Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 6 de novembro de 2022

30 anos da PEUGEOT no Brasil: relembre os fatos mais marcantes do início dessa história




A história da PEUGEOT está diretamente ligada ao que há de mais avançado em manufatura e mobilidade desde o século XIX. O leão carrega consigo o espírito do tempo, e sua maior tradição é inovar. Esta série de textos vai mostrar como a marca sempre mantém seus olhos no futuro, mas sem esquecer dos caminhos que a levaram ao sucesso.

Recarregue as baterias, afivele o cinto e aproveite a viagem a bordo de alguns dos melhores veículos já feitos.

O REDESCOBRIMENTO DO BRASIL

O tempo passa rápido como um PEUGEOT e-208 GT. Lá se vão 30 anos desde que os carros da marca francesa chegaram oficialmente ao Brasil, em 1992. Mas essa história começa pouco antes da reabertura do mercado nacional aos automóveis importados, oficializada em maio de 1990.

Em setembro de 1988, o Grupo Monteiro Aranha assinou um contrato com a PEUGEOT. O objetivo era aproveitar o acordo comercial que possibilitava a importação de carros da Argentina e trazer o sedã 505. O modelo era produzido em Palomar pela Sevel (parceria local entre Fiat e PEUGEOT). Mas a fabricante francesa queria mais do que apenas ser representada por um importador.

Em junho de 1990, representantes da marca se reuniram com a equipe econômica do governo Collor. As primeiras conversas já incluíam a construção de uma fábrica nacional, que anos depois tornou-se a unidade de Porto Real (RJ).

Enquanto planejava sua expansão na América do Sul, a PEUGEOT fazia investimentos para tornar suas operações mais sustentáveis. Em março de 1991, a empresa inaugurou, em Lyon, a primeira unidade de reciclagem de materiais construída por uma fabricante de veículos. Vidros, borrachas e plásticos de carros que virariam sucata passaram a ser reaproveitados.



OS PRIMEIROS LEÕES

A PEUGEOT investiu aproximadamente US$ 20 milhões nessa primeira fase. A matriz detinha 70% da operação brasileira, enquanto 30% pertenciam ao sócio, o Grupo Monteiro Aranha. As vendas tiveram início em agosto de 1992.

As duas primeiras lojas foram abertas em São Paulo, uma no bairro dos Jardins e outra no centro da cidade. Os anúncios das concessionárias traziam a frase “Dirija-se ao 1º mundo”.

O modelo de entrada da marca era o PEUGEOT 205 SX, equipado com motor 1.4 a gasolina (75 cv). O compacto vinha do Uruguai e chegava ao Brasil com redução de impostos. Também havia um acordo comercial vigente entre os dois países desde os anos 1980. A versão esportiva GTI e o conversível CTI, ambos importados da França, completavam a família de compactos.

Em testes feitos por jornais e revistas especializadas, o 205 GTI partiu do zero e chegou aos 100 km/h em menos de 9s. Não havia nada tão rápido entre os hatches nacionais. A potência de seu motor 1.9 era de 130 cv.



PEUGEOT 605, UMA VISÃO FRANCESA DO LUXO

E havia um outro modelo de pequeno porte: o simpático 106 XT, que chegava ao Brasil apenas um ano após ser lançado na Europa. Ele também era importado da França, da mesma forma que o carro mais luxuoso da linha: o 605 SV 3.0 V6 (170 cv).

O sedã impressionava com seus 4,72 metros de comprimento. Seu ar-condicionado tinha regulagem automática de temperatura e mostrador digital, enquanto os bancos dianteiros traziam ajustes elétricos e aquecimento. Eram itens raríssimos na época, bem como o teto solar com abertura eletrônica, o computador de bordo e o CD player.

A tradição da marca em colorir o trânsito mundo afora permitiu trazer diferentes combinações de tons até para seu topo de linha. Uma das opções era a carroceria azul topázio – ou melhor, bleu topaze – com o interior de couro creme.

E, claro, havia os modelos da Argentina: além do sedã 505, veio a picape 504. Movida a diesel e com 1.300 quilos de capacidade de carga, foi um sucesso imediato de vendas.

Mas a grande aposta no início das operações foi o terceiro modelo importado da França: o sedã 405, que havia feito história na Europa ao estabelecer uma pontuação recorde na eleição Car of the Year 1988. Pouco antes da chegada do modelo, a marca levou jornalistas brasileiros para conhecê-lo na região da Borgonha.

A versão esportiva Mi16 foi a que mais chamou a atenção dos convidados. A potência de seu motor 2.0 16V chegava a 160 cv graças a tecnologias como o uso de uma bobina por cilindro no sistema de ignição. Essa solução nasceu nas competições dominadas pela PEUGEOT, que acumulava vitórias em diferentes campeonatos.

A estreia no Brasil coincidiu com títulos importantes para a marca. Em junho de 1992, a PEUGEOT conquistou as 24 Horas de Le Mans com os pilotos Derek Warwick, Yannick Dalmas e Mark Blundell, que se alternaram ao volante do protótipo 905. Além disso, veículos da marca venceram o rali Paris-Dakar entre 1987 e 1990. Um dos carros campeões do rali esteve em exibição no primeiro contato da PEUGEOT com o grande público no Brasil: a 17ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em 1992. O modelo escolhido foi o que garantiu as vitórias de Ari Vatanen em 1989 e 1990 na prova mais difícil do mundo. Era um Peugeot 405 T16 Grand Raid, turbinado – tinha cerca de 400 cv! – e preparado para o pior. Seu apelido não poderia ser outro: Leão do Deserto.



