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quinta-feira, 13 de abril de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira





Indústria de Hotéis tem nova diretoria


A nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), foi eleita em assembleia na sala Sirius do Hotel Mercure Lourdes, no dia 5 de abril para o biênio 2023/2025. Em eleição de chapa única foi eleita a nova diretoria. O ex-presidente Guilherme Sanson, gerente geral do Hotel Mercure Lourdes, fez um relato sobre sua gestão de 4 anos na ABIH MG que teve no período de dois anos a pandemia do Covid afetando o turismo mundial.

O presidente eleito Pablo Ramos é o CEO da Rede de Hotéis, MHB Hotelaria, Pablo Ramos, é o novo presidente ABIH-MG, principal entidade do setor hoteleiro do país. O empresário, que agora será o gestor mineiro da entidade, comanda a rede, MHB Hotelaria, uma das maiores de Minas, destacou que serão muitos os desafios do setor, mas está comprometido, sobretudo, com a hotelaria, ouvindo cada demanda e buscando soluções para toda a cadeia produtiva. O desafio é ampliar ainda mais a representatividade da hotelaria mineira, contribuindo com ações eficazes para a retomada econômica do setor.




A nova diretoria é composta por profissionais qualificados e de diferentes partes do estado para agregar a pluralidade da gestão e explorar todo o potencial que o turismo mineiro possui sendo um destaque nos últimos anos com crescimento significativo com turistas do Brasil e exterior.

Os membros na gestão 2023/2025 são: Pablo Ramos, presidente; Flávia Badaró, 1ª vice-presidente; Rodrigo Cançado, 2ª vice-presidente; Guilherme Sanson, 3º vice-presidente, Marcela Oliveira, diretora secretária; Diego Pires, diretor secretário adjunto; Rodrigo Avelino, diretor tesoureiro; Carolina Drumond, diretora tesoureira adjunta; Francely Lopes, diretora administrativa; Rogério Wanderley, diretor de hotéis de rede; Alexandre Vieira, diretor de pousadas urbanas; Farley Alves, diretor de resorts, pousadas rurais e hotéis fazenda; Patricia Coutinho, diretora de comunicação; Rosana Ferraz, diretora comercial; Fernanda de Moura, diretora de eventos; Anderson Bastos, 1º conselheiro fiscal e Érica Drumond, conselho consultivo.


Guilherme Sanson e Pablo Ramos

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH, fundada 1936, é uma das entidades de classe mais antigas do turismo nacional. O objetivo é a defesa das pautas que promovam seu desenvolvimento do setor em todo o país. A associação realiza o principal evento hoteleiro do Brasil: o Congresso Nacional de Hotéis (CONOTEL) que, em 2023, completa sua 65ª edição.

A representa cerca de 32 mil meios de hospedagem em todo o Brasil e consolidou-se, no decorrer dos anos, por sua representatividade que se estende pelo território nacional, através das ABIH's Estaduais, presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Com sua sede em Brasília, entre suas atribuições está também representar o setor junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Através de suas Diretorias Executivas e Técnicas e do Conselho Deliberativo, que têm a missão de fortalecer as relações institucionais com os poderes em todos os níveis, a entidade busca trabalhar na valorização da atividade econômica dos hoteleiros, promovendo a ampliação das oportunidades de negócios para todos seus associados.


WTM Latin America atrai possibilidades de negócios





Reconhecido como um dos principais eventos do calendário internacional no segmento do turismo, a WTM Latin America registrou mais de 22 mil inscritos em 2023. Elementos da cultura, como a música, as afros mineiridades, a moda e a cozinha mineira, além dos principais destinos turísticos de Minas Gerais foram apresentados num estande de 200 metros quadrados, assinado pelo arquiteto Gustavo Penna e pelo designer Gustavo Greco, ambos premiados e celebrados no Brasil e internacionalmente. No espaço, também foi montada uma exposição com peças do artesanato mineiro, em parceria com Sebrae e o Servas, atraindo a atenção do público que circulava pelo pavilhão da Expo Center, em São Paulo.

Representantes do trade turístico nacional e do exterior visitaram o estande de Minas Gerais e aproveitaram para conhecer melhor os atrativos mineiros. Entre os dias 3 e 5 de abril, foram registrados 300 novos atendimentos, o que significa a possibilidade de negócios que podem impactar significativamente o turismo e a economia da criatividade do estado. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, apurados pela Subsecretaria de Turismo de Minas Gerais, o impacto econômico gerado a partir desses negócios pode girar em torno de R$ 6 milhões.

Ainda segundo os dados aferidos pela Subsecretaria, 100% dos participantes, que participaram dessa pesquisa, avaliaram a presença do estande de Minas Gerais como “muito importante” ou “extremamente importante” na WTM. Cerca de 69,2% dos entrevistados destacaram o estreitamento de relações com o estado de Minas Gerais como um dos principais benefícios de sua participação na feira.





Grutas pelo interior mineiro são atrações turísticas

Turismo cultuara-la maior parte dos participantes dessa pesquisa, cerca de 63,6%, atuam diretamente com o turismo cultural (histórico, gastronômico e religioso) e 36,4% atuam com o turismo de natureza/ecoturismo. O primeiro dado dialoga com a constatação de que em Minas Gerais o turismo cultural é o principal responsável por alavancar a atividade turística no Estado. Nesse contexto, vale ressaltar, especialmente, em razão do contexto da Semana Santa, como o turismo religioso vem se expandido no estado, como observa o Subsecretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula e Silva Júnior.

