GT e e-EXPERT, modelos que oferecem alta performance e autonomia de mais de 330 km. O hatch 100% elétrico é equipado com ótimas tecnologias e conta com uma bateria de 50 kWh e potência de 136 cv, além do sistema de frenagem regenerativa, que permite a recarga em situações de desaceleração. Já o primeiro furgão elétrico da PEUGEOT conta com muita versatilidade, que eleva o conceito de conforto da categoria a um nível muito superior. O PEUGEOT e-EXPERT é um veículo prático, de fácil recarga com 6,1 m³ de volume útil e 1.000 kg de carga útil, aliado a um baixo custo de manutenção. E a PEUGEOT não para por ai, a Marca já confirmou mais um lançamento elétrico para o Brasil ainda neste ano.

Bright Consulting analisa dados de licenciamento de agosto


02/09/2022 - A Bright Consulting incorpora novas tecnologias e métodos para entender o mercado automotivo brasileiro que vão do aprendizado de máquina até modelagens estatísticas e econométricas suportados pelas análises consistentes de seus consultores. Previsões da consultoria têm sido reflexo deste empenho, resultando em alta acuracidade de volumes, segmentos e evolução tecnológica da indústria.

 
O fechamento das vendas do mês de agosto no Brasil traz boas notícias ao mercado:
  • Emplacamento de 194.125 unidades no período contra uma previsão de 193.255 veículos – precisão de 99,5%. Melhor volume mensal do ano, superando as 175 mil unidades de carros e comerciais leves de maio.
  • Vendas diárias de 8.440 unidades, melhor ritmo do ano, 4,8% superior às 8.050 vendas diárias de julho e 17,1% maior que as 7.207 unidades diárias vendidas em agosto de 2021.
  • 53% de vendas diretas, novo recorde para o setor, superando os 51% alcançados em julho. Este número reflete novas condições comerciais negociadas entre montadoras e locadoras e a aceleração de venda direta a pessoa física e contratos de assinatura. A Bright Consulting estima que 34-35 pontos percentuais dessas vendas diretas tiveram destino as locadoras, que ora recompõem seus estoques – aqui também um novo recorde que faz prever uma continuidade nos próximos meses.
  • Na distribuição de vendas por estado, Minas Gerais toma a dianteira com 28% dos emplacamentos, novamente tendo as locadoras como alicerce. São Paulo segue com 24%, também inflacionado pelas locadoras que voltam a ter frota no estado. O terceiro estado do ranking é o Paraná que segue longe, com 6,4%.
  • Grande recuperação dos hatchbacks, também alavancados por vendas a locadoras, alcançando 35,9% dos emplacamentos e deslocando os SUVs para a segunda posição com 32,8%. Sedans perderam participação, caindo do patamar de 13% para 11,2%. E sobem as vendas de picapes derivadas de carros, que foram a 8,7%.
  • Veículos eletrificados continuam no mesmo patamar, com 2,1% versus 2,2% no acumulado do ano – 1,5% no mesmo período de 2021. A mudança importante está nos elétricos BEV que passaram de 0,4 a 0,5% das vendas, com a chegada de compactos e vans na categoria. Mas a aceleração das vendas de eletrificados nos últimos dois meses, e que deve se intensificar em setembro, deve-se à necessidade das montadoras de vender veículos mais eficientes para a qualificação de eficiência energética que tem data limite em 30 de setembro.
  • Entre as montadoras, Fiat, VW e GM aceleram no mês, marcando participações de respectivamente 22,8%; 16,8% e 15,7%, valores maiores do que no acumulado do ano. Perdem Hyundai e principalmente Toyota.
  • Projeção Bright de volume para 2022 continua em 1,97 milhão de unidades, trazendo um perfil de vendas mais normalizado no ano, com 57% do volume no segundo semestre, enquanto 2021 com grandes problemas de suprimentos e logística atingiu 49% nesse período.

