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quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira




93 anos de tradição do Mercado Central

Considerado um dos três melhores mercados centrais do mundo, o melhor do Brasil, O Mercado Central de Belo Horizonte completa dia 7 de setembro, 193 anos de atividades, é um dos principais pontos de atrações turísticas da capital mineira com sua diversidade de lojas, uma culinária deliciosa com aromas das comidas passando pelos corredores e avariado cardápio das cachaças, cervejas licores e muitas supressas para o público em geral que passa em média cerca de 40 mil pessoas. É uma organização comercial com 400 lojas bem administrada, marco da capital mineira.

Um pouco da gastronomia para o público


Temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características mais marcantes da cultura mineira dão charme e muita personalidade ao mercado mais querido de Belo Horizonte.  Há nove décadas, o Mercado Central é ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade.

Nesse tempo, deliciosos pratos da comida típica, diferentes formas de religiosidade, toda a criatividade e delicadeza do artesanato e muitos outros preciosos traços da cultura popular mineira fazem do Mercado Central um espaço único, que une tradição e contemporaneidade e encanta por sua singularidade.

 

Centenas de cachaças mineiras nas lojas

 

Belo Horizonte tinha apenas 31 anos quando um prefeito empreendedor resolveu reunir, em um só local, os produtos destinados ao abastecimento dos 47.000 habitantes da jovem cidade. Foi assim que o Mercado Central nasceu, no dia 7 de setembro de 1929: unindo as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária. Em um terreno de 22 lotes, próximo à Praça Raul Soares, o prefeito Cristiano Machado reuniu todos os feirantes, centralizando o abastecimento da população. Nos 14.000 m² do terreno descoberto, circundado pelas carroças que transportavam os produtos, as barracas de madeira se enfileiravam para a venda de alimentos.

O Mercado, então denominado Mercado Municipal, com sua atividade intensa e movimento alegre, funcionou até 1964, quando o prefeito da época, Jorge Carone, resolveu vender o terreno, alegando impossibilidade de administrar a feira. Para impedir o fechamento do Mercado, os comerciantes se organizaram, criaram uma cooperativa e compraram o imóvel da Prefeitura. No entanto, teriam que construir um galpão coberto na área total do loteamento no prazo de cinco anos. Se não conseguissem, teriam que devolver a área à Prefeitura.

A tarefa não foi fácil. A duas semanas do fim do prazo dado pela prefeitura, ainda faltava o fechamento da área. Foi então que os irmãos Osvaldo, Vicente e Milton de Araújo decidiram acreditar no empreendimento e investiram no projeto. Foram contratadas quatro construtoras, ficando cada uma responsável por uma lateral, para que o galpão pudesse ser fechado no prazo estabelecido. Ao fim do prazo, os 14.000 m² de terreno estavam totalmente fechados. Os associados, com seu empreendedorismo e entusiasmo, viam seu esforço recompensado.

Assim, bem organizado e com participação ativa dos comerciantes, a cada dia ao longo dos anos o Mercado ampliava suas atividades, expandia seus negócios e se transformava em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e de comidas típicas, tornando-se um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos pelos mineiros.


Fígado com jiló tradição nos botecos do mercado

Atualmente, com nove décadas de vida, o mercado possui mais de 400 lojas, oferece serviço de informações bilíngue, atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo e, em seus corredores, guarda grandes memórias e muitas histórias para contar.

Pensando na função social de ter suas portas abertas para todo o público, incluindo os clientes que possuem alguma dificuldade de mobilidade, o Mercado Central possui elevadores e rampas de acesso, disponibiliza cadeiras de rodas e mantém profissionais treinados para atendimentos especializados.

Com o projeto Consumidor do Futuro, atende escolas regulares e especiais, garantindo que crianças e jovens portadores de necessidades especiais também possam vir ao Mercado para descobrir as cores, os cheiros e os sabores diversificados.

 

Expectativa para novos tempos no turismo

A agitação do mercado turístico desde o final de ano de 2021 gerou uma enorme expectativa para os novos rumos do turismo no Brasil e no mundo. Conforme o Anuário da Braztoa, divulgado em abril, a pesquisa do Painel de Especialistas da Organização Mundial do Turismo (OMT) de janeiro de 2022 indica que 61% dos profissionais de turismo esperam um desempenho melhor em 2022 do que em 2021.

Público do Brasil exterior visitam estandes, fazem negócios para o desenvolvimento do trade turístico


Para o agente de viagens Victor Almeida, da Victor Travel, de Porto Alegre, a recuperação do setor turístico já é uma realidade e considera este, um dos melhores momentos desde o início da pandemia. “Acredito que eu tenha feito o tema de casa no período em que não havia venda de viagens. Falei com meus clientes, me coloquei à disposição, ajustei demandas e, agora, vejo um ‘boom’ de procura por viagens, especialmente internacionais, que é nosso carro chefe”, destaca Victor que atua no turismo há 18 anos, sendo uma agência especialista em América do Norte e referência em viagens para o Canadá e Estados Unidos.