“O turismo da fé, e o nosso programa mais recente, o Minas Santa, visa a fomentar esse segmento, promovendo os principais destinos que oferecem programação especial durante a Semana Santa, é o segmento turístico que mais cresce no nosso estado. Também celebramos a cultura da paz convivendo em harmonia com as celebrações de todas as religiões. Muitas pessoas celebram suas devoções nas comemorações tradicionais nas igrejas, com diversas ações, como os tapetes devocionais e os ritos, como as procissões. Mas podemos falar também das apresentações teatrais, como as encenações da Paixão de Cristo, além das festas das religiões de matriz africana e também dos eventos gospel promovidos pelas religiões evangélicas”, acrescenta o Subsecretário.

A feira aconteceu entre os dias 03 e 05 de abril, contou com a participação de importantes autoridades e representantes, dentre eles, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; o subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior; o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, além de outras autoridades que estiveram presentes no estande Minas Gerais, como a ministra do Turismo do país, Daniela Carneiro.

Com o objetivo de mostrar e exaltar a cultura mineira, os três dias de feira tiveram ações culturais, além da exposição artesanal fixa, com 23 artesões de várias regiões de Minas Gerais que foram contemplados na 5ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Que utilizam de cerâmicas, bordados, esculturas e diferentes matéria-prima, como barro, argila e madeira.

Por meio da parceria da Secult com a Empresa Mineiras de Comunicação (EMC) foi possível a exibição das belíssimas e apaixonantes paisagens do Estado, nas pirâmides espelhadas no centro do estande, projetado e assinado pelo arquiteto Gustavo Penna e pelo designer Gustavo Greco.

Os sabores de Minas na WTM 2023-A presença marcante da cozinha mineira também teve um espaço especial reservado apenas para ela, em um encontro entre a tradição e a contemporaneidade. É essa a síntese da cozinha do estande de Minas na WTM Latin America, ação que contou com a parceria da CDL BH. Com a reunião do Mercado Central, uma instituição da mineiridade, com os empreendedores do Mercado Novo, que são a grande novidade da capital nos últimos anos, num mesmo balcão de atendimento. Para receber os visitantes, alguns dos ícones da mineiridade como pão de queijo, doce de leite, café coado na hora e quitandas como roscas e biscoitos. Além da presença de representantes Associação Mercado Novo: Cozinha Tupis, Cervejaria Viela, Fermentaria Lambe Lambe, Copa Cozinha, Jetiboca, A Pão de Queijaria e Lamparina Cachaçaria.

Moda Mineira-Em uma ação conjunta com a CBL-BH, foi apresentado um desfile que representa Minas Gerais com a exibição de peças recentes da coleção de quatro marcas mineiras: Apartamento 03, Barbara Bela, Plural e Sapatos de Debora Germani. O desfile na WTM é promovido uma semana antes do início do Minas Trend, que é o principal evento de lançamento de moda do país e cuja 29ª edição será sediada no Minascentro, em Belo Horizonte. A apresentação contou também com trilha sonora elaborada e feita pelo DJ Bittencourt (Bitt) especialmente para o evento. Em diálogo com o conceito do desfile, a trilha exaltou a mineiridade. As modelos desfilaram na alameda central do estande, circulando por todo o espaço.

Tradições culturais de Minas chegam a WTM Latin America-A celebração da afromineiridade com a apresentação dos membros dos Ternos de Congo da Festa de São Benedito, de Poços de Caldas. Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, Sul do estado, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda quando a cidade se chamava Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. Tradição e religiosidade que emocionaram os participantes

Mercure Belo Horizonte Lourdes

O Hotel Mercure Belo Horizonte Lourdes conta com o selo ALLSAFE para garantir a implementação de todos os protocolos de higiene e poder receber os hospedes com toda a segurança.




O Mercure Belo Horizonte Lourdes oferece uma estada especial aos hospedes com modernas instalações. Os quartos são espaçosos e decorados para casais, famílias, solteiros e Pets (pequeno porte). Todos climatizados e com wi-fi grátis. O restaurante conta com cozinha internacional para café da manhã, almoço, jantar e drinks e petiscos no bar. São várias salas de eventos para reuniões corporativas e do Business Center, e para relaxar o hotel conta com uma incrível estrutura, com piscina, sauna.



A localização do hotel é privilegiada para passear pela capital mineira. A 5 minutos de carro, chega no bairro Savassi, repleto de restaurantes e bares com o melhor da culinária local, além das atrações da a Praça da Liberdade, do tradicional Mercado Central, o hotel está a 9 minutos de carro do hotel Mercure BH Lourdes, a Pampulha, a 22 minutos de carro do hotel, a Serra do Curral, a 31 minutos de carro do hotel, e o Parque das Mangabeiras, a 15 minutos de carro do hotel.



O Mercure Belo Horizonte Lourdes une boa localização com acomodações bonitas, modernas. Os quartos do Mercure Belo Horizonte Lourdes desenhados para atender as mais variadas necessidades de acomodações de seus hóspedes e se surpreenda! Seja a lazer ou a negócios, todas as diferentes categorias de quarto do hotel oferecem total conforto e acesso WiFi gratuito, além de contar com serviço de quarto 24h. Para viagens em família ou entre amigos, o hotel oferece acomodações para até 3 pessoas. https://www.instagram.com/mercurebhlourdes

Naturescer Eco Resort às margens da represa Billings

A cidade de São Bernardo do Campo, uma das maiores da região do ABC paulista, vai ganhar um mega resort. Em fase final de implantação, o Naturescer Eco Resort é um megaempreendimento que será instalado em uma península às margens da represa Billings, com uma área total preservada de 40 mil metros quadrados de Mata Atlântica e uma área construída de aproximadamente 5 mil metros quadrados.