ELETRICIDADE E EXPANSÃO

O conversível PEUGEOT 205 CTI também se destacou no salão ao ser exibido em uma versão com motor elétrico. Esse protótipo mostrava que a marca via a eletrificação como parte essencial do futuro da mobilidade, mas essa história fica para o próximo capítulo.

Um ano após a mostra de 1992, a Peugeot já tinha 25 lojas no Brasil e oferecia produtos em todos os segmentos. A alíquota de importação, que no início era de 85%, havia caído para 35% em junho de 1993. Era a hora de trazer uma nova versão de entrada, e com motor 1.0.

O modelo escolhido foi o 205 Junior, com interior forrado de tecido semelhante ao jeans. Na estrada, a 90 km/h, era capaz de rodar 20,8 quilômetros consumindo apenas um litro de gasolina. Seu motor de 50 cv foi o mesmo usado em diversas versões do 106 a partir de 1994.

Em outubro de 1993, Thierry PEUGEOT confirmou o desejo de transformar o 405 no principal produto da marca. Daí começou uma campanha com propagandas memoráveis em jornais e revistas. Uma delas, publicada em novembro daquele ano, trazia a seguinte frase: “O carro que Santos Dumont usava em Paris era um Peugeot. Entendeu agora por que ele inventou o avião?”.

34º Festuris encerra com homenagens e lança edição dos 35 anos. Em 2023, a melhor feira de turismo das Américas acontece de 9 a 12 de novembro

O Palácio dos Festivais foi pequeno para acolher todos os participantes
na abertura do Festuris

Abraços, emoção, homenagens, com propósito e alma. Assim, valorizando pessoas e trabalhos, ocorreu o tradicional encontro de encerramento do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado com a imprensa, autoridades e convidados. Durante a cerimônia na sala de imprensa do evento, no Serra Park, os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello agradeceram o apoio e credibilidade do trade, imprensa e autoridades no evento que em 2023 completará 35 anos. 



O 34º Festuris foi considerado o maior e melhor de todas as edições. Registrou um crescimento de 120% em relação a 2021, 16% comparado com 2019, mais de 2.700 marcas em exposição, 12.500 inscritos e mais de 40 destinos internacionais.



Embaixador premiado
No primeiro momento da solenidade ocorreu a entrega do certificado e premiação ao embaixador Luciano Teixeira, da FRT (Porto Alegre) que trouxe o maior número de agentes de viagem para o evento, ao todo, 245 profissionais.


Troféu Silvia Zorzanello

Na segunda parte da cerimônia, ocorreu a entrega do Troféu Silvia Zorzanello à empresária Jussara Höppner, diretora do Parque Mini Mundo e do Hotel Rita Höppner. A distinção foi criada pela Câmara de Vereadores de Gramado em 2011 e, pela primeira vez, foi entregue no ambiente do Festuris (os anteriores foram entregues em sessão solene na Câmara de Vereadores). O troféu reconhece pessoas e empresas que possuem relevância no cenário turístico brasileiro.

A escolha de Jussara Höppner reconhece uma das lideranças femininas do turismo de Gramado. Em 1969, ao lado do esposo Heino Höppner, inaugurou o Hotel Ritta Höppner. Em 1983 abriram o Mini Mundo, primeiro parque temático de Gramado.

O  empreendedorismo e o olhar para o social caminharam juntos na trajetória da família Höppner. Além da ampliação do negócio da família, o olhar social fez com que trouxesse para Gramado o Projeto Aluno Nota 10 (reconhecimento aos melhores estudantes do município) e a Campanha do Alimento (possibilita o ingresso no parque em troca de alimentos).

A entrega do troféu foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renan Sartori e pelo CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, falecida em 2010. O ato também teve a participação da secretária municipal de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.


Renan Sartori parabenizou o evento pelo sucesso e disse que a homenagem para Jussara Hoppner reconhecia uma mulher empreendedora, como era Silvia Zorzanello. “Uma empreendedora notável da Serra Gaúcha, que faz a diferença no segmento turístico e social”, pontuou.


Depois de revelar sua gratidão pela visibilidade que o Festuris dá para Gramado, Rosa Helena Volk  disse que Silvia, Marta e Jussara “elevaram o nome de Gramado”. Acrescentou que “a Jussara tem excelência no trabalho, delicadeza nos detalhes, é empreendedora e sempre está pensando em como fazer o bem”.


Emocionado, Eduardo Zorzanello ressaltou que a família se sentia emocionada com a homenagem feita à Jussara Hoppner, identificando nela muito da personalidade da mãe Silvia.


“A mãe foi uma pessoa que lutou muito por nosso destino, teve um trabalho social e comunitário, soube estar à frente do seu tempo”. Zorzanello também elogiou a visão e o empreendedorismo da família Höppner. “Vocês são fantásticos”, afirmou, dirigindo-se aos familiares.


Ao apresentar a nova logomarca do Festuris, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, CEOs do empresa, anunciaram para 9 a 12 de novembro de 2023 a 35ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado

35º Festuris em 2023

O clima de expectativa para a 35ª edição do evento em 2023 cresceu em decorrência do sucesso da edição deste ano. Representando todas as entidades do setor de turismo do Rio Grande do Sul, Lúcia Bentz, presidente da Abav-RS, disse que o sucesso do evento é resultado da união de esforços da equipe do Festuris e da Abav RS. “Formamos uma seleção campeã”, afirmou ela.