A expectativa positiva da cadeia turística fica mais evidente, segundo mostram os números do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, o Cadastur. A plataforma atingiu a marca de 140.973 estabelecimentos e guias de turismo registrados. De acordo com o site do Ministério do Turismo, apenas nos primeiros quatro meses deste ano foram 4.419 novos cadastros.

Segundo relata Victor, há uma maior valorização do agente de viagens por parte dos clientes. “Percebo que os passageiros estão com medo, não só pela questão financeira, mas pela segurança e saúde, reconhecendo o papel do agente que é fundamental para uma viagem tranquila”, analisa Almeida que também faz um alerta: “Cuidado, busque um agente de viagens comprometido”, finaliza.

Por dentro das necessidades do turismo e do trade, e entendendo a força dessa retomada, o Festuris - Feira Internacional de Turismo, que ocorre de 3 a 6 de novembro, em Gramado, está com as inscrições abertas. Agentes de viagens e guias de turismo podem se credenciar de forma gratuita no site www.festurisgramado.com.br.

 

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+ e Wedding. O Sebrae é patrocinador e Laghetto é a rede hoteleira oficial. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.


Mineirinho voltará a funcionar


Belo Horizonte tem cerca de 2 milhões 500 mil habitantes, a Região Metropolitana de BH aproximadamente 6 milhões de habitantes, mas a público não estava tendo condições de assistir jogos esportivos de esportes especializados, conhecidos como olímpicos em ginásios para grandes públicos, acima de 5 mil espectadores, pois o Ginásio do Minas Tênis Clube tem capacidade para 4 mil pessoas. Portanto o Ginásio Mineirinho estava fechado há anos e a partir da semana passada foi realizado o termo de uma PPP-Político Público Privada entre o consórcio DMDL/Progen e o Governo Estadual.

Mineirão, Mineirinho, Lagoa da Pampulha, Igreja São Francisco de Assis é o conjunto arquitetônico da Pampulha é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco

O ginásio Jornalista Felipe Drummond, o Mineirinho faz parte do conjunto arquitetônico da Pampulha é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O Mineirinho foi inaugurado em 1980, como maior ginásio coberto do Brasil. O imóvel possui área construída de 56 mil m², distribuídos em nove níveis, e capacidade para o recebimento de aproximadamente 20 mil pessoas. Além disso, o local conta com mais de 75 mil m² de área externa. O ginásio já foi palco de importantes jogos de vôlei e shows musicais na história de Belo Horizonte.

O projeto da iniciativa privada prevê a construção de um restaurante, um ‘corredor shopping’ para a comercialização de produtos, uma área de recreação voltada para o público infantil e a reforma de todo o ginásio e da área externa.

Pelo edital, o consórcio vencedor DMDL/Progen poderá explorar o espaço pelo prazo de 35 anos e será responsável pela reforma completa da estrutura, bem como sua conservação e gestão do equipamento. A previsão da empresa é de que durante todo o período da concessão sejam investidos cerca de R$150 milhões. Desse total, R$41 milhões deverão ser destinados à reforma do imóvel, que vai ocorrer logo os primeiros dois anos de contrato, colocando Belo Horizonte em definitivo nos grandes circuitos de shows e eventos esportivos do país.

Mesmo após a concessão, o estado de Minas Gerais continuará sendo o proprietário do Mineirinho. Apenas a gestão, manutenção e exploração serão realizadas pela empresa, que deve realizar investimentos de reforma e ampla modernização do imóvel.

Turistas estrangeiros

 


Em mais de dois anos de pandemia, o setor do turismo, duramente afetado pelas medidas de isolamento social sofreu grande baque com a impossibilidade de realizar viagens, sejam nacionais ou internacionais. Contudo, devido ao avanço da vacinação e a melhoria do cenário pandêmico como um todo, os aeroportos voltaram a receber demanda.

Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), mais de 3 mil aviões desembarcaram durante o mês de julho vindo de fora do país – o que equivale a 72% do que foi registrado neste mesmo período há três anos, antes da pandemia. Em junho, a porcentagem foi ainda maior: 76%. Os aeroportos internacionais mais movimentados foram os de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília e Porto Alegre. Segundo o Banco Central, a receita advinda dos turistas estrangeiros de janeiro a março foi de 1,2 bilhão de dólares – dobro do valor registrado neste mesmo período do ano passado e 68% maior do que em 2019. A expectativa da Embratur com base em um estudo da GlobalData é atrair 4 milhões de turistas estrangeiros este ano.

Chef Manoel e a feijoada

Por 26 anos foi servida nas tardes de sábado no restaurante Varandão do Belo Horizonte Othon Palace Hotel, centro da capital mineira foi o marco do público para uma boa prosa, confraternização na feijoada servida no 25 andar do hotel, que foi fechado há 5 anos, após 40 anos de atividades. A tradicional feijoada está de volta com novo endereço, Hotel Intercity BH Expo.

