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sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Com novo recorde em agosto, produção acumulada do ano já supera em quase 5% a do mesmo período de 2021


São Paulo, 9 de setembro de 2022 – A produção de autoveículos em agosto bateu novo recorde deste ano, com 238 mil unidades, alta de 8,7% sobre julho e de 43,9% sobre agosto de 2021. Pela primeira vez o volume acumulado do ano superou o do mesmo período do ano anterior: 1,549 milhão, contra 1.479 milhão, crescimento de 4,7%.

O segmento de ônibus vem sendo um dos destaques, com 20 mil unidades produzidas no ano, 50% a mais do que nos oito primeiros meses de 2021. Também chamaram a atenção as máquinas agrícolas, que continuam com desempenho relevante de vendas, e sobretudo as máquinas rodoviárias, com o melhor resultado histórico nos últimos meses.

“Em agosto, pela primeira vez em um ano e meio, conseguimos operar sem nenhuma fábrica completamente parada. O fluxo de semicondutores finalmente começa a melhorar, embora ainda estejamos passando por um período de restrições de oferta”, comemorou o Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite.

O balanço mensal da entidade apresentou outros números animadores. As vendas em agosto totalizaram 209 mil unidades, melhor resultado dos últimos 19 meses. Foi a primeira vez no ano que esse indicador superou a barreira das 200 mil unidades. A média diária de 9,1 mil emplacamentos também foi a melhor do ano.

A exportação mantém forte viés de alta. As quase 47 mil unidades enviadas a outros mercados representaram elevação de 11,7% sobre junho e de 59% sobre agosto de 2021. No acumulado do ano, o volume de 335 mil autoveículos exportados supera com folga o dos anos anteriores, inclusive o de 2019, último ano antes da pandemia.

Da mesma forma, as vendas de máquinas autopropulsadas vêm num patamar bastante elevado. Em julho (último dado apurado) foram 9.130 unidades vendidas, ligeira queda de 3,4% sobre junho, mas com alta de 16,4% sobre julho de 2021. 

No acumulado do ano, o total de 59 mil máquinas agrícolas e rodoviárias vendidas supera em 26,5% o volume dos primeiros sete meses do ano anterior. Destaque para as máquinas rodoviárias, que em junho e julho tiveram os melhores resultados da história, em consequência dos elevados investimentos em infraestrutura.

Assessoria de Comunicação ANFAVEA

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon


Nº 1.217 — 8/9/22

 


Renault amplia sua gama elétrica

com Mégane E-Tech em 2023

 


Tudo começou em 2021 com ações pontuais ao importar Zoe, Twizy e Kangoo. A marca francesa acelerou agora com um evento de três dias no pavilhão Oca do Parque Ibapuera, em São Paulo, que incluiu o Renault E-Tech 100% electric days, o anúncio de importação no segundo trimestre de 2023 do Mégane E-Tech e o início das entregas do primeiro lote de 750 unidades do Kwid E-Tech (veja abaixo a primeira avaliação).

O novo Mégane é um crossover (misto de SUV e hatch) de linhas futuristas e porte médio: 4.210 mm de comprimento, 1.780 mm de largura, 1.500 mm de altura e um bom entre-eixos de 2.700 mm. Originalmente o carro tem rodas de 20 pol. de diâmetro, mas a versão exportada para Brasil usa aros de 18 pol. pelas condições de rodagem aqui. O vão entre rodas e para-lamas aumenta, porém a altura de rodagem permanece a mesma do modelo original.

Cinco passageiros contam com bastante espaço graças à nova bateria de 60 kW NMC (níquel, manganês e cobalto) que pesa 395 kg e é cerca de 40% mais fina dos que as de primeira geração. Durante a exposição estática do carro sentei no banco traseiro e os joelhos ficaram em ângulo confortável. Porta-malas de 440 litros é cerca de 10% menor que o modelo com motor térmico.

Posição ao volante permite ampla visibilidade. Quadro de instrumentos de 12,3 pol. se harmoniza com a tela do multimídia que pode ser de até 12 pol. como a do carro exibido. Acabamento e revestimentos internos são de primeira linha. Motor de 220 cv e 30,6 kgf.m permite acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 s. Oferece quatro níveis de frenagem regenerativa. Alcance médio declarado de até 454 km (ciclo WLTP). Em oito horas um carregador de parede entrega 400 km de alcance. Se disponível um carregador DC super-rápido de 130 kW, o tempo de recarga para rodar 200 km é de 30 minutos.

Preço estimado em 2023 estará entre R$ 300.000 e R$ 350.000.

O Kwid E-Tech é bem ágil em uso urbano

No dia a dia do tráfego em cidades todo carro elétrico se destaca. A Renault, no entanto, especificou um motor com maior potência junto a sua filial da China e acertou. Embora Kwid E-Tech pese 997 kg (30% a mais que o Kwid convencional) a sua agilidade ficou comprovada em um circuito urbano variado na cidade de São Paulo. Na ficha técnica são apenas 65 cv e 11,5 kgf.m e com todo aquele peso poderia se imaginar que este subcompacto não teria tanta agilidade quanto um carro convencional. Pelo contrário, acelera bem principalmente ao sair da imobilidade.

De 0 a 50 km/h (velocidade máxima na grande maioria das ruas paulistanas) leva apenas 4,1 s, de acordo com a fábrica. Também recupera bem ao fazer ultrapassagens. Mas à medida que a velocidade aumenta essa vantagem desaparece. Aceleração de 0 a 100 km/h em 14,6 s é 1,4 s mais lenta que Kwid de motor a combustão de 68 cv e 9,4 kgf.m.