A cerimônia encerrou com um mini-coquetel de pizzas e vinhos da Forneria 847 e vinhos da Vinícola Jolimont.

sábado, 5 de novembro de 2022

No Meeting Festuris, negócio do turismo ganha espaço. A feira registrou a presença simultânea de mais de 6 mil participantes


O turismo como negócio em constante crescimento envolveu os debates no primeiro dia do Meeting Festuris, na 34ª Feira Internacional do Turismo de Gramado, no Serra Park. Na manhã desta sexta-feira, os painelistas ressaltaram a importância da sustentabilidade, luxo, tecnologia e hospitalidade.

Ontem, o Festuris registrou a presença simultânea de mais de 6 mil pessoas no pavilhão do Serra Park, segundo a assessora de Imprensa do Festuris, Laura Gallas. A CEO do Festuris, Marta Rossi, no final da tarde de ontem, primeiro dia do evento, revelou que mais de 12.600 pessoas fieram sua inscrição, colocando o Festuris deste ano co maior de toda a sua hist[ória de 34 anos.

A série de painéis foi aberta pelo secretário estadual do Turismo, Raphael Ayub, que ressaltou os esforços do Governo do Estado na infraestrutura dos municípios e no apoio aos eventos. “Estamos mapeando o setor para identificar tendências e contribuir com informações para a definição de políticas públicas para o turismo”, afirmou ele, destacando que este trabalho deve ajudar a iniciativa privada e os municípios gaúchos.

Eduardo Bernardes Neto, vice-presidente de Vendas e Marketing da Gol, falou sobre Agilidade e estratégia no mundo 4.0. “A empresa nasceu há 21 anos sendo um case de inovação e disrupção”, afirmou ele, acrescentando que as viagens têm o poder de transformar as pessoas.

Tarcísio Gargioni, conselheiro de Administração IBGC, fez um relato sobre o surgimento da companhia aérea Gol que ocorreu em 26 semanas. “Foi resultado de criatividade e agilidade”, afirmou ele, acrescentando que o desafio foi popularizar o transporte aéreo com redução de custos.

O empresário Clovis Tramontina apresentou detalhes do livro Clovis Tramontina: paixão, força e Coragem, em que registra a sua trajetória dentro da empresa fundada pelo avô que produzia canivetes em Santa Bárbara do Sul e transferiu-se para Carlos Barbosa, também no Rio Grande do Sul, em 1911, vislumbrando os benefícios comerciais que teria com a chegada do trem naquela cidade. “Sempre seguimos valores como satisfação dos clientes, transparência, valorização das pessoas, trabalho e devoção”, frisou.

O desenvolvimento de vendas da TAP no Brasil foi o tema do painel de Carlos Antunes, diretor Brasil/South America at TAP Air Portugal. Ele enumerou os investimentos que a empresa está fazendo no Brasil, com voos diretos para o país europeu. “Somos a porta de entrada para mais de 90 destinos”, afirmou ele, destacando que não são somente as capitais europeias, mas também cidades secundárias de expressão naquele continente.

O Turismo de Luxo no Brasil foi abordado por Guilherme Paulus, fundador da CVC e da GJP Hotels & Resorts. Ele apresentou o Castelo Saint Andrews, empreendimento de luxo em Gramado. Ele frisou que além de hospedagem, são oferecidas experiências. “Luxo é bem estar, exclusividade e arte da excelência”, afirmou.

Maribel Silva, diretora Comercial e Marketing da Calçados Beira Rio falou sobre Design com propósito de servir com excelência - Os grandes ensinamentos e inspirações que o mercado pode trazer para o turismo. Um dos pilares do negócio, segundo ela, é compatibilizar moda com sustentabilidade. “Temos que ter sintonia e foco nas expectativas dos consumidores. O turismo é moda em movimento”.

Economia do turismo - um futuro melhor foi apresentado por André Meyer Coelho, coordenador de MBA e Gerente de Projetos da FGV Projetos, integrante do Núcleo de Turismo da FGV. Uma pesquisa, segundo ele, considerou importante os processos dentro de um negócio. “Mas não é processo relacionado a tecnologia. “Tem que considerar outros aspectos como background do negócio e como se colocar na internet”, exemplificou.

Confira a programação deste sábado:

SÁBADO – 5 DE NOVEMBRO 

‍09h - A transformação através das pessoas Fábio Mader - Diretor Executivo de Sourcing - CVC-Corp

09h25 - Grife Gramado - A força da marca que impulsiona o desenvolvimento Rosa Helena Volk  -  Presidente da Gramadotur 

09h50 - Uma hotelaria mais sustentável e humana Gonçalo Rebelo de Almeida - Administrador/Board Member Vila Galé Hotéis

10h15 - Brasilidade: a alma brasileira como inspiração para negócios de sucesso Martha Medeiros -  Empresária e Estilista‍

10h45 - Turismo da Tecnologia e da Inovação - as oportunidades que o mercado ainda não percebeu

Ricardo Fantinelli -  coordenador do ÁGORA TECH PARK de Joinville, com sede no maior parque de inovação da América do Sul.‍

11h10 - Finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo Fabrizio Gueratto - Especialista em investimentos

‍11h35 - Acessibilidade e inclusão - desafios fundamentais do turismo para acolher a diversidade humana Lelei Teixeira - Jornalista e Escritora 

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais

 Trem Minas-Rio

Trajeto inclui paisagens deslumbrantes sob o rio Paraíba do Sul, que divide Minas do Rio de Janeiro (Foto ONG Amigos do Trem)

O trem Rio-Minas, que deve ligar diversas cidades turísticas entre os dois estados, teve suas obras iniciadas oficialmente, anunciou a prefeitura de Três Rios (RJ). A construção deste primeiro trecho ligará a cidade até Sapucaia (RJ) e deverá ser entregue ao público em janeiro de 2023, informou o órgão. A conexão até Chiador (MG) também está prevista nesta primeira fase do projeto.