O Naturescer, muito esperado na região, terá nesse primeiro momento 94 suítes, sauna, piscina com 280 mil litros de água aquecida, salão de convenções com capacidade para até 290 pessoas e restaurante que pode comportar até 300 pessoas. O empreendimento também está aberto a Day Use.

Na área de entretenimento, o eco resort oferece uma rampa para jet ski e lanchas, 780 metros de praia privativa, brinquedoteca, sala de jogos, esportes náuticos, passeio de lancha, pesca esportiva, quadra de Beach Tênis e campo de futebol gramado, além de passeios monitorados pela Mata Atlântica, equipe de lazer para adultos e crianças e também visita a reservas indígenas. O empreendimento ainda oferece estacionamento para 300 carros.

O eco resort figura como um dos principais empreendimentos de lazer e turismo do país. Apresentando ao mercado seu novo propósito, que tem como base entregar experiências inesquecíveis, o Naturescer vai seguir um conceito que é resultado de um trabalho bastante criterioso - tanto com o público interno, como pelo comprometimento dos profissionais envolvidos.

O novo projeto irá valorizar a preservação da natur
eza, a história, a estrutura, a gastronomia e o entretenimento, sempre com foco nas pessoas, que são aqueles que entregam os valores intangíveis. Além disso, o Naturescer fará surgir um novo modelo de interesse turístico na região, valorizando o turismo náutico, preservando as matas ao redor da represa Billings e oferecendo uma hotelaria de vanguarda para toda a região, como foco em lazer para famílias e principalmente para eventos corporativos.





É por meio da excelência em cada um destes pilares que o eco resort se apresentará de maneira equilibrada ao mercado. Terá, já no mês de junho, a abertura de 30 apartamentos e, para o mês de maio, o único restaurante com sistema all inclusive da região metropolitana de São Paulo. A expectativa é que, nas férias de julho, já esteja operando normalmente. As outras unidades, que completarão o total de 94 suítes, deverão ser entregues até dezembro de 2023. O hotel tem elevadores ecológicos, que através de seu funcionamento, transformam energia para o prédio.

O Naturescer está localizado na Estrada da Roseira, 824, no bairro Finco, em São Bernardo do Campo, a cerca de 40 minutos do centro de SãoPaulo.informações: https://naturescer.com/o-resort- 2

eventos@naturescer.com.br e (13)99690-9192.

Viagem sensorial a produtos de terroir





Uma breve viagem repleta de experiências sensoriais com selecionados produtos de Indicação Geográfica (IG) aconteceu durante apresentação do Connection Terroirs do Brasil no dia 5 de abril. O encontro reuniu autoridades e imprensa no Lola Bar de Tapas, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico do Sebrae RS, Marta Rossi, Amanda Paim coordenadora estadual da economia criativa e turismo do Sebrae RS, Eduardo Zorzanello e André Bordignon, coordenador de IGs

A 6ª edição do Connection terroirs do Brasil acontece de 17 a 21 de maio em Gramado e tem como correalizador o Sebrae RS. “Esse evento surgiu na pandemia e nossa motivação está em provocar conexões, principalmente com o turismo, para agregar e deixar legados”, comenta a CEO do Connection Terroirs do Brasil, Marta Rossi.

Em sua fala de boas-vindas, Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico do Sebrae RS, apontou a importância da valorização dos produtos com IG para o desenvolvimento de regiões. “O turismo e os produtos com IG estão vinculados a agregação de valor, nossa atuação foca no micro empreendedor e o turismo é 99% micro, e a IG surgiu de pequenos negócios”, frisa.

No início da viagem sensorial, os convidados foram recepcionados com chá gelado de erva-mate, planta nativa da Mata Atlântica que existe de forma natural apenas no Sul da América do Sul, e foi introduzida pelos índios guaranis.

Um dos pontos altos do evento ficou a cargo do azeitólogo do Parque Olivas de Gramado, André Bertolucci, que apresentou uma degustação sensorial de dois blends com as variedades: arbequina, koroneiki e coratina, e arbequina, koroneik com infusão aromática de cacau.



créditos Rafael Cavalli


Pra finalizar a viagem sensorial, a mesa de coquetel foi composta com produtos com Indicação Geográfica (IG): Chocolate Artesanal de Gramado, Azeite de Oliva de Gramado, Queijo Artesanal Serrano dos Campos de Cima da Serra, Mel Branco de Cambará do Sul, Vinhos do Vale dos Vinhedos, doces de Pelotas e erva-mate. O coordenador de IGs do Sebrae RS, André Bordignon, fez uma breve explicação sobre a procedência dos produtos da Mesa Terroir.

Como participar do evento -De 17 a 21 de maio, o evento vai reunir palestrantes nacionais e internacionais dos países Peru, Colômbia, Itália e França, com expertises no assunto, conectando com painelistas nacionais e cases de sucesso. O Palácio dos Festivais será o grande palco para a apresentação dos temas da 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil.