Chef Manoel Pereira que foi por 26 anos um dos responsáveis pela tradicional Feijoada do Varandão, é o comandante do Restaurante Libertas do Hotel Intercity BH Expo, e responsável pelo preparo. A partir da segunda quinzena de setembro, todas as sextas-feiras e sábados o restaurante, que é aberto ao público a mais completa Feijoada de BH.

Por muito anos o Chef Manoel comandou a Feijoada do Othon no centro capital. No Hotel Intercity BH Expo, o Chef Manoel comanda a cozinha do Libertas, incluindo os eventos.  A expectativa é de as maiores para o dia 17 de setembro chegar, que terá samba, pagode e estacionamento gratuito. Quem comparecer a avant-première da Feijoada do Libertas, vai se surpreender com a Feijoada e com a boa música. O evento começa às 12h com uma tarde de deliciosa feijoada e super diversão musical.

Chef Manoel Pereira

O bufê, assinado pelo Chef Manoel Pereira, contará com saladas, petiscos, guarnições e deliciosas sobremesas. Além disso, os clientes recebem de cortesia de uma caipirinha preparada com a melhor cachaça de Minas.

A feijoada é servida com todos os ingredientes separados, assim cada cliente tem a opção de montar o prato com os itens de preferência. Ao todo, são seis tipos de saladas e seis de petiscos como torresmo, mandioca frita, pernil, linguiça defumada, carne de sol acebolada e pastel de angu. Entre as carnes estão linguiça, paio, carne seca, costelinha de porco, rabinho, língua, orelha, pé de porco, calabresa, lombo defumado e filé de frango grelhado. Entre as guarnições estão arroz, farofa e couve.

As sobremesas são um capítulo à parte e é possível escolher entre oito diferentes opções como cocadas, pé de moleque, mini quindim, pudim de leite condensado, doce de leite, doce de cidra, goiabada com queijo minas e frutas da estação. As bebidas são cobradas à parte.


Do Intercity BH Expo – Restaurante Libertas, avenida Amazonas, 7702, bairro Gameleira. O Buffet completo incluindo sobremesas vai custar R$89,90 e os ingressos são limitados. Estacionamento é cortesia. O Hotel vai oferecer 15% de desconto nas hospedagens para quem estiver na Feijoada e hospedar após a feijoada., informações e reservas (31)33075802 e 9559-4169 Whatzapp   www.intercityhoteis.com.br

Gastronomia fundamental para destino turístico

Em março deste ano, o Ministério do Turismo lançou um projeto que, nos últimos tempos, virou protagonista no setor, o Programa Nacional de Turismo Gastronômico Gosto Pelo Brasil. A proposta é desenvolver o turismo gastronômico e efetivar a vocação do Brasil como destino internacional de excelência neste segmento.

Em 2019 o Festuris apresentou a Arena Gastronômica em outro formato  Crédito: Rafael Cavalli 

É aliada a essa ascendência do segmento a grande novidade da 34ª edição do Festuris Gramado - Feira Internacional de Turismo, o Espaço Food & Drinks Experience. De acordo com a organização, a área de exposição ultrapassa 2 mil metros quadrados e a proposta é que o participante faça uma imersão em diferentes experiências gastronômicas, se envolvendo no universo de aromas e sabores.

Conforme adianta Eduardo Zorzanello, CEO do evento que acontece de 3 a 6 de novembro, em Gramado, haverá uma grande oferta de atrativos e destinos gastronômicos no espaço, assim como empresas de enoturismo das regiões de Vinhedos e Hortênsias, além da Argentina, e cervejarias. Também terá no Food & Drinks experiência com erva mate e chocolates, além de outras iniciativas que envolvem o universo gastronômico.

De uma forma inovadora, os expositores colocarão à disposição dos participantes seus produtos para degustação e comercialização. "Unindo essa experiência, é mais fácil entender que o produto gastronômico de um destino faz com que ele se desenvolva ainda mais, e esse é nosso objetivo, mostrar o que há de melhor no segmento'', detalha Zorzanello.

Marta Rossi, fundadora e CEO do evento, enfatiza a importância de unir os negócios à gastronomia. "Estamos falando sobre identidade, pertencimento e experiência que a gastronomia nos proporciona, isso tem tudo a ver com a essência do turismo", declara a empresária.

Além das áreas de alimentação que já operam nos dias do evento, na Alameda Gastronômica, os restaurantes expositores vão comercializar seus pratos de uma maneira diferenciada. Outra novidade é a Arena Gastronômica diferenciada das edições anteriores, com chefs de cozinha colocando em prática a cultura da mesa de diferentes regiões do país e, para completar as experiências, haverá, ainda, Wine Class e mais uma Área Gourmet.

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34 edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados Luxury Experience. Business & Innovation LGBT e Wedding. www.festurisgramado.com

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 Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br @sergiomoreira63 

 

 

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