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sábado, 8 de outubro de 2022

Stellantis se destaca na liderança do mercado da América do Sul

 


A Stellantis encerrou mais um mês na liderança dos três maiores e mais importantes mercados da América do Sul, sendo a empresa que mais comercializou veículos na região. A Stellantis comercializou 74.670 veículos no mercado sul-americano no mês, acumulando vendas superiores a 618,5 mil unidades de janeiro a setembro.

Os principais mercados da empresa na região são o Brasil, onde as vendas acumuladas somam 460 mil veículos, seguido pela Argentina com mais de 97,4 mil unidades vendidas e pelo Chile, com 35,7 mil veículos comercializados no ano.

O modelo mais vendido no Brasil continua a ser a Fiat Strada e na Argentina o campeão de vendas é o Fiat Cronos, seguido pelo Peugeot 208.

BRASIL



Fiat mantém liderança. Strada e Fastback são destaque

Setembro foi um mês de sucesso para a Fiat. A marca fechou novamente na liderança, com 21,4% do mercado e 38.924 unidades emplacadas. A Fiat Strada foi o veículo mais vendido no mês com 5,5% de market share e 9.008 unidades. Entre os 10 modelos mais vendidos, estão também o Mobi (7.476 unidades) e o Argo (7.093 unidades). Em setembro, a marca lançou o SUV coupé Fastback, mais de 6 mil unidades já foram vendidas em duas semanas.

No acumulado do ano, a Fiat mantém a liderança com 21,8% do market share e aproximadamente 306 mil unidades emplacadas. A Fiat segue superando em 2022, até o momento, sua melhor performance anual dos últimos dez anos. A Strada é o modelo mais vendido no Brasil entre janeiro e setembro, com 86 mil unidades comercializadas (6,1% de market share).


Jeep na liderança dos SUVs e Commander quebra recorde

A Jeep encerrou o mês na liderança dos SUVs, com 10.874 unidades emplacadas, enquanto seu mais novo modelo, o Commander, quebrou mais um recorde e atingiu a sua melhor participação entre os D-SUVs desde que foi lançado, com 2.064 veículos vendidos e 37,3% de market share. No acumulado do ano, a Jeep também é líder entre os SUVs, com 20,1% da fatia do mercado no segmento. No total, são 99.053 veículos emplacados ao longo dos nove primeiros meses do ano, o que garante à Jeep 7,1% de participação no mercado automotivo total em 2022.

O Commander bateu um novo recorde em setembro, dessa vez em participação em seu segmento. O modelo liderou com folga o segmento D-SUV, o que representa a sua maior participação dentro do segmento desde que foi lançado. No acumulado de 2022, o Jeep Compass emplacou 45.766 unidades, o Jeep Renegade somou 37.555 veículos e o Jeep Commander totalizou com 15.544 unidades comercializadas.


Com o novo C3, Citroën tem crescimento de 66% nas vendas

A Citroën encerrou o mês de setembro em trajetória ascendente no volume de vendas e na participação de mercado.  Em setembro, a marca emplacou 3.953 veículos, um crescimento de 66% com relação ao mês anterior, impulsionado pelas vendas do Novo C3 (1.604 unidades). No acumulado de 2022, a marca registrou um crescimento de 25%, vendendo 19.600 unidades ante 15.600 vendidas em igual período do ano passado. 

No segmento de vans, a Citroën Jumpy manteve estabilidade, com 2.300 unidades emplacadas, incluindo a versão elétrica ë-Jumpy. 


Peugeot supera as vendas de todo o ano de 2021

Faltando ainda três meses para 2022 terminar, a Peugeot já celebra uma importante conquista: em setembro, superou em mais de 10% as vendas totais do ano de 2021. Foram 32.573 unidades emplacadas de janeiro a setembro, com crescimento de 63% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado mantém a Peugeot como a marca que mais cresce na indústria automotiva brasileira.


Ram tem terceiro ano seguido de recorde

Com o fechamento de setembro, a Ram acaba de chegar ao terceiro ano consecutivo de venda recorde no país. Desde janeiro, a única marca de picapes premium no Brasil já tem 2.791 unidades emplacadas, ultrapassando as 2.760 de 2021 que, por sua vez, já havia superado o ano de 2020, que, até aquele momento, era o maior da história para a Ram no país. O maior destaque de setembro foi o modelo Ram 3500, com 441 unidades.

A tendência de crescimento da marca se mantém no último trimestre, pois a partir deste mês começam a ser contabilizados os emplacamentos da recém-lançada Ram Classic, o quarto modelo na linha, que se soma às Ram 1500, 2500 e 3500.