Segundo dados do Inmetro o alcance em uso urbano é de 298 km e em cidade/estrada, 265 km. No modo ECO a regeneração em frenagens aumenta e a potência diminui cerca de 30%. O tempo de recarga varia entre nove horas em tomada doméstica de 220 V e 40 minutos em carregador rápido, porém no intervalo entre 15% e 80% da capacidade total da bateria.

Na versão elétrica do Kwid o espaço é homologado para quatro lugares (cinco no carro convencional, porém com desconforto). As rodas têm quatro parafusos em vez de três. O preço de R$ 146.990 inclui seis airbags (dois a mais, de cortina) e alguns equipamentos extras na versão Intense como câmera de ré, luz traseira de neblina e sensores traseiros de estacionamento. Entretanto não há rodas de liga leve nem como opcional no E-Tech. Segundo cálculos do fabricante a diferença para o modelo a combustão, que custa R$ 67.690, pode ser recuperada em três anos, desde que o elétrico rode 20.000 km/ano, em razão do custo bem menor por km incluídas as despesas com manutenção.

Vendas aumentam em agosto puxadas por locadoras

Foi o melhor mês do ano: 208.493 unidades incluindo veículos leves e pesados, quase 15% mais do que em julho. Porém, no acumulado de 2022 as vendas ainda estão 8% abaixo do mesmo período de 2021. Perspectivas para o total comercializado este ano continuam a apontar que não haverá crescimento. No máximo poderá haver empate com o resultado de 2020, salvo se o mercado mudar de humor. Até a Copa do Mundo de Futebol, de 20 de novembro a 18 de dezembro, costuma afastar os compradores das concessionárias. Justamente no período em que o mercado fica mais aquecido.

Nos próximos meses as locadoras continuarão a comprar carros básicos em sua maioria e darão sustento à produção das fábricas. Isso já aconteceu em agosto. Dados da Bright Consulting indicam que no mês passado vendas diretas atingiram 53%, um percentual recorde. As locadoras representaram 35% e 18% frotistas ou compradores pessoa física, que optaram por comprar como pessoa jurídica para aproveitar descontos.

“A crise de abastecimento de componentes arrefeceu um pouco e já não impede que o consumidor encontre o carro desejado, salvo casos pontuais”, afirma José Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Dentro deste cenário não é uma surpresa o Gol ter liderado o mercado de automóveis e SUVs nos últimos três meses. O veterano hatch foi prejudicado pela escassez de chips como todos os outros desde o começo do ano. Quando o abastecimento começou a melhorar, sua produção retornou rapidamente pois outros modelos requerem mais chips. Locadoras e frotistas aceleraram as compras (90% do total vendido). Em dezembro próximo o Gol deixará de ser produzido, embora as vendas possam continuar até março de 2023.

 

São Paulo anuncia mais incentivos para elétricos

Durante a inauguração do 17° Salão da Mobilidade Elétrica no final da semana passada no Expo Center Norte, na capital paulista, o prefeito Ricardo Nunes informou a ampliação de estímulos para compras de automóveis 100% elétricos. Agora, além da isenção do rodízio e de redução 50% no IPVA (a parte do imposto estadual que cabe ao município), haverá um crédito de R$ 3.292,91 para descontar do IPTU (imposto sobre imóveis) mesmo em veículos com preço acima de R$ 150.000.

O Salão recebeu menos de 10.000 visitantes e apenas a Toyota participou com estande, onde exibiu o Mirai que usa pilha a hidrogênio no lugar de bateria. No segundo dos três dias de exposição mostrou o Lexus UX híbrido plugável. Em dois meses a fabricante anunciará a produção em Sorocaba (SP) de outra versão híbrida flex, sem antecipar qual modelo e nem a partir de quando. O candidato natural é o Yaris, porém se especula ainda um SUV compacto. A Toyota planeja que todos os produtos da marca fabricados no País ou importados terão pelo menos uma versão híbrida. Os 100% elétricos continuarão sendo produtos de nicho.

Antônio Calcagnoto, presidente interino da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) admitiu que “biocombustíveis como o etanol em aplicações híbridas serão porta de entrada para veículos 100% elétricos no Brasil”. A velocidade de transição depende de ações governamentais e do setor privado em razão da infraestrutura, disse.

Nos corredores da exposição ouvi rumores de que o Governo Federal poderá usar o imposto de importação, hoje zerado no caso dos elétricos, para estimular a produção destes carros no País com alíquotas de proteção diferenciadas. Não existe ainda uma fórmula para isso.

Será fundamental a expansão acelerada da rede de carregadores. No Salão da Mobilidade Elétrica a empresa suíça-sueca ABB informou já ter instalado mais de 1.000 carregadores AC e 100 DC sendo estes de carga rápida e ultrarrápida. O diretor da empresa, Wilson Moraes, disse não descartar a fabricação nacional dos carregadores se existir demanda que justifique o investimento. “Há um pré-estudo para produção na unidade de Sorocaba (SP), onde executamos montagem e personalização da infraestrutura de recarga”, adiantou.

