Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 4 de abril de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais. Linguiça de camarão, acredite se quiser



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira



Minas Santa reflete a arte, a tradição e a fé



Estamos iniciando a Semana Santa. Em Minas Gerais acontecem várias celebrações pelo interior mineiro. “O tríduo litúrgico, presente na história ocidental, ou a Paixão de Cristo, desde seus primórdios, é representada nas artes plásticas, no teatro, na música e, sobretudo, nas manifestações da Cultura popular. 

A mostra ampla da cultura da fé desse período do ano se tornará o centro do projeto de turismo cultural da Semana Santa juntando-se à Praça da Liberdade, no tapete devocional, e nas manifestações culturais da fé deste período. 

No Brasil, fundante nessa manifestação da fé, a matriz Africana ofereceu, sobretudo ao barroco inicial, a forma híbrida na única escola barroca e negra do Brasil, patrimônio do mundo da Unesco, nas mãos de Aleijadinho. Em alguns terreiros, a forma é transmutada na mistura de culturas e resistência. 

Em outra vertente, a arte gospel, sobretudo no teatro e na música, oferece releituras do evangelho. Essas culturas da fé, central na vida da mineiridade, desaguam no turismo da fé, que se revela no projeto Minas Santa”. 

Com essas palavras, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, apresenta o projeto Minas Santa, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, que conta com uma programação diversa em várias cidades e equipamentos culturais.

A arte barroca, os objetos sacros, além das procissões, compõem de maneira singular os ritos da Semana Santa, especialmente em cidades como Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes, Sabará, São João del Rei e Diamantina, onde a arquitetura do período colonial oferece um cenário que ressalta toda essa tradição. 

Em comum união, amor ao próximo e respeito as religiões, foi montado, no dia 1º de abril, um tapete devocional de 240 metros de extensão, na Alameda Travessia da Praça da Liberdade, com os ícones do programa Afromineiridades.

Tambores, terços são ícones que fazem parte da identidade visual dessa iniciativa desenvolvida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) que visa à identificação, à proteção e à salvaguarda das práticas culturais afro no estado de Minas Gerais, por meio da execução de políticas públicas como o registro, o tombamento, o cadastramento de grupos e comunidade, a distribuição de recursos via programa ICMS Patrimônio Cultural, a publicação de editais. 

Também se realiza pelo Afromineiridades o cadastro intitulado “Espaços sagrados, territórios de axé e fé”, que tem o objetivo de identificar Terreiros e Casas de Matriz Afrorreligiosa em Minas Gerais visando ao reconhecimento e a proteção da dimensão cultural do povo de santo no contexto do estado. “A afromineiridade será representada nos tapetes que faremos. Embora são matrizes que possuem outras celebrações, teremos essa representação na festividade do Minas Santa”, define o secretário Leônidas Oliveira.

Programação
Foi realizadA uma Oficina educativa de Tapetes Devocionais, promovida pela Fundação Clóvis Salgado, aconteceu no dia 1º de abril. O encontro às 9h, na Alameda Travessia, na Praça da Liberdade, com voluntários da Igreja da Boa Viagem, coordenados pela equipe Casa Câmara. Haverá arrecadação de alimentos para a campanha da fraternidade. 

“Tivemos um tapete onde nele há diálogo entre várias culturas, diversidade, respeito ao amor. Um espaço democrático da arte que chama para o amor, aquilo que é comum entre os homens e não o que o nos separa. Na semana santa somos chamados para a via dolorosa de Cristo, a via dolorosa da humanidade. Se alguma religião é desrespeitada, fere o nosso princípio maior que é o amor ao próximo”, afirma o pároco da Igreja da Boa Viagem e Santuário Eucarístico, padre Marcelo Souza e Silva.  

No dia 2 de abril, Domingo de Ramos, foi realizada, às 8h, uma missa e benção dos ramos na Igreja da Boa Viagem. Às 8h30 ocorrerá a Procissão de Ramos, com saída da Boa Viagem, acompanhada pela Banda de Música da Polícia Militar de MG. O itinerário seguirá pela Rua Aimorés, entrando no trecho em contramão da Avenida João Pinheiro até a Praça da Liberdade. Às 9h30, na Alameda Travessia, será realizada a Missa Campal, em frente ao Palácio da Liberdade.

Nos dias 4 e 5 de abril, outra oficina de confecção de tapete devocional será promovida no Centro de Arte Popular (CAP) em ação conjunta com a Faop. A atividade será ministrada por Ana Célia Teixeira e Lara Brandão, que atuam na Faop e são responsáveis pela criação de inúmeros desenhos que foram projetados nos tapetes de serragem ao longo dos anos.

A arte de fazer tapetes é uma expressão coletiva em que as serragens dão forma aos desenhos que expressam a fé, a esperança e a criatividade. Os desenhos podem ser feitos diretamente no chão, deixando a imaginação guiar, ou podem ser desenvolvidos anteriormente. Neste caso, os elementos gráficos são produzidos no papel, e em seguida, a ideia é transmitida para o chão.

A programação do Minas Santa conta com mais de 75 eventos em vários destinos, como Caxambu, Paraisópolis, Passa Quatro e Baependi.  A lista completa, incluindo imagens e informações de serviço, pode ser conferida no site minasgerais.com.br. 

Em Belo Horizonte, a Secult, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais (Sbmae), tem promovido uma programação diversa que propõe um diálogo entre as expressões culturais da Semana Santa encontradas nas cidades do interior e na capital do estado.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o Minas Santa reconhece o potencial cultural, histórico e artístico das manifestações de fé, as quais podem se inserir no contexto do turismo cultural. 