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira




93 anos de tradição do Mercado Central

Considerado um dos três melhores mercados centrais do mundo, o melhor do Brasil, O Mercado Central de Belo Horizonte completa dia 7 de setembro, 193 anos de atividades, é um dos principais pontos de atrações turísticas da capital mineira com sua diversidade de lojas, uma culinária deliciosa com aromas das comidas passando pelos corredores e avariado cardápio das cachaças, cervejas licores e muitas supressas para o público em geral que passa em média cerca de 40 mil pessoas. É uma organização comercial com 400 lojas bem administrada, marco da capital mineira.

Um pouco da gastronomia para o público


Temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características mais marcantes da cultura mineira dão charme e muita personalidade ao mercado mais querido de Belo Horizonte.  Há nove décadas, o Mercado Central é ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade.

Nesse tempo, deliciosos pratos da comida típica, diferentes formas de religiosidade, toda a criatividade e delicadeza do artesanato e muitos outros preciosos traços da cultura popular mineira fazem do Mercado Central um espaço único, que une tradição e contemporaneidade e encanta por sua singularidade.

 

Centenas de cachaças mineiras nas lojas

 

Belo Horizonte tinha apenas 31 anos quando um prefeito empreendedor resolveu reunir, em um só local, os produtos destinados ao abastecimento dos 47.000 habitantes da jovem cidade. Foi assim que o Mercado Central nasceu, no dia 7 de setembro de 1929: unindo as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária. Em um terreno de 22 lotes, próximo à Praça Raul Soares, o prefeito Cristiano Machado reuniu todos os feirantes, centralizando o abastecimento da população. Nos 14.000 m² do terreno descoberto, circundado pelas carroças que transportavam os produtos, as barracas de madeira se enfileiravam para a venda de alimentos.

O Mercado, então denominado Mercado Municipal, com sua atividade intensa e movimento alegre, funcionou até 1964, quando o prefeito da época, Jorge Carone, resolveu vender o terreno, alegando impossibilidade de administrar a feira. Para impedir o fechamento do Mercado, os comerciantes se organizaram, criaram uma cooperativa e compraram o imóvel da Prefeitura. No entanto, teriam que construir um galpão coberto na área total do loteamento no prazo de cinco anos. Se não conseguissem, teriam que devolver a área à Prefeitura.

A tarefa não foi fácil. A duas semanas do fim do prazo dado pela prefeitura, ainda faltava o fechamento da área. Foi então que os irmãos Osvaldo, Vicente e Milton de Araújo decidiram acreditar no empreendimento e investiram no projeto. Foram contratadas quatro construtoras, ficando cada uma responsável por uma lateral, para que o galpão pudesse ser fechado no prazo estabelecido. Ao fim do prazo, os 14.000 m² de terreno estavam totalmente fechados. Os associados, com seu empreendedorismo e entusiasmo, viam seu esforço recompensado.

Assim, bem organizado e com participação ativa dos comerciantes, a cada dia ao longo dos anos o Mercado ampliava suas atividades, expandia seus negócios e se transformava em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e de comidas típicas, tornando-se um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos pelos mineiros.


Fígado com jiló tradição nos botecos do mercado

Atualmente, com nove décadas de vida, o mercado possui mais de 400 lojas, oferece serviço de informações bilíngue, atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo e, em seus corredores, guarda grandes memórias e muitas histórias para contar.

Pensando na função social de ter suas portas abertas para todo o público, incluindo os clientes que possuem alguma dificuldade de mobilidade, o Mercado Central possui elevadores e rampas de acesso, disponibiliza cadeiras de rodas e mantém profissionais treinados para atendimentos especializados.

Com o projeto Consumidor do Futuro, atende escolas regulares e especiais, garantindo que crianças e jovens portadores de necessidades especiais também possam vir ao Mercado para descobrir as cores, os cheiros e os sabores diversificados.

 

Expectativa para novos tempos no turismo

A agitação do mercado turístico desde o final de ano de 2021 gerou uma enorme expectativa para os novos rumos do turismo no Brasil e no mundo. Conforme o Anuário da Braztoa, divulgado em abril, a pesquisa do Painel de Especialistas da Organização Mundial do Turismo (OMT) de janeiro de 2022 indica que 61% dos profissionais de turismo esperam um desempenho melhor em 2022 do que em 2021.