 Q3 Sportback destaca-se pelo conjunto mecânico

Trata-se de um SUV que segue a moda do estilo cupê, mas sem deixar de lado o fato de ser um Audi pelo desenho atraente, pela qualidade construtiva e por um desempenho marcantemente superior ao Q3 anterior. Agora o 2-litros turbo entrega 231 cv e 34,7 kgf.m, além da tração sob demanda quattro e do câmbio automático convencional de oito marchas. Nem há termo de comparação com o motor antes oferecido de 1,4 L e 150 cv que pode ser adequado apenas ao racional comprador europeu. Aqui, quem compra um importado pagando até quase R$ 350.000 exige motor potente, mesmo que raramente vá exigir toda a sua potência.

A posição ao volante é um dos destaques. O acabamento mantém o alto nível da marca alemã. O quadro de instrumentos (10,25 pol.) acompanha o padrão do carro, mas a tela do multimídia de 8,8 pol. é menor do que a dos modelos da VW no Brasil, de 10,1 pol. Senti falta do carregador de celular por indução. Quem vai no banco traseiro encontra regulagem longitudinal para um pouco mais de espaço para as pernas, embora o passageiro na posição central tenha o desconforto natural do túnel da transmissão. Com o banco traseiro todo recuado o porta-malas perde pouco mais de 10% do seu volume máximo de ótimos 530 litros (inclui estepe).

Aceleração de 0 a 100 km/h em 7 s (dado do fabricante) é coerente à proposta do carro, que pode ser exigido em curvas de baixa, média e alta velocidades, além da notável precisão da direção.



 

A Jeep® revela plano para liderar a Eletrificação Global de SUVs

 
Jeep Avenger 100% elétrico estreia no Salão de Paris dia 17 de outubro

A Jeep® revela a primeira fase de sua ofensiva de produtos para se tornar a marca líder de SUVs eletrificados do mundo e apresentará quatro veículos de emissão zero na América do Norte e na Europa até 2025.

Modelos eletrificados serão oferecidos em todo o portfólio dos EUA, incluindo veículos Wagoneer 4xe.50% das vendas nos EUA e 100% das vendas na Europa serão de veículos elétricos a bateria (BEV) até 2030 e lançará dois SUVs globais totalmente novos e totalmente elétricos.

O Jeep Avenger, o primeiro SUV Jeep totalmente elétrico para a Europa, vai estrear no Salão do Automóvel de Paris em 17 de outubro

 
Jeep Avenger

A marca Jeep® anunciou hoje um plano abrangente para sua próxima geração de veículos 4xe totalmente elétricos como parte de uma transformação sustentável para se tornar a marca líder de SUVs eletrificados do mundo. 

O plano, apresentado no canal da marca no YouTube: www.youtube.com/thejeepchannel, prevê a introdução de quatro SUVs totalmente elétricos na América do Norte e na Europa até o fim de 2025. Como parte de um plano abrangente de produtos em andamento, 50% das vendas da marca Jeep nos EUA serão totalmente elétricas até 2030, enquanto 100% das vendas na Europa serão totalmente elétricas até a mesma data. O plano apoia as metas de zero emissões de carbono estabelecidas pela Stellantis durante o Dare Forward 2030 plano estratégico de longo prazo.


“Impulsionados pelo sucesso de nosso portfólio 4xe eletrificado na América do Norte e na Europa, estamos projetando e desenvolvendo os SUVs Jeep mais capazes e sustentáveis até hoje, buscando nos tornar a marca líder de SUVs com emissão zero no mundo”, disse Christian. Meunier, CEO da marca Jeep. 

“Esta é uma estratégia com visão de futuro para ajudar a garantir que milhões de fãs da Jeep em todo o mundo continuem a ter um planeta para explorar, abraçar e proteger. A eletrificação é ótima para nossa marca, tornando-a ainda mais capaz, emocionante, sustentável e divertida.” 

A marca Jeep mostrou as primeiras imagens de dois SUVs totalmente elétricos – o novo Jeep Recon e um novo Wagoneer, codinome Wagoneer S – que chegarão à América do Norte e outras regiões do mundo, confirmando que o novo Jeep Avenger totalmente elétrico será lançado na Europa no início do próximo ano.

Portfólio eletrificado da marca Jeep na América do Norte

Com base no sucesso do Jeep Wrangler 4xe, o veículo híbrido plug-in (PHEV) mais vendido nos EUA, e o recém-apresentado Grand Cherokee 4xe, a marca está desenvolvendo uma ampla gama de produtos eletrificados especificamente desenvolvidos para aprimorar a lendária capacidade da marca e expandindo seu alcance na América do Norte.

“Com a expansão contínua da tecnologia 4xe em todo o nosso portfólio, estamos redefinindo liberdade e aventura de uma forma que apenas a marca Jeep consegue”, disse Jim Morrison, Head da marca Jeep na América do Norte. “Até o final de 2025, nossa linha completa será eletrificada, incluindo quatro veículos totalmente elétricos competindo no coração do mercado”.

Esse plano de eletrificação também expandirá o portfólio da Wagoneer. A marca oferecerá um Wagoneer totalmente novo e totalmente elétrico no segmento de SUVs médios premium, enquanto nos segmentos de SUVs grandes os modelos Wagoneer fornecerão powertrains que visam um alcance combinado estimado de 500 milhas (800 km).

Até 2030, a marca Jeep oferecerá uma gama completa de novos veículos elétricos a bateria (BEV), estabelecendo liderança no setor de SUVs em termos de número de modelos, participação no segmento e volume de vendas. Como resultado, 50% das vendas da marca nos EUA serão veículos totalmente elétricos.

