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sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais


Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira


Copa do Mundo vai movimentar R$ 141 milhões no varejo mineiro

Dia 20 de novembro começa a Copa do Mundo de futebol, no Catar, a expectativa é de que o evento movimente a economia brasileira. Em Minas Gerais, os empresários do comércio têm boas perspectivas para as vendas que envolvem a principal competição de futebol do planeta, realizada este ano no Qatar, de 20 de novembro a 18 de dezembro. 

A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de um impacto positivo de R$ 141 milhões no varejo do Estado, um aumento nominal de 12,96%, frente ao mundial de 2018.

No ranking geral, Minas ocupa a segunda posição, acumulando 9,5% da receita prevista para o país, atrás apenas de São Paulo (34,9%). A projeção da CNC é de um acréscimo de, aproximadamente, R$ 1,48 bilhão no faturamento do comércio varejista brasileiro em função das vendas antes e durante o Mundial.

Essa expectativa de injeção de recursos no Estado é confirmada pela Pesquisa “Opinião do Comércio Varejista – Copa do Mundo 2022”, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos, da Fecomércio MG. Segundo a pesquisa, cerca de 43% das empresas do comércio estadual acreditam que serão impactadas pelo mundial de 2022. 

Pela proximidade com datas importantes para o calendário varejista, os empresários foram questionados quanto a possibilidade de o período afetar as vendas da Black Friday e do Natal. Entre os empresários impactados pela Copa, 47,3% afirmaram que o período irá influenciar as vendas da Black Friday de forma positiva. 

Outros 16,3%, por outro lado, relataram que a influência será negativa. Para Guilherme Almeida, economista da Fecomércio MG, “a principal preocupação surge no tocante ao processo de transferência da demanda, com consumidores adquirindo bens e serviços antes da data comercial, provocando um efeito esvaziamento na Black Friday”.

Em relação ao Natal, aproximadamente 22% dos empresários creem que o período da Copa do Mundo irá influenciar positivamente nas vendas da data mais importante do ano. O impacto será entre 10% e 25% no volume vendido, para 25% desses empresários. Por outro lado, cerca de 12% dos empresários acreditam que as vendas da Copa do Mundo irão influenciar negativamente no desempenho do Natal.

Visando atrair os clientes, a maioria dos empresários irá investir em divulgações e propagandas, seguidas das tradicionais ações promocionais e de liquidações. Pouco mais de 18% dos empresários pretendem investir no mix de produtos e outros 4% concederão brindes ao seu público. Diante de tais ações, os varejistas acreditam que o gasto médio por consumidor será de R$50,00 a R$100,00 (23%) e R$100 a R$250 (15,8%).

A perspectiva da CNC é de que o ramo de móveis e eletrodomésticos, em que se concentram as vendas de televisores, responda por 34% do faturamento, decorrente do evento. Logo atrás, artigos de uso pessoal e eletroeletrônicos devem garantir 22% do faturamento. Completam o ranking os segmentos de vestuário e calçados (21%) e hiper e supermercados (17%). Naturalmente, outros segmentos podem se beneficiar do período.

Turismo brasileiro é responsável por dois a cada 10 empregos gerados


turismo brasileiro tem sido um dossetores que mais gera emprego no Brasil. Em agosto, o segmento gerou cerca de duas em cada 10 novas vagas de empregos do setor de serviços, atividade econômica que mais contratou no período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), divulgado no dia 29 de setembro.

As empresas que mais geraram empregos em agosto no setor foram as de alojamento e alimentação. Durante o período, foram criadas aproximadamente 16,5 mil vagas formais pelos dois segmentos. No total, o turismo nacional compreende mais de 50 atividades econômicas que empregam, por ano, milhões de cidadãos brasileiros. 

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que informou recentemente que o turismo brasileiro deve faturar US$ 122,28 bi em 2022, divulgou informações da retomada de mais de 270 milhões de empregos ao redor do mundo em 2021. 

A entidade também revelou que o setor gerou mais de 18,2 milhões de novos postos de trabalho, crescimento de 6,7% frente ao ano anterior. A WTTC estima que o setor deve ter um crescimento médio anual de 5,8% na geração de empregos na próxima década, o que totaliza aproximadamente 126 milhões de vagas até 2032.

Voos para o interior

A Azul iniciou este mês a venda de passagens às cidades de Varginha, Patos de Minas, Paracatu e Teófilo Otoni, partindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. A empresa resolveu investir nos destinos diante da alta procura dos passageiros. A Azul Conecta será responsável por operar os voos que conectarão as quatro cidades à capital do estado, Belo Horizonte. Os voos acontecerão a bordo das aeronaves modelo Cessna Grand Caravan, com nove assentos, a partir do dia 12 de dezembro deste ano. As passagens poderão ser adquiridas no site da companhia.