Associadas à Abeifa licenciam 20% mais em setembro

 


*   Com mais produtos disponíveis em setembro, importadoras associadas à entidade licenciam 120% mais em relação a agosto. Foram 3.469 unidades ante 1.577 de agosto último.  Em relação a agosto de 2021, a alta foi de 85,4%: 3.469 contra 1.871 unidades no ano passado;
 
*   Já o emplacamento de veículos de produção nacional das associadas foi negativo, de 28,5%: 2.337 unidades ante 3.267 veículos licenciados em agosto último; se comparado ao mês de setembro de 2021, a queda é ainda persiste, de 45,4%, 2.337 unidades contra 4.278 do ano passado; 
 
*   No acumulado dos nove primeiros meses do ano, entre importados e nacionais, desempenho é negativo, de 22%: 42.944 x 55.036 unidades em 2021.
 
As 11 marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores -, com licenciamento de 5.806 unidades, das quais 3.469 importadas e 2.377veículos de produção nacional, anotaram em setembro último aumento em suas vendas de 19,9% ante agosto de 2022, quando foram comercializadas 4.844 unidades. Comparado a setembro de 2021, no entanto, a redução ainda é de 5,6%: 5.806 unidades contra 6.149 veículos.
 
Na importação, as 3.469 unidades vendidas significaram aumento de 120% ante as 1.577 unidades de agosto de 2022 e de 85,4% ante setembro de 2021; enquanto na produção nacional – com 2.337 unidades – a baixa de vendas permaneceu, de 28,5% ante as 3.267 unidades do mês anterior, e redução ainda mais significativa de 45,4% em relação a setembro de 2021 (4.278 unidades).
 
Com esse desempenho de setembro, as marcas associadas à Abeifa anotaram no acumulado do ano 42.944unidades licenciadas, 22% inferior às vendas dos nove primeiros meses do ano passado, que representaram 55.036 unidades.
 
“A disponibilidade de mais produtos importados em setembro proporcionou às nossas associadas a oportunidade de atender melhor à rede de concessionárias, consequentemente atender à demanda reprimida, observada nos últimos meses, em especial por conta da crise de semicondutores e abastecimento instável de produtos acabados. Setembro nos mostrou que, aos poucos, as matrizes começam a liberar seus produtos de exportação com mais regularidade”, explica João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa.
    
Participações – Em setembro último, com 5.806 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,2% do mercado total de autos e comerciais leves (180.424 unidades). Se consideradas somente as 3.469 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 1,9% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 2.337 veículos, significaram marketshare de 1,3%.
 
Se considerado o acumulado de janeiro a setembro, as associadas à Abeifa respondem por  3%: 42.944 unidades ante o mercado interno brasileiro de 1.394.921 veículos.
   

Downloads, acesse:
Emplacamento por marcas - Setembro 2022 (PDF) - Download
Emplacamento por modelos - Importados Setembro 2022 (PDF) - Download

Emplacamento por modelos - Nacionais Setembro 2022 (PDF) - Download

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Fábrica do BMW Group em Araquari celebra 8 anos produzindo os carros premium mais vendidos do Brasil


A fábrica do BMW Group em Araquari comemora 8 anos desde a sua inauguração, neste 30 de setembro, recheada de motivos para celebrar. Produzindo quatro modelos diferentes, a planta produz os carros premium mais vendidos do país (Série 3 e X1), além dos mais potentes e tecnológicos (X3 e X4). Além disso, a produção dos novos Série 3 e X1 começarão em breve.

 

“Produzir veículos com tanta qualidade, tecnologia e líderes do segmento premium no país é um motivo de muito orgulho para nós. Isso mostra o quanto estamos preparados para seguirmos fazendo os carros mais sofisticados e atraentes para nossos clientes. Ainda mais motivos para celebrar!”, comemora Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Araquari.

 

A planta do BMW Group em Araquari (SC) tem área total de 1,5 milhão de metros quadrados, sendo 112.893 metros quadrados de área construída. A infraestrutura local abriga processos completos de produção automotiva com áreas de carroceria, soldagem, pintura, montagem e logística, como também laboratórios, prédios administrativos, auxiliares e o prédio da Engenharia.

 

Além disso, a unidade nacional, que é a maior fábrica de veículos premium do continente, é co-sede, juntamente com o escritório da empresa em São Paulo, do único Centro de Engenharia Global do BMW Group na América do Sul.

 

Sustentabilidade é um dos pilares da marca

 

A fábrica do BMW Group em Araquari segue tendo as metas globais de sustentabilidade como uma das prioridades. Ela já conta com eletricidade proveniente de fontes renováveis, promovendo a redução das emissões de CO₂ em suas atividades -- por meio da certificação I-REC, um instrumento de compensação do consumo de energia elétrica proveniente de fontes que emitem CO₂ na atmosfera.