O novo Jeep Recon: 100% Jipe; 100% emissão zero

Jeep Recon

Um dos primeiros SUVs elétricos totalmente novos que serão lançados inicialmente na América do Norte é o Jeep Recon.

Esse veículo totalmente novo é destinado a quem gosta de explorar aventuras extremas em quase silêncio com um pacote de veículo robusto e totalmente elétrico.   

O Jeep Recon foi projetado desde o início para ser 100% Jeep 4x4 e 100% emissão zero. Esse SUV será oferecido exclusivamente como um BEV e aprimorará as aventuras off-road com: 

Jeep Recon

“O novíssimo Jeep Recon totalmente elétrico consegue atravessar a poderosa Rubicon Trail, uma das trilhas off-road mais desafiadoras dos EUA, e chegar ao final da trilha com autonomia suficiente para voltar à cidade e recarregar”, disse Meunier. 

Esse SUV global será apresentado ao público no próximo ano e a produção começará em 2024 na América do Norte. Os clientes nos EUA poderão fazer uma reserva para o novo SUV Jeep Recon BEV no início de 2023. O Jeep Recon será vendido nos principais mercados do mundo, incluindo a Europa.

 

Jeep Wagonner

Um Wagoneer totalmente novo e totalmente elétrico – The Art of American Premium

A família Wagoneer também deve crescer com um SUV totalmente novo. Com o codinome Wagoneer S, este veículo totalmente elétrico continuará a expandir a presença da marca no segmento de SUV premium, oferecendo um design único, elegante e aerodinâmico e capacidade 4x4 como padrão, preparado para todos os tipos de terreno, com a tecnologia avançada da marca Jeep e suas credenciais de desempenho.

Esse novo SUV global totalmente elétrico será oferecido exclusivamente como um BEV, visando autonomia de 400 milhas (644 km) com uma única carga, 600 cv e um tempo de 0-60 mph de cerca de 3,5 segundos. 

Jeep Wagoneer

Com um design exterior marcado por uma grade iluminada por LED, esse SUV é conduzido pela eficiência aerodinâmica, combinada com a icônica visão lateral vertical do Wagoneer.

“Vamos encantar nossos clientes com um SUV premium e altamente eficiente, carregado de tecnologia e projeto de alta qualidade, oferecendo capacidade 4x4, alto desempenho, aceleração rápida e um alcance alvo de 400 milhas com uma única carga”, acrescentou Meunier.

O novo Wagoneer BEV também será apresentado ao público no próximo ano e a produção começará em 2024 na América do Norte. Os clientes nos EUA poderão fazer reserva para esse modelo Wagoneer totalmente elétrico no início de 2023. Ele será vendido nos principais mercados do mundo, incluindo a Europa.

Jeep Avenger 100% a caminho da Europa

Novo Jeep Avenger, o primeiro SUV Jeep totalmente elétrico, chega à Europa em 2023

Na Europa, a marca Jeep já fez uma grande mudança ao oferecer apenas SUVs eletrificados em países como Alemanha e França. Até o final deste ano, 100% do portfólio de SUVs Jeep estará eletrificado em quase todos os mercados europeus.

O plano revelado hoje se baseia no bom momento do 4xe, desenvolvendo um portfólio de veículos totalmente elétricos poderosos, projetados e dimensionados para a Europa. A marca apresentará quatro veículos de emissão zero na Europa até 2025, com ofertas nos principais segmentos de volume. Como resultado dessa ofensiva de produtos, todos os veículos Jeep à venda na região serão 100% elétricos até 2030.  

O primeiro modelo dessa investida é o novo e totalmente elétrico Jeep Avenger, um SUV compacto que foi apresentado durante o plano estratégico de longo prazo Stellantis Dare Forward no início desse ano.

Jeep Avenger tem autonomia de 400 km

O novo Jeep Avenger, que será lançado na Europa e em outros mercados, como Japão e Coreia do Sul, será posicionado sob o Jeep Renegade e será produzido na fábrica de alta eficiência em Tychy, na Polônia.  

Com autonomia elétrica almejada de 400 quilômetros, esse novo SUV oferecerá impressionantes altura no solo e ângulo de entrada para seu segmento, ao mesmo tempo em que entrega um interior moderno e tecnologicamente avançado, com muito espaço para passageiros e carga.

“O novo Avenger oferecerá a funcionalidade da marca Jeep que é adequada ao mercado europeu”, disse Antonella Bruno, Head da Jeep Europa na Stellantis, “Esse SUV moderno, divertido e emocional atrairá uma quantidade cada vez maior de clientes que procuram por uma alternativa hábil, compacta, moderna e totalmente elétrica da marca Jeep para os players atuais.” 

O Jeep Avenger vai estrear durante o dia de imprensa do Salão Automóvel de Paris, em 17 de outubro, com abertura de reservas para os clientes nesse mesmo dia. O novo Jeep Avenger chegará aos showrooms europeus no início de 2023.


Brasil e América do Sul

O primeiro passo da Jeep em direção à eletrificação no Brasil e na região já foi dado com o lançamento do Compass 4xe Híbrido Plug-in em abril de 2022. O modelo foi o primeiro fruto de uma estratégia de eletrificados para a nossa região, em linha com o plano global da marca. Um segundo modelo 4xe chegará em breve ao país. A Jeep segue atenta às demandas do mercado de elétricos no Brasil e na América do Sul e dispõe de todas as tecnologias para responder aos anseios dos clientes hoje e no futuro.