A rota de Belo Horizonte a Varginha será operada às segundas, quartas e sextas-feiras. Com saída de BH às 8h10 e chegada à cidade às 9h40. O voo de volta decolará de Varginha às 10h05, pousando em Belo Horizonte às 11h50. Já a rota de Belo Horizonte a Patos de Minas funcionará às terças, quintas e sábados, a única diferença de horário da rota de Varginha é o de saída da cidade para BH, na volta – ao invés de 11h50, sairá às 11h30. 

Os voos para Paracatu sairão às 13 horas, chegando às 14h30 na cidade e, na volta, sairão às 15h05, chegando a Belo Horizonte às 16h55, com frequências de três dias na semana também – segundas, quartas e sextas-feiras. Por fim, a rota de Belo Horizonte a Teófilo Otoni será operada também às segundas, quartas e sextas, saindo de BH às 13h e chegando na cidade do Vale do Mucuri às 14h30. 

Na volta, sairá de Teófilo Otoni às 14h55, chegando à capital mineira às 16h30. Nesse início de operação serão três voos semanais para Confins. Com as novas operações, a Azul chegará a 41 destinos com conexões no estado mineiro. Também em dezembro deste ano, a companha prevê realizar conexões entre os aeroportos de Confins e Zona da Mata, e assim atender aos municípios do Sul e Sudeste de Minas Gerais.

Cidades mineiras registram até 100% de ocupação


Cinco cidades mineiras figuram no topo da lista dos destinos mais procurados em Minas Gerais na semana do feriado do dia 12 de outubro. A maior parte está situada nas regiões Sul e Sudoeste do estado. São elas: Poços de Caldas, Capitólio, Caxambu e Extrema. A exceção é Ouro Preto que integra a região central, a 98 km de Belo Horizonte. 

O Parque das Águas de Caxambu, além de ser importante patrimônio natural da cidade, também pode ser considerado grande atrativo turístico municipal. É o local onde existe maior diversidade de águas do mundo, 12 fontes de águas minerais medicinais

Em comum, todas compartilham um aumento considerável de visitantes, como é o caso de Poços de Caldas, onde houve 100% de ocupação nos grupos hoteleiros maiores. Famosa pelas reservas hidrominerais e pela tradição dos cristais de Murano, Poços também vem se consolidando como importante parada para quem aprecia esportes de aventura.

Uma das atrações em Poços de Caldas, é a praça do relógio de flores


Tal circulação de pessoas em solo mineiro, de acordo com o subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, reforça o resultado de uma pesquisa recente divulgada pelo IBGE, a qual revela o crescimento do turismo em Minas em 45,3%. Esse percentual está acima da média nacional que foi de 25,9%

“Isso demonstra como o setor está reagindo neste contexto pós-pandemia e revela como têm sido assertivas as ações promovidas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, como o programa Reviva Turismo”, pontua Júnior.

Essa expansão das atividades turísticas se traduz na geração de novos empregos, cerca de 100 mil até o momento. Tudo isso fomenta e mobiliza diversos ramos da economia criativa de Minas, cuja vocação para a liberdade estimula o público a vivenciar uma ampla gama de experiências que saem da rotina, revigorando o corpo e o espírito.   

Em Capitólio são as piscinas naturais, cachoeiras e cânions que convidam os visitantes a pôr o pé na estrada. De acordo com o coletivo “Capitólio em Movimento”, em parceria com a empresa Booking, a procura por reservas em hotéis e pousadas da região triplicou, alcançando a marca de crescimento médio semanal de ocupação em 11%. 

Em Caxambu e Extrema a taxa média de ocupação variou, respectivamente, entre 50% e 65%. A primeira atrai visitantes, especialmente, pela diversidade de fontes medicinais e faz parte do Circuito das Águas, o qual abarca ainda outros municípios como Cambuquira, São Lourenço e Três Corações. 

No Parque das Águas, principal atração de Caxambu, existem 12 fontes e um balneário que foi fundado em 1907. O serviço mais disputado do espaço é a piscina de hidroterapia que oferece um banho relaxante com duchas e hidromassagem.  

Em Extrema, a procura maior por passeios tem sido motivada pelo turismo de natureza, com a possibilidade de prática de diferentes esportes ao ar livre, como trekking, mountain bike, rapel, além de trilhas que conduzem a belas cachoeiras. Atualmente, existem cinco principais rotas turísticas na cidade: das águas, das pedras, das rosas, do sol e dos ventos.

Outros turistas também aproveitaram a folga para conhecer melhor o patrimônio cultural e histórico de localidades que integram a rota Via Liberdade. Em Ouro Preto, o fluxo de pessoas chegou a quase 20 mil entre os dias 7 e 12, o que representou uma taxa de ocupação média de 95% dos hotéis e pousadas da cidade.  