“A fé também é cultura. Então, esse legado das tradições sejam elas materiais ou imateriais são atrativos importantes para consolidarmos Minas Gerais como destino cultural e turístico. O Minas Santa foi concebido especialmente para valorizar a Semana Santa de Minas Gerais, sobretudo, das cidades do interior, das igrejas barrocas e das praças, onde são encenados verdadeiros espetáculos da fé. Neles, nós encontramos o canto, o teatro e as artes visuais, de maneira análoga como observamos nas óperas”, comenta Leônidas Oliveira.  

Exposições: No último dia 30 de março foi realizada a abertura da exposição “Minas Santa, Ritos de Fé”, no Museu Mineiro. Na ocasião, também houve o lançamento da mostra virtual de mesmo nome que pode ser acessada no site da Secult: www.secult.mg.gov.br.

No mesmo dia, foi inaugurada a mostra “Sanctus”, no Palácio da Liberdade. Esta exibe, pela primeira vez, o acervo da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da capital mineira, e peças do Palácio da Liberdade. A curadoria é do designer e cenógrafo Rodrigo Câmara, em parceria com o padre Marcelo Souza e Silva, pároco da Boa Viagem.

A exposição “Minas Santa, Ritos de Fé” é fruto da parceria entre a Diretoria de Museus, a Diretoria do Arquivo Público Mineiro e a Diretoria de Livros, Leitura, Literatura e Bibliotecas – que compõem a Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais (Sbmae). A Faop e a Arquidiocese de Belo Horizonte também são apoiadores desse projeto.

O tema trabalhado é a Paixão de Cristo, que trata dos episódios ligados aos últimos momentos de vida de Cristo, sua crucificação e posterior ressurreição. Referências à eucaristia também estarão presentes na mostra, através dos ostensórios, cálices, patenas e âmbulas da coleção da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Entre as peças em exibição estão um missal, alfaias litúrgicas, livros de compromissos de irmandades religiosas, um oratório e uma escultura representando Cristo Crucificado. Além das peças, a exposição contará ainda com um grande tapete devocional, confeccionado em serragem por técnicos da Faop.

Outra mostra que integra a programação do Minas Santa é “Hélio Petrus, Contínuo Barroco”, em cartaz na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard até 21 de maio de 2023. A exposição reúne 32 esculturas e talhas policromadas entalhadas em madeira. Em celebração aos 55 anos de carreira e aos 80 anos de vida do artista Hélio Petrus, o projeto expositivo reverencia o mestre e sua profunda dedicação à arte e à tradição barroca.

Mostras de filmes: Durante todo o mês de abril, a mostra “Minas Santa” estará em cartaz gratuitamente na plataforma de streaming pública e gratuita da EMCplay. O foco está no audiovisual mineiro, que aborda várias formas de fé e espiritualidade. Os filmes da Mostra Minas Santa, selecionados por uma curadoria da Diretoria de Audiovisual e Produtos Digitais da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), foram realizados por cineastas mineiros e abordam várias manifestações de fé, espiritualidade e religiosidade.

Além de filmes, a programação conta com conteúdo exclusivo da TV Rede Minas, como episódios dos programas “Diverso”, “Bem Cultural” e o “Especial Aleijadinho - Gênio Da Arte Brasileira” que aborda o trabalho do artista e a relação com a religiosidade. 

Já a “Mostra Épicos da Fé” começará no dia 7 de abril, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. Ela reunirá clássicos do cinema mundial que interpretam a paixão de cristo em diversos estilos e obras icônicas do cinema mineiro que abordam diversas festividades locais de dimensão social, cultural, artístico-religiosa. Haverá também exibição online na plataforma CineHumbertoMauroMais.com.

Cobertura especial - EMC:O programa “Agenda” da Rede Minas, a partir da segunda-feira (3/4), divulgará programação de encenações e atrações culturais nas principais cidades do estado (Mariana, Diamantina, São João del Rey, Tiradentes), além de reportagem sobre oficina de tapetes promovida pelo artista Rodrigo Câmara.

O “Brasil das Gerais”, na quarta (5/4), quinta (6/4) e sexta-feira (7/4), terá bancada com atrações relacionadas à páscoa. Na sexta-feira, especialistas discutirão o significado da páscoa. A cobertura de atrações e divulgação da programação das cidades mineiras também será realizada pelo Jornal Minas.

Biblioteca Pública Estadual: A Biblioteca Pública Estadual integrará o Minas Santa com o “Mês do Perdão”. Os leitores que pegaram livros emprestados antes da pandemia poderão devolvê-los sem multa até o dia 28 de abril de 2023. A campanha tem por objetivo a recomposição do acervo dos setores que realizam empréstimos, possibilitando que os livros que se encontram em atraso sejam disponibilizados aos demais frequentadores da Biblioteca.

Já no dia 7 de abril, haverá uma concentração para Via Sacra, às 17h30, na praça da Liberdade. Às 18h, inicia a Via Sacra rumo a Igreja da Boa Viagem.

Coral: No dia 8 de abril, às 10h, haverá a apresentação do Coral Gospel Orquestra Cristo Vive, de Nova Serrana, no Palácio da Liberdade, com a Presença dos Pastores Evangélicos de Minas Gerais.

As celebrações da Semana Santa estão sendo organizadas pelas prefeituras municipais, com as secretarias de Cultura e Turismo e as Paróquias religiosas.

Os hotéis e pousadas estão com excelentes reservas para o feriado da semana Santa, consulte seu agente de viagem.

Monet Le Rêve - Um Sonho Imersivo


A exposição "Monet Le Rêve - Um Sonho Imersivo" desembarca em no BH Shopping . A exposição fica até 18 de junho. Unindo arte, tecnologia interativa e experiências imersivas, uma das maiores exposições digitais sobre o artista já feitas no Brasil.Com 290 obras licenciadas, Le Rêve apresenta um dos maiores acervos digitais de Monet ao Brasil. 