Programação intensa-A programação do Connection se estende pela Rua Coberta com exposições, demonstração e degustação de produtos com Indicação Geográfica (IG), e também ocupará a Sociedade Recreio Gramadense com rodadas de negócios. Além disso, terá três roteiros de benchmarking (mediante adesão) para Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves.

- Palácio dos Festivais: área de conteúdo com painéis que conectam palestrantes e cases nacionais e internacionais;

- Rodada de Negócios: para IG's na sociedade Recreio Gramadense para proporcionar reuniões entre compradores e vendedores;

- Alameda Terroir: um espaço de promoção e comercialização de produtos e destinos, com stands que atenderão tanto compradores, quanto consumidores finais, e turistas, funcionando de quinta e domingo na Rua Coberta;

- Um espaço para promover a Origem Brasil, com programação de horários para workshops dos produtos (degustações, demonstrações, experiências, etc);

- 3 Roteiros de Benchmarking: no sábado e domingo, sendo um em Cambará do Sul com foco em sustentabilidade, biodiversidade e turismo; outro em Gramado com foco em mercado, eventos e turismo; e mais um em Bento Gonçalves, com cases de governança, identidade territorial, cultura da cooperação e turismo.

As inscrições já podem ser realizadas pelo site no valor de R$ 499,00. O evento é voltado a agente de viagens que deseja conhecer novos produtos para oferecer a seus clientes, destinos que já possuem produtos Terroir ou produtores de Terroir que querem se aperfeiçoar, além de gestores e agentes públicos. Mais informações no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais: @connection_experience. 

A criação e realização do evento é da Rossi & Zorzanello que conta com Sebrae Rio Grande do Sul como correalizador.

Informações para a coluna envie para

@sergiomoreira63 
 sergio51moreira@bol.com.br

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Gramado Summit inicia com recorde de público. Primeiro dia da conferência de inovação recebeu palestrantes como Pequena Lo, Edu Lyra, Eco Moliterno, Monique Evelle e Maya Gabeira

 


Iniciou hoje o primeiro dos três dias da maior conferência de inovação, tecnologia, empreendedorismo e negócios do país. Durante a cerimônia de abertura, a Gramado Summit contou com a presença do CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, e de autoridades como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, que destacaram a importância de espaços que fomentem o ecossistema de inovação.




O primeiro dia de evento foi marcado pela presença de mais de 10 mil visitantes de praticamente todos os estados brasileiros e por palestras de grandes nomes. Passaram pelos palcos palestrantes como Edu Lyra (Gerando Falcões), Eco Moliterno (Accenture Interactive), Monique Evelle (Inventivos), Pequena Lô (influenciadora digital) e Maya Gabeira (surfista profissional).





Marcando o primeiro dia de feira, também foi dado o pontapé inicial para diversas ações, como a Batalha de Startups, organizada pela Ventiur Aceleradora; o Código Aberto, competição em parceria com a rede Laghetto; o Investor Lounge, espaço de conexões investimentos da Wow Aceleradora; e o Sebrae Like a Boss, desafio preparado para startups em fase operacional ou pré-operacional pelo Sebrae.  



Reunindo mais de 500 expositores, a feira se destaca como uma oportunidade de conexão com tendências de tecnologia e empreendedorismo. “Eu sou fã da Gramado Summit, estou com um estande aqui mais uma vez. Já conheço muitos eventos no Brasil e fora do Brasil, e eu nunca vi nada parecido com a Gramado Summit. Posso afirmar que especialmente essa edição está incrível. A quantidade de pessoas, a qualidade dos leads que estamos captando no nosso estande é impressionante. Atribuo muito isso à qualidade do produto, do conteúdo e também do valor que a empresa dá ao seu próprio ingresso, que é o mais importante. Na minha opinião, hoje a Gramado Summit é o melhor evento do Brasil indiscutívelmente”, afirma Jônatas Abbott, CEO e fundador da Dinamize.

 

Durante o discurso de abertura, Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit, destacou pontos de grande importância e os diferenciais da edição de 2023. Entre eles, cada um dos sete palcos de conteúdo e seus curadores, questões de inclusão com intérpretes de libras e os detalhes do mais novo projeto do evento, o Palco da Quebrada, uma parceria entre a Gramado Summit e o Instituto Ascendendo Mentes.

 

Outro quesito é a parceria com empresas que promovem o desenvolvimento sustentável, alinhando a essência da Gramado Summit com as práticas ESG, por meio de compensação de carbono e exposições de carros e equipamentos de mobilidade elétrica. “De nada adianta crescer sem deixar um resultado para nossa comunidade”, comentou Marcus Rossi.

 

Para Nestor Tissot, prefeito de Gramado, a inovação é um dos principais fatores que tornam Gramado um dos destinos mais visitados do país. “Gramado Summit na nossa cidade está no melhor lugar no sentido do empreendedorismo, tendo a audácia e a coragem”, salientou Nestor. 

 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, relembrou que, mesmo com as restrições impostas à realização de grandes eventos corporativos, o Estado foi o primeiro do Brasil a permiti-los de forma controlada.

 

“Não é da natureza do governo ser inovador, mas é necessário que haja incentivos e dar os instrumentos. O governo é um fator fundamental para dar instrumentos que viabilizem a inovação. Financiando pesquisas, editais e assumindo o risco da inovação. Inovar envolve arriscar. O Rio Grande do Sul como co-realizador da Gramado Summit visa ampliar a participação no próximo ano e transformar cada vez mais esse evento reconhecido nacionalmente e internacionalmente”, relatou.