 

Festuris e o meio ambiente

As questões relacionadas ao meio ambiente se tornaram centrais no mundo inteiro. O Festuris entende a preocupação latente das novas gerações com a sustentabilidade - dentre outras ações - e acredita que a transformação do turismo depende de propostas e práticas sustentáveis, tornando a temática como um dos pilares do seu DNA. Sendo a sustentabilidade um dos pilares do Festuris, a 34ª edição do evento tem novidades e parcerias de peso. 

Prefeitura de Gramado, por meio das Secretarias de Agricultura/Horto e Meio Ambiente fará a doação de 8 mil mudas de hortênsias aos participantes do evento, além de mudas de árvores. “A hortênsia é flor símbolo de Gramado, e esta é uma forma de carinho, agradecimento e lembrança da nossa cidade aos que vêm ao Festuris”, declara Márcio Pottratz, coordenador do Horto Municipal de Flores Oscar Knorr.

O Espaço Green Experience terá um reforço de peso, o Greenpeace. A entidade irá desenvolver ações de conscientização e abordar o tema sobre como a preservação do meio ambiente é importante para o turismo.


O plantio da arvore é uma tradição há anos no evento do Festuris



Portugal e Calçados Beira Rio na ação da Árvore da Integração, outra ação que engloba o pilar da sustentabilidade do Festuris, há pelo menos sete anos, é a Árvore da Integração. O projeto destaca um destino com viés sustentável, e neste ano, o convidado a plantar a árvore no complexo do Serra Park será Portugal, por meio de Bernardo Cardoso.

Exemplo de ações que englobam o ESG no corporativo é a Calçados Beira Rio, de Novo Hamburgo. É a única empresa do setor calçadista a conquistar o selo Origem Sustentável. A comercial e Marketing da Empresa, Maribel Silva, participará do plantio de mais uma araucária.

À espera da 34ª edição do Festuris Gramado - Feira Internacional de Turismo. O evento inicia no dia 3 de novembro com a solenidade de abertura, no Palácio dos Festivais. É no Meeting Festuris, que ocorre nas manhãs dos dias 4 e 5, no Serra Park, que oportunizamos uma imersão de saberes. Renomados profissionais do turismo e do meio empresarial falarão sobre suas estratégias de carreiras e muito mais.

Também no Serra Park, no período da tarde, na Feira de Negócios, o Brasil todo estará em exposição com novidades, experiências e muito networking. Nos pavilhões Araucária e Hortênsia, são mais de 2500 marcas, mais de 40 destinos internacionais que apresentarão seus potenciais turísticos a aproximadamente 12 mil participantes. Se inscreva e baixe o App Festuris-Ainda é possível fazer o credenciamento pelo site festurisgramado.com, não perca essa chance de revolucionar os seus negócios com as infinitas possibilidades que o Festuris oportuniza. Além disso, o Aplicativo Festuris já está disponível para download. Na ferramenta é possível agendar reuniões e planejar seus dois dias no evento.

Febtur comemora um ano de criação

Há um ano, em Alter do Chão, no Pará, foi eleita a primeira diretoria da Febtur Nacional

Há um ano, no dia 18 de outubro, nascia a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). Durante assembleia realizada no Hotel Mirante da Ilha, com vista para a Ilha do Amor, representantes de 14 estados definiram os primeiros passos da entidade especializada em turismo e elegeram sua diretoria provisória, tendo o jornalista e publicitário Gorgônio Loureiro como presidente nacional.

O objetivo da Febtur passa pela construção de uma entidade democrática, moderna, dinâmica, integrada aos trades turísticos nos estados e antenada com as políticas voltadas para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Entre suas metas, fazer valer ferramentas eficientes e variadas de comunicação, para garantir a concretização de sua missão maior, que é dar visibilidade ao setor por meio de uma extensa rede de comunicação, comprometida com a informação do segmento turístico.

“Criar uma entidade não é fácil, precisa de dedicação e trabalho”, ressalta Loureiro, lembrando que a decisão de partir para a criação de uma entidade federativa foi definida de forma democrática e consciente de que seria necessário formalizar primeiro as entidades regionais. “Em um ano, estamos com quatro entidades regionais registradas em cartório e com CNPJ, o que nos permite criar a nacional, além de outras em diferentes estágios de formalização”, revela.

Durante reunião on-line da diretoria nacional, o presidente ressaltou os avanços em projetos de nível nacional, fortalecimento da divulgação da entidade por meio de site próprio e redes sociais, realização do Ciclo de Palestras Febtur, com palestras virtuais para os associados, sobre temas como associativismo e marketing digital, além de ter definido o projeto Brasil Turismo e Gastronomia. “Temos muito a comemorar, estamos no rumo certo”, pontuou, ao informar que a diretoria definitiva da Febtur Nacional será eleita ainda neste ano.