Público do Brasil exterior visitam estandes, fazem negócios para o desenvolvimento do trade turístico


Para o agente de viagens Victor Almeida, da Victor Travel, de Porto Alegre, a recuperação do setor turístico já é uma realidade e considera este, um dos melhores momentos desde o início da pandemia. “Acredito que eu tenha feito o tema de casa no período em que não havia venda de viagens. Falei com meus clientes, me coloquei à disposição, ajustei demandas e, agora, vejo um ‘boom’ de procura por viagens, especialmente internacionais, que é nosso carro chefe”, destaca Victor que atua no turismo há 18 anos, sendo uma agência especialista em América do Norte e referência em viagens para o Canadá e Estados Unidos.

A expectativa positiva da cadeia turística fica mais evidente, segundo mostram os números do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, o Cadastur. A plataforma atingiu a marca de 140.973 estabelecimentos e guias de turismo registrados. De acordo com o site do Ministério do Turismo, apenas nos primeiros quatro meses deste ano foram 4.419 novos cadastros.

Segundo relata Victor, há uma maior valorização do agente de viagens por parte dos clientes. “Percebo que os passageiros estão com medo, não só pela questão financeira, mas pela segurança e saúde, reconhecendo o papel do agente que é fundamental para uma viagem tranquila”, analisa Almeida que também faz um alerta: “Cuidado, busque um agente de viagens comprometido”, finaliza.

Por dentro das necessidades do turismo e do trade, e entendendo a força dessa retomada, o Festuris - Feira Internacional de Turismo, que ocorre de 3 a 6 de novembro, em Gramado, está com as inscrições abertas. Agentes de viagens e guias de turismo podem se credenciar de forma gratuita no site www.festurisgramado.com.br.

 

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+ e Wedding. O Sebrae é patrocinador e Laghetto é a rede hoteleira oficial. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.


Mineirinho voltará a funcionar


Belo Horizonte tem cerca de 2 milhões 500 mil habitantes, a Região Metropolitana de BH aproximadamente 6 milhões de habitantes, mas a público não estava tendo condições de assistir jogos esportivos de esportes especializados, conhecidos como olímpicos em ginásios para grandes públicos, acima de 5 mil espectadores, pois o Ginásio do Minas Tênis Clube tem capacidade para 4 mil pessoas. Portanto o Ginásio Mineirinho estava fechado há anos e a partir da semana passada foi realizado o termo de uma PPP-Político Público Privada entre o consórcio DMDL/Progen e o Governo Estadual.

Mineirão, Mineirinho, Lagoa da Pampulha, Igreja São Francisco de Assis é o conjunto arquitetônico da Pampulha é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco

O ginásio Jornalista Felipe Drummond, o Mineirinho faz parte do conjunto arquitetônico da Pampulha é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O Mineirinho foi inaugurado em 1980, como maior ginásio coberto do Brasil. O imóvel possui área construída de 56 mil m², distribuídos em nove níveis, e capacidade para o recebimento de aproximadamente 20 mil pessoas. Além disso, o local conta com mais de 75 mil m² de área externa. O ginásio já foi palco de importantes jogos de vôlei e shows musicais na história de Belo Horizonte.

O projeto da iniciativa privada prevê a construção de um restaurante, um ‘corredor shopping’ para a comercialização de produtos, uma área de recreação voltada para o público infantil e a reforma de todo o ginásio e da área externa.

Pelo edital, o consórcio vencedor DMDL/Progen poderá explorar o espaço pelo prazo de 35 anos e será responsável pela reforma completa da estrutura, bem como sua conservação e gestão do equipamento. A previsão da empresa é de que durante todo o período da concessão sejam investidos cerca de R$150 milhões. Desse total, R$41 milhões deverão ser destinados à reforma do imóvel, que vai ocorrer logo os primeiros dois anos de contrato, colocando Belo Horizonte em definitivo nos grandes circuitos de shows e eventos esportivos do país.