 

Além disso, desde o fim de 2020, a planta Araquari instalou e vem ampliando anualmente uma área com placas fotovoltaicas no telhado do prédio da Montagem. Os atuais 2.543 metros quadrados geram 600MWh de energia por ano. Com isso, a fábrica deixa de emitir cerca de 157,2 toneladas de CO₂ por ano, ocupando 5,0% do telhado do prédio da Montagem — área que deve passar por novas ampliações.

 

Além disso, desde o fim de 2020, a planta Araquari instalou e vem ampliando anualmente uma área com placas fotovoltaicas no telhado do prédio da Montagem. Os atuais 2.543 metros quadrados geram 600MWh de energia por ano. Com isso, a fábrica deixa de emitir cerca de 157,2 toneladas de CO₂ por ano, ocupando 5,0% do telhado do prédio da Montagem — área que deve passar por novas ampliações.

 

Com essas e outras ações, a planta segue também a meta do BMW Group no mundo de reduzir a emissão de CO₂. Uma das metas, que deva ser alcançada até 2030, é reduzir em 80% a emissão de CO₂ na produção, por veículo. Outras metas que estão na lista é reduzir em 20% a emissão de CO₂ por veículo na cadeia produtiva e em 50% na fase de uso, também por veículo.

 

“Por Dentro do BMW Group Brasil”

 

Agora os apaixonados pela marca podem ver de perto como é produzido os modelos que saem de Araquari. O Tour “Por Dentro do BMW Group Brasil”, feito em parceria com a Serra Verde, é aberto ao público que pode garantir o passeio no site -- Link.

 

Além de conhecer por dentro as áreas da Carroceria, Montagem e Qualidade, os visitantes ainda podem experimentar a sensação única de andar em uma BMW no teste de pista interna, realizado com um piloto especializado na direção.

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

 


CMPC é a primeira empresa do país a utilizar veículo de 7 eixos movido a gás natural para transporte terrestre



A CMPC tornou-se pioneira no Brasil ao realizar o transporte de produtos em veículo a gás natural (GNV). A primeira viagem nacional feita por um caminhão de 7 eixos movido por esse combustível ocorreu neste mês de setembro e levou uma carga de celulose da unidade de Guaíba (RS) até um dos clientes da companhia, localizado na cidade de Limeira, no interior paulista. 


Com capacidade para carregamento de até 39 toneladas, a novidade proporciona uma opção mais sustentável para atender as rotas que a CMPC opera no país.

Em comparação a veículos similares movidos à combustão (óleo diesel), o caminhão utilizado apresenta uma redução de 17% na emissão de CO2 e diminuição de 95% na geração de material particulado (proveniente da queima do combustível). 


A companhia já estuda implementar mais veículos com essa característica e expandir a frota futuramente. A CMPC possui em seu propósito a sustentabilidade como pilar, buscando sempre a melhoria contínua de seus processos e os tornando cada vez mais alinhados com as melhores e mais modernas práticas ambientais aplicadas por empresas no mundo todo.

 

“Este é um momento importante para a CMPC. Sempre mantemos o olhar atento para iniciativas que reduzam nossa pegada de carbono. Muito nos orgulha sermos a primeira empresa no país a realizar uma viagem com gás natural nesse tipo de veículo, o que reforça nosso compromisso com as melhores práticas de ESG”, afirma Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC. “Ações como essa se conectam cada vez mais com o que estamos desenvolvendo no BioCMPC, o maior projeto de sustentabilidade da história do RS com mais de 30 iniciativas ligadas diretamente ao tema”, completa Harger.

Novos Audi A3 Sedan e Sportback entram no programa de assinaturas Audi Luxury Signature. Modelos começam a ser oferecidos com mensalidades a partir de R$ 5.980,00 e planos de assinatura com 12, 24 e 36 meses

A Audi do Brasil anuncia o ingresso dos modelos A3 Sedan e A3 Sportback no Audi Luxury Signature, o seu exclusivo programa de assinatura de veículos, que está disponível na rede completa de 43 concessionárias da marca espalhadas por 37 cidades em todas as regiões no país.

 

A entrada no programa do novo Audi A3, que ganhou recentemente ainda mais desempenho e eficiência com o novo propulsor 2.0 TFSI de 204 cavalos de potência, está acompanhada de outra novidade: a expansão dos planos de assinatura para até 36 meses, opção que se junta aos planos de  12 e 24 meses. Nessa alternativa mais extensa, a assinatura mensal do modelo Audi A3 (Sedan ou Sportback), por exemplo, tem preços a partir de R$ 5.980,00.


 


Além disso, o cliente tem a opção de escolher um modelo à pronta entrega, como é o caso da linha e-tron, ou personalizar o veículo de acordo com as suas preferências, customizando desde a cor dos bancos e equipamentos opcionais até a blindagem, que pode ser contratada a parte.