A jornalista Christina Hayne, presidente da Febtur Pará e idealizadora do Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Encomtur), em Santarém, juntamente com os associados locais, ressalta que a entidade segue o caminho correto, de se fortalecer regionalmente. O trabalho da entidade tem gerado frutos importantes, como convites para participação em eventos do setor, como o workshop Turismo é Negócio.

A presidente da Febtur Bahia, Heloisa Braga, revela que durante a ABAV Expo 2022, realizada em setembro, em Olinda (PE), fez uma apresentação sobre a entidade para jornalistas de todo o País que se mostraram interessados em integrar a Federação, por entenderem a missão comprometida da Federação com o desenvolvimento do turismo nacional.

A Febtur também conta com regionais devidamente formalizadas nos estados de São Paulo e Tocantins, que realizaram diversas ações em nível regional ao longo de 2022. Já o presidente da entidade no Rio Grande do Norte, José Maria Pinheiro, confirmou a legalização da sua regional e a disposição em realizar evento de comunicação de grande porte em Natal, no próximo ano.  

Hoje, compõem a diretoria da Febtur, Gorgônio Loureiro (BA), presidente; Walter Estevam (SP), vice-presidente; Gilberto Correia, diretoria Administrativa; Seleucia Fontes (TO), diretoria de Projetos; Christina Hayne (PA), diretoria de Mercado e Expansão; João Carlos Ferreira (SP), diretoria de Planejamento; Arnaldo Martins Moreira (RJ), diretoria de Relações Institucionais; José Torres (GO), diretoria de Assuntos Governamentais; José Maria Pinheiro (RN), diretoria de Marketing; Marco Aurélio Cassoli (TO), diretoria de Comunicação; Cassandra Teodoro (SE), diretoria de Eventos; Ivan Leyraund (SP), diretoria Financeira, e Walter Xéu (BA), diretoria de Relações Internacionais.

O Conselho de Ética conta com João Ramid Borges (PA), Shislane de Castro (SE) e Raimundo Penaforte (TO), titulares, e Sérgio Moreira (MG) Luiz Carlos Cezar (BA) e Gutemberg Bogéia (MA), suplentes.  No Conselho Fiscal, Jairo Peres (BA), Rosimari de Oliveira (BA), Liszt Madruga (RN), Douglas Spada (SP), Berna Farias e Messina Palmeira (PB).

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Jeep® Commander atinge a marca de 30 mil unidades produzidas no Brasil

Líder entre os D-SUVs no Brasil, Jeep Commander foi desenvolvido e é produzido no país 


Com pouco mais de um ano do seu lançamento no Brasil, o Jeep® Commander, que foi desenvolvido no Brasil e é produzido Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, chega a importante marca de 30 mil unidades produzidas no país.

Com uma proposta de reinventar o segmento de D-SUVs, o Jeep® Commander está cumprindo esse objetivo no Brasil e em outros países da América do Sul em que ele também é comercializado. 


O modelo, que se destaca por elevar o patamar de sofisticação da gama nacional da marca e por ser o primeiro Jeep projetado e desenvolvido no Brasil, atinge 30 mil unidades produzidas pouco tempo depois de completar um ano no mercado brasileiro.  


O lançamento do Commander, definitivamente, levou o segmento de D-SUVs para outro patamar. Sucesso comercial, o SUV já vendeu cerca de 16 mil unidades no acumulado do mercado brasileiro em 2022 e segue com uma alta demanda no mercado brasileiro mês após mês. 

No acumulado do ano, o Jeep Commander tem 33,5% do segmento D-SUV, um verdadeiro líder do segmento e que contribui também para a liderança da marca Jeep no segmento SUV no mercado brasileiro.



Premiações

Todo o sucesso do Commander no mercado também se refletiu na crítica especializada, pois, desde o início de sua produção, ele já conquistou premiações importantes. 

Entre elas, o mais antigo e tradicional prêmio da imprensa automotiva brasileira, o “Carro Premium do Ano” da revista Autoesporte, em dezembro de 2021 e a mais recente premiação, “Melhor Valor de Revenda”, na categoria SUV Grande da Agência AutoInforme.


O Jeep Commander foi orgulhosamente desenvolvido no Brasil e comemora 30 mil unidades produzidas na planta de Goiana, em Pernambuco. Além do sucesso no mercado brasileiro, o Jeep Commander também é exportado para outros países da América Latina.


quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Curaçao participará do Festuris 2022 com delegação de 10 hotéis e resorts. O destino estará com estande próprio e terá maior delegação que já participou de uma feira de turismo. Em parceria com a Copa Airlines, oferecerá uma obra motivacional.