E tudo com organização, produção e curadoria 100% brasileira. O conjunto conta com pinturas digitalizadas, ambientes interativos com grande riqueza cenográfica e experiências únicas inspiradas no mestre francês do impressionismo, fazendo o público se sentir na França da segunda metade do século XIX.
 

Além das obras, a mostra terá ambientes perfeitos para o público tirar fotos, área para ações culturais e performances diversas, e uma Galerie com produtos encantadores personalizados. Ao todo, a exposição ocupará um espaço de 900 m². MONET LE RÊVE - Um Sonho Imersivo, no BH Shopping - Horários: segunda a quinta, das 12h às 22h; sexta e sábado, das 10h às 22h; domingo e feriado, das 10h às 20h
Ingressos: segunda a quinta, R$ 35 (PCD e meia-entrada) a R$ 70 (inteira); demais dias, R$ 55 (PCD e meia-entrada) e R$ 110 (inteira) Iformações:  @bhshopping.

Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Imaterial da Humanidade

A candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal à Lista Representativa da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi formalizada à Unesco. 

No dia 29 de março o pedido é fruto de articulações entre Governo de Minas Gerais – por meio das Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa); do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha); da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); e da Rede Minas –, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação Mineira de Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo).

O processo foi conduzido pelo Iphan, que entregou a candidatura ao Secretariado da Convenção do Patrimônio Imaterial, por meio da Delegação Permanente do Brasil junto à Unesco (Brasunesco). A lista inclui bens culturais imateriais que são considerados representativos da diversidade cultural mundial e que precisam ser protegidos e valorizados. O objetivo do pleito é assegurar a salvaguarda de conhecimentos e técnicas relacionadas à produção de queijo, desenvolvidas ao longo dos últimos três séculos, por pequenos produtores rurais de Minas Gerais.

Requisitos da candidatura:Para entrar na seleta Lista Representativa, a candidatura deve seguir alguns critérios, como o bem cultural ser acautelado nacionalmente, ou seja, ser registrado como patrimônio imaterial pelo Iphan; ter um plano de salvaguarda elaborado; e garantir o envolvimento dos detentores do saber no processo. Além disso, a inscrição do bem deve contribuir para a visibilidade e conscientização sobre a importância do patrimônio cultural imaterial, encorajando o diálogo e refletindo a criatividade humana. 

O pleito ressalta o caráter familiar das propriedades envolvidas na produção do Queijo Minas Artesanal. Destaca ainda a tradicional preocupação dos produtores com o bem-estar animal e enfatiza o papel do queijo, em conjunto com outros fatores, na articulação de um modo de vida marcado pela importância das relações de boa vizinhança, tolerância e hospitalidade, cultivados nas comunidades rurais e por um forte sentido de pertencimento ao plano local.

A candidatura apresenta as diversas ações de salvaguarda já realizadas e a previsão de revisão do plano de salvaguarda com o envolvimento de diversas instituições, tanto no plano federal quanto estadual, bem como a participação e o entusiasmo dos detentores e associações de produtores de queijo, no processo, inclusive como postulantes do pedido através da Amiqueijo. O processo de construção da candidatura contou com a intensa participação social dos detentores do bem cultural e as ações de salvaguarda dão a base e suporte ao processo de candidatura.


O presidente do Iphan, Leandro Grass, explica o papel do instituto como órgão representativo do país no âmbito internacional para o Patrimônio Cultural. “Em colaboração com outros parceiros institucionais e a sociedade civil, o Iphan conduz e apoia os processos de candidatura, monitoramento e salvaguarda dos bens culturais brasileiros”. Para o presidente, “caso a inscrição do bem seja confirmada, ela irá promover o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, além de combater o êxodo rural e garantir a segurança alimentar”, completou.

Os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal representam uma coleção de experiências, símbolos e significados que estabelecem a identidade deste patrimônio cultural imaterial, amplamente reconhecido pelos brasileiros. “A inclusão desse bem na Lista Representativa da Unesco é uma significativa valorização desse bem, que deve ser preservado e valorizado para as gerações futuras”, conclui Grass.

O processo:Atualmente, a candidatura está na etapa de submissão à Secretaria Executiva da Convenção da Unesco, na qual poderão ser solicitados ajustes e correções. Em 2024, terá início a etapa de avaliação da candidatura e será feita a análise de mérito e emitido um parecer. A decisão final sobre a inscrição do bem na Lista Representativa será realizada na reunião do Comitê Intergovernamental da Convenção de 2003 da Unesco, que ocorrerá entre novembro e dezembro de 2024. O prazo de submissão de candidaturas, até o dia 31 de março de 2023, corresponde ao ciclo de avaliação de 2024. As datas dos ciclos de avaliações e suas etapas são definidas pelas diretrizes operacionais da Convenção de 2003 da Unesco. Histórico do registro do bem cultural

Histórico do registo do bem cultural: Em 2002, o Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal foi reconhecido na região do Serro pelo Iepha/MG, sendo o primeiro bem cultural registrado por Minas Gerais como patrimônio imaterial. Em 2008, o Iphan registrou o Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas, contemplando três regiões: Serro, Serra da Canastra e Serra do Salitre/Alto Paranaíba.  

Em 2021, o Iphan alterou o título do bem cultural para Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, ampliando o território de abrangência do registro para as regiões identificadas pela Emater-MG. As novas regiões identificadas foram: Araxá, Campo das Vertentes, Serras do Ibitipoca, Triângulo de Minas, Diamantina e Entre Serras da Piedade e do Caraça. *Conteúdo baseado na divulgação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

BH Airport 39 anos



O  BH Airport completa mais um ano de evolução no cenário nacional da aviação. Fundado em 1984, o terminal internacional mineiro se consolida, diariamente, como um hub de conexões e a principal porta de entrada de Minas Gerais. Nos últimos anos, mesmo com todos os impactos da Covid-19 no setor, o aeroporto seguiu em evolução. Os números comprovam a progressiva expansão da malha aérea e também da movimentação de passageiros.