 

“O Audi Luxury Signature é uma opção para quem deseja ingressar no universo da Audi, e desfrutar, por um período determinado, de toda a sofisticação, desempenho e tecnologia dos nossos modelos. A locação por assinatura é um modelo de negócio em ascensão global e estamos muito empolgados com a expansão do programa no país", afirma Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil. 


 


"A entrada do A3 no Luxury Signature torna a oferta de produtos no programa ainda mais completa e sobretudo muito especial por se tratar de um modelo icônico da nossa marca com uma história de sucesso no mercado brasileiro”, afirma Araken Madella, gerente de Vendas Corporativas da Audi do Brasil. “A assinatura de veículos simplifica a mobilidade no sentido de agregar o pacote completo - veículo, manutenções, documentação e proteção - na mesma parcela. Além disso, o cliente não tem preocupação com revenda ou desvalorização, basta usufruir de tudo o que veículo oferece”, conclui.


 


Lançado como piloto em 2020, o Luxury Signature foi pioneiro no nicho de veículos premium no país e, atualmente, oferece o maior portfólio de modelos disponíveis para assinatura nesse segmento, com um total de doze veículos distintos: A3, A4, A5, Q3, Q3 Sportback, Q5, Q5 Sportback, Q7, Q8, e-tron, e-tron Sportback e e-tron S Sportback.

 

O programa está disponível para pessoa física ou jurídica, oferece opções familiares, esportivas e elétricas, e tem planos de 18, 24 e 36 meses, além de franquia de 1.500 quilômetros mensais. Entre as vantagens, o cliente não precisa se preocupar com revisões ou documentação em geral (IPVA, seguro, licenciamento) e ainda conta com a assistência 24 horas do Audi Class Service.




quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Hymer projeta próxima geração motorhome com o Xcelerator da Siemens. Com o portfólio de software Xcelerator da Siemens, a Hymer reduziu os protótipos físicos em 80% e o tempo de derivação de variantes em 65% com a criação de um gêmeo digital completo do veículo.

Os engenheiros da Hymer conceberam o conceito VisionVenture campper van tecendo uma thread digital ao longo de todo o processo de criação do produto.


A Siemens Digital Industries Software anunciou hoje que a Hymer, líder global em veículos recreativos, adotou o portfólio de software e serviços Xcelerator da Siemens para desenvolver o VisionVenture, um veículo recreativo fantástico, que utiliza um gêmeo digital completo.

 

O VisionVenture oferece design que define a categoria e peças da carroceria de manufatura aditiva, além da carroceria com controle de temperatura e eficiência energética que reduz a temperatura da superfície do veículo. O veículo incorpora o espírito pioneiro e inovador da empresa ao abrir novos caminhos em design sustentável e inovação no uso de materiais, em um setor competitivo de rápido crescimento.

 

A reformulação que a Hymer realizou no desenvolvimento de seus produtos com base no portfólio Xcelerator da Siemens usando a abordagem de gêmeo digital completo combinada à tecnologia imersiva de VR de última geração trouxe benefícios significativos em todo o grupo. Além da redução de 80% dos protótipos físicos e da disponibilidade quase imediata de dados de projeto consolidados para verificação, o tempo de derivação de variações foi reduzido em mais 65%.

 

Os engenheiros da Hymer criaram um thread digital ao longo de todo o projeto do VisionVenture usando o software NX™, o Solid Edge®, o Simcenter™ e o software Teamcenter® do portfólio Xcelerator da Siemens em cada etapa do processo.
 

A Hymer reduziu as maquetes físicas e protótipos em 80% usando as capacidades de maquete digital da Teamcenter Visualization para verificação do projeto.


Para saber mais sobre como a Hymer está revolucionando a indústria de veículos recreativos com o portfólio Xcelerator da Siemens, leia a história completa aqui (imagens de alta resolução e texto completo do estudo de caso estão disponíveis mediante solicitação): Link.



Siemens Digital Industries Software promove a transformação para empresa digital, onde os projetos de engenharia, manufatura e eletrônicos serão elaborados em conjunto no futuro. O portfólio Xcelerator ajuda empresas de todos os portes a criar e implementar gêmeos digitais, que fornecem às organizações novas informações, oportunidades e níveis de automação para criar inovações. Para obter mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens Digital Industries Software, visite o site ou siga a empresa no LinkedInTwitterFacebook e Instagram. Siemens Digital Industries Software -- Where today meets tomorrow.