 

Para amanhã, dia 13 de abril, o palco Atitus (principal) receberá grandes personalidades como Joel Jota (empresário e treinador de alta performance), Louise Barsi (co-fundadora do Ações Garantem Futuro), Edson Leite (fundador do Gastronomia Periférica) e Washington Olivetto (considerado um dos maiores publicitários brasileiros). Para os outros seis palcos de conteúdo são esperados dezenas de palestrantes, além de participantes interessados em ampliar seus conhecimentos acerca de games, empreendedorismo social, inovação para o setor público, startups, finanças e saúde.

Os segredos do café mais desejado do mundo será desvendado em Gramado. Conexão entre Brasil e Colômbia vai mostrar os diferenciais do produto no Connection Terroirs do Brasil, em maio



Os segredos de produção, divulgação e competitividade dos cafés mais famosos e desejados do mundo estarão na 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil. O evento apresentará, de 17 a 21 de maio, em Gramado, os segredos que fazem da Colômbia uma das maiores potências mundiais no assunto.

Em território brasileiro, a conexão será com café do Cerrado Mineiro, que é a primeira área de plantio brasileira com denominação de origem (D.O) para o cultivo de cafés com alta tecnologia. 

Assim, o evento irá conectar o Brasil com a Colômbia através das diferentes associações relacionadas ao mesmo produto, promovendo o turismo por meio de experiências e contrastes culturais.



Estarão no palco destacando todo o processo do terroir do café Marcos Geraldo Alves, gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba, na Região do Cerrado Mineiro, e Marcelo Urtado, produtor rural, cafeicultor e presidente do Consórcio Cerrado das Águas. 



Da Colômbia, Nicolás Casasfranco, cônsul comercial do país, vai destacar as relações e desenvolvimento de negócios internacionais da iguaria. O painel “Produto e Território - estratégia competitiva para alcançar os mais exigentes mercados mundiais” será apresentado no Palácio dos Festivais.


Sobre o Connection Terroirs do Brasil

O evento vai conectar, por meio de conteúdos e experiências, os produtos com Indicação Geográfica e mostrar, através deles, como dar mais visibilidade e valorização a regiões. 


Além disso, assuntos como empreendedorismo, marketing, posicionamento de marca, turismo e competitividade serão alguns dos debates nas palestras que ocorrem no Palácio dos Festivais.

Gerar conexões e proporcionar novas possibilidades de negócios entre cadeias produtivas são os principais pilares do evento. Na Rua Coberta, no espaço Alameda Terroirs haverá exposição e degustação de produtos com IG, além de demonstrações gastronômicas na arena Origem Brasil. 

Marcelo Urtado

Na Sociedade Recreio Gramadense acontecem as Rodadas de Negócios. O evento é uma realização da Rossi & Zorzanello e tem como correalizador o Sebrae RS. Mais informações e inscrições no site: https://www.connectionexperience.com.br.

Fotos divulgação

terça-feira, 11 de abril de 2023

COLUNA MECÂNICA ONLINE®


COLUNA MECÂNICA ONLINE®


Tarcisio Dias

10 | ABRIL | 2023


Motor a gás reduz a emissão de gases e tem custo de 

combustível mais baixo que diesel



Muito se fala sobre as soluções que favoreçam a descarbonização, reduzindo cada vez mais a emissão de gases poluentes na atmosfera.

E normalmente logo chega a opção de veículos elétricos como o melhor dos mundos, mas talvez ainda estejamos numa fase intermediária, e por isso mesmo, o gás natural veicular – GNV, seja a melhor opção de energia de transição para o mercado brasileiro nesse momento em substituição ao diesel.

Não tem como aceitar ônibus ou mesmo caminhões elétricos, com suas pesadas baterias, que seriam um lastro constante junto com a carga a ser transportada. Ainda temos muito o que evoluir e talvez o hidrogênio seja o melhor caminho, no futuro.

Caminhões elétricos para uso urbano, nas entregas, ou como falamos “last mile” ou “last mile delivery”, última milha em português, é a etapa final da entrega de uma carga, entre o centro de distribuição e o seu destino final, o cliente, devem sim ser considerados, mas no transporte rodoviário brasileiro e suas dificuldades, ainda são muitos os obstáculos a serem vencidos.

Dessa forma, precisamos olhar ao redor e observar o que temos na prateleira como opção. A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, em conjunto com a Tupy e sua subsidiária MWM, apresentou a solução da transformação de motores a diesel para motores 100% a gás, realizada pela própria MWM, para a Itajaí Transportes Coletivos da cidade de Campinas, onde o trânsito e o transporte público são gerenciados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).

A cidade, que busca reduzir emissões de poluentes e ter uma alternativa com baixo custo de combustível, adotou a solução para um ônibus de sua frota municipal.

A substituição do motor foi realizada pela Tupy MWM e o veículo, de responsabilidade da Itajaí, já está prestando serviços aos usuários, em linhas da região do Campo Grande.

Apesar de ser o primeiro ônibus da frota municipal movido a GNV, mesmo com resultados ainda preliminares, o ônibus a GNV tem se demonstrado um veículo altamente eficiente em relação à potência e desempenho, além de apresentar uma economia no consumo e baixo ruído no funcionamento, amigável com o centro urbano, já criando expectativa para que outros veículos sejam incorporados gradativamente.