Em 2022, o BH Airport fechou o ano com a movimentação de cerca de 10 milhões de passageiros – índice que representa 90% do movimento alcançado em 2019. Em 2021, a movimentação alcançou 7 milhões de passageiros. A meta para 2023 é recuperar 100% dos patamares pré-pandemia. Naquela ocasião, a malha aérea do BH Airport oferecia conexões para 45 destinos. Hoje, 62 destinos fortalecem um dos principais hubs do País.

“Precisamos valorizar a história do aeroporto, que é marcada pela transformação, sobretudo nesses quase dez anos, período em que está sob concessão. Minas Gerais conta hoje com um equipamento ainda mais moderno e funcional. Nesses 39 anos, muitas foram as mudanças e tivemos a oportunidade de contribuir ainda mais para oferecer uma infraestrutura adequada e no patamar que passageiros e visitantes merecem. Muitos foram os desafios, mas os resultados mostram que estamos no caminho certo”, avalia o diretor de Operações e Infraestrutura, Herlichy Bastos.


Ele ressalta que o apoio dos acionistas e de parceiros estratégicos contribuiu para colocar em prática projetos assertivos, que fizeram a diferença no que o aeroporto é atualmente. “Nesse sentido, é preciso ressaltar a conclusão da reforma do Terminal de Passageiros 1. As intervenções são perceptíveis quando você entra no aeroporto, sobretudo no embarque doméstico que está mais moderno, com canal de inspeção centralizado e pronto para receber os passageiros”, ressalta.


Além disso, na sala de embarque, a parte mais antiga, que abrigava os portões 3, 4, 5 e 6, também foi reformada. Hoje, o aeroporto conta com 26 pontes de embarque divididas entre os terminais de passageiros 1 e 2. Dos portões 1 ao 16, todos fazem parte do Terminal de Passageiros 1. Do 17 em diante, compõem o Terminal de Passageiros 2. Com uma infraestrutura moderna, ele foi concluído em 2016 e oferece conforto e comodidade aos passageiros.

Conectividade em expansão:
Recentemente, no último dia 26 de março, o aeródromo inaugurou a rota inédita e sem escalas para Bogotá, operacionalizada pela Avianca, com frequência de cinco voos semanais, em três horários. A conexão direta para a Colômbia integra os seis destinos internacionais do BH Airport, que passa a operar o triplo de voos em relação ao ano passado. 

Já estão à venda as passagens para Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos – novas operações da Azul Linhas Aéreas, partindo do BH Airport, que também incluem o destino inédito para Curaçao.

Nos voos domésticos, o destino para Parnaíba, no Piauí, foi inaugurado em março, contemplando a Rota das Emoções, um circuito que passa pelos principais pontos turísticos do litoral cearense, piauiense e maranhense. Em fevereiro, a novidade foi a operação da nova rota para Palmas, uma oportunidade para conhecer a exuberante natureza do Tocantins, como o Parque Estadual do Jalapão. Integrando a expansão doméstica da malha aérea, o BH Airport retomou o voo para Lençóis (BA) e anunciou as novas rotas para Aracaju (SE), Caldas Novas (GO), Navegantes (SC) e Santarém (PA). Para o interior de Minas, opções de destinos para as cidades de Juiz de Fora, Paracatu, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Varginha, Araxá e São João del Rei.


“Um dos pilares da nossa gestão é fortalecer o terminal como hub de conexões que encurta distâncias, conecta destinos e aproxima as pessoas, ampliando opções de rotas para todo o país e a conectividade com o mercado global”, ressalta o diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport, Herlichy Bastos. “Minas Gerais é o único estado do Brasil que faz fronteira com mais seis, além do Distrito Federal, e nos posiciona em uma localização geográfica estratégica, que nos conecta a 70% do PIB nacional em apenas uma hora de voo”, acrescenta.

Linguiça de camarão


A linguiça de camarão é a novidade mais recente que está chegando ao mercado gastronômico brasileiro. Produzida com filés de camarões selecionados e temperos de alta qualidade, a linguiça de camarão é uma opção saborosa e saudável para quem aprecia frutos do mar.

A produção será em Natal, Rio Grande do Norte, um dos maiores estados produtores de camarões no Brasil. A empresa Camarão Nobre pretende produzir 1500 kg de linguiça por mês a partir de junho e busca investidores. Com uma equipe especializada para garantir a qualidade do produto, o foco inicialmente será no trade hoteleiro. A empresa está à disposição para fornecer o produto para hotéis do país inteiro.

Outro diferencial da linguiça de camarão é que ela é embutida em tripas de colágeno comestível de alta qualidade, fornecidas por uma empresa com certificações pelas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, BRCGS, Halal e ISCC PLUS.

Essas tripas são resistentes e seguras, além de serem feitas com ingredientes que não interferem no sabor ou na qualidade do produto final. Dessa forma, a linguiça de camarão mantém o sabor e a textura únicos que a tornam tão especial.

Rigoroso diferencial da linguiça de camarão é a presença de temperos e condimentos com propriedades antibacterianas e antifúngicas, o que confere maior segurança alimentar e prolonga a durabilidade do produto. Os temperos e condimentos são oriundos da cidade de Caldas Novas, em Goiás, conhecida por ser um excelente produtor de temperos.

Inicialmente, o produto será destinado prioritariamente ao trade hoteleiro no Brasil, com planos de expandir posteriormente para os restaurantes. Com a linguiça de camarão, os chefs de cozinha poderão explorar novas possibilidades na culinária, oferecendo aos seus clientes uma opção exclusiva e de alta qualidade.