 Relacionadas Da praia à cachoeira: onde curtir a natureza na cidade do Rio de Janeiro Turismo em Ouro Preto resgata passado "esquecido" dos negros escravizados Ilha Paquetá: faça uma viagem no tempo bem pertinho do Rio de Janeiro "Com a recuperação do trecho Três Rios a Sapucaia, com 37 km,

O primeiro trecho das obras será responsável por conectar Três Rios a Chiador, percorrendo 37 dos 168 quilômetros previstos no projeto (Foto: ONG Amigos do Trem)

estaremos com mais uma opção turística e de geração de renda para a nossa cidade", o prefeito Joacir Barbaglio Pereira, de Três Rios.

A recuperação e manutenção do trecho é executada pela VLI Logística, através da Prumo Engenharia, e contou com a idealização, articulação e planejamento da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Amigos do Trem, da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), das prefeituras e do Ministério Público de Minas Gerais por meio da intermediação do Deputado Federal Felício Laterça, A intenção é que os trilhos sejam estendidos e eventualmente contemplem 168 km entre os dois estados, passando também pelas cidades de Além Paraíba (MG), Volta Grande (MG), Recreio (MG), Leopoldina (MG) e Cataguases (MG). "Inicialmente, o Trem Rio-Minas realizará viagens aos sábados, domingos e feriados. O número de carros de passageiros será de acordo com a demanda. Porém, a capacidade de lotação para uma composição completa é de 873 turistas por viagem. Assim, totalizando 20.952 turistas mensais e 251.224 anuais. A venda os ingressos serão feitos pela internet, aplicativo, pontos de embarque, sites parceiros, lojas credenciadas e agências de viagens explicou Cyntia Nascimento, presidente da Amigos do Trem. A Oscip, que já adquiriu 15 carros de passageiros e seis locomotivas com fundos doados, operará a rota turística idealizada pelo seu, Paulo Henrique do Nascimento, falecido em 2018.

Brasil ´poderá ter casas de jogos

Desde o dia 24 de fevereiro desse ano, a Câmara dos Deputados aprovou, por 246 votos a 202, o texto-base do projeto de lei que legaliza os jogos no Brasil, como cassinos, bingos, jogo do bicho e jogos on-line, mediante licenças em caráter permanente ou por prazo determinado.

De acordo com o texto, os cassinos poderão ser instalados em resorts como parte de complexo integrado de lazer que deverá conter, no mínimo, 100 quartos de hotel de alto padrão, locais para reuniões e eventos, restaurantes, bares e centros de compras.

O espaço físico do cassino deverá ser, no máximo, igual a 20% da área construída do complexo, podendo ser explorados jogos eletrônicos e de roleta, de cartas e outras modalidades autorizadas. Para a determinação dos locais onde os cassinos poderão ser abertos, o Poder Executivo deverá considerar a existência de patrimônio turístico e o potencial econômico e social da região. Poderá haver três cassinos quando a população do estado for maior que 25 milhões (somente São Paulo, segundo estimativa de 2021 do IBGE).

Para os estados com mais de 15 milhões e até 25 milhões, poderá haver dois cassinos (caso de Minas Gerais e Rio de Janeiro). Nos demais estados e no DF, com população de até 15 milhões de habitantes, poderá existir apenas um cassino.Cada grupo econômico poderá deter apenas uma concessão por estado, e o credenciamento será feito por leilão público na modalidade técnica e preço. Adicionalmente, o Poder Executivo poderá conceder a exploração de cassinos em complexos de lazer para até dois estabelecimentos em estados com dimensão superior a 1 milhão de km quadrados.

Em localidades classificadas como polos ou destinos turísticos, será permitida a instalação de um cassino, independentemente da densidade populacional do estado em que se localizem. A proposta define esses locais como aqueles que possuam identidade regional, adequada infraestrutura e oferta de serviços turísticos, grande densidade de turistas e título de patrimônio natural da humanidade, além de ter o turismo como importante atividade econômica. Um cassino turístico não poderá estar localizado a menos de 100 km de distância de qualquer cassino integrado a complexo de lazer.

Novidade em relação a versões anteriores do texto é o funcionamento de cassinos em embarcações fluviais, sendo um para cada rio com 1,5 mil km a 2,5 mil km de extensão; dois para cada rio com extensão entre 2,5 mil km e 3,5 mil km; e três por rio com extensão maior que 3,5 mil km. Essas embarcações não poderão ficar ancoradas em uma mesma localidade por mais de 30 dias consecutivos, e a concessão poderá ser para até dez estabelecimentos. Esses navios deverão ter, no mínimo, 50 quartos de alto padrão, restaurantes e bares e centros de compra, além de locais para eventos e reuniões.

No caso do bingo, o texto permite sua exploração em caráter permanente apenas em casas de bingo, permitindo-se a municípios e ao Distrito Federal explorarem esses jogos em estádios com capacidade acima de 15 mil torcedores.

As casas de bingo deverão ter capital mínimo de R$ 10 milhões e estarem localizadas em locais com área mínima de 1,5 mil metros quadrados, onde também poderão ficar até 400 máquinas de vídeo-bingos, mas serão proibidos os caça-níqueis. Pelo texto, será credenciada, no máximo, uma casa de bingo a cada 150 mil habitantes. Os lugares licenciados contarão com autorização de 25 anos, renováveis por igual período.