4xe é o novo 4x4

A marca Jeep continua a expandir seu portfólio 4xe em todo o mundo, aprimorando sua lendária capacidade 4x4 com o uso de eletrificação e tecnologia. Embora os detalhes do plano atual se concentrem na América do Norte e na Europa, planos específicos para outras regiões serão anunciados posteriormente.

“Hoje, compartilhamos apenas um vislumbre do nosso novo portfólio de SUVs totalmente elétricos, fornecendo evidências tangíveis do que está por vir nos próximos 24 meses e por que dizemos que o 4xe é o novo 4x4”, disse Meunier. “Essa poderosa combinação de design Jeep, capacidade 4x4 lendária e eletrificação remodelará o mercado de SUVs, permitindo que mais clientes em mais países e em mais segmentos se juntem a nós em nosso caminho para a Liberdade com Emissão Zero.”

 

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Ford Bronco comemora 57 anos com mais de 1 milhão de unidades produzidas e ganha Série Especial Heritage, nos EUA.

2023 Bronco and Bronco Sport Heritage Edition

O Ford Bronco completou 57 anos de lançamento, comemorados com a apresentação da edição especial “Heritage” nos EUA, inspirada no modelo original. Primeiro veículo a ser chamado oficialmente de utilitário esportivo, o Bronco foi produzido de 1965 a 1996 e voltou em 2020 com uma geração totalmente nova, representada no Brasil pelo Bronco Sport.

Em seus primeiros 30 anos de história, o Bronco teve mais de 1 milhão de unidades produzidas e tornou-se um ícone cultural, que simboliza um estilo de vida e a liberdade de chegar a qualquer lugar. Além de reunir milhares de entusiastas em fãs-clubes, foi celebrado em mais de 1.200 filmes e 200 músicas.

Concebido por Donald Frey e Lee Iacocca, os mesmos criadores do Mustang, o primeiro Bronco tinha como proposta combinar a robustez dos jipes 4x4, popularizados na guerra, com um padrão maior de conforto e dirigibilidade para uso civil. Ao longo das cinco primeiras gerações, tornou-se menor, mais leve e, entre outras inovações, introduziu a suspensão dianteira independente.

Em junho de 1996, a produção do Bronco foi interrompida. O gosto dos consumidores americanos estava mudando e o robusto SUV de duas portas foi substituído na linha Ford pelo Expedition de quatro portas. Porém, muitos fãs não se conformaram, como a comunidade Bronco Nation e a equipe Bronco Underground, formada por funcionários da Ford, que desde então trabalharam para trazer o veículo de volta.

Ford Bronco Sport 2022_Azul Indianápolis


O resultado veio em 2020, quando a Ford lançou a nova geração g
lobal do SUV. Em 2021, o Bronco Sport chegou também ao Brasil, combinando excepcional performance, capacidade todo-terreno e versatilidade para o uso diário com alto padrão de segurança, conveniência e conectividade.

Equipado com motor 2.0 EcoBoost de 253 cv, transmissão automática de oito velocidades, tração 4x4, diferencial traseiro blocante e sete modos de gerenciamento de terreno, ele encara qualquer trilha com muito requinte. Além de bancos parcialmente de couro com aquecimento, vem com 9 airbags, piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre, faróis de LED com luz alta automática, som B&O e carregador sem fio para celular. 

Ford faz lançamento global da 7ª geração do Mustang no dia 14 de setembro no Salão de Detroit.

 


  • Como parte do evento, chamado “The Stampede”, centenas de Mustangs vão cruzar os Estados Unidos numa viagem de oito dias
  • A apresentação poderá ser acompanhada ao vivo pelos canais de mídias sociais da Ford

A sétima geração do Ford Mustang tem sua estreia global confirmada para 14 de setembro, dia de abertura para a imprensa do Salão de Detroit, nos EUA. Como tudo o que envolve o cupê esportivo mais vendido do mundo, não se trata de um simples lançamento. Entre outras atividades, o evento chamado “The Stampede” (ou “estouro da cavalaria”) vai reunir proprietários, fãs e Mustangs de vários modelos e épocas numa viagem de oito dias que vai cruzar o país e terminar com uma grande parada em Detroit.

A revelação será transmitida ao vivo pelos canais de mídias sociais da Ford, onde será possível também conferir os veículos customizados e a paixão dos fãs pelo esportivo – incluindo Ford YouTube e a página Ford Mustang Facebook.

A Ford convidou proprietários e entusiastas do Mustang a participar da viagem, chamada “Drive Home”, que começa no dia 6 de setembro no LeMay – America’s Car Museum, em Tacoma, Washington. Eles vão cruzar nove estados e chegar à sede mundial da Ford em 14 de setembro, juntando-se ao desfile que parte da Woodward Avenue, primeira via pavimentada da América, para a revelação às 21h00 (horário de Brasília) no Hart Plaza.

Há mais de 58 anos, o Mustang tem sido um símbolo de desempenho, de potência e de liberdade. A sétima geração inaugura um novo capítulo na sua história, celebrando o legado e o futuro do ícone, assim como a força da indústria da mobilidade representada por Detroit.

Honda Biz 2023: sucesso há mais de duas décadas. Modelo que aproximou várias gerações de brasileiros por vantagens como economia, praticidade e principalmente da pilotagem descomplicada, chega a sua versão 2023 e nova opção de cor para Biz 125.