O diretor Comercial Cláudio de Carvalho, da empresa “Camarão Nobre” tem o prazer de anunciar o lançamento da linguiça de camarão, um produto que promete revolucionar o mercado gastronômico.

Combinação única de sabores e texturas: A linguiça de camarão é versátil e pode ser preparada de diversas maneiras, como grelhada, cozida, assada ou até mesmo defumada. O sabor marcante do camarão e a textura suculenta da carne se unem em uma experiência gastronômica inesquecível. O lançamento da linguiça de camarão chega em breve para atender a demanda de consumidores que buscam por produtos de qualidade, saborosos e diferenciados. A linguiça de camarão pode ser consumida como petisco, acompanhamento ou prato principal, e oferece muitas possibilidades de uso na cozinha em dois sabores: Alho & óleo e Ervas finas.

Além de ser uma deliciosa opção para o dia a dia, a linguiça de camarão também é perfeita para eventos e ocasiões especiais. Ela surpreende pelo sabor e pela apresentação, e com certeza será um sucesso entre os seus convidados. A Empresa Camarão Nobre, trouxe em 2008 da Alemanha a fórmula inovadora de um produto com requinte nobre e com ingredientes naturais. Mais informações: (84) 99951-5313 ou www.camaraonobre.com.br

 Informações para a coluna enviar para

@sergiomoreira63

sergio51moreira@bol.com.br

 

 

 

Stellantis fortalece e otimiza os serviços de financiamento e leasing europeus com duas novas organizações simplificadas

 


  • Cluster unificado de empresas financeiras é renomeado como Stellantis Financial Services
  • Leasys é o novo nome selecionado para a empresa europeia de leasing operacional multimarcas, após a consolidação da Leasys e da Free2move Lease
  • A Stellantis pretende dobrar as receitas bancárias líquidas até o final da década como parte do plano estratégico Dare Forward 2030

 

AMSTERDÃ, 4 de abril de 2023 – A Stellantis N.V. anunciou hoje uma nova estrutura otimizada para serviços de financiamento e leasing na Europa, simplificando e aprimorando sua capacidade multimarcas com as novas organizações Stellantis Financial Services (anteriormente Banque PSA Finance) e Leasys (consolidando as atividades da Leasys e Free2move Lease).

Após as negociações exclusivas iniciadas em 17 de dezembro de 2021, a Stellantis confirma a entrada em vigor de seus acordos com o BNP Paribas Personal Finance, o Crédit Agricole Consumer Finance e o Santander Consumer Finance. Banque PSA Finance foi renomeado como Stellantis Financial Services e terá uma única instituição de financiamento por país abrangendo todas as marcas da Stellantis, em parceria com o BNP Paribas Personal Finance e Santander Consumer Finance.

A Stellantis também anuncia a criação de uma empresa de leasing operacional multimarca, a Leasys, que é uma joint venture 50/50 com o Crédit Agricole Consumer Finance após a consolidação da Leasys e Free2move Lease. Seu objetivo é se tornar a líder em leasing da Europa, com a meta de alcançar uma frota de um milhão de veículos até 2026. A joint venture havia anunciado previamente em março de 2023 a assinatura de um acordo vinculativo para a aquisição das atividades da ALD e LeasePlan, respectivamente, em Portugal e Luxemburgo, o que acelerou imediatamente os planos de crescimento de negócios.

A estratégia da Stellantis, conforme destacado no plano estratégico Dare Forward 2030, é aproveitar melhor seu braço de serviço financeiro, com o objetivo de duplicar seu lucro bancário líquido até 2030. Essa nova estrutura atingirá sua meta e impulsionará a criação de valor em todos os seus negócios de serviços financeiros.

“O dia de hoje marca o nascimento da Stellantis Financial Services, um importante player no financiamento automotivo da Europa e do novo Leasys consolidado”, disse Philippe de Rovira, Stellantis Chief Affiliates Officer. “Essa simplificação permite uma maior agilidade para servir nossos clientes, melhor suporte da comercialização das marcas Stellantis e competitividade fortalecida aproveitando as várias sinergias.”

A Stellantis também confirma que o Crédit Agricole Consumer Finance adquiriu 50% da participação da FCA Bank Group que era anteriormente propriedade da Stellantis.

As autoridades antitruste e reguladores de mercado relevantes aprovaram a execução dessas várias operações.

Os novos sites www.StellantisFinancialServices.com e www.leasys.com estão online hoje.

Ao som de Scorpions, Pulse Abarth mostra todo o seu veneno em nova campanha

 


Para divulgar o primeiro SUV Abarth do mundo, filme “Show” traz cenas cinematográficas e promove o encontro de dois escorpiões lendários: o da Abarth e o da banda alemã

A sigla SUV vem do inglês, Sport Utility Vehicle, mas no ano passado a Abarth deu um novo significado ao termo. Isso porque a marca lançou o seu primeiro carro da categoria, o Pulse Abarth, o único do segmento que carrega o V de veneno. Inspirado neste conceito, a marca do escorpião mais famoso do mundo lança um filme repleto de adrenalina - veja aqui. E claro que uma campanha como essa, não poderia ter uma trilha sonora melhor que da banda Scorpions. Desenvolvido em parceria com a agência Leo Burnett TM, o filme de 30” estreou na TV aberta com conceito “Pulse Abarth. O primeiro SUV com V de Veneno”.


Embalada pela canção “Rock You Like a Hurricane”, um dos maiores sucessos do Scorpions lançado em 1984, o filme “Show” traz cenas cinematográficas e promove o encontro de dois escorpiões lendários: o da Abarth e o da banda alemã, simbolizado por dois amigos. Esta combinação deixa tudo ainda mais envenenado. O filme mostra os dois atrasados para um espetáculo, então,para resolver esse problema contam com a esportividade do Pulse Abarth, afinal o modelo é capaz de chegar a 100 km/h em 7,6 segundos. Mesmo encontrando bloqueios pelo caminho, o Pulse Abarth consegue achar um atalho por um autódromo, unindo os elementos que são característicos da marca: pista e aceleração. O modelo é tão rápido que os escorpiões chegam antes mesmo do evento começar.