Coluna Fernando Calmon

Coluna Fernando Calmon 

Nº 1.221 — 6/10/22


Polo 2023 perde desempenho e

ganha em consumo de combustível


Houve discussões até em redes sociais sobre as modificações introduzidas pela VW no Polo 2023. As críticas apontam que o modelo foi “rebaixado” em termos de equipamentos, além de dúvidas sobre os preços. De fato, o modelo de entrada (versão MPI) foi reajustado para cima, enquanto duas outras (Comfortline e Highline) diminuíram de preço (de R$ 7.000 a R$ 9.000). Além disso, o motor aspirado de 1,6 L que havia saído de linha em fevereiro foi substituído agora pelo três-cilindros 1-L turbo (nova versão, TSI). Por outro lado, faróis de LED desde a versão de entrada, além de exclusividade entre os compactos, são um grande avanço em segurança ativa.

O hatch compacto recebeu simplificações como a troca dos freios traseiros a disco por tambor, perdeu conta-giros e regulagem de altura e distância do volante nas versões MPI e TSI, além de redução de potência do motor de 1 L turbo, de 128/116 cv (E/G) para 116/109 cv, e de torque, de 20,4 kgf.m para 16,8 kgf.m (E ou G).

Pude avaliar as versões TSI com câmbio manual de cinco marchas e Highline com automático de seis, ambos abastecidos com etanol, numa viagem ida e volta de 90 km entre São Paulo (SP) e Araçariguama (SP). Com o câmbio automático a percepção de perda de desempenho não chega a ser muito relevante, mas numa ultrapassagem em estrada as respostas ao acelerador exigem mais atenção. Porém na aceleração de 0 a 100 km/h a perda foi de quase um segundo (antes 9,6 s e agora 10,5 s). Entre os principais concorrentes o Onix acelera em 10,1 s e HB20 em 10,7 s.

Na versão de câmbio manual em algumas situações obriga a utilizar mais a alavanca, embora o curso e a precisão de engates sejam a melhor referência do mercado. Aceleração de 0 a 100 km/h em 10 s é um pouco melhor que a versão automática, enquanto Onix marca 10,1 s e o HB20 9,3 s assumindo a liderança em desempenho entre os compactos com câmbio manual.

Por outro lado, o consumo de combustível em ciclo urbano melhorou com etanol entre 9% e 17%, dependendo da versão, e com gasolina entre 8% e 17%. No ciclo rodoviário entre 9% e 15% (etanol) e entre 7% e 15% (gasolina). São números muito bons.

Quanto aos freios a tambor nas rodas traseiras não notei perda de capacidade de desaceleração nem de eficiência quando mais exigido. Como houve uma pequena redução de massa do veículo a frenagem de 100 km/h até a imobilização é feita em 38,3 m e na versão anterior, com discos nas quatro rodas, 39,4 m, ou seja, o modelo atual para em uma distância menor.

Os amortecedores foram recalibrados. O Polo 2023 ficou um pouco menos firme do que antes, porém sem alterar as qualidades dinâmicas que sempre marcaram o modelo como referência em seu segmento.

Kia Niro híbrido bem equipado a preço competitivo

Com estilo ousado, o Kia Niro híbrido puro estreia no Brasil, importado da Coreia do Sul em duas versões (EX e SX Prestige). Trata-se da segunda geração do modelo, lançada no ano passado. A frente destaca-se pelo formato das luzes de rodagem diurna (DRL). Na traseira o desenho chama ainda mais atenção pelas lanternas em formato de bumerangue vertical. Interessante recurso de estilo é a pintura contrastante do teto até os para-lamas seguindo o contorno das portas. O painel traseiro tem função aerodinâmica com discretas entradas e saída de ar. Bons 425 litros no porta-malas (referência VDA).

O porte é de um SUV médio-compacto como Compass, Corolla Cross e Taos, porém com distância entre eixos um pouco maior (2.720 mm) que proporciona mais espaço para as pernas no banco traseiro. Outro destaque é a integração entre o quadro de instrumentos e a tela multimídia, ambos de 12,5 pol. Versão SX Prestige conta com carregamento do celular por indução. Pacote de itens de segurança inclui, além dos seis airbags, recursos reservados para o topo de linha: prevenção de colisão frontal e em marcha à ré, aviso antes se abrirem portas da aproximação de carro ou ciclista, entre outros.

Potência e torque combinados são de, respectivamente, 141 cv e 27 kgf.m, a partir de um motor a gasolina de 1,6 L (105 cv/14,7 kgf.m) e um elétrico (44 cv/17,3 kgf.m). Os motores podem trabalhar em conjunto ou separadamente. A borboleta esquerda atrás do volante permite quatro níveis de regeneração de energia para recarregar a bateria de 240 V) e 1,6 kWh de polímero de íons de lítio (PIL). A convencional de 12 V de chumbo-ácido foi substituída pelo tipo PIL. Garantia de cinco anos ou 100.000 km, mas a durabilidade da bateria pode chegar a 10 anos.