 


A Biz pode ser considerada protagonista no cenário da indústria da motocicleta brasileira. Projeto exclusivo da Honda Brasil, o modelo é derivado da Honda C100 Dream fabricada em Manaus, AM, de 1992 até 1997, e surgiu da criatividade e ousadia da HRB -- Honda Research Brazil --, a divisão de pesquisa e desenvolvimento da marca.

 

Tendo como alvo uma forte renovação estética na prestigiada Dream, o departamento de pesquisa e desenvolvimento decidiu propor uma radical mudança técnica, substituindo a roda de 17 polegadas por outra menor, de 14 polegadas. Tal alteração, que possibilitou incorporar ao modelo um espaço sob o assento capaz de abrigar um capacete de grandes dimensões. Esta importante evolução no design se revelou a chave do sucesso da Honda Biz.


Chegando ao 24º ano de produção consecutiva, com mais de 4 milhões de unidades produzidas, a Honda Biz 125 traz como novidade na versão 2023, a nova cor prata fosco, que assim se junta às opções bicolor branca e azul, vermelha e branco perolizado.
 

Na parte técnica não ocorreram modificações: o motor da Honda Biz 125 é o monocilindro OHC arrefecido a ar de 124,9 cc, com 9,2 cv de potência e 1,04 kgf.m de torque, alimentado pelo sistema de injeção PGM-FI, que admite abastecer com gasolina e/ou etanol. O modelo tem câmbio semiautomático, que dispensa o acionamento de embreagem, e partida elétrica.


O compartimento porta-capacete sob o assento tem sua abertura comandada pela chave de contato. O painel é digital LCD com tecnologia blackout e luz ECO de economia de combustível. Item de conforto importante é a tomada de 12V no compartimento porta-capacete, além do gancho retrátil para transporte de mochilas, bolsas e sacolas de compras na parte traseira do escudo frontal.

O chassi é tubular de aço, com suspensão telescópica na dianteira e convencional com dois amortecedores na traseira. A Biz 125 tem rodas de liga leve e frenagem CBS -- Combined Brake System -- com freio a disco na dianteira e a tambor na traseira.

 

A Honda Biz 125, 2023 estará na rede de concessionários Honda a partir de setembro, com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, além de óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O preço público sugerido, base Distrito Federal, que não inclui despesas com frete ou seguro é de R$ 13.110,00 nas cores Prata fosco, branco e azul, branco perolizado e vermelho.

 

O modelo Biz 110i 2023 será anunciado ao mercado em outubro de 2022.

Jeep® mantém a liderança entre SUVs e Commander atinge recorde de vendas. Commander conquistou o seu melhor mês de vendas desde seu lançamento. Compass também liderou sua categoria com ampla vantagem

 


Agosto foi repleto de novidades para a Jeep®, mas há algo que não muda: mais uma vez, a marca encerrou o mês na liderança dos SUVs, com mais de 12 mil unidades emplacadas. E não para por aí, no mesmo mês em que comemorou um ano do lançamento do Commander, o modelo alcançou seu recorde histórico de vendas.

Agosto também marcou o lançamento da picape mais capaz do mercado, o Jeep Gladiator, que foi um verdadeiro sucesso de vendas. A Jeep comemorou ainda no mês a marca de 500 mil unidades produzidas do Renegade, que ainda faturou o prêmio “Melhor Compra de 2022” da revista Quatro Rodas. A marca também estreou em agosto com o Renegade o “Jeep Healthy Cabin”, tecnologia que remove 83% das partículas com impurezas do ar. 

Além de tudo isso, a marca seguiu na liderança absoluta entre os SUVs não só em agosto, como também no acumulado do ano. Em 2022, foram emplacados até o momento 88.128 modelos da marca, o que representa a liderança entre os SUVs, com 20,2% de participação no segmento. Considerando o mercado total, a participação da Jeep está em 7,2% nos primeiros oito meses do ano.

Em agosto, o aniversariante do mês, o Jeep Commander, também fez bonito. Ele não só manteve a liderança de sua categoria, como também atingiu quase o dobro de volume do segundo colocado, conquistando 36,4% de participação entre os D-SUVs. Além disso, com 2.338 emplacamentos, o Commander conquistou o seu melhor resultado de vendas mensal desde que foi lançado.


O Compass também liderou sua categoria com folga, foram 5.285 veículos vendidos e 39,8% do segmento de C-SUV. Já em relação ao acumulado do ano, o modelo garantiu impressionantes 41,5% de fatia do segmento, com 40.716 emplacamentos e segue entre os Top 10 modelos mais vendidos do país.  


O Renegade, que trouxe diversas novidades em agosto, vendeu 4.654 unidades no período. No mês, o modelo chegou à marca de 500 mil unidades produzidas e ainda lançou a sua linha 2023. Inclusive, sendo o primeiro Jeep a ser equipado com filtro na cabine em N95+ bio.

terça-feira, 6 de setembro de 2022

PEUGEOT é a marca oficial da 11ª Semana de Design de São Paulo, a Design Week - Festival DW! - O eletrizante e-208GT será parte de uma das várias exposições que acontecem no evento. Além disso, 208, 2008 STYLE e o 3008 serão carros madrinha do festival Design é


Design é um dos pontos marcantes da PEUGEOT, com traços arrojados e inovadores os veículos chamam atenção por onde passam. Por isso, a Marca do Leão não poderia ficar de fora do Festival DW!, um dos maiores festivais urbanos de design do mundo. 