Para divulgar o primeiro SUV Abarth no mundo, a marca aposta em uma campanha 360, que teve início no digital, gerando curiosidade no público amante de velocidade e que preza potência e performance. Agora, o filme, está no ar na TV aberta e em inserts na programação de futebol da Globo com vinhetas e outras versões, retrata toda a emoção do Pulse Abarth em grande estilo.

Produzida pela Pródigo, a produção foi feita com carros dragster, conduzido por um piloto profissional que trouxe ainda mais desempenho para as cenas.

 


Ficha técnica

Agência: LEO BURNETT TAILOR MADE

Título: SHOW

Produto: PULSE ABARTH

Anunciante: FIAT - STELLANTIS

CCO: Marcelo Reis

VP de criação: VINICIUS STANZIONE

DIRETOR DE CRIAÇÃO:  LIGIA MENDES, MARCO MATTOS, BRUNO GODINHO

REDATOR: RENATO RAMALHO, FABRÍCIO SOARES

DIRETOR DE ARTE:  CLAUDIO JR., ROMMEL VAZ, ERIC FERNANDO

CRIAÇÃO DIGITAL: KARLA LIMA, HENRIQUE XAVIER, VINICIUS SERAFIM

DIRETOR DE CONTEÚDO: WAGNER XIMENES

CONTEÚDO: TAMIRES SOARES, PABLO CRUZ, BÁRBARA JADEH

RTV:  MARIA FERNANDA MOURA, LuCIANA Kley, RITA COSTA, CAMILA AQUINO, bruna alves

EDIÇÃO AGÊNCIA: JACK LA NOYÉE

Artbuyer: MAURO MOURA

CONCEPT/ILUSTRAÇÃO: MAURO OLIVAS

ATENDIMENTO: LETÍCIA MEIRA, SABRINA SPINELLI, ANA CEOLIN, GIOVANNA RODRIGUES, BRUNA ROCHA, ALBERTO JUNIOR, JOÃO CENTOFANTI.

MÍDIA: HELOISA GOLDMAN, PATRICIA NAPARSTEK, PAULA RICARTE, RODOLFO CONTIERO, LAURA ANDRADE GUILHERME LEÃO E MATEUS RIKEL

PLANEJAMENTO: MARIE ALONSO, RAFAELA BADARÓ, CINTHIA PAULI

ASSESSORIA DE IMPRENSA: JEF MARTINS, NATHALIE URSINI, E MAR FACCIOLLA.

APROVAÇÃO DO CLIENTE: FREDERICO BATTAGLIA, ANA LUISA BRANT, PAULA SALERNO, GISELE SOUZA

PRODUTORA DE FILME: PRÓDIGO

PRODUTORA: PRÓDIGO FILMES

DIREÇÃO DE CENA: CISMA

PRODUÇÃO EXECUTIVA: FRANCESCO CIVITA, CHICO PEDREIRA, ANA CHRYSOSTOMO, REBECA BRONCHER E JAY LEONEL

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO EXECUTIVA: AMÁLIA AGATHA, MABY E PEDRO BORGACIO

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: NATHALIE GAUTIER, LUIZA CAMPANELLI, SAMANTHA ASSIS E RIC DENNER EQUIPE DE CONTROLADORIA: RAFAEL NEDER, FABIANA BAPTISTA, EVERSON MARTINS, VIVIANE ISABELE E FABIO OLIVEIRA

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO: MAGGIE LANDIM, CIBELE NOGUEIRA, ISABEL AZEVEDO, TUNICO RODRIX E ANA LÍVIA

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: IURI SANTOS E ISABELLA LIPORONI

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: DAVIS FABRI

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: WILL ETCHEBEHERE

DIREÇÃO DE ARTE: ALE MAESTRO

FIGURINO: MARCELO SOMMER

PRECISION DRIVER: ALE OSTROWER E PANADES

PRODUÇÃO DE ELENCO: FLAVIA COCOZZA

COORDENAÇÃO DE PÓS-PRODUÇÃO: TUTU MESQUITA E PRISCILLA PADUANO

ASSISTENTE DE PÓS-PRODUÇÃO: LETÍCIA HARUMI

MONTAGEM: MARCELO VOGELAAR E SAMUEL CHUENGUE

PÓS-PRODUÇÃO: WARRIORS VFX

FINALIZADOR: GEORGES SAKAMOTO

CORREÇÃO DE COR: FERNANDINHO LUI, MARLA

DIREÇÃO DE ARTE/MOTION: LUCAS CARVALHO

ASSISTENTE DE MOTION: GABRIEL AMORIM

CENTRAL TÉCNICA: PHILLIPE CUNHA

EQUIPE WARRIORS VFX:

PRODUÇÃO EXECUTIVA: ADRIANO COSTA

SUPERVISÃO DE EFEITOS: DANIEL SOCI E FILIPE FERRAREZI

PRODUÇÃO DE EFEITOS: ELTON FELIX E ANDREY BIANCHINI

EDIÇÃO ONLINE: BRUNO FERRETI

COMPOSIÇÃO: CAMILA TRIACCA, TAMIRIS TERTULIANO E EDUARDO COSTA

MOTION DESIGN: NILSON VENÂNCIO E CLAUDIO GARCIA

LÍDER 3D: BRUNO WOTROBA

GENERALISTA 3D: BARDO

RENDER: JUAN MOLINA

PARCEIROS:

RIG: DANIEL PEDRON

ANIMAÇÃO 3D: LEO SING

DINÂMICA 3D: EDUARDO FEDALTO

PRODUTORA DE SOM:  QUIET CITY MUSIC+SOUND
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO MUSICAL: CHRIS JORDÃO E DARREN SOLOMON
PRODUÇÃO EXECUTIVA: XANNA D’AGUIAR, KARINA VADASZ E IVIS SILVA
PRODUÇÃO MUSICAL: EQUIPE QUIET CITY
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: EQUIPE QUIET CITY
FINALIZAÇÃO: ANDRÉ MELGES E PEDRO MOURA



Jeep® comemora 1 milhão de unidades fabricadas em Goiana


- Confira o vídeo em comemoração dessa conquista da Jeep: https://youtu.be/QLh1-bV64vA

O dia 4 de abril, ou melhor 4/4, é mundialmente conhecido como Jeep® Day, em referência a tração 4×4, que é um símbolo da marca. Um dia especial que merece uma comemoração à altura. Desta vez, a celebração é no Brasil, mais precisamente em Pernambuco, no Nordeste brasileiro. Mais do que comemorar o dia do off-road, a Jeep também festeja um grande marco: 1 milhão de veículos da Jeep fabricados no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE). Fabricado no fim do mês de março, o milionésimo SUV, não poderia ser outro senão o Commander, o primeiro Jeep 100% desenvolvido no Brasil.

Na unidade são fabricados os Jeeps Renegade, Compass e Commander, além de outros modelos Stellantis. Presença constante nas ruas brasileiras, eles são a grande razão da liderança da Jeep entre os SUVs no Brasil nos últimos 7 anos. Chegar ao número de 1 milhão de unidades da Jeep produzidas em oito anos demonstra o enorme sucesso dos modelos da marca no mercado brasileiro. Além do mais, esses veículos também são exportados para diversos países da América Latina, como Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai.

Tudo começou em fevereiro de 2015, quando um canavial se transformou em uma das fábricas automotivas mais modernas do planeta. Foi ali que a Jeep resgatou a sua história de produção nacional, na fábrica da Stellantis, em Goiana (PE), e conquistou essa incrível marca. Aliás, fabricar um carro com tantos atributos e tecnologias como um Jeep requer também uma fábrica moderna, além do principal: uma equipe dedicada e apaixonada pelo que faz.


Também em 2015 – março – a Jeep lançou o primeiro veículo fabricado em Goiana, o Renegade, que logo se tornou uma referência, revolucionando todo o segmento com seu design icônico, estilo, robustez e versatilidade e conquistando o prêmio de Carro do Ano 2016 da revista Autoesporte. Sucesso traduzido, entre outros aspectos, em seu volume de produção, com 538.845 unidades até o final de março.

No ano seguinte, a segunda geração do Jeep Compass passou a ter produção nacional. O Compass chegou ao mercado brasileiro com o propósito de ampliar a categoria dos SUVs médios, a qual lidera desde então. Além disso, foi o SUV mais vendido no geral em 2017 e 2018 e o mais premiado do país. O modelo é responsável por 420.071 unidades produzidas, número que reflete bem a paixão dos brasileiros pelo Jeep Compass.

Em 2021, a marca redefiniu o segmento de SUVs grandes com o Commander, o primeiro Jeep 100% desenvolvido no país. Nem precisamos dizer do sucesso que ele é, já que em pouco tempo já coleciona prêmios, reconhecimentos e fãs por onde passa, além de ser o número um de sua categoria. O volume de produção do Commander também impressiona, com 41.084 unidades produzidas até o final de março. Um número expressivo na categoria em que o modelo de 7 lugares está posicionado.

No entanto, a produção da Jeep no Brasil vem de longa data, desde fim dos anos 1940, com a montagem de unidades CKDs no país, passando pela produção na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (SP), e também em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, nas décadas de 1950 e 1960. Ou seja, existem muito mais de 1 milhão de Jeeps fabricados no Brasil circulando não só pelo país, mas por toda a América Latina.


Curiosidades sobre o marco

1- Se enfileirar todos os modelos da Jeep já produzidos em Goiana (1 milhão), podemos praticamente cruzar o Brasil e fazer uma linha reta do Monte Caburaí, em Roraima, ao Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul (4.394 km), considerando o comprimento dos três modelos nacionais (Renegade = 4.268 mm, Compass = 4.400 mm, Commander = 4.769 mm).

2 - Considerando a produção de 1 milhão, foram 213 mil unidades 4x4 que saíram das linhas de montagem de Goiana 

3 -   Dentre os 1 milhão de Jeeps fabricados, o Renegade foi o modelo mais produzido nesses 8 anos.

4 - Para chegar a este número de produção da Jeep, foram necessárias 30 mil horas trabalhadas nas linhas de Goiana.

5 - As cores branca, cinza e preta foram as mais requisitadas dentre os modelos Jeep fabricados

6 - 1 milhão é um número tão expressivo, que é maior do que a população de grandes capitais brasileiras, como Natal (RN), Campo Grande (MS) e Teresina (PI). Seria como se cada habitante dessas lindas cidades brasileiras tivesse um Jeep e ainda sobraria.

A marca de 1 milhão conquistada no fim de março de 2023 leva em conta somente os modelos Jeep produzidos em Goiana, já que a unidade também é responsável pela manufatura de outros modelos de sucesso da Stellantis.

Confira o vídeo em comemoração dessa conquista da Jeep: https://youtu.be/QLh1-bV64vA

Emirates retoma voo para aeroporto Haneda em Tóquio

 

 

São Paulo, 4 de abril de 2023: A Emirates restabeleceu sua rede completa para o Japão com a retomada do voo de passageiros para Haneda em Tóquio em 2 de abril de 2023, ampliando ainda mais a expansão contínua da companhia aérea no Sudeste Asiático.