Em avaliação no autódromo Capuava em Indaiatuba (SP) o SUV mostrou equilíbrio em curvas (suspensão traseira multibraço), silêncio a bordo e boas respostas ao acelerador considerando sua massa total de 1.394 kg. Ao acionar o modo Sport as duas borboletas atrás do volante podem subir ou descer marchas do câmbio automático de duas embreagens. Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 s é melhor que o Corolla Cross híbrido (13 s).

Números de consumo do Niro híbrido, referência Inmetro: cidade, 19,8 km/l e estrada, 17,7 km/l. Com o tanque de 42 litros o alcance é de 743 km em rodovias, mas a Kia indica que pode chegar a 800 km em ciclo misto no modo Eco.

Preços: R$ 204.990,00 e R$ 239.990,00.

Cayman GT4 RS impressionante em curvas como poucos

Porsche lança o 718 Cayman GT4 RS no Brasil por R$ 1.157.000. Versão superesportiva deste cupê de motor central-traseiro é quase um carro de corrida para as ruas. Traz o mesmo motor 4.0 boxer 6-cilindros aspirado do 911 GT3, mas com 500 cv (10 cv a menos) e 45,9 kgfm de torque, combinado ao câmbio automatizado de duas embreagens e sete marchas. Diferencial com deslizamento limitado (autobloqueante) é derivado do 991.2 GT3, enquanto o conjunto de engrenagens vem do antigo 911 GT3 RS.

Os freios dianteiros têm discos de maior diâmetro em relação ao Cayman GT4 (408 mm em vez de 380 mm) e dutos de refrigeração vieram do 911 GT3. Eixo dianteiro é 7 mm mais largo frente ao 718 Cayman GT4, enquanto o eixo traseiro é 8 mm mais largo. Respostas ao volante são de incrível precisão, enquanto ronco do motor dentro da cabine é instigante. Os bancos tipo concha têm estrutura em fibra de carbono e seguram o corpo nas curvas com ajuda do cinto de segurança de seis pontos.

O carro faz curvas com grande precisão e sua estabilidade é acima da média entre todos os Porsches. A fabricante informa aceleração 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima de 315 km/h.  Há vários componentes feitos em compósito de fibra de carbono, como asa, capô e para-lamas. O pacote Weissach acrescenta capô, entrada de ar e asa traseira com acabamento em fibra de carbono aparente, além de rodas de magnésio que deixam o carro 20 kg mais leve.

Há entradas de ar para refrigerar os freios com especial atenção para diminuir ao máximo a turbulência aerodinâmica. Escapamento pode ter saídas feitas de titânio, que fazem parte da lista de 77 opcionais. Destes, 46 são fabricados pela Exclusiv Manufaktur, divisão de personalização dos carros da Porsche.

Carro pode estar mais sujo que um banheiro

Você provavelmente deve ter visto as advertências do Dr. Bactéria no programa de TV “Fantástico” (2006 a 2009) sobre os cuidados com a higiene. Roberto Figueiredo (seu nome real) é formado em Biomedicina e Engenharia da Qualidade. O assunto voltou agora graças ao estudo da Universidade Aston, instituição pública em Birmingham, Inglaterra feito a pedido do site Cars Scrap Comparison especializado no comércio de carros sucateados. Foram analisados veículos com dois ou mais anos de uso e o resultado surpreendeu.

A realidade aponta que o porta-malas pode carregar mais bactérias do que um vaso sanitário. Em veículos mais velhos esse problema se agrava se não houver o hábito de limpar com cuidado um local onde se transportam alimentos, além de outros objetos como malas e bolsas raramente limpos.

Áreas mais sujas em número de bactérias foram listadas: porta-malas, 1.425; banco do motorista, 649; alavanca de câmbio manual, 407; banco traseiro, 323; painel, 317; volante, 146.

Entretanto, o estudo destacou uma boa notícia para os motoristas. Graças ao aumento no uso de desinfetantes para as mãos, que continuou após a covid-19, o volante aparece em último lugar entre os locais mais contaminados. Porém, na minha opinião, estes resultados podem se alterar no futuro à medida que as pessoas forem esquecendo do pesadelo da pandemia e relaxarem nos hábitos de higienização. A universidade, no entanto, não fez projeções sobre o que pode acontecer mais adiante.

Lanchar sem sair do carro pode deixar resíduos nos bancos e também passá-los das mãos para o volante e alavanca de câmbio. Por isso fique atento e recomende atenção a todos os pontos citados acima quando entrar em um lava-rápido.

 

 

Hyundai promove até 31 de outubro campanha de varejo com condições especiais para Novo HB20 e CRETA com pagamento da primeira parcelaem 2023 e valorização de R$ 4.500,00 pelo usado, na troca


Novo HB20


6 de Outubro de 2022 – A Hyundai promove, durante o mês de outubro, campanha nacional de varejo com condições especiais para os modelos Novo HB20 e CRETA.