Dentre as várias exposições que acontecem no evento, o BOOMSPDESIGN que acontece no lounge da Bienal no Ibirapuera abriga o eletrizante e-208GT.  Além disso, outros veículos da gama, como o PEUGEOT 208, 2008 STYLE e o PEUGEOT 3008 serão carros madrinha do festival, que acontece nesta semana na região metropolitana de São Paulo

Como patrocinadora oficial do Festival DW!, a PEUGEOT tem como objetivo  promover o design e suas conexões com a arquitetura, decoração, arte e outras disciplinas da economia criativa que conversam com os seus conceitos. Tudo isso vai ao encontro com o propósito da Semana de Design de São Paulo, que reúne apaixonados pelo tema e profissionais da área em atividades de diversos formatos, como exposições, instalações, palestras, tours, talks e seminários.

Em sua 11ª edição, o evento acontece em lojas, galerias, museus, shoppings, instituições de ensino, ateliês e outros centenas de endereços. Pensando justamente na mobilidade, a PEUGEOT empresta ao evento uma experiência de condução gratificante e estimulante ao transportar artistas, arquitetos e organizadores nos recém-lançado PEUGEOT 208 e 2008 Style e no elegante SUV 3008 propagando beleza e conforto. E não para por aí, o premiado e magnético elétrico, e-208 GT, responsável por ressaltar a ofensiva de eletrificação da Marca no país, será parte de uma das exposições do festival.

Mais detalhes sobre o evento e credenciamentos podem ser conferidos no site: https://designweekend.com.br/acontece/

https://designweekend.com.br/expositor/peugeot/




PEUGEOT e-208 GT

O PEUGEOT e-208 GT representa modernidade e tecnologia com sua silhueta arrojada e esportiva. A dianteira apresenta a sofisticada assinatura da Marca do Leão com a iluminação de faróis Full LED na parte inferior em formato de dentes de sabre.

A perfeita combinação de eletrificação, esportividade e prazer em dirigir, e-208 GT, vem equipado com um motor de 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW). Com aceleração de 0 a 100km/h em 8,3 segundos e 50 kWh de capacidade, o modelo é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). Além de ter sua carga quase completa em apenas 30 minutos, utilizando carregadores rápidos de potência 100 kW.

 

PEUGEOT 208

Com duas ofertas competitivas (LIKE e STYLE), ambos equipado com o econômico e eficiente motor 1.0, o hatch agrega seu expressivo e único design ao mais completo pacote de itens de série do mercado. Além do inconfundível “dente de sabre” em LED junto aos faróis, item que inclusive passa a ser de série em toda a gama do Novo 208, o modelo conta aind com Central Multimídia PEUGEOT Connect 10,3” com conexão Wireless de Android Auto e Apple Car Play.

 

PEUGEOT 2008 STYLE

Com a sedução e prazer de dirigir oferecido pelos modelos da PEUGEOT, o SUV 2008 não poderia ficar de fora, a linha 2023 recém apresentada chegou com novidades no exterior e no pacote de itens de série de segurança e conforto, para todas as versões. Além de equipamentos consagrados da marca, como o teto panorâmico, a central multimídia All-In-One compatível com Apple Car Play e Android Auto. O PEUGEOT 2008 oferece ainda o i-Cockpit® único da Peugeot e proposta de condução intuitiva, que se adapta ao funcionamento do veículo em todos os tipos de terreno.

PEUGEOT 3008

O elegante e tecnológico PEUGEOT 3008 está exposto em sua versão completa, GT Pack. No exterior, o SUV premium da Marca conta com uma grade frameless na dianteira sem moldura e novas lanternas Full LED na traseira, que acentuam seu estilo único.

Já no seu interior, o veículo conta com diferenciado pacote tecnológico e de conforto que propiciam auxílios de última geração de condução ao motorista, como PEUGEOT DRIVER ASSIST PLUS, piloto automático adaptativo, correção e alerta de permanência em faixa, leitor de sinalização de velocidade, frenagem automática de emergência e muitos outros. Além do novo i-Cockpit ® 2.0 que vem equipado com painel de instrumentos digital de 12,3”, e tela sensível ao toque de 10 polegadas.

Audi apresenta o novo elétrico RS Q e-tron E2, mais leve, aerodinâmico e eficiente. Em outubro, a equipe da Audi Sport vai se preparar para o Rally Dakar 2023 com o novo modelo no Marrocos



Após ser apresentado ao mundo e, já no primeiro ano de provas, superar concorrentes de peso no rally de Abu Dhabi, o elétrico Audi RS Q e-tron E2 acaba de ganhar a sua primeira atualização para seguir na disputa das principais competições do mundo, entre elas o Rally de Marrocos 2022 e o Rally Dakar 2023. Com um design totalmente renovado, desempenho otimizado e aerodinâmica aperfeiçoada, o modelo foi apresentado globalmente na cidade de Neuburg, ao sul da Alemanha – mesma fábrica onde serão produzidos os motores utilizados na Fórmula 1 a partir de 2026. O veículo foi batizado de Audi RS Q e-tron E2 em homenagem ao lendário Audi Sport quattro, que competiu com o sufixo S2 no Grupo B das provas de rally dos anos 1980.

Segunda fase do programa de desenvolvimento

“Conseguimos uma bela estreia no Dakar com o Audi RS Q e-tron, o que é inédito para nós nesse estágio de competição", afirma Rolf Michl, diretor da Audi Sport GmbH e responsável pelo automobilismo na marca. “A equipe inteira está trabalhando em conjunto e os resultados se refletem no novo RS Q e-tron E2.” O modelo marca o início da segunda fase do programa de desenvolvimento. Em outubro deste ano, a equipe Audi Sport se preparará para o Rally Dakar 2023 com o novo modelo em Marrocos.