Para a legalização do jogo do bicho, o texto exige que todos os registros da licenciada, seja de apostas ou de extração, sejam informatizados e com possibilidade de acesso em tempo real (on-line) pela União, por meio do Sistema de Auditoria e Controle (SAC).

Os interessados deverão apresentar capital social mínimo de R$ 10 milhões e reserva de recursos em garantia para pagamento das obrigações e deveres estipulados no projeto, exceto a premiação, podendo ser na forma de caução em dinheiro, seguro-garantia ou fiança bancária. O credenciamento será por prazo de 25 anos, renovável por igual período se observados os requisitos.

Poderá haver, no máximo, uma operadora desse jogo a cada 700 mil habitantes do estado ou DF. Naqueles com menos de 700 mil habitantes, deverá haver apenas uma credenciada para o jogo do bicho. O resgate de prêmios até o limite de isenção do Imposto de Renda não precisará de identificação do apostador.

Funcionamento provisório, se após 12 meses de vigência da futura lei não houver regulamentação, será autorizada a operação provisória de vídeo-bingo, bingo e jogo do bicho, em todo território nacional até sair o regulamento.

Festuris inicia nesta quinta-feira. Evento cresce junto com o setor turístico

O setor de turismo tem demonstrado nos últimos anos o poder de se reinventar. A pandemia da Covid-19, a crise dos combustíveis e a guerra Rússia-Ucrânia criaram barreiras que estão sendo transpostas com muita força pelo setor em todo o mundo. Um exemplo desse potencial de recuperação é a 34ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que inicia nesta quinta-feira (3) e segue até sábado com intensa programação. No domingo, o dia é livre e de retorno dos participantes aos seus destinos. A abertura oficial ocorre nesta quinta, às 19h30, no Palácio dos Festivais, com a presença de autoridades e homenageados. Já a feira de negócios e os debates ocorrem no Serra Park nos dias 4 e 5.

Em 24 mil m² de área construída, a Feira de Negócios reunirá mais de 2,5 marcas em exposição e 40 destinos internacionais. Outros indicadores do sucesso desta edição do Festuris são a meta de vendas que ultrapassou em 15% os números de 2019. “Isso mostra o potencial do setor de turismo que tem respondido de forma imediata de eventuais problemas que enfrenta”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris.

Cerca de 12 mil participantes vão poder acompanhar o Brasil e o Exterior lançando tendências no setor turístico. Além disso, o networking está garantido para formalizar bons negócios.

Mais de 40 destinos internacionais

O potencial e a visibilidade do mercado turístico brasileiro atraíram para esta edição do Festuris mais de 40 destinos internacionais. Entre eles estão destinos consagrados e históricos, como os países da Europa, ou aqueles especiais, como a Costa do Marfim e o emirado Ras Al Khaimah.

Dados do Banco Central do Brasil revelam que as despesas dos brasileiros no exterior somaram US$ 1,1 bilhão, em maio deste ano. Foi a segunda vez que as despesas ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão desde o início da pandemia da Covid-19. E um levantamento do Itaú Unibanco, com base no uso de seus meios de pagamento revelam que, em julho, os gastos dos brasileiros com turismo no exterior cresceram 360% comparado com o mesmo mês do ano anterior.

O espaço Food & Drinks é a grande novidade desta 34ª edição. Localizado no pavilhão Hortênsia, este espaço confirma a tradição do evento de valorizar e até antecipar tendências do mercado turístico. Serão mais de 2 mil metros quadrados de área com imersão e aromatização de sabores, aulas-show com experiências gastronômicas na parte de vinhos, espumantes, chocolates, queijos, cerveja, erva-mate, azeite de oliva, entre outros. O evento terá, ainda, uma praça de alimentação temática e diversificada. Dados do Ministério do Turismo revelam que a gastronomia tem crescido, valorizando destinos e sendo um indutor do turismo.

Sobre o Festuris

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Em 2020, o Festuris foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience.

O evento tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, co-patrocínio Banrisul, a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto é a transportadora terrestre oficial, Turistur a agência oficial e Laghetto é a rede hoteleira oficial do evento. O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e o país convidado é Argentina. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br


quarta-feira, 2 de novembro de 2022

7º episódio: a inovação da Renault que mantém o veículo sempre atualizado com as últimas tecnologias embarcadas






A Renault não para de inovar há quase 125 anos. Suas invenções atravessaram o tempo e, apesar de não nos darmos conta, elas fazem parte do nosso dia a dia. Desde a transmissão direta (1899), substituição da manivela pelo sistema de partida automática (1909), invenção da “quinta porta” (1961) e do sistema de fechamento automático das portas por controle remoto infravermelho (1983), até a chave de aproximação / keyless (2000), todas estas inovações foram criadas pela Renault.

E com o Novo Megane E-TECH Elétrico, o primeiro veículo da “Nouvelle Vague” da marca, a Renault está inovando ainda mais. São mas de 300 patentes registradas no desenvolvimento do veículo e da plataforma.

Entre estas inovações, selecionamos sete para serem detalhadas nesta série especial. Neste sétimo e último episódio, mostramos como o Novo Megane E-TECH Elétrico estará sempre atualizado com as últimas tecnologias embarcadas, mesmo após a instalação de novos equipamentos no pós-venda.Facebook Twitter LinkedI

“A configuração programável protegida é uma inovação patenteada porque permite aos nossos clientes poderem contar com a atualização automática de sistemas e softwares, mantendo as eventuais personalizações feitas no veículo por meio do pós-venda na rede de concessionárias”. Patrick Benavoli, arquiteto de sistemas multimídia na Renault Software Factory


As vantagens desta inovação

A configuração programável protegida permite atualizar remotamente o sistema multimídia original pela tecnologia sem fio FOTA (Firmware over the Air):Permitindo instalar novos equipamentos conectados no pós-venda
Aproveitando as ferramentas e infraestruturas disponíveis no pós-venda da rede de concessionárias

Atualização seletiva

Quando são feitas atualizações do sistema multimídia ou instalações de novos equipamentos, não é mais necessário reconfigurar as personalizações do usuário, pois todas as informações de configuração são mantidas.