 

Para os interessados em adquirir um Novo HB20, as versões Sense, Comfort e Limited, equipadas com motor 1.0 e câmbio manual; e Comfort com propulsor 1.0 Turbo GDI e câmbio automático, oferecem benefícios exclusivos. 


Clientes da Hyundai que comprarem uma dessas configurações têm como vantagem o pagamento da primeira parcela apenas em 2023 e a valorização de seu veículo usado com bônus de até R$ 2.500. 


Já para aqueles que ainda não possuem um modelo Hyundai, o bônus para o veículo usado de outra marca é de até R$ 2.000. Taxa zero de financiamento e parcelamento em até 36 meses são outras condições que podem ser aplicadas.

 

Aos que desejam comprar um SUV CRETA, a Hyundai oferece um bônus de até R$ 4.500 na valorização do veículo usado na troca para a versão Action 1.6 ou Nova Geração Limited 1.0 Turbo GDI. Os modelos também podem receber taxa zero de financiamento e parcelamento em até 36 meses.

 

Detalhes de cada uma as ofertas podem ser encontradas em: hyundai.com.br/ofertas.

 

Compra Certa Hyundai


A Hyundai também conta com planos de financiamento com recompra garantida por meio do “Compra Certa Hyundai”. Neste programa, clientes contam com flexibilidade no pagamento, com opções que vão desde uma pequena entrada a partir de 20% ou veículo usado de qualquer marca como forma de pagamento; parcela reduzida, com valores que podem chegar a 50% menos que um financiamento tradicional e o plano de recompra garantida do Hyundai seminovo por 80% da Tabela Fipe. Nesta opção, ao final do plano, com o valor do Hyundai seminovo, a parcela final será quitada e a diferença poderá ser utilizada na entrada do próximo Hyundai zero-quilômetro.

 

Mais informações sobre o programa no site 

https://www.hyundai.com.br/financiamentos.html

 

Promoção “Na Hyundai dá jogo”

 

Este ano a Hyundai sorteou, com a promoção “Na Hyundai dá jogo”, viagens e ingressos para a estreia do Brasil na Copa do Mundo da FIFA QATAR 2022™. Para concorrer, os clientes precisavam realizar um test drive em uma das concessionárias participantes.

 

Também estão sendo oferecidos prêmios instantâneos, como dispositivos Alexa™ e fones de ouvido para aqueles que participam de ativação online no site da ação. Ainda podem ser realizados test drives para concorrer a um Novo Hyundai HB20 zero-quilômetro para os clientes cadastrados na ativação até o dia 31 de outubro. Já foram realizados, até o momento, mais de 26 mil test drives em todo Brasil.

 

Mais informações sobre a promoção, a lista de concessionárias participantes e o regulamento podem ser encontrados no site nahyundaidajogo.com.br.

 

HB20 segue no topo em 2022, CRETA é o líder do varejo em setembro

 

Segundo os mais recentes números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Novo Hyundai HB20 foi o carro de passeio mais vendido do Brasil em setembro, com 8.836 emplacamentos, e manteve a liderança no ano de 2022, acumulando até o momento 70.745 unidades comercializadas. No varejo, em setembro, o líder geral de vendas entre os automóveis de passeio foi o Hyundai CRETA, com 5.099 emplacamentos.

BYD inicia operações em Goiânia (GO), chega a sete concessionárias abertas no País e pretende chegar ao final de 2022 a 45 cidades e atingir, ao final de 2023

 

Híbrido BYD Song Plus DM-i, um dos destaques no showroom da nova concessionária

(6/10/2022) - Mais duas concessionárias inauguradas em um espaço de apenas dois dias. O início de outubro vem sendo histórico para a BYD Brasil. Apenas um dia após começar o funcionamento da sua loja em Belo Horizonte, a marca abre hoje as portas de mais uma unidade, a sétima da rede no país. Trata-se da Eurobike Goiânia (GO).


Eurobike Goiânia, terceira concessionária do grupo na rede de automóveis BYD

 

A concessionária é a terceira do tradicional grupo Eurobike, focado no mercado automotivo premium. "A Eurobike foi nomeada a primeira concessionária BYD em São Paulo, e consequentemente no Brasil. Há alguns dias, abrimos a Eurobike BYD Ribeirão Preto e agora a marca chega a Goiânia. Os clientes goianos vão se surpreender com os produtos BYD, que oferecem alto luxo, tecnologia moderna e uma condução extremamente confortável. ", diz Henry Visconde, presidente do Grupo Eurobike.


“Nos sentimos honrados com mais este voto de confiança do grupo Eurobike, tradicional grupo brasileiro de veículos premium, por acreditarem no sucesso de mais uma concessionária BYD em uma importante cidade como Goiânia, com uma loja tão imponente”, cita Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD Brasil.