 

Operado por uma das mais modernas aeronaves Boeing 777 Game Changer da Emirates, o voo EK312 partiu de Dubai em 2 de abril às 7h50 e chegou a Haneda às 22h35. O voo de volta EK313 partiu de Haneda em 3 de abril às 00h05 e chegou a Dubai às 06h20. Todos os horários são locais.

 

Satish Sethi, gerente geral da Emirates no Japão, disse: “Estamos muito animados com o desenvolvimento contínuo da nossa rede de voos para o Japão. Agradecemos principalmente às autoridades locais e aos nossos parceiros pelo apoio e trabalho em conjunto com a Emirates para garantir conectividade global contínua aos viajantes do Japão. Operamos neste mercado há mais de 20 anos e estamos muito satisfeitos com a retomada de voos para o aeroporto de Haneda em Tóquio, pois esperamos atender à crescente demanda por viagens internacionais. O voo noturno de Haneda oferece conectividade importante para o acesso a destinos da Emirates além de Dubai, nas regiões da Europa, África e Oriente Médio.”

 

Além do aeroporto de Haneda em Tóquio, a Emirates também opera voos diários para Narita em Tóquio e Osaka. A partir desses destinos, a companhia aérea oferece aos passageiros acesso a outras 24 cidades no Japão por meio de sua parceria de codeshare com a Japan Airlines. Os viajantes no Japão também podem se beneficiar do acesso a mais de 130 destinos em 6 continentes via Dubai, incluindo destinos populares na Itália, Espanha, Estados Unidos, França e Reino Unido.

 

As passagens podem ser reservadas no site, no aplicativo da Emirates ou por meio de agências de viagens. Os viajantes também devem verificar os requisitos mais recentes no país.

 

As cabines tanto da Primeira Classe quanto das Classes Executiva e Econômica da mais recente aeronave Boeing 777 da Emirates oferecem assentos com design ergonômico e a versão mais recente do ice, o premiado sistema de entretenimento a bordo da companhia aérea. Projetadas para garantir conforto excepcional ao cliente e máxima privacidade, as suítes privativas da aeronave Boeing 777 Game Changer da Emirates apresentam portas deslizantes do chão ao teto e recursos de design ultramodernos. As suítes privativas são espaçosas (com até 40 pés quadrados, ou 3,71 m2, de espaço pessoal cada uma), totalmente fechadas e dispostas na configuração 1-1-1, totalizando seis suítes equipadas com janelas virtuais que exibem projeções em HD do mundo exterior.

 

*No período de 2 de junho de 2023 a 1 de outubro de 2023, o voo EK313 chegará a Dubai às 5h50.

 

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Lendas da Jeep: marca lança nova série inspiradora com histórias imperdíveis

 

O jornalista Ricardo Dilser, da Comunicação da Stellentis/Fiat, gravando o vídeo em uma conversa animada com Hugo Vidal, jipeiro nato

  • O carro é um excelente meio de produzir lindas histórias. Confira o “Lendas da Jeep” e inspire-se

Peças, motores, preços e produtos são assuntos comuns no universo automotivo. No entanto, nem sempre é falado sobre tudo que um carro pode nos proporcionar, principalmente se for um Jeep. Pensando nisso, a marca sinônimo de off-road lança a série “Lendas da Jeep”, um convite para viver histórias únicas.

O primeiro episódio já chega com três vídeos incríveis! Trouxemos um convidado para lá de especial: Hugo Vidal, um jeepeiro que reflete todos os valores da Jeep: Aventura, Liberdade, Autenticidade e Paixão. Com muitas histórias para contar, ele protagonizou uma viagem de São Paulo ao Alasca dirigindo um Jeep Willys em 1955, conhecida como “Operação Abacaxi”.

Mas não para por aí, a série “Lendas da Jeep” chega para mostrar como, muitas vezes, os Jeeps são mais do que carros, são companheiros de emocionantes histórias.


“Criamos um momento em que é possível perceber o carro como um condutor para realização de um sonho, de uma grande aventura ou da história mais importante da sua vida. E claro, vamos seguir atentos às demandas do mercado, tendências automotivas..., mas a Jeep é muito mais do que isso. A Jeep desperta a essência de cada pessoa, a vontade de se aventurar, a paixão pela natureza e é isso que tentamos proporcionar em cada um de nossos modelos”, conclui Alexandre Aquino, vice-presidente da Jeep para a América do Sul.

Honda convoca proprietários dos modelos Accord e CR-V para substituição das travas dos cintos de segurança dianteiros. Campanha envolve 616 veículos, com início de atendimento em 11 de abril

 

3 de abril de 2023 - A Honda Automóveis do Brasil, pautada pelo seu princípio de respeito aos clientes, convoca os proprietários dos automóveis relacionados a seguir a comparecerem a uma das concessionárias autorizadas da marca para realizar a substituição das travas do cinto de segurança do motorista e/ou passageiro.

Algumas unidades podem apresentar falha no travamento do cinto de segurança dianteiro. Com o veículo em movimento, o cinto pode se soltar sem que seja acionado seu botão de liberação, colocando em risco a segurança dos ocupantes do veículo e/ou a terceiros.

 

Os clientes devem realizar o agendamento do atendimento em uma concessionária Honda Automóveis, a partir de 03 de abril de 2023. Os reparos serão gratuitos e terão início a partir do dia 11 abril de 2023 para a substituição da trava do cinto de segurança dianteiro do motorista e/ou passageiro.

 

A consulta à necessidade do reparo deve ser feita no site da Honda (link). 


O agendamento pode ser efetuado pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento, no telefone: 0800-701-3432 (de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h e aos sábados, das 09h às 14h - horário de Brasília).

 

Para conferir os endereços das concessionárias Honda, acesse aqui.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.