O melhor dessa transformação são os resultados diretos dessa transição energética.

A troca do motor de diesel para o motor da MWM 100% a GNV reduz em até 25% a emissão dos gases do efeito estufa, o CO² (dióxido de carbono).

Além disso, a geração de material particulado é próxima de zero, chegando a uma redução acima de 90% na emissão de poluentes locais e contribuindo para a melhora da qualidade do ar na cidade, pois o gás natural veicular praticamente elimina a "fumaça preta" expelida pelos motores convencionais dos ônibus a Diesel, uma das causas de doenças respiratórias.

Além de ser mais sustentável para o meio ambiente, o motor a GNV tem uma redução do custo operacional na comparação com o motor a diesel.

"O gás natural oferece muitos benefícios, como o de até 30% na redução do custo por quilômetro rodado em relação ao diesel, se o veículo for abastecido dentro da garagem; a fácil manutenção, pois 85% dos componentes são similares aos usados nos motores convencionais; a possibilidade do abastecimento rápido; e também ruído 20% menor do que a motorização a diesel", explica Guilherme Santana Freitas, head de GNV da Comgás.

A solução da substituição do motor a diesel por um motor 100% a gás vem atender uma demanda do mercado por soluções que favoreçam a descarbonização, reduzindo cada vez mais a emissão de gases poluentes na atmosfera.

O veículo foi entregue com motor novo, mantendo mesma potência e torque, e com todo o sistema de gás instalado e documentação regularizada para o GNV.

"O uso do GNV em ônibus é uma excelente alternativa para reduzir emissões, pois tem infraestrutura de abastecimento e ainda pode gerar economia no custo do km rodado", reforça Guilherme Santana Freitas.

Segundo o presidente & CEO da MWM, José Eduardo Luzzi, "permanecemos na busca constante por soluções completas e conectadas à descarbonização nos segmentos rural e urbano, sendo uma delas a transformação veicular de veículos médios e pesados de diesel para gás. Essa alternativa tem múltiplos benefícios como a redução da emissão de CO2, qualidade, produtividade e até mesmo redução de custos.

O presidente da EMDEC, Vinicius Riverete, destaca que "uma das apostas para desenvolver o transporte público em Campinas é a opção por ônibus menos poluentes. O gás natural é uma solução sustentável para a mobilidade urbana, do ponto de vista ambiental, econômico e social, já que reduz a emissão de poluentes e a poluição sonora, além de apresentar menor custo operacional".

MECÂNICA ONLINE

Elétricos com GNV é a tecnologia em desenvolvimento pela Hyliion, que planeja utilizar num caminhão elétrico pesado a gás natural veicular. O GNV, armazenado em cilindros, alimenta um gerador de energia elétrica para abastecer um pack de baterias. A energia das baterias alimenta o motor elétrico que traciona as rodas do caminhão. Dessa maneira, o caminhão pode transportar mais carga e não o peso de várias baterias, permitindo o retorno do investimento.

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Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Subaru Crosstrek Wilderness: o crossover 4 x 4 preparado para tudo






O Subaru XV logo dará lugar ao novo Crosstrek. Na verdade, o que um dia foi a versão elevada do Impreza, se converteu com os anos em um modelo independente por direito próprio, com identidade e personalidade específicas.

Uma afirmação ainda mais acertada no caso da versão Wilderness, uma opção para os entusiastas do off-road mais exigente, que foi apresentado no Salão de New York, antes do seu desembarque no mercado norte-americano.

No caso do Subaru, este é o terceiro modelo que recebe este acabamento, depois do Outback e do Forester. No entanto, assim como estes dois últimos, é provável que o Crosstrek Wilderness seja destinado exclusivamente aos Estados Unidos e a outros mercados globais, como Austrália e Japão, onde as vendas da marca avançam em um maior ritmo.

O Crosstrek Wilderness combina as proporções típicas de um crossover de tamanho médio com um aspecto robusto de um autêntico todo-terreno.

Seus traços distintivos incluem novos para-choques com detalhes em laranja e carcaças hexagonais para os faróis antineblina, uma proteção do cárter de alumínio no inferior da parte dianteira e um acabamento em plástico preto que envolve toda a carroceria, para protegê-la dos cascalhos e do pó.

Em suma, o design é mais agressivo, mas também mais funcional, para aventurar-se fora do asfalto, graças à presença de pneus Yokohama Geolandar do tipo todo clima, montados sobre rodas de liga leve pretas de 17 polegadas.

Para sair do asfalto, a altura livre do solo aumenta em 15 mm em relação ao Crosstrek tradicional, para somar um total de 24 cm, permitindo circular com bastante tranquilidade pelo campo.

O interior do Subaru não muda muito, exceto por alguns detalhes em laranja e a inscrição ‘Wilderness’ nos apoios de cabeça dos bancos. No mais, se mantém o sistema de infotainment com uma tela vertical de 11.6 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

Para uma condução ágil fora do asfalto, o sistema X-Mode inclui dois programas de condução: Snow/Dirt, para uma condução todo-terreno mais leve, e o Deep Snow Mud, para situações mais complicadas. Na prática, ao ativar estes modos, o sistema atua sobre a tração total e a entrega de potência para minimizar o deslizamento das rodas.

Também ativando o X-Mode, ao subir uma ladeira pronunciada em baixa velocidade, a transmissão automática CVT entra automaticamente no modo ‘Controle de Aclives’, alterando a relação de marcha mais baixa disponível. Por último, como no Crosstrek ‘normal’, conta com um controle de descidas.