Mesmo após a concessão, o estado de Minas Gerais continuará sendo o proprietário do Mineirinho. Apenas a gestão, manutenção e exploração serão realizadas pela empresa, que deve realizar investimentos de reforma e ampla modernização do imóvel.

Turistas estrangeiros

 


Em mais de dois anos de pandemia, o setor do turismo, duramente afetado pelas medidas de isolamento social sofreu grande baque com a impossibilidade de realizar viagens, sejam nacionais ou internacionais. Contudo, devido ao avanço da vacinação e a melhoria do cenário pandêmico como um todo, os aeroportos voltaram a receber demanda.

Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), mais de 3 mil aviões desembarcaram durante o mês de julho vindo de fora do país – o que equivale a 72% do que foi registrado neste mesmo período há três anos, antes da pandemia. Em junho, a porcentagem foi ainda maior: 76%. Os aeroportos internacionais mais movimentados foram os de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília e Porto Alegre. Segundo o Banco Central, a receita advinda dos turistas estrangeiros de janeiro a março foi de 1,2 bilhão de dólares – dobro do valor registrado neste mesmo período do ano passado e 68% maior do que em 2019. A expectativa da Embratur com base em um estudo da GlobalData é atrair 4 milhões de turistas estrangeiros este ano.

Chef Manoel e a feijoada

Por 26 anos foi servida nas tardes de sábado no restaurante Varandão do Belo Horizonte Othon Palace Hotel, centro da capital mineira foi o marco do público para uma boa prosa, confraternização na feijoada servida no 25 andar do hotel, que foi fechado há 5 anos, após 40 anos de atividades. A tradicional feijoada está de volta com novo endereço, Hotel Intercity BH Expo.

Chef Manoel Pereira que foi por 26 anos um dos responsáveis pela tradicional Feijoada do Varandão, é o comandante do Restaurante Libertas do Hotel Intercity BH Expo, e responsável pelo preparo. A partir da segunda quinzena de setembro, todas as sextas-feiras e sábados o restaurante, que é aberto ao público a mais completa Feijoada de BH.

Por muito anos o Chef Manoel comandou a Feijoada do Othon no centro capital. No Hotel Intercity BH Expo, o Chef Manoel comanda a cozinha do Libertas, incluindo os eventos.  A expectativa é de as maiores para o dia 17 de setembro chegar, que terá samba, pagode e estacionamento gratuito. Quem comparecer a avant-première da Feijoada do Libertas, vai se surpreender com a Feijoada e com a boa música. O evento começa às 12h com uma tarde de deliciosa feijoada e super diversão musical.

Chef Manoel Pereira

O bufê, assinado pelo Chef Manoel Pereira, contará com saladas, petiscos, guarnições e deliciosas sobremesas. Além disso, os clientes recebem de cortesia de uma caipirinha preparada com a melhor cachaça de Minas.

A feijoada é servida com todos os ingredientes separados, assim cada cliente tem a opção de montar o prato com os itens de preferência. Ao todo, são seis tipos de saladas e seis de petiscos como torresmo, mandioca frita, pernil, linguiça defumada, carne de sol acebolada e pastel de angu. Entre as carnes estão linguiça, paio, carne seca, costelinha de porco, rabinho, língua, orelha, pé de porco, calabresa, lombo defumado e filé de frango grelhado. Entre as guarnições estão arroz, farofa e couve.

As sobremesas são um capítulo à parte e é possível escolher entre oito diferentes opções como cocadas, pé de moleque, mini quindim, pudim de leite condensado, doce de leite, doce de cidra, goiabada com queijo minas e frutas da estação. As bebidas são cobradas à parte.