São Paulo, Outubro de 2022 – Curaçao já comemora os bons números de turistas brasileiros que estão chegando no destino. Animado com este crescimento, o Escritório de Turismo de Curaçao confirmou presença no 34o Festival Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), de 3 a 6 de novembro de 2022 no Serra Park em Gramado (RS). 

O mercado brasileiro está muito aquecido e tem muito mais interesse do setor privado de Curaçao em fazer negócio com o trade do Brasil, por isso temos uma delegação ampla e expressiva de hoteleiros”, afirma Andre Rojer, Gerente Regional América do Sul de Curaçao


Para esta edição, o Turismo de Curaçao terá um estande próprio (N 156) e uma cenografia com uma praia para incentivar que todos os visitantes façam selfies e fotos no espaço. A ilha virá com uma delegação de 10 hotéis e resorts. Além dos executivos do Escritório de Turismo de Curaçao, o destino estará representado pelos empreendimentos:

Obra Motivacional 

Inovando nesta edição, Curaçao, em parceria com a Copa Airlines e a organização do Festuris, oferece aos participantes a encenação da obra “Gandhi - Um Líder Servidor e a Ética Inspiradora”, interpretada pelo ator João Signorelli, e baseada no discurso do líder indiano sobre a importância da consciência pela paz, a liderança e as relações humanas. A interpretação acontecerá na sexta-feira, 04 de novembro, às 18h30, no palco principal do pavilhão Hortência. 

Diante de tantos fatos recentes acontecendo no mundo, pensamos em agregar durante o Festuris com uma ação inovadora: apresentar uma obra motivacional sobre Gandhi e com uma encenação magnífica. Desta forma, muitos poderão refletir sobre a mensagem da obra”, finaliza Janaína Araújo, representante de Curaçao no Brasil.

Após o espetáculo, todos serão convidados para um pequeno brinde no estande de Curaçao para, também, tirarem fotos com o ator no backdrop temático do destino. Todos que postarem no Instagram utilizando a hashtag #sintavocemesmo concorrerão a brindes.

SERVIÇO:

34º Festival Internacional de Turismo de Gramado (Festuris)
Quando: 3 a 6 de novembro de 2022 no Serra Park em Gramado (RS)
Estande Curaçao: Rua R 156
Obra “Gandhi - Um Líder Servidor e a Ética Inspiradora”
Quando:  04 de novembro, às 18h30, no palco principal do pavilhão Hortência.



Sobre Curaçao: Ao escolher um destino no Caribe, é fácil pensar que uma ilha é igual a outra. Mas com mais de 35 praias, um patrimônio diversificado com 55 culturas diferentes, uma atitude de "viva e deixe viver" e uma arquitetura tradicional europeia incomparável, Curaçao, no Sul do Caribe, se diferencia do resto como uma ilha a ser explorada. Seus ambientes a tornam o lugar perfeito para relaxar. 

Um destino onde os todos podem recarregar o fôlego desses tempos agitados. Ideal para curiosidades insaciáveis, é o cenário perfeito para todos os tipos de viajantes. Willemstad, Patrimônio Mundial da UNESCO é uma joia rara no Caribe, tem mais do que merecer o título. De todas as coisas interessantes para fazer, a capital em si pode oferecer a experiência mais única em todo o Caribe. 

Os visitantes podem continuar mergulhar e fazer snorkel em mais de 80 locais de mergulho ao redor da ilha ou degustar uma ampla variedade de cafés nas calçadas, restaurantes gourmet, lanchonetes e mercados locais. 

Um Caribe perfeito para quem procura o calor de férias tropicais com um toque europeu, cultura, culinária deliciosa e história, Curaçao é uma ilha caribenha onde você pode realmente se sentir livre, com todo o espaço de que precisa agora. Sinta Você Mesmo! Para saber mais sobre Curaçao, visite www.curacao.com, ou através das redes sociais nos seguintes canais: Facebook: CuracaoBrasil, Instagram: @VisiteCuracao, e TikTok: @curacaotb

BYD YUAN PLUS EV atinge pontuação Cinco Estrelas em testes de segurança Euro NCAP

 

BYD YUAN PLUS EV obteve a classificação cinco estrelas nos testes de segurança Euro NCAP

O recém-lançado BYD YUAN PLUS EV conquistou a classificação de segurança cinco estrelas concedida pelo Euro NCAP, o principal programa independente de avaliação de segurança da Europa. O modelo, que fez sua estreia no mercado europeu no Salão do Automóvel de Paris, demonstrou alto padrão durante todo o processo de teste, confirmando as credenciais de segurança do veículo.