Debaixo do capô do Wilderness há um motor 2.5 de 4 cilindros, com 185 cv e 239 Nm de torque, que é mais potente que o 2.0 com 155 cv e 196 Nm que pode ser encontrado no resto da linha Crosstrek.































Fonte: Planet CarsZ

Ram conquista em março o melhor resultado mensal de sua história no Brasil

 


  • Crescimento da marca Ram é de 519% sobre o primeiro trimestre de 2022 


Pela primeira vez desde que estreou no Brasil, a Ram teve mais de 1.000 emplacamentos em um só mês. Foram exatas 1.171 unidades, que deram à marca o recorde mensal histórico e colaboraram para colocar a Ram como a vice-líder do segmento premium no primeiro trimestre. No total, foram 2.433 picapes registradas, crescimento de 519% sobre o resultado dos três meses iniciais do ano passado. Os números são do levantamento da Fenabrave. 

Pelo segundo mês consecutivo, os quatro modelos comercializados pela marca ficaram no top 10 de veículos premium, com a Ram 3500 no alto desse ranking, contabilizando 553 unidades. Somente neste ano, a 3500 já acumula 1.062 registros.

Na quarta posição vem outro destaque de março, a Ram Classic, que teve 251 emplacamentos. Fechando essa lista muito seleta, estão a Ram 2500 e a Ram 1500, nas nona e décima posições, respectivamente, com 191 e 175 picapes. 

Stellantis consolida a liderança no Brasil e América do Sul no primeiro trimestre


A Stellantis encerrou o primeiro trimestre do ano na liderança do mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil, Argentina e América do Sul.

No Brasil, a empresa superou a marca de 143 mil veículos comercializados no acumulado do ano, com uma participação de mercado de 32,7%. Quatro modelos produzidos pela Stellantis estão entre os 10 mais vendidos no país: Fiat Strada, a campeã nacional de vendas, Jeep Compass e os Fiat Argo e Mobi.

Na Argentina, as vendas da Stellantis somaram 36 mil unidades, com 31,8% de participação no trimestre. A empresa também liderou o mercado no Chile em março, com 5.020 unidades comercializadas e 13,37% de participação.

BRASIL

Fiat lidera mercado no primeiro trimestre com Strada no topo

A Fiat fechou o mês de março mais uma vez como líder de mercado, com 22,1% de participação nas vendas e 41.448 unidades emplacadas. Com este desempenho, a marca pode comemorar também o primeiro lugar no acumulado do ano tanto no mercado em geral (22% de participação com 96,6 mil unidades) quanto nos segmentos de Hatches (24,3%), Picapes (44,9%) e Vans (36,7%). A picape Fiat Strada é o veículo mais vendido no Brasil, com 23.772 unidades emplacadas de janeiro a março.

Jeep segue na liderança entre os SUVs no ano

A Jeep encerrou o primeiro trimestre como a marca líder entre os SUVs, com 19,6% de participação e 31.770 carros vendidos. Além disso, fechou o acumulado do ano como a sexta marca mais vendida do país, considerando todos os segmentos, com 7,2% de participação de mercado. Líder absoluto entre os SUVs médios, o Jeep Compass bateu o seu recorde histórico mensal de vendas em março, com 6.987 unidades comercializadas e 48,1% de participação entre os C-SUVs. Com este resultado, o modelo foi o SUV mais vendido do Brasil no acumulado do ano, com 15.556 unidades vendidas.

Desempenho consistente

O desempenho da Stellantis no trimestre se completa com mais de 12,3 mil unidades vendidas das marcas Peugeot e Citroën, além de 2.433 unidades da picape Ram emplacadas, conquistando o segundo lugar entre as marcas premium.

ARGENTINA

Recuperação do mercado argentino

O mercado argentino dá sinais consistentes de recuperação. A produção de veículos no país no primeiro trimestre superou em 28,1% o volume registrado em igual período do ano anterior. A Stellantis acelerou no mercado em recuperação e expandiu em 36,4% a produção combinada em suas plantas de Ferreyra (Córdoba) e El Palomar, liderando a produção no mercado argentino.

A empresa também liderou as vendas argentinas no trimestre, com 36 mil unidades comercializadas e uma participação de mercado de 31,8%. Os dois modelos mais vendidos no país são produzidos pela empresa: Fiat Cronos e Peugeot 208 ocupam, respectivamente, o primeiro e segundo lugar no pódio.

CHILE

Stellantis lidera mercado em março

A Stellantis liderou o mercado chileno no mês de março, com 5.020 unidades comercializadas, o equivalente a 13,37% do mercado. Com este resultado, a empresa encerrou o trimestre com 11.447 unidades comercializadas e uma participação de mercado de 12,52%. Os destaques da empresa foram as marcas Peugeot, com 5.296 unidades vendidas no trimestre (5,79% de participação), e Ram, com 2.465 unidades (2,7%).

Citroën Week promoverá condições especiais e descontos para o Novo C3 e para o SUV C4 Cactus


Para quem estava esperando uma oportunidade para adquirir um veículo novo e com valores que cabem no bolso, a hora é agora. A Citroën promoverá, entre os dias 10 e 15 de abril, a chamada Citroën Week, semana com ofertas e condições imperdíveis para o Novo C3 e o SUV C4 Cactus.