Do Intercity BH Expo – Restaurante Libertas, avenida Amazonas, 7702, bairro Gameleira. O Buffet completo incluindo sobremesas vai custar R$89,90 e os ingressos são limitados. Estacionamento é cortesia. O Hotel vai oferecer 15% de desconto nas hospedagens para quem estiver na Feijoada e hospedar após a feijoada., informações e reservas (31)33075802 e 9559-4169 Whatzapp   www.intercityhoteis.com.br

Gastronomia fundamental para destino turístico

Em março deste ano, o Ministério do Turismo lançou um projeto que, nos últimos tempos, virou protagonista no setor, o Programa Nacional de Turismo Gastronômico Gosto Pelo Brasil. A proposta é desenvolver o turismo gastronômico e efetivar a vocação do Brasil como destino internacional de excelência neste segmento.

Em 2019 o Festuris apresentou a Arena Gastronômica em outro formato  Crédito: Rafael Cavalli 

É aliada a essa ascendência do segmento a grande novidade da 34ª edição do Festuris Gramado - Feira Internacional de Turismo, o Espaço Food & Drinks Experience. De acordo com a organização, a área de exposição ultrapassa 2 mil metros quadrados e a proposta é que o participante faça uma imersão em diferentes experiências gastronômicas, se envolvendo no universo de aromas e sabores.

Conforme adianta Eduardo Zorzanello, CEO do evento que acontece de 3 a 6 de novembro, em Gramado, haverá uma grande oferta de atrativos e destinos gastronômicos no espaço, assim como empresas de enoturismo das regiões de Vinhedos e Hortênsias, além da Argentina, e cervejarias. Também terá no Food & Drinks experiência com erva mate e chocolates, além de outras iniciativas que envolvem o universo gastronômico.

De uma forma inovadora, os expositores colocarão à disposição dos participantes seus produtos para degustação e comercialização. "Unindo essa experiência, é mais fácil entender que o produto gastronômico de um destino faz com que ele se desenvolva ainda mais, e esse é nosso objetivo, mostrar o que há de melhor no segmento'', detalha Zorzanello.

Marta Rossi, fundadora e CEO do evento, enfatiza a importância de unir os negócios à gastronomia. "Estamos falando sobre identidade, pertencimento e experiência que a gastronomia nos proporciona, isso tem tudo a ver com a essência do turismo", declara a empresária.

Além das áreas de alimentação que já operam nos dias do evento, na Alameda Gastronômica, os restaurantes expositores vão comercializar seus pratos de uma maneira diferenciada. Outra novidade é a Arena Gastronômica diferenciada das edições anteriores, com chefs de cozinha colocando em prática a cultura da mesa de diferentes regiões do país e, para completar as experiências, haverá, ainda, Wine Class e mais uma Área Gourmet.

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34 edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados Luxury Experience. Business & Innovation LGBT e Wedding. www.festurisgramado.com

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 Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br @sergiomoreira63 

 

 

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.216 — 1/8/22

 


Preço bom e estilo diferenciado

vão alavancar vendas do novo C3

 


Uma verdadeira virada de chave em relação ao C3 tradicional. Nessa terceira geração a Citroën investiu para se diferenciar dentro do amplamente concorrido segmento B (hatches compactos), que oferece mais de 15 modelos. Essa estratégia mostra-se correta e se inspirou nos SUVs incluindo as onipresentes barras no teto, capô plano, arcos de proteção nos para-lamas e uma cabine com mais espaço para cabeça dos ocupantes. Na distância entre-eixos de 2,54 m é praticamente igual ao Onix e HB20.

O novo C3 tem realmente aparência de SUV com altura total de 1,6 m (na realidade uns 2 cm menos em razão das barras no teto). Há bons ângulos de entrada (23°), de saída (39°) e 18 cm de altura livre do solo, o que permite enfrentar bem lombadas, valetas, buracos e um fora de estrada leve. Porta-malas de 315 litros (padrão VDA) é apenas 5% maior que o melhor dos concorrentes diretos, porém acomoda muito bem a bagagem por seu formato. O comprimento de 3,98 m está dentro do padrão dos compactos, assim como a largura de 1,73 m.