 

Pontuação em quatro categorias

O BYD YUAN PLUS EV foi avaliado pelos engenheiros da Euro NCAP em quatro categorias: proteção de ocupantes adultos, proteção de ocupantes crianças, assistência de segurança e proteção para usuários vulneráveis das estradas. Para a proteção dos ocupantes adultos, o BYD YUAN PLUS EV obteve uma pontuação de 91%, com destaque da Euro NCAP, em particular, como o compartimento de passageiros, que permaneceu estável no teste de deslocamento frontal. Nos testes de proteção para crianças ocupantes, o automóvel atingiu 89%, minimizando o impacto em todas as áreas críticas do corpo, tanto para os bonecos representativos de seis como para os de dez anos.

 

Os sistemas de assistência de segurança atingiram uma pontuação de 74%, com destaque do Euro NCAP ao desempenho dos sistemas Intelligent Speed Limit Assist e Lane Keeping Assist baseados em câmera.O sistema autônomo de frenagem de emergência (AEB) do veículo contribuiu para uma pontuação de 69% dos usuários vulneráveis da estrada, com os testadores dando menção específica ao reconhecimento do sistema de pedestres e ciclistas.

 

Segurança e Assistência ao Motorista

A chave para o resultado do teste é a tecnologia líder mundial da BYD. A nova geração e-Platform 3.0 da BYD compreende o primeiro powertrain elétrico 8 em 1 altamente integrado produzido em massa do mundo, conectando todas as unidades de controle elétrico e sistemas de gerenciamento, além da bateria Blade. A BYD e-Platform 3.0 apresenta uma estrutura de 'caminho de múltiplas cargas' que controla como a energia é absorvida pelo carro em caso de colisão, minimizando os efeitos na cabine de passageiros. A proteção dos passageiros é ainda mais reforçada por uma estrutura mais forte da carroceria com alta rigidez de torção.

 

Clique Para Download
BYD YUAN PLUS, o primeiro SUV BYD construído sobre e-Platform 3.0

 

O YUAN PLUS EV traz diversas características de segurança e assistência avançada ao motorista como equipamentos padrão. O modelo traz aviso de colisão dianteira, freio autônomo de emergência, aviso de colisão traseira, alerta de tráfego cruzado traseiro e freio de tráfego traseiro, assistência na mudança de faixa e manutenção de faixa de emergência.

 

Além disso, os instrumentos de auxílio ao motorista incluem sistema de detecção de ponto cego, ESP, controle de tração, controle de descida, retenção automática do veículo, informações inteligentes de limite de velocidade e controle inteligente de limite de velocidade. A experiência de dirigir é melhorada pelo controle de cruzeiro adaptativo e pelo controle de velocidade de cruzeiro inteligente. A câmera panorâmica fornece visibilidade de 360 graus para o motorista para manobras seguras do veículo.

 

Michael Shu, Diretor Geral da BYD Europa e Divisão de Cooperação Internacional, disse: "Estamos entusiasmados em apresentar o seguro, eficiente e com emissão zero BYD YUAN PLUS EV aos clientes na Europa. Como a BYD trabalha incansavelmente no campo do desenvolvimento tecnológico ecologicamente correto, os clientes têm a garantia de que a segurança está sempre à frente de todas as nossas inovações". O BYD YUAN PLUS EV, com sua estrutura robusta e modernas tecnologias assistivas inerentes à e-Platform 3.0, é uma prova disso e substanciada pela classificação cinco estrelas Euro NCAP, trazendo aos clientes a tranquilidade da segurança otimizada para os ocupantes e outros usuários das estradas".

 

Coluna Fernando Calmon

Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.223 — 20/10/22

 

Stellantis estuda expandir

suas marcas no Brasil

 


Ganho de musculatura decorrente da fusão entre PSA e FCA que agregou 14 marcas (Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall) animou o Grupo Stellantis, hoje o quarto maior fabricante de veículos do mundo (Toyota, VW e Aliança Renault Nissan Mitsubishi são os três maiores), a focar com maior empenho cada uma delas. Exceção é a Vauxhall que é como se chama a Opel na Grã-Bretanha.

No Brasil o movimento começou pela valorização da Abarth que estará numa versão do SUV Pulse e deve estrear em novembro. A Fiat nem terá seu logotipo no Pulse Abarth para que a grife esportiva fique mais conhecida.

Os rumores apontam uma expansão em direção a outras marcas do grupo, após encontro recente em Paris entre executivos da Stellantis e representantes de redes de concessionárias brasileiras. Nessas reuniões sempre há os mais entusiasmados que consideram sondagens como algo já definido. Veja o que foi discutido:

·       Volta da DS. Essa marca de luxo inicialmente com base em modelos Citroën foi comercializada no Brasil entre 2012 e 2016. Houve grande evolução na Europa e desde 2015 tem atuação independente voltada para o mercado premium.