Além das três unidades da Eurobike, já estão em operação a Vitória Motors BYD, em Vila Velha (ES), a Itavema (Rio de Janeiro), a Servopa BYD, que fica em Curitiba (PR), e BYD Gogreen, pertencente ao grupo Águia Branca e que abriu as portas ontem (04) em Belo Horizonte.

 

A BYD Brasil já tem nomeações em 31 das principais cidades brasileiras. A previsão é encerrar este ano com presença em 45 cidades e chegar ao final de 2023 em 100 localidades do País.



quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Autonomia dos veículos elétricos no inverno otimizada

 

A Renault não para de inovar há quase 125 anos. Suas invenções atravessaram o tempo e, apesar de não nos darmos conta, elas fazem parte do nosso dia a dia. Desde a transmissão direta (1899), substituição da manivela pelo sistema de partida automática (1909), invenção da “quinta porta” (1961) e do sistema de fechamento automático das portas por controle remoto infravermelho (1983), até a chave de aproximação / keyless (2000), todas estas inovações foram criadas pela Renault. 

E com o Novo Megane E-TECH Elétrico, o primeiro veículo da “Nouvelle Vague” da marca, a Renault está inovando ainda mais. São mas de 300 patentes registradas no desenvolvimento do veículo e da plataforma. 

Entre estas inovações, selecionamos sete para serem detalhadas nesta série especial. Neste sexto episódio, Jean-Marie A Huillier, especialista em gestão térmica de veículos eletrificados no departamento de Engenharia da Renault, explica como ele contribuiu para otimizar a autonomia do veículo no inverno, por meio de um engenhoso sistema de recuperação do calor gerado pela bateria e o motor elétrico.

O Novo Megane E-TECH Elétrico entrega até 470 km de autonomia com uma única recarga. Os engenheiros da Renault trabalharam para manter esta autonomia o mais estável possível, independentemente da estação do ano. Em primeiro lugar, por meio de um sistema de regulação da temperatura da bateria. 

No inverno, a temperatura da bateria do Novo Megane E-TECH Elétrico é mantida pela alta circulação de água quente proveniente do motor elétrico. Já no verão, a temperatura da bateria é reduzida por meio da circulação de água fria proveniente de um resfriador. Por isso, a bateria de Novo Megane E-TECH Elétrico está sempre na temperatura ideal, otimizando a recarga e a autonomia.

Mas os engenheiros Renault foram ainda mais longe para otimizar a autonomia da bateria elétrica do veículo, principalmente no inverno, já que é preciso aquecer a cabine mesmo quando as temperaturas são desfavoráveis à armazenagem da energia e preservação da recarga. Isto constituiu um grande desafio, pois, ao contrário de um motor a combustão interna, um motor elétrico não produz calor suficiente para aquecer a cabine por meio de um sistema de aquecimento tradicional.

O desafio foi aceito por Jean-Marie A Huillier e Robert Yu, especialistas em gestão térmica de veículos eletrificados no departamento da Engenharia da Renault.

“Como o Novo Megane E-TECH Elétrico foi feito para um uso na estrada, desenvolvemos e patenteamos um sistema capaz de recuperar o calor gerado pela bateria e o motor em situações de uso intenso, como durante a recarga rápida ou em um trajeto em via rápida, por exemplo. Este calor é então utilizado para aquecer a cabine, otimizando a autonomia do veículo”. Jean-Marie A Huillier, Especialista de gestão térmica de veículos eletrificados no departamento de Engenharia da Renault

As vantagens desta inovação

Quando a temperatura externa está abaixo de 10°C, o sistema de recuperação do calor gerado pela bateria e o motor elétrico oferece várias vantagens:

  • A recuperação do calor resfria naturalmente a bateria e o motor elétrico;
  • O aquecimento da cabine exige duas vezes menos energia do que com uma bomba de calor clássica;
  • O ganho de autonomia em via rápida pode chegar a 9%.

Novo processo

Para aquecer a cabine, nem pensar em resistências elétricas, que são grandes consumidoras da energia da bateria – isso não faria sentido em um veículo elétrico. Também não são utilizadas bombas de calor clássicas, que não são suficientemente eficientes em longos trajetos em via rápida. A bomba de calor de última geração projetada por Jean-Marie a Huillier e Robert Yu recupera o calor gerado pela bateria e o motor elétrico de forma mais eficiente, assegurando o conforto térmico dos ocupantes ao limitar ao máximo o impacto sobre a autonomia.

Esta inovação comprova que, em se tratando da autonomia elétrica, nem sempre os ganhos dependem de baterias a cada dia maiores.

Saiba mais

Referência da patente: 

Sistema de recuperação do calor gerado pela bateria e o motor elétrico:

Patente FR3075109 / EP3727910 B1

– Inventores: Jean-Marie A Huillier e Robert Yu

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