Maior destaque do C3 é o seu estilo atual, desde o conjunto óptico dianteiro aos vincos laterais e à traseira bem equilibrada e moderna. O teto bitom preto ou branco é opção por R$ 1.300. A Citroën decidiu entrar na briga em todo o espectro do segmento B, surpreendendo ao oferecer preços entre R$ 68.990 e R$ 93.990. Deve-se notar, porém, que agora há apenas dois airbags (antes eram quatro). Para manter o preço competitivo há apenas o obrigatório controle eletrônico de estabilidade.

A interação dentro da Stellantis evidencia-se não apenas pelo uso da moderna plataforma CMP da PSA. Estão disponíveis tanto o motor três-cilindros de 1 litro origem Fiat com 75 cv (E)/71 cv (G) e 10,7 kgf.m (E)/10,0 kgf.m (G), quanto o 4-cilindros de origem francesa de 1,6 litro 120 cv (E)/113 cv (G) e 15,7 kgf.m (E)/15,4 kgf.m (G). Caixa de câmbio automática de seis marchas inclui opção de trocas manuais e está disponível apenas na versão versão-topo Feel Pack com o motor mais potente.

Consumo de combustível do motor de 1 litro (PBEV/Inmetro): urbano 12,9 km/l (G)/9,3 km/l (E); estrada: 14,1 km/l (G)/10,0 km/l (E). Aceleração 0 a 100 km/h: 15,0 s (G)/14,1 s (E). Consumo para o motor de 1,6 litro e câmbio automático: urbano: 10,3 km/l (G)/7,2 km/l (E); estrada: 12,4 km/l (G)/8,5 km/l (E). Aceleração 0 a 100 km/h: 11 s (G)/10,4 (E).

Cerca de 70% das vendas vão se concentrar no motor de 1 L e escolhi esta versão para uma avalição no Rio de Janeiro (RJ). A posição de guiar mais alta do que os hatch compactos agrada, porém o assento do banco do motorista é um pouco curto. Só a partir da versão Live Pack há regulagem de altura. O quadro de instrumentos é simples demais com velocímetro digital em destaque. A central multimídia de 10 pol., além de fácil de operar, tem espelhamento sem fio para celulares com Android Auto e Apple Car Play. Há três conectores USB de carga rápida, sendo dois para o banco traseiro. Os materiais de acabamento são todos de plástico rígido. Já o desenho do painel é um ponto a destacar.

Motor apresenta nível aceitável de ruído e vibração, embora precise de um pouco mais de potência e torque. Destaques para precisão de direção e o comportamento das suspensões em piso irregular e em curvas (apesar do centro de gravidade mais alto).

 

Noventa milhões de veículos produzidos no Brasil

 Até hoje há discussões sobre o primeiro veículo fabricado no Brasil: o Romi-Isetta, de dois lugares e uma só porta ou a perua DKW Universal, da Vemag, posteriormente rebatizada de Vemaguet. O Romi-Isetta tem um grande valor, mas seu uso era limitado. Entre os carros convencionas a perua DKW de duas portas saiu da linha de montagem em 19 de novembro de 1956. A produção de ambos foi muito baixa, praticamente simbólica naquele ano.

Por esse motivo a Anfavea só contabiliza produção desde 1957 e acaba de anunciar que ainda no mês de agosto a indústria automobilística nacional alcançou a marca de 90 milhões de unidades fabricadas nestes 65 anos. O número histórico inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, sem computar máquinas agrícolas e veículos exportados CKD (desmontados).

O primeiro milhão de unidades no ritmo de produção anual só foi atingido em 1993. Dez anos depois, o recorde anual de 3.713.813 veículos que permanece até hoje. Márcio Leite, presidente da entidade, projeta para 2026 a produção acumulada de 100 milhões de unidades no Brasil.

 

Chevrolet Bolt elétrico avança em estilo e acabamento

A General Motors sofreu alguns percalços técnicos com a bateria de seu primeiro modelo 100% elétrico Chevrolet Bolt, um crossover fabricado nos EUA e modelo de entrada da marca neste mercado. Cerca de 200 unidades foram vendidas no Brasil desde o lançamento em 2019, mas a partir deste mês de setembro a importação estará regularizada. O preço até diminuiu nos EUA, mas a desvalorização do real acabou puxando o valor das primeiras 90 unidades aqui para R$ 329.000.