·       Retorno da Alfa Romeo. A tradição de 112 anos não foi suficiente para se consolidar no Brasil. Esteve no início da indústria automobilística brasileira com o FNM 2000 JK em 1960. Depois o Alfa Romeo 2300 fabricado em Duque de Caxias (RJ) e Betim (MG) de 1974 a 1986. Em 1991 voltou com o modelo importado 164. Apesar dos esforços da Fiat (dona da marca desde 1986), a Alfa Romeo deixou o País em 2006. A força e as sinergias da Stellantis poderiam transformar rumores em fatos.

·       Início dos trabalhos para importar Opel. Já foi desmentido mais de uma vez e agora os estudos estariam começando. A marca alemã era da GM que a vendeu para a PSA em 2017. Carros da Opel produzidos aqui como Chevrolet foram a base do Opala (1968) e pelo menos outros 10 modelos durante meio século, mas a GM não divulgou e nem importou qualquer produto co o nome Opel. Está aí um bom desafio para a Stellantis.

·       Importação de modelos Maserati. O importador oficial ainda é a Via Itália que trabalha também com Ferrari, Lamborghini e Rolls-Royce. A Stellantis teria condições de assumir a operação, em caso de interesse.

·       Expansão nas vendas de elétricos e eletrificados Peugeot e Citroën.  A partir de 2023 todas as concessionárias no Brasil poderiam comercializar estes modelos e não apenas em algumas capitais. Isso é factível e a assistência técnica poderia atender os clientes por regiões.

Salão do Automóvel de Paris perdeu força

Anos de ouro da exposição francesa bienal aconteceram na primeira década deste século. Corredores ficavam superlotados e a média de visitantes era de quase 1,5 milhão ao longo quase duas semanas. Só de fabricantes de veículos eram mais de 60, além de produtores de autopeças e empresas de serviço. Com o avanço da cobertura pela internet e estratégia de fabricantes em antecipar novidades antes dos salões, o público ao vivo foi encolhendo. Na última edição, em 2018, os visitantes já haviam diminuído para um milhão.

Em 2020 a covid-19 obrigou o cancelamento. Em 2022 a exposição está aberta por apenas seis dias até o próximo dia 23. Claro sinal do esvaziamento que atingirá não apenas Paris como outros grandes salões (o de Genebra, por exemplo, vai migrar para Doha, no Catar). Este ano há apenas 19 expositores, sendo três chinesas e uma vietnamita. Marcas que sempre atraem os olhares como Ferrari, Lamborghini, Porsche e o trio de ferro alemão (Audi, BMW e Mercedes-Benz) desistiram. Até mesmo a Citroën não se apresentou este ano.

Os carros-conceito, atrações em todos salões por projetarem o futuro, continuam em evidência, além dos show cars. A Renault domina a cena com quatro produtos elétricos: 4EVER Trophy, R5 TURBO 3E, R5 Prototype e Kangoo Hippie Caviar Hotel. Kangoo E-Tech elétrico e o SUV Austral híbrido (talvez seja produzido no Brasil) completam as novidades Renault.

Jeep Avenger, menor que o Renegade, tem versões elétrica e híbrida, sendo esta uma possível opção para produção aqui.

Audi lança híbrido plugável para dirigir sem ansiedade

 


Para quem deseja entrar na era da eletrificação pode ser desconfortável não vislumbrar a possibilidade de viajar por qualquer rodovia sem planejamento prévio. Por isso os híbridos plugáveis aparecem como aliados. Eles independem de uma rede de recarga e preferencialmente com carregadores rápidos ou ultrarrápidos ainda pouco comuns no Brasil.

O Audi Q5 Sportback TFSIe tem um motor 2 L turbo a gasolina de 252 cv e 37,7 kgf.m e um elétrico de 143 cv e 35,7 kgf.m. A potência e o torque combinados são, respectivamente, de 367 cv e 50,9 kgf.m. Garantia de desempenho bem marcante (0 a 100 km/h em 5,3 s). A velocidade máxima só com o motor elétrico é de 135 km/h (210 km/h com os dois motores).

Pode ser dirigido com o silêncio e a resposta instantânea do motor elétrico por cerca de 60 km. São condições ideais de uso urbano nas grandes cidades. A recarga domiciliar é feita em tomadas comuns ou por meio de um sistema de carregamento compacto para garagem que vem de série. Regeneração durante as frenagens ajuda a recarregar a bateria de 17,9 kWh e 381 V.

Além de muito espaço interno, inclusive no banco traseiro apesar da curvatura no teto, o SUV cupê médio-grande oferece posição de guiar perfeita. No quadro de instrumentos reconfigurável de 12,3 pol. o conta-giros não tem ponteiro. Foi substituído por uma estreita barra horizontal que se desloca da esquerda para a direita.

Em uma viagem entre São Paulo (SP) e Holambra (SP), com pouco uso dos freios, o motor a combustão só entrou em ação de forma permanente com 51 km percorridos em trechos de velocidade máxima permitida entre 100 e 120 km/h. A qualquer momento durante uma ultrapassagem foi só pisar mais fundo no acelerador e os dois motores trabalharam em conjunto instantaneamente.