A configuração programável protegida oferece mais tranquilidade para o proprietário, pois qualquer alteração nas características do veículo também fica armazenada no sistema operacional, como a instalação de rodas maiores ou um alarme, por exemplo.

Saiba mais

Referência da patente:

Configuração programável protegida:

Patente FR-20-03114

– Inventores: Patrick Benavoli, Pascal Ménier e Marie-Cécile Afanténos

LATAM inaugura voos Rio de Janeiro - Porto Seguro e amplia em 75% a sua capacidade no sul da Bahia. Nova rota conta com voos aos sábados e domingos e reduz em quase 2h30 o tempo total de viagem entre as duas cidades se comparado com um voo com conexão



São Paulo, 2 de novembro de 2022 – A LATAM realizou o primeiro voo direto Rio de Janeiro/Santos Dumont-Porto Seguro no domingo (30/10), com uma taxa média de 80% de ocupação. Somente em novembro, a companhia terá um aumento de 74% em volume de voos no município do sul da Bahia na comparação com o mesmo mês de 2021, operando mais de 430 pousos e decolagens. A inauguração reflete a estratégia da LATAM em ampliar a conectividade nos destinos que já opera no Brasil de forma sustentável e eficiente.

A nova rota conta com 4 voos semanais aos sábados e domingos e reduz em quase 2h30 o tempo total de viagem entre as duas cidades se comparado com um voo com conexão. Além dela, a LATAM ampliará em novembro os voos nas rotas de Porto Seguro para Brasília (de 5 para 7 voos semanais), São Paulo/Congonhas (de 6 para 16 voos semanais) e São Paulo/Guarulhos (de 21 para 28 voos semanais).

Para Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, a eficiência operacional que a empresa conquistou permitiu desenvolver novas rotas domésticas e alcançar a maior malha aérea da sua história no Brasil, com 54 destinos (antes da pandemia de Covid-19 eram 44). “Estamos ampliando as opções de conectividade no mercado doméstico brasileiro, principalmente para cidades de grande demanda, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Isso também permitirá aos nossos clientes o acesso rápido aos destinos internacionais que oferecemos a partir do Rio de Janeiro e São Paulo”.

De janeiro a setembro de 2022, segundo os dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM transportou mais de 450 mil passageiros entre Porto Seguro e outros três aeroportos brasileiros (Brasília, Congonhas e Guarulhos). Se comparado com o mesmo período de 2021, a empresa transportou quase o dobro de passageiros entre os destinos. No total, 55% dos passageiros transportados pela empresa para Porto Seguro vieram de São Paulo/Guarulhos, 30% de São Paulo/Congonhas e 15% de Brasília.

A partir de Porto Seguro, os voos decolam nos sábados às 12h15 e 18h30 (hora local) e nos domingos às 14h05 e 18h55 (hora local), com 1h35 de duração. A partir do Santos Dumont (Rio de Janeiro), os voos decolam nos sábados às 10h10 e 16h25 (hora local) e nos domingos às 12h00 e 16h50 (hora local), com 1h35 de duração. São operados por aeronaves Airbus A319 com capacidade para até 140 passageiros (8 na cabine Premium Economy e 132 na Economy). As passagens estão disponíveis em latam.com.


Avaliação: Honda City Touring, um sedan com motor 1.5, agora com injeção direta, e câmbio CVT de 7 velocidades garante conforto e espaço, bom desempenho e economia. Custa R$ 132.990

 


Texto e fotos Arnaldo Moreira

Depois de mais de dois meses afastado dos testes de avaliações por conta de uma cirurgia, inaugurei o regresso, com o Honda City Touring, um carro inegavelmente com um bonito e atraente design que se revelou um excelente estradeiro, econômico, seguro e confortável na viagem entre o Rio de Janeiro e Saquarema, de 360 km – ida e volta - no interior fluminense, onde fiz belas fotos explorando o panorama à beira mar. 

A versão Touring, a mais cara, custa a partir de R$ 132.990.

Foto divulgação Honda

O conforto interno do City avaliado, na versão Touring, tem muito a ver com o espaço generoso que o modelo oferece e é de fato o grande tchan do carro na minha opinião.


Na frente, os bancos - todos em couro - do motorista e do carona receberam estabilizador corporal e boa ergonomia, e ficaram um pouco mais curtos do que no modelo anterior, o que melhorou o espaço para as pernas. 


E o banco serve para tirar uma soneca ou quebrar um galho quando se chega a um lugar e os hotéis estão lotados.

O assento traseiro também muito confortável garantem uma viagem longa não cansativa.

A altura atrás é suficiente para acomodar passageiros mais altos e há um bom espaço para as pernas, graças à distância entre eixos de 2,6 m. O carro tem 4,549 m de comprimento, 1,748 m de largura e 1,477 m de altura. O Novo City cresceu 10 cm no comprimento e 5 cm na largura, ficou 0,8 cm mais baixo. 


O porta-malas é um dos maiores do segmento com 519 l... 


...que cresce para mais de 1.000 l com o banco traseiro rebaixado.