As condições serão aplicadas em todas as concessionárias da rede. Veja abaixo os modelos e as configurações que serão contemplados no período promocional:

Novo C3 Live Pack 1.0 MT Flex – Parcelas a partir de R$ 699,00

C4 Cactus – Descontos de até R$ 10.000,00. Oferta válida para todos os carros ano/modelo 22/23 e 23/23

O Novo Citroën C3, hatch com atitude SUV lançado em agosto de 2022, destaca-se pelo seu excelente espaço interno, por oferecer o maior porta-malas da categoria, a exclusiva central multimídia Citroën Connect Touchscreen 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, volante com comandos do som e telefonia, banco dianteiro do motorista com ajuste de altura, direção elétrica e ar-condicionado entre os principais itens de série.

Já o SUV C4 Cactus traz de itens de série câmera de ré, ar-condicionado digital, piloto automático com limitador de velocidade, sensor de pressão dos pneus e assinatura luminosa de LED, além de estar entre os SUVs com melhor performance do segmento, com um 0 a 100 km/h de 7,7 segundos na versão THP e preço altamente competitivo.

Verifique a concessionária mais próxima e as condições para os modelos de acordo com a região no site: https://www.citroen.com.br/concessionarias.html.


Produção no primeiro trimestre se manteve limitada, com oito paradas temporárias de fábrica e dois cancelamentos de turno

Produção de pesados caiu 30% no 1º trimestre de 23

São Paulo, 10 de abril de 2023
-- Apesar da melhora nos números em março, a produção acumulada no primeiro trimestre ainda está cerca de 50 mil unidades abaixo dos níveis pré-pandemia. De janeiro a março foram produzidos 538 mil autoveículos, apenas 8% a mais que no início do ano passado, quando a crise dos semicondutores estava no auge. Para veículos pesados, houve redução de cerca de 30% no volume de produção.

“Nesses três primeiros meses tivemos oito paralisações de fábrica e dois cancelamentos de turno, algo semelhante às paradas verificadas no início de 2022. A diferença é que no ano passado o motivo era somente a falta de componentes, enquanto agora já há outros fatores provocando férias coletivas, como o resfriamento da demanda”, explicou Márcio de Lima Leite, Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), lembrando que há novas paralisações anunciadas para abril.

As vendas acumuladas de autoveículos no trimestre foram de 472 mil unidades. O crescimento de 16,3% sobre o mesmo período do ano passado poderia indicar sinais de recuperação, mas na verdade a base de 2022 é muito baixa, já que faltavam carros nas concessionárias. Em relação aos volumes de antes da pandemia, a defasagem é superior a 20%.

“A fotografia do momento seria pior se não fossem as boas vendas para locadoras em março, 28% do total. Essas empresas ainda têm uma considerável demanda reprimida, mas isso não vai sustentar nossos volumes por tanto tempo caso não haja uma reação mais forte no varejo, o que depende de melhorias nas condições de financiamento, entre outras medidas para reaquecer o mercado”, analisou Leite.

As exportações em março mantiveram a média diária de 1.900 unidades de fevereiro, o que indica o cumprimento de contratos com os principais destinos, mas sem grande crescimento de volumes. Na comparação trimestral, as 112,2 mil unidades embarcadas entre janeiro e março representaram crescimento de 3,9% sobre o mesmo período de 2022.

O setor de máquinas teve a divulgação dos números do primeiro bimestre, ainda com déficit em relação ao mesmo período do ano anterior. As agrícolas tiveram 7.938 unidades vendidas, queda de 15,9%, enquanto as rodoviárias apresentaram recuo de 7,2%, com vendas de 4.531 unidades.

Ao menos as agrícolas cresceram de fevereiro para janeiro, apesar da expectativa no mercado para o aporte de novos recursos do Plano Safra 2022/23. Já as rodoviárias tiveram desempenho tímido em fevereiro, explicado pelo compasso de espera pelas políticas de investimento em infraestrutura de várias esferas de governo.

Veja aqui a Carta da ANFAVEA

Veja aqui a apresentação da coletiva

domingo, 9 de abril de 2023

VOEPASS Linhas Aéreas anuncia reestruturação de malha a partir de 09 de maio, com inclusão de novos destinos

 

Novas operações serão realizadas com aeronaves modelo ATR72- divulgação

A VOEPASS informa que a partir do dia 9 de maio de 2023 irá operar uma nova malha aérea, que contará com novas operações e frequências, entre as cidades estão São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), Guarulhos (SP), Vitória da Conquista (BA), Barreiras (BA), Salvador (BA), Brasília (DF), Araguaína (TO) e, no estado do Amazonas, nos municípios de Tefé, Barcelos, Manicoré, São Paulo de Olivença e Santa Isabel do Rio Negro.
 

A companhia ressalta a importância da continuidade de suas operações no Aeroporto de Congonhas -- SP, onde a empresa também cumpre seu compromisso de desenvolver a aviação regional no aeroporto central. “Além da expansão das localidades, também ampliaremos nossos acordos comerciais ligando importantes destinos do nosso interior ao aeroporto mais cobiçado da América Latina”, afirma Comandante Felício, Presidente da VOEPASS.
 

A nova malha terá início em 9 de maio de 2023, exceto os voos de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, que iniciarão em setembro, visando atender ao mercado da pesca, em dois destinos bastante procurados, inclusive por turistas estrangeiros.
 

Para maiores informações, consultem o site Link 


 


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