A tração quattro ultra sob demanda transfere potência das rodas dianteiras para as traseiras conforme a necessidade e de forma automática, o que ajuda na economia de combustível. Nesta viagem o computador de bordo apontou média de 18 km/l.

Strada tem maior valor de revenda

Como já ocorreu anteriormente veículos usados vêm-se valorizando em vez da normal depreciação. A escassez de componentes, em especial chips semicondutores, diminuiu a oferta de produtos novos (370.000 unidades em 2021 e 170.000 até o mês passado). O Selo Maior Valor de Revenda (SMVR), da agência Autoinforme, entre 18 categorias apontou a Strada como vencedora com 9,8% de valorização, seguida muito de perto pela S10 com 9,6% e o Macan, 9%.

Chevrolet teve quatro modelos apontados na pesquisa SMVR. Fiat, Renault Toyota e VW alcançaram duas indicações cada. O estudo é feito anualmente.



 

BYD inaugura concessionária em Fortaleza (CE)

Carmais BYD, o início de uma experiência inovadora e marcante com os veículos BYD no mercado cearense

 

Uma nova concessionária da rede de automóveis BYD abre hoje as suas portas ao público em geral. Trata-se da Carmais BYD, que inicia atividades em Fortaleza, na avenida Barão de Studart, 1630, no bairro da Aldeota, o bairro de maior poder aquisitivo da capital cearense.


O grupo Carmais representa um dos principais nomes do mercado automotivo brasileiro há quase 50 anos e lidera as vendas de veículos novos no Ceará. Suas concessionárias estão situadas em mais de 20 localidades estratégicas dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, ligadas a principais marcas do país, incluindo automóveis, motocicletas e caminhões.


As atividades do grupo abrangem ainda negócios de diferentes segmentos, associados ao setor automotivo, como seguro, locadora de veículos e loja de pneus. Com grande tradição de mercado, sobretudo na região Nordeste, a empresa atua norteada pela qualidade, transparência e bom atendimento.

 

“É um desafio muito grande, mas que nos motiva e nos orgulha bastante, representar a BYD no Ceará, uma marca que é sinônimo de sustentabilidade, sofisticação e alta tecnologia. Estamos prontos para iniciar uma experiência inovadora com os veículos BYD no mercado, com grandes diferenciais e modernas e amplas instalações que, além de comercializar veículos, conta com espaço de convivência e lazer para os clientes, criando total sinergia entre o público e a marca”, comenta Júlio Ventura, diretor do Grupo Carmais.

 

A Carmais BYD é a sétima loja inaugurada pela marca para a sua rede de automóveis. Ainda em outubro entram também em operação as concessionárias Saga BYD, de Brasília (DF), dia 19/10 e DVA BYD Itajaí (SC), dia 27/10. Já são 31 nomeações da marca nas principais cidades brasileiras.
A previsão é chegar ao final deste ano com presença em 45 cidades e encerrar 2023 em 100 localidades do país.

 

Carmais BYD, modernas e amplas instalações com espaço de convivência e lazer para os clientes

 

“Tenho total convicção que a Carmais BYD vai superar todas as expectativas do mercado cearense e região. Estar ao lado de um grupo com grande experiência no mercado automotivo, traz a certeza e confiança de que a operação será marcada pelo sucesso e terá importância fundamental para a consolidação da marca BYD no mercado brasileiro”, finaliza Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD Brasil.

 

Pré-vendas do Song Plus DM-i

Após um verdadeiro case de vendas na China, o BYD Song Plus DM-i consagrou-se um grande sucesso também no Brasil depois de ter todo o primeiro lote de 200 unidades comercializado em apenas 7 dias. E o sucesso continua na segunda fase. Um novo lote de 250 unidadesestá com pré-reserva aberta no link Link para os interessados que desejam receber seus veículos, com previsão para a partir de janeiro do próximo ano. Após ratificar a intenção de compra, os clientes serão contatados pela concessionária de sua localidade para formalização da reserva.

 

O Song Plus DM-i é o quarto automóvel anunciado pela BYD no mercado brasileiro e o primeiro modelo da BYD a chegar ao Brasil com a exclusiva tecnologia super híbrida plug-in DM-i. O sistema traz excelente eficiência energética, alta performance e muita suavidade no funcionamento, além de oferecer a possibilidade de condução 100% no modo elétrico, sem emissões de CO2. Quando está em modo híbrido, o modelo prioriza o uso elétrico, e o motor térmico entra em funcionamento para auxiliar o eletrificado.

 

BYD Song Plus DM-I, veículo híbrido da marca, estará em destaque na Carmais BYD

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