O consumo nesta época de combustíveis caros é um aspecto importante na escolha de compra de um veículo, e o Honda City, com tração dianteira, apresenta números satisfatórios: novo motor flex em alumínio 1.5 DOHC i-VTEC de 126 cv a 6.200 rpm, com injeção direta (que gera maior taxa de compressão e maior otimização da queima da mistura ar/combustível) com 15,5 kg de torque com etanol e 15,8 kg com etanol, a 4.600 rpm combinado com o eficiente câmbio automático CVT, com paddle shifts de 7 velocidades tem consumo de 13,1 km/l, na cidade e 15,2 km/l abastecido com gasolina e com etanol 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l, na estrada.


O quesito segurança recebeu a atenção devida. O City ganhou estrutura de deformação progressiva ACE, freios ABS com EDB, anti lock, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, seis airbags (2 laterais, 2 frontais e de 2 de cortina), alerta de pressão de pneus, rodas de 16” com pneus 185/55 - estepe é de uso temporário -, suspensão dianteira Mac Pherson e eixo de torção na dianteira.


As pancadas secas na traseira sentidas no Civic e na versão anterior do City foram reduzidas com a instalação de novos amortecedores com stop hidráulico (como no WR-V), um sistema composto por uma câmara de desaceleração da haste do amortecedor, que evita o som de pancada seca, quando o carro passa em buracos. Possui ainda sistema Honda Sensing de frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de permanência em faixa com correção da trajetória e ajuste automático dos faróis.


O Honda City possui um eficiente sistema de eliminação do famigerado ponto cego. O retrovisor externo direito possui uma câmera que ao ligar o pisca-pisca para lado direito e mostra toda a lateral do carro.


O acabamento do Novo City é bom interna e externamente. A versão Touring avaliada recebeu um toque refinado com seus bancos bege claros. O painel superior é forrado de plástico duro e a frente recebeu um elemento decorativo sobre o porta-luvas.


A frente com o capô largo, marcado por dois vincos que terminam nos faróis full led com projetor, DRL também em LED que ficam entre uma faixa cromada que ostenta a logomarca da Honda e o para-choque gigante em cujos extremos ficam embutidos os faróis auxiliares de nevoeiro também em led.


Rodeando o carro você acha uma lateral de linha de cintura alta e as janelas ligeiramente menores do que o modelo anterior, mas nada que chame a atenção, as maçanetas, assim como os retrovisores - que são na cor do carro e as rodas de 16” são diamantadas contrastando com a cor azul do City.


A traseira é decorada por elegantes lanternas retangulares em led, que invadem ligeiramente a lateral. No parachoques, há sensores de estacionamento com aviso sonoro no painel de instrumentos.


A tampa do porta-malas é larga e favorece a entrada das bagagens. 

No teto, a antena tubarão.


A dirigibilidade do Novo City é segura e leve graças à direção elétrica. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, o volante em couro e de excelente pegada, conta com os controles de piloto automático, som. 


O acionamento do motor é feito no botão start/stop.


O console central ostenta o apoio de braços que esconde um fundo porta-objetos, porta-copa e o conjunto da monopla do câmbio de sete velocidades e outro porta-copos e tomadas de USB e de 12 v e saída de ar condicionado para o banco traseiro.


Painel de instrumentos com computador de bordo digital de 7”, com velocímetro digital – além do analógico tradicional - analógico e informações da funcionalidade do carro, consumo médio, temperatura externa, entre outros. 


Finalmente, o sistema multimídia com acesso a Android Auto e Apple Car Play sem fio é muito amigável e oferece ao motorista todas as informações da operação do carro e 

Opinião – Como ex-proprietário da marca Honda, tive um Civic 1.7 de 2002 e depois um New Civic 2014, tenho de frisar que se trata de uma marca confiável, o que não é novidade no mercado. O Novo City melhorou sensivelmente a suspensão, reduzindo o efeito das pancadas secas sentidas no Civic e nos modelos anteriores. O motor, mesmo aspirado ganhou novo fôlego e fico pensando como seria um Novo City com motor turbo. Torço para que o novo Novo City saia com motor turbo. Gostei demais do porta-malas de quase 520 litros. O conforto é um dos pontos fortes do Novo City. Na estrada, o City garantiu ultrapassagens seguras e boas retomadas. O consumo, nos trechos mistos estrada/cidade, em ritmo de teste, fez 14,6 km/l, resultado considerado muito bom.

O carro é oferecido em mais duas versões: EX, de entrada, que custa R$ 114.300 e ELX que custa R$ 122.400.

 


Festuris inicia nesta quinta-feira. Evento cresce junto com o setor turístico


O setor de turismo tem demonstrado nos últimos anos o poder de se reinventar. A pandemia da Covid-19, a crise dos combustíveis e a guerra Rússia-Ucrânia criaram barreiras que estão sendo transpostas com muita força pelo setor em todo o mundo. Um exemplo desse potencial de recuperação é a 34ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que inicia nesta quinta-feira (3) e segue até sábado com intensa programação.

No domingo, o dia é livre e de retorno dos participantes aos seus destinos. A abertura oficial ocorre nesta quinta, às 19h30, no Palácio dos Festivais, com a presença de autoridades e homenageados. Já a feira de negócios e os debates ocorrem no Serra Park nos dias 4 e 5.

Em 24 mil m² de área construída, a Feira de Negócios reunirá mais de 2,5 marcas em exposição e 40 destinos internacionais. Outros indicadores do sucesso desta edição do Festuris são a meta de vendas que ultrapassou em 15% os números de 2019. “Isso mostra o potencial do setor de turismo que tem respondido de forma imediata de eventuais problemas que enfrenta”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris.