Identificado como misto de monovolume e hatch, o Bolt Premier 2023 tem desenho bem mais evoluído do que a primeira geração, tanto na dianteira quanto na traseira. O interior foi renovado e os materiais de acabamento, refinados. Os bancos ficaram mais confortáveis, enquanto o espaço para cabeça dos ocupantes e as pernas dos passageiros no banco de trás é bom para um carro com 2,60 m de entre-eixos e assoalho plano. Seu comprimento de 4,14 m é 8 cm maior que o Polo.

Em substituição à alavanca joy stick no console há teclas que incluem seleção Sport e de condução com um só pedal, de fácil adaptação por parte do motorista, além de recuperar energia para bateria. Um outro botão, atrás do volante, amplia o nível de regeneração em frenagem. Porta-malas (padrão VDA) tem bom volume: 470 litros.

Em versão única, de topo, o Bolt oferece 10 airbags, sistema de áudio premium Bose, recarga por indução do celular com espelhamento sem cabo para Android Auto e Apple CarPlay, câmeras de alta definição em 360° para o assistente de estacionamento, frenagem automática para mitigar acidentes com detecção de pedestres, entre vários outros.

Motor continua o mesmo: 203 cv, torque instantâneo de 36,7 kgf.m e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 s coerente com a proposta e o porte do Bolt. Alcance médio de 390 km pelo ciclo de medição SAE J1634, considerado o mais próximo da realidade frente ao WLTP e ao superado NEDC.

Há um novo carregador residencial de carga lenta por cerca de R$ 12.000 (incluída a instalação) para alcance de 40 km a cada hora na tomada. Até 25 deles podem ser instalados nos medidores de condomínio para leitura individual, ajudando a resolver questionamentos em prédios residenciais. Em carregadores rápidos de 50 kW (o máximo suportado) garante 144 km de alcance em 30 minutos.

A plataforma elétrica Ultium da GM com módulos padronizados permite uma distribuição de peso próxima a 50% para cada eixo, o que torna a condução mais segura e prazerosa.

 

Gama Ram aumenta com modelo de entrada Classic

 Picape é a geração anterior da 1500 e chega ao país nas versões Laramie e Laramie Night Edition. Preços serão divulgados apenas em 15 de setembro, mas devem se situar entre R$ 350 mil e R$ 400 mil, já que o modelo vai mirar em versões a diesel mais caras de Hilux, S10, Ranger, Amarok, L200 e Frontier. Como vem do México (sem imposto de importação) o preço deve ficar mais competitivo.

Motor Hemi V-8 de 5,7 litros a gasolina é o mesmo da 1500 Rebel, com 400 cv e 56,7 kgfm. Câmbio automático TorqueFlite de oito marchas e tração 4x4 temporária com reduzida. Segundo a marca, a Ram Classic acelera de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. As médias de consumo informadas são de 5,2 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada.

Dimensões são generosas: 5,82 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,97 m de altura e distância entre eixos de 3,75 m. Caçamba tem capacidade volumétrica de surpreendentes 1.424 litros, mas picape leva apenas 531 kg de carga incluindo ocupantes (menos que picapes compactas). No mercado brasileiro isso não importa tanto. Picape média carregando uma tonelada, como as citadas acima, só em poucas situações de uso comercial. Capacidade de reboque de 3.534 kg também é bem incomum no Brasil.

Lista de equipamentos inclui 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, sistema multimídia com tela de 8,4 pol., ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura e controle de velocidade de cruzeiro. Plano de manutenção é atraente com três primeiras revisões gratuitas.

Arrancadas são vigorosas e acompanhadas pelo típico ronco do V-8, mas o câmbio é um pouco titubeante em algumas situações. A Classic surpreende pela estabilidade para um veículo deste porte. Suspensão bem calibrada prioriza o conforto com molas helicoidais também no eixo rígido traseiro (como a Frontier). É possível entrar um pouco mais fortemente em curvas, sem surpresas.





 

 

 

 

 

 

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