Suave no ar, leve na areia: o novo corpo

“O Audi RS Q e-tron E2 não carrega uma única parte da carroceria de seu antecessor”, afirma Axel Löffler, designer-chefe do RS Q e-tron. Embora esteja mais leve, o protótipo ampliou a largura interna da cabine graças a uma arquitetura cujo ponto mais largo está no centro do veículo, na medida em que sua estrutura afunila em direção à traseira e à dianteira. A nova arquitetura favoreceu o centro de gravidade do veículo e reduziu o arrasto aerodinâmico geral em cerca de 15%. “O aspecto aerodinâmico não deve ser subestimado no rali do deserto”, prossegue Löffler.

A velocidade máxima limitada a 170 km/h segue inalterada. Porém, o fluxo de ar aprimorado tem uma grande vantagem. “Ele reduz ainda mais os requisitos de energia do carro movido a eletricidade”, aponta Löffler. “Implementamos os cálculos aerodinâmicos inteiramente usando dinâmica de fluidos computacional (CFD, na sigla em ingês).” Essas simulações de computador substituem o trabalho demorado no túnel de vento e ainda fornecem resultados altamente precisos.



Ainda mais amigo do ambiente: gestão de energia otimizada

A transmissão elétrica do Audi RS Q e-tron E2 é formada por um conversor de energia composto por um motor de combustão interna e um gerador, assim como uma bateria de alta tensão e os dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro. A gestão de energia desempenha um papel central nesse tipo de modelo, e o sistema de controle eletrônico do propulsor elétrico demonstrou todo o seu potencial já nas primeiras provas de rally. Os desafios, no entanto, surgiram nas situações mais extremas.

No Rally Dakar, por exemplo, a Audi registrou potência excedente em situações nas quais as rodas faziam menos contato com o solo ao pular ou em terrenos irregulares, o que está sujeito a sanções esportivas pelo regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Diante disso, os engenheiros da marca foram em busca de uma alternativa.

“Poderíamos ter facilitado para nós mesmos e definir nosso limite vários quilowatts mais baixo, mas isso significaria desvantagens de desempenho. Em vez disso, ajustamos os controladores de energia”, esclarece Florian Semlinger, engenheiro de desenvolvimento de software embarcado, aplicação e bancada de testes. Dois limites individuais – um para cada motor – agora são recalculados pelo software em milissegundos. Como resultado, ele opera precisamente ao longo do limite permitido.

Os chamados "consumidores auxiliares", como a bomba de refrigeração do ar-condicionado e os ventiladores, por exemplo, também se beneficiaram desse controle otimizado de energia. O sistema de ar-condicionado, por exemplo, funciona de forma tão agressiva que pode literalmente congelar o líquido de arrefecimento se funcionando constantemente na potência máxima. No futuro, o sistema funcionará de modo intermitente, gerando economia de energia ao mesmo tempo em que equilibra melhor a flutuação das temperaturas internas, mesmo em períodos mais longos.


Operação simplificada: Facilidade de uso no cockpit e na troca de rodas

Os pilotos da Audi terão um novo lar para chamar de seu. Do modelo anterior restaram apenas as posições do console central e do painel de controle. O restante é completamente novo. “Estar diante de todas as funções do veículo pode criar confusão”, pondera Florian Semlinger. “É por isso que, pela primeira vez, o motorista e o copiloto podem agora selecionar entre quatro áreas do sistema usando uma chave rotativa.”

O tema “Palco” contém todas as funções que são importantes para uma condução competitiva, como o limitador de velocidade em trechos com limites de velocidade ou o macaco pneumático. Já a função “Estrada” possui, por exemplo, as setas e a câmera de ré, funções que muitas vezes são solicitadas nos estágios de ligação. A opção “Erro” é utilizada para detectar, categorizar e catalogar erros. Por fim, a seção “Configurações” inclui tudo o que é útil para a equipe de engenharia durante os testes ou após o carro chegar ao acampamento, por exemplo, temperaturas detalhadas de sistemas individuais.

As equipes agora conseguem trabalhar com muito mais facilidade após um acidente que envolva um pneu furado, por exemplo. Componentes de carroceria simples, planos e facilmente removíveis substituem as capas volumosas anteriores usadas para as rodas reservas. As novas rodas de dez raios do parceiro Rotiform são muito mais fáceis de manusear, oferecendo melhor empunhadura para que motoristas e co-pilotos possam agarrá-los com mais facilidade e concluir a mudança com mais agilidade e segurança.

“Combinamos todas as lições aprendidas nesse curto período de experiências e o resultado de nossas ideias é a evolução para o E2”, diz Uwe Breuling, chefe de operações de veículos da Audi Sport. “O trabalho obstinado de nossa equipe de desenvolvimento nos preparou perfeitamente para nosso segundo Rally Dakar.”

Após os testes iniciais liderados por Arnau Niubó Bosch, chefe de engenharia de testes, a Audi Sport apresentou o RS Q e-tron E2 na cidade alemã de Neuburg, região da Baviera, ao sul da Alemanha. Entre os dias 1º e 6 de outubro, a nova tecnologia será colocada a prova pela primeira vez em uma competição no Rally do Marrocos. Todas as três duplas de pilotos da Audi disputarão o rali do deserto que começa e termina em Agadir, no sudoeste do país africano.

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