Cerca de 12 mil participantes vão poder acompanhar o Brasil e o Exterior lançando tendências no setor turístico. Além disso, o networking está garantido para formalizar bons negócios.

Mais de 40 destinos internacionais

O potencial e a visibilidade do mercado turístico brasileiro atraíram para esta edição do Festuris mais de 40 destinos internacionais. Entre eles estão destinos consagrados e históricos, como os países da Europa, ou aqueles especiais, como a Costa do Marfim e o emirado Ras Al Khaimah.

Dados do Banco Central do Brasil revelam que as despesas dos brasileiros no exterior somaram US$ 1,1 bilhão, em maio deste ano. Foi a segunda vez que as despesas ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão desde o início da pandemia da Covid-19. E um levantamento do Itaú Unibanco, com base no uso de seus meios de pagamento revelam que, em julho, os gastos dos brasileiros com turismo no exterior cresceram 360% comparado com o mesmo mês do ano anterior.

Gastronomia valoriza destinos

O espaço Food & Drinks é a grande novidade desta 34ª edição. Localizado no pavilhão Hortênsia, este espaço confirma a tradição do evento de valorizar e até antecipar tendências do mercado turístico. Serão mais de 2 mil metros quadrados de área com imersão e aromatização de sabores, aulas-show com experiências gastronômicas na parte de vinhos, espumantes, chocolates, queijos, cerveja, erva-mate, azeite de oliva, entre outros. O evento terá, ainda, uma praça de alimentação temática e diversificada. Dados do Ministério do Turismo revelam que a gastronomia tem crescido, valorizando destinos e sendo um indutor do turismo.

Cerca de 500 empregos temporários são gerados com realização da Feira Internacional de Turismo de Gramado



A valorização da mão de obra regional é um dos destaques do Festuris - Feira Internacional de Turismo. Além dos profissionais das empresas montadoras e expositoras, o evento tem possibilitado a contratação de pessoas que têm se especializado nas áreas de receptivo e segurança, além de serviços gerais.

Segundo a gerente de operações do Festuris, Vânia Oliveira, o número de contratações temporárias é de cerca de 500 pessoas nesta 34ª edição, que ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park. “Gramado sediou mais de 400 eventos em 2019, o que prova que este segmento é muito importante para a economia do município”, afirma o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Ike Koetz. Ele destaca que neste cenário, o Festuris “cumpre um papel mega importante para o município”.

Koetz cita, ainda, que a secretaria tem atuado no fomento de negócios, mas também como intermediador de mão de obra. “Também nos sentimos responsáveis pela capacitação da mão de obra para o mercado de trabalho”, afirma Ike, ressaltando que o segmento de eventos é um deles. A organização do Festuris estima um impacto econômico de 25 milhões para a região.

Há mais de 45 anos no mercado de eventos, Tela Tomazeli, da Tela Tomazeli Eventos, é a responsável pela equipe de atendimento e recepção no Festuris. A sua bagagem profissional iniciou como recepcionista, passando por todos os setores relacionados ao receptivo e organização de eventos. “É um trabalho que dou muito valor”, afirma ela, ao lembrar a sua trajetória profissional.

Nesta edição, serão mais de 50 pessoas para atividades como digitação, orientação de fila, traduções bilíngues, revezamento, estandes, plenária, informações, leitor óptico, depósitos, coordenação, caixa, entre outros. Ela seleciona, treina e coordena a equipe que é contratada pela Rossi & Zorzanello. “São jovens estudantes do segundo grau que estão entrando no mercado de trabalho, pessoas que já atuam em eventos e aposentadas de diversas cidades”, relata Tela Tomazeli.

A experiência das equipes também é destacada por Tânia Maria Camargo Varela, da Infinity MultiServiços, prestadora de serviços de segurança, higienização, carregadores, bombeiros, incluindo ambulância própria. Ao todo são mais de 200 pessoas.

No mercado há mais de 20 anos, a empresa valoriza os profissionais da região na contratação. “Algumas mulheres, por exemplo, trabalham comigo há mais de 20 anos. Vieram trabalhar para reforçar a renda da família e continuam até hoje”, afirma Tânia, destacando que todos os profissionais têm qualificação e treinamento nas áreas que atuam. “É uma equipe bem qualificada”, orgulha-se.

Festuris 2022

À espera da 34ª edição do Festuris Gramado - Feira Internacional de Turismo. O evento inicia no dia 3 de novembro com a solenidade de abertura, às 19h30, no Palácio dos Festivais. É no Meeting Festuris, que ocorre nas manhãs dos dias 4 e 5, no Serra Park, que oportunizamos uma imersão de saberes. Renomados profissionais do turismo e do meio empresarial falarão sobre suas estratégias de carreiras e muito mais.

Também no Serra Park, no período da tarde, na Feira de Negócios, o Brasil todo estará em exposição com novidades, experiências e muito networking. Nos pavilhões Araucária e Hortênsia, são mais de 2500 marcas, mais de 40 destinos internacionais que apresentarão seus potenciais turísticos a aproximadamente 12 mil participantes.

Já se inscreveu?

Ainda é possível fazer o credenciamento pelo site festurisgramado.com, não perca essa chance de revolucionar o seus negócios com as infinitas possibilidades que o Festuris oportuniza.

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Em 2020, o Festuris foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia. 

Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience.
O evento tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto é a transportadora terrestre oficial, Turistur a agência oficial e Laghetto é a rede hoteleira oficial do evento. 

O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e Argentina é o país convidado desta edição. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.